quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

"E SE EU NÃO FOSSE FORTE?"

Deprimente. Não tenho Facebook, mas agora de manhã, pelo Twitter, recebi mensagens tratando de um caso horrível. Reproduzo o post que Viviane deixou na sua página no FB:

"Como eu contei alguns dias atrás, hoje faz 10 anos que eu fui estuprada. E disse o quanto eu fui forte e enfrentei isso de cabeça erguida. Consegui enfrentar isso da melhor forma possível, esquecendo, apagando, mostrando que o mundo pode ser melhor.
Mas nem todos são melhores, não é mesmo?
Desde às 00h desta noite eu tenho recebido mensagens no meu Whatsapp. Mais de 40. Descobriram meu número e jogaram em um grupo de zoeira pras pessoas aleatórias me zoarem. Todas me parabenizando por esta data e desejando que aconteça novamente.
O que acontece com o mundo? Por que as pessoas são tão cruéis?
E se eu não fosse forte? E se eu não aguentasse e tentasse o suicídio? As pessoas pensam nas consequências de seus atos?
Aguentei montagens, mensagens mal educadas, xingamentos, tudo quanto é nome, por algo que eu não tive culpa. E continuo recebendo e sei que vou receber o dia inteiro.
Sinceramente, não consigo entender o que passa na cabeça das pessoas. Pra quê isso?
Estou procurando advogados, tenho perfis e telefones salvos, mas queria a ajuda de vocês, amigos. O que eu posso fazer? Como disseminar pra isso não acontecer mais? Eu sou forte, mas e se eu não fosse? Teríamos mais um caso aí de suicídio por cyberbullying por pessoas babacas?
Estou cada dia mais decepcionada com o mundo.
*Se você reconhecer algum desses números, me conte! Se não conhece, tente compartilhar, alguém pode conhecer. Obrigada!"

Viviane não está sozinha. Toda vez que publico um post sobre estupro, qualquer um, ou um guest post de alguma sobrevivente, aparecem dezenas de mensagens anônimas que não variam muito, apesar de algumas parecerem contraditórias: 
- Você mereceu ser estuprada.
- Você está mentindo, ninguém nunca te estupraria porque você é horrenda.
- Você nem merece ser estuprada!
- Você quis ser estuprada.
- Você quer ser estuprada e sonha com que isso ocorra novamente.
- Estupro é a melhor oportunidade pra fazer sexo que você terá.
- Você só está querendo chamar a atenção.
- Todas as mulheres devem ser estupradas.
- Sua feminazi, você está acusando todos os homens de estupro.

