sexta-feira, 24 de agosto de 2018

GUEST POST: BONITA NÃO É ELOGIO

Publico este bonito texto da Gabriela, uma estudante de 19 anos que mora em Floripa. 

Crescemos imersas em uma cultura que usa da insatisfação feminina, principalmente em relação à imagem, para vender produtos que supostamente nos farão gostar mais de nós mesmas. Por causa disso desenvolver autoestima com uma indústria que constantemente nos diz que não somos bonitas o suficiente é no mínimo uma luta diária. Em contrapartida, há um crescente discurso “empoderador” que nos diz que não há mulheres feias e que se você procurar bem, cada uma tem algo único que a faz excepcionalmente belas aos olhos alheios. 
O que esquecemos de mencionar é que os conceitos de beleza e feiura são meras construções sociais e não objetos tangíveis que estavam aqui desde o começo da história humana. São adjetivos que só se sustentam no português porque ambos existem no dicionário.  
Assim, talvez o caminho para autoaceitação seja abrir mão do desafio de se afirmar como uma mulher bonita, não somente parar de se odiar como feia. Talvez o verdadeiro amor próprio seja somente ser, aceitando seus traços e formas como simples expressões da nossa individualidade. 
Colocamos tudo e todos a nossa volta em caixinhas porque é um jeito fácil para o nosso cérebro entender o mundo que nos rodeia. Rótulos podem ser ferramentas essenciais para lutar contra a invisibilização de minorias ou como afirmações orgulhosas de uma existência fora dos padrões. Entretanto, quando rotulamos uma mulher como bonita não necessariamente estamos fazendo um favor a ela, mas sim, perpetuando regras opressoras que nos fazem buscar o status de bela como objetivo primordial para que consigamos alcançar o sucesso na vida. 
Em O Mito da Beleza Naomi Wolf teoriza sobre como o conceito de beleza foi usado como ferramenta para continuar subjugando mulheres sob o domínio do sistema patriarcal. Em um trecho do livro Wolf fala: 
“Assim que o valor social básico da mulher não pôde mais ser definido pela encarnação da domesticidade virtuosa, o mito da beleza o redefiniu como a realização da beleza virtuosa. Tal definição criou um novo imperativo de consumo e uma nova justificativa para a desigualdade econômica no local de trabalho, que substituíram os que já não exerciam influência sobre a mulher recém-liberada.”
Dessa forma, podemos concluir que a pauta da beleza feminina não é somente uma questão individual, mas sim um recurso político, criado no contexto pós-guerra, quando as buscas por ser a “dona de casa perfeita” e “a mãe perfeita” já não eram mais suficientes para manter as mulheres se comportando do jeito que o sistema queria. Era preciso criar a busca por atingir a “beleza perfeita”, que como os padrões anteriores é tão impossível de atingir que nos mantém constantemente ocupadas, além de atacar diretamente nosso amor-próprio, resultando assim em mulheres sem tempo, energia e autoconfiança para pensar sobre questões importantes como salários iguais entre os gêneros, por exemplo.
Outro sintoma da exigência para ser bonita o tempo todo é a competição feminina. Porque uma vez que nos comparamos com a mulher da revista que projeta o ideal de beleza, que nem ela mesma tem graças aos retoques com programas de computador, nos comparamos também com todas as mulheres reais com que temos contato, conseguindo assim sensações falsas de autoestima quando vemos que somos mais bonitas do que a mulher ao lado, ou egos feridos quando admitimos que a outra é mais bela que nós.
Ambos os sentimentos tornam difícil a implementação da sororidade como comportamento necessário para sobrevivermos ao patriarcado com saúde mental e física.
Precisamos não somente redefinir beleza para fora do padrão da mulher branca, jovem, alta, magra, maquiada e bem vestida (o que já é por si só um ato de resistência enorme), como também entender que ser bonita não deve ser o objetivo principal de nossas vidas. 
Afinal de contas, não temos controle sobre o nosso código genético, consequentemente não é nosso mérito se por um acaso nascemos com características consideradas bonitas. Em contrapartida, devemos sim nos orgulhar de um trabalho bem feito, empatia em relação ao outro, inteligência emocional e racional ou uma coragem para vencer qualquer obstáculo -- esses são apenas alguns exemplos de conquistas que demandam esforço.
Então da próxima vez que você for elogiar uma mulher, pense nela como mais do que um rosto bonito. 

88 comentários:

Anônimo disse...

O Mito da Beleza foi um dos livros mais importantes para minha formação, ele é indispensável na lista de leitura de todas nós. Infelizmente, é bem difícil de conseguir um exemplar hoje em dia.
E há muitos anos eu já tinha essa conversa com minha filha e amigas, só pensar em ser bonita não te leva a lugar nenhum, nossa luta é outra. A gente muda esses conceitos, aos poucos vamos mudando

Anônimo disse...

Autora está de parabéns, nessa idade é difícil achar tanta maturidade e inteligência.
Bem que eu desconfiava que eu não estava errada sobre concursos de beleza, são umas das coisas mais ridículas perpetuadas pela humanidade.

Dan

Anônimo disse...

