quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

UMA MULTINACIONAL FICOU COM MEU DINHEIRO

Eu e o maridão entramos numa promoção ano passado e perdemos quase 120 reais. Dá vontade de fazer um vídeo gritando, sabe?
Foi assim. Eu fui à farmácia perto de casa que vou sempre (pra comprar chocolate), e não lembro o que mais fui comprar, mas o atendente, simpático, perguntou se eu conhecia a promoção da P&G (a multinacional Procter and Gamble). Ele me deu um folheto ilustrado com os produtos participantes e explicou como funcionava: eu compraria até 60 reais em produtos, mandaria o cupom fiscal pra empresa e, dentro de dez dias úteis, receberia os 60 reais de volta na minha conta corrente.
Fiquei interessada. Nenhum dos produtos eu compraria de verdade, mas de graça até injeção na testa, certo? Cheguei em casa, fui até a promoção na internet, e vi que se chamava "Experimente P&G" e era válida só pro Nordeste. Calculei bem quais produtos eu iria levar para que desse 60 reais. Convenci o maridão a participar para que ele também entrasse com seu CPF e comprássemos mais 60 em produtos (eu sou meio trouxa, né? No mínimo, faz um de cada vez!). 
Voltamos à farmácia, e primeira surpresa: não era tão fácil assim. Por exemplo, havia duas marcas de desodorante na promoção, mas você não podia levar as duas, era uma ou outra. Então tivemos que refazer toda a nossa lista lá na farmácia (felizmente, já era tarde e estava vazia). O atendente nos ajudou a pegar todos os produtos. Pagamos, e a farmácia tirou uma xerox da nota fiscal, que ficou com ela.
Meu cupom fiscal
(clique para ampliar)
Na mesma noite (26 de outubro) eu voltei ao site para fazer o nosso cadastro e inserir o cupom fiscal. Aí comecei a ver que não havia nada de fácil na promoção. Só pra tentar inserir o cupom fiscal gastamos uma hora e meia, porque o formato e tamanho nunca eram os permitidos, e eles não especificavam qual era. Já naquele momento me arrependi amargamente de ter entrado na promoção e pedi efusivas desculpas ao maridão, que também estava gastando tempo pra tentar recuperar o dinheiro que usamos pra adquirir produtos que não precisávamos. 
Mas, finalmente, na manhã seguinte, conseguimos colocar o cupom e enviar o maldito cadastro. Estranhamos que não veio nenhuma confirmação. Não recebemos nenhum email, número de protocolo, nada. Esperamos. Não tinha como entrar em contato por email. Quer dizer, o que podia dar errado? É uma multinacional, ela não iria querer tirar dinheiro dos consumidores dessa forma desonesta...
Algumas reclamações de pessoas
que participaram da promoção
Aí viajamos, voltamos, e nenhuma reposta da empresa. Anteontem mandei um tuíte e eles responderam, pedindo pra ligar pro SAC. Liguei, deixei a reclamação pra uma atendente que literalmente bocejava a cada dado, e uma outra atendente ligou no dia seguinte, dizendo que a promoção estava encerrada e que não receberíamos o reembolso porque não nos cadastramos na promoção específica, só no site da P&G. 
Isso é mentira. A gente foi diretamente pro site da promoção. Eu disse pra moça que tivemos muitos problemas para conseguir inserir a nota fiscal, e ela respondeu que isso era comum, e que nessas horas os consumidores ligavam pra P&G. Eu disse que se todos os consumidores precisam ligar (pra um número difícil de encontrar, porque não aparece no site da promoção) pra fazer algo que deveria ser simples, o problema está com o cadastro da empresa. 
Deus é testemunha que a P&G
nunca mais verá o nosso dinheiro
Falei pra ela que tudo bem, a gente jogou R$ 120 fora, mas a P&G iria perder mais do que isso, já que eu iria falar sobre a fraude deles no meu blog e nenhum produto P&G entrará nesta casa de novo. 
Só depois fui ver que está cheio de reclamações sobre essa e outras promoções do mesmo tipo da P&G. 
Eu tô aqui, me sentindo enganada, e prometendo que jamais entrarei em outra promoção de qualquer tipo na vida. 
E com vocês, já aconteceu algo do tipo?
Taí mais um bom motivo pra boicotar a P&G

47 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente mais um trouxa que também caiu nesse conto-da-carochinha da P&G. Após comprar os produtos da promoção e tentar fazer o cadastro no site da P&G foi quase que um parto infindável...

