terça-feira, 24 de outubro de 2017

NA SUA CRUZADA MORALISTA, REAÇAS ATACAM CAETANO

Como ainda estão falando do "caso Caetano", vou dar meus pitacos, ciente que tudo que eu falar (ou não falar) será usado contra mim, pra variar. Talvez o pessoal que anda coletando assinaturas para fazer com que meu blog seja extinto da internet e eu seja expulsa "da universidade e do país" (conforme comentário deixado aqui) possa obter mais material para sua nobre causa. 
E qual é, afinal, o "caso Caetano"? Bom, a hashtag #CaetanoPedofilo chegou nos Trending Topics do Twitter no sábado e manteve-se lá o dia todo. O estopim pro levante reaça contra o artista é que ele e sua esposa Paula Lavigne entraram com uma ação contra o MBL e Alexandre Frota (que registrou a marca fantasia MBL em seu nome) porque o grupo tem feito posts que, segundo o casal, ferem sua honra. Tipo este ao lado, em que o MBL pegou uma imagem da performance polêmica do homem nu no museu e trocou o rosto dele pelo de Caetano, e o das meninas, pelo de Paula. 
Paula quando tinha 19 anos
Caetano tem hoje 75 anos e Paula, 48. Foram casados durante duas décadas, têm dois filhos, ambos músicos, se separaram em 2005, voltaram ano passado, e estão juntos novamente. Numa entrevista à revista Playboy, em 1998, Paula contou ter perdido sua virgindade com Caetano quando ela tinha 13 anos, e ele, 40. Em entrevista a Marie Claire faz um ano, Paula parece ter se arrependido de falar isso em público. "As pessoas não entendem que uma menina pode ter mais maturidade do que outras nessa idade?", questionou.
Não, não entendem. Quando se é menor de 14 anos, qualquer conduta sexual que um adulto tem com ele ou ela é considerado estupro de vulnerável, mesmo que o sexo tenha sido consentido (obviamente foi no caso de Paula e Caetano). A lei entende que um menor de 14 anos não tem capacidade para consentir. 
É complicado, porque se ignora qualquer agência ou vontade do menor de idade (eu com 14 anos era virgem e queria muito transar com um salva-vidas do clube que eu frequentava, que tinha 22 anos. Ele fez a coisa certa: não me deu corda. Cabe ao adulto essa atitude responsável, não à criança). E é isso que Caetano deveria ter feito 35 anos atrás. Não ter iniciado qualquer romance com a Paula de 13, ou, se foi ela que começou o flerte, o famoso artista deveria ter cortado tudo naquele momento.
Paula na sua festa de 15 anos
Mas não foi isso que aconteceu. Pela lei, o que Caetano fez é visto como estupro, ainda que, antes de 2009, havia uma interpretação de que podia não ser crime se não houvesse violência contra a criança. 
Para que Caetano fosse punido por ter feito sexo com Paula, os pais dela teriam que tê-lo denunciá-lo, ou a própria Paula teria que fazer uma queixa-crime quando completasse a maioridade. Ninguém denunciou. Na época, também havia uma lei absurda (que hoje não se aplica mais graças aos protestos de nós feministas) que dizia que, se o autor do estupro se casasse com a vítima, ele não seria punido. 
Caetano não poderia ser punido hoje porque seu crime prescreveu. Ainda que o Senado tenha aprovado em agosto uma PEC de autoria de Jorge Viana (PT-AC) que torna imprescritível o crime de estupro, o que vale para Caetano é a lei atual. Hoje o prazo para denúncia de um estupro pode chegar a vinte anos, quando a vítima é menor de idade. 
Em tempo: mesmo que eu adore o Caetano cantor e compositor, um gênio da música, como pessoa ele sempre me pareceu chato e arrogante, com visões políticas incoerentes. Mas gostar ou não de Caetano não é a questão. Reaças não gostam dele, nunca gostaram, e tem grandes problemas em aceitar que ele é heterossexual.
Enfim, se Caetano nunca foi denunciado, se Paula nunca se viu como vítima, se o crime já prescreveu há anos, por que os reaças estão fazendo todo esse esforço (memes e hashtags) para tachar o artista como pedófilo e estuprador? Só entre os dias 7 e 10 de outubro, o MBL publicou 24 posts sobre o casal.
Olha, é bem simples: porque Caetano e Paula foram os principais articuladores da campanha #342Artes, lançada no início do mês, se posicionando contra a censura e difamação promovidas sobretudo pelo MBL.
Seria bastante estúpido pensar que reaças dão a mínima para crianças. O que acontece é que eles notaram que a bandeira contra a corrupção perdeu o gás (principalmente depois que todo mundo viu que Aécio permanecerá livre, solto e com mandato, apesar das provas contra ele). 
Como os candidatos da direita ou têm projetos amplamente impopulares (privatizar e terceirizar tudo, aumentar a idade para a aposentadoria etc), ou não tem projetos (um dos filhotes de Bolso escreveu no Twitter: "Meu projeto para economia: acabar com o roubo"), a saída que encontraram para se manter em evidência foi apelar para o moralismo barato e hipócrita. 
Como seus seguidores são movidos a fake news e memes, não fatos, basta chamar o "homem nu" da exposição do MAM de pedófilo (embora não houvesse qualquer coisa sexual na sua performance), ou a artista que fez um quadro contra a pedofilia de pedófila (embora tivesse escrito no quadro: "O machismo mata, violenta e humilha"), ou a outra artista da obra "criança viada" de pedófila, ou qualquer pessoa que for contra fechar museus de pedófila, que pronto -- é tudo pedófilo! 
Junte essa indignação forçada com a certeza que os reaças têm de que a arte é um espaço de promiscuidade e degeneração, de que praticamente todos os artistas são de esquerda, logo, viciados em droga, homossexuais e/ou prostitutas, e sedentos para liberar a pedofilia, e temos combustível garantido para acender várias fogueiras. 
E isso que estamos em 2017, um ano não eleitoral. Imagine o inferno que vai ser ano que vem, se tivermos eleições. 