Caramba... onde vcs chegaram? Dizer que chamar uma mulher de "bonita" NÃO É elogio??? Como assim, PelaMordaDeusa! Vcs não acham que estão exagerando, que passou dos limites e que vcs estão sofrendo lavagem cerebral não? PQP! "Bonita" é o elogio mais simplório, inocente e educado que se pode ver hj em dia. Vcs vêem problema em todo lugar!

Anônimo disse...

"O que esquecemos de mencionar é que os conceitos de beleza e feiura são meras construções sociais e não objetos tangíveis que estavam aqui desde o começo da história humana"

Idiotice deveria ter limites.

Dignidade da pessoa humana também não seria uma construção social? Afinal não são objetos tangíveis e nem estavam aqui desde o começo da historia humana.

Liberdade, igualdade, democracia, cidadania e tantos outros conceito que aceitamos como valores a serem preservados, também não são construções sociais? E portanto deveriam serem questionados do mesmo modo que beleza e feiura?

Poupe-me desse discurso fajuto.

Anônimo disse...

Se chamar alguém de bonita não é um elogio, logo chama-la de feia não é uma ofensa.

Se chamar alguém de inteligente não é um elogio, logo chama-la de estúpida não é uma ofensa.

Se chamar alguém de progressista não é um elogio, logo chama-la de retrógrado não é uma ofensa.


Não são também adjetivos que só estão no dicionário.







Anônimo disse...

"Colocamos tudo e todos a nossa volta em caixinhas porque é um jeito fácil para o nosso cérebro entender o mundo que nos rodeia."

Não! Não, minha jovem estudante de 19 anos de Curitiba, o mundo não é simples assim. O mundo é uma relação implicada e complexa, ele interage comigo e eu interajo com ele.

Fragmentar o mundo em partes e olha-los separadamente você nunca vai entender o todo, as partes se relacionam.

Quem te ensinou isso? Seu professor? Seu doutrinador?



Anônimo disse...

"Em O Mito da Beleza Naomi Wolf teoriza sobre como o conceito de beleza foi usado como ferramenta para continuar subjugando mulheres sob o domínio do sistema patriarcal."

Uma autora "teoriza" um conceito e você vai logo acreditando e depositando todas suas fichas nisso.

Por favor, não leia "Eram os Deuses Astronautas".

Unknown disse...

Eu particularmente não elogio mulher nenhuma, nem a minha própria mãe, sempre fui um pouco frio em relação a isso. Eu não sou de ficar elogiando mulheres afim de conseguir algo em troca.

Anônimo disse...

00:46 - sim mascu, -Dignidade da pessoa humana- é uma construção social, bem como -Liberdade, igualdade, democracia, cidadania e tantos outros conceitos que aceitamos como valores a serem preservados-, seu burro

E não só devemos questioná-los como já o fazemos, sua mula

Quem tem q nos poupar da sua jumentice é vc, seu panaca

01:25 - ô idiota, vc pinçou o trecho criticando exatamente o q vc diz com "Fragmentar o mundo em partes e...", sua anta

Quem tá precisando tirar a venda da doutrinação CÂNCERvadora é vc, seu imbecil

01:25 - cala a boca, babaca, vc não conhece a moça pra dizer o q ela leu ou não pra "~depositar todas as fichas dele em algo~" (sic), seu inútil

Mas esperar o q de alguém q leu o plano de governo do bolçolixo e já depositou todas as fichas na mula mais burra do brasil? Vc nem ao menos "teOrIzZzA", mascu, vc só engole merda

Anônimo disse...

Beleza é harmonia. Uma pessoa que não está no padrão branca-alta-magra-loira, ou seja, a maioria das pessoas, pode ser bonita se for uma pessoa harmônica. Então a pessoa é asseada, cheirosa, veste roupas adequadas para seu biotipo, tem um senso das proporções do próprio corpo e de como valorizar seus pontos fortes, tem o cabelo arrumadinho, mantém o sorriso em ordem, uma postura corporal bacana, tudo isso compõe a beleza e no conjunto a pessoa FICA bonita. Eu não estou dentro de nenhum dos padrões supostamente dominantes (na mídia) do que é o belo mas isso não acarreta nenhum prejuízo em minha vida social, profissional e íntima e tenho certeza que muito disso se deve a usar o que tenho em meu favor. E aparência importa sim. Uma aparência harmônica abre portas e as pessoas tratam a gente melhor de fato, facilita a vida, as pessoas te ouvem mais. Beleza é bom e eu adoro ser elogiada assim porque conquistei essa harmonia, fui atrás e isso só me ajudou na vida sem precisar de plástica, dieta maluca, morrer de fazer exercícios ou socar dedo na garganta. É basicamente se conhecer e se valorizar.

Anônimo disse...

Cresci vendo mulheres brancas de cabelo liso e olhos claros sendo consideradas as bonitas, não necessariamente alta e magra. Esse padrão alta/magra sempre agradou mais a elite das grandes metrópoles. A classe média, os interioranos e povão em geral prefere mulher branca e loira de estatura média/baixa estilo mulher-fruta e panicat. Mas feministas tem ranço com mulher alta/magra talvez pq costumam ser parte da elite das maiores cidades, especialmente o centro-sul e o tipo alta/magra é favorito nesses meios. Erroneamente as feministas adotaram mulheres-frutas e derivações como ''empoderadas''. Feministas só deixam de bater na tecla criticando mulheres magras para contrariar misóginos, como o caso do reboot de um desenho animado famoso dos anos 80.

