quarta-feira, 6 de junho de 2018

MEU PRESENTE DE ANIVERSÁRIO VEIO ADIANTADO

Abrindo meu presente

Olá, pessoas queridas! Melhor eu contar logo, porque hoje passarei o dia todo no trabalho e virá alguém lembrar. Então: hoje é meu aniversário. Faço 51 anos.
Aquele slogan de "uma boa ideia" (agora sem acento) ainda existe? Bom, pra uma pessoa velhinha como eu, aniversário não vale muito. Minha mãe vai fazer uma torta de chocolate poderosa no domingo, e meio que será só essa a comemoração.
Na real, meu presente de aniversário veio adiantado este ano. Mês passado, 10 de maio, Marcelo Valle Silveira Mello foi preso pela Operação Bravata. Era tudo que eu queria, tirando a paz mundial e o fim da fome.
Marcelo me atormentou durante cinco anos ininterruptos, de maio de 2013, desde que ele saiu da prisão, a maio deste ano. E antes de 2013 também, mais especificamente em 2011 e no início de 2012. Olhando pra trás, vejo que 2012 foi um ano bastante calmo pra mim. Parecido com agora. Desde que Marcelo voltou à prisão, minha vida tem sido uma tranquilidade só (com exceção do trabalho de sempre). Até o número dos trolls aqui no blog caiu.
Claro que falta bastante gente da quadrilha dele ser presa, e claro que o chan que ele criou continua (às moscas, mas continua). E claro que mascus por lá seguem com algumas ameaças (tipo um dizendo que encomendou a morte do meu marido por R$ 20 mil, e que esse assassinato ocorrerá esta semana; outro criminoso, ou o mesmo, deixou fotos da fachada da minha casa e mapas do aeroporto de Fortaleza até o meu endereço, mostrando como é perto e como dá pra vir aqui, matar o maridão, minha mãe e eu, e retornar pra cidade de origem no mesmo dia). Mas é praticamente nada comparado ao que eu recebia antes.
E eu sabia que isso iria acontecer -- que assim que Marcelo fosse preso, a maior parte da sua quadrilha covarde sumiria, apavorada. 
Em alguns momentos durante esses anos todos eu pensava como sou forte, como aguentei tudo isso sem me abalar, sem fechar o blog, sem perder meu sono, minha sanidade, meu bom humor. 
Site de ódio no meu nome, em 2015.
Marcelo ainda colocou meu telefone e
endereço residenciais em cada post
Só teve uma vez nesses sete anos de perseguições que eu chorei por causa do blog. Foi em 2015, quando um site de ódio horroroso que Marcelo criou em meu nome viralizou. Não chorei por conta do site de ódio (confesso que até ri ao ler que "eu" havia realizado um aborto numa aluna numa sala de aula da UFC -- eu, professora de Letras!), mas porque, com o auxílio de reaças asquerosos mais famosos que Marcelo, como Olavão e Roger do Ultraje, que divulgaram o site mesmo sabendo que ele não era meu, ele viralizou. Tipo: você passa dez anos fazendo um blog feminista, o atualiza diariamente, se esforça para alcançar um número de leitorxs decentes, e um site hediondo e claramente fake é espalhado mais do que o seu blog de verdade. É ou não é de chorar?
Quando recebia emails de caras bem conhecidos na internet, assustados porque Marcelo e sua gangue atrelavam seu nome a sites de ódio, pedindo ajuda e conselhos, eu via como sou forte. Quando eu soube que um delegado da PF ficou muito abalado com as ameaças que sofreu da quadrilha, eu vi como sou forte. Porque eles não foram alvos nem de 1% do ódio dirigido a mim, e ainda assim estavam sem rumo.
Eu nunca entrei em pânico, nunca perdi o rumo. Sempre soube que o que misóginos querem é calar mulheres e fazer com que tenhamos medo deles. Se eles conseguissem isso, eles ganhavam. E eu não ia dar esse gostinho a eles.
Ainda entro no chan de vez em quando (mas pretendo encerrar esse capítulo nefasto da minha vida em breve) para ter notícias sobre os processos. Tem gente lá acompanhando cada habeas corpus negado, botando print de cada decisão do juiz. Foi assim que tive acesso a isso (clique para ampliar):
