domingo, 7 de outubro de 2018

É FESTA DA DEMOCRACIA HOJE! ESCOLHA BEM PRA ELA NÃO ACABAR

É hoje, gente boa! 
Eu adoro democracia. Amo votar. Nasci em Buenos Aires, vim pro Brasil com menos de 4 anos de idade, quase meio século atrás, vivi boa parte da minha vida sob ditadura militar. Em 1989, quando reconquistamos a democracia, eu tinha residência permanente e podia fazer quase tudo que brasileiros nativos podiam, menos o mais importante: votar. Me naturalizei justamente pra poder votar. E de lá pra cá não perdi uma eleição sequer. Assim que me mudei de Santa Catarina pro Ceará, em janeiro de 2010, uma das primeiras coisas que fiz foi transferir meu título. 
Eu não sei, mas acho que essa gente que sente saudades da ditadura militar, que idolatra torturador, que chama milico que ama uma ditadura de "mito", nem deveria votar. Afinal, pra eles isso é só um detalhe, né?
Pra ficar no passado mais recente, em 2016 o Brasil sofreu um golpe. Não foi um golpe militar, ao contrário de 1964, mas foi um golpe que afundou o país em graves retrocessos. Precisamos voltar a ter um governo de esquerda (mesmo que de centro-esquerda, mesmo que não tenha nada de extremista) para poder reverter esses efeitos nefastos e voltar a ter um Brasil que, bem ou mal, estava vencendo a miséria, estava criando novas universidades e abrindo as portas para negros, estava levando luz e água para todos seus cidadãos. O Nordeste que eu vi a partir de 2010 é muito diferente do Nordeste paupérrimo que conheci em 1992. Mas hoje, pós-golpe, voltamos a ter um monte de crianças nos sinaleiros, nas ruas. 
Apesar de todas as ressalvas a
Hemingway, esta pergunta é
importante: quem estará nas
trincheiras ao teu lado?
Nossa democracia está seriamente ameaçada. Tenho fé que iremos chegar ao segundo turno e vencer o fascismo. Mas isso não muda o fato de que 35% a 40% dos eleitores querem um candidato que passou toda sua vida despejando ódio. Um sujeito de extrema-direita que preocupa o mundo inteiro
Tem tanta coisa horrível acontecendo nos últimos dias. Bolsominions jurando, em coro no transporte público, que vão "matar viado". Bolsominions atacando pessoas que têm carro com adesivo do PT. Bolsominions matando um cachorro a bala numa carreata. 
Ontem, só ontem, foram deixados diversos comentários com ameaças aqui no blog. Reuni alguns num tuíte:
Fica a pergunta: de que lado você está? Porque não são dois lados extremistas, mas são dois lados sim. 
Um lado que ataca e odeia a democracia. Outro que é atacado e resiste. 
Como disse um rapaz gay na sexta, "Lembra da gente domingo". Pessoas com deficiência e mães de crianças com necessidades especiais também andam gritando "Lembrem da gente". 
E vote conscientemente não apenas pra presidente, mas também pro Legislativo. Escolha mulheres de esquerda. Se ainda não tiver uma candidata, procure aqui, pelo seu Estado. 
Estamos nas eleições mais decisivas e traumáticas desde 1989. 
Vote em Bolso e ganhe a continuidade do governo Temer na economia, o fim do 13o salário, o fim da aposentadoria e de qualquer direito trabalhista. 
Bônus: ganhe também declarações de ódio contra minorias, ameaças concretas à democracia, e fascistas saindo do armário para atacar ativistas e qualquer oposição impunemente.
Repito: de que lado você está? É isso que você quer pro Brasil?
Estou otimista. Vamos pro segundo turno. E no dia 28 de outubro o amor vencerá o ódio.
 

51 comentários:

nando disse...

Lola a esperança é a ultima que morre; a classe mais desfavorecida infelizmente vota ainda acreditando em mentiras criadas pelas mídias,nunca em um período da nossa história o povo foi tão respeitado como no governo Lula,houve uma autoestima grande e a população mais discriminada foi ouvida, foi tratada com igualdade como deve ser toda a democracia justa,mais ódio desta gente tem horror a classe menos favorecida e isso inclui as elites mais perversas os meios de comunicações que mantém seus monopólios , os empresários gananciosos , porque há empresários que pensam no crescimento do Brasil com o bem estar do povo,mais esta classe de "brasileiros " só alimentam ódio, preconceito,mais infelizmente são escolhas erradas que cometemos,mais vão ter que arcar um um dia com todo egoísmo e falta de amor ao próximo,que Deus ilumine nosso povo neste dia Abraços

Unknown disse...

