segunda-feira, 20 de agosto de 2018

O QUE DÓI MAIS: DOR DE DENTE OU MACHISMO?

Recebi este email da Ariane:

Já fazem alguns dias que queria te escrever, mas confesso que estava sem estômago pra contar algo que aconteceu comigo.
Acompanho teu blog faz um tempo, cada vez fico mais sensível ao sofrimento e às provações que nós mulheres temos que passar diariamente simplesmente pelo fato de sermos mulheres. Pois bem, essa semana aconteceu algo comigo que acho importante compartilhar.
Sou dentista, sanitarista, trabalho em uma unidade de saúde pública. Sou mulher, sou pequena, baixinha, meio magra, enfim, o que poderia ser chamado de "mignon". Início dessa semana, cinco minutos antes de encerrar o expediente, chega uma urgência odontológica na unidade de saúde que trabalho. Era um paciente com dor. Eu sempre atendo pacientes com dor, sei que dor de dente é algo incapacitante e que gera muito sofrimento, e mesmo que eu fique além do meu horário acordado eu jamais deixaria uma pessoa sentindo dor podendo resolver ou minimizar a situação. Passei o paciente para meu atendimento. 
Era um homem que já entrou no meu consultório falando mal de uma colega dentista, de outra unidade de saúde, dizendo que ela não havia olhado para o dente dele, que havia prescrito medicações sem sequer examiná-lo. Avaliei a situação, verifiquei que apenas haviam duas possibilidades, e uma delas era a extração do dente. Expus o caso para ele. Bom, aí começou a demonstração de ignorância e machismo do paciente. 
Ele questionou a minha capacidade de realizar o procedimento, disse que eu era muito pequena e que provavelmente não conseguiria extrair o dente. Expliquei que a extração é muito mais questão de técnica do que de força, ele respondeu que talvez fosse melhor eu encaminhá-lo para um homem pois "sabe como é, mulher é muito fraquinha". 
Continuei dizendo que se eu achasse que não era uma situação que eu poderia resolver que ele ficasse tranquilo pois eu não teria problema em encaminhá-lo para um especialista. Mas ele continuava dizendo que realmente era melhor que fizesse isso, pois ele sabia que extração era algo complicado e que, não queria ofender, mas ele acreditava que seria difícil demais pra mim, que sou pequena.
Não preciso dizer o quanto fiquei me sentindo humilhada e chateada com isso, mas até então poderia ser interpretado como apenas uma desconfiança pelo meu tamanho. Entretanto, após eu afirmar que eu não faria o procedimento, mesmo que me sentisse preparada para tal, pois ele estava demonstrando não confiar em mim enquanto profissional, por isso o encaminharia para um colega, ele saiu da minha sala e na recepção falou que não gostava de ser atendido por mulher, que eu estava histérica e que prestaria queixa de mim e da minha colega da outra unidade de saúde. 
Conferi no prontuário eletrônico do paciente e verifiquei que ele havia sim recebido atendimento da colega de forma adequada, mas para endossar a resistência dele em ser atendido por mulheres achou por bem dizer que as mulheres que o atenderam, atenderam mal. Que não seríamos capazes de fazer uma extração. Que eu era histérica e que por isso prestaria queixa.
Não foram muitas vezes que fui alvo de machismo no trabalho (fui em diversos outros ambientes -- milhares de vezes), entretanto é muito triste quando uma situação assim ocorre. Parece que todos os anos de estudo e prática, que toda a minha dedicação em prestar um bom atendimento desapareceram. Me senti insegura. Optei por não realizar o procedimento pois tive receio de, justamente por ele ter colocado em dúvida minha capacidade, fazer algo errado. 
Chorei de raiva. Odiei passar por isso. 
Estou contando essa história pra dizer que é importante falar disso. É importante pra mim também ler outras histórias e saber que muitas mulheres estão juntas na resistência, pois mesmo que um homem nos provoque um sentimento de humilhação, sempre haverão mulheres nos fortalecendo, e nós sempre seremos mais fortes e mais justas. 
E é disso que precisamos: força e justiça, justiça pra termos o espaço e o reconhecimento que sempre nos negaram e força pra não esmorecer.
Lola, tu és exemplo de força, resistência e justiça. Toda a paz e o amor pra ti e para os teus.

Meus comentários: Obrigada por escrever! Confesso que quando comecei a ler o seu email esperei logo o pior. Não sei se foi num conto do Rubem Fonseca ou na vida real ou ambos que havia um homem que ia a consultórios de dentistas mulheres no fim do expediente e as estuprava. Eu nunca me esqueço disso, da nossa vulnerabilidade até no local de trabalho.
Mas que bom que nada disso aconteceu contigo! Que foi "apenas" o chilique machista de um paciente babaca. Outra notícia que seu email me fez lembrar: um cara que fez escândalo no avião ao saber que a piloto era mulher. Foi retirado do avião antes da decolagem. Bem-feito! 
Mas esse seu paciente deveria saber que a maior parte dos dentistas hoje é mulher, não? Êta sujeitinho mais atrasado! Imagino a raiva que você sentiu. 
Que cara ridículo! Ele prefere a dor de dente a ser atendido por uma mulher! Que sofra, então. Você diz que sabe como a dor pode ser incapacitante. Parece que mais incapacitante ainda é o machismo.