Ou seja, a defesa de Marcelo parece uma peça de humor. 
Como assim, ele "jamais divulgou conteúdos racistas ou incitou a violência na internet"?! Marcelo foi condenado por isso em 2009 e 2012! "Jamais" inclui esses anos também? "Nunca participou de nenhum delito"? Ele foi condenado no mínimo duas vezes por esses "delitos". "Sempre se pautou pela honestidade e pelo trabalho"? Melhor dispensar comentários sobre o cara de 32 anos que vivia da mesada da mãe.
"Inexiste motivo para a manutenção da prisão preventiva do paciente"? Ahã, inexiste. De fato, o único motivo existente pra que ele permaneça em prisão preventiva é que se ele sair voltará a fazer o mesmo que fazia antes (ameaçar pessoas de morte e estupro, criar sites de ódio com apologia a vários crimes, tentar incriminar seus desafetos, fazer terrorismo internacional etc). "O paciente não possui antecedentes criminais"? Mas ele não foi condenado duas vezes? "Sempre colaborou com as investigações"? Parece que a polícia pediu a Marcelo informações sobre outros membros da quadrilha, e ele passou senhas erradas, zombando dos agentes. Grande colaboração!
É tão surreal o negócio que os próprios mascus sanctos se perguntam se não é o próprio Marcelo escrevendo essas peças. Afinal, Marcelo estava cursando Direito numa faculdade particular em Curitiba (que ele mesmo chamava de "uniesquina", onde era odiado por todos seus colegas), e já se achava um grande advogado. Os dois processos que ele abriu contra mim no Juizado Especial em Curitiba eram risíveis, mas ele crente que estava arrasando.
Esses são alguns dos prints do início do ano passado, quando ele abriu o primeiro processo por danos morais. 
Em fevereiro 2017: "Quero que vc saiba que quem te fdeu fui eu"
Leiam lembrando que ele tinha certeza da impunidade, e que agora ele está preso.
Em fevereiro de 2017, quando a juíza aceitou que eu não teria que ir à Curitiba para me defender, Marcelo abandonou o processo -- não sem antes ordenar que seu animal de estimação, Goec (que alguns delegados acreditam ser Marcelo mesmo, ou mais de um membro da quadrilha compartilhando a mesma conta de email), fizesse doxxing e atacasse violentamente as duas advogadas que estavam me ajudando.
Ódio do Marcelo no domingo de Páscoa, 2018
Nas ações, redigidas pelo "nobre advogado" Marcelo, ele usava a lerdeza da justiça contra mim. Dizia que não era possível que eu tivesse registrado tantos boletins de ocorrência e a polícia não havia encontrado nada. Quando finalmente um inquérito foi aberto aqui em Fortaleza em abril do ano passado, reunindo vários dos BOs, Marcelo largou esse discurso. Agora a prova de que minhas acusações contra ele seriam infundadas era que eu estava respondendo a "vários processos".
Marcelo em Brasília, janeiro 2018: conversando com advogados de elite
Sua loucura e megalomania são tão enormes que, em alguns prints do chan, ele falava de "milhares" de processos que eu respondia. 
Marcelo em abril 2018: "Se nem o governo americano consegue me parar, quem [sic] dirá o brasileiro"
Dizia que sua missão na Terra era arruinar a minha vida e convencer toda e qualquer pessoa que já citei no blog (mesmo que eu não tenha citado pelo nome) a me processar. Que ele mesmo redigiria a ação de graça. E que, assim que se formasse e passasse na prova da OAB (ele tinha certeza que passaria -- eu gostaria de ter essa autoestima), ele iria abrir processos em alta escala, fazendo disso um negócio lucrativo (ele criaria sites de ódio, eu ou alguém o denunciaria, e ele processaria quem o denunciasse).
Estratégia de Marcelo em março 2018: "Processo meio mundo"
Até agora, respondi e respondo a três processos, pra ser mais exata.