Ouvia as pessoas afirmarem que para uma mulher negra ser considerada bonita, ela precisa ter poucos traços considerados afros. Precisa ser ''patricinha'' que só anda maquiada, de salto alto, roupas justas, curtas e decotadas. Tanto que em forum de mascu obcecado por panicats ja li declarações de mascus afirmando que mulheres europeias consideradas da ''raça ariana'' ficam lindas de cara lavada e roupas simples, mas as brasileiras em sua maioria pardas, para esses mascus, tinham que se produzir para ficarem bonitas. Já vi muito misógino menosprezar mulheres negras com perfil de angel da victoria's secret para preferir uma mulher-fruta da ''raça ariana''.

Nada contra a elogios sobre aparência, mas não vejo as mulheres sendo incentivadas a fazer esse tipo de elogio com os homens, pq p/ muita gente isso não ''pega bem'' para uma mulher, falam que quando uma mulher fala que um homem é bonito, ela está sendo ''oferecida''.

Anônimo disse...

O povo brasileiro dá importância demais para uma estética ''perfeita'' (muitas vezes de péssimo gosto como se vê no excesso de implantes de silicone, hidrogel e metacril e dos anabolizantes), tanto que é um dos países campeões em cirurgia plástica. Essa mania do brasileiro de julgar tanto as pessoas pela estética e das bem cafonas, não tem contribuído em nada de positivo e construtivo para o desenvolvimento do país. Tanto que nos países mais desenvolvidos do mundo, as pessoas optam por um estilo mais clean, zen e simples, sem esses complexos estéticos exagerados e insuportáveis que são incentivados pela mídia brega-popularesca brasileira. Não é a toa que os machistas e suas ''musas'' panicats e loiras bombadas de curosa são um desses robôs midiotas que seguem esses padrões trash, ridículos e cafonas das mídias tupiniquim.

Anônimo disse...

É, esse trecho na carta ficou estranho mesmo. Talvez ela quis dizer que é uma forma "simplista, simplória" e não "simples" de ver o mundo.

Anônimo disse...

As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental.

Anônimo disse...

Poupe-me você do seu discurso fajuto. Todos os conceitos mencionados por você não estão no corpo de mulher nenhuma. Todos os conceitos mencionados por você não dependem de genes de mulher nenhuma como depende o formato do corpo. Deu pra entender agora ou precisa desenhar? A beleza é uma construção social que muda no tempo e com o lugar elegendo um determinado tipo de corpo e rosto como padrão. Corpo e rosto sob o qual a pessoa não tem nenhum controle e portando não há mérito algum em tê-lo. Todas os outros conceitos que você apontou são contruçocon sociais que não se baseiam nos genes e na aparência de ninguém, sua ameba.
O povo faz um comentário pateticp e acha que tá arrasando. Melhor ficar calado que passar vergonha.

Anônimo disse...

Mais uma vez, seu burro! Todos os outros adjetivos que você citou não tem a ver com os genes. Exceto inteligência que tem um pouco de influencia genética e muito de treino. A beleza é um conceito totalmente arbitrário que varia no tempo e em diferentes locais. A beleza é um conceito universal, mas o que é considerado belo depende do lugar em que você está e da época em que você viveu. E agora, com o capitalismo, a beleza é um padrão o ocidental, que tem se tornado mundial graças a globalização, e significa juventude, magreza e altura. Além de algumas senhas como lábios grossos e maçãs do rosto acentuadas. Ou seja coisas que você não pode escolher pois são de nascença podendo adequar alguma coisa se tiver dinheiro para fazer plástica. Mas a natureza é implacável. No final tudo termina em maracujá murcho para homens e mulheres.

Anônimo disse...

Vinícius que me perdoe, mas beleza masculina é fundamental. Aquele velhote barrigudo, careca e horrendo nunca se olhou no espelho para dizer que alguma mulher é feia. Total falta de semancol.

Anônimo disse...

Não sou de área rica sou de classe média baixa. Acho que esse padrão que acha bonito mulher loira de olhos claros é bem típico da classe média alta e dos ricos. Na classe média baixa não vejo muito disso bora se prefira traços mais brancos e sim, mulheres mais magras.

Anônimo disse...

Correção * não sou de área rica ou de classe média alta

Anônimo disse...

Eu odeio que os homens tratam estas mulheres bonitas "loiras ** rosa" como divindades. Um supervisor aqui da empresa, nunca foi de namorar e agora ta mo feliz com a nova namorada "loira" dele, que parece ser natural. Vive fazendo favores pra ela, até arrumou um motorista pra leva-la pra faculdade. Outra moça da minha igreja que confessou ter sido garota de programa antes da conversão me contou que ganhava R$350,00/hora e não faltava clientes.

Claro que o homem que é cliente deste tipo de mulher geralmente é mais machista e por tanto não deve representar o homem médio, mas mesmo assim é assustador.

Anônimo disse...

16:05 - o imbecil q regurgitou essa merda era um velho senil, babaca, gordo, brocha e mais feio q um filhote de cruz credo

Anônimo disse...

