terça-feira, 19 de setembro de 2017

ARROGÂNCIA, A QUALIDADE MENOS FEMININA DE TODAS

Faz pouco tempo, Leonardo do Masterchef recebeu ataques racistas. 
Ele não ganhou o prêmio do programa (quem ganhou foi Michele, a primeira negra a vencer a competição), e o público de modo geral não gostava dele, pois o achava arrogante. Mas, na ocasião dos ataques, ele disse algo muito relevante: que o que é visto como arrogância num negro, ou numa mulher, passa como auto-confiança e amor próprio num branco. 
Isso não é novidade, mas precisa ser lembrado a todo momento. O modo que a sociedade vê os "donos do mundo" é muito diferente de como vê pessoas de grupos historicamente oprimidos. Um comercial da Pantene feito nas Filipinas quatro anos atrás ilustrava bem isso. Enquanto um homem branco era visto como "chefe" (boss), uma mulher fazendo exatamente a mesma coisa que ele recebia o rótulo de "mandona" (bossy). Afinal, pra homens é natural mandar, é o que se espera deles. Já pras mulheres, o "natural", ainda para uma grande parcela do mundo, é obedecer. 
E nós mulheres internalizamos esses rótulos, essas diferenças de tratamento. Como aponta Gerda Lerner no seu formidável A Criação do Patriarcado (tratei dele aqui), as mulheres participam no processo de sua subordinação porque internalizam a ideia de sua inferioridade. Aprendemos a acreditar que precisamos de um homem protetor (a tal fábula do príncipe encantado que nós, frágeis princesas, ouvimos desde pequenas), e que isso está ligado a afeto. Existe uma chantagem emocional de perda de afeto da parte dos homens às mulheres que se rebelam. Quantas vezes não escutamos que "Se você se comportar assim, homem nenhum vai gostar de você" (ou: "papai não vai gostar mais de você")?
Desta forma, associando humildade e submissão a afeto e aprovação masculina (a única que importa, segundo nos informam), aprendemos a nos sabotar. Damos mais valor ao que um homem fala ou escreve (mesmo que seja sobre feminismo). Nos cobramos demais. Temos síndrome de impostora. Acreditamos que não somos boas o suficiente, que somos uma fraude, mesmo que sejamos brilhantes ou meramente "boas o suficiente" (que é o que basta, não? Pros homens costuma ser).  
Ano passado vi uma palestra na UFC da sempre brilhante Rosana Pinheiro Machado, antropóloga e professora visitante da USP. Ela lembrou que é comum um palestrante homem abrir sua fala com uma piada, enquanto as palestrantes mulheres (nas raras ocasiões em que somos convidadas, porque ainda tá cheio de mesa por aí só com homem branco) quase sempre começam uma palestra pedindo desculpas. 
Não acredita? Basta observar como mulheres reagem a elogios. Muitas ficam coradas, negam veementemente, se auto-depreciam. Recomendo este esquete hilário (em inglês) da Amy Schumer, em que amigas se encontram na rua e se elogiam, e cada uma responde com "Você tá bêbada? Vai se f*der! Eu tô é parecendo uma vaca!"
E é isso que se espera da gente: não podemos nos achar ótimas (nem no que fazemos há anos), não podemos aceitar elogios. Em maio a @FeministaJones fez um experimento social: decidiu agradecer (sem recusar) os elogios que recebia dos homens. Eles não gostaram nem um pouco -- como assim, você sabe que é linda?! Você nem é tudo isso não! Ou: é só isso que você tem a dizer? Só "obrigada"?! Ingrata!
(Não é nenhuma surpresa que homens aceitam mais elogios. De acordo com um estudo, elogios de homem pra homem foram aceitos 40% das vezes; elogios de mulher pra mulher só foram aceitos 22% das vezes). 
Não aceitamos elogios porque não queremos ser vistas como convencidas. Tudo bem um homem ser convencido. Isso conta como auto-confiança, como parte da sua força masculina. E o fato dos caras serem tão arrogantes que acham que manjam de todo e qualquer assunto e que podem homexplicá-lo a nós é uma velha estratégia de manter o poder. Como diz Rebecca Solnit, 
“É algo que nos deixa bem treinadas em duvidar de nós mesmas e a limitar nossas próprias possibilidades –- assim como treina os homens a ter essa atitude de autoconfiança total sem nenhuma base na realidade”. 
E Solnit adverte: devemos tomar cuidado para que a “autoconfiança esmagadora” de alguns homens não atropele as nossas “frágeis certezas”. “A credibilidade é uma ferramenta básica de sobrevivência”, diz ela. 
Esta sabotagem que o mundo e várias vezes nós mesmas cometemos contra as mulheres (contra nós mesmas!) rende frutos. Não pedimos aumento de salário (uma pesquisa na Austrália constatou que pedimos sim, o problema é que temos 25% menos de chance de ganhar esse aumento). Não procuramos uma vaga de emprego se não tivermos todas as qualificações exigidas (os homens não estão nem aí, eles mandam o currículo). 
Somos humildes, não contamos vantagem, não nos orgulhamos das nossas conquistas. Assim ajudamos a manter um sistema que é totalmente desfavorável a nós.
(É importante registrar que, mesmo que a gente não se auto-sabotasse, continuaria sendo sabotada pelo sistema. Mas é fundamental que a gente desconstrua os preconceitos que aprendemos e que tantas vezes nos prendem). 
Concordo totalmente com o que afirma Gerda Lerner: “Talvez o maior desafio para as mulheres pensadoras é o desafio de deixar o desejo por segurança e aprovação e ir para a qualidade 'menos feminina' de todas –- arrogância intelectual, o atrevimento supremo de quem quer reordenar o mundo. O atrevimento dos deuses, dos homens que fazem o sistema”.
É por isso que eu gosto tanto daquela cena da Hora Mais Escura (filme de 2012 de Kathryn Bigelow, questionável porque justifica a tortura da CIA) em que a agente do FBI, única mulher no recinto, esquecida num canto da sala de reunião, responde desta forma à pergunta “Quem é você?” que um fodão lhe faz: “Eu sou a motherfucker que encontrou este lugar, sir” (onde Bin Laden se refugiava). Muito melhor que continuar invisível!
Não vou negar que a autoconfiança em excesso pode produzir idiotas arrogantes (é só observar alguns homens pra ver o que acontece). Mas duvidar de nós mesmas o tempo todo pode ser paralisante. Precisamos deixar a modéstia de lado e nos impor. 