81 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe, mas se ele tirou a virgindade dela com 13 anos, onde estão as fake news?

Anônimo disse...

Ué, agora a exposição é polêmica?

Mas poucos dias atrás vc disse que não tinha nada demais, que era só arte.

donadio disse...

"Caetano não poderia ser punido hoje porque seu crime prescreveu."

Caetano não poderia ser punido hoje por que a lei penal não retroage contra o réu. Se na época dos fatos a lei dizia que o casamento da vítima com o ofensor extinguia a punibilidade, e se Caetano se casou com Paula, a punibilidade foi extinta no momento do casamento, independente de qualquer prazo prescricional.

donadio disse...

"Ué, agora a exposição é polêmica?

Mas poucos dias atrás vc disse que não tinha nada demais, que era só arte.
"

Acho que você não sabe o que quer dizer "polêmico".

O seu comentário é polêmico, por que estou polemizando com ele. Continua a não ter nada demais, é só um comentário num blog (ainda que não particularmente bem-informado).

Fico me perguntando de onde você tirou sua noção de "polêmico", e não posso deixar de lembrar que vídeos pornográficos costumam se auto-descrever como "polêmicos" em sua publicidade.

Anônimo disse...

N tem mentira nenhuma, é pedofilo e estuprador, mesmo q n possa ser punido.

Anônimo disse...

Esperando a Titia se manifestar contra a atitude do Caetano

Unknown disse...

Eu entendo o uso político que o MBL está fazendo dessa situação do Caetano com a Paula. É deplorável, mas é o jogo sujo da política; tanto direita, quanto esquerda fazem isso.
Mesmo sabendo da hipocrisia e oportunismo do MBL, continuo a achar condenável um homem de 40 anos transar com uma menina de 13 (e não importa o nível de maturidade dessa menina!). Fico, apenas, em dúvida se o tacharia de estuprador, correndo risco de cair em um anacronismo jurídico.

Anônimo disse...

A "esquerda" e a "direita" como rótulos políticos não parecem fazer muito sentido, até frente e trás, cima e baixo, significam melhor as posições políticas em oposição que direita e esquerda; a não ser que esquerda e direita estejam se referindo apenas a uma oposição meramente lateral, num mesmo plano, no mesmo nível, lado a lado, daí sim esquerda e direita fazem todo sentido mesmo. (tudo farinha apodrecida do mesmo saco, estão no mesmo patamar de lixo, as imundícies são mais semelhantes do que querem fazer parecer)

Anônimo disse...

A esquerda e a direita são completamente podres, dois lados da mesma moeda suja e corrupta desde o cerne. Os movimentos sociais que buscam melhorar realmente a sociedade precisam se desvincular urgentemente da "esquerda", vendida totalmente ao liberalismo, vendida ao capitalismo, governada por homens brancos heterossexuais que querem no verdade apenas ter mais poder em suas mãos sujas, o mesmo que querem os homens da "direita" (a disputa deles se resume a isso, no final das contas, mais poder para eles mesmos, estar no topo).

Anônimo disse...

Cansei
https://www.youtube.com/watch?v=k3BsbmV2bzU

"A esquerda está criando seu próprio declínio. A esquerda é canibal, ela devora os seus. Na busca pela inclusão a esquerda está disposta a descartar qualquer tipo de verdade complexa." Chimamanda Ngozi Adichie

Anônimo disse...

Vale lembrar que essa mulher do Caetano costumava cobrar dinheiro dos meninos da escola para levantar a saia da própria irmã. Quem disse isso foi ela mesma. Que pessoas adoráveis...