Algo tão subjetivo e arbitrário ou por outro lado: tão camuflável, disfarçável, tão superficial e transitório como a beleza física não deveria ser de fato o maior elogio ou ser considerada uma necessidade indispensável, especialmente aplicada sobre as mulheres. Beleza não é nenhum mérito ou régua para medir o valor de alguém para receber tanta importância assim; existem qualidades muito mais valiosas, necessárias, importantes e desejáveis em uma pessoa, que a torna interessante. Por exemplo: caráter, integridade, empatia, solidariedade, generosidade, coragem, independência, autonomia, autenticidade, criatividade, expressividade, assertividade, objetividade, dinamismo, bom-humor, sagacidade, inteligência (que pode ser expressada de muitas formas diferentes e possui vários tipos, inclusive a inteligência emocional), competência, resistência, resiliência, etc.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkk, amei, anon das 16:26

Anônimo disse...

Huhuhuahuahuahuahuhuhu!!!! Kkkkkkkkkkkkkkk!!!
Hahahahashuashuashua!!!!!
Tem razão!!

titia disse...

Para quem entende inglês, um vídeo interessante sobre o assunto - Women's Ideal Body Types Throughout History - https://www.youtube.com/watch?v=Xrp0zJZu0a4

Mostra como beleza é realmente um conceito volúvel, nada universal e nem um pouco "natural", como essa macharada fresca e machista tanto alega. Beleza padronizada sempre foi e sempre será uma construção social. E uma coisa que eu acho particularmente engraçado e irônico sobre esse vídeo, durante a maior parte da história ocidental o padrão de beleza foram as mulheres gordinhas, as mesmas das quais os machistas hoje sentem asco. Imagino esses bostas entrando na máquina do tempo, felizes da vida porque vão enfim poder voltar pra uma época em que seus pintos os tornavam especiais e vendo que as beldades locais eram tudo que eles consideram horrível.

Anônimo disse...

Hilário das 19:58:
Quase todos metidos a machões, misóginos que odeiam feministas e frequentam sites feministas para vomitar senso comum é que são isso tudo aí que o senhor falou: feios de doer, uns jacus que nenhuma mulher quer, até porque além de tudo são desinteressantes, desagradáveis, tem uma conversa chata de doer, são mimizentos, não cuidam da higiene pessoal, são podres por dentro e por fora, totalmente sem a menor chance de melhora, seja da aparência seja de caráter.

Anônimo disse...

Há quem defenda que a medida que o tempo avança a raça humana evolui.

Muitos ideólogos defendiam que com a passar do tempo as pessoas iriam tomado mais consciência do mundo e com isso poderiam transforma-lo. Que o capitalismo iria fracassar e o socialismo venceria, que o proletariado iria tem mais consciência do seu papel dentro sistema produtivo e...Esses são apenas alguns exemplos. Pessoas que acreditam nisso se auto-intitulam: Progressistas.

Com conceito de beleza o mesmo ocorre. Antigamente bela era uma mulher gorda e com quadril largo, mas seguindo a lógica progressista atualmente temos um novo padrão de beleza feminina: Um loira alta, olhos claros, bumbum e coxa sem celulites ou estria e ...

É a tese da dialética: Tese, antítese e síntese. E hoje a beleza ocidental é a síntese.


Anônimo disse...

La vem aquele titio velho das 19:24 que acha que sabe o que mulher supostamente gosta, repetindo clichê mofado "ain mulher não gosta de homem, mulher não gosta de pinto, mulher gosta é de dinheiro mimimi mimimi..." e passando atestado de fracassado, apenas mais um idiota ressentido que não arruma mulher porque que acha que mulheres são mercadorias à venda.
Que sujeito deprimente, chato, espero que essa raça entre em extinção o mais rápido possivel...

Anônimo disse...

Cara, não confunde o cu com as calças. Ninguém tá comparando o fim do capitalismo e vitória do comunismo com a 'evolução' do conceito de beleza. Assuntos completamente diferentes que não se comparam aqui. Pessoas que tentam bancar os inteligentinhos não dão uma dentro. Aff

Anônimo disse...

Quem for se aventurar nos comentários pode pular do 3º ao 8º e evitar estresse, e aposto que vieram de gente bem mais velha que a autora do texto.

Anônimo disse...

Completamente errados e idiotas os comentários de 19:58 e das 20:04, que provavelmente são do mesmo energúmeno pedaço de bosta.

Essa ideologia demente de machista frustrado louco para escamotear os fatos para sair por cima degradando as mulheres não cola mais, já passamos dessa fase faz tempo e há séculos temos o feminismo.

Anônimo disse...

No patriarcado na verdade é assim:

Beleza feminina: a mulher parecer agradável aos homens, ou seja, ter uma aparência acolhedora, delicada, amável, submissa, dominável, que faça os homens se sentirem dominantes, superiores e elevados (desde servindo como troféu para eles exibirem aos outros homens e ao mundo até sendo capaz de produzir filhos que eles consideram ser "da raça superior"), em resumo, a aparência moldada e adequada para servir aos interesses e desejos dos homens.

Beleza masculina: o homem fazer o requisito mínimo de aparentar proporção e simetria tanto facial como corporal, ser saudável, ter algum vigor físico, ser atlético, etc.

Anônimo disse...

