segunda-feira, 3 de julho de 2017

11 MENTIRAS BATIDAS SOBRE FEMINISMO QUE PRECISAM SER DELETADAS

Eu nem me lembrava de ter sido entrevistada para esta matéria do Lucas, que foi publicada há dois anos no site M de Mulher. E infelizmente continua super atual. 

As feministas odeiam os homens, feminismo é o contrário de machismo… Calma, pessoal, sentem aqui para termos uma conversinha importante.
Ao ser questionada pela revista norte-americana Time se era feminista ou não, Shailene Woodley, estrela em ascensão e protagonista dos sucessos A Culpa é das Estrelas e Divergente, deu a seguinte resposta: “Não sou porque amo os homens, e penso que a ideia de ‘elevar as mulheres ao poder, e tomar o poder dos homens’ nunca vai funcionar. É preciso equilíbrio”.
Equivocada por distorcer a real luta do feminismo, a fala, claro, ganhou repercussão global e nos faz questionar: você sabe mesmo o que é feminismo? Abaixo, com o auxílio de Lola Aronovich, professora do Departamento de Letras Estrangeiras na Universidade Federal do Ceará (UFC) [agora meu departamento é o de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução] e autora do blog Escreva Lola Escreva, e de Bia Cardoso, pedagoga e coordenadora do Blogueiras Feministas, mostramos que muitas das coisas que te falaram sobre o feminismo não passam de mentiras. Vamos lá:
1. O feminismo é uma ditadura.
Oi? Não. O feminismo é um movimento de luta para a emancipação das mulheres. O que o feminismo pede são direitos iguais. Para homens e mulheres. Uma feminista é uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica, como definiu a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adiche. Mas mais do que isso, como explica Lola: “Hoje em dia, o feminismo é o combate a todas as opressões, não só de gênero, mas também de raça, orientação sexual, classe…” Você concorda com isso? Se a resposta é sim, bem, você é uma feminista.
2. Feminismo é o contrário de machismo.
Mentira. Diferente do feminismo, que é um movimento social e político organizado, o machismo não é um movimento e, sim, uma estrutura da sociedade que oprime as pessoas, assim como o racismo.
3. O feminismo só é bom para as mulheres.
Como uma sociedade igualitária pode ser vantajosa apenas para um dos lados? Em um famoso discurso durante o lançamento da campanha #HeForShe Emma Watson, embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres e atriz, explicou essa questão: “[Atualmente] homens também não têm o benefício da igualdade. Não queremos falar sobre homens sendo aprisionados pelos estereótipos de gênero, mas eles estão.
Quando eles estiverem livres, as coisas vão mudar para as mulheres como consequência. Se homens não têm que ser agressivos, mulheres não serão obrigadas a serem submissas. Se homens não têm a necessidade de controlar, mulheres não precisarão ser controladas. Tanto homens quanto mulheres deveriam ser livres para serem sensíveis. Tanto homens e mulheres deveriam ser livres para serem fortes”.
4. Feminismo tem apenas um significado. 
Não. Ele é formado por diversas correntes, com diferentes visões, como qualquer outro movimento. “O que o feminismo não é é o que o senso comum muitas vezes diz: um bando de barangas mal amadas”, pontua Lola. A editora da RookieMag, revista online voltada ao público adolescente, Tavi Gevinson, em seu discurso no TEDxTeen, também compartilha da ideia: “Muitas garotas acham que para ser feministas elas precisam viver de forma coerente com suas crenças, nunca estar inseguras, nunca ter dúvidas, ter sempre as respostas… Mas isso não é verdade e as coisas ficaram fáceis quando eu entendi que feminismo não é um livro de regras, mas uma discussão, uma conversa, um processo”.
5. Toda feminista odeia os homens. 
