segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ONDE VOCÊ GUARDA SEU OTIMISMO? (PORQUE VAI PRECISAR)

Estou super atrasada, sem tempo, enrolando pra escrever este post, mas vamulá. 
Ontem o clima na minha timeline no Twitter era de velório. Muita gente assustada com a votação do Aécio, que quase chegou a 34%, quando as pesquisas, até sexta, lhe davam menos de 25%. Realmente, foi uma arrancada espetacular. Ele tirou muitos votos da Marina na reta final, que acabou ficando com 21%, pouco mais que os 19% que obteve em 2010.
Minha explicação pra subida de Aécio, fora o desgaste de Marina, é que o voto envergonhado deste pleito coube ao tucano. Semana passada mesmo eu perguntei de quem seria o voto envergonhado, aquele eleitor que não tem coragem de dizer em quem vai votar nem pra instituto de pesquisa. Era do Aécio.
Tava cheio de petista otimista demais, apostando numa vitória já no primeiro turno (as god is my witness, eu repeti diversas vezes pra tirar o cavalinho da chuva: obviamente haveria segundo turno. Se houve com Lula duas vezes, lógico que haveria com Dilma). Pra essas pessoas, a decepção de ver Dilma com menos de 42% foi grande. E preocupante, sim. A diferença de votos entre Dilma e Aécio é de menos de 8 pontos, ou 8.3 milhões de votos. 
Só pra comparar. Como foi o primeiro turno em 2010: Dilma 47%, Serra 33%, Marina 19%. Como foi o primeiro turno ontem: Dilma 42%, Aécio 34%, Marina 21%. 
Como foi o segundo turno em 2002: Lula 61% dos votos válidos, Serra 39%.
O segundo turno em 2006: Lula 61%, Alckmin 39%. Mas, no primeiro turno, foi Lula 49%, Alckmin 42%. Alckmin foi o incrível candidato que encolheu, que teve menos votos no segundo que no primeiro turno, um caso raro. 
E como foi o segundo turno em 2010: Dilma 56%, Serra 44%. Todos esses números parecem ter sido um passeio, mas quem passou por essas eleições sabe que foi pesado, disputado, sem clima nenhum de "já ganhou".
Tem muito analista achando que este será o segundo turno mais acirrado de todos. Dilma tem pouco para crescer, pois seu índice de rejeição é alto. Os votos de Marina (que não foram votos ao PSB, mas à pessoa de Marina) vão ser fundamentais para decidir quem será ou continuará sendo presidente. Ainda não se sabe muita coisa. Talvez o esvaziamento de votos dela na reta final já tenha sido uma migração para Aécio. 
É óbvio que muitos dos 21% que votaram nela são anti-PT. Esses irão para Aécio, se é que já não foram. Outros votos são mais vagos, pedem mudança, "nova política" e tal, mas é provável que também não enxerguem novidade em Aécio. Não dá para generalizar. O voto ambientalista em Marina, irá para o PSDB? Acho difícil. Pernambuco, que votou em Marina, tende a migrar para Dilma. Acre também. Nem os votos dos evangélicos em Marina irão todos pro Aécio. 
Meu palpite, se é que vale alguma coisa, é que 60% dos votos de Marina irão para Aécio, e 40%, para Dilma. O problema maior é regional. Se Aécio recuperar um pouco os votos em Minas, e conseguir crescer em SP (e de SP a gente pode esperar qualquer coisa em matéria de conservadorismo), ele aumenta muito os votos. SP, mais uma vez, é quem definirá eleição. E SP nunca votou no PT. Eu lembro até hoje com grande rancor, porque eu morava lá na época, que SP elegeu Collor. E, no dia seguinte, nos ônibus, no metrô, não tinha uma viva alma comemorando. 
Não existe voto de cabresto. Mesmo que Marina e o PSB apoiem Aécio, nada indica que todos seus votos irão pra Aécio. Se fosse Marina no segundo turno, aí sim, a grande maioria (chutando: uns 80%) dos votos de Aécio seriam anti-PT, ou seja, iriam pra Marina. Mas o voto em Marina não foi necessariamente um voto contra o PT. 
Sem dúvida que será um segundo turno difícil, mas creio que o favoritismo ainda é de Dilma.
A gente pode tentar olhar pela ótica do copo mais cheio: entre os quatro candidatos mais votados pra presidente, três foram mulheres. Luciana Genro foi uma vitoriosa. Com 1,5% dos votos, ela ficou muito a frente da soma de dois candidatos homofóbicos (Levy Fidelix e Pastor Everaldo, que decerto apoiarão Aécio). Ela não tinha chance de ir pro segundo turno, mas era importante que tivesse mais votos que eles, pois foi ela quem os combateu na arena dos preconceitos. Foi muito bacana essa votação, porque, durante todo o primeiro turno, teve imprensa perguntando pra Luciana como era ter menos votos que Plínio em 2010. E acabou não sendo assim: ela dobrou a votação do PSOL há quatro anos.
Agora, espero que o PSOL apoie o PT (Marcelo Freixo, deputado estadual mais votado no Rio, já declarou). Esse diagnóstico que PSOL e PSTU fazem de que o PT é de direita, que tanto faz PT ou PSDB, não corresponde à realidade, e nem explica por que, se o PT é de direita, a direita odeia tanto o PT. 
Ontem recebi este email de uma jovem leitora: "Meu namorado votou na Luciana Genro, mas agora no segundo turno votará Aécio porque chega de PT. Se essa fosse a opinião do seu marido você continuaria com ele?"
Eu respondi que felizmente nunca tive essa espécie de desentendimento com o maridão, e a aconselhei a conversar com o namorado e mostrar que aquele posicionamento dele não fazia o menor sentido. Também falei pra ela comparar os anos do PSDB no poder com os anos do PT. E, se tudo mais falhasse, que era pra avisar o namorado que Lobão e Felipe Neto juraram que vão embora do Brasil se Dilma se reeleger.
Brincadeiras à parte (se bem que o email e o desespero da menina eram legítimos!), o pior mesmo foi o aumento do conservadorismo no Congresso. A representatividade das mulheres aumentou um por cento. Das 513 cadeiras na Câmara, mulheres ocuparão 51, ou 10%. Teremos apenas cinco senadoras no total, e uma delas é a Katia Abreu, então nem sei se conta.  
As boas notícias: Erika Kokay (PT) foi reeleita deputada federal em Brasília, assim como Maria do Rosário (PT-RS), Luiza Erundina (PSB-SP), Alice Portugal (PCdoB - BA), Moema Gramacho (PT - BA), Luciana Santos (PCdoB - PE), Ana Perugini (PT-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Benedita da Silva (PT-RJ). Pois é, sei que Benedita é evangélica, portanto, contra o aborto e direitos homossexuais. Mas ela é de esquerda e deve ajudar a aprovar leis que beneficiem mulheres. 
Manuela Dávilla teve a maior votação para deputada estadual no Rio Grande do Sul, com o dobro do segundo colocado. Manuela é um fenômeno: ela sempre foi recordista de votos no RS! Gostaria que, quando passasse dos 35 anos, fosse senadora, e, o quanto antes, prefeita de Porto Alegre e governadora do RS, 
Aqui no Ceará o deputado federal com maior votação foi um podre chamado Moroni, do DEM, que faz campanha "pela vida". Pelo menos Luizianne Lins, ex-prefeita de Fortaleza pelo PT, foi eleita. Minha candidata para deputada estadual, Silvia Cavalleire, teve 1.203 votos aqui no Ceará, e não conseguiu ser eleita. Mas foi sua primeira eleição de muitas.
O PT perdeu muitos deputados (foi de 88 para 70, mas continua com a maior bancada da Câmara), e o PSDB ganhou onze (foi de 44 para 55). Só isso já dá uma visão de como este Congresso será mais retrógrado. Pelo menos, o PSOL cresceu (foi de 3 para 5, todos homens, todos excelentes nomes, mas dói não ter uma única mulher). 
Guarde pra quem diz que nordestino não sabe votar: SP elegeu Alckmin no primeiro turno. Já são mais de vinte anos no poder, mas alternância só é saudável no âmbito federal.
SP elegeu Tiririca como o segundo deputado federal mais votado. Marco Feliciano foi o terceiro. O deputado estadual mas votado no Paraná foi Ratinho Júnior, filho do próprio. Aliás, o PSC, um partido evangélico, fez doze deputados no Paraná. É a maior bancada. No Rio, Bolsonaro foi o federal mais votado e, de lambuja, conseguiu eleger dois de seus filhos. Verdade que Alagoas reelegeu Collor para senador, o que é totalmente inadmissível. Em compensação, o PCdoB desbancou os Sarney no Maranhão.

O cenário não é bom. Teremos um Congresso horrível. Se voltar o PSDB, teremos também um executivo privatista, que governa pros bancos. O espaço até o segundo turno é curtíssimo, só vinte dias, que passarão voando. Não nos resta fazer muita coisa a não ser continuar lutando, sempre.

118 comentários:

Luiza disse...

Ah, Lola, ando tão desanimada com o cenário atual... Não quero ficar aqui atacando partidos/candidatos. Não quero acusar ninguém. Muito já foi falado. A verdade é que não gosto nem de Dilma e nem de Aécio. Minha intenção não é ir contra você ou suas ideologias. Só queria deixar aqui meu sentimento de tristeza. Essas eleições foram horríveis, o segundo turno também será. Sei que não devemos desistir da política, sei que o futuro do Brasil depende disso. Mas me parece que temos que escolher entre "o menos pior" e eu realmente não acho que é assim que as coisas deveriam funcionar. Mais alguém se sentindo assim?

Anônimo disse...