Anônimo disse...

Esse lesado do Caetano devia ter ficado quieto no canto dele. Com o histórico que ele tem, devia saber que o apoio que ele deu aos artistas sendo acusados de pedofilia só serviria para ajudar a taxar todo mundo que apoia essas expressões artísticas de abusadores de crianças.

Felipe Roberto Martins disse...

O MBL é um lixo objetivo e subjetivo.

Lívia disse...

Quando é sobre mulheres os machos de esquerda conseguem ser tão ridículos quanto os de direita. Quando é pra passar uma imagem do desconstruidão e politicamente correto ele usam as mulheres e falam de respeito apenas pra se promover.

Pra ir contra o MBL não precisa ir contra mulher e passar a mão na cabeça de estuprador não :)

O que me deixa mais triste é ver mulher fazendo isso também. Parem de se inferiorizarrrrr.

Eu não sei pq eu ainda me deixo atingir por essas coisas.

Vem SCUM pelo amor de Deus.

Anônimo disse...

Lola, pare de querer minimizar o que Caetano fez. Não faz a menor diferença para mim se ele não pode mais ser legalmente punido, o que ele fez foi um crime e foi nojento. E não venha dizer que falou que "não concorda" com o que ele fez, pois não existiria um post com essa fala tão mansa se fosse um reaça quem tivesse feito isso. Detesto o MBL mas até onde eu sei nada do que eles fizeram chegou sequer próximo a esse ponto, e não vou sacrificar meus princípios por disputas políticas.

Anônimo disse...

Nada mais asqueroso que um velho(a) e uma(o) adolescente em um "relacionamento".

Anônimo disse...

Se não é fake, não são fake news.

Anônimo disse...

Tá, que não pode mais ser punido a gente entendeu...


Mas moralmente falando- esquecendo os ataques tendenciosos do ml -, o que vcs acham de um cara de 40 anos transar com uma adolescente de 13?

Ainda que ele se case com ela (grande merda).

Eh asqueroso? Pq não usamos aqui as mesmas palavras que se usa p descrever os mascus em chans que defendem abertamente a pedofilia?

Alicia

Anônimo disse...

Uma hora você reclama de feministas que defendem abusadores "progressistas" como o Harvey Weinstein, aí você vem e dá mole pro Caetano. Droga Lola.

Anônimo disse...

Li em algum lugar, não me lembro onde, que assim como a esquerda jogou a causa contra a corrupção no colo da direita, está fazendo o mesmo agora com a defesa das crianças. Difícil discordar lendo textos como esse.

Anônimo disse...

Realmente estão se aproveitando do passado do Caetano,mas fazer o que é ele sabia que tinha uma historia no minimo duvidosa deveria ter ficado quietinho na dele.

donadio disse...

""A esquerda está criando seu próprio declínio. A esquerda é canibal, ela devora os seus. Na busca pela inclusão a esquerda está disposta a descartar qualquer tipo de verdade complexa." Chimamanda Ngozi Adichie"

A "esquerda" a que ela se refere é a esquerda sabor Hillary Clinton. E, sim, essa vertente de centro-direita que os americanos chamam "liberalismo" tem um grande apetite por carne humana.

Anônimo disse...

Eu só queria saber se a página do facebook "O recado da titia" é da mesma titia que comenta aqui no blog...

Anônimo disse...

Esse post me lembrou aquele contando a história da Luiza, do dia 02/10/2017 e da acusação contra o MArcelo Freixo, de 05/05/2017. Quando o agressor é "de esquerda", o foco sai da vítima, o que importa é exaltar como as denúncias podem repercutir nos homens "de esquerda", ênfase na "denúncia" afinal se o agressor é alinhado políticamente, a palavra da vítima não basta, não importa se foi uma menina de 13 anos iludida por um velho de 40, uma ex esposa que sofreu slut shaming ou uma garota bêbada estuprada; o importante é que os homens não sejam injustiçados!!

Anônimo disse...

Cruzada...?


DEUS VULT!

Anônimo disse...

Não consigo entender a Lola.

Uma hora ela fala que a cultura do patriarcado e do estupro é nojenta, outra hora tenta passar pano nisso.

Um cara de 40 anos transar com uma menina de 13 anos, isso pra mim é cultura de estupro.
E ela só defende isso. Tentando proteger o Caetano.

Anônimo disse...

Naquela época existia o chan?
Pq se sim, o Caetano com certeza participava e era um mascu a quem tu tanto criticas.

Anônimo disse...

a) O Caetano em relaçao a transar com uma adolescente de 13 anos esta errado e pronto mas nunca vou apoiar um grupo de direita que para conseguir adeptos apela para o moralismo.

b) Mas Caetano esta certo em lutar para que museus nao sejam censurados a maioria dos imbecis que seguem o MBL nao vao a museus nao compreendem artes estao se deixando levar por uma histeria.

c) Neste momento a esquerda deve se unir em torno de Ciro Gomes

Anônimo disse...

