segunda-feira, 27 de agosto de 2018

ELEIÇÕES 2018: A CHANCE DA ESQUERDA VOLTAR AO PALÁCIO DO PLANALTO E O MOMENTO DECISIVO PARA O PROGRESSISMO DO PAÍS

Publico um texto que João Paulo Jales dos Santos, estudante do curso de Ciências Sociais da UERN, escreveu especialmente pro blog. 

Nesse pouco mais de um mês que separa a campanha presidencial do dia da votação, o país vivenciará uma disputa que se encaminha para um discernimento no quadro eleitoral, ainda com dúvidas sobre as candidaturas que se enfrentarão no 2º turno. 
A fase da pré-campanha assistiu desde a desistência daquele ‘outsider’ com melhor potencial de crescimento eleitoral, Joaquim Barbosa, até o realimento do PSDB como força hegemônica do pólo da centro-direita, passando pelo embate jurídico e político em torno da candidatura do ex-presidente Lula. 
Em 2014, presenciamos a morte de Eduardo Campos, o rápido crescimento nas pesquisas de Marina Silva, que capitaneou num primeiro momento uma queda das intenções de voto de Aécio Neves, até a definição da reeleição de Dilma Rousseff numa acirrada disputa com o tucano. 
Nesses quatro anos que separam o pleito de 2014 com este de 2018, o Brasil viveu uma brusca e acentuada queda da sua economia, o avanço da Lava-jato, um tóxico cenário cultural e social com o despertar das forças reacionárias da direita ultraconservadora, a ardilosa deposição de Dilma Rousseff numa ainda frágil democracia, culminando na chegada de Temer à Presidência, impondo num curto espaço de tempo reformas liberalizantes, fragilizando a situação social, trabalhista e educacional do país. 
A prisão de Lula representa dois fatos políticos. O primeiro, a forte suspeição que paira sob o sistema judiciário, com os questionamentos jurídicos e constitucionais em torno da prisão do ex-presidente, a maior liderança da esquerda, enquanto nenhuma grande liderança da direita teve o mesmo destino prisional que o experimentado por Lula. 
O segundo fato diz respeito a um ponto delicado de renovação de quadros políticos dentro do Partido dos Trabalhadores. É compreensível que Lula seja candidato, visto que é o mais forte candidato do partido para disputar a eleição. No entanto, não se pode deixar de observar que o PT não conseguiu outra candidatura intrapartidária que representasse oxigenação no movimento de candidaturas ao Palácio do Planalto. Lula foi candidato por cinco vezes, tendo sido presidente por dois mandatos consecutivos. O PT, ao lançá-lo novamente, demonstra que até mesmo dentro das estruturas de uma organização democrática como é o Partido dos Trabalhadores, há um fechamento no establishment partidário como se observa nos outros grandes partidos, todos alinhados do centro à direita do espectro ideológico. 
A aliança com Ciro Gomes e Guilherme Boulos em torno da candidatura de Lula não aconteceu, como já era esperado. Dois candidatos combativos, Ciro e Boulos apresentam em seus respectivos Programas de governo propostas à esquerda. Ciro propõe maior presença do Estado na economia, tocando em questões progressistas no campo social. Boulos, com o programa de governo mais extenso entre todos os candidatos, 228 páginas, tem uma plataforma socialista democrática, não deixando dúvidas de que apesar do PSOL ser numericamente uma organização política menor que o PT, o partido quer bater de frente com o petismo no campo progressista. 
Reflexo disso já ocorre nos movimentos sociais, onde o PSOL trava em vários momentos embates com o PT na busca pela liderança. Crítico ferrenho dos governos petista, o PSOL se alinhou com o PT no momento em que toda a esquerda do país, com suas mais variadas correntes de interpretações ideológicas, apoiou Dilma Rousseff quando esta enfrentava o processo constitucional do impeachment. Não deixa de ser interesse notar que as vertentes políticas e sociais da esquerda que não estiveram nos governos petista fizeram as mais combativas defesas de Dilma, enquanto as forças da direita que participaram dos governos do PT foram as responsáveis por golpear a presidente. 
As questões jurídicas em torno da candidatura de Lula serão resolvidas nos próximos dias. Sabendo-se que o ex-presidente tende a obter a impugnação do registro de sua candidatura, Haddad assumirá a condição de candidato do lulopetismo. Como prefeito de São Paulo, Haddad fez uma administração equilibrada, mas teve de enfrentar a fúria antipetista paulistana, o que impossibilitou sua reeleição. Moderado, de fala mansa e serena, Haddad deverá ter um discurso para atrair a classe média que deu ao PT quatro mandatos presidenciais consecutivos, mas que resolveu rejeitar o partido na segunda administração de Dilma. 
Com uma vice no banco de reservas que carrega consigo as caras bandeiras identitárias do progressismo, Manuela D’Ávila, o PT apresenta um programa de governo que aborda o Keynesianismo na economia, políticas públicas para enfrentar as desigualdades e mazelas sociais, junto com a defesa das causas identitárias dos movimentos sociais, propondo ainda revogar as medidas privatizantes sancionadas por Temer. Haddad, se confirmado candidato, tendo Manuela como vice, é a chapa mais à esquerda apresentada pelo PT desde que Lula foi eleito em 2002. Carregando as bandeiras do lulopetismo, segmento ancorado na figura de Lula e que extrapola o eleitorado fiel do PT, será esta chapa que dará maior chance de a esquerda voltar ao poder. 
Num momento em que forças reacionárias lançam um leque de candidaturas aos legislativos estaduais e federal, o campo progressista precisa estar fortemente organizado para derrotar esta direita inspirada no movimento americano Tea Party. O Brasil é um país com tradição de consenso perante a opinião pública na presença do Estado como indutor na provisão de serviços que tornem a sociedade mais igualitária. 
Ao defender o fortalecimento da rede de assistência social e de saúde, da educação pública como um meio para se reduzir as desigualdades, da continuação da política de aumento do salário mínimo, da sustentabilidade ambiental, da justiça social, o campo progressista tem ao seu lado os instrumentos necessários para combater o falso discurso privatizante da direita. Focar na derrota dos ultrarreacionários se faz essencial para se fazer frente ao recrudescimento das forças ultraconservadoras que querem fazer do Brasil uma vitrine da direita. 