76 comentários:

Anônimo disse...

Ué? Ele só disse que vcs tem menos força. Isso é fato! Vão querer negar?

Anônimo disse...

Acontece com profissionais do sexo masculino também. Conheço mulheres que não consultam com médicos homens, mesmo que estes sejam profissionais bons e éticos. Há também aquela situação em não confiar a um homem os cuidados de uma criança. Enfim, o fato de um homem não querer ser atendido por uma mulher é direito dele assim como o da mulher não querer ser atendida por um profissional homem.

Anônimo disse...

Jovem esfaqueada se recusa a ser atendida por médico negro em emergência

Zena Edwards, de 18 anos, foi condenada nesta semana por injúria racial após ser levada à emergência de um hospital em Denbighshire (País de Gales) com um golpe de faca nas costas e se recusar a ser atendida por um médico negro.

https://extra.globo.com/noticias/page-not-found/jovem-esfaqueada-se-recusa-ser-atendida-por-medico-negro-em-emergencia-22705929.html.

Acontece com homem também.

Anônimo disse...

A vontade que dá é deixar morrer de dor. Ou então arrancar o dente com um alicate de arrancar prego para ver o que é bom! Ah e sem anestesia para ficar grudado na memória 😈

Anônimo disse...

Machismo é o mal do mundo.

Tenho um primo que retirou sua filha de uma cheche, só porque o cuidador era um homem jovem e que parecia ser heterossexual.

"Sei lá, deixar minha filha de 8 aninhos ser cuidada por um marmanjo de vinte e poucos anos..." Esse era seu argumento machista.

E o pior, sua esposa concordou com este pensamento absurdo: Outra machista.

Tenho pena deles.

Anônimo disse...

A pilota da TAM possuía 20 anos de carreira e 9000 horas de voo época dos fatos que culminaram com a expulsão do passageiro.

UÉ!!!!

Se machismo é tão predominante em nossa sociedade, porque não houve mais casos na carreira da pilota???

Anônimo disse...

Já vi algumas feministas até fazerem campanha para mulheres não procurarem ginecologistas homens, o que eu sou totalmente contra, pois os melhores ginecologistas que me atenderam foram homens, enquanto tive péssimas experiências com ginecologistas mulheres. Assim como tbm já tive uma experiência ruim com um médico que era negro e que além de ter me tratado mal, me deu um diagnóstico errado. Mas é óbvio que eu não ando falando isso por aí com qualquer um, pq vai alimentar o ódio de muitos racistas.

Isso de que não se deve levar criança para um pediatra homem ou de mulher não ir para um ginecologista homem (chamando todos de tarados), tb é uma forma de alimentar o machismo. O mesmo de não ir para um proctologista ou urologista, seja homem ou mulher. Qualquer profissional deve ter ética e se algum médico foi ruim, isso deve ser denunciado e não simplesmente acusar o sexo ou o gênero de determinado médico como impróprio para determinados atendimentos, pq é isso é uma forma de tb ser antiético e de manter a falta de ética de muitos profissionais.

11:44 O fato da dentista ser pequena, já foi explicado que isso não interfere no procedimento de extração do dente e qualquer outro procedimento que ela faça.

Anônimo disse...

é simples, fala pro idiota tirar ele mesmo o dente com um alicate e enfiar na uretra, com o alicate e tudo, babaca

Anônimo disse...

11:44 - se ela tem "menos força" eu não sei, mas q vc tem bem menos massa encefálica comparado à uma mula, ah... disso eu tenho certeza, vai querer negar?

Ô sua desgraça, não precisa de "~força~" pra extrair um dente não, viu, sua anta

12:14 - ô idiota, se o maluco continuar desse jeito vai ficar sem dente então, sua besta

Anônimo disse...

11:53 - e não é pra menos, quem são a maioria dos pedófilos e estupradores? homens

Anônimo disse...

12:14 - aconteceu por ele ser negro (racismo), não por ser homem, sua anta

Paulo Cunha disse...

Ariane, sua história me fez lembrar da extração dos meus dois sisos inferiores. Há muitos anos, eu havia mudado de emprego e precisava ir ao dentista. Me indicaram uma perto do trabalho, e lá fui. Depois de resolver o urgente, ela me diz que eu precisava extrair os sisos. Perfeito, um conselho profissional dizendo o que era preciso fazer, melhor seguir. E começa a operação, e vou sentido a incrível força que ela aplicava no dente. Ela foi puxando, ajeitando, puxando de novo e lentamente saiu um. Sem pausa, começa com o outro e temos mais uma batalha. Para mim, tudo demorou uma eternidade (sem dor, diga-se, eu estava bem e corretamente anestesiado), mas eu não parava de pensar o quão pequena e delicada ela era e, no entendo, quanta força ela conseguia aplicar. Só nesse momento que pensei na compleição física dela. Quando terminou, comentei que a força dela me surpreendeu e perguntei se meus sisos haviam dado muito trabalho. Ela respondeu dizendo que eles não foram complicados, que já havia pego casos muito piores. Quando andava da volta para casa, me lembro bem de estar muito mais admirado do que moído pela operação em si. Continuei como paciente dela por mais algum tempo, até mudar de emprego novamente. Ela foi uma das melhores dentistas que me tratou. E atualmente, também me trato com uma dentista excepcional.