Lola, não sei se você já respondeu alguma pesquisa na sua vida, mas saiba que elas são anônimas. Você não responde para o pesquisador, você preenche num papel e ele não vê qual é sua preferência.
Corrige seu post aí porque ele tá errado.
E sobre nordestino votar melhor que sudestino, duvido muito: elegeram Collor, filho de Renan Calheiros. Vamos parar com essa guerrinha de bairro. Somos todos brasileiros, não devemos alimentar o ódio entre nós.

Anônimo disse...

Choro esquerdista abaixo:

Patty Kirsche disse...

"um podre chamado Moroni, do DEM"; isso foi ato falho, né? kkkkkkkkkkkk

Ah, eu já respondi pesquisa para as eleições de 2012. Era pra Datafolha, e eu respondi tudo para a pesquisadora diretamente. Ela sabia todas minhas respostas. ;)

Belle disse...

Totalmente devastada com essa arrancada do PSDB... parece só ter confirmado as suspeitas de que as manifestações de junho, as vaias em público, tudo... Não passou daquele "antigo" ódio contra o PT. Lembro de criança a sujeira que foi quando o Collor venceu. O discurso nas redes sociais está parecido e assustador, de que pobres, negros/as, nordestinos não sabem votar, estão manipulados pelo Bolsa Família, etc. Como assim?? Todo mundo no Norte e Nordeste recebe Bolsa Família??? O fato é que essas regiões eram realmente apartadas em termos de desenvolvimento e políticas públicas. Trabalho numa empresa com atuação no Norte e mudou muito, onde antes o Estado não chegava agora chega!

E essa conversa de que votar no PT é sinônimo de corrupção parece querer acreditar que foi o PT quem inventou isso quando na verdade só consigo enxergar que investigou e puniu mais que todo mundo!

Além disso estou com pavor em relação ao tipo machista do Aécio, que veio a tona no discurso inflamado com Luciana no último debate... Ele faria o mesmo com um homem, mesmo que divergente? Adianta termos três mulheres bem votadas se no fim o representante da masculinidade no pior sentido vencer?

Olha, minha tristeza não é se o PT não ficar, também acho que é salutar a renovação, afinal isso é democracia. Muito menos acho que o governo atual está cor-de-rosa nem quero tapar com a peneira os silêncios petistas em relação a temas como aborto e homossexualidade... Mas dá insônia pensar que a mudança que muitos querem é o mudar para não transformar, para que fique tudo em seu devido lugar: pobres, nordestinos, mulheres, negros, fiquem aí, continuem na subserviência, de onde nunca deveriam ter ousado tentar sair...

Ah sim, viram a entrevista do Bresser Pereira na Carta Maior? Até ele vai votar em DILMA! Tipo o criador do PSDB!! Louco isso, ele diz que o PSDB não é mais social-democrata faz tempo (um dia foi?).

Anônimo disse...

Luiza, infelizmente é a realidade, e se vc se preocupa um pouco com seu futuro e o do país tem sim a obrigação de votar no que vc considera menos pior. Senão vai deixar os outros escolherem por você. O menos pior é Dilma.

Patty Kirsche disse...

Puxa, Lola... Esse monte de militares e religiosos eleitos foi de doer. A gente precisa duma reforma política urgente.

De fato, SP nunca votou no PT. Meus pais sempre votaram, mas nem todo mundo da família vota. Na época do Collor, uma tia minha chegou a dizer que se Lula fosse eleito, as forças armadas "interviriam" imediatamente. E como eu estudei em escola de rico, as famílias de todos meus amiguinhos não votavam no PT tb. Uma vez uma coleguinha disse pra mim que jamais votaria no PT e explicou: "Eu não sou racista, mas já pensou os 'neguinhos' morando na minha casa?".

Belle disse...

Ah sim, e meu otimismo ta lá no fundinho... mas vivo e pulsante!! beijos obrigada pelos seus textos...

Anônimo disse...

Votei na Marina em 2010, e agora também em 2014. No segundo turno de 2010, votei na Dilma, mas nesse ano, depois de toda campanha sórdida do PT, acusando Marina de tirar comida dos trabalhadores, acabar com os programas sociais, candidata dos banqueiros, contra o pré-sal, dezenas de chamadas diárias difamatórias, definitivamente não vou votar no PT. Foi uma campanha suja e desleal contra uma pessoa ética.

Assim como Marina, estou muito chateado com o PT, pois não acreditava que ele pudesse jogar tão baixo. Dilma chegou a dizer que Marina tinha desvio de caráter. Absurdo!

Tudo indica que Marina vai fazer uma aliança programático com Aécio. Portanto, independente de ser PSDB, votarei com gosto contra a Dilma.

E nessa campanha sórdida contra a Marina, eu esperava alguma reação dos militantes que defendem uma campanha limpa. Mas o que eu vi foi apenas um silêncio complacente.

Anônimo disse...

Se declarar contra os direitos LGBT's, direito das mulheres, e a favor da "vida" e "família tradicional" eleva automaticamente a quantidade de votos de qualquer candidato, essas eleições acabaram de provar.

Q lástima

Anônimo disse...

Tenho vergonha então vou postar como anônimo: Meu irmão votou no Maluf.
Mesmo o cara estando com a candidatura em risco pelo Ficha Limpa.
E fez isso meio que brincando.
Ele é relativamente jovem (32 anos) e (acreditava eu) razoavelmente esclarecido.
O fato é que muita gente jovem é absurdamente despolitizada e elege gente como Maluf e Tiririca só pra tirar onda.
Triste.

Graciema disse...

Luiza...eu entendo seu desalento viu. Acho que vou acabar votando na Dilma...meio que por desespero de causa mesmo. Mas os retrocessos no governo dela nas questões ambientais, de direitos de povos e comunidades tradicionais e agrarias...simplesmente nao me descem. E foram retrocessos notaveis, em comparação com o governo Lula, principalmente o primeiro.

Anônimo disse...

Nem todas são anônimas. Eu respondi diretamente à pesquisadora.

Zrs disse...

Ressaca pós eleição é dureza. Triste ver o PSDB voltando com tudo.

Espero imensamente que a Dilma ganhe, do contrário....

Paola disse...

Já viram o vídeo do Porta dos fundos no youtube sobre eleições? É o cara discutindo com um mesário porque não tem nenhum candidato que preste para ele votar e perguntando se tem algum macete para ver aparece algum candidato bom kkkkk
Essa a realidade,PT é uma merda,esse Aécio é acusado de desviar milhões da saúde em MG e sabe lá quantas merdas já fez.
Estamos fudidos,por isso eu voto nulo.

Cássia disse...

Ando bem cansada com esse papo de que todo paulista é arremedo de Reinaldo Azevedo. E os paulistanos elegeram Haddad. E a maior parte dos votos de Luciana Genro foram daqui. É difícil perceber como esse discurso contra paulista também não é bacana? Há muitos reacionários aqui? Aos montes! Mas devagar com o andor que somos mais de 200 milhões em um mesmo país. Menos, bem menos.

Julia disse...

Quem elegeu Collor e Renan Filho foi Alagoas. Eu aqui na Bahia não tenho nada a ver com a merda que eles estão fazendo lá.

Os paulistas, no entanto, preferiram nem ir votar. 20% de abstenção.

Ná M. disse...

Nao fala isso Lola! Será?? (Aécio ganha?) Estou preocupada.

Anônimo disse...

"Eu lembro até hoje com grande rancor, porque eu morava lá na época, que SP elegeu Collor. E, no dia seguinte, nos ônibus, no metrô, não tinha uma viva alma comemorando. " Mas gente? O Collor não é um dos ponta de lança do PT nesses 12 anos? E Feliciano e Maluf, tão mal falados, são amiguinhos queridos da D. Dilma. Não voto nem em Aécio nem Dilma, mas acho pura hipocrisia PTistas e simpatizantes querem tirar o corpo fora dessas péssimas ligações políticas com o mimimi de que "ah, mas eles nem gostam dessas alianças, só fazem isso pq precisam". Se andam com os porcos, que comam o farelo e sejam tratados como porcos.

Marcele disse...

Tem a Margarida Salomão (PT-MG), que foi reeleita também!
Eu estava desanimada, mas agora já me recuperei. Bora lutar, gente!!!!

Allan Rogério disse...

Acredito que o apoio oficial ou seja público de marina silva seja apenas um bônus, pois o que realmente vai fazer aécio crescer será a viúva de campos dando apoio ao mesmo junto com sua família e o filho recém nascido em seus braços.

Todos sabemos como o brasileiro é sentimental....

Larissa Petra disse...

Fiz uma lista em meu facebook, sobre os motivos pelos quais não voto em Aécio Neves, ia fazer uma listinha, mas acabou com 3 itens, isso pq decidi parar por aí mesmo...hauahuahau. Vou reproduzi-la aqui em partes:

~~Lista de motivos pelos quais NÃO voto em Aécio Neves:
1ª- Aécio quando era governador de MG, censurou a imprensa local que ousou denunciar seus esquemas de corrupção.
2º-Tentou censurar os sites de busca para pesquisas negativas com seu nome.
3º-Não gosta de ser investigado, em 10 anos permitiu apenas 3 CPI's em MG
4º-Se vc está achando feio o Aeroporto na fazenda do seu tio, construído com dinheiro público, fiquem sabendo que Aécio Neves construiu em MG 5 aeroportos em cidades com menos de 25 mil habitantes no entorno de sua fazenda.
5º- O choque de gestão do governo de Aécio em Minas, levou o estado de 3ª economia para a 6ª economia.
7º-Não aprovou o piso salarial dos professores em MG.
8º-O salario dos professores em MG é o 19º entre os estados, ficando na frente apenas dos estados mais pobres do país.
9º-Pagou R$ 56 mil reais ao ex-ministro do STF Ayres Britto para arquivar a investigação de ilegalidade no aeroporto na fazenda de seu tio.
10º-Quando governador, desapropriou um terreno de seu tio-avô no valor de R$ 1 milhão e fez o Estado pagar a ele uma indenização superfaturada de R$ 20 milhões.
11º-Foi pego pela polícia dirigindo o carro de sua rádio, um Land Rover no valor de R$ 192.000,00. O pior: estava embriagado e se recusou a fazer o teste do bafômetro.
12º É UM ESPANCADOR DE MULHERES, Segundo o jornalista Juca Kfouri, Aécio Neves bateu em sua ex-mulher, em público, numa festa num hotel no Rio de Janeiro. Apesar de tentar censurar a matéria Aécio perdeu na justiça, que não a considerou caluniosa.
13º-O piso salarial dos professores de MG é abaixo do permitido pela lei, portanto é ilegal.
14º-Diminuiu o salário-base dos médicos em Minas para apenas R$ 1.050,00 -o segundo mais baixo do Brasil.
15º-É usuário e cocaína, porém ao invés de criar políticas de regulamentação das drogas, é um moralista,
16º Talvez seja por ele mesmo se beneficiar da guerra das drogas, em vista que Aécio Neves e Geraldo Alckimin tenham ligação com o helicóptero carregado de com 430kg e cocaína que pousou na fazenda do dep. Gustavo Perrella.