Não, donadio, não deturpe as palavras dela, ela está falando da esquerda como um todo, no geral. Aprenda a ter pelo menos o mínimo de autocrítica, faz bem e é mais honesto.

titia disse...

A reaçada quer tachar todo mundo como pedófilo, primeiro porque acham que assim vão transformar automaticamente seus desafetos em inimigos públicos n°1; segundo, porque projetam nos outros suas próprias falhas de caráter. Como eu já comentei, o brasileiro médio é estúpido, sexualmente covarde, totalmente mal resolvido com a própria sexualidade, com tendências pedófilas e misógino. Sente no meio de uma roda de conservadores num bar e só vai ouvir falar em "mulher de 15 anos" e "comer novinhas", nem ao menos são homens o suficiente pra admitir que são problemáticos e procurar ajuda pra tratar suas neuroses e complexos. Preferem ver as próprias falhas nos outros e se fingirem de cegos em relação a si mesmos. Saíram atirando a pecha de pedófilo pra todos os lados e se acham os fodões porque uma ÚNICA E SOLITÁRIA vez acertaram. É patético, dá até pena desses miseráveis.

Não,16:15, essa página não é minha, eu não tenho nenhuma página no facebook e nem sei como essa porra funciona direito.

Viviane disse...

Começo frisando que acho moralmente condenável o ato passado do Caetano (e da família da moça que deixou), mas Direito não é moral (e se vier a ser estamos todos fritos, pois moral varia para cada pessoa). Isso posto, faço um alerta:
O MBL está fazendo a mesma coisa que os militares fizeram em 1964: fingindo defender "moral e bons costumes" para distrair o povo enquanto ferra com o País.
Gente, até um relógio parado marca a hora certa... duas vezes ao dia. Não quer dizer que esse relógio seja útil para nós...

Luciana disse...

Não se olha para um fato de 35 anos atrás com olhos do contemporâneo. Um homem de 40 anos hoje não pode se relacionar sexualmente com uma garotinha de 13 anos porque isso está descrito no código penal como proibido (art. 217-A e 218 do Código Penal, incluídos em 2009). O Código da Criança e do Adolescente também diz o mesmo.

Caetano não cometeu estupro 35 anos atrás simplesmente porque sexo com crianças de 13 anos não eram tipificados no Cód. Penal como estupro de vulnerável. São os 2 primeiros artigos do Código penal Brasileiro hoje: 1.o Não há crime sem lei anterior que o defina(...); 2.o Ninguém pode ser punido por fato que lei anterior deixa de considerar crime (...). À época, a lei dizia que estuprador que casasse com a vítima era inocentado pelo crime.

O ato sexual de adultos com crianças de 13 anos, aos olhos de hoje, deve ser condenado? lógico. São sinais de um tempo que não queremos de volta.

Teu texto, Lola, mostra excessiva condescendência com o cantor e com o fato apenas porque você gosta dele (isso tá muito explícito: "ela consentiu", "eu queria sexo com meu professor também, então entendo ela"). Eu também gosto dele, mas essa história é sim horrível e não queremos mais vê-la se repetir. E as acusações partem, como sempre, de imbecis comedores de feno que não sabem a diferença entre o Brasil de 35 anos atrás e o país que temos hoje.

Que Caetano e a esposa ferrem os imbecis comedores de feno na justiça, que quebrem suas finanças por 4 gerações. Que essa fase ruim com esses dementes alucinados da direita passe e voltemos a ser um país voltado ao progresso, altivo, rumo à modernidade e com a prática da solidariedade.

Anônimo disse...

"c) Neste momento a esquerda deve se unir em torno de Ciro Gomes"

Você andou fumando o quê para falar uma barbaridade dessas?!?

lauda disse...

Penso o mesmo. Me entristece o tanto de gente que admiro fazendo contorcionismo com as palavras par a justificar. Ao menos a Lola não me deu esse desgosto.

Anônimo disse...

Anônimo de 16:41 a esquerda deve se unir em torno da Luciana Genro ou outro candidato realmente de esquerda. Eleger o coronel Ciro Gomes é outro tiro no pé.

Anônimo disse...

“Casamento como uma instituição desenvolveu-se do estupro como uma prática. Estupro, originalmente definido como abdução, tornou-se casamento por captura. Casamento significava que a tomada seria ampliada em tempo, para ser não somente de uso mas de posse, ou propriedade.” (Andrea Dworkin, Pornography: Men Possessing Women)

A origem do "lindo, sagrado e romântico" casamento é o estupro seguido de sequestro de meninas pré-púberes ou pubescentes, na maioria das vezes, por homens mais velhos, que muitas vezes tinham idade de serem seus avôs ou bisavôs (tipo José que tinha 90 anos e Maria, 12).