O primeiro foi de Emerson, ex-comparsa de Marcelo, um psicopata também citado pela Operação Bravata (que só não foi preso agora porque não estava no Brasil), um neonazista que, assim como Marcelo, foi preso em 2012 pela Operação Intolerância e condenado a mais de 6 anos de prisão. Emerson, que fez mais de 50 vídeos me difamando, pediu 40 mil reais por danos morais. Não houve uma única audiência (houve várias desmarcadas) e Emerson aparentemente abandonou a ação. Mas meu processo contra ele segue, porque, já em 2015, entrei com reconvenção. Não vejo vantagem, sinceramente, em processar civilmente um mascu. Eles já são criminosos, não têm nada no nome deles, geralmente não estudam nem trabalham, quase sempre moram com os pais. Se eles forem condenados a pagar indenização, não pagarão e ficarão com o nome sujo. Pra quem já tem o nome sujo, qual a diferença?
Outro processo que respondo corre em segredo de justiça e não tem nada a ver com Marcelo, embora ele mentisse direto no chan de que foi por causa dele que o cara abriu o processo. Só não entendo como Marcelo ficou sabendo desse processo antes de mim.
Fevereiro 2017
E o terceiro processo era do próprio Marcelo, aberto em dezembro último, pela entrevista que dei à Ponte. Na ação, Marcelo me acusou de "encomendar" a matéria, como se eu tivesse algum tipo de poder sobre jornalistas, e como se eu alguma vez tivesse procurado um veículo, e não o contrário. 
Abril 2018
Ele também diz que por eu ser citada nas matérias como professora da UFC, eu estaria usando meu cargo para caluniá-lo. Ele sonhava com um processo administrativo contra mim. De vez em quando ele tinha uns surtos e abria dezenas de fios no seu chan falando dessa ação, e tentava deixar comentários no meu blog sobre o assunto.
Eu fiquei muito feliz que um dos processos da Polícia Federal contra Marcelo (parece que há vinte só no Paraná) me cita:  
"Deve-se destacar especialmente o contido no IPL nº 0115/2016/SR/DPF/CE (eproc nº 5065490-22.2016.4.04.7000), também apenso, em que resta demonstrada uma verdadeira caçada, uma perseguição impiedosa pontuada por um jogo pérfido e sádico promovido por MARCELO em face de Dolores Aronovich Aguero, professora da Universidade Federal do Ceará".
Pois é, foi essa perseguição que fez com que a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) fizesse um  projeto de lei atribuindo à PF a investigação de crimes misóginos na internet. Aprovada em tempo recorde (menos de dois anos) por unanimidade, a lei no. 13.642/2018, chamada de Lei Lola, foi sancionada por Temer em abril. Ainda precisamos conversar com a PF para ver como e onde denunciar e em que casos. A lei ainda está no comecinho, e uma coisa é aprovar a lei (uma vitória gigantesca), outra é aplicá-la, torná-la conhecida pela sociedade.
Para tanto, a deputada Luizianne está planejando oficinas, pra depois poder fazer uma cartilha com várias orientações. Terça que vem, dia 12 de junho, às 14:30, teremos uma audiência pública no Anexo II da Câmara dos Deputados para falar da aplicabilidade da lei. Se você é de Brasília e não tem nada melhor para fazer no Dia dos Namorados, venha! Eu estarei lá.
E, por favor, façam a sua parte: divulguem a Lei Lola. E divulguem pelo nome, não pelo número. Não é porque a lei leva um lindo nome sonoro como o meu ou é em minha homenagem que ela deve ser espalhada pelo nome, e sim porque, pra ela pegar (e é fundamental pras mulheres que a lei pegue!), ela tem que ser conhecida pelo nome. Imaginem se a gente tivesse falado da Lei no. 11.340/06 pelo número, em vez de Lei Maria da Penha -- será que teria se tornado um marco internacional na defesa dos direitos das mulheres?
Então, para meu outro presentão de aniversário este ano (não estou descartando chocolates, se vocês insistem), eu quero que a Lei Lola passe a ser aplicada e ajude muitas meninas e mulheres a se sentirem mais protegidas na internet. E que, quem sabe, homens e meninos passem a nos tratar com o respeito que todas nós merecemos. Obrigada!
É muita felicidade! Explode coração!