Mentira. Lola explica que, na verdade, muito poucas feministas odeiam homens: “É só uma corrente ínfima do feminismo que diz que tudo bem odiar homens se a mulher passou por uma experiência traumática”. Mas é uma dúvida comum e, até pouco tempo atrás, a cantora Taylor Swift pensava assim também… “Como adolescente, eu não entendia que dizer que você é uma feminista é dizer que você quer que mulheres e homens tenham direitos iguais. O que parecia para mim, na maneira com que era expressado na cultura era de que você odeia homem. E agora, acho que muitas garotas estão tendo um ‘despertar feminista’ porque estão entendendo o que a palavra significa. Por muito tempo fizeram parecer como algo que você protesta contra o sexo oposto. Não é nada disso,” disse em entrevista ao The Guardian.
6. Homens não podem ser feministas. 
Como explicado no tópico 4, o feminismo é bom para todo mundo, mas essa questão de designar um homem como feminista ainda é polêmica. “A verdade é que ainda não existe consenso ou uma resposta correta”, afirma Bia Cardoso. Para Lola, os homens não só podem, como devem ser feministas, eles apenas não podem querer o protagonismo: “Seria como se um branco quisesse liderar um movimento negro. Os homens devem usar o seu lugar de privilégio no mundo para poder influenciar outros homens”.
7. Para ser feminista é preciso ser ativista.
Claro que não! Para ser feminista você não precisa estar nas ruas. Só o fato de você concordar com os ideais da causa e tentar praticá-los no seu dia a dia já faz de você uma. “A Beyoncé obviamente nunca participou de uma Marcha das Vadias, mas isso não a impediu de colocar, por exemplo, a palavra 'feminista' no palco do VMA. Marketing ou não, quanto mais se falar de feminismo melhor”, explica Bia. O que Lola completa: “Você pode definir ativismo como orientar e educar outras pessoas. Logo, se você mudar a cabeça de alguém, você pode estar fazendo ativismo”.
8. Passar make e usar roupas sensuais faz de você menos feminista.
Errado. O feminismo não é contra a maquiagem e muito menos contra o seu vestido curto, que você tem o direito de usar sem sofrer nenhum constrangimento ou assédio. São escolhas que só dizem respeito a você, assim como não passar maquiagem ou não se depilar. “O problema, na verdade, é a indústria da beleza que fomenta um padrão irreal, inalcançável”, comenta Bia.
9. Donas de casa não podem ser feministas.
Quem disse? A ideia do feminismo é você ser você do jeito que quiser. “A dona de casa é o primeiro papel da mulher dentro da sociedade e precisa ser valorizada”, avalia Bia. Se você é feliz assim, continue assim. Escolher cuidar do lar não faz de você menos feminista. “É sempre bom lembrar que não é o feminismo que desvaloriza o trabalho doméstico -- é o machismo”, pontua Lola. Mas Chimamanda, ainda em seu discurso “We Should All Be Feminists”, atenta para uma questão: “É esperado de mim que eu faça escolhas sempre pensando que o casamento é o mais importante. Ele pode ser… uma fonte de alegria e amor e respeito mútuo. Mas por que nós ensinamos as garotas a sonhar com o casamento e não ensinamos os garotos o mesmo?”
10. Para ser feminista você não pode deixar o homem pagar a conta ou abrir a porta do carro.
Aceitar gentilezas de um homem ou de qualquer outra pessoa não faz você menos feminista. Mas, veja bem, pagar a conta, abrir a porta do carro, comprar flores… Você também pode fazer todas essas coisas, assim como segurar a bolsa de um desconhecido no metrô ou ônibus. O feminismo prega que você pode tudo, pode inclusive ser presidente de uma grande empresa, caso queira.
11. O feminismo divide as mulheres.
Como um movimento que prega a igualdade pode ser excludente? O que pode existir são pessoas que não entenderam o verdadeiro significado da palavra e que não se deram conta de que o machismo é o verdadeiro vilão, que ele criou a rivalidade entre as mulheres. “Acho muito bom que as mulheres passem a se apoiar e esqueçam essa ideia de que mulher é invejosa. Não são. Isso é uma ideia que colocaram… Por exemplo, a mídia é toda voltada para quem é a mais bonita, a melhor mãe… Você não vê essa competição em relação aos homens”, finaliza Bia.