38 comentários:

Anônimo disse...

Temer está apoiando Haddad simolesmente pq Temer é o PT, foi escolhido pelo PT e por Lula / Dilma. Dilma e Lula gritam "golpe", mas se fpi um golpe, foi um golpe familiar, golpe de um filho contra os pais.

Anônimo disse...

Sei que há quem diga que bonita não é elogio, mas como é bonita essa Manuela D'Ávila, hein.

Anônimo disse...

Acho que ela DÁ BEM pra ser uma boa candidata a vice! Lula que o diga!

Anônimo disse...

Marina ou Ciro Gomes são duas opções que estão crescendo nas pesquisas de intenção de voto.
Qualquer um dos dois ganha no segundo turno do louco/incompetente/misógino/racista que é o Bolsonaro

Anônimo disse...

Lola se Bolsonaro for presidente do Brasil você promete ir embora?

Anônimo disse...

Vai cuidar do teu rabo, mascul
Cai fora daqui.

Anônimo disse...

"em torno da prisão do ex-presidente, a maior liderança da esquerda, enquanto nenhuma grande liderança da direita teve o mesmo destino prisional que o experimentado por Lula"

O Eduardo Cunha esta preso ele e de esquerda? O Aike Batista foi preso, ele era um bilionário de esquerda?

Anônimo disse...

"No entanto, não se pode deixar de observar que o PT não conseguiu outra candidatura intrapartidária que representasse oxigenação no movimento de candidaturas ao Palácio do Planalto"

Os planos eram Zé Dirceu, Palocci ou Genuino, porem foi tido mundo preso, e com o agravante de ter o Palocci dedurando todo mundo. Dilma em 2010 foi o que sobrou nunca foi plano do PT ter la como candidata, tanto que ela era do PDT, O Haddad aparece agora como mais uma rapa do tacho. Não foi nem para segundo turno na tentativa de releição para prefeitura de SP, perdeu ate na periferia que sempre foram reduto petista.
O dia que Lula falecer o PT acaba.

Anônimo disse...

Lola vc soube do escândalo Piauigate? No Twitter

Anônimo disse...

Lola vc disse aqui no blog ha mais de ano atrás que Bolso não seria candidato para não correr risco de perder o mandato, ele foi, disse que não iria para o segundo turno, hj os outros é que disputam quem irá com ele, essa tática da esquerda de ignorar o problema não acaba ajudando o inimigo?