É sério. Todo post sobre estupro, sem exceção, recebe comentários desse nível. Como negar que a cultura de estupro existe e é forte, se a mera menção a estupro gera essas reações?
Um dos meus primeiros contatos com a misoginia (porque, antes de começar o blog, há sete anos, eu não fazia ideia do grau de ódio que muitos homens -- eu disse muitos, não todos; aliás, ainda hoje acredito que são a minoria -- sentem por mulheres) foi a leitura de comentários deixados para uma blogueira feminista americana. 
Num post, ela narrou que, quando tinha 16 anos, foi estuprada e espancada quase até à morte. Os comentários que recebeu foram do nível "Para o mundo que eu quero descer", coisas como "Se você não estiver mentindo, pelo menos uma vez na sua vida patética você conseguiu ser útil". 
Naquela época eu não fazia a menor ideia de que tipo de homem poderia escrever essas barbaridades. Eu não sabia que mascus existiam, por exemplo. Não sabia que existiam grupos organizados que alimentam uma ideologia de ódio pautada pelo anti-feminismo, pelo machismo, racismo, homofobia, e tantos outros preconceitos. 
Hoje eu sei: são grupos organizados que atacam. No caso da Viviane, que teve uma página de humor negro, extinta em 2012, parece que quem a ataca é um grupo da WhatsApp composto por ex-integrantes da página. Hoje o nome do grupo apareceu alterado para "Vivi. 10 anos de estupro". 
Quem ataca em geral é gente que odeia mulheres, odeia a sociedade, teme a mudança, quer silenciar e aterrorizar minorias, e tem muito tempo de sobra. Várias dessas pessoas dizem que fazem isso pelo "lulz", para gerar risadas. Mas não é não. É a missão deles (a grande maioria homens) na vida atacar mulheres. Lógico, eles são covardes e só têm coragem de fazer isso se forem anônimos. Os poucos que são descobertos tremem mais que vara verde, ficam pianinho diante de um juiz, juram que "era só uma piada". Mas, em geral, a impunidade reina.
Ontem fui entrevistada por telefone por uma jornalista da Folha que está escrevendo uma matéria sobre casos de assédio, ameaças e difamação via redes sociais, principalmente no Twitter. Ela se baseia na declaração da semana passada do CEO da empresa, que admitiu: "Somos péssimos em lidar com abuso e trolls". Sua declaração foi uma resposta ao artigo escrito pela feminista Lindy West, que publiquei ontem. 
No artigo, Lindy questiona o que deve ser feito com todo o abuso virtual que recebemos todos os dias. Devemos apenas ignorar os trolls? Assim eles vão embora? Resolve só bloquear no Twitter o cara que te xinga e te ameaça de morte e estupro? Resolve naquele instante, mas o troll consegue abrir uma nova conta em questão de minutos. Ou, quando ele cansar de você, ele vai à caça de novas vítimas. E muitas podem não ser tão fortes como Lindy, como eu, como Viviane, e como tantas outras. 
E aí, como pergunta Viviane, o que acontece quando esses caras encontram uma menina menor de idade, ou uma mulher mais fragilizada? Sim, várias se matam (a própria Viviane tentou se matar quando promoveram bullying contra ela antes) . Uma das vítimas foi a canadense Amanda Todd, de 15 anos. Alguns dos rapazes que foram responsáveis pelo bullying que ela sofreu a culparam também pelo suicídio. Ela é que não foi forte para suportar. É tudo um teste, entende? Um teste em que babacas anônimos com tempo livre e cheios de ódio se reúnem para atacar pessoas reais. 
Mas por que temos que passar por isso? A gente está num mundo tão estranho que esses abusos diários são encarados como normais, "parte do jogo". Em que comediantes que fazem stand-up bullying, que criam montagens e espalham ódio contra pessoas de verdade, são premiados com programas de TV, enquanto quem tenta combatê-los é xingada, ameaçada, e acusada de ser vitimista. Porque o certo seria aguentar tudo calada, sem jamais protestar. Essa é a liberdade de expressão que querem: liberdade para abusar, sem liberdade para as vítimas dos abusos.
Viviane está consultando advogados e, imagino, vai denunciar à polícia esse abuso. Mas não se trata de resolver judicialmente cada caso, e sim de pensarmos, como sociedade, a internet que queremos ter. É aceitável mesmo que um monte de misóginos anônimos, em nome da liberdade de opressão expressão, insulte, ameace, e instigue o ódio? 
O mundo em que queremos é mesmo esse em que uma vítima de estupro recebe votos de um novo estupro? Viviane merece sim os parabéns, mas obviamente não pelo estupro. Merece parabéns por não se calar, pela sua força.
Mas fica a pergunta: e se ela não fosse forte?
Carta de repúdio: Estupro não é brincadeira.

228 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 228 de 228
Anônimo disse...

Bem, há uma diferença clara entre a Lola ou a Amanda Todd e a Viviane. O que faz todo mundo duvidar dela não é ser mulher, nem ser estuprada, nem revelar isso, nem ser atacada por isso. Todos esses passos são bem comuns à maioria das mulheres, infelizmente. O que causa as dúvidas são as evidências nos comentários, coisas que nada tem a ver com a Lola ou a Amanda Todd ou o simples fato de ser mulher.

Anônimo disse...

Lola, não há problema nenhum em voltar atrás! Mesmo! O grande problema é usarem seu espaço pra esse tipo de coisa! É triste ver isso acontecendo, porque eu entendo bem a sua posição, não dá pra você duvidar de tudo ou ir verificar cada coisa que te escrevem! Mas, nesse caso, acho que teria sido legal você perguntar pra outras pessoas, já que a moça tem um histórico bem conhecido e duvidoso.

Enfim, admiro sua boa vontade com quem quer se expressar, seu blog é incrível
:)

Anônimo disse...

Mas não era ela que fazia piada com o estupro alheio - entre outras coisas - e ainda mantem no ar o blog, grupo de facebook e grupo de whatsapp com essas "piadas"? Porque agora que é ela o alvo do humor negro de seus comparsas não tem graça? Ela devia era ta rachando o bico não? Desculpa, mas não dá pra ter empatia por esse tipo de gente. Assim como nunca vou sentir dózinha de pedófilo que abusa de criança porque foi abusado na infância. Não cola.