Comprei neste domingo, em uma unidade da Drogaria Araujo em Belo Horizonte - MG um desodorante Old Spice e uma caixa com 4 unidades de cartuchos Gillette Mach 3, ambos participantes da Promoção, conforme anunciado no site e no encarte da Drogaria. Ao acessar o site para cadastrar a nota fiscal e solicitar o reembolso somente o código de barras do desodorante foi reconhecido, o código do Gillette não foi reconhecido pelo sistema. Fiz uma nova tentativa, para cadastrar o Gillette, mas fui impedido, uma vez que o cupom fiscal já estava cadastrado. Tendo em vista que não consegui cadastrar todos os produtos participantes na promoção e que o sistema não me permite a edição do cadastro.

Anônimo disse...

Evitar os produtos será uma batalha com uma lista imensa pois essas controladoras são muito ramificadas: da P&G o que se encontra nas farmácias é só uma parte; ela faz de roupas (digo, coloca etiquetas Boss e Lacoste) até pilhas.
Já viu o mapa com os tentáculos? É "uma meia dúzia de três ou quatro" que controla o mundo...

Encontrei essa figura com um bom tamanho que a deixa mais legível:
http://4.bp.blogspot.com/-IMJ_Zue7WPE/UnxIUcCk9GI/AAAAAAAAAOU/_eUdwsPnmpY/s1600/marcas+controladoras.jpg


Desculpa não assinar: posso depender de emprego em algum daqueles tentáculos e por isso eu tenho medo do Watson.

Saudações.
.

Anônimo disse...

Experimente então ser convencido a comprar uma cota de um empreendimento hoteleiro e depois tente desfazer o negócio. Você vai entender bem o que é um assalto com a conivência da justiça.

Alessandro Bruno disse...

Vc já cadastrou uma reclamação no www.reclameaqui.com.br esse site é muito bom, e geralmente as empresas entram em contato poucos dias depois.

garpereira disse...

Putz que chato, eu tive sucesso e eram fraldas para bebê, pampers eles fazem as melhores, recebi o depósito em menos de 30 dias, mas na hora que estava fazendo o cadastro liguei para o 0800 da promoção, ai tudo desenrolou bem... ah e foram bem atenciosos, se aparecer novamente essa promoção farei novamente...mas com essa redobrada atenção, obrigado por expor esse incomodo seus..

Anônimo disse...

- multinacionais são gananciosas e desonestas

- MEU DEUS UMA PROMOÇÃO DE UMA MULTINACIONAL VOU LÁ

Anônimo disse...

Aprenda a recusar coisas que vc não precisa, além de economizar no bolso, é menos lixo por aí.

titia disse...

Essas promoções sempre tem algum trambique por trás. Sempre. É só ler as letrinhas miúdas dos anúncios e lá vai estar a regrinha que eles escondem pra poder te trapacear legalmente.

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Em muitos casos há uma palavra mágica que abre todas as portas: PROCON. Certa vez fiz um título de capitalização no Santander, e quase no final dos cinco anos, fiz um pagamento a maior. Recebi uma carta de São Paulo, anunciando que os 57 reais do pagamento a mais estavam à minha disposição na agência de Barbacena MG. Fui lá com a correspondência em mãos e me disseram que nada havia. Só depois que ameacei com o PROCON, é que o dinheiro apareceu.

Anos atrás, em 1984, eu caí numa cilada chamada MICRO DADOS 2001, que fazia o seu mapa astral e você tinha que pagar uma quantia ''X'' e arrumar sete pessoas que pagassem. Só que o tolo aqui fez o pagamento, não conseguiu as pessoas e PERDEU O DINHEIRO. Meus pais faleceram sem saber que eu havia caído nesse golpe. Hoje ele tem outro nome: PIRÂMIDE.

Depois dessa fiquei escolado. Não entro em promoção nenhuma desse tipo.

Anônimo disse...