Anônimo disse...

Legalistas idiotas, foi estupro sim. Estupro é estupro, mesmo que não tenha "respaldo legal", mesmo que não esteja descrito em leis. Leis essas, que aliás, são feitas por homens de acordo com seus interesses e não surpreendentemente são extremamente patriarcais. Não contemplam as mulheres nem as crianças, muito menos servem para protegê-las de fato.

Anônimo disse...

Andrea Dworkin? Sério isso? Não é essa uma das que acha que qualquer sexo heterossexual é estupro? E eu que achava que o MBL já era moralismo demais.

Anônimo disse...

"Caetano não cometeu estupro 35 anos atrás simplesmente porque sexo com crianças de 13 anos não eram tipificados no Cód. Penal como estupro de vulnerável. São os 2 primeiros artigos do Código penal Brasileiro hoje: 1.o Não há crime sem lei anterior que o defina(...); 2.o Ninguém pode ser punido por fato que lei anterior deixa de considerar crime (...). À época, a lei dizia que estuprador que casasse com a vítima era inocentado pelo crime"

Então o problema e só este? estar ou não tipificado no código penal? Quer dizer que há 35 anos atrás tudo bem um marmanjo de 40 anos tendo relações com uma criança de 13? Afinal não estava no papel então e menos pedófilo. Se há 35 anos estupro não estivesse no código penal seriam menos estupro?

Unknown disse...

A pessoa apenas comentou que Caetano não poderia ser acusado, aos olhos da justiça, de estupro por conta da nossa legislação. Portanto, o processo impetrado por Caetano contra o MBL será causa ganha para o cantor.


Uma segunda e mais importante discussão é se o relacionamento entre os dois era e é moralmente condenável. Eu acredito que sim. Penso que, já à época, era estupro. Também não gosto de ver a esquerda sendo conivente com Caetano.

Joana disse...

Caetano = mascu de chan. É sério que eu li isso? Algum mascu de chan teria vivido uma vida e construído uma história com a Paula? Como algum mascu teria reagido após a relação sexual consumada? Não há como comparar. Mascus não se apaixonam nem por si mesmos. Mascus não vivem para os outros e na verdade, nem para si. Não vivem e ponto Vegetam, sem sair do lugar. Não é possível que gente lúcida pense que o erro do Caetano (UM erro e SIM, ele errou) seja maior que toda uma história de vida. Impossível pinçar UMA situação e tomá-la como a vida e a personalidade. Mas se a ideia é culpar geral, culpemos também os pais das nossas bisavós, que recorriam aos cartórios a fim de aumentar a idade de suas filhas, para que se casassem. Para reaças, na família do Caetano isso é estupro. Na deles mesmos e na do Frota é a família tradicional. Dois pesos e duas medidas, tudo muito claro.

betoquintas disse...

Lola, nem adianta tentar dialogar. o MBL e os bots da alt-right estão usando o caso do Laércio. nem parece que essa gente defendeu e protegeu os mascus e os PUAs. essa gente está defendendo Danilo Gentili a despeito de uma cena poder ser considerada apologia ã pedofilia. essa gente defendeu e protegeu o autor do site "tio astolfo"que defendia "estupro corretivo"entre outras barbaridades. essa gente vive dizendo que a mulher "teve o que mereceu"quando é estuprada. ou vão agora negar que vivem dizendo nos Chans que "novinha" está pedindo?

Anônimo disse...

Memes podem ser considerados arte?

Cão do Mato disse...

Quer dizer então que o Caetano Veloso é o nosso Roman Polanski?

donadio disse...

"Não, donadio, não deturpe as palavras dela"

Quem deturpa as palavras dela é quem tenta fazer com que ela pareça uma pessoa de direita. É bem óbvio que a crítica dela se dirige ao tipo de "esquerda" que não pode ouvir a ideia de que uma mulher trans não é uma mulher da mesma forma que uma mulher cis. E essa é uma posição "liberal", não uma posição "de esquerda".

Anônimo disse...

Não faz a menor diferença se Caetano não pode ser condenado na justiça, até porque o MBL nem estava o acusando criminalmente. Se fosse por isso, o crime por omissão do Olavo de Carvalho com a filha que a Lola tinha comentando um tempo atrás já deve ter prescrito também, não? Por acaso é errado apontar que é algo grotesco?

Anônimo disse...

Além de estupro foi corrupção de menores.

Anônimo disse...

Condenável a atitude de Caetano, e mais uma vez a esquerda brasileira pautada pela direita mais imbecil.tsc, tsc, tsc.

Luciana da Silva disse...

Concordo plenamente com vocês



.

donadio disse...