A única coisa que o mascuzões burrões acertam é que na verdade os homens não tem valor inerente em si mesmos realmente, daí precisam usar dinheiro, privilégios, prestígio, "alta" classe social, diplomas, posição profissional, conhecimento, etc. para se darem uma aparência (ilusória e enganosa) de valor, serem admirados, conseguirem mulheres e usarem isso como status para "elevarem" seu "apreço" e "respeito" socialmente ou com outros homens, especificamente. É o ciclo vicioso do machismo que os próprios homens idealizaram, criaram e construíram tijolo por tijolo para beneficiá-los (ou dá-los o vislumbre e a esperança de serem beneficiados por esse monte de bosta).

Anônimo disse...

O comentário de 20:39 com um textão podre que não se aproveita nada também é do mesmo pedaço de lixo inútil...

Anônimo disse...

21:14, você quis dizer Chris Pine? Porque o Chris Penn era horroroso... kkkkkkkkkkk

de qualquer forma continuo achando a Gal Gadot mais bonita que ele... um exemplo de homem bonito (e gostoso) de verdade é o Henry Cavill.

aquele dali que é lindo demais e parece ser bastante educado, respeitoso, gentil e cavalheiro de verdade :)

diferente de muitos desses caras de hollywood que parecem ser extremamente grosseiros, estúpidos, convencidos e arrogantes.

Anônimo disse...

Verdade.

Como já dizia minha sábia avó: "Beleza não põe mesa".

Anônimo disse...

Gente bonita afeta demais minha auto-estima, dispara meu auto-ódio, me angustia e me deprime, me causa muita tristeza, frustração, desgosto, inveja e ressentimento. Quem tem beleza tem tudo mais fácil na vida, inclusive a possibilidade da felicidade.

Kasturba disse...

Li um artigo uma vez dizendo sobre o nosso hábito de elogiarmos meninas sempre de "linda", e como isso afeta suas vidas. Que, inconscientemente, acabam recebendo a mensagem de que a primeira e única característica que percebemos nela (e portanto, a mais importante) é sua aparência física. E que daí começa a nascer essa "necessidade" de mulheres estarem sempre bonitas.
Fez bastante sentido pra mim, e desde então tenho evitado elogiar garotas de acordo com sua aparência, mesmo que eu as considere realmente lindas. Prefiro elogiar por "inteligentes", "espertas", "corajosas", "fortes", "educadas", ou qualquer outra característica positiva que se destaque pra mim.

Anônimo disse...

Sim, Kasturba, infelizmente é bem isso mesmo o que acontece, mas você está certíssima na sua atitude ;)

Anônimo disse...

Isso aí. Chris Pine. Discordo totalmente de você. Chris Pine e muito mais bonito que Gal Gadot. E há vários homens belíssimos em Hollywood que não são estúpidos ou arrogantes. De qualquer modo é melhor um estúpido arrogante bonito do que um estúpido arrogante horroroso.

Anônimo disse...

Filha vai procurar um tratamento que desse jeito vc vai se matar. O problema não é a beleza dos outros mas o valor que vc dar a tudo isso. Você vai acabar se matando.

Anônimo disse...

Não é filha. Isso aí é um mascul. Não que eu me importei com mascul, mas vai procurar um psiquiatra mascul. Vc tá doente.

Anônimo disse...

Exatamente, por isso que além de manter a aparecia tem q saber cuidar da casa

Anônimo disse...

Sim, concordo, por isso que só gosto de homens bonitos, cheirosos, que saibam cozinhar, arrumar a casa, lavar e passar.

Anônimo disse...

Eu sempre fiz isso minha vida inteira por sempre perceber que esse tratamento era quase exclusivamente dado a mulheres e meninas.

Felipe Roberto Martins disse...

O texto também trouxe a reflexão de que é preciso cuidar - mais - do interior e menos do exterior p/ tod@s (faz tempo)...

Anônimo disse...

Acontece que todo homem que gosta de lavar, passar e arrumar casa, gosta mesmo é de ser enrabado. Os que dão a vcs o privilégio de rebolar na piroca exigem formação em cuidar de casa e filhos.

Anônimo disse...

O bom é que as moças, principalmente as mais novas, já estão virando esse jogo e percebendo as manipulações da mídia e de alguns homens, dando cada vez menos importância a opinião de caras misógino ou só mesmo desagradáveis e sem noção.
Todo esse movimento só vai aumentar, ele já está por aí, veja as garotas aceitando seu tipo físico, cabelo, etc

Anônimo disse...

Como se vcs fossem Santas e não usassem a beleza como arma e artimanha para conseguir o emprego, a promoção, o cargo e etc etc e etc. Vcs, SIM, usam a beleza pra favorecer vcs mesmas. Depois não querem que as tratemos como objeto.

Anônimo disse...

Sabe de nada da vida, mascu inocente bobalhão. Vcs não dão privilégio nenhum a ninguém e não exigem nada, vcs nem são de nada. Não adianta espumar de raivinha. Continuo gostando de homem bonito, gostoso, cheiroso, que sabe ser independente e não precisa de mulher para cuidar de casa, comida, roupas e da própria vida. Já rebolei muito no pinto de homens assim. Pois é, né, o mundo é muito mais do que vc e seus amigos cretinos.

Anônimo disse...

A sua mãe deve fazer isso.

Anônimo disse...