Me desculpe mais eu rir bastante , já cair em tantos golpes de promoções que só Deus ... Tem que expor mesmo . kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Você comprou 120 reais em produtos que não precisava, na esperança de receber esse valor de volta? Mas não era mais fácil simplesmente não ter gasto esses 120 reais? Economia de 100%.

Anônimo disse...

Cara, quanto mais o tempo passa, mais eu fico sem entender: quando é que os comunistas vão aprender que não há almoço gratis????
Vivem tentando alguma brechinha pra ganhar dinheiro fácil ou pra economizar em cima do trabalho dos outros. Depois tomam esses golpes mais óbvios e então ficam chorando.

Em relação à P&G, acredito que o que está havendo no caso dessa empresa é uma desorganização, existe uma fase de adaptação até a multinacional se adequar ao mercado brasileiro. Toda a minha solidariedade à P&G, faço questão de encher minha casa de produtos P&G, mas claro, vou pagar assim que tiver o produto fisicamente em minhas mãos, nada de ser ingênuo e pagar adiantado para uma empresa que ainda está se instalando.

Marina disse...

Mano, pessoa justifica multinacional, usa chavão econômico q ngm aguenta mais e ainda acha q a P&G, uma empresa de mais de 100 anos de idade, acabou de entrar no Brasil....Olha, tá puxada essa caixa de comentários!

Omar Talih disse...

Vocês já fizeram alguma compra de produtos da NET? Pois é, não é promoção, mas seu dados vão parar nas mãos de uma quadrilha que faz compras em seu nome. Depois é aquela correria para cancelar cartão, mudar senhas... etc. Tente falar com a Tim, outro parto. Há muitos golpes que são imorais, mas são legais, tem amparo na lei... E, o estado também se utiliza de muitos deles. E o caminho para reclamação ou recuperação do que lhe "roubaram" legalmente e pior que o labirinto do Minotauro. Então... vamos aprendendo, mas custa caro.

Anônimo disse...

Né!

Anônimo disse...

"Você comprou 120 reais em produtos que não precisava, na esperança de receber esse valor de volta? Mas não era mais fácil simplesmente não ter gasto esses 120 reais? Economia de 100%."

Já dizia o filósofo chinês Julius Pai do Chris, "Se eu não comprar nada, o desconto é maior”

lola aronovich disse...

Ué, tudo que eu comprei são produtos que eu precisava, e vou usar: desodorante, pasta de dente, escova de dente, gilete, shampoo, condicionador, sei lá o que mais (tá no cupom fiscal). A única coisa que eu talvez não precisasse fosse um restaurador pro cabelo, mas tô usando de qualquer jeito. O que eu quis dizer é que não precisava daquela marca nem, talvez, naquele momento. Tudo isso eu tenho em casa, mas de outras marcas. E a gente só costuma comprar em promoção. E quase sempre em supermercado, não farmácia.

Anônimo disse...

Eu parei de entrar em "promoções" quando eu tinha uns 5 anos mais ou menos. Eu e meus amigos comprávamos um álbum que tinha que ser completado com umas figurinhas que formavam uma imagem. Os prêmios eram ridículos, nada que uma criança quisesse (tipo: uma panela de pressão), mas mesmo assim traumatizei quando me dei conta que sempre faltava o mesmo pedaço da imagem pra mim e pra todos os meus amigos. Logicamente, sendo a empresa que dava os prêmios a mesma que controlava de forma direta a produção das figurinhas, algumas dessas ‘figurinhas difíceis’ nem sequer eram produzidas pelas empresas.
Enfim, nada mudou de lá pra cá, empresas seguem sendo empresas e o consumidor que se rale.
Fabi

Anônimo disse...

Caramba, esse golpe estava óbvio. Se eles queriam dar as coisas de graça, bastaria falar para as pessoas pegarem o q quiserem, no valor de 60 reais e ninguém pagaria nada. Por que mandar a pessoa pagar, pra eles devolverem o dinheiro depois? O q eles iam ganhar com isso?
Felizmente, n caí em nenhum golpe e espero q n aconteça nunca.


Mas tem q denunciar esses bostas mesmo!

Anônimo disse...