"Quer dizer que há 35 anos atrás tudo bem um marmanjo de 40 anos tendo relações com uma criança de 13?"

Olha, não tem como fazer a crítica dessa forma. Ninguém tem obrigação de adivinhar qual vai ser o código penal ano que vem. Daí o princípio jurídico é claro: ninguém pode ser condenado por ato que a lei não considerava crime, à época do fato. Sem esse princípio não há segurança jurídica, você acaba não podendo fazer nada, por que tudo pode virar crime amanhã, e você ser condenado pelo que você fez, confiando que era permitido.

"não estava no papel então e menos pedófilo"

O Caetano é pedófilo?

Não me parece. Se fosse pedófilo, teria trocado a Paula por outra adolescente quando ela fizesse dezesseis, ou vinte, anos.

"a palavra da vítima não basta, não importa se foi uma menina de 13 anos iludida por um velho de 40"

Espera aí, a palavra da vítima - no caso, a Paula - é bem clara: ela não se sente nem um pouco "iludida" pelo Caetano. Então, a palavra da vítima só vale se ela concorda com a sua?

E a Paula hoje tem mais de 40 anos, é uma mulher adulta, é a empresária do Caetano, não é mais uma menina de 13 anos - então uma mulher adulta, de mais de 40 anos, continua a ser uma incapaz que não sabe o que quer e o que sente? Ora ora ora, então devemos duvidar da palavra da vítima, se ela não se considerar vítima? Mesmo que seja obviamente uma pessoa dona do próprio nariz, com profissão definida, capaz de se sustentar sozinha? Cada uma...

Anônimo disse...

Um erro? Foi crime mesmo. É hipocrisia demais, puta merda! Troque Caetano por Bolsonaro e o texto e vários comentários seriam bem diferentes.

Anônimo disse...

ela é uma feminista, não tem como "ser de direita"... quem tá fazendo ela parecer uma pessoa de direita, donadio? não tem como deixar de ser tão limitado que só enxerga as coisas todas como "esquerda" vs. "direita"??

Anônimo disse...

Cara, estão defendendo o Caetano só pq ele está contra os de direita. Ela foi estuprada por ele e tá com o cara até hj, onde está a manipulação psicológica e outras formas de controle q se usam em situações como essa?
Tipo o caso da mulher q foi manipulada pelo professor da faculdade a terem um caso via net, aí ela era uma coitada, abusada por um verme q usava seu poder e status.
Aqui realmente teve contato físico, estupro e n tem nada demais , afinal ela ta com ele até hj e ainda ê empresária do estuprador...

Anônimo disse...

As pessoas fazem isso o tempo todo quando duvidam por exemplo que uma muçulmana usa véu por vontade própria e não por imposição da família. Ou quando uma garota decide perder a virgindade só após o casamento.

Muita gebte aqui não confia que tais decisões podem ser fruto de reflexão própria ou do uso da razão para saber o que eh melhor assim. Inclusive algumas vertentes do feminismo fazem muito isso.

Alicia

Anônimo disse...

CASE COM O BOLSONARO ENTÃO, JÁ QUE VC GOSTA TANTO DELE, 12:05.

Anônimo disse...

"Não me parece. Se fosse pedófilo, teria trocado a Paula por outra adolescente quando ela fizesse dezesseis, ou vinte, anos."

Pedófilos não são necessariamente atraídos exclusivamente por crianças. Na verdade acho que a maioria não é.

Anônimo disse...

Lola, você não vê o que você está fazendo? Você está deixando a direita decidir o que você defende, às avessas. Só porque o Caetano está sendo atacado por gente como o MBL não significa que devemos ficar do lado dele.

Anônimo disse...

"E a Paula hoje tem mais de 40 anos, é uma mulher adulta, é a empresária do Caetano, não é mais uma menina de 13 anos - então uma mulher adulta, de mais de 40 anos, continua a ser uma incapaz que não sabe o que quer e o que sente? Ora ora ora, então devemos duvidar da palavra da vítima, se ela não se considerar vítima? Mesmo que seja obviamente uma pessoa dona do próprio nariz, com profissão definida, capaz de se sustentar sozinha? Cada uma..."

Do que diabos você está falando? Ninguém está atacando o relacionamento que eles têm atualmente, e sim o fato de um velho de 40 anos ter feito sexo com uma garota de 13, que não tem maturidade para decidir essas coisas, não importa como ela leva a vida décadas depois do fato.

Anônimo disse...

"O Caetano é pedófilo?

Não me parece. Se fosse pedófilo, teria trocado a Paula por outra adolescente quando ela fizesse dezesseis, ou vinte, anos."