Kkkkkk hahahahah hahahashuash kkkkkk adoro quando macho ressentido fica espumando de raivinha quando uma mulher menciona "homens bonitos". Pronto, parece que eles se sentem roubados em alguma coisa que eu não sei o que é. Deve ter alguma explicação. Inveja dos bonitos porque podem atrair mulheres por si so? Mulher não pode ter gostos, preferência, não pode achar homem bonito? Raivinha por achar que está sendo tratado como os homens tratam as mulheres? Autoestima baixa, masculinidade frágil?? O que passa com esses caras??? Kkkkkkkkkkkkkkk hahahahah...

Anônimo disse...

Você entende muito de ser enrabado, mascu? Kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Ķkkkkkkkkkkk morro de rir da inveja de mulher escorrendo por todos os poros do mascu horrendo kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Não importa se o homem gosta ou não de cozinhar, arrumar a casa, lavar e passar. Ele não precisa gostar, apenas tem que saber e fazer. A única coisa que importa é que tudo seja bem feito.

Anônimo disse...

Bem, normalmente é a mulher que tem, e sempre teve, inveja dos homens, porque elas não tem um pinto. TANTO é verdade que mesmo as lésbicas usam sempre pintos de borracha para penetrar. A dependência de vcs por pintos é algo biológico, e não há nada que vcs possam fazer contra isso, pois é da natureza humana, e não vai ser um punhado de feiosas que vai ganhar da natureza.

Anônimo disse...

Kkkkkkk, esse anon das 15:45 é ótimo kkkkk. Inveja de pinto??? Lésbicas usam sempre pinto de borracha?? Já transou com uma por acaso para saber?? Já li uma vez numa matéria do Huffpost uma mulher lésbica falando sobre sexo entre mulheres e ela disse que não é bem assim, apenas ocasionalmente usam um cintaralho kkkkk...
No mais, de novo o mesmo papo mofado, "ain dependência de pinto, ain a natureza é assim e pronto, ain suas feminazi feiosas mimimi mimimi..."
Grande coisa ter um pinto kkkkkkk

Anônimo disse...

" não é bem assim, apenas ocasionalmente usam um cintaralho ... " Ahhh tá! Ahã! E vc, claro, acreditou né? Papai Noel manda lembranças viu? Essa declaração é tão verdadeira quanto a liderança de Hillary nos EUA e Lula no BR, segundo o fededigno Datafolha / Ibope. Tudo verdade! Senta lá Cláudia!

Anônimo disse...

Ah caraca mascu, kkkk, sei lá, bicho. Na real, pouco importa, vai viver tua vida, deixa as lésbicas (eetodo o resto da humanidade) serem felizes em paz e transarem do jeito que quiserem com ou sem pinto de borracha, de verdade, de mentira...

Anônimo disse...

Mulheres não têm inveja do pinto, os homens que invejam a xana. Mas são desonestos e covardes demais para admitir isso, preferem projetar a si mesmos covardemente sobre as mulheres e mentir da forma mais descarada e pomposa como se fossem peritos e grandes conhecedores de alguma verdade a respeito das mulheres (na certa em uma tentativa desesperada e compulsiva de esconder a própria ignorância e estupidez infinitas -- tentativas essas que não tem dado muito certo, pelo visto). Essa própria teoria furada de inveja do pênis é puramente uma projeção masculina e reversão da realidade na tentativa dos homens ocultarem sua profunda inveja da xana e do útero. Por que alguém que tem uma metralhadora semi-automática, localizada em um ponto estratégico onde se situam vários compartimentos bem divididos, organizados de forma otimizada e capazes de desempenhar as mais diversas funções teria inveja de quem tem apenas uma espingarda emperrada que fica em meio a tudo jogado por ali de forma desorganizada, misturada, e que só tem uma função praticamente?

Anônimo disse...

Debate aporético sobre beleza.

Querem saber realmente se a beleza ou o dinheiro que importa?

Cadastre-se no site: https://www.meupatrocinio.com

E tire suas conclusões.....


titia disse...

15:45 de acordo com pesquisas, essa é a geração que menos faz sexo desde os anos 20. Ou seja, as mulheres não dependem de pinto não, colega. Além disso, 40% em média das mulheres hétero não tem orgasmo quando fazem sexo com homens. O motivo pelo qual vocês caras não vivem sem pinto é que vocês tem ponto G no cu, e entendem tão pouco de mulher que nem se ligaram ainda que nós não só não temos ponto G no cu mas que o órgão responsável pelo prazer feminino é o clitóris.

"Levar ao segundo turno" não é sinônimo de ganhar, porífero. Presta atenção quando o professor de português entra na sala.

Anônimo disse...

Li há alguns comentários atrás sobre as escolha que as mulheres fazem quando escolhem seus machos: Se por ser bonito ou por ter dinheiro.

É privilegio das fêmeas escolherem os seus machos como parceiros, e eles tem que mostrarem alguma qualidades para serem escolhidos. O pavão exibe sua linda calda multicores para serem escolhido pela pavoa; A leoa permite ser copulada somente por aquele leão mais forte (o chefe do bando) e os exemplos vão ao infinito.

A espécie homo não seria diferente: O melhor caçador, o melhor pescador, o melhor coletor de alimentos, o mais hábil com as ferramentas, o melhor guerreiro eram os escolhidos, pois esses poderia melhor protegerem e manter a sua prole. E isso perdurou por milhares de anos e era um acordo tácito: Se você oferecer conforto e abrigo para a nossa prole, eu serei sua companheira.