Anônimo disse...

12:57 - pq o machismo não se resume a mascuzismo débil mental em porta de aeroporto, seu lixo, vá te catar

Anônimo disse...

Como médico homem abusador não anda com etiqueta na testa, enquanto a sociedade não prevenir, punir e realmente me proteger de abuso sexual de homem em consultório, sabe o que eu faço:
- não vou em médico homem!
Diminui drasticamente o risco.
Não gostou? Arregaça as mangas e vai mudar esse cenário de impunidade que a gente conversa.

Ass: quem já teve os peitos agarrados à força por um médico em um consultório, denunciou e deu em nada! Foi enquadrado como contravenção, algo contra os "bons costumes" - mesma lei que pune quem cola um cartaz no muro sem autorização.

Anônimo disse...

Se o paciente dissesse depois que é muçulmano, as críticas as suas posições machistas persistiriam?

Anônimo disse...

Eu particularmente prefiro passar com ginecologistas mulheres, pois não quero ter filhos, e estou cansada de sofrer machismo por isso (mas vc vai mudar de idéia, é muito nova, etc), e consequentemente, não consigo confiar em um médico que não escuta as minhas opiniões e vontades quanto ao meu corpo. Quando peço laqueadura então, só faltam rir da minha cara.
Moramos num país que não é permitido fazer uma laqueadura se vc não tem filho e não é permitido abortar se o método de contracepção falhar, ou seja, é basicamente compulsório ter filhos.

Anônimo disse...

Eu adoro essa conversa de que mulher tem menos força.
Se juntar a média da população das mulheres adultas e comparar com a média da população dos homens adultos, pode até ser.

Mas a gente existe como pessoa! Minha força de mulher é suficiente para TODAS as atividades da vida atual. E se me vier com o papo do saco de cimento, só converso se me disser quantos sacos de cimento já carregou na vida! Pq eu já carreguei muitos (é muito mais jeito do que força, tb nesse caso).

P.S: engraçado que na hora de torcer roupa no tanque, esfregar o chão, carregar criança grande adormecida no colo por longos trajetos...aí não aparece um homem forte, né?

Anônimo disse...

Deixa uma boxeadora dar um soco na sua cara

Anônimo disse...

Aí é racismo. Coisas diferentes

Anônimo disse...

Homofobia. Coisas diferentes

Cão do Mato disse...

Tem uma turma aqui nessa caixa de comentários obcecada com uretra...que coisa bizarra...

Anônimo disse...

E pelo visto vc tem dificuldade em interpretação de texto, foi dito que não é questão de força e sim de técnica

Jane Doe disse...

Sou veterinária e já cansei de ouvir que, por ser mulher, só servia p. dar vacina em cachorro de madame... e olha lá! Vai que precisa de uma força sobrnatural que só os "puros, iluminados, perfeitos, incorruptíveis e sacrossantos homens" tem para empurrar um êmbolo.

Para o pessoal da falsa simetria: Acabem com a cultura do estupro, comecem por si a não culpabilizar vítimas de violência sexual e de achar que mulheres só estão aí para servir os "puros, iluminados, perfeitos, incorruptíveis e sacrossantos homens" que mulheres vão parar de ter medo de ficarem sozinhas e vulneráveis com medicOs.

90% dos ginecologistas, independente do gênero, são uma raça de pró-natalistas, mercenários e mentirosos que só enxergam mulheres como um animal reprodutor. Se eles tiverem que desmembrar cada uma de nós com um cutelo sem fio pra tirar bebês, eles vão fazer. Pra essa classe de profissionais não tem muita salvação...

Anônimo disse...

Quero ver era se essa dentista contrataria uma pedreira para demolir um parede e retirar o entulho pagando diária.

titia disse...

Ora, se não quer ser atendido por uma dentista mulher, ele que fique com dor mesmo e lasque-se. Vai ter pena de um babaca desses? Que sofra mesmo e se pegar um dentista homem totalmente barbeiro que faça o maior estrago no dente dele, que seja coerente e não volte chorando pra doutora consertar. Arranje outro dentista com o fundamental (um pinto) e torça pra não ter feito uma escolha de merda pela segunda vez.

Quanto ao povo chorando por causa das pessoas que não confiam em homens pra cuidar de criança, ou tem receio de ginecologista homem, queiram por favor se lembrar que essa desconfiança não é birra. Não existe qualquer fundamento pra essa ideia escrota de que mulheres são menos capazes que homens no âmbito profissional. Milhões de pesquisas e estudos já foram feitos e nada comprovou isso. Mas vá no Google ou em qualquer página de notícias policiais e vocês vão ver que a quantidade de abusos cometidos contra mulheres e crianças por profissionais em cargos de confiança (como médicos e professores) são imensas, e que a maioria ESMAGADORA desses abusos são cometidos por homens.

Eu sei, eu sei, nem todo homem e tudo isso, mas você arriscaria seu filho, sobrinho, primo pra provar o bom caráter de um cara? A maioria das pessoas não arrisca e é isso. Não adianta ficarem chorando "preconceito com homens cuidando de crianças!" enquanto os abusadores forem protegidos e tolerados; não adianta ficarem chorando "mas nem todo médico homem é estuprador!" enquanto a sociedade permite que alguém como Roger Abdelmassih não só fuja de pagar pelos seus crimes mas seja tratado com toda a leniência quando enfim é recapturado.