Eu nunca participei desse tipo de promoção, pois quando lemos nas entrelinhas, nos asteriscos com letrinhas miúdas, é tudo balela, só para engambelar mesmo. Minha caixa de spam é abarrotada de anúncios tipo "venha fazer parte do clube dos testadores", "venha pegar seu prêmio", isso tudo é lenda, mentira. Quanto a P&G não gosto dos produtos, evito comprar, fora que resido em uma cidade com menos de 50 mil habitantes e mudei muito meus hábitos, pois faço eu mesma minha pasta de dentes com argila branca, essência de hortelã, juá, cravo, canela e água, faço sabão para lavar louças com resto de óleo, não uso esponja e sim bucha vegetal, serve para as roupas também e deixo ele líquido para lavagem de roupas e quando lavo na máquina uso também bicarbonato de sódio, vinagre de álcool. Tratamento para os cabelos? Babosa, mas quanto ao shampoo ainda não substitui, quero fazer alguns cursos para fazer meu próprio shampoo, hidratante corporal, óleo essencial.

Anônimo disse...

Se vcs acham que as coisas esse ano estão ruim, se preparem em 2019 tendem a piorar que o Congresso vai ficar ainda mais conservador.

https://www.cartacapital.com.br/politica/congresso-sera-mais-conservador-e-renovacao-pequena-diz-diap

Anônimo disse...

Ué... sempre achei que comunistas demonizavam as multinacionais e tacavam pedras no capitalismo / consumismo desenfreado, que tudo era uma questão de trocas voluntárias, partilha de bens por caridade e humanismo... que coisa isso né? Cada vez me surpreendo mais com o esquerdismo/feminismo/comunismo.

Felipe Roberto Martins disse...

Lola, não fique triste. Foi uma prova de como existem pessoas e empresas ricas que "sobem na vida" enganando todo mundo.

=)= disse...

Anônimo de 8 de fevereiro de 2018 12:46

1 - " quando é que os comunistas vão aprender que não há almoço gratis????"
Quem cai em golpe é porque segue a ideologia comunista? Quem é de direita está livre de cair em golpes? Como chegou a esta conclusão? Estou mesmo curioso para entender como foi o processo.

2 - "o que está havendo no caso dessa empresa é uma desorganização"
Desorganização? Mas há um instante não era "GOLPE ÓBVIO"?

3 - "existe uma fase de adaptação até a multinacional se adequar ao mercado brasileiro"
Organização não é uma premissa inerente apenas ao mercado brasileiro, em lugar nenhum no mundo uma empresa desorganizada é vista com bons olhos. E desconheço no mundo real pessoas tão condescendentes assim com este tipo de falha.

4 - "Toda a minha solidariedade à P&G, faço questão de encher minha casa de produtos P&G."
Provavelmente sua casa já é cheia desses produtos. Mas você parece mesmo empolgado, se entrar em contato com eles via Twitter ou mesmo Facebook acho que consegue adquirir camisetas com estampas da Gillette, Ariel, Always, Tampax ou Pampers sem ônus, quem sabe até ganhe amostras grátis (não sei se isso iria contra sua visão do que é ser anti-comunista, mas foi só uma sugestão, longe de mim querer corromper sua filosofia de vida).

5 - "nada de ser ingênuo e pagar adiantado para uma empresa que ainda está se instalando."
Desculpe, não sei dizer isso sem parecer um tanto rude, mas toda sua fala desde a primeira linha transparece um alto grau de ingenuidade.

(Bonus track) - P&G "UMA EMPRESA QUE AINDA ESTÁ SE INSTALANDO"
?????!!!!!

Se mostrar isso numa página de direita que tenha alguma seriedade provavelmente vão dizer que é fanfic de esquedista montando espantalho para ridicularizar o povo da direita. Até para trolar você precisa manter alguma coerência no discurso, releia o que escreveu, reflita, não vire meme. Sério mesmo, melhore aí.

Anônimo disse...

"Nenhum dos produtos eu compraria de verdade, mas de graça até injeção na testa, certo?"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não

Anônimo disse...

" pois faço eu mesma minha pasta de dentes com argila branca, essência de hortelã, juá, cravo, canela e água"

para com essa frescura que tudo isso aí come o esmalte do dente feito farinha pela abrasividade

qualquer pasta serve, literalmente qualquer uma, a menos que:
- vc tenha sensibilidade, aí tem as sensodyne da vida
- que a pasta tenha bicarbonato, outra coisa pra se evitar porque com o tempo deixa seus dentes amarelados

Anônimo disse...

e babosa, a planta, é tóxica para caraleo

=)= disse...

