quarta-feira, 5 de setembro de 2018

O FEMINISMO TAMBÉM CRITICA MULHERES

Apesar disso ser um tanto óbvio, precisa ser relembrado -- principalmente em período eleitoral. Reproduzo aqui o texto que a professora e historiadora Erika Arantes publicou na sua página no FB:

Precisamos falar sobre feminismo.
Feminismo não é defender incondicionalmente qualquer mulher, mesmo aquela que tá falando bobagem. Claro que se a crítica for de conteúdo machista vamos defender a mulher. Mas não como indivíduo, e sim as mulheres de maneira geral. Nesse caso estaremos, na verdade, nos colocando contra o machismo. 
Mulheres podem ser machistas, podem ser racistas, podem ser elitistas, podem falar merda, podem não saber sobre o que estão falando.... E podem e devem ser criticadas se se colocam em uma posição em que a crítica faz parte do jogo. Eu odiaria se, numa fala minha em aula, congresso ou palestra, não me criticassem no campo das ideias apenas por eu ser mulher. Tanto quanto odiaria se fosse criticada apenas por ser mulher. 
Acho machista, sim, se um homem fala a mesma coisa que uma mulher e ele é poupado e ela não. Isso é machismo. Mas não criticar uma mulher politicamente apenas por ser mulher é colaborar com o machismo que ou nos violenta ou nos infantiliza e acha que não temos direito nem à crítica e ao debate. 
Mulheres intelectuais e mulheres que se lançam na política têm que ser criticadas tanto quanto os homens quando falam besteira e/ou têm posicionamento político equivocado. Não nos coloquem no lugar da não crítica, do não diálogo. Não instrumentalizem o feminismo para defender ideias ruins. Não usem o feminismo pra justificar erros. 
No mais, feminismo, se não vier acompanhado de uma discussão sobre raça e classe, não me interessa...

28 comentários:

Luise Mior disse...

Impressionante que isso ainda precisa ser dito. Abraços querida e se cuida,boa semana ♥♥♥

Anônimo disse...

Eu venho nos comentários só para ver os xingamentos da "atentada dos coments". Anta. Burro. Saco de bosta. Jumento. Etc. Etc. Etc.

Felipe Roberto Martins disse...

O comentário da Ana Paula é lastimável = sem Empatia.

Anônimo disse...

Não tem nada de errado com o tweet da Ana Paula. Ela falou que o que interessa é o desempenho e não ser homem ou mulher.... Ta certa!

Lara disse...

"No mais, feminismo, se não vier acompanhado de uma discussão sobre raça e classe, não me interessa..."

Pois eu penso o contrário, feminismo é pra defender todas mulheres. Macho negro e pobre geralmente é machista escroto, eles que façam suas discussões sobre raça e classe e deixem de impor pauta nos movimento dAS outrAS.

Anônimo disse...

A mim também interessa. O feminismo liberal não costuma discutir raça e classe, e por isso tem limitações, mas tem contribuições importantes ainda hoje. Há uma mensagem sobre participação política e empoderamento individual feminino que considero muito pertinente. No mais, o feminismo que leva em conta raça e classe para passar pano pra macho escroto, só porque o macho em questão é negro ou pobre, não me interessa. E estou farta de feminista que tem essa atitude. Canalha é canalha não importa a raça ou a classe social a que pertença.

Jane Doe disse...

Não sei se dou gargalhada ou choro copiosamente. Cômico se não fosse trágico! O feminismo tem se curvado cada vez mais a agenda esquerdista, pricipalmente em detrimento das mulheres. Discutir classe e cor é de suma importância? É, sem dúvida! Mas em primeiríssimo lugar vem o direito do homen não-branco/rico/cristão/refugiado/whatever - incluindo o sacrossanto direito desse homen de dispor da mulheres sem ser importunado(ironicamente da mesma meneira que o homen branco/rico/cristão/autoctone/whatever sempre fez) e lá bem no fim da fila, se sobrar tempo e vontade (e vontade é algo mais raro que pantera nebulosa) esse feminismo vai começar a cosiderar a possibilidade de que talvez mulheres tenham algum direito.

Um feminismo que coloca a agenda de terceiros no topo das suas prioridades, que é conivente com a violência contra as mulheres quando convém, não me interessa há muito tempo...

Anônimo disse...

ô Lola tem que mudar isso dai taokay...

Anônimo disse...

Uau! É a primeira vez que vejo uma TERF no Brasil.

Anônimo disse...

Sobre a Ana Paula ex jogadora de vôlei, só digo uma coisa: QUE MULHER LINDA E INTELIGENTE!

Renata Oct disse...

Um feminismo que rejeite o veganismo não me interessa!

Anônimo disse...

Não a conheço para dizer que é inteligente. Se ela quis dizer que homens e mulheres devem ganhar o mesmo quando produzem o mesmo pode parecer inteligente, mas não é. Pois o feminismo combate a desigualdade salarial na mesma função quando isso é provocado por discriminalização com a mulher. Se ela é a favor da discriminação então é burra como uma porta! E porque é burra também é extremamente feia.