Larissa Petra disse...

Parte 2:
17º-Nepotismo?! Com apenas 25 anos foi nomeado diretor da Caixa Econômica Federal por seu primo, o então Ministro da Fazenda Francisco Oswaldo Neves Dornelles.
18º-Troca de favores ou compra de votos? Quando governador contratou 98 mil servidores públicos sem concurso e de maneira ilegal.
19º- Em sua declaração de renda, Aécio afirma ter apenas R$100.000,00 em bens, sua rádio tem uma frota de carros de luxo e de passeio no valor de mais de 1 milhão e reais.
20º-Quando governador de MG, pagou com dinheiro do Estado uma dívida da Rede Globo de US$ 269 milhões referente à compra da Light.
21º-Em 2013 quando Dilma anunciou redução de 20% na conta de luz, os tucanos de Minas se posicionaram contra. Pediram um aumento de 30%. Em vez de a conta abaixar, subiu 14,76% (que foi o que a Aneel aprovou).
22º-Ele e seu sucessor fizeram a dívida de Minas crescer 127% em 11 anos.
23º-Nos quatro anos como senador, apresentou menos projetos que o deputado Tiririca.
24º-Gastou 63% do dinheiro com passagens de avião pagas pelo senado com viagens para o Rio de Janeiro. Apenas 27% das viagens foram para MG, estado que o elegeu senador.
25º-Aliás, torrou 589 mil reais em passagens de avião para o Rio em pouco mais de 3 anos e meio como senador. Sério gente ele vem tanto aqui para o RJ que já está até puxando o X...
26º-Tem um dos réus do mensalão tucano como assessor. O publicitádio Eduardo Guedes, acusado de desviar R$ 3,5 milhões para a empresa de Marcos Valério.
27º-Tem em seu palanque em Minas o maior réu e mentor do mensalão tucano, seu antecessor no governo de MG, Eduardo Azeredo.
28º-Seu outro primo, Tancredo Aladin Rocha Tolentino, foi preso por vender sentenças judiciais. A Globo se calou.
29º-Conseguiu um mandado de busca e apreensão para que a polícia invadisse o apartamento de uma jornalista. Computador, hd externo, cds e celular foram apreendidos.
30ºTem em seu palanque em Minas o maior réu e mentor do mensalão tucano, seu antecessor no governo de MG, Eduardo Azeredo.
31º-o fato de que( é um sonho antigo do PSDB) e se Aécio ganhar virará um real pesadelo as PRIVATIZAÇÕES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS !! Ou seja bonitinhos e bonitinhas que não são "riquinhos" e entraram para uma Universidade Pública graças ao governo Dilma pensem que vocês também poderão ficar sem conseguir terminar os seus cursos , e que tantos outros não conseguirão nem começar ! O seu assessor e integrante da agenda política e econômica (link is external), Samuel Pessoa, em artigo publicado no último domingo (29) na Folha de S. Paulo, defendeu integralmente a privatização das Universidades Públicas no Brasil (link is external), como você pode ver no trecho abaixo do texto, intitulado "Universidade Paga"
32º- Em seu berço natal, MG, pereu de lavada para Dilma Rousseff, e não conseguiu eleger seu sucessor, Pimenta da Veiga, eles elegeram Fernando Pimentel do PT, no primeiro turno.

Raul disse...

Eu reconheço que o PT fez coisas boas em seus anos de mandato, mas o partido caiu na inércia. Não gosto do Aécio nem do PSDB, votarei neles como uma forma de protesto. Mas na minha opinião a Dilma vence.

Sobre a Manuela, nunca vi ela fazer nada, NADA. Como disseram uma vez, é o tiririca do RS. Mas fiquei feliz pelo Sartori estar na frente do Tarso. Espero que pelo menos ele coloque o piso salarial para os professores, coisa que o Tarso prometeu e não fez.

Anônimo disse...

Alouuuuu
Eu já fui entrevistadora de instituto de pesquisa e a resposta era oral, em alto e bom som...

Anônimo disse...

Nessa eleição é assim: quem quer que ganhe, estamos lascados. Dilma já mandou as minorias se ferrarem há muito tempo em troca de apoio das outras bancadas, e o governo do partido de Aécio dispensa apresentações. Ferrou.
E quanto aos babacas que elegem esses maus elementos e depois vão botar a culpa nos nordestinos, só digo: chuuuuuuupem, otários! Olha aí na cara de vocês as c#@adas que vocês fizeram pra todo mundo ver. Vamos lá, culpem o nordeste agora! Culpem que eu quero ver, aliás, já tô vendo.

Anônimo disse...

Lola, não é gente do PT que diz que pro PSOL, o PT é de direita.

É gente do próprio PSOL que diz isso, colocando PT e PSDB no mesmo patamar.

Tenho um amigo que é militante do PSOL e ele vivia falando essa besteira. Depois de muito conversar com ele, ele parou e até diz que vai votar na Dilma no segundo turno. Mas ele nem pode declarar esse voto pro partido dele pq senão rola constrangimento.

Anônimo disse...

Lola, estou muito decepcionada com essas eleições, minhas candidatas perderam, o congresso está bem conservador. É muito retrocesso. Como mineira, estou apavorada com a possibilidade do Aécio ganhar. Depois de 12 anos de PSDB, Minas caiu de 6ª economia do país para a 9ª. O Aécio centralizou o poder, desviou mais de 40 bilhões da educação e a dívida do estado chegou a 100 bi. O pior foi a censura da imprensa. Todos os escândalos envolvendo o governador (e depois senador): heliococa, corrupção, desvio de verba, etc e nem sequer uma notinha no jornal. Um jornalistas foi preso, muitos foram perseguidos só por ousar denunciar o imperador (como é conhecido entre os parlamentares mineiros). A censura é imposta pela irmã dele, Andréa Neves que ia pessoalmente à redação do jornal Estado de Minas fiscalizar o que era escrito sobre o irmão. Só a Globo, recebeu mais de 2 bi em um dos mandatos do Aécio para publicidade (hein?) e uma matéria no JN sobre déficit zero em MG. Imagina durante essa campanha o quanto a Globo (grande sonegadora de impostos) está recebendo... É mesmo de se espantar que Aécio tenha crescido tanto depois do debate na Globo? Também não é de se espantar que ele tenha perdido aqui em MG e que o candidato do PSDB ao governo tenha perdido no 1º turno para o Pimentel (do PT). Tem vários vídeos e documentários sobre esses casos mas curiosamente são sempre retirados do Youtube.

Aline J disse...

"somos todos brasileiros, não devemos alimentar o ódio entre nós."

Fala isso pra turma que tá fazendo chacota de nordestino.

Alessandro Bruno disse...

Lolla vive falando mal do Collor e bem do PT, só esquece que hoje eles são aliados:

http://www.dgabc.com.br/Noticia/1007241/em-alagoas-campanha-ao-governo-une-dilma-lula-e-collor?referencia=minuto-a-minuto-topo

Anônimo disse...

Em Sergipe, não conte com a senadora eleita, tem 80% de falta, e quando está presente só ler revistas... É sabido tb, que ela n irá passar a cadeira para seu suplente, herdeiro da maior fortuna do estado e sem experiência política...

Náy Rocha disse...

Chateada com esse resultado Lola e mais chateada ainda pelo Centro Oeste inteiro ter votado no Aécio, que absurdo!!!Mas de ontem pra hoje, pelo menos começara, a aparecer muita gente que já declarou seu voto para a Dilma, coisa que não aconteceu no primeiro turno por aqui.

Anônimo disse...

Meu otimismo a Larissa devolveu.

Társio disse...

O meu lema é sempre "Criticar, não rejeitar".

Mts vezes as pessoas querem um candidato que responda a todos os seus anseios e, qndo descobrem que ele discorda em um assunto, já partem para rejeição.

As pessoas acham que votar no PT é ser conivente com a corrupção e não é bem assim. O fato de vc votar num candidato não significa q vc não vai poder criticá-lo. É só parte de um processo.

Você pesa os prós e contras sempre. Todos os candidatos e partidos tem prós e contras. É normal.

A Dilma sempre foi clara qnto aos planos dela. O que ela disse que ia tentar fazer, ela fez (mais médicos, conseguiu vetar alguns retrocessos no código florestal, investimentos para transporte, plebiscito para reforma política, atendimento especializado para mulheres). O que ela disse que não ia mexer, não tocou nem o dedo (aborto, direitos lgbt,...). É alguém confiável, vc sabe o que esperar ou não esperar. COncorde ou não.

Agora as ações dos outros candidatos não combinam com o que falam. Aécio fala até que vai estatizar a Petrobrás, qndo o PSDB sempre foi contra; fala que vai tirar o fator previdenciário, que foi o PSDB que criou.