44 comentários:

Anônimo disse...

Homem heterossexual e o novo preto.

Anônimo disse...

Senhora, sente-se vou lhe contar um segredo. Homens não recebem elogios, no mundo masculino por mais que você faça, não esta fazendo mais que a obrigação.
E guardamos tudo para nós, preferimos que a dor nos destrua por dentro do que sermos destruídos por qualquer outro, ainda mais por uma mulher.

Anônimo disse...

As feministas se focam nos 0,001% dos homens para formularem suas teorias, Os destacados.
Perguntem para a massa de homens, o padeiro, o carteiro, o pedreiro, porteiro qual foi a ultima vez que eles receberam um elogio? Deixa eu ver aqui, qual foio a ultima vez que eu escutei de uma mulher que eu era bonito .................

Fábio disse...

Sim claro, eu recebo todo dia o trofel de melhor Fábio do ano professora :P

12:02 ou o novo judeu...depende da visão de quem estigmatiza.

Anônimo disse...

Eita, como homem é chorão, hein? Cadê a preferência em guardar a dor para si mesmo em vez de demonstrar vulnerabilidade e fraqueza para não serem destruídos pelas mulheres? Hahahahahahahaha Da parte de homem por aqui só vejo bastante egocentrismo, falta de um mínimo de compreensão e de interpretação de texto, muita estupidez, muito desespero, muita vitimização, chantagens, tudo regado a muito choro: banho de lágrimas masculinas não falta nesses comentários. Homens "fortes", que guardam seu próprio sofrimento para si mesmos, resistentes, que aguentam o tranco sem despejar toda a frustração, tudo, em cima das mulheres não tem de jeito nenhum.