Anônimo disse...

A ana paula do vôlei só fala besteira, por isso se tornou uma das ''musas da direita''. Olha, existem ramificações do feminismo, eu prefiro um ecofeminismo que não incentiva mulheres a se sentirem epoderadas torturando e matando animais, seja por diversão ou ganância e óbvio que eu não falo de mulheres muito pobres e da zona rural. Pois o que mais tem é mulher de classe média e rica apoiando verdadeiras atrocidades.

Anônimo disse...

E quando dois trabalhadores possuem a mesma função mas possuem experiências diferentes e produtividade diferente e tempo de trabalho diferente? É praticamente socialismo que o feminismo quer na realidade, movimento curinga que só serve para esquerdista.

Anônimo disse...

Não vejo isso de "não criticar mulher por ser mulher". O que vejo, diariamente, é não criticar alguém pela pessoa ser petista, esquerdista, comunista etc. Aí pode falar a besteira que quiser que tem salvaguarda total da torcida organizada.

Anônimo disse...

12:48 eu poderia explicar todos os detalhes para você, mas como você é um burro do caralho que vê socialismo em tudo eu não vou perder meu tempo e gastar meu latim. Vai se foder e de preferência em uma ditadura comunista.

Lara disse...

https://www.cartacapital.com.br/politica/manuela-e-praticamente-ignorada-em-twitter-de-lula-e-haddad

E ainda tem gente que acha que a esquerda é parceira do feminismo!

Anônimo disse...

Menos Lara, menos. Assim seu comentário fica pouco inteligente. A atitude de alguns homens de esquerda não apaga o feminismo na esquerda. O que mais existe é mulher de esquerda feminista, assim como vários homens esquerdistas prófeministas. Lá na direita os homens não só praticam o machismo como são claramente contra o feminismo. Então apesar dos problemas a esquerda é muito mais apoiadora do feminismo sim.

Anônimo disse...

Aposto que você está falando da titia hahahahah adoro a histeria dela!

Anônimo disse...

TERF = mulher que fala verdades que eu não quero que sejam ditas, porque me incomodam, ou me desfavorecem, são inconvenientes para mim, etc.

Anônimo disse...

Homem pró feminista de verdade, na prática, não apenas em discurso é igual caviar: nunca vi nem comi, eu só ouço falar...

Lara disse...

Aff, anônimo de 2012, preguiça dessa dictomia besta que está dividindo o Brasil ¬¬

Tanto os partidos que se dizem de esquerda quanto os que se dizem de direita estão enrolados até o pescoço em denúncias de corrupção e envolvidos com empreiteiros picaretas! O tal discurso "pró feminismo" é só pra inglês ver, quando um militante é acusado de assédio a carapuça caí - isso pra qualquer político escroto de qualquer filiação!

Então me poupe com esse discurso pronto, se achou o meu comentário pouco inteligente é problema seu! Não muda o fato que a Manuela desistiu de concorrer e foi silenciada por homens, que dizem como você que a esquerda é feminista!

Anônimo disse...

Lara, eu não digo que a esquerda é feminista. A esquerda é feminista. Esta é a realidade. O feminismo é bandeira principalmente das mulheres esquerdistas. Era bastante rejeitado na direita sendo aceito nos termos deles apenas com feminismo liberal e olhe lá. Machismo existe independente de qualquer a posição política, mas a direita continua se colocando contra o feminismo. E existem sim homens prófeminismo de verdade, não só no discurso. Agora é irreal e estúpido esperar que estes homens nuca cometam um ato de machismo, mas eles tentam melhorar a cada dia. As mulheres finistas tem cometem atos machistas às. A diferença de feministas esquerdistas e direitistas não-feministas abraçam a causa política do feminismo enquanto que os últimos combatem essa causa. Não há discurso maniqueísta algum aqui. É a realidade. E outra, Manuela deveria ter continuado sua candidatura independente se quisesse fazer isso, mas escolheu apoiar o pt. O ato dela em si não é contra o feminismo. No entanto eu também não gostei do que ela fez.
E outra eu disse que o seu dia urso ficou parecendo pouco inteligente por todos os motivos que já escrevi e não porque você não tenha inteligência de fato.
Para mim o que ficou parecendo desde o seu segundo comentário era que vc mesma estava fazendo essa dicotomia como se o mesmo machismo não existisse na direita.
Mesmo que exista machismo na esquerda é portante a existência do discurso - que não é só discurso - político feminista.
Olha as páginas de direita e vc vai ver pessoas como Bolsonaro que acham que salários de homens e mulheres podem ser desiguais pois a legislação já garante que nan se pode pagar diferente na mesma função. Ignoram que na prática a discriminação pode acontecer só por ser mulher. Há na direita, em peso, gente falando que cantada é besteira e que as feministas estão de mimimi. Afinal é muito normal você receber, de um completo desconhecido nas ruas, um fiufiu de intenções sexuais.