A Marina parece ter vergonha de ser neoliberal, em vez de se assumir e explicar como vai utilizar a iniciativa privada, e como vai se diferir do PSDB. Não é um crime ser neoliberal, mas vc precisa deixar isso claro.

Anônimo disse...

Tomara que não tirem do ar:

Gagged in Brazil (sobre a censura de Aécio à imprensa)
www.youtube.com/watch?v=BixdPe_Jqxw

Helicoca (sobre o caso do helicóptero com 450kg de cocaína)
www.youtube.com/watch?v=i_hJDNvaeKM

Anônimo disse...

Anônimo das 18:46, eu vou fazer a mesma coisa.
A campanha baixa do PT contra Marina foi tão nojenta, que a cada menção à palavra cocaína e Aécio Neves que eu leio na internet me faz querer apertar esse lixo de 45 mais forte.

Anônimo disse...

PQP! Essa mania de colocar a culpa nos paulistas pelo retrocesso e conservadorismo do Brasil TODO!
Vão dizer que ninguém no país afora vota em reacionários e corruptos? De onde vem Renan Calheiros, Collor e companhia? Onde é que a família Sarney consegue votos? De onde vem gente do naipe de Magno Malta, Marcelo Crivella, Anthony Garotinho e afins?
"Deputado eleito racista do ano é mais votado no RS". Viu só que bonito lá no RS, terra da Luciana Genro?

"De fato, SP nunca votou no PT."
Minha filha, vê se estuda um pouco. De onde foi que surgiu o PT, pelamordedeus? De onde vem sua base desde sempre? Luiza Erundina, Marta Suplicy e agora Fernando Haddad assumiram a prefeitura de que cidade?

Brasileiro é conservador e reacionário desde sempre e isso em todo canto do país.
São Paulo pode ter mais gente assim porque tem mais influência católica e burguesa e é o estado mais rico do país, além de ter uma grande população, só isso.
No mais, não difere muito do resto.

Jamile disse...

eu to "petralhando" horrores nas redes sociais!! DILMA 13 UHULL

Anônimo disse...

que investimentos dilma fez em transportes? piada,só pode.
pelo menos aqui no rj está uma bela merda.
só faltou dizer que ela melhorou muito a saúde e a educação.

Anônimo disse...

Desculpa pelo comentário off-topic, mas alguém me indica por favor algum livro feminista sobre autoaceitação, autoimagem corporal, beleza, etc?

Eu tô passando por um período trevas comigo mesma e por mais que as minhas amigas gritem e me sacudam, eu não consigo melhorar a autoestima. Então, alguma indicação? Obrigada de qq forma...
Desculpa mais uma ve pelo off-topic.

Anônimo disse...

Estou com muito medo, Lola. E temo que o pior aconteça caso Aécio seja eleito, acho que maus tempos estão por vir :/, penso até em um novo ''plano collor'', o cenário está muito desanimador... Aqui em SP a grande maioria é Aecio msm :/

renpmelo disse...

Votei na Marina. Seria trouxice eu votar na Dilma depois dessa demonização que fizeram da Marina. Podem ter certeza que o eleitorado dela está furioso com o PT, afinal ninguém gosta de ver nossa candidata ser chamada de mal carater e comparada a Collor.

Nyu disse...

O povo foi pras ruas ano passado querendo mudar o Brasil, querendo que o governo mudasse e fosse melhor.

Chega nas eleições, parece que deu um apagão na mente das pessoas e temos ai a mesma galera eleita[ou grande parte dela].

Era isso mesmo que as pessoas queriam? Eram essas as mudanças?

No entanto, agora ta difícil para escolher entre os dois presidenciáveis. Eu gostaria que mudasse de governo, mas não para um que parece pior. O PT fez o que tinha que fazer, e não senti nenhuma diferença nesses últimos anos, parecem estagnados, e certas coisas parecem não resolverem. Mas mudar pro Aécio?

Ainda sonho para o dia que pessoas como Eduardo Jorge e Luciana Genro fiquem em segundo turno.

Mas politica é algo meio complicado, pois não depende só do presidente, mas de todo o resto para que o país funcione.

Mas as pessoas parecem gostar de serem mal tratadas por políticos. Um exemplo pequeno é aqui em minha cidade, onde a campanha de prefeito foi de um mal gosto enorme, tendo substituição de eleito a prefeito no ultimo dia antes da eleição, colocando seu filho no lugar, porque ele era ficha suja, o rapaz foi eleito, mas foi impugnado por fraude na eleição, apesar da juíza ter denunciado o ocorrido para impedir sua candidatura, o povo lutava para ele ser eleito como prefeito, e conseguiu isso no tribunal superior mesmo com clara evidencia de corrupção, desvio de verbas, problemas na justiça e o povo ficou feliz. Hoje muita gente ta sem emprego porque a prefeitura fechou certos projetos e centros de cidadania, há problemas de habitação em residenciais do programa de habitação do prefeito anterior, entre outros problema.

Não consigo entender o problema das pessoas de elegerem certos tipos de pessoas para cargos de grande responsabilidade.

Elaine Cris disse...

O Moroni é padre ou podre? rsrs...
Tive uma experiência parecida com a da moça do e-mail. Cara aparentemente legal que conheci há pouco tempo me pede pra adicionar no facebook e é aquele tipo que compartilha que a gente vive quase em ditadura comunista, que é exagero se indignar com o Levy, que curte páginas de humor tipo orgulho de ser hétero... E agora, oráculo? A gente pára pra ver se tem conserto, dá só uns beijinhos ou nem isso dá certo? rsrs...
Mas brincadeiras à parte, fica mesmo parecendo que os eleitores do Aécio estavam no armário. Aqui em Minas vi só uns dois carros com adesivo dele, na região sul. Meus amigos, minhas redes sociais eram só Luciana Genro, Marina e Dilma. Depois da eleição é que começaram a se revelar... Minha mãe inclusive votou no Aécio. Mas como ela não gosta de falar de política não rendi o assunto...

lola aronovich disse...

Anon das 23:23, vc já leu O MITO DA BELEZA, da Naomi Wolf? Tem inteirinho aqui, traduzido pro português. Leia! Se já leu, tudo bem, aqui tem outras dicas de leitura que podem te ajudar. Abração!


Anon das 22:56, sim, a cidade de São Paulo às vezes elege alguns prefeitos do PT. Mas no Estado, pra governador, o PT nunca ganhou. Aliás, o governo de Minas, conquistado agora, será o primeiro governo do PT num estado do sudeste, sabia? E sabia que o Lula nunca ganhou em SP? Em todas as eleições presidenciais que participou, ele nunca foi o mais votado em SP. É isso que eu quero dizer. Então, filho, vai estudar você, pra aprender a ser menos agressivinho.

Anônimo disse...

"Portanto, independente de ser PSDB, votarei com gosto contra a Dilma."

Isso é o que me assusta. O voto irresponsável.
A pessoa votar no PSDB porque se identifica, acredita no Aécio, vá lá, mas votar contra só porque tá de birra e quer ver a cara da outra pessoa quando perder é brincar com o seu futuro e o futuro do país.
Não seria melhor se abster?
É eleição presidencial. Não é votação de chefe de classe em que uma menina antipática tá concorrendo e o povo vota contra pra dar uma lição nela...
Tem muita gente isso por esse caminho...

Anônimo disse...

Lola, li sim O mito da Beleza, há uns 4 ou 5 anos atrás, bom livro, mas o que tem a ver com Aécio? Não entendi, desculpe.

lola aronovich disse...

A indicação do Mito da Beleza é pra anônima das 23:23, que fez um comentário off topic.


Não foi ato falho, eu chamei o Moroni de podre mesmo. Não é muito gentil, eu sei, mas tem gente que eu acho podre.

Anônimo disse...

Pequena lista de estados que também nunca elegeram um governador do PT:
AM
CE
GO
MA
MG (Só agora com o Pimentel)
MT
PB
PE
PR
RJ (Sem contar a Benedita da Silva, que era vice do Garotinho e assumiu)
RN
RO
RR (O Francisco Flamarion Portela não conta, certo?)
SC
SP

15 ao todo. Mas o problema é só São Paulo, né?
Um monte de gente descendo o pau nos paulistas e eu é que sou "agressivinho"?
Esperava um pouco mais de racionalidade e menos preconceito do pessoal. Mas talvez o errado seja eu.

O PSDB tem gente conhecida (ou pelo menos tinha) do próprio estado desde sempre. FHC, Serra, Covas e Alckmin sempre foram nomes conhecidos no estado. O Alckmin é cria do Covas.
O PT parece não ter grandes nomes em São Paulo atualmente, gente carismática e conhecida no estado, e hoje em dia fica difícil bater essa turma do PSDB.
Na próxima eleição, acredito que seja a grande chance do PT, pois não vejo ninguém de expressão do PSDB que possa concorrer, já que o Alckmin estará fora e dificilmente o Serra sairia do Senado para a disputa. Mas eles teriam que usar um grande nome para garantir e não tentar alavancar gente desconhecida no estado só usando o Lula como cabo eleitoral.

Anônimo disse...

Anon off-topic 6 de outubro de 2014 23:23:

Muito obrigada, Lola! Vou ler! :)

Imeli disse...

Hoje o dia foi pesado e triste. Não só pela surpresa do Aécio, mas também, por conta da vergonha e desesperança que dá ao pensar em como permanecerá o congresso nos próximos anos. Mais triste ainda foi ler todas aquelas bobagens sobre nós nordestinos. Enfim, a eleição foi um reflexo do que é ainda o Brasil.

Otimismo?
Talvez a partir de amanha...

@dddrocha disse...

Que pesadelo, o pior é ver a maioria das pessoas que conheço votando em Aecio.

Kah disse...