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, para ser diagnosticado com transtorno pedofílico um indivíduo deve atender os seguintes critérios:

A. Por um período de pelo menos seis meses, fantasias sexualmente excitantes, impulsos sexuais ou comportamentos intensos e recorrentes envolvendo atividade sexual com criança ou crianças pré-púberes (em geral, 13 anos ou menos).
B. O indivíduo coloca em prática esses impulsos sexuais, ou os impulsos ou as fantasias sexuais causam sofrimento intenso ou dificuldades interpessoais.
C. O indivíduo tem, no mínimo, 16 anos de idade e é pelo menos cinco anos mais velho que a criança ou as crianças do Critério A.
Nota: Não incluir um indivíduo no fim da adolescência envolvido em relacionamento sexual contínuo com pessoa de 12 ou 13 anos de idade.
Determinar o subtipo:
Tipo exclusivo (com atração apenas por crianças)
Tipo não exclusivo
Especificar se:
Sexualmente atraído por indivíduos do sexo masculino
Sexualmente atraído por indivíduos do sexo feminino
Sexualmente atraído por ambos
Especificar se:
Limitado a incesto


Portanto, sim, Caetano é clinicamente um pedófilo (do subtipo não exclusivo).

Anônimo disse...

"O Caetano é pedófilo?"
Me responda você: Um homem de 40 anos tendo relações sexuais com uma criança de 13, e pedófilo ou não?

Anônimo disse...

Vocês sabem que a família da Paula, quando soube do romance (ela tinha DOZE ANOS quando o romance começou), mandou ela pro exterior e o Caetano foi atrás, né? Ok.

Anônimo disse...

"E a Paula hoje tem mais de 40 anos, é uma mulher adulta, é a empresária do Caetano, não é mais uma menina de 13 anos - então uma mulher adulta, de mais de 40 anos, continua a ser uma incapaz que não sabe o que quer e o que sente? Ora ora ora, então devemos duvidar da palavra da vítima, se ela não se considerar vítima? Mesmo que seja obviamente uma pessoa dona do próprio nariz, com profissão definida, capaz de se sustentar sozinha? Cada uma..."

Idiota, tem idéia de quantas mulheres continuam com o cara depois de passarem por todo tipo de abusos?

Anônimo disse...

anon 17:00, explicou com maestria.

donadio disse...

"Me responda você: Um homem de 40 anos tendo relações sexuais com uma criança de 13, e pedófilo ou não?"

Se esse homem se sente continuamente atraído por crianças, se prefere crianças a adult@s, se é incapaz de estabelecer vínculos significativos com parceiros sexuais (por que na verdade não se relaciona com outras pessoas, e sim com a fantasia da idade), então esse indivíduo é pedófilo.

Nota: a grande maioria dos abusadores de crianças não são pedófilos. A condição clínica é uma coisa, a tipificação penal é outra. Abusar de crianças não é doença, é crime. Ser pedófilo é doença, não crime.

Anônimo disse...

Homem defendendo pedófilo? Nossa eu to bem chocada viu.

Anônimo disse...

"Se esse homem se sente continuamente atraído por crianças, se prefere crianças a adult@s, se é incapaz de estabelecer vínculos significativos com parceiros sexuais (por que na verdade não se relaciona com outras pessoas, e sim com a fantasia da idade), então esse indivíduo é pedófilo."

Nada disso é necessário para ser diagnosticado com pedofilia. São apenas estereótipos e não definições médicas.

"Nota: a grande maioria dos abusadores de crianças não são pedófilos. A condição clínica é uma coisa, a tipificação penal é outra. Abusar de crianças não é doença, é crime. Ser pedófilo é doença, não crime."

Sexo entre adultos e crianças é sempre abuso por definição, pois elas não são capazes de consentir. E de qualquer forma, não lembro de alguém ter entrado na justiça contra esse doente por causa disso. Deixe desse legalismo barato.

Anônimo disse...

"Nota: a grande maioria dos abusadores de crianças não são pedófilos. A condição clínica é uma coisa, a tipificação penal é outra. Abusar de crianças não é doença, é crime. Ser pedófilo é doença, não crime."

De fato, se um pedófilo decidisse reprimir esses impulsos asquerosos e nunca tivesse contatos sexuais com uma criança, não estaria cometendo crimes... Mas esse não é o caso do Caetano.

donadio disse...

"Idiota, tem idéia de quantas mulheres continuam com o cara depois de passarem por todo tipo de abusos?"

Moça bem-educada, muitas. Elas continuam com o cara por que continuam a ser vítimas de abuso. Dica: elas geralmente não são a empresária do cara. Aliás, elas geralmente não teriam como se sustentar sozinhas - que é o que permite a continuidade do abuso.

donadio disse...

"Homem defendendo pedófilo? Nossa eu to bem chocada viu."

De fato, não deve ter nada de excepcional.

Bem mais extraordinário é feminista se solidarizando com ator pornô que faz apologia do estupro, defende a cura gay e a criminalização do aborto e se acha defensor da família tradicional.