Quer dizer, os números de violência física e sexual são imensos, crimes contra crianças ou mulheres são tratados com descaso (quantos comentários nas matérias sobre esse tipo de caso não dizem "tava pedindo porque usou shortinho", "onze anos não é mais inocente", "moleque viadinho, estupro nada, queria é liberar a rosca pro primo de 20 anos mesmo", "devia é ficar feliz, quisera eu ter uma professora gostosa que me estuprasse quando eu tinha doze"?), subnotificados, a impunidade grassa total, as vítimas são desacreditadas o tempo todo, muitas vezes são intimidadas e forçadas a não denunciar pela própria família... mas o que importa é que os pobres machinhos estão ficando #xatiados por ouvirem que não são de confiança pra cuidar de crianças ou examinar os genitais de uma mulher. Sinceramente? Cansei. Não gasto nem verbo mais, porque a cabeça desse povo tá enterrada tão fundo na bunda ou tão fixada no próprio umbigo que só vão entender quando o pior acontecer com eles mesmos ou com alguém da família.

titia disse...

12:57 porque não foi no Brasil, filhote. Foi num lugar só um tiquinho mais civilizado. Machista, claro, mas não tanto quanto o nosso país-selva em que os primatas só evoluíram o suficiente pra andar em duas pernas e serem pelados, mas não o suficiente pra construir o que se costuma chamar de civilização.

Anônimo disse...

Minha dentista durante a extração dos meus sisos pediu ajuda a um homem.
Ela usou algum termo que desconheço sobre a raiz do meu dente, e que por conta disso era bem difícil a extração.

Ressalto que inclusive o dentista homem teve que cortar siso ao meio para retirar em partes.

Algo que me incomoda profundamente são testes físicos diferenciados para homens e mulheres.
Se quer ser bombeiro ou policial por exemplo, a exigência física deve ser de X para ambos os sexos afinal a situação que eles vão enfrentar não diminui por ser mulher.

Lembro de um vídeo que me enviaram certa vez de um programa de televisão, desses de brincadeira, e uma delas era atravessar uma sequencia de portas até chegar ao final do percurso.
A mulher que era bombeira, ficou empacada dado momento!
O homem que era advogado conseguiu concluir a prova inteira.

Anônimo disse...

Como se o bandido fosse correr mais devagar se fosse uma mulher que tivesse perseguindo

Anônimo disse...

Acho que TODA mulher profissional deve parar , simplesmente parar de se importar com a opinião desses homens babacas.
Falou que não quer ser atendido por vc, pq vc é mulher e.... Nesse instante exato interrompa o babaca e diga, sei , perfeitamente, vou encaminhar vc para um colega. Ato contínuo, mande ele se retirar da sua sala. Não de explicação, não tente convencer, simplesmente IGNORE um paciente tosco assim.
A gente perde muito tempo com esses babacas, chega disso. Deixe pra lá, liga o foda-se pra esses merdas,Vcs como profissionais vão ver, vão se sentir bem melhor no final do dia. Guarde suas forças e seus argumentos pra quem merece

Anônimo disse...

16:36 - credo mascu, mas q fanfic mais ordinária, q fanfic mais ruinzinha, putz, nota -3

titia disse...

13:31 só gostaria de esclarecer que, pela lei, ninguém é obrigado a ter filho pra fazer esterilização. Os requisitos legais são ter plena capacidade civil, mais de 25 anos OU dois filhos vivos. Legalmente, quem tem plena capacidade civil e mais de 25 anos pode fazer a esterilização mesmo que não tenha filhos, quem é casado precisa de autorização do cônjuge e é preciso passar por consultas com psicólogos e assistentes sociais, mas essa de que tem que ter filho pra conseguir a cirurgia é mentira de GO pilantra que quer ganhar dinheiro com pré-natal e cesariana das pacientes.

Sei que na prática tentam impedir a mulher de fazer a cirurgia de todo jeito, mas acho importante esclarecer a letra da lei porque muito médico safado usa o desconhecimento jurídico como desculpa pra não esterilizar as mulheres, e pessoas conscientes dos seus direitos podem combater o machismo e a babaquice bem melhor do que se não conhecerem essas coisas.

Anônimo disse...

Esses privilégios femininos, como em testes físicos, aposentadoria precoce, delegacias, vagões, primeiras a serem socorridas, etc etc e etc... são um absurdo jurídico! Não temos que aceitar pois isso é muita opressão contra o homem!

Anônimo disse...

Vdd! O contrário não pode né?

Anônimo disse...

De fato, eh isso mesmo.

Acontece que os médicos também não são obrigados a fazer procedimento nenhum (a não ser caso de urgência).
Na verdade eh uma tremenda burrice do médico inventar essa mentira de que eh preciso ter filhos p se submeter a uma laqueadura, porque eles podem simplesmente falar: "sim, você tem direito ao procedimento, mas eu não vou fazê-lo por motivo de foro íntimo. Sugiro que procure outro profissional ".

Alicia

Anônimo disse...