Rosanna Andrade disse...

Ainda estou balançada e sem saber no que acreditar. As últimas postagens da Viviane no fb que o pessoal colocou aqui me fazem pender mais pra achar q pode ser verdade.

Se ela foi estuprada ou não, eu nem vou me dar ao trabalho de me questionar, pq nenhuma vitima deve ser obrigada a provar nada pra receber empatia.

A minha questao eh se ela usou isso pra fazer piada. Sim, pra mim importa, eu n gosto que pessoas fiquem brincando com minha solidariedade assim.

Eu estou mais tendenciosa a acreditar nela do que ontem mas tem algumas coisas q eu pensei.

1) Existem pessoas com mitomania, e para elas a historia eh tao real como se tivesse acontecido

2) Psicopatas usam/inventam historias tristes pra que as pessoas tenham pena deles

Acho que dificilmente teremos prova da veracidade ou nao da historia, isso sim.

Rosanna Andrade disse...

^acabei de pensar que se for uma mitomana, tanto faz. O problema eh se ela quis causar comocao nas pessoas e depois debochar da situacao / atrair likes.

Joane Farias Nogueira disse...

Maifon Vieira dizer q ela mereceu as piadas de estupro é tao medonho qto dizer q ela merece o estupro.
Cada dia q passa eu to me espantando mais c o nivel da empatia do povo daqui do blog.

Joane Farias Nogueira disse...

B.13 de fevereiro de 2015 11:03

B. parece q td mundo aqui ja se esqueceu q humilhou alguem na vida, q ja fez comentario machista/homofobico ou riu de piada racista/xenofobica.
Tem feminista q esquece q teve um passado ruim.
Acho q pode se dar o mesmo tratamento q eá a Viviane. A nao ser, é claro , q nunca tenha feito nada errado.
Lola desculpa o flood, mas ta dificil hj.

Joane Farias Nogueira disse...

Anonymous13 de fevereiro de 2015 23:02 sim , é a mesma coisa. Isso nao foi uma acusacao direta de q vc faca slutshaming ou qlq outra coisa. É só p entender q tá no mesmo nivel. Ainda mais qeo to falando c um mojte de gente e nao so c vc.

Joane Farias Nogueira disse...

Anonymous13 de fevereiro de 2015 23:07 vamos ,gente, facam um esforco. Nem ta tao dificil assim. A Lola e a Amanda nao fizeram nada e mesmo assim sofreram perseguicao. Nao é preciso ser dona de uma page escrota p sofrer escrotidao. Foi isso o q eu disse. A essa altura , eu nao me preocupo mais se ela foi ou nao violentada. É ponto pacifico q isso é errado, independentemente dela ser uma farrista c a dor alheia. O q eu pontuei foi o fato de q essa gente doida nao precisa de incentivo p trolar ninguem. Isso nao foi um bateu, levou. Elas estava mais perto do q aconteceu c ela do q eu, se eu postasse q fui estuprada a 10 anos atras. Td pq ela conhecia gente capaz de fazer isso. Ou vcs vao comecar a falar q as q fizeram isso tavam era fazendo justica?

Anônimo disse...

É foda duvidar de vítima, mas pra quem já duvidou do relato de uma CRIANÇA estuprada por cineasta famoso, acho que não custa dar uma checadinha no Facebook pra saber o que tá acontecendo de verdade nessa historia relatada na postagem.

Anônimo disse...

A mulher acredita em vidente, "estranha" um convite para o motel, teve durante séculos uma das comunidades mais odiosas do Orkut, era super da ZUÊRA mas quando a ZUÊRA voltou para ela, agora vem de chorinho?

"Quem não te conhece, que te compre".

Anônimo disse...

Independente do caso ser verdade ou mentira, acho que a Lola não merece as farpas a ela direcionadas. Leio o blog faz três anos e durante este tempo pude perceber que a Lola às vezes erra por ser crédula. O que é bem diferente de ser conivente com a farsa, pois é fácil notar que age de boa fé. O propósito do blog, de ajudar, de divulgar o feminismo a fim de tornar o mundo melhor permanece de pé. A história do fazer o bem sem olhar a quem parece ser seguida à risca por aqui. Portanto, tenham cuidado para não disparar contra o alvo errado, pessoas. Questionem a Viviane, não a Lola por ter relatado a história.

