terça-feira, 29 de setembro de 2015

GUEST POST: QUEM NÃO SE DÁ AO RESPEITO?

William me enviou este texto sobre algumas moças que tiraram o sutiã num show do Rock in Rio.
Fui pesquisar um tiquinho pra poder ilustrar este post e descobri que, no festival de 2001, o baixista da banda americana Queens of the Stone Age ficou nu no palco (e até recebeu ordem de prisão). Por isso, durante o Rock in Rio 2015, num grupo de Facebook, mulheres fãs do grupo planejaram fazer topless durante a apresentação.
Só não podiam imaginar que tem um bando de marmanjo que pelo jeito nunca viu peitos na vida. Conta pra gente, William:

Estou mandado este e-mail para contar um episódio de machismo que ocorreu bem ao meu lado no Rock in Rio e que me fez ver o quanto a falta de respeito e a violência contra a mulher estão enraizadas na nossa sociedade.
Estava em frente ao palco durante o show da banda Queens of the Stone Age e durante a música "Smooth Sailing" uma garota de cabelos castanhos com pontas vermelhas subiu na cacunda de um cara usando na parte de cima apenas um sutiã vermelho. Na hora que ela subiu já começou um coro de homens gritando "Tira, tira, tira". Mas eis que ela tira o sutiã e começa a dançar e a sacudir o sutiã. 
Achei bem legal, pois a menina estava mandando um foda-se pra sociedade e quebrando tabus, pois apesar de ser comum em shows na Europa as mulheres mostrarem os seios, sabemos que aqui no Brasil não é assim. 
O cara que a levantava começou a andar mais pra frente, tentando aproximá-la do palco, e então começou a falta de respeito. Um cara levanta a mão e aperta os seios da garota, que logo tira a mão do cara, e então dezenas de mãos começaram a subir e a apertar os seios dela. Ela tentava tirar, mas não tinha como, pois os homens não paravam. 
Era aquele velho pensamento machista: se ela está mostrando os seios, é porque é puta e quer que apertem. Me senti extremamente envergonhado, imaginei os caras da banda que sou fã vendo aquilo e pensando "Que merda de país", e eu mesmo pensava "Que merda de país, que merda de caras sem noção". A menina não aguentou o tanto de mãos lhe apertando, e voltou a por o sutiã. 
Então mais pra trás, outra menina incentivada pela coragem da primeira fez o mesmo. Sobe na cacunda de um cara e também tira o sutiã. E o que ocorre? Mais do mesmo! O cara que a carregava tentou se aproximar do palco e inúmeras mãos subiram e apertaram os seios da menina, que tirava as mãos dos caras. 
Já quase no final da música, as duas meninas ficaram mais ou menos uma ao lado da outra, e a primeira voltou a tirar o sutiã, e agora paradas no mesmo lugar, ninguém mais mexeu com elas. E elas curtiram o final da música mostrando os seios e cantando sem ninguém incomodá-las. 
Mais pra trás uma terceira chegou a mostrar os seios da mesma forma, mas essa tirou o sutiã e colocou de volta rapidamente, para que não ocorresse o mesmo que ocorreu com as outras.
No fim da música elas desceram da cacunda dos caras e não as vi mais. 
Ao fim dos shows, encontrei um casal de amigos e contei o que ocorreu, e para meu espanto, a resposta dos dois foi "Elas que pediram". Questionei e falei que não, que elas tirarem o sutiã não dá autorização a ninguém de passar a mão. Meu amigo concordou, mas falou que ainda assim achava errado uma mulher mostrar os seios daquele jeito. 
Já a namorada dele tinha uma opinião pior, falava que era culpa delas e que elas queriam que os homens passassem a mão e que elas era putas que não se davam o respeito
Esse é o pensando da maioria dos brasileiros. Pensamento que legitima estupro de mulheres bêbadas, legitima estupro de mulheres que saem pra balada, que usam roupas curtas etc. Pensamento de que a mulher precisa "se dar o respeito". 
No fim, um ato que começou mostrando o poder e a liberdade da mulher terminou mostrando (mais) um show de machismo e violência. 
Sou homem mas simpatizo com feminismo, e amo seu blog. Sempre aprendo muito com ele. Continue seu difícil trabalho.

218 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 218 de 218
Raven Deschain disse...

Ingrid, sua linda. Amei tua foto.

Anônimo disse...