41 comentários:

Anônimo disse...

Noooossa, amo esse discurso de Emma.O feminismo não odeia homens, mas é difícil não odiar mascul. Só que mascul não representa a maioria dos homens só lembrando tá, gente.

Anônimo disse...

Maravilhoso texto. Lola, você é excelente :) Abraços e boa semana!

Anônimo disse...

Tá bom D. Lola... SE o feminismo é MESMO esse Jardim do Éden de mansidão que vc afirmou acima, pq vc não dá um basta nos comentários que diariamente pregam que homens devem ser exterminados, que não precisam do homem pra nada, que o gen XY é aberração genética, que mulhetes são infinitamente superiores aos homens, etc etc e etc... PQ? Vc se contradiz com essa postagem, D. Lola. Acho que nem vc acredita no que está escrito no texto acima. E acho que vc deveria se posicionar quanto a isso. Ou vc concorda com suas seguidoras extremamente radicais, ou concorda com o texto acima. E deixar elas falarem o que bem quiserem neste espaço não é uma postura digna de quem diz que concorda com o texto publicado. Decida-se!

Anônimo disse...

Anônimo 3 de julho de 2017 11:47, a Lola não falou em nenhum momento que o feminismo era um jardim do éden, nem o texto deu a entender que era. Como você mesmo viu há um trecho no texto em que a Lola diz que “É só uma corrente ínfima do feminismo que diz que tudo bem odiar homens se a mulher passou por uma experiência traumática”. Portanto não há nenhuma contradição entre o texto e o fato da Lola não dá um basta em certos comentários do blog. Não há contradição porque não é a Lola quem os escreve e porque ela admitiu que uma corrente ínfima do feminismo odeia homens.

É exatamente esta corrente que posta os "comentários que diariamente pregam que homens devem ser exterminados, que não precisam do homem pra nada, que o gen XY é aberração genética, que mulhetes são infinitamente superiores aos homens, etc etc e etc" como você mesmo escreveu.

Para ficar mais claro pra você eu vou explicar um pouco mais: Há feministas que odeiam homens e também há mulheres que não são feministas mas também odeiam os homens. O nome disto não é feminismo é misandria. Mi-san-dri-a! Entendeu? O texto explicou na pergunta 2 o que é o feminismo. E se você ainda não entendeu o que é misandria então saiba que misandria é odiar homens. Feminismo não é misandria.

É certo que mulheres odeiem homens indiscriminadamente? Não. Mas, lembre-se de que também há homens que odeiam as feministas e vem aqui xingá-las diariamente. Lembre-se que há homens que odeiam indiscriminadamente todas as mulheres. Se você quiser ver xingamentos piores do que os feitos por algumas misândricas aqui do blog, vá a um chan de mascul. O nível de violência, misoginia, ódio e desprezo às mulheres (especialmente feministas) nem se compara com os comentários das poucas misândricas que aparecem aqui no blog. A misoginia desses homens justifica a misandria de algumas mulheres? Não. Mas lembre-se que a misandria geralmente só fica nos comentários enquanto que o machismo e a misoginia vão além dos comentários de ódio terminando em violência física, estupro e assassinato de mulheres.

A misoginia e o machismo são resultados de uma cultura que privilegia o homem em detrimento da mulher. Os homens são ensinados a serem machistas e em ambientes mais desfavoráveis contando ainda com a presença de certos fatores individuais, alguns homens podem se tornar misóginos e violentos com as mulheres.

A misandria normalmente não é algo que a mulher aprende da cultura. Elas também são ensinadas, como os homens, a serem machistas. Não raro, a mulher se torna misândrica como uma reação a violência sofrida por parte de um ou mais homens. Pode ser que se torne misândrica por saber da violência cometida contra outras mulheres também. Andrea Dworkin e Valerie Solanas são exemplos de feministas radicais, misândricas, que foram judiadas por homens. Nem toda mulher consegue superar os traumas. Não estou dizendo que o abuso sofrido justifica o ódio a todos os homens. Muito menos que todas as misândricas sofreram abusos. Apenas estou explicando porque algumas mulheres, tanto feministas como não feministas odeiam os homens.

O Feminismo é sobre igualdade de tratamento e de oportunidades para homens e mulheres, apesar deles serem diferentes. Significa também uma luta para que ninguém imponha a uma mulher o que ela deve ser ou fazer unicamente devido ao seu sexo. Em suma, é sobre liberdade de ser para todas as mulheres do mundo.

Anônimo disse...

Essas são as SUAS definições de feminismo, né lola, são as SUAS

pq na verdade, essa opinião está longe de ser um consenso, mas vc escreve como se vc falasse por todas as feministas do planeta, como se vc fosse o suprassumo do feminismo no mundo ou como se a sua vertente feminista (q mesmo vc negando ter, mas vc tem, é óbvio) é a única "correta" e q as outras "não são" tão relevantes assim:

"É só uma corrente ínfima do feminismo"

"ínfima", Aham, a tá

"O feminismo só é bom para as mulheres" - e mesmo se fosse apenas bom para as mulheres, já estaria BOM DEMAIS, pq o feminismo é pra isso mesmo, pra ser bom para as mulheres

se os homens conseguem tirar alguma vantagem ou não do feminismo, queridas, isso é problema deles

"Homens não podem ser feministas" - em q pese o fato disso não ser consenso, eu não dou à mínima se homens se intitulam assim ou não, estou mais preocupada com as mulheres, e de qualquer forma: feminismo é voltado para as mulheres, PARA AS MULHERES, tá, dona lola

"feminismo é o combate a todas as opressões, não só de gênero, mas também de raça, orientação sexual, classe…" - Kkkkkk Errrrrr... ERRADÍSSIMO