Lola, esqueceu de mencionar que a Paraíba colocou no segundo turno para governador o Cássio Cunha Lima. É, aquele que todo mundo conhece como um dos políticos mais corruptos do país. :) Que teve, inclusive, seu cargo de governador cassado.
Agora, aqui, votaremos entre o Sujo e o Mal Lavado. Porque o Ricardo Coutinho está sendo investigado pelo MP. Não é uma beleza?
Aí depois vejo o povo na rua reclamado que "esses políticos não fazem nada, só roubam". Como se os políticos fossem seres mágicos que se elegessem sozinhos.

Rodrigo disse...

Eita Lola, que você está é pessimista demais. É tempo de cautela e de trabalho, mas nunca de desespero. Quem foi Marina no nordeste, agora é Dilma, isso já deve dar uns 6 milhões de votos, mesmo que Aercio leve 13 milhões da Marina, Dilma ainda estaria na frente. Quem votou nos homofóbicos agora é Aercio, mas quem foi de Dudu, Zé Maria, Mauro Iasi e Ruy pimenta, agora é Dilma, e nós ainda estamos na frente. Sobram os eleitores da magnífica, a grande Luciana, mas o Coxinha precisaria herdar cerca de UM MILHÃO de votos dela, e rezar pra Dilma não herdar nada, e isso é impossível. Sim, impossível. Mesmo porque, a própria deverá votar na Dilma.

Eu prevejo uma vitória bem apertada, mas uma vitória. Obviamente, temos muito o que fazer, mas quem conhece um pouquinho de política, sabe da força imensa que tem a nossa militância. Não deixaremos a peteca cair, de jeito nenhum!!

lola aronovich disse...

Vc é rápido demais pra que eu consiga acompanhar seu raciocínio, anon das 00:41. Vc diz que eu preciso estudar porque eu disse que (o estado de) SP nunca elegeu o PT, aí eu mostro que é verdade: SP nunca deu vitória a Lula ou elegeu um governador do PT. Aí vc, em vez de rebater isso, passa uma lista dos estados que nunca elegeram o PT. Vc não acha seu argumento nem um pouquinho circular não?
É que nem agora no Twitter. Eu escrevi que Marina vai apoiar Aécio em troca de compromisso para por fim à reeleição, a mesma reeleição que o PSDB comprou em 1995. Aí vem gente dizer que a Dilma se candidatar à reeleição é igual ao FHC ter pago uma grana alta pra que a emenda da reeleição fosse aprovada.


Tomara que eu esteja sendo pessimista demais, Rodrigo. Tomara.

Anônimo disse...

ANônimo 23h:55: mas é exatamente isso que tá acontecendo. Graaaande parte dos eleitores do Aécio tão nesse esquema "não importa quem, quero que o pt saia." Votariam até na Cuca do Sítio do Picapau se fosse pra tirar a Dilma. Depois querem posar de politicamente conscientes?? Vcs realmente acham que não tem como piorar??
Sua analogia com eleição pra líder de classe de quarta série foi perfeita. Esse é o nível de maturidade desse povo.

Anônimo disse...

Teremos não continuamos com um Congresso horrível, esse é o problema, quanto a eleição majoritária Dilma e Aécio, a diferença~é apenas dos patrocinadores.

Aninha disse...

Eu to com o Rodrigo. Vai dar Dilma, apertado. Um ou dois milhões de votos de diferença.


Agora, quanto à moça, eu entendo bem a situação dela, porque meu marido vai votar no Aécio. E é cabeça dura mesmo: fomos para Minas e vimos a maravilha do governo dele lá, trabalhamos na USP, onde o PSDB só tem fodido e ele fica com essa história de alternância de poder e pronto (em tempos, em SP ele votou no Padilha pelo mesmo argumento). Mas apesar de termos opiniões políticas bem divergentes (e eu achá-lo um analfabeto político), temos um relacionamento maravilhoso e ideias e ideiais muito próximas. Dá para conviver em paz.

Anônimo disse...

"Meu namorado votou na Luciana Genro, mas agora no segundo turno votará Aécio porque chega de PT. Se essa fosse a opinião do seu marido você continuaria com ele?"
-----

Tipica otica de esquerdista: o Partidão, (ou a ideologia, a revolução, chame como quiser) está acima de você, dos seus relacionamentos pessoais, da sua familia, de tudo. É praticamente uma religião.

Lidia disse...

A maioria dos direitistas do Brasil já votou no Aécio ou no Levy ou no Pr Everaldo, já a maioria dos esquerdistas, votou na Dilma e na Marina. Ou seja, 2º turno = Votos da Dilma + da Marina + a Luciana e Votos do Aécio = Votos do Aécio + Votos do Pr + Votos do Levy. Ou seja, Dilma WINS!!!

-----------------------------

Off topic: Deu uma olhada num fórum mascu e vcs não vão acreditar no que descobri. Eles não tratam com desprezo somente mulheres. Ficam insultando e xingando outros HOMENS do próprio fórum.

Um membro do fórum, recém chegado pede dicas para "conseguir mais mulheres" e é tratado de uma forma bem peculiar. Seguem prints de como o DONO DO FÓRUM trata um membro recém chegado :

Img 1 : http://postimg.org/image/uxrdxivlp/

Img 2 : http://postimg.org/image/wa92zet19/

Img 3 : http://postimg.org/image/75i2lztkt/

Anônimo disse...

Só corrigindo o anônimos das 18:21
Eu já fui pesquisadora do Datafolha e de outros institutos menores e não, nem sempre a pesquisa é feita com o entrevistado escrevendo num papel. Na maioria das vezes ele responde ao pesquisador.
Abraço.
Juliana

lola aronovich disse...

Já que vcs ainda estão falando da besteira que alguém falou aí em cima (que, numa pesquisa, o entrevistado escreve o nome do candidato num papelzinho), não é assim mesmo! Eu nunca fui entrevistada, mas meu pai trabalhou com pesquisa (de mercado) durante décadas, e eu o auxiliei alguns anos. Além do mais, teve uma época em que eu fui entrevistadora do Ibope (não o núcleo de política, o de mercado mesmo, mas é parecido). E nunca vi uma pesquisa em que a pessoa respondesse no papel. É falado mesmo. É ridículo alguém ter vergonha de declarar voto pra uma pessoa que nunca viu nem verá novamente, mas acontece. O que não dá pra entender é como as pesquisas erraram até na boca de urna! Porque a chance do voto envergonhado diminui bastante na boca de urna. E também não há mais motivo pro instituto deturpar os resultados na boca de urna. A eleição já foi mesmo!


Lídia querida, pois é: mascus não odeiam apenas mulheres. Eles odeiam homens também. Odeiam tudo e todos, principalmente eles mesmos. Por isso eles podem ser mal-tratados à vontade ao chegar num desses fóruns. Nada do que os membros falarem será pior que a opinião que ele mesmo tem de si.

Kittsu disse...

Lidia, morri de rir com esses prints do forum. Como eles é que tem que se entender entre sí e eu não tenho nada a ver com isso, me vejo no direito de dizer até que concordo com o maluco que tava puxando as orelhas dos chorões.

Anônimo disse...

Eu não sabia em quem iria votar, em Marina ou em Dilma, mas devido a falta de ética de Dilma votei em Marina.

Anônimo disse...

eu torço pra que a dilma perca, não que o aécio seja grande coisa mas, essa dinastia do pt tem que acabar ! e nós como povo temos que reivindicar uma reforma politica mesmo, ou sempre será do jeito que está, é triste sair no domingo pra votar e ter"escolhas" tão boas.

Anônimo disse...

Anônimo 12h:

Esse tipo de comportamento é típico de qualquer fanático, e fanático anti PT é o que mais estamos vendo por aí ao nosso redor, ou vc vai negar? A pessoa diz que vota no PT e sofre bullying de todos.
Se eu fosse me afastar de todo mundo ao meu redor que vai votar em Aécio ia sobrar só eu e um amigo LGBT. Ia ter que me divorciar, ficar órfã, sem irmã, sem ninguém. Tá nesse nível. O problema é o argumento usado pra votar no Aécio, ele varia muito, alguns eu respeito, outros não. "Vou votar pq chega de PT", não.

Anônimo disse...

anon de 10:27

e o que sugere que a gente faça? n gostamos da dilma e só resta o aécio,devemos votar nulo só porque vc quer,porque estão com medo que a dilma perca?
a verdade é que n há candidato que preste,então votaremos no menos pior.

Unknown disse...

Olha eu nem ia participa dessa discussão, mas como o assunto ta fervendo vou da a minha opinião.

eu voto no Aécio, mas sabe o Aécio não e pessoa que eu realmente queria para presidente, quem eu queria para presidente era o Henrique Meirelles, ele sim e uma pessoa realmente preparada para governa o brasil.

Anônimo disse...

13:37:

Se vc acha REALMENTE que o Brasil estava MELHOR na era FHC do que agora, vá em frente e vote em Aécio.

Anônimo disse...

As reeleições de Jair Bolsonaro, Pastor Marco Feliciano, e as eleições do Flavinho da Canção Nova e Eduardo Bolsonaro e a eleição e reeleição de conservadores, me deixam cheio de esperança de um país melhor. Só falta o Aécio ganhar e tirar a Dilma e o PT do poder. Paulo.

Mari disse...

Lola, concordo bastante com muito do que você escreveu. Só queria comentar o que você colocou a respeito da crítica que alguns partidos de esquerda fazem sobre o PT ser "de direita". Eu concordo, sim, em parte por conta de algumas políticas do governo Dilma. Estudo numa universidade federal e acompanhei de perto a luta para impedir a entrada da EBSERH (uma empresa criada pelo governo para gerir os hospitais universitários e que basicamente significaria a privatização desses hospitais) na minha universidade. Conseguimos barrar a entrada da empresa no conselho universitário, mas foi uma luta dura. Havia MUITA pressão política envolvida. Sei que em outras universidades isso não foi possível, e a decisão pela entrada da empresa foi tomada de forma bastante arbitrária por conta das pressões do governo federal. Enfim, é uma decepção muito grande ver um governo do PT querer privatizar centros de ensino e assistência a pacientes do SUS.