Anônimo disse...

Qualquer candidato ganha no segundo turno do louco/incompetente/misógino/racista que é o Bolsonaro

Anônimo disse...

E o Maluf, o Sérgio Cabral, o Eduardo Azeredo, o Paulo Preto...

Anônimo disse...

Haddad tem chance de segundo turno para vcs?

Anônimo disse...

Nem fudendo! Vai dar Bolso x Marina ou Bolso x Alckmin.

Anônimo disse...

O resultado dessa eleição é imprevisível. Temos quatro candidatos com potencial de disputar o segundo turno com o favorito Bolsonaro (é claro, se a candidatura de Lula for caçada). O risco de Bolsonaro se eleger é real, principalmente se levarmos em conta que parte dos que opinam nas pesquisas não ter candidato ou votar branco/nulo são dos chamados "votos envergonhados" de pessoas que irão votar em Bolsonaro mas não assumem isso.

Anônimo disse...

Minha avó e minhas tias vão votar no Bolsonaro. Já as primas, que estão nas Universidades federais-esquerdistas- só criticam elas. Os homens, todos, vão votar no Bolsonaro.

Anônimo disse...

Segundo o datafolha petista, não, mas se olhar todas as outras pesquisas apenas quem poderia ganhar dele (e dentro da margem de erro ainda) é a marina.

Anônimo disse...

Talvez possa ser alkmin, marina é fraca, não tem apoio na inrernet, na rua e nem tv.

Anônimo disse...

O Boçal Naro é um tipo de lixo humano misógino, racista, incompetente e ladrão , só pessoas sem noção votam nele

Anônimo disse...

A classe média brasileira MERECE Bolsonaro presidente.

Anônimo disse...

Bolsonaro é muito burro. Não sabe o que fazer na presidência. É um fantoche do tal Paulo Guedes, que já disse que vai fazer o que Temer faz, mas mais depressa.

Anônimo disse...

Belo texto. Mentiroso, mas não deixa de ser um belo texto.

O dito "progressismo do bem" esteve no poder por mais de uma década e isso nos levou para onde?



Rafael disse...

A estratégia do PT de colocar esse plano B do Haddad irá ajudar o Bolsonaro,aliás,alguém viu a autorização do Lula?

Anônimo disse...

Então a nação brasileira é sem noção, por seus critérios.

Anônimo disse...

Sempre disse isso. Haddad é extremamente impopular. Lula não irá conseguir transferir votos pra ele. Talvez conseguiria para a vice ( 3° ). Mas eles preferiram um macho ao invés dela, e todos nós vamos pagar por isso.

Anônimo disse...

Não ajuda nada.

Anônimo disse...

E eu que pensava que perguntar não ofende.

Anônimo disse...

Depois do mensalinho do Twitter realmente nem sei mais em quem votar porque não me parece mais que o PT seja viável nesse sentido. Não dentro do que entendo por ética. Tava bem claro na proposta que era pra simular alcance orgânico e isso sozinho já é fraude eleitoral.

Manu eu já não votaria nela mas agora nem candidata mais é, Boulos é totalmente sem condição (moro em uma região com invasões pesadas a prédios entao conheço bem como que funciona isso), Marina não tem minha simpatia, Ciro Gomes é uma pessoa que não vou dizer o que acho pra não tomar processo e o resto nem se fala.

Só vou votar mesmo no segundo turno e isso se acontecer a desgraça do Bolsonaro chegar lá, aí eu voto em qualquer pessoa que estiver concorrendo com ele (incluindo Ciro, Haddad, seja lá quem for) porque literalmente qualquer coisa no universo é melhor do que o Bolsonaro e estou com um temor honesto de que esse cara vai ganhar. As pessoas estão perdendo o medo de falar que irão votar nele e aí você toma umas surpresas, tipo ter uma prima trans que vai votar nele, aquele parente que você sabe com 100 por cento de certeza que é gay (no armário) também, a moça que trabalha ajudando minha mãe (pobre de direita, nunca vou entender isso), meus pais, meus sogros, a grande maioria dos meus colegas de trabalho (quem vota esquerda aqui tá ficando quieto porque o assédio contra é pesadíssimo, nunca vi isso na vida), os colegas da faculdade do meu filho, a "tia" do salgado, o "tio" da padaria, estou vendo cada vez mais pessoas direcionando votos a ele ou intenções de votos e admito que dá um certo desespero porque é muita gente mesmo que, no sentido mais puro da palavra, não tem ideia do que está fazendo.