Anônimo disse...

Por mim, esqueço esse caso da Viviane e vou continuar gastando minhas energias na defesa das pessoas negras, pobres, deficientes que todos os dias viram meme e ninguém faz NADA.
Não concordo com o que fizeram a ela, mas vejo que tem gente muito melhor precisando de ajuda. Dou prioridade a essas.

Anônimo disse...

Essa pessoa, que por tanto tempo contribuiu para espalhar ódio, discriminação, preconceito racial, preconceito social e todo o chorume que combatemos na internet decididamente não merece empatia alguma da minha parte.

Riu tanto da desgraça alheia e agora quer lencinho para a desgraça própria?

Plantou, colheu.

Mally Pepper disse...

Julia, eu só comento quando estou logada na minha conta do google e usando o meu nick completo. Eu não comento anonimamente.

A pessoa que usa esse o nome Pepper meio que passa a mão na cabeça da garota, já eu penso um pouco diferente.

Mally Pepper disse...

parece q td mundo aqui ja se esqueceu q humilhou alguem na vida, q ja fez comentario machista/homofobico ou riu de piada racista/xenofobica.

Não, eu nunca fiz páginas ou comunidades dedicadas a humilhar as pessoas em grande escala e ainda ter a cara de pau de chamar isso de "humor".

Mally Pepper disse...

Pergunta de um milhão de dólares: ela ainda mantém/apoia a tal página ou comunidade de humor negro? Ainda continua fazendo e compartilhando piadas que agridem os outros? Ela realmente mudou sua postura ou continua desrespeitando os outros enquanto pede pra ser respeitada?

É bom uma pessoa arrepender do que fez e mudar. Mostra que evoluiu e amadureceu. Respeito quando uma pessoa entende que errou e decide mudar, parar de fazer as coisas erradas que fazia antes porque agora percebe o quanto isso machucava os outros.

Mas se ela continua fazendo as mesmas coisas que fazia no passado, então não. Não vou sentir pena nenhuma dela. É errado? Sim. Deve ser combatido? Com certeza. Devemos apoiar esse tipo de coisa? Não. Vou continuar sendo contra como sempre fui, mas não pela Viviane em particular e sim por todas as vítimas em geral.

Continuarei sendo contra porque muita gente sofreu, sofre e irá sofrer disso no futuro, é algo que devasta a vida das pessoas. Faço isso pelo coletivo, mas não esperem que eu diga e repita "força Viviane" porque não vai rolar.

Anônimo disse...

Penso que a Viviane conseguiu exatamente o que queria: notoriedade.
Lamento, mas não acredito nela, com isso, não tenho dó da situação.
É muito hipócrita da parte dela querer que a gente sinta empatia sendo que ela fez tudo errado e continua fazendo.
Desculpa esfarrapada dizer que não tem tempo de deletar o grupo, pois teria que deletar um por um dos membros, segundo ela, são 7.000 membros.
Quem quer, faz, simples assim!
Deixa de ficar postando fotinha escrota no perfil do FB, Instagran e outros e pronto. Em alguns dias, adiós para o grupo de HN.

Aline disse...

"Tem feminista q esquece q teve um passado ruim."

Desculpa queridinha, mas eu nunca fiz páginas com conteúdo pesado (aka preconceituoso) com o intuito de humilhar ninguém. Posso ter feito piadas horríveis no passado, mas comentando com uma amiga e ficando só por isso, a pessoa nunca ficou sabendo da piada que eu fiz (e isso não é certo também).

E eu não chamei "AS" leitoras de misândricas, falei que são algumas, e percebe-se que tem, só dar uma olhada.

Quanto ao caso, li o post do facebook e alguns tweets. Ok, ela admite que errou, ótimo. Mas ainda assim não vou tomar o partido dela, simplesmente porque não sei mais se é verdade ou não. E olha, espero que seja, porque usar essa história pra depois rir da solidariedade das pessoas é no mínimo bizarro.

Anônimo disse...

Lembro dessa Vivi na epoca do orkut... Ela gosta de chamar atenção e zoar.. fica dando espaço pra mexerem com ela..
Eu não sei... mas achei o relato dela meio vazio e superficial... eu sei que ela não entraria em detalhes, mas parece que não há muito sentimento.. parece falso! Quando vi o nome dela..meu desconfiomentro apitou...

