domingo, 10 de dezembro de 2017

A GENTE VALORIZA

Inclua aqui sua legenda (ok, aqui não. Nos comentários. Você entendeu).

27 comentários:

Felipe Roberto Martins disse...

Isto mesmo Lola, por um país livre de todos os preconceitos. Abraços :).

Anônimo disse...

Feministos "desconstruidões" ... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Anônimo disse...

Eu sou homem e não vou em protestos feministas de maneira nenhuma. Nada contra os homens que vão. Eu acho que, se o homem quer ir e se as mulheres no protesto permitem a participação de homens, então que o homem vá. Qual o problema? Eu acho até importante que homens compareçam nesses protestos, pois isso contribui para a construção de uma identidade de gênero masculina mais saudável e libertadora, o que acaba por diminuir a opressão sobre as mulheres.

Mas eu, como homem, não vou em protestos feministas não. Estou em uma fase na qual eu busco descobrir o machismo que eu ainda carrego dentro de mim, tentando mudar minhas atitudes e ser uma pessoa melhor. A minha luta é diária e invisível, dentro de casa mesmo. Se eu começar a pensar em "mudar o mundo", posso acabar esquecendo da minha primeira obrigação: mudar a mim mesmo. Sou homem e o feminismo, para mim, é mais um convite à reforma íntima do que uma bandeira de luta política. Entende?

Eu não preciso que ninguém saiba que eu tenho simpatia pelo feminismo. Não preciso ser visto ou reconhecido como um feminista. Eu até prefiro que as pessoas não me enxerguem dessa forma, pois eu ainda tenho comportamentos bem machistas, que eu me esforço diariamente por mudar. O rótulo de feminista só tornaria mais evidente as muitas contradições que ainda existem dentro de mim, entre o que eu acredito e a minha conduta. O meu passado me condena, de tal maneira que o rótulo em questão não é apenas desnecessário, mas também imerecido.

Então eu não vou aos protestos feministas, não saio na rua sem camisa e com frases de batom no meu peito. Mas acho importante que outros homens façam isso. Talvez um dia, bem lá no futuro, eu faça isso também. Mas hoje, por enquanto, eu busco apenas me tornar uma pessoa melhor. Só isso. E não é que eu não apoie o feminismo. Eu apoio sim. Mas o meu apoio é bem discreto. Não obstante, apesar de ser um apoio discreto, é real e verdadeiro.

Anônimo disse...

Este poste Me fez levantar uma questão que cada vez mais se torna afirmativa pelo menos para mim,me apaixonar êh um processo bem mais complexo depois de eu virar feminista uns anos atrás...tanto assim que faz 3 anos que não me apaixono e todos viraram chatos e pouco interessantes. Não consigo mais sentir admiração por homem algum depois de me aprofundar nos estudos de opressão de gênero e ter consciência das bases de nossa sociedade patriarcal, então nem rola mais.

Anônimo disse...

Ver mulheres pedindo aprovação de homens a sua causa e como ver ovelhas pedindo aprovação de lobos.
Movimento de luta não compactua e dá rolê com opressor.

Anônimo disse...

Quando se pesquisa "homem" e "feminismo" no google, o que mais encontra é texto falando que homem não pode ser feminista, no máximo "pró-feminista", e mesmo assim devem ficar do lado de fora do movimento. Tem até manual de como o homem deve se comportar. Um dos motivos é que o homem não pode sentir o que é a opressão das mulheres, pois os mesmos são os opressores. Entendo assim que a participação do homem no feminismo é na base do "calado, escuta e aceita".

Prometeram igualdade, liberdade e fraternidade, cortaram a cabeça do rei, e cadê?
Na revolução industrial prometeram que a humanidade teria menos trabalho, teríamos uma sociedade prospera, paz, descanso para todos, e onde vocês estão vendo isso? Inúmeros movimentos e revoluções vêm prometendo uma sociedade justa e igual para todos há seculos e até agora nada.

Pq eu deveria acreditar que a "revolução dos bichos" será diferente dessa vez? Só pq está sendo protagonizada por mulheres e querem que eu fique na plateia sem questionar?

Anônimo disse...