Anônimo de 18:06 , melhor comentário. Concordo totalmente. Com a maioria dos homens, não adianta querer conversar, fazer DR, mandar textão. Eles cagam pra tudo que vc diz ou escreve. Não adianta o quanto vc fale ou discuta de algo que a incomoda de algo que eles fizeram, vc sempre será a maluca e histérica, sempre sairá frustrada do embate enquanto eles vão sair por cima .Ser fria como gelo e terrivelmente indiferente na hora de se comunicar com esses jumentos é a melhor saída.

Wallace de Jesus Barroso disse...

Que besteira Lola. Eu sempre me consultei com uma denstista (mulher) e nunca vi nada de errado com isso. Achava até melhor a forma mais delicada dela de tratar o paciente.

Anônimo disse...

Também não quero ter filhos, nunca tentei fazer laqueadura, mas meu namorado tentou fazer vasectomia, foi a 7 medicos... E nada, na epoép estava com 30 anos, agora vamos tentar novamente 7 anos depois, vamos ver no que dá!

Anônimo disse...

Só pode ser piada!

Anônimo disse...

Exato, a lei preve 25 OU 2 filhos, mas o que normalmente acontece e exigirem os dois requisitos!

Anônimo disse...

Sou atendido por um casal de dentistas, no mesmo consultório, os dois são ótimos profissionais e pessoas ótimas. O marido é bem mais capacitado, faz todos os procedimentos complexos, mas devo ser justo e admitir que a esposa faz um tratamento com bem mais zelo e sensibilidade a minha dor e medo, então prefiro ir nela.

Só vou no marido quando é algo mais sério mesmo, pois apesar da capacidade inferior dela, prefiro o atendimento com ela porque sofro menos.

Anônimo disse...

Não é piada não e vc não sente o quanto dói, pq não dói em vc. Fácil e legal é ser beneficiada, ruim e difícil é ser preterido e discriminado.

Anônimo disse...

Eu devo confessar quem também não gosto de ser atendido por mulheres em serviços muito menos em antedimento de saúde.

Não que eu ache que são incapazes pelo contrario, mulheres costumam ser mais caprichosas que homens. Porem você sendo homem sente o desprezo que mulheres tem por nós no ar, por questões sociais e históricas ate com razão. Mulheres adoram e não conseguem disfarçar a satisfação com sofrimento e fragilidade de homens, e deixam transparecer claramente o sentimento de revanche nestes casos.

Eu acho que na sociedade em questão de serviços e atendimento homens deveriam atender somente homens e mulheres idem. seria ate bom para mulheres que ficariam livres do risco de assédios nojentos em seus locais de trabalho e o desconforto evidente e justificado que elas tem em conviver com homens em espaços comuns.
fazendo uma comparação simplória e como em festas e baladas, mulheres se sentem muito mais a vontade em ambientes só de mulheres sem a presença de homens hétero.

Anônimo disse...

Olha não dá para confiar em homens tratando mulheres e cuidando de crianças não.

Anônimo disse...

"Anônimo de 18:06 , melhor comentário. Concordo totalmente. Com a maioria dos homens, não adianta querer conversar, fazer DR, mandar textão. Eles cagam pra tudo que vc diz ou escreve"

isto e ponto de discordância que tenho com muitas companheiras no feminismo, este papo de "educar homens e ter los como aliados"
Homens não nos ouvem, não tem capacidade de empatia para com mulheres, eu acho que esta energia deveria ser empregado em nós, em emponderar mulheres emeninas e ficar longe de homens em todos os sentido. E perca de tempo , se duvidam perguntem as mulheres mais velhas que depois de mais experiencia de vida preferem ficar longe de homens.

Anônimo disse...

Eu acredito que mulheres e homens não nem a mesma especie.

Anônimo disse...

Reciprocidade...

Anônimo disse...

Outra fanfic bem ruim, viu mascu das 23:21, nota -2

Anônimo disse...

Mãe é acusada de estuprar o próprio filho em Caratinga - MG.

Anônimo disse...

Lola, você poderia escrever quando tiver tempo um texto sobre essa questão da fragilidade física da mulher. No meu treino de Muay Thai lutamos de igual para igual com as meninas (lógico respeitando peso e técnica) Tem muita mulher lá mais forte do que eu.
Até que ponto essa maior força física do homem não é originada na criação dele que valoriza os esportes enquanto a criação da mulher não?
Até que ponto muitas mulheres se aproveitam disso? Já aconteceu aqui no meu trabalho de ter que carregar 50~100 caixas sozinho e as mulheres do setor não ajudarem com a desculpa de não aguentar o peso.

titia disse...

A gente comenta aqui sem negar que existem estupradoras e abusadoras, mas basta falar a verdade - que a grande maioria dos abusadores é homem - que vem um mascu colocar um daqueles 10% de casos em que a agressora é mulher como se isso invalidasse os 90% dos abusos e estupros que são cometidos por ELES. Seria cômico se o assunto não fosse tão trágico e deprimente.

Anônimo disse...

A real palhaçada do sujeito foi ter mentido no relatório, dizendo que a profissional era histérica e não sei o que. Agora, preferir o atendimento por homem ou mulher, sou super ok porque pra mulher é fundamentalmente uma questão de segurança então é preciso cuidado pra não rolar uma falsa equivalência aí.

Eu nem discutiria com esse cara, não há necessidade de buscar validação em gente bosta.

Kasturba disse...