Lara disse...

"Lara, eu não digo que a esquerda é feminista. A esquerda é feminista. Esta é a realidade. O feminismo é bandeira principalmente das mulheres esquerdistas."

Bandeira pra ganhar voto de mulher, que não se sustenta na prática. É só vê o número de mulheres candidatas nesses partidos, e os projetos apresentados, a grande maioria é pro homem.

"Era bastante rejeitado na direita sendo aceito nos termos deles apenas com feminismo liberal e olhe lá. Machismo existe independente de qualquer a posição política, mas a direita continua se colocando contra o feminismo."

Vocês confundem a direita moderada, tipo Henrique Meireles, com a extrema direita tipo Bolsonaro, porque convém. Muita gente de direita não é contra o feminismo, eles o toleram e até lançam algumas candidatas e projetos pra atrair o voto das mulheres, exatamente como os partidos de esquerda. Eu só apoiaria um partido feito por mulheres, sem alianças com esses velhos caciques que mandam no país desde sempre.

"Para mim o que ficou parecendo desde o seu segundo comentário era que vc mesma estava fazendo essa dicotomia como se o mesmo machismo não existisse na direita."

Não é dicotomia, é generalização. Todos os partidos são machistas e sou contra, esquerda e direita no Brasil pra mim é só teatro pra atrair voto de militante!

Anônimo disse...

"Bandeira pra ganhar voto de mulher, que não se sustenta na prática. É só vê o número de mulheres candidatas nesses partidos, e os projetos apresentados, a grande maioria é pro homem."

O número de mulheres candidatas é pequeno tanto na direita quanto na esquerda. É preciso que as mulheres se interessem em se candidatar. O grande problema é que há poucas com esse interesse, e tambem poucas pessoas querendo votar em mulheres, apesar de politicamente a esquerda incentivar tais candidaturas.

"Vocês confundem a direita moderada, tipo Henrique Meireles, com a extrema direita tipo Bolsonaro, porque convém. Muita gente de direita não é contra o feminismo, eles o toleram e até lançam algumas candidatas e projetos pra atrair o voto das mulheres, exatamente como os partidos de esquerda. Eu só apoiaria um partido feito por mulheres, sem alianças com esses velhos caciques que mandam no país desde sempre."

Esse seu comentário é a resposta a parte que você destacou no meu comentário. Esta parte do meu comentário mostra exatamente que eu não confundo extrema direita com centro-direita. Mas essa direita de Henrique Meirelles é hoje bem menos expressiva e barulhenta que a extrema direita conservadora de Bolsonaro. E como eu havia dito antes, essa direita que tolera o feminismo, a qual você citou como sendo a direita de Henrique Meirelles, o tolera nos termos deles como feminismo liberal. Todos os outros feminismos são mimimi. Por outro lado vejo muitos também rejeitarem, injustamente, o feminismo liberal.

"Não é dicotomia, é generalização. Todos os partidos são machistas e sou contra, esquerda e direita no Brasil pra mim é só teatro pra atrair voto de militante!"

Eu disse que o comentário soou como dicotomia embora você não tivesse a intenção que fosse assim. A questão é que o machismo existe tanto na esquerda como na direita e eu não neguei isso, mas o discurso político precisa existir e é também na política que se consegue certas conquistas. É no âmbito da política que causas como o aborto tem que ser aprovadas - causa contra a qual a extrema direita em peso se coloca contra, a direita moderada se cala ou não dá muito importância e parte da esquerda de cala, parte luta a favor e uns poucos se colocam contra. Ha poucos na direita moderada a favor do aborto. Quando houve o caso da ejaculação na cara de uma mulher no metrô foi o petista Humberto Costa quem criou um projeto de lei para corrigir o problema desse tipo penal não se encaixar como estupro e nem como assédio mais leve. Há também homens na direita criando projetos a favor das mulheres. O que quero dizer é que não nego que existe oportunismo, mas que há homens e mulheres criando projetos feministas na política e que isto é extremamente necessário e esse discurso político feminista deve existir.

Anônimo disse...

E o partido NOVO? João Amoedo é a favor da redução do estado e dos gastos e seu partido é o que mais está recrutando pré-candidatas femininas, que passam por uma pré seleção e por isso não ficam atreladas somente a pautas de mulheres, mas também tributária, criminal, etc.

Anônimo disse...

Olha moça, quem defende uma maior rigorosidade contra criminosos que ajudaria tanto mulhers quanto homens honestos é a direita.

Anônimo disse...

Li o seu comentário para a Lara, anon. O liberal partido NOVO eu conheço e, embora esquerdista eu acho o NOVO um bom partido porque em geral fica longe do ódio que outros partidos tem mostrado atualmente. Como eu havia respondido para a Lara, há homens na direita criando projetos em prol das mulheres também.