Querendo marxizar o feminismo? q furada, hein lola - meninas caiam fora dessa

"Passar make e usar roupas sensuais faz de você menos feminista" - realmente isso não faz mulher nenhuma ser menos feminista, mas ser prostituta, ah, me desculpe, mas não tem nada de feminista na prostituição (não q usar roupas sensuais tenha a ver com prostituição, mas esse tópico foi a oportunidade q eu tive pra pontuar essa questão)

"O feminismo divide as mulheres" - vc vai me desculpar novamente, mas se nossas opositoras, mesmo sendo mulheres, forem antifeministas, conservadias, xotas-compradas e as tais "mulheres" trans, DIVIDE SIM, e é bom q seja assim, sororidade tem limites e chegou a hora de problematizarmos isso tb

"homens devem ser exterminados, que não precisam do homem pra nada, que o gen XY é aberração genética, que mulheres são infinitamente superiores aos homens" - mas isso é tudo VERDADE; a realidade te assusta, mascu?

Anônimo disse...

Minha definição de feminismo:

Ativismo pelos direitos das mulheres, movimento contra a inferiorização feminina e filosofia empoderante para a mulher

Simples, objetivo, definido, sem sombra de variação e sem blablablá

Anônimo disse...

Em relação ao pai ausente?

lola aronovich disse...

Pai ausente? A gente tá falando de mentiras mais espalhadas, digamos. Isso de pai ausente ou de que toda feminista é feia e peluda é mais do que mentira -- é trollagem. Os idiotas que espalham essas mentiras SABEM que são mentiras. Pra ser franca, eu conheço muito mais misógino sem pai do que feminista sem pai. Mas já rebati a mentira do "pai ausente".

lola aronovich disse...

Será que eu não sei mais colocar link? Aqui o link pro pai ausente.

lola aronovich disse...

Ah, o link taí, mas não aparece mais como azul (o que é estranho. Como a pessoa vai saber que tem link?) http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2016/06/um-montao-de-feministas-ama-o-pai.html

Anônimo disse...

Outra mentira sobre o feminismo: é preciso ser e se declarar feminista para lutar por melhores condições de vida e trabalho para as mulheres, equiparação salarial, legalização do aborto, acesso amplo a métodos contraceptivos, combater a violência doméstica, os papéis de gênero sempre desfavoráveis a pessoas do sexo feminino, a liberdade de ir e vir de uma mulher e outras coisas.

Porque vestir a toga do feminismo hoje em dia representa aceitação tácita de um kit que pra mim p.ex. não faz o menor sentido. Nos EUA existe um claro abraçamento ao Islã e ressignificação do véu, que agora tem sido vendido como algo que fortalece as mulheres (já aboli o termo "empoderar" há muito). Já aqui, galera tá super preocupada em assegurar o direito de pessoas do sexo masculino de usarem banheiro feminino enquanto o cerco aos casos em que ainda não se pune aborto estão fechando. E vai falar de aborto em comunidades de pessoas antenadas, progressistas e inclusivxs pra ver se não te chamam de transfóbica na mesma hora, porque não podemos ferir as sensibilidades dessas pobres pessoas desprovidas de útero mas que foram socializadas desde o berço para serem o centro do mundo. Que dó. Não concordo, não tem minha adesão e essa toga eu me recuso a vestir.

Anônimo disse...

Mascus possuiem mãe ausente? Ou prrsente demais e poucas namoradas?

Anônimo disse...

São os mesmos problemas que eu vejo. Me considero sim feminista mas não aceito relativismo cultural ou em relação mudança de sexo e identidade de gênero não. Primeiro: lembrem-se de que no nosso passado, país cristão, as mulheres não podiam votar, trabalhar sem o apoio do marido, ter sua própria propriedade, herança e a maioria era analfabeta. Mudamos isso e agora atingimos um nível mais aceitável, o mesmo deve ser feito em relação ap isla, eles PRECISAM mudar a si mesmos. Segundo: odentidade de gênero é completamente o contrário da definição de feminismo e biologia.

Anônimo disse...

Se você luta e concorda com todas essas coisas que melhoram a vida das mulheres então você é uma feminista. Feminismo também é uma atitude. Não é necessariamente gritar aos quatro ventos que se é uma feminista. Como você pode ver nos comentários, as feministas discordam em muitas coisas mas o núcleo básico do feminismo é exatamente tudo o você falou no primeiro parágrafo do seu comentário.

A ressignificação do véu é um assunto de controvérsias mesmo entre as feministas islâmicas, e o fato de você não concordar com o uso do véu - assim como muitas islâmicas- não faz de você uma não feminista.