Pra quem diz que "mas tem mulher que não vai em médico homem e nem deixaria um filho com um babá homem", a diferença é a seguinte:

Existem bons dentistas (e qualquer outro profissional) mulheres e homens, assim como maus dentistas homens e mulheres, em igual proporção. O fato do profissional "ser mulher" não torna mais provável que seja um mau profissional. E quem defende isso (como esse ridículo descrito no texto) está sendo unicamente preconceituoso (machista).

Já a probabilidade de uma mulher ou criança ser estuprada por um homem é muito maior do que por uma mulher. São dados reais. Portanto, a mulher que evita ficar sozinha com um homem desconhecido em um consultório (ou uma sala, ou um táxi, ou um ônibus, ou em casa, ou qualquer outro lugar) ou evita que sua criança passe por essa situação, não está sendo preconceituosa, e sim CAUTELOSA. Infelizmente essa é a realidade, e por mais triste e absurdo que seja, nós mulheres temos que nos proteger e proteger nossas crianças de homens.

Anônimo disse...

Tudo o que posso fazer pra ser atendida por mulher (sexo feminino) eu faço e quando não tem jeito, meu marido vai comigo. Muda o tratamento completamente. Não colocam a mão em você sem total necessidade, a consulta é mais célere e tem menos gracinha, é bem mais profissional. E quando minhas filhas precisam de atendimento, não sou eu quem leva não, é o marido, porque com elas já notei que é a mesma coisa e não adianta, homem só respeita outro homem.

Anônimo disse...

"Já a probabilidade de uma mulher ou criança ser estuprada por um homem é muito maior do que por uma mulher. São dados reais. Portanto, a mulher que evita ficar sozinha com um homem desconhecido em um consultório (ou uma sala, ou um táxi, ou um ônibus, ou em casa, ou qualquer outro lugar) ou evita que sua criança passe por essa situação, não está sendo preconceituosa, e sim CAUTELOSA. Infelizmente essa é a realidade, e por mais triste e absurdo que seja, nós mulheres temos que nos proteger e proteger nossas crianças de homens."

Homens excluem mulheres de seus espaços por MISOGINIA
Mulheres (pessoas do sexo feminino) excluem homens de seus espaços por SEGURANÇA mas até isso andam querendo tirar da gente.

Anônimo disse...

Reciprocidade o quê, seu monte de bosta? O comentário fez doer a tua bunda? Senta em cima de uma pedra de gelo que passa.

Anônimo disse...

Não é "capacitado" a palavra. Capacidade ambos tem, ambos estudaram para isso, são profissionais e sabem o que fazem. A palavra certa e "experiente", tem mais tempo de profissão. Nada a ver com o gênero do dentista mas anos de exercício de profissão. Apenas o homem e mais experiente nesse caso especifico por ser mais velho, por isso ter terminado a faculdade antes, ter começado a trabalhar ha mais tempo, só isso.

Anônimo disse...

Vc esta apenas supondo coisas, anon da 01:38. E essa tua proposta de segregação está equivocada. Isso é atraso. Vivemos numa sociedade diversa e as pessoas deveriam era se acostumar com isso de uma vez por todas.

Anônimo disse...

E quem não tem marido, faz o q? É sério q vc tá me aconselhando a depender de homem pra receber o mínimo de respeito?

Meu cu

Se (lix)omens são incapazes de respeitar alguém q não tenha pinto, eles q se tranquem numa sauna gay e se virem, babacas

Eu não vou levar cão de guarda nenhum, se me faltar com respeito é dois dedos nos olhos e uma cegueira de presente pro infeliz

karen disse...

Penso que deveríamos estar preocupados com o pq, qual o motivo de em 2018 ainda ser necessário esse tipo de texto, o pq de um homem contestar a capacidade, experiência, de uma profissional baseada no seu gênero.

Eu também já passei pelo mesmo. Sou baixinha também, porém trabalho na área jurídica, e uma vez, há quase 4 anos, quando ainda fazia estágio num escritório o meu chefe me designou para acompanhar dois homens, clientes nossos ao fórum. Era jogo rápido, uma coisa simples, eles queriam averiguar algumas informações num processo, mas queriam vê-lo, e ver alguns documentos que estavam anexos. O processo era uma ação de obrigação de fazer, e eu havia feito a petição inicial, eu havia impugnado a contestação, enfim, todos os trâmites processuais eu estava acompanhando, meu chefe me orientava e assinava as peças.

Quando ele falou pra eles que eu iria acompanhá-los, um dos caras riu, e perguntou se o povo do fórum não ia negar me mostrar o processo não. Eu expliquei que como o processo não era segredo de justiça, e ainda pelo fato de eles serem partes no processo não tinha problema nenhum, teríamos acesso aos autos tranquilamente. O meu chefe falou que eles podiam ficar tranquilos que eu havia trabalhado mais naquele processo que ele.

Só que um dos homens questionou "Mas e se eles falarem algo, não quiserem mostrar o processo Dr. não é melhor ter um homem lá não? Um advogado, que fala grosso com eles?" E ainda completou "Leva a mal não moça, é que determinados assuntos a pessoa tem que chegar peitando mesmo e mulher é mais delicada né, eles não respeitam, e eu preciso resolver isso hoje..."