Sou a favor de que os homens sejam feministas, sim! E podem dizer abertamente que são ou não. Meu noivo é feminista. Ele tem comportamentos machistas as vezes, mas está tentando e conseguindo melhorar. Não acho que homens não podem ser feministas só porque são beneficiados pelo patriarcado. Há mulheres que são mais machistas do que muitos homens. E eu mesma reconheço que ás vezes sou machista e o feminismo me ajuda a lutar contra isso. O machismo está arraigado na estrutura da sociedade e é preciso aprender a desconstruir isso em si mesmo. Obvio que essa luta é primeiramente e principalmente das mulheres, mas acho que os homens verdadeiramente interessados em ajudar podem falar. Podem opinar sobre o movimento. Até porque se falarem besteiras as mulheres podem esclarecer os equívocos.
No entanto o feminismo é um movimento primeiramente pelas mulheres. É para as mulheres.
Agora tem alguns que dão opiniões completamente sem noção do tipo parar de chamar o movimento feminista de feminismo porque já tem um estigma e blá blá blá. Aaaah por favor! O nome do movimento É feminismo. Não diga que é feminista se achar melhor assim. Tudo bem, mas não queira apagar o nome do movimento.

Anônimo disse...

O cara diz que é feminista mas:

- só sai com garotas brancas, magras e mais jovens que ele
- rejeita pessoas trans sexualmente e afetivamente
- vê o amigo importunando mulheres e não faz nada (mas na rodinha com as amigas, paga de preocupado)
- avalia a amizade com mulheres pela possibilidade de comê-la ou não
- consome pornografia regularmente
- já embebedou alguém para conseguir sexo mais facilmente
- é preciso insistir que ele use camisinha
- é preciso insistir muito mesmo que ele use camisinha
- ele dá um jeito de, com o tempo, ganhar a confiança da garota e não usar
- diz que é de esquerda só pra pegar mulher
- tem como referencial de masculinidade a imposição pela força e virilidade
- "ajuda" nas tarefas domésticas
- quer trofeuzinho por absolutamente tudo, mesmo que esteja fazendo menos que a obrigação porque afinal, há homens muito piores por aí
- faz drama se a companheira quer sair sem ele
- tem mais de vinte e cinco anos e ainda depende financeiramente de pais idosos para morar, jogar videogame e assistir anime
- gosta muito de animes, especialmente aqueles que retratam demônias de 900 anos mas que se parecem muito, muito mesmo, com uma criança de 7 anos seminua
- precisa da mãe da criança, caso tenha filhos, para absolutamente qualquer decisão e não sabe nem o que o filho ou filha come ou veste
- respira aliviado quando nasce um menino
- sente um ciúme incontrolável, de natureza sexual, da filha
- não sabe cozinhar, lavar ou passar nem para si mesmo
- tem empregada
- já pagou por sexo
- quando vê uma criança com o corpo mais formadinho, cogita coisas secretamente
- acha bonito mulher depiladinha no genitais como uma menor impúbere
- não lava o rabo de medo de se sentir menos homem
- mora fora mas leva roupa suja para a mãe lavar
- quando um homem e uma mulher contam o mesmo fato, tende a acreditar mais facilmente no homem
- diz que em caso de estupro é preciso ver bem direitinho isso aí porque não podemos destruir a vida de uma cidadão de bem
- se for negro, só sai publicamente com mulheres brancas e com as pretas, é tudo escondidinho pra ninguém ficar sabendo
- considera John Lennon um grande símbolo da paz
- quando uma mulher está sendo silenciada em ambiente de trabalho, tendo suas ideias e iniciativas roubadas e assumidas por um homem, não faz absolutamente nada a respeito
- explica coisas às mulheres sem elas terem lhe perguntado coisa alguma
- presume que certos autores, artistas e pessoas são do sexo masculino ou que isso e aquilo foi certamente inventado por homens
- trata mulheres "como se fosse um homem", para assim respeitá-las
- importuna mulheres com cantadas e "elogios" e, caso acompanhada, pede desculpas para o homem
- aberta ou secretamente vê problemas em aceitar a liderança feminina
- quando confrontado, diz que "na época não sabia" e que "agora é uma pessoa diferente". Mas não vai se entregar à polícia quando lembra da garota bêbada que estuprou - antes não sabia que era estupro mas agora sabe, e aí parceiro?
- quando confrontado por mulheres, age com violência
- é incapaz de guardar para si mesmo comentários sobre mulheres que guardaria tranquilamente se eles fossem relativos a homens
- escolhe metodicamente mulheres com auto-estima baixa para relacionamentos e banca o professor, o doutor, o psicólogo
- pratica gaslight
- no fundo, acha que toda mulher é louca e todo homem tem, em si, um racionalismo natural
- acredita em cérebro masculino e cérebro feminino
- fica excitado em cenas de estupro de filmes, livros e séries se a vítima é mulher mas fica completamente revoltado caso a vítima seja um homem
- encara mulheres amamentando
- diz que a mulher é histérica mas que ele é nervoso
- diz que a mulher é mandona mas que ele é assertivo
- diz que a mulher é medrosa mas que ele é precavido
- na hora da raiva, mostra que não é feminista merda nenhuma e depois que a raiva passa, diz que a culpa é a socialização.