O feminismo não é um monte de regrinhas te dizendo o que você deve ou não deve fazer, tal como usar ou não usar o véu, por exemplo. As feministas individualmente tem opiniões a respeito dessas coisas e externam estas opiniões. Opiniões por vezes conflitantes entre si pois são a respeito de escolhas. Como se trata de escolhas cada uma pode ter a sua própria opinião e ninguém é obrigado a seguir ninguém. Portanto, em essência, você é uma feminista.

É muito comum , por exemplo, haver mulheres feministas com orientação política mais à direita, mas que dizem não ser feministas, por verem o feminismo como coisa de esquerdista. Elas não militam, mas acreditam em todas essas coisas que você falou e portanto, são essencialmente feministas.

Felipe Roberto Martins disse...

Texto maravilhoso. Por um mundo mais justo e humano.

Mariana disse...

Lola, por que não botou a "é preciso ser de esquerda para ser feminista." na lista de mentiras?

Anônimo disse...

Andaram lendo Thomas More.

Nunca vi uma feminista se indignar pelos homens aposentarem-se cinco anos a mais que as mulheres, apesar delas viverem, em média, sete anos mais que os homens.

Nunca vi uma feminista protestar sobre a obrigatoriedade do serviço militar dos homens, sendo para elas apenas uma escolha.

Se houver o crime de tráfico de pessoas, a pena será maior se a vítima for mulher. Ainda não vi nenhuma feminista protestar contra essa diferença.

Se um casal adquiriu um imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida e se eles se divorciarem, o imóvel- pela lei - fica com a mulher. Alguém já viu alguma feminista protestar contra essa desigualdade?

A lei dá direito de cirurgia plástica reparadora, pelo SUS, de sequelas de lesões causadas por atos de violência APENAS a mulher. Alguma feminista reclamou desse empoderamento?

O programa do Bolsa Família determina que o pagamento do beneficio seja feito preferencialmente a mulher. Alguma luta das feminista contra isso?

Volto a repetir: Andaram lendo Thomas More.

eufemika disse...

Outra dúvida:

É verdade que as feministas estão na verdade apoiando práticas eugenistas e de limpeza social quando defendem o aborto e o controle de natalidade?

Anônimo disse...

Sim. Isto também é uma mentira. Não é preciso ser de esquerda pra ser feminista. Mas como explicado em 03/07 21:32 muitas mulheres essencialmente a favor do feminismo dizem não ser feministas por acharem que é coisa da esquerda. Feminismo não se mete em orientação política de ninguém. É sobre liberdade e direitos iguais.

Anônimo disse...

Tudo muito bonito no papel, mas na prática a teoria é outra. Não é o que se vê nas ruas e redes sociais. Os atos falam mais que as palavras.

Anônimo disse...

Não. O que isso tem a ver com eugenia e limpeza social? o apoio do aborto tem a ver com o controle da mulher sobre o próprio. Apoiar a descriminalização não significa que todas as feministas querem realizar aborto é sim que a mulher que precise fazer o aborto não seja incriminada. Só isso

Alex David disse...

A very nice and informative post on feminism.

PeaceQuarters

Anônimo disse...

Anônimo4 de julho de 2017 06:07
Andaram lendo Thomas More.

"Nunca vi uma feminista se indignar pelos homens aposentarem-se cinco anos a mais que as mulheres, apesar delas viverem, em média, sete anos mais que os homens."

R= Segundo alguns textos na internet essa diferença é para compensar o serviço doméstico que as mulheres realizam a mais que os homens. Pois os mesmos continuam querendo ficar com a bunda no sofá enquanto as mulheres fazem o serviço doméstico depois do trabalho fora de casa.

Nunca vi uma feminista protestar sobre a obrigatoriedade do serviço militar dos homens, sendo para elas apenas uma escolha.

R= Porque ninguém deveria ser obrigado a fazer serviço militar ou ser obrigado a fazer qualquer coisa estúpida que não queira fazer. Se você está tão incomodado com isso pode lutar para que os homens não sejam obrigados a prestar serviço militar. Qual seria o sentido de uma feminista lutar para ser obrigada a fazer algo. E qual o sentido de você fazer uma pergunta tão burra?

"Se houver o crime de tráfico de pessoas, a pena será maior se a vítima for mulher. Ainda não vi nenhuma feminista protestar contra essa diferença."

R= Porque atualmente as mulheres são as maiores vítimas do tráfico de pessoas e são transformadas em escravas sexuais o que não costuma acontecer com os homens. Você tem algum problema mental para fazer tanta pergunta idiota?

"Se um casal adquiriu um imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida e se eles se divorciarem, o imóvel- pela lei - fica com a mulher. Alguém já viu alguma feminista protestar contra essa desigualdade?"