42 comentários:

Guidi disse...

Parabéns! Quanta coisa boa! A Lei Lola também é uma enorme vitória para as mulheres :)
E realmente precisa pegar (e quiçá virar um marco como a Maria da Penha!)

Roberta disse...

❤️❤️❤️❤️ parabéns, força, coragem e paz!

Anônimo disse...

Realmente, a sua força é impressionante <3
Feliz aniversário!

titia disse...

Parabéns Lola! Felicidades e muitos presentes! E sim, eu morri de rir com a defesa do Marmelo. Tenho quase certeza que foi ele mesmo que escreveu.


P.S. um bando de moleques que vivem de mesada e não tem 15 temers pra pagar um servidor jurando que deu 20.000 pra matador de aluguel? Essa foi de matar de rir mesmo!

Anônimo disse...

Parabéns LOLA!!!! Adoro o teu blog. Abriu muito a minha a mente e fez de mim uma pessoa com uma melhor auto-estima, mais empoderada. Agradeço muito o teu trabalho! Karine

Sarah Hipolito disse...

Parabéns Lola! Pelo seu aniversário e por suas vitórias. Que venham mais e mais vitórias e muitos anos de vida 😊😊 👏👏👏

Anônimo disse...

>na Real


Lola...

Unknown disse...

Parabéns,Lola, somos as duas de Gêmeos, lembra? adorando sua militância!
um abraço de bem-querer da Márcia Denser

Anônimo disse...

Titia, como você sabe que eles não tem quinze temers?

Anônimo disse...

Aff Lola, bloqueia os trolls.

Anônimo disse...

18:02, vcs tem que ser apresentados a um novo instituto que a esquerda desconhece: A TRANSPARÊNCIA! Bloquear ou deletar o que vcs não querem ou não conseguem absorver não faz das suas sandices verdades. Não faz vcs melhores que nós. Nada disso. Apenas isolam vcs em um mundo imaginário tomado pelas drogas psicodélicas, sem contato com a realidade. E vcs vivem em uma democracia, então já é hora de aprender a conviverem civilizadamente com a opinião contrária. Bjs!

Bruna disse...

Parabéns e que seja um ano maravilhoso pra você!

Anônimo disse...

Mas nós convivemos com opiniões contrárias. Apenas não damos ouvidos a sandices como as suas de defender um criminoso da estirpe de Marcelo. Ah não bloquear suas sandices não as tornam verdades.

Anônimo disse...

Não defendo de forma alguma o Marcelo. Acho que ele tem que pagar pelos seus erros, caso sejam enquadrados em algum fato típico e antijurídico. Mas acho que a blogueira cometeu as mesmas condutas e deveria estar sendo tratada da mesma forma pela "justiça", coisa que não está acontecendo. Os dois são iguais em sentido oposto. Simples assim.

Anônimo disse...

19:09 - cala a boca, seu bosta

dede quando a lola promove ou divulga pornografia infantil, faz discurso de ódio, persegue e ameaça os outros de morte?

"Os dois são iguais" é a sua uretra entupida, seu lixo, vá se foder

lola aronovich disse...