O portal G1 está fora do ar e o pessoal que comentava as notícias migrou pra cá?
Leio algumas coisas e logo imagino a pessoa se levando logo depois de digitar e gritando (com a cara ruborizada): "EU ORDENO A GUERRA!!! RUÁÁÁ!!!" Sério mesmo.

Viviane disse...

Bem lembrado, Felipe! Bom para esfregar na cara de quem diz que existe "gente que enriqueceu com trabalho honesto" (de quem? rsrsrs).

Anônimo disse...

Quer enganar alguém? Ofereça uma vantagem.
Se a vantagem for indevida, o golpe é certo.

Duvido muito de a PeG tivesse a intenção de enganar alguém, mas...como dizia a minha finada avó: Chapéu de otário é marreta.

Kasturba disse...

Eu já evito bastante produtos dessa marca (e de outras) por causa dos testes em animais...
Digo "evito" e não "boicoto" porque algumas vezes acabo comprando: Pilhas Duracell (eu nem sabia que era da PeG), meu marido usa Gillette, e eventualmente algum outro produto também... Mas no geral, evito bastante.
O desrespeito com o consumidor é de fato um grande absurdo, e mais um motivo pra não comprar dessa empresa. Mas as atrocidades com os animais, no meu ponto de vista, é incomparavelmente pior.

Anônimo disse...

"Chavao economico"

Por que nao basta ser ignorante, tem de ter orgulho disso.

Anônimo disse...

Eu não acredito em promoções. Tudo que é muito bom tem que desconfiar.Nada é de graça, muita gente gananciosa cai na mão de quadrilhas,porquê querem sempre mais e mais.

Anônimo disse...

"Eu já evito bastante produtos dessa marca (e de outras) por causa dos testes em animais..."

Na ordem geral das coisas, não faz muita diferença. Deixa sua consciência socioambiental mais tranqüila, mas...

"Por que deveria? É terrível, mas é uma verdade que o sofrimento entre os animais selvagens é tão dilacerante que as almas sensíveis fariam bem se não refletissem muito a esse respeito.
(...)
portanto podemos supor que as gazelas sofrem dor e medo horríveis quando são perseguidas até a morte - e a maioria delas acaba sendo. A quantidade total de sofrimento por ano no mundo natural está além da nossa capacidade de imaginação. Durante o minuto que levo para compor esta frase, milhares de animais estão sendo devorados vivos, outros correm para salvar a vida, gemendo de pavor, outros são lentamente devorados por dentro por parasitas enervantes, milhares de todos os tipos estão sucumbindo de fome, sede e doença. Tem de ser assim. Se já houve uma época de abundância, esse mesmo fato automaticamente leva a um aumento na população até que o estado natural de fome e sofrimento seja restaurado."

As evidências da Evolução - Richard Dawkins

Kasturba disse...

Sim, gazelas são perseguidas por leões, durante segundos (ou mesmo minutos) de pânico, e depois comidas vivas, por mais alguns minutos de dor e terror indescritíveis.

Mas eu nunca vi nenhum leão estuprando gazelas, depois retirando seus filhotes recém-nascidos, tirando delas seus leites para dar para seus pequenos leõezinhos. Privando gazelas de ver a luz do sol durante toda sua vida, mantendo-as anos a fio em calabouços escuros onde mal conseguem se movimentar e vivem entre suas próprias fezes e urina para fazer testes dolorosos ou depois de anos matá-las para alimentação.

E, no mais, leões são animais irracionais e carnívoros, sua sobrevivência depende disso. Em outras palavras, eles não têm nem consciência e nem escolha.
Já eu, enquanto ser-humano, tenho ambos, e prefiro optar por evitar o sofrimento que está ao meu alcance. :)

Anônimo disse...