Ficamos nessa ladainha por uns 20 minutos, e por fim, o meu chefe teve que ir com eles, pois eles não confiaram que eu fosse...Mano, eles só queriam ver o processo. Até hoje lembro disso e fico indignada.

Anônimo disse...

Então, mas as mulheres agem dessa forma porque quase todo dia nós vemos notícias de abuso, em sua imensa e estrondosa maioria praticados por homens.
Fazemos isso por proteção, já o homem é machista pq se acha superior.

Anônimo disse...

Vc vai lá olhar pra cara do piloto antes de viajar?

Anônimo disse...

Deixa de ser hipócrita, com o tanto de histórias de abuso ninguém quer homem em creche mesmo. Nao é machismo, é bom senso. Isso tbm é culpa das mulheres por acaso?

Anônimo disse...

Olha seu comentário tem um fundo de razão, mas eu que não me coloco em posição de vulnerabilidade. Qndo estivermos vivendo numa sociedade mais justa e os homens pararem de cometer abusos é outra história.

Anônimo disse...

Nossa que comparação!

Anônimo disse...

Kasturba

"Pra quem diz que "mas tem mulher que não vai em médico homem e nem deixaria um filho com um babá homem", a diferença é a seguinte: (...)"

Mas essa é a justificativa do porquê as pessoas atravessam p/ o outro lado da rua quando vem um negro em sua direção, mas não fazem o mesmo quando é um branco. Afinal, crimes de roubo e furto são cometidos, em sua maioria, por homens jovens e negros.

Só que isso é uma atitude racista.

P/ mim, são critérios diferentes p/ situações iguais.

Alícia

Unknown disse...

Então esse cara está ferrado. Pelo menos por aqui vejo bem mais mulheres odontólogas do que homens.

Unknown disse...

Alícia

Errado. A maioria dos condenados por furto e roubo é negro e jovem, coisa bem diferente do perfil de acusados. Nunca esqueça do papel central que o judiciário cumpre no racismo institucional. Eu, por exemplo, já fui assaltada por caras brancos e negros, mas só os últimos a polícia 'conseguiu' prender.

Infelizmente, quando se leva em consideração o perfil de acusados de violência sexual, não vamos esquecer que no país de cada 100 acusações de estupro apenas 1 é condenada, vamos ter mais de 95% dos acusados do sexo masculino. A cultura do estupro é forte em facilitar (discursivamente) aos homens o "direito de molestar".

Eu mesma também já passei por situações traumáticas com médicos homens, e com esse 'pós-conceito' prefiro encarar mulheres ginecologistas. A maioria não respeita minha decisão por não ter filhos, mas nem se compara a 'encheção de útero' por conta da maternidade compulsória, com o constrangimento de ser vítima de assédio sexual. Aliás, que merda hein? Fiquei mau em lembrar de tanta violência que já vivi, e olha que nem foram das piores...

As duas atitudes estão erradas, mas elas não ferem, nem violentam da mesma forma. Espero que as duas sejam reparadas? Certamente, mas não são a mesma coisa.

Preconceito leva a agir por ódio, a maioria da desconfiança das mulheres em relação aos homens é motivada por medo. São coisas bem diferentes.

Anônimo disse...

Medo TB é o q motiva pessoas desviarem de um caminho ao avistarem um homem negro

Anônimo disse...

Isto é, não é tão "diferente" assim não

Anônimo disse...

"Anônimo disse...

Tudo o que posso fazer pra ser atendida por mulher (sexo feminino) eu faço e quando não tem jeito, meu marido vai comigo. Muda o tratamento completamente. Não colocam a mão em você sem total necessidade, a consulta é mais célere e tem menos gracinha, é bem mais profissional. E quando minhas filhas precisam de atendimento, não sou eu quem leva não, é o marido, porque com elas já notei que é a mesma coisa e não adianta, homem só respeita outro homem.

22 de agosto de 2018 00:20"




Faço a mesma coisa (não tenho filhos, porém) e até quando é mulher atendendo o mozão vai junto porque as pessoas tendem a se comportar melhor quando existe testemunha por perto. E ele fica mexendo no celular como quem não quer nada então quem tá lá não sabe se ele tá só vendo o Whatsapp ou filmando. Com homem evito passar de todas as formas mas já tive problema com mulheres também só que não de natureza de abuso sexual. Boto meu poste ali na sala e acabou nunca mais tive qualquer assombro. É triste ter que fazer isso mas a verdade é que funciona horrores.

Anônimo disse...

11:21 - a realidade mostra, bem como diversas pesquisas, q não funciona bosta nenhuma

Unknown disse...

Isso é uma falácia! Dois meses atrás, fui arrancar um dente e tinha uma dentista com características - baixinha, corpo mediano, etc. Até aí, tudo bem. Aí, a amiga dela colocou a anestesia, tranquilo... E ela me perguntou se a anestesia tinha funcionado, e eu disse que sim, com um polegar da mão direita e dizendo "Uhum!"

Só que, aí começou o embrolho todo: ela puxava de um lado, puxava de outro... Num procedimento que começou as 13 horas, já estava as 14:30 e nada de meu dente sair. Meu dente quebrava e saia aos pedaços... Machucaram muito a lateral do meu lábio.