Ai ai, esse discurso de "vc e Marcelo cometem os mesmos crimes, os dois têm que ser presos" faz tanto sentido quanto "machismo e feminismo são a mesma coisa". Eu sou uma pessoa ética, com rosto e nome, nunca cometi crime nenhum, enquanto Marcelo e sua quadrilha são covardes que se escondem atrás de uma tela de computador para cometer uma lista imensa de crimes (tanto que a PF está dizendo que os crimes cometidos por Marcelo agora podem somar 39 anos). Diga UM crime que cometi, qualquer coisa que eu seja parecida com os psicopatas mascus. Diga qual é o discurso de ódio que EU promovo. Difícil, né? Quer uma prova de que eu sou ética e não cometo qualquer crime? A maior prova, pra mim, é que vcs não conseguem me atacar (sequer conseguem me criticar) pelas coisas que eu falo e faço. Precisam INVENTAR discursos e ações pra mim.

titia disse...

17:50 lá pelos idos de 2013 ou 2014, havia um mascu cujo nome eu me esqueci que tinha um blog misógino e fazia parte do clubinho que tentava difamar/ameaçar/intimidar e calar a Lola. Um dia, esse blog simplesmente desapareceu da internet. Sumiu, ninguém sabe ninguém viu. Então descobriram que o blog dele tinha caído porque o sujeito não pagava a mensalidade do servidor, que era de 15 reais. Ele não tinha essa quantia disponível pra pagar a hospedagem e perdeu sua paginazinha misógina. A maioria dos mascus é igual a esse cara, não trabalha, vive de mesada e não pode dispor de 15 temers (hoje em dia provavelmente é mais caro) pra pagar um servidor baratinho; o único mascu com dinheiro é o Marmelo, porque a mãe dele tem dinheiro. Marmelo é o único que ainda cria essas páginas difamatórias porque só a mesada dele rende o suficiente pra pagar um servidor onde hospedar suas calúnias.

Emile disse...

Parabéns Lola!!!

Muitas felicidades hoje e sempre.

abração.

DiLuaa disse...

Parabens Lola! Você é um exemplo de tudo que há de bom nessa vida! Obrigada por fazer o que faz e, principalmente, ser essa pessoa forte e ética que é! Muitos anos de vida! Muita saúde!

Amanda Machado disse...

Parabéns Lola!!!
Vida longa, apaixonada, de muitas lutas e vitórias tão coletivas, iguais a este seu presente adiantado! Continue nos inspirando, continue nos iluminando. Um novo ano lindo e poderoso, como você.

Becx disse...

Bahahahah. Cara vc enlouqueceu. Fique quieto para ninguém pwrceber que vc precisa ser internado.

Anônimo disse...

Por que a imagem associada com os mascus são homens usando Fedora? Eles acham mesmo que quando as pessoas chamam eles de fedorentos não estão se referindo ao odor fétido e a podridão deles, mas simplesmente que eles gostam de usar aqueles chapéus?

Anônimo disse...

Parabéns Lola!!

Anônimo disse...

O cérebro dos mascus trabalha baseado no confronto constante deles com as dissonâncias cognitivas que sempre os encurralam... é tudo A Raposa e as Uvas. Quando a raposa percebe que não consegue alcançar as uvas, ela decide que não as quer realmente, que não vale a pena comer, com a justificativa de que as uvas, provavelmente, não estão maduras ou que são azedas. Um exemplo da formação adaptativa de preferências, com o objetivo de reduzir a dissonância cognitiva que sente quando possui uma opinião ou um comportamento que não condiz com o que pensa de si, das suas opiniões ou comportamentos.

Felipe Roberto Martins disse...

Oieee Lola!!!

Feliz Aniversário (aqui atrasado, mandei por e-mail também). Saúde e Paz!!!

Lola faz algum tempo que acompanho o blog e gosto d+:).