(Viviane)
Voltei só agora a ler a caixa de comentários e não queria mais discutir, só esclarecer que não sou fake do Zero ou de quem quer que seja aqui (isso me lembra o que tentaram fazer com a Raven, meses atrás, dizendo que todos os que concordavam / defendiam ela eram fakes criados por ela).
Acho que ninguém precisa ser defendido, ninguém aqui é mais criança. Mesmo discordando do Zero em muitas coisas (e achando ele um pouco infantil, mas não sei a idade dele), ainda acho que há uma implicância sim. Mas também implicam com a Raven, a Re Bordosa e outras.
Deixo bem claro também que não concordei com ele, nem com ninguém, por ser homem. Já discordei de homens em posts anteriores aqui.
E sobre a Roxy, mantenho minha opinião: de fato não tem como dialogar com alguém que não se dispõe a ouvir. Manter um blog e divulgá-lo não é errado, não julgo ninguém por isso. Só não pude deixar de notar a estratégia, tão conhecida de que frequenta esses meios com alguma regularidade (tanto que alguns blogueiros fecharam as caixas de comentário por isso).
Não imaginava que causaria tanto transtorno no blog, mas continuo admirando muito o trabalho da Lola e continuarei visitando sempre.
Obrigada pela atenção.

Ingrid Bezerra disse...

MUITO OBRIGADA RAVEN!

Abri um sorrizão com seu comentário!!! :D <3

Anônimo disse...

(Viviane)
Zero, o motivo de logar como anônimo e pôr meu nome é porque não quero ser identificada pela conta do Google, que tem meu sobrenome e foto, e tenho preguiça de criar outra conta com nickname só para comentar no blog. Mas este é, de fato, meu prenome.
Como disse no meu último comentário, não quis causar transtorno para ninguém.

Anônimo disse...

16:56 isso é projeção. É você quem faz isso e pensa que outros também.
Sugiro um psiquiatra.

Anônimo disse...

Viviane, tem uma opção chamada Nome/URL que você coloca o nome que você quiser sem precisar estar logada em alguma conta e sem precisar colocar o nome depois na mensagem. Era disso que o Zero tava falando.

Anônimo disse...

Não precisa subir num cara e tirar o sutiã pra ser desrespeitada. Basta apenas ser mulher.
Uma vez rolou um show de graça dos Rolling Stones em Copacabana e o Rio foi em peso, e claro, tudo qt é tipo de gente inclusive quem não curte ou não tem costume de ouvir rock. Mt gente foi mesmo pra zuar e ver um astro famoso.
Como tinha gente demais e saí bem tarde de casa, fiquei extremamente longe do palco ao ponto de ouvir nada. Pra complicar mais começou a chover e desisti. Fui embora.
Nesse momento enquanto tentava sair daquela multidão infernal, alguém que até hoje não sei quem apertou meus seios com tanta força e por um bom tempo...
Nada pude fazer pq como tava cheio demais, não consegui me virar pra ver quem foi o infeliz e mt menos consegui mover meus braços pra tirar aquelas mãos nojentas dali.
Eu estava de sutiã e camiseta. Voltei péssima pra casa.

Rê Bordosa disse...

Ingrid,

Também adorei sua foto!
Bjus!

Rê Bordosa disse...

Anônimo 16:53,

"Ingrid Bezerra tu pratica BDSM? Gosta de ser saco de pancadas de sadismo de macho nojento?"

Sempre tem um retardado aleatório pra falar merda sobre BDSM, né?
Como se no BDSM fosse só pancada, como se só mulher apanhasse e homem batesse e o inverso não fosse possível, como se não fosse consensual, como se todo "macho" fosse nojento e como se a Ingrid devesse satisfação da vida dela pra vcs tapados.

Anônimo disse...

Re Bordosa, esses comentários agredindo a Ingrid me parecem coisa de radfem. Observe quando fala em "macho nojento", bem típico do discurso delas. Deve vir da mesma pessoa, ou grupo de pessoas, que vem atacando o zero. A bronca desse pessoal é com os homens e, principalmente, com as mulheres que sentem prazer com eles.

Katsawa disse...

Estou rindo muito dos comentários, sobrou chumbo para todo mundo até para o Zero, e o Jonas (que sempre se ferra aqui..rs)...