Anônimo disse...

É um alívio saber que há homens reconhecendo que o pau deles não é o centro do universo. É como transformar caçadores em aguerridos e apaixonados defensores da presa. Apesar de eu achar que fazer um matador de baleias/golfinhos/peixes boi/jaguares etc. ter empatia por esses animais é bem mais fácil do que convencer qualquer humano que mulheres não são criaturas demoníacas que precisam ser controladas por todos os meios possíveis.

Sim, o feminismo é (já foi?) das mulheres, para as mulheres e pelas as mulheres - pelo menos deveria ser.

A verdade é que temos que tomar essa luta por nós mesmas e não esperar a "conversão do caçador" - MUITÍSSIMO MENOS DESCULPA-LOS OU JUSTIFICA-LOS pela caça por que - "ainnn coitadinhos nunca conheceram outra coisa além disso".


Menos desculpas e justificativas. Mais atitudes.

Jane Doe

Anônimo disse...

Só não entendi o que John Lennon tem a ver com isso...

Kasturba disse...

E eu achei contraditório:

- rejeita pessoas trans sexualmente e afetivamente
- acredita em cérebro masculino e cérebro feminino

Afinal, mulher trans não é biologicamente homem mas com cérebro feminino? Então existe diferença entre cérebro masculino e feminino...

Anônimo disse...

"consome pornografia regularmente"

Caralho, qual o problema de assistir pornô?

Anônimo disse...

Pornô hétero e estupro industrializado este e o problema.

Anônimo disse...

Mas não existe só um tipo de pornô hoje em dia

Anônimo disse...

Adorei as costas largas!

Anônimo disse...

Macho imundo pagando de "o feminista", "o desconstruído", "não machista", querendo mandar nas mulheres, com um eufemismo para "se valorizem: deixem de ser machistas, suas vagabundas/idiotas/puritanas/escravas/putas/insira aqui sua misoginia". Nojento!

Anônimo disse...

Cada não que se torna sim
Valida um não que significa não.

Kasturba disse...

Concordo com você! Acho mais do que bem-vindos homens que querem romper com o sistema de opressão existente entre homens e mulheres.
E essa história de "mas eles são opressores, não podem marchar ao lado dos oprimidos" é balela.
Primeiro, porque todos são oprimidos pelo machismo, homens e mulheres. Mulheres são jogadas a um papel inferior enquanto os homens são protagonistas do mundo, sim, mas também é uma forma de opressão ensinar meninos que eles devem provar sua masculinidade a cada respiração. Eu não gostaria de viver assim, e muito homem não gosta também. Gays são homens, e são oprimidos. Homens assexuais são homens, e são oprimidos. Trans são homens, e são oprimidos. Homens negros são homens, e são oprimidos.
E segundo, diversos movimentos tiveram, sim, apoio de dissidentes do "grupo opressor". Quantos abolicionistas eram homens brancos livres? Talvez sem a pressão destas pessoas, o fim da escravidão não teria ocorrido, ou teria demorado mais.
Quantos veganos não existem? E o que é o veganismo senão pessoas (opressoras) marchando pelos direitos dos animais (oprimidos)?

No mais, meu marido também é feminista. Ele dá uma escorregada de vez em quando, e comete algum ato machista sim. Mas aí eu co verso com ele, explico porque está errado, ele me ouve, reflete sobre minhas palavras e muda seu comportamento. Assim como eu também deslizo e reproduzo comportamentos machistas às vezes.

Ana disse...

- rejeita pessoas trans sexualmente e afetivamente

Somos obrigados a ter um relacionamento com pessoas trans?

Homens são bem vindos, quanto mais pessoas feministas, melhor o mundo será.

Anônimo disse...

Pra Kasturba, sobre essa história de cérebro feminino e cérebro masculino

https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/react/article/view/1393

http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/694

Anônimo disse...

Sou mulher e não tenho interesse em passeatas feministas, gosto do feminismo, não da militância.

M.C disse...

Se ele valorizar os próprios neurônios e a própria inteligência irá desconstruir o próprio machismo e se questionar o quanto o patriarcado já foi capaz de faze-lo de idiota; os que não se valorizam nem um pingo,viram mascus é claro.

Kasturba disse...