Oi, Lola,
Acompanho seu blog a dez anos e gosto demais dele, mas é a primeira vez que comento. Ainda acredito que haverá segundo turno, mas desde já, perdi completamente a esperança e estou bem desanimada. Ainda assim, tento me apegar ao fato de que possa estar errada. Vamos esperar para ver. Para você, um bom domingo.

Anônimo disse...

Ameaças vindas de seguidores, fanáticos pelo coiso são normais e não surpreendem, porém é necessário cautela com os silenciosos que apenas lêem os comentários, estes sim são o verdadeiro perigo, pois são psicopatas. O problema da falta de justiça social e caridade pseudo cristã vem desde os tempos de nosso "descobrimento " e deficiência na educação básica, enquanto nossos vizinhos Argentina, Chile, Uruguai tinham escolas básicas desde o século XVI por aqui "investiram " em ignorância, escravidão, desavenças. O que começa errado não termina bem na maioria dos casos é cheguei a esta conclusão com o Brasil.

Alan Alriga disse...

Oi Lola

Hoje de manhã no colégio eleitoral em que eu votei, tinha algumas mulheres rezando para que o Bolsonaro não ganhe a eleição, mas não tinha ninguém com a camisa estampada com os dizeres "Ele Não", não sei se é proibido, só achei estranho. Ao mesmo tempo tinha aquele "ar" de falta de esperança pelo fato da esquerda de minha cidade, nunca terem feito grandes obras e principalmente o enorme desvio da verba da merenda, tirou o resto da confiança da população em governantes de esquerda.

Mas quem sabe as coisas podem não ser tão ruins assim 😒 (meu Deus parece que estamos esperando o Apocalipse Zumbi começar😅), bem no final só nos resta apelar para o "jeitinho brasileiro" para sobreviver ao que vier, e quem sabe um dia podermos VIVER de verdade igual aos europeus, com um rico nível de cultura, educação, segurança, qualidade de vida só que aqui no Brasil.

Anônimo disse...

Nunca senti vergonha de ser brasileira. Hoje mudei de ideia.

Este país vai eleger esse coiso imundo, o "político mais REPULSIVO do mundo", segundo jornal australiano.

Parece que o Brasil achou que já não estava ruim o suficiente, quer piorar alguns índices.

Anônimo disse...

Na minha seção havia muitas eleitoras com adesivos da campanha "elenao"

Anônimo disse...

A escolha já foi feita #LULALIVRE

Anônimo disse...

E de quebra o filho do mito ganhou pra senador aqui no rj.

Anônimo disse...

Estou mal Lola. Achei que a votação de Haddad e Ciro fosse pelo menos 5% maior. Espero que no segundo turno o bom senso prevaleça. Mas é muito assustador...

Anônimo disse...

Se o pt quiser ganhar no 2º turno, vai ter que abandonar o lula e a Venezuela. Se não, já era!

Anônimo disse...

Eu sei, este site não compreenderá, mas irei dizer: Essa foi a pior situação possível. Pois ela é uma falsa esperança. O antipetismo está aí, e pior, está aí para ficar. Podíamos ter votado no Ciro, (SÉRIO!) deixaríamos o antipetismo morrer e Haddad teria uma confortável eleição em 2022.
Ao invés disso estamos com entre uma candidatura desgastada do PT e um literal fascista.
Irei votar a muito contragosto no Haddad no segundo turno.
Sei que infelizmente não ganhará.
Isso tudo pela insistência esdrúxula petista em um protagonismo em momento inoportuno.
Hoje à tarde fui no mercado, enquanto comprava cerveja, um dos funcionários ao meu lado, vulgo "Frajola", estava conversando com um amigo dizendo que o "Alex já já ia se dar mal".
Curiosamente, fui no caixa do tal de Alex, ele (claramente um homossexual) falando de fugir para Colombia, eu me considero um idealista, mas eu gosto de uma boa dose de pragmatismo. Eleições tem consequências reais na vida das pessoas e a insistência na soltura de um presidiário o qual 60% das pessoas o consideram culpado iria e vai dar em fracasso.

Anônimo disse...