Tudo começou quando um dia lendo e pesquisando sobre Feminismo e Direitos Humanos cheguei na sua página...

Num primeiro momento acabei não lendo, devido falta de tempo (sou professor também) e depois num segundo, cheguei de novo no seu blog.

No segundo momento não lembro como cheguei, cheguei e fiquei...:).

Seu blog p/ mim realiza um serviço público de esclarecimento, nosso país precisa de mídias e – principalmente – de textos como
os seus: fundamentados.

Hoje uso seus textos até em sala de aula com meus alunxs de ensino médio!!!

Os mais recentes/ tocantes: bullying/ gordofobia e homofobia... foi triste demais o que aconteceu com o Yago por ser gay e com a Dielly por ser gorda.

Fiquei em choque. O Brasil é repleto de preconceitos estruturais numa sociedade alienada e hipócrita. Suas ideias me trazem a vontade de lutar por um Brasil mais Justo.

Esta batalha é difícil, não impossível.

O país carece de leitura e acesso à Educação Básica de qualidade, afinal sem educação libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor já dizia Paulo Freire.

Agradeço por você existir, escrever textos - críticos e reflexivos - onde sinto acima de tudo humanidade, sinto uma pessoa que assim como eu e outrxs, sonham e lavram, por um mundo melhor.

Se eu morasse no Ceará frequentaria seus cursos de extensão e assim que você vier em São Paulo, visite minha Escola, os Professorxs, Funcionárixs e Alunxs necessitam ouvi-la. A Comunidade.

Faço trabalhos de conscientização, através da Linguagem/ Literatura Brasileira, na minha escola, onde tenho liberdade para trabalhar (conquistada).

Continue seu trabalho humano e mágico do blog e na vida profissional também.

Somos resistência. Gosto de ser resistência.

Não aceito um mundo c/ preconceitos como: elitismo, homofobia, machismo, racismo, sexismo, transfobia, entre outros, não aceito. E para mim, o primeiro passo da mudança é não aceitar, pensar, refletir e agir! Dar um basta.

Obrigado por apresentar visões diferentes, que concordo, às vezes, discordo ou que me fazem pensar além sobre a evolução/ revolução – de fato interna e externa.

Vida longa e feliz p/ você e seus queridxs e ao seu blog.

Vejo no futuro a sua vida e o blog virando um filme sabia? Torço por isto, seria muito legal.

Lola se possível, um dia, faça os cursos on-line, assim atingiria + gente (um sonho p/ mim por exemplo, sei que é complicado), sonhar não paga imposto no Brasil, ainda...

Metaforicamente, para você, para a gente do Brasil:

- Que tenhamos a força de Carolina Maria de Jesus e Mãe Aninha;

- Que a gente seja a coragem de Cassandra Rios e Hilda Hilst;

- Que a luz de Pagu nos ilumine junto ao brilho criativo de Caio Fernando Abreu;

- Que vivenciemos a garra de Conceição Evaristo e Ruth de Souza;

- Que lutemos como Clementina de Jesus e Elza Soares;

- Que conquistemos o equilíbrio humano proposto por Djamila Ribeiro e Márcia Tiburi.

Por um Brasil com a luz de “Tieta” com Sonia Braga! A trilha sonora de “Aquarius”! E o talento de Fernanda Montenegro de “Central do Brasil”.

Muitas primaveras, verões, outonos e invernos Querida Lola:).

Forte abraço e muita energia positiva.
Felipe Roberto Martins
Suzano/ SP

Hamanndah disse...

Feliz Niver atrasado .bjaum

Links disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marina disse...

Parabééééns Lolaa!!!!

Anônimo disse...

23:38 fora todos os pensamentos e comportamentos obsessivos compulsivos que os masculinistas têm...

Anônimo disse...