R= Porque os homens continuam tendo mais dinheiro e posses. Essa é uma forma que o governo achou de corrigir a desigualdade. Pelo tipo de pergunta que você faz da pra perceber que você está ressentido com supostos "privilégios" que as mulheres tem e acha que o oprimido é você. Ó que só! =(

"A lei dá direito de cirurgia plástica reparadora, pelo SUS, de sequelas de lesões causadas por atos de violência APENAS a mulher. Alguma feminista reclamou desse empoderamento?"

R= É mesmo? Disso eu não sabia. Ficou feliz as mulheres tenham esse benefício. O governo não está fazendo nada além de sua obrigação pois estás cirurgias são caras e muitas mulheres não podem pagar por elas. Na minha opinião deveria pagar para os homens também. Se você está incomodado lute para que os homens tenham esse direito ao invés de perder seu tempo se vitimizando e reclamando de que as feministas não reclamam disso ou daquilo. As suas reclamações estão bem infundadas.

"O programa do Bolsa Família determina que o pagamento do beneficio seja feito preferencialmente a mulher. Alguma luta das feminista contra isso?"

R= Porque nós vivemos em um país machista onde a mulher é a maior responsável pela criação dos filhos. E também há muitas mães solteiras. Muito mais do que pais solteiros. As mulheres ganham menos que os homens, as vezes não ganham nada. Deixar o bolsa-familia com elas lhes confere uma renda. Já ouvi falar que também é porque se supõe que as mulheres são mais responsáveis com dinheiro.

Qualquer outra dúvida a respeito do feminismo você pode encontrar as respostas na internet, já ouviu falar? Suas perguntas foram bem burrinhas. Pareciam perguntas de alguém que apenas é contra o feminismo.

Volto a repetir: Andaram lendo Thomas More.

Anônimo disse...

Porque você vê apenas o que você quer ver. E porque você quer ser contra o movimento. Um dos atos das feministas é o protesto contra estupro. Você sabia disso?

Anônimo disse...

Feminismo no Brasil = seita do PT.

Não caia nessa baixaria, menina inteligente.

Anônimo disse...

Como mulheres nós quebramos — ou, pelo menos, brincamos com a quebra — os principais tabus da cultura masculina corrente. Um dos principais tabus — que nós mulheres não nos concentramos em nossos próprios valores, mas nos dos homens — tem assustado mais mulheres em atividades reformistas mais "seguras" e masculinas do que qualquer outra proibição. — p.82

Fatos sobre o patriarcado:
1) Ele sempre mente
2) Suas mentiras são reversões exatas da verdade
3) Então, o que quer que ele diga que é a maneira mais saudável de fazer as coisas é sempre a mais destrutiva
4) Sempre que ele insiste que existe apenas um caminho certo, existem sempre centenas de outros caminhos melhores — p.83

Nos tempos pré-patriarcais, antes que jeová derrubasse a deusa (isto é, o conhecimento da divindade feminina) do trono dela no coração da espécie humana em todo o mundo, toda mulher viva sabia que ela era a deusa — que sua essência era pura criatividade e poder. Ela não procurava orientação com uma mulher mais inteligente e mais poderosa no céu. As deusas em seu panteão mítico eram representações de aspectos dela mesma, assim como todos os ícones e pinturas sagradas.

Então, quando os homens começaram a conquistar o céu e a terra, o que eles enfrentavam eram deidades femininas em todas as mãos, um planeta cheio de deusas. Entre as muitas estratégias que encontraram para despojar-nos de nosso poder, foi uma prática útil para eles em guerras subsequentes, embora menores.

Meus anos formativos foram passados durante a chamada Segunda Guerra Mundial dos homens*. A partir dessa guerra e a partir da leitura desde então, aprendi algumas das táticas que tiveram de ser inventadas para impedir a fuga dos prisioneiros.

Geralmente, quando um grupo de homens era capturado, o mais cedo possível os captores os levavam a uma espécie de corral — algum espaço cercado — e colocavam guardas para observá-los.

Entre os prisioneiros, líderes logo se levantaram, aqueles homens que, por exemplo, poderiam encorajar os outros a não cooperarem com o inimigo até que todos recebessem água. De certa forma, aqueles que tinham menos medo, mais seguros de si mesmos e, portanto, mais propensos a organizar rebeliões ou escapes, logo se identificaram.

Seus captores descobriram, por meio de tentativa e erro, que para evitar problemas, eles teriam que executar esses líderes imediatamente ou colocá-los em confinamento solitário — um homem para uma cela com sua própria guarda particular.