Eu convenci uns parentes que queriam votar nulo a votarem no Ciro pq ele tem uma imagem mais centrista, pelo menos isso contribuiu para levar o pt ao 2º turno. Mas agora não querem saber do pt no 2º turno, vão votar nulo, pois odeiam o pt. Por mais que achem o tal do ''mito'' truculento, não estão nem aí pra ameaça fascista e coisas do tipo. Falam que só querem emprego e segurança pública. Votarei no pt sozinha na minha família e por mais que eu queira que o 'Andrade' ganhe, não farei campanha para o pt e nem colocarei 13 nos perfis. Não tenho a menor empolgação com isso. Será um voto silencioso, triste e constrangedor. Pois não queria o pt, queria Ciro, Marina, mas não o pt. Boa sorte Brasil.

Anônimo disse...

Está na hora tb de denunciar as fake news e processar quem faça, chega de deixar isso passar como se fosse nada. Isso prejudica muito.

Anônimo disse...

Caraca, o nordeste vai ter que se separar do Brasil.

Anônimo disse...

Acorda esquerda e se renova! a coisa (ou coiso) não está pra brincadeira.

Anônimo disse...

O pt precisa se renovar, ou então já era. Agora é reflexão, ação e humildade. Se o Haddad é o novo pt, ele precisa caminhar por conta própria.

Anônimo disse...

O pt precisa aceitar que o lula não atrai mais votos, ele tira votos.

Anônimo disse...

E a dilma achou que o lula tb atrairia votos pra ela se eleger senadora e se deu mal, o aécio mais esperto e come quieto tentou a vaga de dep federal e se deu bem. Se a dilma fizesse o mesmo, seria eleita, mas foi soberba e achou que pq foi presidenta, merecia o senado.

Anônimo disse...

O anti petismo acima de tudo é o anti-lulismo. Ouvi um dentista falar mal do Ciro alegando que ele disse (não sei se ele disse isso, disse? ou seria mais uma fake news?) que ao ser eleito, tiraria lula da cadeia e ele disse tbm que o Ciro disse (?) que policiais eram iguais a bandidos (mais uma fake news?). seja ou não verdadeiro, isso foi o suficiente para este dentista declarar voto ao ''mito'', já que o psdb está com filme queimado e o restante dos liberais conservadores eram insossos demais pra ele, e como era de se esperar, esse dentista, que é negro (ou pardo para os padrões baianos) ainda fez elogios ao Trump. Se com o Ciro que é mais relacionado ao centro foi assim, agora imagine com o pt? E se esse 2º turno for mais uma humilhação?

Anônimo disse...

Fiz minha parte. Votei 12 mesmo sabendo que ele dificilmente iria pro 2º turno. Agora é 13 ou BRANCO. Dia 28 é 13 ou BRANCO e 17 JAMAIS. Olhando o post da Lola no Twitter e olhando alguns comentários se referindo a pessoas do povo. Vejo o quão o Brasileiro é um povinho maldoso que tem o que merece. Não tem medo do radicalista? extremista? fascista? Deviam ter! E tomara que quebrem a cara com ele se ele for eleito. E as Mulheres que votam no Bolsonaro... Essas gostam de ser chamadas de "Vagabunda".

Anônimo disse...

Nossa falou tudo, estou muito triste também. Votei no PT em várias eleições, mas depois de tantos escândalos de corrupção não deu pra fechar os olhos e mudei meu voto.

Estou com muita raiva da insistência de alguns petistas, pq eles não enxergam que mesmo se o Haddad for eleito, se ele soltar um pum fora de hora vão todos cair matando. E vão queimar não só a imagem do PT mas de toda a esquerda, como já estão fazendo chamando a tudo e todos de esquerdopatas. Aí nem o PT nem ninguém de esquerda vai se eleger por um bom tempo.

Anônimo disse...

Que enrascada.

Os bolsonaristas só precisam de 4% e os Haddadianos de mais de 30% dos votos validos. Tá difícil.







Sarah Hipolito disse...

Lola do céu, tô com medo :(
Que rumo estamos tomando?? A que ponto chegamos...
Que Haddad consiga virar essa página...

Mohana disse...

Me desculpe, mas seu dentista votaria no Bolsonaro de qualquer maneira. Ele gosta do Bolsonaro. Ele gosta do fascismo. Mas como ele quer pagar de racíonal e inteligente veio com esse papinho e com essas afirmações evidentememte falsas sobre o Ciro.

Mohana disse...

Acredito que não seja o momento de votar em branco. De jeito nenhum. A situação é mt crítica e não podemos nos dar ao luxo de ser isentos. No fundo quem vota em branco torce para o Bolsonaro ganhar, mas não tem coragem suficiente para assumir que seu ódio é maior que sua racionalidade. Pq o PT é bem problemático, mas é infinitamente superior ao fascismo.