Lola e vc vai mesmo cumprir sua promessa de sumir do Brasil assim que o Bolsonaro for eleito, em Outubro, levando consigo Pablo Vittar e etc? (amém!). Porque o homem vai ganhar, independentemente de vc falar 1 zilhao de vezes que ele não teria chances, desculpe, vc errou novamente, assim como quando disse "não vai ter golpe" e etc. Aguardo sua resposta.

Anônimo disse...

E daí se Bolsonaro ganhar? Observa as feministas morrerem de medo, buaaaaaaaa.
Tá tão incomodado assim que quer ver a Lola fora do país? Espera sentado, fii! Você vai ter que aguentar todo barulho das feministas não daremos descanso um dia sequer.

Luise Mior disse...

Lola, sua diva maravilhosa, parabéns atrasado querida!Não acessei o blog ontem. Também estou muito feliz que Marcelo foi preso, e realmente é uma piada. Não sei se teus advogados já fizeram isso, mas seria útil, nos teus processos, ir ao cartório, acessar o chan, fazer prints oficiais e salvá-los. Podes comprovar aí a litigância de má-fé desses mascus de merda e obter condenação. Você merece tudo de melhor, e nunca agradecerei o suficiente por tudo que me ajudasse. Receba abraço afetuoso <3 E saiba que tem muita gente que te admira muito. Aproveite o bolo no domingo <3

lola aronovich disse...

Em que momento eu fiz essa promessa de que "sumiria do Brasil" se Bolsonaro fosse eleito, mascutroll? Aponta pra mim, por favor. Vale tuíte e blog. Mostra onde que eu disse que sairia do Brasil caso essa catástrofe acontecesse. Eu não tenho vontade de morar em outro país. E Bolso não vai ganhar. Aliás, escolheu um dia ruim pra defender seu mito, hein? Bem hoje que ele fugiu de uma sabatina da Folha, SBT e UOL... Pode anotar aí, isso sim eu disse inúmeras vezes: Bolsonaro não ganha. Não ganha porque temos segundo turno e ninguém com uma rejeição tão imensa quanto a dele consegue a maioria. E mais uma coisa pra vc ficar tristinho -- sabe de onde vem a parte mais gigantesca da rejeição a Bolso? DAS MULHERES. Pro Bolso ganhar, vc vai precisar acabar com o voto feminino. Tá difícil pra vc!


Obrigada a todas e todos que me desejaram feliz aniversário! Vcs são uns amores. E aí, alguém vai conseguir ir à Câmara dos Deputados terça?

betoquintas disse...

eu custo crer no que os "anônimos" mascus escrevem. então "anônimo" das 18:02, o que você e seus amiguinhos vomitam não é opinião, é preconceito, intolerância, discriminação, calúnia, injúria, difamação... coisa de reacionário débil mental.

Kasturba disse...

Parabéns atrasado Lola. Você merece toda felicidade do mundo!!
Parabéns pela sua força, por fazer tanto por todas as mulheres, e por ser esse exemplo de coragem para todas nós!
Tudo de bom nesse próximo ano de sua vida, e em todos os outros.

Estou com pouco acesso à internet pois estou de mudança (de volta ao Brasil), e com mil coisas pra fazer antes do meu filho nascer (está quase lá), por isso só vi seu post agora.
Beijos, Lola!!!

Anônimo disse...

O fugitivo dos debates. Kkkkkkkkk. Ele e mito para moleques abaixo de 15 anos que nao votam

Anônimo disse...

...e, infelizmente, também para os maiores de 15 anos que nunca saem da idade mental de quinze ou menos.

Anônimo disse...

Parabéns Lola. Obrigado pelo melhor blog da internet.

betoquintas disse...

Anônimo bolsominion, você também vai perder quando (se) Bolsonaro vencer.

75981231019 disse...

Parabéns Lola

Valéria Fernandes disse...

Feliz aniversário atrasado, Lola!

Anônimo disse...

Parabéns, Lola!
Você parece ser uma mulher muito forte e incrivel!