Por que é disso que se trata.

Anônimo disse...

Donadio, embora ao longo de todos os meses que eu acompanho seus comentários ( acho-os geniais e concordo com 98% deles), neste caso não dá. Defender o Caetano nesta situação é muito difícil, donadio. Sei que os direitistas estão pouco se lixando para a esposa dele, mas por favor, pare, pois não esta funcionando.

Só vai piorar a situação, e chego a achar meio ofensivo ao feminismo. Não me leve a mal e fique bem.

donadio disse...

A questão não é defender o Caetano. A questão é defender a nós mesmos. Ou vamos ficar fazendo de conta que não é conosco, enquanto o Alexandre Frota segue intimidando as pessoas?

Hoje, contraponto às vitórias jurídicas de ontem, a justiça proibiu o ENEM de zerar as notas de quem fizer redação explicitamente contrária aos direitos humanos. Por iniciativa de quem? Do movimento "Escola Sem Partido", ao qual Alexandre Frota é ligado.

É por aí que vai.

Anônimo disse...

Ora ora ora... eu vivi para ver muitas feministas e outros "desconstruidões" desse espaço defenderem energicamente um homem de 40 anos (que se não fosse a linha ideológica seria chamado de velho babão) transar com uma criança de 13 , ou seja um ESTUPRO... realmente o mundo da voltas camaradas. Vocês que defendem de maneira apaixona essa atitude deveriam simplesmente parar de postar aqui.... está bem engraçado o malabarismo retórico no afã de defender o abusador... quando convém tem gente que se apega cegamente às leis

donadio disse...

Outra coisa: o Caetano é "de esquerda" desde quando? Pra mim, é na melhor das hipóteses uma barata tonta, que atira pra tudo quanto é lado, e só consegue ter um pouco de coerência quando e se a atividade profissional dele é ameaçada de forma mais ou menos direta, seja pelo Estado, seja pela turba de linchadores...

Anônimo disse...

"Hoje, contraponto às vitórias jurídicas de ontem, a justiça proibiu o ENEM de zerar as notas de quem fizer redação explicitamente contrária aos direitos humanos."

Mas eu concordo com o STF, não se pode ter patrulhamento ideológico em Dissertação, é pior que censura em obra de arte porque nesse caso está se impondo uma ideologia em detrimento da pluralidade de ideias.

donadio disse...

"Mas eu concordo com o STF, não se pode ter patrulhamento ideológico em Dissertação, é pior que censura em obra de arte porque nesse caso está se impondo uma ideologia em detrimento da pluralidade de ideias."

Quer dizer que você acha que pessoas que defendem tortura, desigualdade social, genocídio, racismo, machismo, etc., têm lugar dentro de uma universidade pública?

Anônimo disse...

Imagina se é o Bolsonaro que faz uma merda dessas

Anônimo disse...

O Feminismo é uma ideia (?) movimento, revolução, sei lá o quê, que prega a igualdade entre homens e mulheres! Maravilha! Quem é contra? Podem até ser, mas sabemos que esse é o futuro, não adianta resistir e a força do movimento, sua dinâmica poderosa vai passar por cima de toda resistência! Sim, mas até lá, somos obrigados a conviver com esses episódios! E nos divertirmos com inconsequências das feministas! Incrível a cegueira ideológica dessas mulheres e como é divertida! Então Caetano continua sendo um santo, mesmo tendo 40 anos e se insinuado para uma menina de 13? E se fosse um cara machão como o Clint Eastwood? Aí não né, o faria seria demonizado! Aliás já teria sido demonizado antes do estripo! E o caso do professor brasileiro nos EUA, de esquerda, que assediou, abusou e desrespeitou várias alunas e professoras? Ele é da esquerda? Aí pode!

Theresa Dunn disse...

bora passar pano pra esse homem "de esquerda" que fez campanha pro color. triste. Se fosse um qualquer outro homem, teria feito esse contorcionismo ideológico?

Lola Aronovich disse...

Do q vc está falando, Theresa? Caetano não fez campanha pro Collor. Ele até gravou, junto a outros artistas, o famoso jingle do "Lula Lá". Quem apoiou Collor foi Claudia Raia, Marilia Pera, Simone, alguns sertanejos. Depois Caetano apoiou Marina Silva em 2010.

Elen Santos disse...

Você é burro(a) ou se faz de tal? E veio aqui escondendo o focinho atrás do anonimato porque? Mostre a cara!

Sobre Caetano Veloso. disse...

Paula não era criança nem na lei. Não banalizem os termos "criança" e "pedófilo".
Pedófilo quer crianças, não moças como Paula.
E uma moça deve ter direito à sexualidade sem preconceitos.
Há duas vítimas aí: Ela por ser infantilizada e tratada como precoce (machimo). Ele por ser tratado pejorativamente como velho (etarismo).