Anônimo disse...

O Congresso continua domínio da bancada BBB, SE Haddad for eleito vão boicotar ele como boicotaram a Dilma. O PT errou em não apoiar candidato único da esquerda e todos vamos pagar por isso.

Anônimo disse...

Brasileiro é povo sem vergonha, povo lixo, só aprende mesmo quando dói no bolso ou na base da cacetada no lombo mesmo. Querem ditadura, porrada e truculência?? Taí, vão ter nos próximos quatro anos. Espero que aprendam dessa vez

Anônimo disse...

Mulheres que votam no coiso também gostam de ser chamadas de cadelinhas de misóginos.

titia disse...

O problema do brasileiro é que ele sempre teve memória curta. Esse povinho que vota no nazipalhaço não viveu o segundo governo desastroso de FHC, não faz a menor ideia do que é ter um neoliberal arrombador do povo no poder; acha que pobre sempre teve condições de viver com dignidade, sempre foi protegido pelos direitos trabalhistas, quem precisou de ajuda e suporte do governo cria uma falsa lembrança de que conseguiu tudo só com esforço próprio (e pior, passa a acreditar nisso). Então vai e faz a merda de votar num neoliberal de direita, aí é arrombado e chora.

Sempre foi assim que funcionou. Esse país teve que ser falido por Collor e por FHC pra que o povo enfim acordasse e votasse na esquerda, e mesmo assim não assumiram a responsabilidade natural de fiscalizar e cobrar os candidatos. Quiseram acreditar que todos os candidatos seriam honestos por serem de esquerda, ah pelamor, brasileiro é um bicho burro, desmemoriado, mimado e corrupto que quer tudo na mão sem nunca precisar contribuir ou se esforçar. E pelo visto a história vai se repetir DE NOVO, vão eleger o nazipalhaço, passar 4 anos tomando no cu, falir o país e ficar chorando miséria pra só então acordar e eleger alguém com pautas sociais legítimas.

donadio disse...

titia, eu não tenho muita certeza de que se o Bolsonaro ganhar a gente vai poder corrigir esse erro em 2022.

O Bolsonaro sabe que será derrotado numa eleição competitiva daqui a quatro anos. Então ele, se puder, vai tratar de acabar com essa possibilidade. Com o Congresso que acabamos de eleger, isso não deve ser difícil.

Agora, se ele não conseguir extorquir do Congresso uma "Lei de Concessão de Plenos Poderes", ele vai ter muita dificuldade de governar. A base dele é fragmentada, corrupta e fisiológica, e faz política pensando nos problemas municipais. Em outras palavras, o baixo clero chegou ao poder.

Ceci disse...

Lola, infelizmente não dá pra ser otimista, diante do resultado de ontem.
Eu tentei muito, mas o MBL e joyce hasselman com suas fake news são mais fortes.

Ceci disse...

titia, o Brasil está falido. O que acontece, como diz minha mãe, é que a coisa é cíclica. O PT teve sua parcela de culpa na coisa também.

Anônimo disse...

Agora a Inês é morta.

Se toda a esquerda tivesse apoiado a Marina, as chances de vencer no primeiro turno seriam grandes. Primeiro que ela não carregaria o fardo do antipetismo. Segundo que atrairia todos os votos do centro e moderados.

Mas o PT não sabe abrir mão do protagonismo, mesmo quando toda a realidade apontava para o desfecho que acabou se concretizando.

O pior vai ser se ainda insistirem nas posições de nova constituinte, apoio à Venezuela, querer interferir no Judiciário e Ministério Público e principalmente no "Lula Livre".

titia disse...

Tem esse risco ainda, né donadio? Honestamente, não sei o que vai ser do futuro. De um lado esse megalomaníaco fascista tem o apoio das viuvinhas da ditadura, dos idiotas que não estudaram História e já declarou explicitamente sua vontade de brincar de ditador, agora ganhou uma oportunidade; por outro, o exército brasileiro sempre foi fantoche e essas múmias come-e-dorme sempre foram os mais frouxos e inúteis de todos. O golpe pra tirar Goulart foi articulado pelos generais, mas sem a logística e o apoio dos EUA nos anos 60 (que até professor de tortura mandou pra cá) a ditadura militar não teria acontecido. E como Bozonazi já deixou bem claro que vai entregar as riquezas do país de mão beijada pros EUA, duvido que eles queiram investir em outra ditadura aqui. Golpe que brasileiro dá sozinho não costuma dar certo, o PSDB deu golpe na Dilma e agora tá totalmente queimado, não conseguiram eleger Alckmin nem em São Paulo. Mas o fato é que tempos terríveis virão, e meu único conforto nesse momento é esperar pra ver o sofrimento dos bolsominions.