Mas falando sério, existe uma grande diferença entre homens e mulheres e devemos entender isto, qualquer homem normal gostaria de ser assediado pelas mulheres e até tocado por elas, já a grande maioria das mulheres não se sentem bem com o assedio dos homens. Homens admiram a beleza das mulheres e isto no meu ponto de vista não é objetificação, os romancistas e grandes artistas sempre colocaram a beleza feminina como algo bem artistico (algo a ser admirado), lógico que não devemos deixar de lado as qualidades e valores que muitas mulheres também possuem e que são dignos de admiração também. Agora homens são feios e qualquer homem normal, vai achar que não há nada de bonito nem interessante para se ver em outros homens, por isto que não há o mesmo tratamento com os homens, a não ser no meio Gay (que não precisa ser colocado em pauta aqui).
Eu pessoalmente achei os seios da segunda mulher lindos (admirei), mas isto logicamente não me dá o direito de toca-los, nem assediar a mulher por causa da sua beleza, sempre fiquei calado e guardei a opinião para mim mesmo (que acho o mais correto até mesmo para não ofender, como não gosto de ser ofendido também não acho justo fazer algo que ofenda aos outros).
Agora, o problema ao meu ver foi o local em que ela fez isto, um ambiente cheio de homens bêbados e até drogados (sou rockeiro no Rio de Janeiro e sei que este ambiente aqui tem muito mas muito mais homens que mulheres), um ambiente como o RIR que tem uma péssima organização e policiamento, num ambiente assim não adianta querer fazer de tudo. No ultimo RIR que fui, abriram minha mochila e bateram até meu celular que estava na minha calça Jeans, só não levaram minha carteira pq estava presa na corrente.
Infelizmente no mundo de hoje temos todos que ter cautela em certos ambientes.
Se a mulher quiser mostrar os seios em publico (não tenho nada contra), existem ambientes naturalistas propícios a isto.
Bem, esta é minha opinião baseada na minha visão do mundo masculino que faço parte.Homens e mulheres possuem suas diferenças, o importante é encontrarmos uma melhor forma de compreender e tratar melhor ao sexo oposto.A solução para todos os problemas é a compreensão das diferenças de cada um, não sou a favor do machismo e temos minhas reservas quanto ao feminismo radical, sou a favor de um novo movimento que una homens e mulheres desde a infância, sem empoderamento (e muito menos ódio) de nenhum sexo sobre o outro.

Jorge Rafael disse...

Querido William, vc disse que o Brasil é um pais de merda! Por que vc não vai para outro lugar? Talvez, sem sua presença, o Brasil melhore um pouco!

Anônimo disse...

Já ouvi esse comentário do Jorge Rafael antes...

"Brasil, ame-o ou deixe-o"

Em que período da história foi mesmo?
E o Brasil ficando casa vez mais reacinha...

Unknown disse...

30 de setembro de 2015 16:56

"O modus operandi do Zero e realmente o mesmo do Jonas, Comendar identificado depois fazer um comentário anonimo se apoiando e inflando o próprio ego,"

Não, eu não faço isso, eu não preciso de apoio de ninguém aqui para estar bem com o meu ego, mas o zero ai eu já não sei.

Se esse for o seu caso, não meça os outros pela sua régua.

Anônimo disse...

Nossa, como esse anon das 11:07 é infantil. Tudo isso só pra chamar a atenção?
Eu tá falando de vc deve ter feito seu dia então. Parabéns. Continue assim e irá longe na sua vida.

Anônimo disse...

Peito de homem é praticamente um sinal....seios de mulher é um orgao

Anônimo disse...

Nem precisa tirar os peitos pra fora né? Basta ser mulher e existir dentro de um espaço físico, público ou privado, que alguém vai se sentir no direito de tocar no corpo dessa pessoa.

E você ainda dá graças a deus que só passaram a mão e não enfiaram o dedo, não rasgaram sua roupa, não gozaram na sua perna.

Mas sabem, o problema rola lá no Egito, lá em países muçulmanos variados, lá que mulher é oprimida viu gente, só lá. Aqui é maravilhoso.

Unknown disse...

Bem feito. O autor é favor da anarquia, da selvageria; acha aceitável as pessoas se desnudarem em público.
Essas três moças queriam exibir os seios para o povão, o povão gostou.
É só elas aprenderem a respeitar a Lei e a Lei estará ao lado delas.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 218 de 218   Recentes› Mais recentes»