Sinto muito por ter que avisar isso para esse bando de otários, mas também me sinto na obrigação de fazê-lo, pois se eu não fizer quem fará? Então: O post da Lola não é para vocês, caras, vocês não são o foco aqui. Não é tudo no mundo que diz respeito a vocês. O universo realmente não gira em torno de vossos EGOS. Se enxerguem, se manquem ao menos uma vez na vida e aprendem a recolher-se à sua própria insignificância.

Fica aí as dicas, quem sabe assim prestam atenção e aprendem alguma coisa.

Anônimo disse...

Pronto! Agora nós homens também somos culpados pelo fato de as mulheres se auto sabotarem. Penso que é hora de vocês a começarem a considerar fatores biológicos como determinantes no comportamento feminino. Não é possível que vocês estão sempre a dizer que mulher é, verdadeiramente o sexo forte, e continuarem com esta lamúria. É óbvio que homens e mulheres são diferentes! Não adianta vocês quererem entrar no mundo corporativo dos homens e tentar mudá-lo. Criem seu próprio mundo,e os molde conforme suas perspectivas. Mulheres não possuem o espírito de guerra dos homens, e nem a arrogância, conforme dito no texto. Vocês criticam tanto o patriarcado e ainda sim querem se estabelecer dentro dos conceitos estabelecidos por ele. O mercado financeiro, os conflitos, o capitalismo, são ou não são cria do patriarcado? Vocês mulheres ainda querem se estabelecer dentro deste modelo? É muita incoerência!

Anônimo disse...

Anônima das 15:23 só reforça o quão controversa é a mente feminina. Num primeiro momento ela reafirma a necessidade de nós homens demonstramos nossas fraquezas sem nos preocuparmos em sermos "destruídos" pelas mulheres. Em outro dado momento, ela atribui a nós homens: "egocentrismo, falta de um mínimo de compreensão e de interpretação de texto, muita estupidez, muito desespero, muita vitimização, chantagens, tudo regado a muito choro: banho de lágrimas masculinas não falta nesses comentários". Ou seja, todo e qualquer sentimento masculino não deve ser externado, sob pena de execração feminina. Destarte, é salutar que mantenhamos o status quo. Para a mulher, um homem nunca sofre e se demonstra, é um fraco. Quem será que inventou o machismo realmente, hein??

Anônimo disse...

Você é tão burro assim ou só se faz pra tentar pegar os outros em armadilhas?

Anônimo disse...

Macho não aprende nada mesmo né? Não evolui nunca. Homens parecem incapazes de mudarem por si mesmos, só mudam quando são forçados a isso por alguma circunstância externa e inevitável. Depois ainda não querem ser deixados para trás pelas mulheres, deixados na poeira de suas próprias estagnação e obsolescência, por causa do seu conservadorismo estúpido ao qual tanto se agarram até não poderem mais.

Anônimo disse...

Quem será que inventou o machismo? Logicamente os homens, que querem mamãezinhas perpétuas, escravas vitalícias, para satisfazerem todas as suas necessidades - de sentir-se guiado, abrigado, protegido, confortado, até ser admirado pela Mamãe - e realizarem todos os seus desejos e caprichos.

Anônimo disse...

Como a mente feminina é controversa? Você quis dizer contraditória? Risos...

Enxergar e expor a total contradição dos homens, a completa incoerência de como se veem e como realmente agem não é ser contraditória ("controversa" kkkkkkkkkkk), é ser inteligente, sensata e corajosa.

Anônimo disse...

Ótimo texto, Lola! As mulheres que farão a diferença e mudarão o mundo realmente são as mulheres orgulhosas de si mesmas, as "arrogantes", que cultivam sua auto estima e mantêm sua auto confiança mesmo diante de todos os esforços do patriarcado para destruírem esse auto respeito em todas as mulheres e sabotá-las.

Anônimo disse...

Anônima ignorante das 16:22

Sinônimos de Controverso:

duvidoso, controvertível, discutível, questionável, problemático, controvertido, disputável, polêmico.