Anônimo disse...

Lolinha, você "esqueceu" de dizer que o PCdoB ganhou mais 7 deputados nas Assembleias estaduais e agora tem 25. Já o PSOL ganhou 8 e agora tem 12. O PCdoB, que é assumidamente marxista lenilista, também elegeu seu primeiro governador, como você disse.
Se isso é sinal de conservadorismo, então eu tenho medo do dia que nós caminharemos para o comunismo.

Anônimo disse...

Só pra lembrar , gente, PT não é extrema esquerda, e nem o PSDB extrema direita, ok? menos, bem menos pros dois lados...

Domingos Tavares disse...

@Anom das 00:41
Só umas perguntas pra você:

- Qual é o Estado campeão quando o assunto é acusar nordestinos no Facebook de votarem mal?

- Aliás, qual é o Estado onde mais se tem notícia de preconceito contra nordestinos mesmo?

- Quem vocês elegeram mesmo pra deputado federal mesmo? Ouvi falar que vocês elegeram gente do nível político de Tiririca, Maluf, Feliciano, um dos filhos do Bolsonaro, etc.

- Quem mesmo fica falando que renovação do poder é bom e saudável e usa isso como desculpa para falar mal do PT, mas elegeu O MESMO PARTIDO pelas últimas 5 eleições para governador (já contando 2014), ainda que o TSE tenha revelado que esse mesmo partido seja o que tem mais fichas sujas?

- Você disse que o PT não tem grandes nomes em São Paulo. OK. Mas e o Lula? Ele não fez toda a sua vida política em São Paulo (no ABC Paulista, pra ser exato)? E o Eduardo Suplicy? E o Aloízio Mercadante? E a Marta Suplicy? Posso citar vários outros exemplos de petistas paulistas famosos, mas você entendeu.

Anônimo disse...

"- Quem mesmo fica falando que renovação do poder é bom e saudável e usa isso como desculpa para falar mal do PT, mas elegeu O MESMO PARTIDO pelas últimas 5 eleições para governador (já contando 2014), "

Matou a pau. Alternância no poder e lindo, mas não vale pro estado de SP, o único estado brasileiro a ser governado pelo PSDB por 24 anos ininterruptos.
E ta um primor aqui em SP, viu ? Crise de falta de água, pedágios a preços exorbitantes SEM opções de transporte ou trajeto alternativo....
O problema de sofrer lavagem cerebral e esse : passa a se usar de dois pesos e suas medidas.: Alternancia de poder - Lindo pro resto da nação, mas aqui em SP não vale, ta bom ??

Anônimo disse...

O q me assusta é esse voto contra. As pessoas não votam em um candidato, votam contra outro. E fazem isso cegamente, sem verificar as propostas do candidato, sem verificar o histórico... É isso q ta acontecendo no caso Dilma x Aécio. A maioria das pessoas q conheço vao votar nele pq são "contra tudo q está aí", ou pq querem q o PT saia.
Gente, não adianta mudar se for pra pior. O cara é tão ruim q nem o estado q ele governou lhe deu a vitória. Votar nele é pedir a volta de tudo q estava aí 12 anos atras. E se há 12 anos atras estivesse tudo bem, o PSDB não teria perdido a eleição pro Lula. Para os q não se lembram, por serem muito jovens: Estava uma M!! Uma M das grandes mesmo. Não havia emprego, tinhamos racionamentro de energia, apagão qse todo dia, dívida externa, FMI, dolar a 4 reais ( bye, bye Miami )... O estrago só não foi maior pq o povo resolveu votar contra tudo q estava lá na epoca e votou no Lula.

Anônimo disse...

Paulo das 14:58
Adicione também nessa lista Alberto Fraga, ele liderou a "frente do Não" durante o pleito que tratava do desarmamento e é muito ativo aqui em Brasília se tratando de segurança pública, foi o deputado federal mais votado do DF.
Que ele se una a homens como Bolsonaro
para moralizar a segurança pública.

Feminista capitalista disse...

Hahahha eu sou uma das que votou em Alckmin,muitxs criticam,mas francamente estou satisfeita com o governo dele,além do que achei a performance dos outros candidatos muito fraquinha nos debates com exceção de Laercio Benko,mas ele não tinha a menor chance de ganhar mesmo,e parecia em vários momentos mais preocupado em divulgar a Marina Silva do que com a própria candidatura em vários momentos,o que me irrita.

----------

Sobre o 2o turno,não e surpresa pra mim ver o PSBD e o PT de novo nele,mas fiquei chocada com o fato de Marina ter feito menos de 25 pontos,jurava que ela ficaria mais próxima de Aecio;mas de qualquer forma não queria que Marina ganhasse de jeito nenhum.

Ah e não me preocupo,queria que Luciana Genro em quem votei tivesse uma chance,mas tenho certeza que Dilma será reeleita,isso desde antes dessa eleição começar,não acho 8 pontos de diferença pouca coisa,francamente ele ta comendo poeira,além do mais acho Aecio muito fraquinho,muito ruim em seus argumentos tão rasos e generalistas,ele parece um fantoche que só repete o que o mandam dizer,de onde ele vai tirar forças pra Vencer Dilma?

Agora num debate a dois,a fraqueza dele ficará ainda mais exposta e pra mim ele só ganha se pelo menos um quinto das pessoas que pretendem votar na Dilma faltarem a votação,o que acho bem improvável,por isso,sem preguiça gente, VAMOS VOTAR, é nossa obrigação


Além do mais seria uma enorme vergonha um homem ganhar nessa eleição onde tantas mulheres disputaram pela primeira vez, e tiveram as maiores campanhas, eu ficaria bem chateada se isso acontecesse.

Sinto muito pra quem gosta dele mas acho que Aecio Já era!!! Sem chances,fora que, ele parece ter uma cara de doidao total,perturbado,eu hein,quem confia?

Gle disse...

SC foi um verdadeiro fiasco!!! 40 Deputados Estaduais, 4 mulheres. 16 Deputados Federais, 2 mulheres. Destes, acredito que uns 90% sejam de partidos de direita. Vou fugir para as colinas! E se o Aecio ganhar (em SC mais bem votado que a Dilma), eu largo tudo e viro hippie.

Verô! disse...

Você tem toda a razão, Lola. O PT não é a mesma coisa que o PSDB. O PT ainda precisa avançar muito, mas foram durante esses anos de governo que efetivamente a população mais carente do Brasil saiu da miséria absoluta e agora pode sonhar com casa própria, com vaga nas universidades para seus filhos e até com viagens de avião para incomodar muuuito a classe média tapada! O PT mudou o Brasil, veio depois de oito anos de governo FHC que privatizou de maneira irresponsável várias empresas estatais, deixou o Brasil atolado em dívidas, com altas taxas de desemprego e com os trabalhadores massacrados. Vai ser um segundo turno apertado, mas eu tenho esperança que a Dilma vai vencer e vamos Mudar Mais, muito mais.

Bru disse...

"contra o aborto e direitos homossexuais. Mas ela é de esquerda e deve ajudar a aprovar leis que beneficiem mulheres".

Não entendo como alguém contra os direitos dos homossexuais possa ser uma "boa escolha", mas enfim.

Aqui no RS elegeram o bosta do Lasier como senador...sem MAIS!

Anônimo disse...

Eu não consigo entender essa justificativa:
- O PT roubou sim, mas o PSDB também roubou e inclusive mais só que não foi investigado.
Não entendo por que:
1) O erro do outro não justifica o meu;
2) O PT se elegeu prometendo ser diferente do que tava no poder, e foi bem igual ao que alega ter sido o PSDB (no aspecto que levantei: corrupção)
3) O PT teve 12 anos para investigar o governo PSDB. Por que não fez? Não tinha mais provas? Eu fazia questão que mostrasse cada centavo que o PSDB desviou.

Então, não voto no PT, nem hoje nem jamais. O que mais me indigna é a pose de bons moços. Tratar como heróis aqueles condenados pela justiça, doar dinheiro das multas e tantas outras. Tivessem expulsado os mensaleiros do partido, eu pensaria, mas abraçarem eles como se fossem mártires, eu não aguento. E mais, até hoje não aceitei que o presidente não sabia de nada. Ou ele sabia, ou ele era péssimo em controlar as pessoas de confiança dele.

E mais, digam o que quiser do governo FHC. Meus pais eram pobres, não tiveram ajuda de ninguém, nem dos próprios pais, mas foi no governo dele que conseguiram equilibrar a vida. Eu não sei o que é viver sob inflação, eu mal lembro de como era com o FHC, mas eles lembram.

Outro ponto é: chega de falar de FHC. 12 anos de governo enterra qualquer coisa do FHC. Ou então vamos discutir as políticas café com leite, Getúlio Vargas e etc. também. Afinal, tudo faz parte do histórico e devem ter alguma influência com hoje.

Eu quero falar de futuro e não me agrada o futuro que vejo com o PT. Não gostei nada do que fizeram com a Marina. E meu voto não é de ódio nem no menos pior. Meu voto é consciente e no melhor candidato. Eu voto no Aécio.

Anônimo disse...

Não culpo o brasileiro pelo voto em Aécio e nem em Alckimin , a culpa é da grande mídia. O meu maior desejo é uma Imprensa imparcial.

Anônimo disse...