Anônimo disse...

O que é facismo?O Dória quis tirar a Cracolandia a forca do centro de São Paulo,o PT foi contra ,tem que deixar a população se drogar,se o Dória e racista eu sou facista

Anônimo disse...

Mas ainda assim é assustador um percentual tão alto de brasileiros votando nesse senhor abominável...

Anônimo disse...

Infelizmente o cenário e pior que isso. O Bozo pode se manter como está e sairá vencedor (ele não precisa de mais de 50% dos votos válidos pra vencer, basta ter uma porcentagem maior que Haddad).
Estamos perdidos..

Anônimo disse...

Eu fiz minha parte e tanto eu como meu marido votamos no Ciro, acontecerá o mesmo de 1989, ignoraram o Brizola e o resultado foi o esperado, haverá um retrocesso de 20 anos, mas com requintes de crueldade, destruição. O PT fez alianças com os religiosistas e veja o resultado, se aliou com raposas velhas e as deixou tomar conta do galinheiro e olha a situação.

Unknown disse...

Daew Lola, fala ai da deputada mais votada na historia desse país.

Anônimo disse...

Outro exemplo de cidadão de bem eleitor, seguidor, admirador do coiso. https://extra.globo.com/casos-de-policia/mestre-de-capoeira-morto-com-12-facadas-apos-dizer-que-votou-no-pt-em-salvador-23139302.html

Anônimo disse...

Ta feio esse negocio de facada mesmo nessa eleição ne? Tem pra todo lado...

Anônimo disse...

Anônimo 13:09, Bolsominions são podres! O Brasil está caminhando pra um futuro melancólico.

Anônimo disse...

É. Só que um dos lados leva facada e nem sangra. É a primeira vez que presenciei esse tipo de milagre.

Anônimo disse...

Se você quer saber o que é fascismo, pesquise. Ninguém é obrigado a te ensinar. Vc claramente não sabe o que é, pq não sabe nem escrever a palavra.

Anônimo disse...

Acho que nunca aprenderão. A única saída é o aeroporto. Tô tão triste. Moro em Goiás. É um pesadelo morar aqui. Os carros (quase sempre caminhonetes gigantescas) TODOS com adesivos do Bolsonaro. Se vc falar que vota em Haddad aqui corre sério risco de apanhar. Esse estado é um antro de ignorância e conservadorismo. Tô mt triste.

Anônimo disse...

Marina não teria chance de ganhar nem se Jesus Cristo descesse a Terra para manifestar apoio. Essa mulher morreu para mim no dia que apoio Aécio Neves, e pelo jeito foi sepultada com seu ridículo 1% de votos. Que não se candidate nunca mais. Tenho nojo até da cara.

Anônimo disse...

Estamos cercados de sociopatas, dementes psicóticos. Quando eram administradores, comentaristas em blogs de misoginia, conteúdo violento e haviam denúncias, boletins de ocorrência devido ameaças ninguém se importava muito; a maioria eram e são seguidores do coiso, pois o mesmo deu voz, visibilidade, força para este tipo de ser e agora eles saíram da toca não tem receio de mostrar a cara, afinal quem endossa, é conivente e incentiva está no poder e os coisinhos filhos do coiso são iguais ou piores. Segue o mesmo com quem admira, idolatra, apoia o coiso. A tendência é essa. Lamentável.

Anônimo disse...

https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/08/irma-de-marielle-franco-diz-ter-sido-xingada-por-eleitores-de-bolsonaro.amp.htm&ved=2ahUKEwjz6pLl-PfdAhXMx1kKHbY7CsMQyM8BMAJ6BAgJEAw&usg=AOvVaw0D4sybnPKGKcuklwtIoph3&ampcf=1

Anônimo disse...

Ah, você eh dos que acredita que o cara ficou internado por semanas e se submeteu a duas cirurgias por uma facada imaginária.

Ok.

Anônimo disse...

Não, eu sou do tipo que nunca viu corte não sangrar. Vc já viu pele e tecido celular se romper e não liberar sangue?

Anônimo disse...

Nossa parece a cidade onde moro no oeste catarinense. Todos com suas Hillux, Toro , Amarok, Ford com adesivos do coiso.