Frase do anon de 08/02/2018 das 18:07"para com essa frescura que tudo isso aí come o esmalte do dente feito farinha pela abrasividade"
Provavelmente trabalha em uma multinacional farmacêutica e faz parte da máfia de branco que assola não apenas o Brasil como o resto do mundo com produtos que deixam resíduos a prejudicar o organismo a curto ou longo prazo, depende da formulação como o diclofenaco sódico por exemplo que acaba com os rins por exemplo. Não falam de saúde e sim de doença porque querem futuros "consumidores" para seus produtos, medicamentos, dermocosméticos devido problemas de pele, doenças, etc, por isso tratam com desdém e desprezo quem busca uma alternativa saudável, natural e orgânica para tratamento. Afinal quando escovamos os dentes fazemos é uma forma de tratamento também. Abrasivos tem de monte em pastas de dente como Colgate, Sorriso, etc... Basta ler a formulação.

O anônimo das 18:08 provavelmente é o mesmo das 18:08 e mencionou isso: "e babosa, a planta, é tóxica para caraleo"
Tão tóxica que previne queda de cabelos, seborreia, mas também serve de tratamento para quem estiver com o problema, detalha passe a seiva em alergia de pele e tudo fica normal. Tóxico para caralho são detergentes de louça, sabão em pó devido os ingredientes usados para "branquear" roupas e limpar, desengordurar louças que ao longo do tempo causa alergia. Provavelmente é um consumista predatório esta pessoa e querem impor isso a outras pessoas e usam este tipo de verborragia para sugestionar, enfim tóxico é você, seu psicótico, pois sua postura é essa, vai se tratar enquanto é tempo.

donadio disse...

"sempre achei que comunistas demonizavam as multinacionais e tacavam pedras no capitalismo / consumismo desenfreado, que tudo era uma questão de trocas voluntárias, partilha de bens por caridade e humanismo"

É nisso que dá "achar" coisas de orelhada, sem ler, sem procurar saber.

Comunismo não é a defesa acrítica do "pequeno" - o nome disso é "libertarianismo". Comunismo não tem nada a ver com "trocas voluntárias" - o que quer que isso queira dizer, se é que quer dizer alguma coisa. Comunismo não tem nada a ver com "caridade". Ou com "partilha de bens".

VocÈ está confundindo Marx com São Francisco.

Cão do Mato disse...

Pois é... Cadê a coxinhada que defende a privatização ampla, geral e irrestrita? Como é bom o "dinamismo e a eficiência da iniciativa privada", não é mesmo?

Anônimo disse...

Kasturba,

Essa história de que os leões não tem consciência me lembrou esse texto. É muito interessante, recomendo à você, à Lola e todas leitoras

Anônimo disse...

Eu sou o anon. das 10:12.O link do texto não saiu, então lá vai

http://www.rascunhocomcafe.com/2016/03/polemica-o-ser-humano-e-um-virus.html?m=1

Anônimo disse...

Provavelmente é um consumista predatório esta pessoa e querem impor isso a outras pessoas e usam este tipo de verborragia para sugestionar, enfim tóxico é você, seu psicótico, pois sua postura é essa, vai se tratar enquanto é tempo.


-------------------------------------

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aloka

cada um usa o que quer né

uns usam a inteligência, outras usam babosa e pasta natural kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Sociopata psicótico quer chamar atenção, quando não vem tumultuar, sugestionar, impor, denegrir arquiteta planos de assassinato ou coisas do gênero, quando não fazem isso induzem quem tem instinto e só precisa de meia palavra para colocar o plano adiante, provavelmente é daqueles que incentiva os outros ao suicídio, porém na hora de colocar a cara a tapa corre. Tipos assim gostam de desprezar, humilhar ou mesmo questionar o conhecimento ou busca que o outro faz, caso não seja semelhante ao "normal" de uma sociedade doentia, pois a mente desta pessoa é doente, porém sociopatas transferem responsabilidades e chamam os outros de algo que eles são. Ou então é pago por alguma multinacional, é funcionário da mesma ou puxa saco verborrágico mesmo. Então inteligência é ser escravo de multinacional? Cadê o Rivotril da Roché que você esqueceu de fazer uso hoje? Bom futuro para o seu fígado depois, ok? Danifica não apenas o mesmo como piora o que já esta ruim(raciocínio, concentração).

Anônimo disse...

"Mas eu nunca vi nenhum leão estuprando gazelas, depois retirando seus filhotes recém-nascidos, tirando delas seus leites para dar para seus pequenos leõezinhos."