Reafirmo: a mente feminina é CONTROVERSA, na medida em que não há nexo em suas falas!

Anônimo disse...

Acho que quem inventou o machismo foi a própria mulher, assim como o ser humano inventou o diabo para justificar seus pecados.
A mulher reclamava por não ter acesso aos estudos, hoje são maioria nas universidade.
Reclamava por não ter acesso ao mercado de trabalho, hoje são a maioria entre os empreendedores. Reclamava por não poder votar, hoje são a maioria do eleitorado e não consegue colocar 10% nas cadeiras dos legislativos.
Tem poder decisório em vários aspectos da vida econômica, com a grande parcela do merchandising voltada para o público feminino.
São a maioria dentre os educadores(atuaram na formação de vários líderes) e não conseguem consolidar seus ideais.
Penso que é hora de vocês pararem de reclamar e começarem a contribuir para uma mudança concreta no mundo.

Anônimo disse...

Cura gay? Isso é sério? Pqp!

Anônimo disse...

Ótimo, burrão que adora insistir no mesmo erro até a morte (que novidade), a mentalidade feminina gera controvérsias, ocasiona polêmicas e discussões. Que bom. Isso denota entusiasmo, atividade e estímulos intelectuais. Seria preocupante e um problema realmente se fosse como a mente masculina: extremamente limitada, uma bolha totalmente fechada em si mesma, vazia, "cheia" de nada, passiva, obtusa, tediosa, estagnada, autoritária, forçada, falsa, obcecada por sexo, totalmente concentrada em fisicalidade, completamente contraditória e coberta por farsas, mentiras, enganações.

Anônimo disse...

Mulher não possui senso de humor hahahah

Anônimo disse...

O cara não entende nada, não tem um pingo de interpretação de texto, não sabe usar as palavras para estabelecer comunicação de modo satisfatório, não comunica ideias, só é capaz de comprovar como é um idiota todo autocentrado e mostrar o quanto é cheio de preconceitos imbecis, retrógrados e infundados. Mas se acha um gênio, o baluarte da sapiência, o mestre da eloquência... hahahahaha... só rindo mesmo.

Anônimo disse...

A velha e cansativa desculpa da "falta de humor das mulheres" quando são pegos chafurdando na própria imundície e são totalmente refutados/rejeitados...

Homem não tem imaginação nem criatividade e muito menos perspicácia... bando de papagaios autistas, vivem de repetições e imitações feitas nas coxas kkkkkkkkkk

titia disse...

É isso aí manas, o sistema já nos sabota o suficiente, não vamos nos sabotar. E vamos aprender a tacar o foda-se pra estereótipos babacas; gente que acha que é "natural" pra mulher obedecer é gente que não vale à pena. Segue o exemplo da música e joga fora no lixo.

Os machos chorões atacaram de novo... incrível que essa força masculina some na hora que uma mulher aparece por perto. O super macho forte e másculo vira um bebê chorão que só quer pular no colo dela e reclamar sobre como as mulheres são umas vadias gananciosas que querem direitos demais. É só abrir o blog da Lola e é batata, macho chorando sobre como eles são fortes e inteligente enquanto as mulheres são só umas choronas moles. E sim mascu do mato, mulheres são o sexo forte. 90% dos homens não passam por metade do que elas passam, e mesmo assim não tem a menor vergonha de vi aqui chorar sobre como são injustiçados pelas mulheres não aceitarem mais ser seus capachos.

Seguinte, macharada chorona: nós não temos pena de vocês. Nós não temos dó de vocês. Nós não ligamos pra dor nas suas bolas. Nós não ligamos pros seus egos machucados. Nós não damos a mínima pros seus chororôs. Nós não vamos botar vocês no colinho, dar uma água com açúcar e prometer que tudo vai ficar bem. Nós não vamos retroceder aos anos 50 pq vocês não são homens o suficiente pra tratar mulheres como seres humanos ao invés de bonecas de carne e osso. Portanto, recolham seus bagos amassados, os pedaços das suas caras e os seus mimimis e se mandem daqui.

