domingo, 10 de julho de 2016

TURMAS QUERIDAS, FÉRIAS PRÓXIMAS

Minha turma de Práticas Orais

Quase final do semestre na universidade...
Lolinha em Jeri em 2012. Espero
poder repetir esta foto logo
Ainda tenho duas turmas que terminam na semana que começa amanhã e uma pilha de trabalhos pra corrigir. E palestras e reuniões. E papers que eu preciso entregar. Mas, depois disso, um pouquinho de férias. Pouco, porque as aulas já reiniciam no dia 16 de agosto e vão praticamente até o natal, sem feriados prolongados no meio do caminho (todos os feriados cairão na quarta, pelo que eu vi).
E talvez eu faça parte de uma banca de concurso durante as férias. Ainda não tenho certeza.
Quixadá, sertão cearense
Mas até o final do mês vamos passar alguns dias (dez, no total) viajando. Primeiro, Quixadá. Fui para lá em novembro para um seminário incrível e histórico (um congresso sobre gênero no sertão!). Não deu pra ver nada, mas a cidade pareceu linda, com suas montanhas de pedra rodeando tudo. Então prometi voltar e levar o maridão. Ficaremos no que promete ser um ótimo hotel.
Depois, Jericoacoara. Já estivemos lá em dezembro de 2012. Deve ser o lugar mais caro para se tirar férias no Ceará (os hotéis são mais caros, mas o que pesa mais é o transporte. Precisa pagar pra deixar o carro estacionado e pra contratar guia e buggy pra levar às lagoas). Claro que compensa. O lugar é maravilhoso e, de lambuja, lá tem o melhor sorvete que eu tomei no Ceará, disparado: a Gelato Grano, em frente à praça principal.
Praia de Guajiru, CE
E, como Jeri é meio longe (dá mais de quatro horas de carro de Fortaleza), por que não parar em algum lugar na volta? Optei por duas diárias num lugar que ainda não conhecemos, na Praia de Guajiru, no Trairi, a 134 km de Fortaleza. Vamos ver! Parece lindo, lógico.
Piscina do apê que alugamos em
Santiago do Chile para janeiro
E já estamos com tudo pronto pra nossa viagem de duas semanas em janeiro! Vamos passar uma semana em Santiago e outra em Buenos Aires. Acabamos alugando um apartamento pequeno, inteiro, pela Airbnb, em vez de ficar em hotel. Saiu super barato -- R$ 800 pelo apê em Santiago e R$ 700 pelo de Buenos Aires. E ambos são exatamente o que eu queria: próximos ao centro, com piscina. Melhor, impossível!
Foto do apê em
Buenos Aires
E finalmente usamos as milhas para pagar as passagens aéreas. De Fortaleza para Santiago, as duas passagens saíram por 10 mil milhas cada uma, e a volta, de Buenos Aires pra Fortaleza, por 9 mil milhas (a sugestão foi convergir todas as milhas num programa só através de portais de compras como Elomilhas, Maxmilhas). Tivemos que pagar todas as tarifas de aeroporto, que não são baratas (R$ 857 entre os dois). O único porém é que a viagem de ida pela TAM chega no Rio (Galeão) às 17h e só sai para Santiago às 5 e pouco da manhã do dia seguinte. Ou seja, teremos que passar uma noite de algumas horas no Rio. De preferência, perto do aeroporto. Eu acho que motel é a melhor opção (muito mais barato que hotel, e não precisa reservar), mas como é difícil encontrar motéis no Google!
Para fazer o trajeto entre Santiago e Buenos Aires, pesquisamos bastante, e as passagens mais baratas foram por sugestão de leitorxs daqui do blog -- 204 dólares (no total pros dois) pela Sky Airline, companhia chilena. Em suma: no total, até agora, uma viagem internacional de duas semanas tá saindo por R$ 3060! Graças a todas as dicas de vcs
Turma de Literatura em Língua Inglesa IV
Mas estou escrevendo este post basicamente só pra colocar as fotos que tirei com meus aluninhos queridxs. Fazia tempo que eu não tirava uma foto da turma, e a minha cabeça está tão desantenada que eu pensei, numa aula recente: "Vou pedir pra algum aluno trazer câmera pra gente tirar foto na próxima aula". Demorou um dia inteiro pra eu lembrar que boa parte dos alunos deve ter celular com câmera!
Turma de Literatura em Língua Inglesa I
Foi um semestre muito bom. Ainda não acabou, mas já estou falando no passado. Infelizmente, esqueci de tirar foto com a turma do curso de extensão. Foi a melhor turma de extensão que tive até agora, muito participativa. E semestre que vem tem mais!