Quando conheci meu marido ele não era daqueles machistas toscos (senão eu nem me aproximaria), mas tinha lá suas doses de machismo. Por exemplo, colocava no face aquelas fotos de um homem todo armado com dizeres "preparado para conhecer o namorado da minha filha" (ele tem duas filhas de seu primeiro casamento. Ficamos amigos, começamos a namorar e agora estamos casados. E nesse tempo, sempre conversamos muito sobre feminismo, e o impacto negativo do machismo na vida das mulheres. Já contei pra ele inclusive o caso que me ocorreu, de uma gestação indesejada enquanto adolescente e um aborto inseguro obrigada pelos pais do meu namorado (que a Lola publicou há uns dias como Guest Post). Ele sempre se mostra bastante interessado no tema, e inclusive hoje se auto-declara feminista, e sempre faz crítica aos pensamentos machistas de seus colegas de trabalho.
Pois bem, há pouco menos de um mês, sua filha mais velha (16 anos) arranjou o primeiro namorado, um amigo da escola. O rapaz mandou mensagem pra meu marido, pra pedir "permissão" para namorar a filha dele. A resposta do meu marido foi mais ou menos isso: "Quem tem que concordar ou não é ela, ela que vai namorar. Mas espero que vocês dois aproveitem muito essa fase de descobertas, é muito boa. Quero que sejam felizes, mas só peço que não descuidem dos seus estudos e sempre respeitem o tempo um do outro". Depois falou pra filha que ela que tem que saber qual é seu tempo pra cada coisa. Que se ela quiser conversar, ele está sente disposto a ouvir, e se quiser manter sua privacidade, também é seu direito. E marcou consulta ao ginecologista, para que ela faça exames e comece a tomar anti concepcional, para que quando ela decida que está na hora de iniciar sua vida sexual (pode ser com esse namorado, ou com o próximo), não corra o risco de ter uma gestação indesejada.

Sim, homens não são todos animais brutos. Assim como mulheres, são seres humanos, têm capacidade de raciocinar, e melhorarem como pessoas. E podem abrir mão de seus pensamentos e comportamentos machistas sim.

Tenho orgulho do meu marido

Anônimo disse...

18:03 escreveu: "acha bonito mulher depiladinha no genitais como uma menor impúbere". O que há de errado nisso? Não tem nada a ver com "menor impúbere", uma mulher adulta depilada continua sendo uma mulher adulta, só que sem os pelos. O que você dirá das mulheres que gostam de homens com a genitália depilada então? Está estatisticamente comprovado que a grande maioria das mulheres preferem homens com a genitália depilada como um "menor impúbere" TAMBÉM:

https://br.vida-estilo.yahoo.com/maioria-das-mulheres-prefere-parte-213349149.html

http://revistaepoca.globo.com/Vida-util/noticia/2013/02/e-dos-depilados-que-eles-gostam-mais.html


Então não se trata de "machismo", o fato é que a maioria das pessoas não gosta de pelos.

Anônimo disse...

Gente, qual o problema de o 'homem feministo' gostar de mulher branca e magra? Mulher hétero, e até mesmo lésbica ou bi, gosta de um certo tipo de pessoa, não adianta dizer que não pq é sim.
Outra coisa, pelo pubiano. Eu sou hétero, mulher, e quando meu namorado não depila eu falto pouco desistir. Acho péssimooooooooooooooooooo pra fazer oral, então assim né...
Na humildade mesmo, qual o problema?

Anônimo disse...

Isso aí é moda, modinha, pode mudar de uma hora pra outra. O que não pode é todo mundo agora ser obrigada(o) a se depilar. As pessoas tem vários motivos para não depilar, fora o gosto pessoal, tipo falta de tempo, grana, alergia a cera ou a lâmina, pele sensível...

Kasturba disse...

Eu não acho que se depilar seja um problema. O que eu vejo problema é um homem todo peludo e fedorento dizer que a mulher com muito menos pelo que ele é "porca" porque não se depila (isso acontece muito). Como se pêlos femininos fossem nojentos, e pêlos masculinos tivessem ok.

Eu mesma, não depilo minhas pernas há mais de 1 ano, porque os pêlos realmente não me incomodam. Mas os pêlos pubianos, tiro sim, assim como meu marido também tira os dele. Como foi dito, pêlo na garganta é uma sensação horrível (em mim provoca uma agonia enorme, não dá pra engolir e nem pra tossir, parece que ele criou raízes e vai ficar lá para pra sempre), e não combina com sexo oral de forma alguma. Como eu curto fazer e receber, ambos nos depilamos. Não vejo nada de "não feminista" ou "opressor" nisso.