Deixem só as lágrimas pra eu fazer um chá.

Anônimo disse...

Para sobreviver na selva do mercado de trabalho e necessária furria e não vitimismo problematizado. Exatamente por isto homens se superam e recebem mais que mulheres, os números não mentem, mulheres são maioria nas cadeiras universitárias, mas são minoria entre chefes corporativo justamente por não terem a gana natural de fazer alguém passar fome para você poder comer no lugar dele. Existem os cordeiros e existem os leões.

Anônimo disse...

Sobre o que o texto fala:
- Insegurança feminina em contraste com a arrogancia masculina, ambas, de acordo com o texto, condicionadas pela sociedade e pela nossa criação.

Comentários:
- Biologia
- Se o correto é controversa ou contraditória
- Significado de controversa
- Interpretação de texto
- A última vez em que os homens receberam um elogio
- As lutas diárias de manter toda a dor para si
- "Foram as mulheres que inventaram o machismo"
- "Cura gay"
- Homem branco heterossexual oprimido
- "A sociedade atual e o capitalismo são frutos do patriarcado"
- Apenas um único comentário que realmente fala sobre o texto


Gente, o que está acontecendo aqui?

Anônimo disse...

O que me chama a atenção é que uma das lutas da mulher é não ser vista como piloto de fogão, mas quando esses programas começaram a aparecer elas reinvidicaram uma participação.

Anônimo disse...

HAHA, que sofrência é essa no segundo e terceiro comentário? Se é por falta de confete, um elogio grátis: achei engraçado!

Unknown disse...

Sei... Se isso você verdade, seu comentário não existia. O post não é sobre vocês, entenda.

Anônimo disse...

Tinha ainda mais sofrência de macho chato antes, mas a Lola apagou alguns comentários. Ninguém merece esse chororô de marmanjo machista tosco...

Anônimo disse...

Eu lembro que uma vez comentei aqui no blog em um post semelhante a esse, que eu tinha perdido uma vaga de estágio para um cara que mal conseguia desenhar um circulo. Falei que eu era melhor qualificada para a vaga, que tinha mais experiência mas eu não tinha o que "realmente importava" - um pinto!!

Falar "eu sou melhor qualificada" causou aneurismas em algumas pessoas!
Como ousa uma mulher dizer um absurdo desses? Vai parir e lavar louça!


As vezes desanima, mesmo quando você é confiante, mesmo quando você acredita em si você em algum momento vai perder para um idiota com meio cérebro mas com pênis, por que no fundo pênis é o passaporte pra qualquer lugar que você queira ir!

Jane Doe

donadio disse...

"Homem heterossexual e o novo preto."

É, só ontem lincharam três vizinhos meus, é um horror.

"ou o novo judeu...depende da visão de quem estigmatiza."

De fato. O campo de concentração em Piragibe está a pleno vapor, usando a gente pra fazer sabão.

*********************

Deixa eu dizer uma coisa machista, caras:

Sejam homens, porra. Porque do jeito que está não está nem dando pra acreditar que vocês sejam héteros. Parecem é maricas mimados.

Anônimo disse...

Quem tem pênis vai a Roma.

Anônimo disse...

Definitivamente, é impressionante como quando a Lola faz posts sobre as desvantagens de ser mulher(num blog FEMINISTA) vem um bando de homens reclamar de suas vidas, desacreditar os relatos das mulheres e exigir que demos credibilidade e solidariedade para vocês. Caras, já ouviu falar na expressão "não é sobre você que devamos falar"? Djamila Ribeiro diva, já falou: "Sofrer, todas as pessoas sofrem, algumas pessoas são impedidas de comer acarajé, mas enquanto isso negros são linchados. Não confundam sofrimento com opressão, por favor" Abraços e parabéns pelo texto Lola, definitivamente nós mulheres precisamos lê-lo várias vezes.

Anônimo disse...