A analogia é óbvia. Quando os homens sonharam em controlar as mulheres e, portanto, o mundo, toda mulher era tal líder — uma daqueles que perturbariam e derrotariam os planos do inferno. Então, durante a guerra, os homens lutaram contra nós por milhares de anos, eles tiveram que matar-nos ou nos colocar em confinamento solitário — uma mulher para um guarda em uma cela.

Mas no começo as mulheres eram tão incrivelmente fortes e os vínculos entre nós tão indissolúveis, que essas táticas por si só nunca poderiam ter conseguido. Nosso subjugamento final foi realizado, já que todo o condicionamento é realizado, por uma combinação letal de lavagem cerebral e terrorismo. Foi o lento trabalho de muitos e muitos séculos para nos domar, para persuadir-nos de que esse cativeiro, violência e isolamento eram em nosso melhor interesse, que significava que somos amadas e respeitadas, que era agradável, que gostamos disso, que queríamos, que não poderíamos viver sem ele, e — o último discurso duplo — que isso era liberdade.

Eles chamaram de "casamento" e era literalmente uma prisão domiciliar.

* Houve apenas uma guerra lutada literalmente em todo o mundo, afetando todos os seres vivos, e essa foi a guerra de todos os homens, sem parar, a guerra milenar contra as mulheres, uma guerra que não só continua neste momento sem a menor redução, mas se intensifica a cada hora. — pp.136-138

Sonia Johnson, "The Ship That Sailed into the Living Room", 1991.

lola aronovich disse...

Pergunta pro mascu das 13:58 se ele aprova o feminismo em algum outro país, menina inteligente. Nem no Oriente Médio (lugar que ele tem certeza que feministas não existem)... Feminismo existe muuuuuuito antes da criação do PT, mascu ignorante (pleonasmo).

Anônimo disse...

Olá, professora,

"Mascu", por manifestar uma opinião divergente do status quo daqui? É assim que funciona? Dessa forma, acho que se complica na tarefa de deletar "mentiras" sobre o feminismo.

Quando vocês começarem a defender causas de interesse das mulheres sem fazer proselitismo por partidos políticos (lula, dilma e cia), poderão ser mais respeitados e, quem sabe, até levados a sério.

Respondendo à sua pergunta: se for um feminismo seita religiosa como o que vocês praticam, dificilmente verá uma pessoa ponderada apoiar, ou mesmo querer qualquer vinculação com isso.





Anônimo disse...

Um comentário "inteligente" de alguém que tem o cérebro do tamanho de uma ervilha e não consegue articular um argumento que seja.

Anônimo disse...

Sou feminista e não sou nem nunca fui petista, muito menos psolista ou quaisquer outro partido, idiota! Você não é ignorante por ter dado uma opinião diferente e sim por ignorar que o feminismo no Brasil existe muito antes do PT, PSOL, PC do B e muitos outros "P". Você não será chamado de ignorante no dia em que deixar de ser um.

Anônimo disse...

Sim radtroll/mascudisfarçado, parcela infima e perturbada.

eufemika disse...

Eu entendo. Acontece que tanto nos programas de instituições privadas como a Planned Parenthood quanto no sistema ONU, o aborto como política pública de clara vocação eugênica utiliza muito o jargão feminista para sobreviver e adoçar os lábios ao se dirigir aos públicos.

Fazem uma vila inteira na África ou um bairro de negros nos EUA passar por "reeducação reprodutiva" com a finalidade de diminuir a fertilidade e o aumento populacional dos que são considerados "problema". E para isso, ao invés de admitirem que querem menos pobres e "unfit" no mundo, dizem que é em nome da "emancipação da mulher", essas coisas.

Não me parece honesto, e nem algo que as feministas concordariam cegamente.

Anônimo disse...

08:02, ô seu babaca, quem prega castração química e cirurgia de infertilidade é o bolçonazi, ele e qualquer outro direiteba estão mais próximos da eugenia q qualquer outra instituição pró-escolha, seu imundo

Anônimo disse...

Isso ocorre por uma medida de ecologia pura, quanto mais pessoas tiverem no mundo ou em uma área, menor vai ser a qualtidade de recursos. E já há dados mostrando que quanto maior o grau de educação de uma população, será priorizado a qualidade e não a quantidade de filhos. Uma quantidade grande de filhos reduz a qualidade de vida das mulheres em geral, e nessas áreas pobres o número de crianças indesejadas é alto.

Anônimo disse...