Aninha disse...

Lola, invejinha boa pelas suas férias.

Também estive em Jeri em 2012 e nao tive chance de voltar ainda. Aproveite bem :)

Anônimo disse...

Quanta gente linda nessas fotos! Amei eta povo bonito.

Julia disse...

Também achei o povo lindo!
Boas férias, Lolinha!

Anônimo disse...

Lola, sobre sua hospedagem temporária no RJ, EM TESE é "proibido" ter motel lá. Então quando você for pesquisar no Trivago, Hotels.com e semelhantes, procura por "hotéis adultos", "somente para adultos" que você acha.

Os "hotéis adultos" trabalham com diária normal e período. Tem um que eu já fiquei várias vezes no Flamengo, chama Barão do Flamengo e o nome da rua é esse também. O quarto não é espetaculê mas vai te quebrar um galho. Perto do Galeão deve ter algo também. Bom que ali perto tem um monte de lugares pra comer, a rua em si é sossegadinha, só não inventa de dar volta no Aterro que tá foda.

Ouuuuuuuuuuuu você entra no grupo "Couchsurfing das mina" no Facebook e com a mais completa e total certeza alguém vai te abrigar até a hora de sair pro aeroporto. Paga nada, leva uns presentinhos que tá bom.

Bjos e bom rolê

AEPC disse...

No próprio Galeão tem um hotel. A diária não é muito barata, por volta de 300 reais. Mas já que vc disse que não pretende reservar hotel pra essa noite, e sim ficar em motel, vale a pena dar uma passada no próprio hotel do Galeão antes de sair pro aeroporto, e perguntar se eles fazem algum preço promocional. Isso pq, quando eles estão com vagas disponíveis, eles negociam um preço menor por algumas horas. De repente vc consegue um descontinho muito bom, já que vai ficar somente algumas horinhas mesmo, e o preço até compense, pelo conforto e valor de táxi que não vai precisar pagar (táxi no Rio é meio salgadinho tb).
Ótima viagem!!
Vou me inspirar nessa sua viagem barata pra minha próxima!!!

AEPC disse...

Complementando: O Hotel do Galeão fica no Terminal 1, próximo à praça de alimentação. (3° piso, se não me engano).

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael disse...

Lola, de coração, não acha arriscado expor seu roteiro assim? Vc é perseguida por tanta gente estranha

Beatriz disse...

Lola, a senhora é um ser tão incrível. Não tem idéia do quanto vou sentir sua falta. Tô indo embora pra New York ser Au Pair e viver uns sonhos aí. Quero que a senhora saiba que me ensinou muito mais do que a gostar de literatura estrangeira (desde a literatura I que leio livros em inglês, vários dos quais indicados pela senhora), mas me fez crescer como pessoa e pensar mais nas coisas, nas lutas, no feminismo, na política, etc. Você é de verdade uma das professoras e pessoas mais incríveis que a letras me proporcionou. Obrigada por tudo, de coração.

Renata disse...

Conselho de moradora do Rio: fique no hotel do Galeão. Sair de lá e voltar de madrugada não é uma boa ideia, mesmo que seja para um motel próximo (e bem próximo não tem). A saída da Ilha do Governador, onde o Galeão fica, é muito perigosa à noite.