E anon das 15:23, mandou muito bem. Depois vi que o que falei você já falou de maneira eficaz. Donadio, nesse caso, mesmo sendo machismo, vou concordar contigo: nunca vi uma mulher choramingar porque não recebe elogio, via de regra, mulheres seguem fazendo o que é necessário e são dificilmente reconhecidas-na verdade, são cobradas. Homens podem ser medíocres e não há problema.

Cão do Mato disse...

"Tudo bem um homem ser convencido".

KKKKKKK... De onde você tirou isso?

Anônimo disse...

Um monte de comentário que até parecem bots tentando floodar com coisas aleatórias.
Mas infelizmente acredito que são alguns homens que se prestam a tamanhas escrotices.

Fábio disse...

Isto foi bem machista e homofóbico não?!
Licença poética? 😂

Anônimo disse...

que bonito donadio mostrando as garrinhas podres, cheias de sangue e restos de órgãos e tripas de mulheres e de "bichas"

gosto assim, quando os machos revelam quem realmente são... aprende com ele aí Fabinho, mostra sua podridão mais profunda que se esconde detrás de todo esse cinismo

apontar o dedo pros outros é muito fácil e covarde (apesar de que quando se aponta o dedo pro outro de fato se volta três outros dedos pra si mesmo), mas quero ver é ter o mínimo de coragem de expor a própria verdade coberta por máscaras de falsas virtudes

Anônimo disse...

corrigindo: ...expor a própria verdade, que é coberta por máscaras de falsas virtudes

Anônimo disse...

"Anônimo disse...
O que me chama a atenção é que uma das lutas da mulher é não ser vista como piloto de fogão, mas quando esses programas começaram a aparecer elas reinvidicaram uma participação.
19 DE SETEMBRO DE 2017 22:46"

Sempre foi cobrado que mulheres soubesse cozinhar, diferentemente dos homens. Uma dona de casa cozinhando é vista de modo diferente de um chef de cozinha. Na verdade as competições culinárias fizeram com que muitos homens começassem a se interessar pela gastronomia, mas ainda indo pro fogão só em ocasiões especiais, fazendo pratos "gourmet", não no dia-a-dia. Tanto que um cara dizendo:"Caramba, tenho que voltar logo pra casa preparar a marmita da minha mulher!" ainda causaria estranheza.

Alessa disse...

Concordo, mas vamos parar de usar a palavra autista de modo pejorativo. Pra quem quiser saber mais sobre autismo, recomendo o ótimo www.lagartavirapupa.com.br

:)

Anônimo disse...

As mulheres machistas perpetuam a espécie homem arrogante.

Anônimo disse...

"decidiu agradecer (sem recusar) os elogios que recebia dos homens. Eles não gostaram nem um pouco -- como assim, você sabe que é linda?! Você nem é tudo isso não! Ou: é só isso que você tem a dizer? Só "obrigada"?! Ingrata!"

Eu sempre faço isso (aprendi na terapia a nunca recusar elogio, evitar o "ah é só uma roupinha velha, paguei barato, não foi nada, fiz rapidinho" etc) e muita mulher também me olha torto, "retira" o elogio, é a mesma bosta pros dois lados.

Anônimo disse...

"Sejam homens, porra. Porque do jeito que está não está nem dando pra acreditar que vocês sejam héteros. Parecem é maricas mimados."

O que é ser homem?

Liana hc disse...

Uma colega de trabalho, considerada por vários um tanto arrogante, foi promovida. E teria ficado ainda mais cheia de si depois disso. O que deixou algumas pessoas insatisfeitas, como uma outra colega que veio falar comigo sobre isso. Eu respondi a ela que é provável que esse jeito dela tenha contribuído para a promoção, pois ela soube se colocar como a melhor opção para o cargo, demonstrou iniciativa e competência. O excesso quando no convívio social é de doer, mas um pouco aqui e ali, faz mover as coisas.

Anônimo disse...

Quando a pessoa é considerada arrogante mas tem "cacife", todo mundo respeita de um jeito ou de outro.

Quando é só arrogante e não tem o que entregar, é simplesmente um babaca antissocial.

Anônimo disse...

Se você for feio, não vai ouvir mesmo. Questão de realidade.