Aí, a anestesia já estava passando, minha boca, minha gengiva e meus dentes já estavam doendo, e foi que eu, morrendo de vergonha e medo de ser mal-interpretado, perguntei, com a boca meio-inchada:

- Doutora, a senhora pode pedir uma ajuda de um enfermeiro homem, pois, eles tem mais força...

E ela:

- Meu filho, eu sou formada na Universidade tal, tenho esse Diplo de Especialização na Faculdade tal, etc...

E eu:

- Não é questão de machismo, é que a anestesia já passou, minha boca tá doendo, e vocês não tiveram força pra arrancar meu dente!

E ela:

- Você acha que, por eu ser mulher, não teria capacidade de arrancar seu dente?

Eu:

- Não doutora, é que minha boca tá doendo, tô sentindo meu lábio rasgado de tanto vocês puxarem e já não aguento de dor!

Foi aí, que a moça que injetou a anestesia falou:

- Não, amigo, não se preocupe que vai dar tudo certo!

Depois de 2 horas puxando, quebrando meu dente, rasgando minha boca, ela conseguiram extrair meu dente, mas o processo foi tão "feito de qualquer jeito", que eu só voltei "ao normal" nessas duas semanas, com meu lábio cicatrizado, e minha gengiva não eliminando um pouco de sangue por dia...

Não é uma questão de machismo, é que quem tem tá com o dente doente e precisa ter seu dente arrancado o mais rápido o possível, e muitas vezes, a raiz do dente é muito profunda, e só jeito não resolve. Exemplo disso, meu molar superior foi arrancada em menos de um minuto por ela, não teve problema; como ela mesma disse "tinha uma raiz rasa!", mas quando foi tirar meu molar inferior, eu passei essas quase 2 horas sofrendo, com a anestesia passando o efeito, meu dente quebrando a cada puxada e meu lábio machucando na lateral.

As pessoas tem que entender que, há situações em que a mão leve da mulher é mais propícia (como meu molar superior, tirado facilmente); e há situações em que a mão pesada de um homem é mais propícia (como meu dente molar inferior, com raiz profunda).

Não é machismo; é praticidade!

;)´

Anônimo disse...

Vc pode e tem direito de preferir um ou outro profissional. Mas Vc nao tem direito de vincular o sexo de uma pessoa à capacidade dela em exercer adequadamente a sua profissão. E se vc não quiser receber o atendimento é só ir embora, sem ser desrespeitoso. Acho que ele se sentiu humilhado por "precisar" de uma mulher naquele momento. Em resposta decidiu humilhá-la tb. Se sentiu mais "macho" assim.

Anônimo disse...

Marcos Sousa, sou cirurgiã-dentista e posso te afirmar que para realizar uma extração de um elemento dentário, esteja ele íntegro, como um dente incluso ou uma raíz residual, não é necessario a aplicação de força (o que ao contrário do que pessoas leigas pensam, podem trazer sérios danos a elementos adjacentes e até mesmo fratura ossea) e sim a aplicação correta de diversas técnicas que aprendemos na universidade e que aprimoramos com a prática do dia a dia no trabalho. Possivelmente as duas colegas encontraram dificuldades por falta de experiência em cirurgia, o que eu já presenciei acontecer com colegas de ambos os sexos em toda minha trajetória atuando na área, inclusive já ajudei em cirurgias em que colegas homens e mulheres estavam com dificuldades, pois tenho mais experiência. Isso acontece, principalmente com profissinais que tem poucos anos de formação. Pedir para um Enfermeiro homen auxiliá-las foi um erro, pois apenas um cirurgião-dentista tem o direito de executar procedimentos dentro da área da odontologia, um enfermeiro jamais poderia ajudar executando o procedinento isso seria exercício ilegal da profissão o que configura crime. Um Enfermeiro tem conhecinentos nulos em odontologia seria o mesmo que pedir para qualquer pessoa extrair um dente e qualquer profissional da saúde sabe disso, as dentista deveriam ter te explicado isso na hora. Obs:O fato de a dentista chegar a machucar tecidos moles como seus lábios e bochechas, prova que não foi falta de força e sim de experiência, tanto que após tentar várias técnicas ela conseguiu realizar o procedimento.

Anônimo disse...

Como cirurgiã-dentista posso dizer que na universidade e no dia a dia de trabalho já presenciei diversos casos de abuso e assédio, pacientes que pegam o número de alunas dentro da universidade (muitas vezes na recepção)e ligam, mandam menssagens de cunho sexual com segundas intenções, homens muito mais velhos que as alunas, na época do primeiro ano, meninas de 17,18 anos de idade... No trabalho, muitas amigas já comentaram de medo e nojo de atender certos pacientes que eram obrigadas a atender porque atuavam no setor de saúde pública. Há quem diga que nos fazemos de vítima, respeito devia ser a base de qualquer relacionamento.

Unknown disse...

Para a Anônima que comentou meu caso:

Quando falei "enfermeiro", eu queria qualquer profissional com "roupa de médico" com mais força pra arrancar meu dente - a situação já estava desesperadora, pelo efeito da anestesia ter passado...

Não tinha como eu pensar em pedir auxílio de alguém com certos gabaritos, diplomas e certificados para saber quem seria o mais instruído para o meu caso - era muita dor.

Falei "enfermeiro" de forma genérica.

Mas, agradeço e adorei sua explicação!

Abraços fortes!

;)´