Comparar governo do PSDB com o DESgoverno do PT é piada...
FHC pegou um país com hiperinflação e conseguiu, em míseros 8 anos, não apenas estabilizar a economia como reduzir a inflação para 12% ao ano.
O que o PT fez? NADA, porra nenhuma, só ficou 12 anos colhendo os frutos e afundando a economia do país.
o PSDB só governa para bancos??!?!?! o PSDB? O PT não, o PT governa para o povo? É isso mesmo, produção?
Maiores lucros que os bancos jamais experimentaram alguma vez no país foi de 2009 para cá.

Anônimo disse...

que nojo desse ódio aos paulistas. povo trabalhador, sério, e de repente, virou o passatempo predileto dos petistas e moderninhos detonar paulistas.

esse comentário foi um dos poucos que prestou:

'Votei na Marina em 2010, e agora também em 2014. No segundo turno de 2010, votei na Dilma, mas nesse ano, depois de toda campanha sórdida do PT, acusando Marina de tirar comida dos trabalhadores, acabar com os programas sociais, candidata dos banqueiros, contra o pré-sal, dezenas de chamadas diárias difamatórias, definitivamente não vou votar no PT. Foi uma campanha suja e desleal contra uma pessoa ética.

Assim como Marina, estou muito chateado com o PT, pois não acreditava que ele pudesse jogar tão baixo. Dilma chegou a dizer que Marina tinha desvio de caráter. Absurdo!

Tudo indica que Marina vai fazer uma aliança programático com Aécio. Portanto, independente de ser PSDB, votarei com gosto contra a Dilma.

E nessa campanha sórdida contra a Marina, eu esperava alguma reação dos militantes que defendem uma campanha limpa. Mas o que eu vi foi apenas um silêncio complacente. '


ótimo esse comentário.

tenho horror a essa cegueira coletiva, cada um vota em quem quer, mas petistas colocam qualquer pessoa que nao vota no seu partido, ou qualquer um que vota no PSDB como escória, como bichos sem ética alguma, enquanto o PT tá aí, fazendo essa campanha sórdida. tava na cara que marina já estava sem forças pra isso tudo, pra essa sujeira. tava estampado no rosto dela. eu fico horrorizada.

mas vale qualquer atitude podre, contanto que venha do seu time né? gente que pensa assim me enche de medo.


outro dia ouvi uma conversinha de uma colega petista, que representa bem o pior cego é é oq nao quer ver. a fofa adora falar a favor do povo, essa conversinha bonitinha em blogs e facebook.

estávamos falando sobre uma colega que estava desempregada, muito competente e ética a moça,e ela falou: nao deve ser tao boa assim, pq hj em dia td mundo está mto bem empregado (risos), se ela nao tá, tem coisa.

quase caí da cadeira!


fácil essa coleguinha achar que a situação tá assim tão linda, e a culpa é da outra moça, pois a zureta trabalha em uma multinacional, e só gosta de lidar com gente como ela, é a favor do povo assim, de longe, nao toma onibus nem metro, e se recusa a trabalhar com o povo. e acha que tá td mundo mto bem, pq se nao tá, é incompetente. essa galera defende tanto o pt, que o país tá uma belezura só, que tapa mesmo o olho pro acontece. realmente acreditam que tá td mundo assim, mto bem!

quem quer ver mudança é quem está diariamente lidando com a merda que está esse país. agora uns preferem se esconder atrás dos títulos, dos mestrados, dos doutorados, dos seus trabalhos mto bem remunerados, nos seus carrinhos, e foda-se o resto.

pegam o metro de fds pra parecer cool, pegam sua bike, mas a semana toda trabalham de carro.

Anônimo disse...

"Não entendo como alguém contra os direitos dos homossexuais possa ser uma "boa escolha", mas enfim."

Uma pessoa contra os direitos LGBT não pode ser de esquerda, ela é uma fraude se se diz de esquerda.

Anônimo disse...

Anonimo 12:10:

Se vc se deixa ser assim manipulado pela imprensa e ter seu cérebro lavado tão fácil e não tem senso crítico e, veja bem, não é nenhum ignorante sem estudo, vc tem culpa sim.

Anônimo disse...

"Outro ponto é: chega de falar de FHC. 12 anos de governo enterra qualquer coisa do FHC. Ou então vamos discutir as políticas café com leite, Getúlio Vargas e etc. também. Afinal, tudo faz parte do histórico e devem ter alguma influência com hoje."

Er, se Getúlio Vargas fosse PSDB ou PT talvez, e se tivesse governado em menos de 20, 30 anos, sim. Mas é não pra esses dois casos.
Me assusta esse posicionamento de "Vamos esquecer o passado." Quer dizer que vc apoiaria eleger um presidente de um partido militar ou um outro golpe militar, afinal, 1964 tem tanto tempo já...

Anônimo disse...

Por favor, leia o restante. Quando eu digo que não quero ficar discutindo o que FHC fez ou deixou de fazer, não quis dizer que ignoro o passado. O que quero é que seja dado mais ênfase ao futuro. Não estamos mais nos anos 90 e ninguém pode dizer o que teria sido do país se o governo tivesse sido outro.

Anônimo disse...

Tem razão Anônimo 14h15, quem vota no Aécio é que está realmente preocupado com o povo.

...

...

..
.

Unknown disse...

Oi Lola,
Acho que me identifiquei com esse lance de exigência de padrão de beleza para o/a parceira/o. Algumas pessoas já me abordaram pra perguntar o que vi no meu marido e num namorado que tive antes dele. É lógico que isso causa certo desconforto. No entanto, eu compreendia que pessoas que perguntavam coisas desse tipo jamais poderiam ver o que via e vejo nas pessoas. Mas eu sempre respondia, quando você conhecê-lo melhor vai entender porque estávamos ou estamos juntos.
É bem o que você falou mesmo Lola, as pessoas às vezes tentam nos atingir através da desvalorização das nossas escolhas. Pode ser porque estão mal, porque estão com inveja, por serem vazias ou amargas mesmo.
No fundo, estarmos bem enquanto a elas não estão é muito ofensivo. No final das contas, eu nunca consegui levar uma relação adiante quando a atração inicial provocada pela primeira vista foi ofuscada pelas faltas de caráter, de inteligência ou atenção aos outros. O resultado disso é que nem sempre me relacionei com homens que estivesse de acordo com o padrão de beleza da maioria.
Mas minhas escolhas sempre foram as melhores, sempre tive bons companheiros. O meu atual é um cara supre bacana e nos damos super bem.
Acho que é isso Lola!
Um beijos querida!

donadio disse...

A "arrancada espetacular" do Aécio o levou a 34% dos votos. O Serra em 2010 tinha feito 33%.

Ou seja, a "arrancada espetacular" foi de... um ponto percentual. Não muito "espetacular", não é mesmo?

Ah, foi espetacular por que há três semanas atrás ele estava em 20%. Agora, vem cá... o homem cai dez pontos percentuais em duas semanas, depois sobe de volta 15 pontos, e "por coincidência" acaba onde o partido dele estava quatro anos atrás?

Me parece mais provável é que a "arrancada espetacular" foi do Datafalha e do IBOPE, correndo para ajustar os seus números à realidade - e no processo criando de novo, como em 2010, uma crise de depressão na militância do PT, e uma euforia na direita.

(E, de quebra, uma manobra especulativa na bolsa de valores, com os tolos vendendo ações a preço de banana porque a monstra Dilma ia ganhar no primeiro turno, e os espertos comprando pra revender na "arrancada espetacular" dos preços das ações esta semana.)

Bobinhos, os caras, né?

Anônimo disse...

"E mais, digam o que quiser do governo FHC. Meus pais eram pobres, não tiveram ajuda de ninguém, nem dos próprios pais, mas foi no governo dele que conseguiram equilibrar a vida. Eu não sei o que é viver sob inflação, eu mal lembro de como era com o FHC, mas eles lembram. "

Os meus pais também lembram bem. Ambos funcionários públicos e FHC os deixou 12 anos sem reajuste salarial.( meu pai era delegado de polícia e minha mãe bancária do BB).,e durante esses 12 anos os preços foram subindo e a ilusão que " não tinha inflação "
O governo do FHC simplesmente ferrou com a gente. Minha mãe diz que só não foi pior que o plano cruzado ( segundo ela, a pior burrada econômica que fizeram no Brasil ) .
Não sei das outras famílias, mas a minha jamais vota no PSDB porque só se ferrou no governo deles.
E , se pra consertar hiperinflacao, e deixar dólar 1:1 ( o que não durou eternamente, porque o mandato dele foi fechado com dólar a 4 reais ) foi necessário deixar meus pais 12 anos sem reajuste salarial, humm,pra mim essa conta não fecha.
O FHC também cortou a bolsa de auxílio ao internato que recebíamos na faculdade, lembro de colegas meus terem ido a Brasília falar diretamente com ele, resposta " acho que deve ter a bolsa, mas a universidade que pague , não o governo " .minha turma foi a ultima que recebeu a bolsa em 1997 e em 1998 não recebemos mais,
Mas ok, cada um tem seus motivos pra acreditar nesse ou naquele,, gostar ou desgostar., respeito..
O PT não e perfeito, detestei e me decepcionei com várias coisas, mas o PSDB foi infinitamente pior para mim,
Não sou petista, mas no dia que eu votar no PSDB por favor me interna!
Abraços .


Anônimo disse...

Eu estou apaixonada pelo blog, minha opinião apesar das minhas críticas, vou votar em Dilma porque vivi os anos de governo do PSDB ,e as lembranças são amargas, mas estou preocupada, a campanha contra Dilma é violenta, eles estão jogando baixo, as sujeiras tucanas estão sendo jogadas para debaixo do tapete, mas ainda tenho fé, que os tucanos não vão retornar. Em relação a Marina se ainda sobrou dignidade nela ela vai declarar- se neutra, pois admiro sua vida vou ficar decepcionada se ela começar a voar com os tucanos

Fê disse...

Olha, eu entendo muita coisa... entendo até o voto na Marina, pelo mito que foi construído sobre ela... mas não dá pra entender o voto no PSDB.