Hoje a moeda é outra e não tem construção social, mudança de significação de conceito que mude isso.

Anônimo disse...

O mascu demente das 03:44

Vc acabou de confirmar, ao usar o exemplo dos pavões, q as mulheres selecionam (lix)omens pela aparência, seu inutil

Ser bonito é obrigação do sexo masculixo e não do feminino, imbecil, palavras suas

E as leoas não escolhem o "~mais forte~", seu burro, ELAS são as mais fortes, elas que caçam e elas que defendem o bando, o leão só come, caga e dorme, apedeuta, as leoas nem mesmo "escolhem", elas apenas aceitam o leão otário e vagal sobrevivente da luta imbecil e suicida q eles mesmos travam

Ficar com o q sobrou não é escolha, mascu

E vc está dizendo com isso, seu inútil, q é dever dos ma(li)xos matarem uns aos outros, panaca

E é claro q com o GÊNERO (não espécie, sua mula) homo (não hétero) não só seria como é diferente

Isso q vc regurgitou nunca foi um critério de seleção único e padrão, seu lixo

Omen nenhum precisa ser o "melhor" isso ou o "melhor" aquilo pra ser escolhido, idiota, caso contrário, nenhum homem seria escolhido pra cópula alguma, ja q vcs simplesmente não são melhores em nada, melhores são as mulheres

Nos poupe do seu analfabetismo histórico e científico mascu

Vc nem deveria ter a cara de pau de citar natureza, a mesma q aleija portadores de anomalya y severamente e continuamente

O cromossomo y (desfalcado q só ele) perdendo genes a cada dia q passa e q só tem puro luxo genético, e vc falando de natureza, kkkkk, é pracabar

Isso sim é o q não tem construção social ou mudança de significação de conceito que altere isso, babaca

Anônimo disse...

puro *lixo genético

Anônimo disse...

Besteira quem fala é vc, seu demente

E dó eu tenho é de uma imundície feito vc, mascu cretino

Sai desse seu mundo bostético da imaginação mascuzista q vc ganha mais, retardado

Anônimo disse...

Elogios vem do interior das pessoas e de sua formação cultural, enquanto homens forem criados pra ver mulher como produto de consumo linda continuará a ser o elogio mais usado. Nós mulheres é que temos que mudar o foco dos elogios, isso já está começando. Em poucos anos olhem quantas mudanças na sociedade, por isso os misóginos sem noção estão desesperados, vomitando suas basbaquices pelos blogs e sites que tratam do feminismo.

Anônimo disse...

Um mascul feioso, sem noção, sem criatividade que dá ctrl c e ctrl v nesse comentário idiota de pirralho de 3° série porque não tem criatividade bem pra criar um comentário novo. É monte de merda esse mascul idiota. Não se olha no espelho e vem falar do nível intelectual da titia . Não seja tão patetico, mascul.

titia disse...

12:44 minha mãe e minha irmã trabalham com urnas e as duas garantem que NÃO SE PODE fraudar a urna eletrônica com essa facilidade que vocês imaginam. Tem milhões de protocolos pra programação, pro transporte, lacres que se forem rompidos é preciso passar por um processo complicadíssimo (envolvendo inclusive verificação e assinatura de juiz), cada urna é verificada mil e trezentas vezes, lacrada quando termina a eleição. Minha mãe, aliás, trabalha com justiça eleitoral há mais de 20 anos, pegou urna de papel e urna eletrônica, e voto eletrônico é ZILHÕES de vezes mais difícil que fraudar que voto em papel. Voto em papel aliás ela mesma VIU gente fraudar enquanto fazia a apuração, amassando papelzinho e jogando no lixo, pegando pedaço de papel aleatório, escrevendo e juntando com os votos oficiais. Parem com essa palhaçada de "mimimi bolsolixo não foi eleito, meu candidato não foi eleito, meu tio não foi eleito então foi porque fraudaram a urna!". Seus candidatos não ganham porque não prestam e ponto.

O mascu realmente acha que eu sofro por ter cometido um erro a respeito da profissão da Lola? Pffffff, rapaz, esse cara deve ter levado uma resposta atravessada minha no rabo e nunca superou, e agora projeta a vergonha que sente em mim. Supera, cara.

titia disse...

P.S. político que quer a volta do voto de papel é justamente porque sabe que é mais fácil fraudar, e quer plantar seus capangas ali pra cometer fraudes. Defendeu voto de papel não vota, gente, porque é safado querendo fraudar as eleições pra poder mamar nas tetas do governo.

Anônimo disse...

Se a urna fosse tão boa até o PARAGUAY não tinha devolvido o "presente" para o Brasil. Nenhum outro país do mundo tem essa merda. Se ninguém quer, é porque não presta. Ainda mais em um mundo globalizado, onde tudo o que é bom é copiado.

Anônimo disse...

Falta de noção tem voçê que fica repetindo o erro da titia o tempo todo. Você que alguém leva você a sério com essa sua atitude de pirralho catarrento de 10 anos. Se olha no espelho, mascul. Você não está se comportando com madureza repetindo esse mesmo comentário um zilhão de vezes como um fedelho besta. Antes de apontar os erros dos outros vai crescer por que você parou nos 8 anos.

Anônimo disse...