Anônimo disse...

Que estranho, cara. Tua estória parece fanfic. Aqui isso não acontece. Há poucos querendo votar em Bolsonaro, graças aos céus não estou cercada de fanáticos bolsominions.

Anônimo disse...

Vamos ver daqui a 40 dias então. Vc vai se surpreender.

Anônimo disse...

Sobre a polêmica sobre se os EUA utilizam ou não as urnas eletrônicas: Ao invés de criar mais polêmica, resolvi pesquisar diretamente na fonte: no site do "TSE" deles:

http://www.ncsl.org/research/elections-and-campaigns/states-and-election-reform-the-canvass-may-2015.aspx onde se lê (traduzido):

"Cada estado, e às vezes cada jurisdição, toma sua própria decisão sobre qual equipamento eleitoral usar. Enquanto algumas jurisdições pequenas contam todas as cédulas à mão, em geral as opções para novos equipamentos continuam a ser variações em “papel ou eletrônico”. Em outras palavras, cédulas de papel que são contadas através de equipamentos de digitalização ótica ou equipamentos eletrônicos de gravação direta ( DREs) que podem parecer um pouco como um caixa eletrônico. Enquanto aqueles que usam DREs os amam, as escolhas mais recentes de equipamentos tendem para o papel e o lado da varredura óptica".

Ou seja: Alguns estados utilizam A CONTAGEM DAS CÉDULAS DE PAPEL ATRAVÉS DE EQUIPAMENTOS DE DIGITALIZAÇÃO ÓTICA OU EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DE GRAVAÇÃO DIRETA. Então, eles, sim, utilizam "urnas eletrônicas" para CONTAR os votos manuais - aqueles cartões com furinhos - com equipamentos semelhantes àqueles que na lotérica lêem os quadradinhos preenchidos pelos jogadores, ou aqueles cartões de vestibular e concurso públicos, que são "lidos" por máquinas. Conclui-se, portanto, que o sistema de "urnas eletrônicas" de lá é bem diferente daqui. Lá, eles as usam para contar os votos, e não para votar, efetivamente, como acontece aqui no Brasil.

Anônimo disse...

Esse anon das 9:06 usa a mesma estratégia dos caras que falam aqui: "Mas vc não tem medo desses mascus Lola, tô preocupado com sua segurança, era melhor vc maneirar, etc"
As pessoas têm o direito de votar em quem quiser, inclusive no lixo do Boçalnaro.
Mas ele não vai pra frente não pq as opiniões ridículas dele são contra a LEI, como racismo e incitação ao estupro. Esse anormal incompetente não ganha não

Rafael disse...

Sim,dentro do PT existem nomes melhores tb.

Cara Valentina disse...

Um negócio que eu fico curioso pra daná é a hipotética vitória de Márcia Tiburica no RJ. Acho que eu ficaria quatro anos lendo os jornais locais por simples interesse sado-acadêmico.

Anônimo disse...

O próprio trecho q vc copiou e colou aqui, mascu, afirma que os EUA utilizam urnas eletrônicas do estilo Brasileiro (DRE)

Santo analfabetismo funcional

Anônimo disse...

Pior foi o Ken humano expulso injustamente do bbb inglês...

Anônimo disse...

O pt escolheu esse sujeito p/ ganhar votos de uma classe média conservadora-moderada, tanto que o temer assim como o alckimin, é uma versão mais light do bolsolixo. Resultado, o pt levou golpe da bancada conservadora e desonesta a que se aliou. Essa aliança do pt c/ as bancadas conservadoras e tb c/ os oportunistas midiáticos, lembra muito a fábula do escorpião.

Gostei do texto e acho que falta textos assim vindo de petistas, reconhecendo as trapalhadas do partidos dos trapalhões, que foi o que o pt se tornou. E finalmente tb reconheceu que o partido dos trapalhões se estagnou completamente com os seus candidatos mal preparados e sem carisma, que precisam se esconder na sombra de lula p/ ganhar alguns votos.

Anônimo disse...

Vermos João Amoedo, do partido NOVO, no segundo turno.
Daí, tudo pode acontecer.
Anotem aí.