Eu frequentava a HN (Humor Negro) e a NE(No Escuro)... elas eram cheias de perfis assim... que não medem esforços para a tal ZOEIRA...

Daniela

Anônimo disse...

Joane, eu entendi o seu comentário sobre a Lola e a Amanda.

A questão é que todas nós estamos nos questionando sobre a veracidade desse ataque virtual (não questiono o estupro) POR CAUSA das atividades passadas dela e do grupo que ela frequenta.

Realmente, não é preciso fazer nada pra receber uma enxurrada de maldade alheia, mas é algo a se considerar.

Henrique disse...

COMO TEM GENTE INGENUA KKKKKK ESSA VIVIANE É UMA DAS PESSOAS QUE MAIS SEMEIAM HUMOR COM TRAGÉDIAS , DEFICIENTES, NEGROS, ETC, ETC ....

Raven Deschain disse...

Sobre a página, tudo bem, não dá pra deletar. Mas dá pra trocar o nome pra Amo My Little Poney e todos os escrotos saem. Fácil assim.

jheny disse...

A Lola só vai cair na real quando essa Viviane mal caráter, racista, nazista zoar que a enganou e aí vai chover de mal carãter para zoar a Lola. Da minha parte essa Vivi aberraçâo social não terá apoio. A história é muito mal contada. Viviane me responda umas perguntascerto? Você publicou em teu facebook a história do estupro com umas contradições horrenda. Depois vocé pode me odiar e a Lola te defender.

Você menor dirigindo, encontrando um vidente estranho. Onde o conheceu?

Ele te drogou e dirigiu até o motel já que vocé tava grogue. Mesmo grogue vocé lembra de tudo e você dirigiu levando ele para o metrô? Como? Se tava grogue?

Você contou a uma irmã e o primo ouviu do quarto ao lado. Como ele ouviu? Através da parede?

O primo falou a teu pai que te deu bronca POR TER QUASE ACONTECIDO. Quase o quê?

Você não quiz ir a delegacia para não ter que fazer exames de corpo delito e FAZER MAIS TESTES. Que testes? Vocé nem foi a hospital de que testes você ta falando?

Fez terapia por 5 anos e psiquiatria por 3? Como faz terapia durante 5 anos em 3?

Ta parecendo que você copíou e colou pedaços de uma história. Palhaça descarada você merece é processo sua mentirosa patológica. Agora me odeie que é tipico de você.


Anônimo disse...

Por que tantos militam sem anonimato contra essa menina a favor do estupro????

Leiam os comentários de usuários recorrentes nessa postagem do BuzzFeed:

http://www.buzzfeed.com/irangiusti/grupo-de-homens-da-parabens-para-mulher-por-10-anos-de-seu-e#.cnZNMRa2d

Anônimo disse...

Sabe por que tem tanta gente incomodada com isso?

Porque zoeira com estupro não só é triste (especialmente pra quem sofreu), mas também é desserviço. E usar isso pra promoção pessoal é nojento.

Vinícius disse...

Saiu uma postagem no BrasilPost em que essa questão dos prints "suspeitos" foi esclarecida pela moça.

Procurada pela reportagem do Brasil Post, a publicitária de 28 anos disse:


"O grupo da Humor Negro foi deletado há mais de ano, mas por algum motivo ele voltou. Eu fechei todas as publicações e coloquei ele como secreto pois o Facebook não me dá a opção de deletar um grupo, apenas removendo membro por membro. São mais de 7mil pessoas, isso fica complicado pra uma pessoa que trabalha. Ao deixar o grupo secreto, as pessoas (as mesmas que me mandaram as mensagens me “felicitando”) resolveram armar mais uma pra mim falando que a história era mentira. Tenho minha terapeuta de anos pra provar que é verdade, além de amigos muito queridos pra isso. Eu não denunciei para não passar pelo exame de corpo de delito. E provavelmente se fosse estuprada novamente, não denunciaria novamente."

Anônimo disse...


Algumas ressalvas

a) Não defendo estupros, nenhuma vítima merece ser tratada desta maneira.

b) A moça não é um anjo de candura, espero que amadureça e passe a respeitar os outros

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 228 de 228   Recentes› Mais recentes»