Nunca vi a esquerda toda, de alckmin a boulos, defender unicamente uma só pauta como defendem as urnas eletrônicas, usadas só no brasil e na venezuela com aval do foro de são paulo, por que será? O problema não está em "fraudar" elas e sim na APURAÇÃO, feita secretamente e sem poder sequer a população contar verdadeiramente! Por isso serviria a impressão do voto, como uma forma de, mesmo que em amostragem, verificar novamente a contagem, pois eu não confio no gilmar mendes contando os votos.

Ademais, chamar uma mulher de bonita não pode. Mas chamar o mbape de bonito pode, ue.

Anônimo disse...

19:33 - alckmin é "esquerda" só se for no seu cu

e tem gente de esquerda q questiona as urnas eletrônicas sim, como paulo henrique amorim

e as urnas eletrônicas não usadas só no brasil (ou na venezuela), seu idiota

os eua, por exemplo, tb as utilizam, seu burro

o problema de vcs direitebas e câncervadores é quererem forçar a população ou gente mais intelectualizada a engolir as conspiracionices de vcs, vcs não conseguem elaborar uma proposição q seja sem cair nas olavices dementes de sempre: "ursal", "forró de são paulo", "illuminati", "terra plana", etc.

é claro q ng vai levá-los a sério desse jeito, então só nos resta rir de uns trouxas analfabetos funcionais feito vcs, kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Amiga das 21:00h: "...os eua, por exemplo, tb as utilizam, seu burro..."
Desculpe, mas acho que vc está enganada. Os EUA utilizam um sistema arcaico de furinhos em um cartão perfurável, salvo engano. Nunca utilizaram urnas eletrônicas.

Anônimo disse...

Não anon, os EUA TB UTILIZAM URNAS ELETRÔNICAS

titia disse...

Mascuzinho, a apuração dos votos passa por impressão, sim. A urna eletrônica imprime uma cédula pra cada voto eletrônico quando é feita a contagem, não se pode mexer nisso por causa do lacre, e você leu a parte em que minha mãe TESTEMUNHOU gente fraudando eleição de papel, seu bosta, e como era FÁCIL fazer isso? Tipo, só amassar um papelzinho e jogar no lixo, ou pegar um pedaço de papel na mesa e escrever o nome do candidato?

E antes de querer dar lição em qualquer um, vá aprender a escrever, seu analfabeto semi funcional. É Paraguai que se escreve, com 'i' no final e só a primeira letra maiúscula. Não sabe nem Português e quer se fazer de mega entendido em justiça eleitoral e tecnologia? Ah vai catar estrela do mar no asfalto.

Anônimo disse...

Direitolixos reclamando das urnas eletrônicas sendo q foram elas quem elegeram o bozomerda

E Anon das 22:54, vc está enganado, os EUA usam urnas eletrônicas SIM

Anônimo disse...

Titia, PY deixou de ser abreviatura mundial do Paraguai? Desde quando?

titia disse...

12:11 a gente deixou de falar português nesse país e começou a falar mascuzês desde quando? Migo, se não tem argumento pra responder, fica calado.

E essa desculpa fuleira de "sigla internacional", puts colega! Essa vergonha você vai ter passar no débito, no crédito, pedir pra sua mãe pagar e ainda parcelar em 10 vezes sem juros.

Anônimo disse...

Feminismo liberal é tão contraditório...

Anônimo disse...

Esse seu desabafo tem um nome:inveja. A forma como as personagens se relacionam, estão à margem do campo profissional- o que poderia justificar sua crítica. Se incomoda, simplesmente, por não ter seus atributos e as vantagens que pudessem te proporcionar.
Além de "orai", vejo que lhe falta muito a prática do "vigiai".

Anônimo disse...

Cada um dá a importância ao que bem entender, na medida em que bem entender. Se procurar, honestamente, objetos fúteis aos quais dá muita relevância, pode crer...vai achar um "zilhão" deles.

Anônimo disse...

Não confunda "beleza" com "belo". E conceitos não estão sujeitos a juizos em termos de artificial/natural,pois são apenas ideias.
Mas como seu texto não trata do conceito de beleza, mas sim da natureza do belo, daquilo que agrada aos sentidos...se o que nos atrai é mutável ou não, sofre influências genéticas, sociais ou de quaisquer outras, pouco importa. E os padrões não passam de descrições sobre tais características que nos atraem. São efeitos, não causas. Se antes uma(s)forma(s) física(s) agradava mais do que as que nos agradam hoje, quer dizer que há motivações machistas nessa mudança, ou na tendência à mudança?! Só na sua cabeça - a do tipo em que 1+1 = machista.

Anônimo disse...

Não...Ele era humano, não muito diferente de ninguém. Pelo menos não foi honesto e realista.

Anônimo disse...

"A beleza é uma construção...": É como você gostaria que fosse, pois seria mais aceitável. Existem influências genéticas, sim. Procure se informar.
"...são contruçocon sociais que não se baseiam nos genes...": Excetuou a beleza, admitindo ser de influência genética. Corrija esse parágrafo, se não quiser manter a contradição.

Anônimo disse...

"Exceto inteligência que tem um pouco de influencia genética e muito de treino.": Não existe nada no ser humano que não tenha como base o seu genoma. E quanto à inteligência, a genotipicidade é mais influente do que supõe.

Anônimo disse...

*pelo menos foi