Não concordaríamos cegamente com algo que tivesse como finalidade reduzir a população mais pobre por considerar os pobres um problema. Mas não é disso que se trata a educação reprodutiva. Aqui no Brasil há regiões onde o desconhecimento a respeito da reprodução é tão grande que há mulheres que transam na posição "em pé" porque acreditam que dessa forma não ficarão grávidas. É óbvio que ficam grávidas e se frustam. Há mulheres com menos de 20 anos e com 4 filhos porque não sabem como evitar a gravidez (desconhecem métodos contraceptivos eficazes) e não porque queriam ter 4 filhos. Acredito que reeducação reprodutiva tenha a ver com informar as pessoas sobre como evitar a gravidez a fim de que elas, se assim quiserem, possam planejar quantos filhos terão. Elas não são forçadas a não ter filhos, mas tem a opção de escolher ter poucos, muitos ou nenhum filho porque depois de educadas sabem como evitar a gravidez. A verdadeira crueldade está em deixar as pessoas na ignorância tendo vários filhos contra a vontade - por não saberem evitar a gravidez - e sem terem dinheiro suficiente para criá-los com qualidade de vida. Dar educação reprodutiva aos pobres que não tem acesso a informação é um grande benefício pois aumenta o controle dos mesmos sobre a vida que eles querem ter.
Muitos moralistas objetam que se as mulheres não quiserem ficar grávidas então "que fechem as pernas". Mas este é um pensamento machista, autoritário, moralista e ridículo. Uma pessoa pode ser a favor da castidade, permanecer casta e não há nada de errado nisso. O que ela não pode é julgar a moral daquelas que não querem permanecer castas e ainda querer que estas sejam punida com gravidez indesejada. E gravidez indesejada é o que está acontecendo com muitas mulheres pobres que não sabe como evitar uma gravidez. Além disso muitas tem adquirido DST's, que prejudicam até mesmo o desenvolvimento do bebê, por não saberem como fazer sexo de maneira segura. Educar e informar as pessoas só traz benefícios.

Anônimo disse...

Você acha que interferir na natalidade fazendo com que mulheres tenham maior educação reprodutiva em países como a Índia, Paquistão e outros árabes é eugenia? Vamos deixar as pessoas se reproduzirem indefinidamente para vermos que "maravilha" vai ser o planeta.

Anônimo disse...

Mulheres mandam.

Homens de verdade obedecem.

Esse é o caminho da evolução.

Aqueles que não obedecem são moleques birrentos mimados.

Eles serão deixados completamente para trás e estão em vias de extinção.

Anônimo disse...

Feminismo não é igualdade com homens, na verdade é a libertação das mulheres e o fim do patriarcado. Feminismo é justiça e liberdade para as mulheres, é mudar o mundo, não uma suposta equiparação e união com os injustos em um mundo injusto e fodido.

Anônimo disse...

Errado. Feminismo é igualdade de tratamento e de oportunidades para as mulheres da mesma forma que os homens possuem estas oportunidades. Isso em si já é justiça para as mulheres. E já se falou mil vezes que se trata de liberdade. Qual foi a parte que você não entendeu? De onde você tirou a ideia de que igualdade de tratamento e oportunidades, significando tratamento justo para as mulheres, constituiria em uma "suposta equiparação" com os injustos? Aliás, não são esses injusto ensinados desde o berço a serem machistas e injustos, ensinados inclusive pelas suas mães? E por outro lado, para terem os privilégios quem tem também não são eles levados entrar em um molde do que se diz que é um homem? Uma coisa é destruir o patriarcado, outra é querer destruir os homens. Prefiro tentar fazê-los perceber o quanto são injustos. Pelo menos alguns mudarão e com estes pode haver união. Dos misóginos incuraveis eu quero distância e que eles vão para a cadeia. No mais, acho que o caminho é o diálogo conscientizar com os homens, não uma batalha contra eles.

Anônimo disse...

Se em uma relação alguém tiver que obedecer esse não é um homem de verdade ou uma mulher de verdade. É um capacho. Não quero mandar nem obedecer a ninguém. Se você prefere um capacho a um homem então faça bom proveito, mas pra mim isso não é caminho de evolução nenhuma.
Seria fazer com os homens a mesma coisa que eles fizeram com as mulheres. Deu na desgraça que temos hoje. Se as mulheres forem mandar nos homens teremos outra desgraça.
O caminho da evolução é todo mundo ser livre e ninguém manda em ninguém.
E se algum homem que quiser mandar em mim eu mando pastar. Não sou capacho de ninguém.

Anônimo disse...

Não confio nem um pouco em quem é muito falatório e pouca ação. Atitudes dizem muito mais que discursos, ainda mais esses discursos "bonitos" cuidadosamente construídos para parecerem bastante diplomáticos, apaziguadores, conciliadores e tranquilizadores, e assim receber a maior quantidade possível de aplausos e aprovação. O objetivo de quem vive fazendo esses tipos de discursos é só ganhar confete e ter (ou manter) popularidade.