Estupro de vacas... Não é meio forçado? E ordenhá-las, é assédio sexual? Tocar os seios de uma mulher seria. Tirar o leite a força, então, seria crime contra a humanidade. E os touros, que andam por aí exibindo seus membros, é atentado ao pudor?

Querida, os leões devoram as gazelas com tetas, leite nas tetas, aparelho reprodutor (Sexo oral?), fetos no útero, filhotes recém-nascidos, filhotes adolescentes e tudo mais que conseguirem. E se o ataque falhar e a pobre escapar só com uma dentadinha ou arranhão, o ferimento provavelmente vai infeccionar, causando-lhe uma agonia e morte tão atroz que faria nossos vaqueiros estupradores parecerem amantes estremosos.
Ou seja, eles não são nem um micro pouquinho melhores que nós. Apenas tem o demérito de serem burros demais para desenvolver indústrias.

"Já eu, enquanto ser-humano, tenho ambos, e prefiro optar por evitar o sofrimento que está ao meu alcance."

Eu sei. Só disse que não faz diferença. No oceano de sofrimento e dor selvagens, as gotas que você consegue evitar não comendo bife são nada. Ou muito perto disso.

Se cortássemos qualquer contato com os animais, é certo que nós deixaríamos de lhes causar sofrimento, tranqüilizando nossas consciências. Contudo a natureza continuaria sendo um inferno... Selvagem. De modo que seu vegetarianismo, se fizer algum bem, é muito mais a você que a eles.

Por fim, caberia colher a opinião dos milhões de mimosas que sem nossa ajuda jamais sequer teriam existido. De repente a vida que elas levam lhes parecerá melhor que a inexistência. Vai saber.

- Severino, retirante,
não sei bem o que lhe diga:
não é que espere comprar
em grosso tais partidas,
mas o que compro a retalho
é, de qualquer forma, vida.

Anônimo disse...

Monopólios ou oligopólios são possíveis em lugares que o estado se mete demais na economia.
Só no capitalismo um pouco mais independente o consumidor ter a direito real de escolha. Ele poderá escolher uma dentre muitas empresas. Poderá não consumir produtos de um grupo que não condiz com seus princípios, porque teremos muitas outras opções. Livre concorrência. Agora... no nosso contexto, como não Comprar nada da p&g?

Alicia

Anônimo disse...

"cada um usa o que quer né

uns usam a inteligência, outras usam babosa e pasta natural"

Darwin curte muito a turma da babosa, a turma antivacina, os que acham que suco de couve com bicarbonato de sódio cura câncer, a galera detox... é só a natureza dando um jeito nos excedentes, o que tem meu total apoio. Desde que ninguém me obrigue a nenhuma dessas coisas, para mim tá ótimo. Exceto o caso das vacinas. Aí estamos falando de uma atitude criminosa que deveria ser punida com rigor extremo porque diferente de quem está arrebentando os próprios dentes, essas pessoas colocam em risco toda a sociedade a começar pelos próprios filhos.

Anônimo disse...

"Agora... no nosso contexto, como não Comprar nada da p&g?"

Primeiro você precisa pegar umas listas de todas as marcas da P&G

https://br.pg.com/pt-BR/nossas-marcas

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Procter_%26_Gamble_brands

Depois você pesquisa e descobre que as empresas que dizem não testar em animais também testam, via terceirizada ou simplesmente usando os estudos de quem já testou anteriormente porque do contrário sequer pode colocar o produto no mercado.

Por fim, você começa a boicotar o que realmente interessa - a estupidez - e deixa de participar de promoções esquistas.

Unknown disse...

"a dor que vc consegue evitar não comendo bife são nada"
Isso é o mesmo que eu ver vc se afogando e não fazer nada, afinal há milhares de seres humanos morrendo por ai que eu não posso ajudar, não é mesmo?

E se vc pudesse esclarecer lher entre uma vida de extremo sofrimento (sabe que as galinhas de granja tem que terem seus bicos cortados para não atacarem umas às outras tal é o nivel de stress a que sao submetidas, sendo que crescem em um espaço lotadissimo e a única coisa que veem durante suas vidas são as outras galinhas que estão grudadas nelas em um espaço pequeníssimo). Então se vc pudesse escolher entre uma vida de extremo sofrimento para morrer de forma cruel no final ou escolher a sua não existência o que vc escolheria?