Não tem como alguém se lembrar daquela época e querer aquilo de volta.

E o que mais machuca é ver gente querendo o PT fora só porque "pobre tá crescendo, melhorando de vida". Porra, não é essa a obrigação de um presidente? Pensar em todas as pessoas, melhorar o seu país?

Anônimo disse...

Me sinto assim também, Luiza.

Anônimo disse...

Anon das 18:46,também não gostei nada da campanha do PT contra a Marina, e não gosto do candidato do PSDB tampouco. Votar nulo ou branco não e opção, então nao sei!!!

Sara disse...

voto no menos pior, e vou no Aécio.

Anônimo disse...

Olha, eu entendo muita coisa... entendo até o voto na Marina, pelo mito que foi construído sobre ela... mas não dá pra entender o voto no PSDB

Eu sempre votei na pessoa, não no partido.

Acho que era justamente disso que as manifestações falavam.

O partidarismo tem que ficar em último plano. Eu acho lamentável pensar primeiro no partido e depois na pessoa que está sendo eleita.

Acho que isso acaba "infectando" os govnernantes que pensasm primeiro no seu partido e suas jogatinas políticas depois no bem-estar social.

Anônimo disse...

"O PT não e perfeito, detestei e me decepcionei com várias coisas, mas o PSDB foi infinitamente pior para mim,"

O problema é que para alguns petistas uma frase como essa já é o suficiente para te taxar de coxinha, reaça, traidor, etc.

Domingos Tavares disse...

@Anom das 09:22
Mesmo analisando os candidatos em si e não os seus partidos, vale lembrar que o Aécio:

- Está sendo julgado pelo desvio de 4,5bi da saúde de quando era governador de Minas Gerais;
- Desapropriou as terras do tio-avô de maneira totalmente superfaturada;
- Construiu aeroportos em cidades pequenas para valorizar as terras da família;
- Demitiu 78 MIL professores (sendo que o Estado precisa é de MAIS e não menos professores) e deixou a educação sucateada;
- Transformou a economia que era a terceira do país na nona;
- Cedeu para os Perrelas alguns contratos sem licitação. E a PF flagrou o transporte de 450 quilos de pasta base de cocaína no helicóptero dos Perrelas. Suspeito...

Fê disse...

Anon das 09:22, eu entendo sua posição, mas há que se levar o partido em conta, sim.

O candidato entra no partido de acordo com as visões dele, por mais que levemos as propostas em conta. Não tem como enfiar uma Luciana Genro no PSDB, nem um Aécio no PSOL.

Veja como o exemplo o Eduardo Jorge, que parecia um candidato mais esquerdista: já se alinhou ao Aécio, por questões de partido. Marina também pode ter sido do PT, mas não dava pra apoiar a Dilma depois dela (Marina) ter rechaçado seu passado no partido pra tentar ganhar a eleição.

Acho que a galera das manifestações se empolgou demais e esqueceu desses detalhes. Votar em "pessoas" faz você ser enganado por sorrisos e algumas frases.

donadio disse...

"O problema é que para alguns petistas uma frase como essa já é o suficiente para te taxar de coxinha, reaça, traidor, etc."

Assim como para alguns tucanos dizer o contrário já é motivo pra te chamar de "petralha".

Estupidez haverá em todos os grupos humanos, e partidos políticos não são exceção.

Quais são as propostas do PT para governar? Quais são as do PSDB?

Isso é o que importa, não se o seu vizinho tucano chama todo mundo de "nordestino vagabundo viciado em bolsa escola" ou se o seu colega petista prefere "coxinha paulista que vai morrer de sede".

donadio disse...

"Votar em "pessoas" faz você ser enganado por sorrisos e algumas frases."

"Votar em pessoas" faz a gente votar em partidos, na ilusão de que está votando em pessoas.

Fê disse...

Sobre votar em pessoas e o legado de junho, seria legal ler, pelo menos o começo (mesmo que você não pense assim nem tenha votado assim):

www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FPolitica%2FAecio-Bolsonaro-Feliciano-este-e-o-legado-de-junho-%2F4%2F31935

Anônimo disse...

O pior de tudo é ver tanta gente votando em branco ou anulando. Quando vejo gente tirando o corpo fora de decidir os rumos da sua vida porque o messias que todos esperam não existe, me sinto desesperançosa.

Aline disse...

Lola, eu como paulista, senti Vergonha do estado que elegeu Alckmin, Serra, Tiririca e Feliciano na mesma eleição.
Senti vergonha de ouvir que foi "voto de protesto".
Protesto contra que?
Sabe como é ser professor em São Paulo?
Sabe como é dolorido ver como as escolas são e estão aqui?
Triste. E por mais quatro anos continuará assim... Já são 24 de PSDB...
Triste

Fê disse...

"Votar em pessoas" faz a gente votar em partidos, na ilusão de que está votando em pessoas

Falou tudo, donadio.

Anônimo disse...

Voto branco, nulo ou em candidato lixo não é protesto...

O único protesto que a gente pode fazer, mesmo que não funcione ou seja ouvido, é votar no que consideramos melhor

Anônimo disse...

Katia Abreu apareceu no programa de tv de Dilma agora pouco. Renan filho também. É isso por hoje.

Anônimo disse...

"Votar em pessoas" faz a gente votar em partidos, na ilusão de que está votando em pessoas

Falou tudo, donadio.


Eu sou o "Anom das 09:22".

Eu até concordo. Por isso, votei nulo para presidente, pois acho que todos eles estão "zumbificados" demais com suas ideologias políticas.

Pra mim esse tipo de político não serve. Ainda acho que o partidarismo é 80% dos problemas de governo do nosso país.

Os partidos transformam o Estado em uma mesa de jogos.

Já assistiu à TV Câmara? Os caras preferem não aprovar um bom projeto só para prejudicar outro partido.

Isso me faz ter enjoos.

Desculpem as trocas de letras no texto, meus dedos atrapalhados ainda não se acostumaram com o teclado novo com teclas mínimas.

Fê disse...

Mas, Anon das 09:22, esse é o tipo de políticos que temos.

É uma merda? Sim.
Queríamos algo melhor? Claro.

Mas temos que lidar com o que a gente tem. Respeito o voto nulo de quem não se sente representado, mas tem muita gente por aí votando com muito menos consciência e individualidade.

Exemplo: muita, mas muita gente votou no Alckmin aqui em SP só porque odeia o PT e tem medo do PT ter força aqui. Ou seja: jogou o estado na merda por mais 4 anos por pura ignorância (desculpa, não tem outro nome pra isso).

Prefiro votar em alguém que não me representa totalmente do que só me abster.

Anônimo disse...

Sp elegeu tiririca pelo voto de protesto. E de fato é o único político honesto, o único palhaço autêntico.

donadio disse...

"Já assistiu à TV Câmara? Os caras preferem não aprovar um bom projeto só para prejudicar outro partido."

Mas o projeto é bom para quem?

Me lembro de uma eleição num país latino-americano desses, não lembro se Peru ou Equador, e um norte-americano comentando, "mas com tantos candidatos ótimos, como é que vão esses dois para o segundo turno?"

Claro, os "candidatos ótimos" do americano eram aqueles que propunham recessão, ajuste fiscal, deixar as pessoas morrerem na calçada, etc.

Política é assim, conflito de interesses. Não é por que eu acho um projeto bom que ele é bom para todo mundo - e a função dos partidos é exatamente exercer o contraditório. Dizer "isso que lhe parece excelente, é na verdade, absurdo/inviável/desastroso.

É complicado? É.

Ainda prefiro isso do que a ditadura do senso comum.

Anônimo disse...

Tem gente com uma visão tão ingênua de política que cansa

Apartidarismo não existe, se você acha que vai fazer política votando na pessoa sozinha, você está fazendo isso errado

Anônimo disse...

"Já assistiu à TV Câmara? Os caras preferem não aprovar um bom projeto só para prejudicar outro partido."

Mas o projeto é bom para quem?

Me lembro de uma eleição num país latino-americano desses, não lembro se Peru ou Equador, e um norte-americano comentando, "mas com tantos candidatos ótimos, como é que vão esses dois para o segundo turno?"

Claro, os "candidatos ótimos" do americano eram aqueles que propunham recessão, ajuste fiscal, deixar as pessoas morrerem na calçada, etc.

Política é assim, conflito de interesses. Não é por que eu acho um projeto bom que ele é bom para todo mundo - e a função dos partidos é exatamente exercer o contraditório. Dizer "isso que lhe parece excelente, é na verdade, absurdo/inviável/desastroso.

É complicado? É.

Ainda prefiro isso do que a ditadura do senso comum.


Pois eu prefiro o bem-estar social ao egoismo de interesses políticos.

Ditadura do senso comum pra vc, vontade do povo pra mim, é bem relativo.

Tem gente com uma visão tão ingênua de política que cansa

Apartidarismo não existe, se você acha que vai fazer política votando na pessoa sozinha, você está fazendo isso errado


Sua opinião, eu até respeito.

Entretanto, ingênuo é quem acha que os partidos políticos têm algum compromisso além de fortalecer o próprio poder. Dão algumas migalhas pro povo e todo mundo acha lindo.

O país poderia ser muito melhor se não fossem essas pragas de partidos.

donadio disse...

"O país poderia ser muito melhor se não fossem essas pragas de partidos."

Tipo... Cuba, por exemplo?

Anônimo disse...

"O país poderia ser muito melhor se não fossem essas pragas de partidos."

Tipo... Cuba, por exemplo?


Talvez em parte possa ser um modelo, por que não? Saúde e educação não iam faltar.

Ou tipo esse país aqui mesmo, sem vc ter que vender a alma para poder se candidatar e já entrar no cargo devendo favor pra mafioso-político.

Candidatura independente, já é um bom começo.