domingo, 22 de setembro de 2013

LEÕES, LIVROS, PALESTRAS E DOMADORES

Ninguém doma a Isabel (quer dizer...)

Tenho vários informes. Mas antes, preciso tentar vender o meu livrinho, porque se eu não anunciar, ninguém compra. Ainda tenho uns 85 exemplares pra vender. 
Esta semana a Cristina, muito gentil, avisou por email que no banner estava escrito decatória, e não dedicatória. Como é que pode? Isso ficou aí durante meses e ninguém viu? Bom, agora que eu corrigi, faça o favor de comprar o livro!
Vou compartilhar dois depoimentos de intrépidos leitorxs que não só adquiriram o livrinho com a dedicatória, mas que também enviaram foto. (Não me perguntem por que o blogspot mudou a fonte da letra a seguir).
Marcelo, há mais de um ano (eu só tinha publicado a foto dele): "Na segunda quinzena de agosto, dei meia volta ao mundo e fui de Timor-Leste a Fortaleza. Ao em casa chegar, deparei-me com o Livro de Lola! EEEEEEEEEEEE O texto foi alegre e proveitosa companhia nos infinitos voos de volta. A menção de Lola a um dentista sádico e o complemento 'aliás, qual dentista não o é?' me fizeram ter de parar para rir um pouco. De lucro, avistei um OVNI que naquela hora passava pela janela do avião e que, não fosse Lola, eu não teria visto. Obrigado, ÍLola. Segue anexa foto tirada com o livro já em Timor (mais precisamente, em Dili, Tasi Feto, Timor-Leste). Vai de brinde na foto a sombra de Lucas, aqui conhecido como 'o budista da sala'".
De lá pra cá, Marcelo já voltou de Timor, visitou Cuba, foi a pelo menos duas palestras minhas em Fortaleza, almoçou comigo no shopping. E está sempre em movimento. 
A Jac, de Curitiba, tem um blog muito bacana, o Flexões Lésbicas, e já foi programadora e assessora de vereador, entre outras profissões. Mas hoje ela é carcereira! 
E está me devendo um guest post sobre como é trabalhar numa prisão. Se ela pode cobrar posts que eu estou devendo há uma eternidade (a crítica de A Pele que Habito, por exemplo), eu posso cobrar também!
Ela me enviou uma foto com a coleção de dvds dela, que inclui Senhor dos Anéis e Moulin Rouge ("que você tanto ama", disse ela só pra provocar). Suas palavras:

"É sempre um prazer ler um texto da Lola, especialmente quando ela é ranzinza e venenosa. E nesse livro ela está no ápice da sua maldade e sobram alfinetadas ao pobre e incompreendido maridão. Em compensação, para nós, leitorxs, sobram momentos de puro entretenimento. O único ponto negativo que eu encontrei é a presença dos filmes fim do mundo (ela adora!) que me parecem todos idênticos (não consigo diferenciar nem os títulos: O Dia Depois de Amanhã, O Dia Em Que A Terra Parou, O Dia Em Que Os Americanos Sofreram...). Mas, mesmo quando são esses filmes, vale a leitura só para encontrar esses momentinhos especiais de maldade da Lola."
E, pra de repente vocês se inspirarem, anteontem recebi este lindo livro da Luciana, uma leitora que me tietou numa fila de cinema, muito tempo atrás, quando eu ainda ia ao cinema. Obrigada, querida!


E agora vamos as minhas próximas palestras. Nesta quarta, ao meio dia, estarei no XI Congresso dos Estudantes da Unicamp para compor a mesa “A diferença é o que nos une: machismo, racismo e homofobia em debate”. Será em Barão Geraldo, em Campinas, na sala PB 14, no prédio de aulas em frente ao bandejão. Na mesa da qual farei parte também estarão Silvio Almeida, membro da Frente Pró-Cotas de SP, e Esther Pereira, do Grupo Identidade.
No mesmo dia, às 19 h, estarei em Limeira, para integrar a mesa “Que a universidade se pinte de preto, colorido e lilás”. Será na Faculdade de Tecnologias.
Dias 4 e 5 de outubro estarei em BH para participar do 1o Encontro do Movimento Mulheres em Luta
Será minha primeira palestra em BH como convidada. Já estive duas ou três vezes na capital mineira (a última em 2007!), e gosto muito de lá. 

O encontro todo será numa pousada (Pousada do Rei Sarzedo), mas imagino que teve gente que reclamou que ficava fora de mão, então a abertura será no Sinttel, às 19 h. Venha participar! 
Dia 18 de outubro, às 9 h, estarei na UFPB para participar do I Seminário Contextualizando o Direito. Será no Centro de Ciências Jurídicas, na Universidade Federal da Paraíba. 
Mais pra frente, se tudo der certo, estarei na banca de duas alunas de SP. Será via skype. 
E fui convidada pra ir pra Universidade Federal de Uberlândia em dezembro. Olha que eu vou, hein?!

Aproveitando o post, ontem aprendi mais uma coisa com vcs. Alguém indicou o tumblr Go Vegan or Go Fuck Yourself (Vire veganx, ou vá se f*der). Ha ha, adoro essas sutilezas! Tem muitas imagens legais lá, não só de temas veganos, como também anti-capitalistas e de respeito à diversidade. Gostei muito destes quadrinhos aqui, que vou tentar traduzir:
Minha parceira é uma mulher trans e ela está atualmente em transição. Isso quer dizer que ela está no caminho de sentir-se confortável no seu próprio corpo, mas ainda está no meio do trajeto. Quando olho pra minha parceira, eu vejo que... ela tem cílios grandes e escuros que enfatizam seus olhos; ela tem um maxilar suave e lábios macios, e pernas que eu invejo; ela em cabelo macio e claro, uma linda bunda, e os peitinhos mais fofos. Quando eu a vejo, vejo uma linda mulher. Então digo pra ela. Descrevo pra ela os detalhes que a fazem tão graciosa.
Mas, quando saímos... Eu vejo crianças surpresas, mães nervosas, solteirões desajeitados. Já vi vendedorxs de loja dar risinho, já vi homens adultos a fitarem como se fossem bebês confusos. Homens já até gritaram 'traveco' pra ela na rua. E eu fico pensando... como minha linda namorada pode ser tão diferente aos olhos deles. 
Lá no tumblr também vi esta bela imagem, que me remeteu a umas frases que eu vivo citando, sem saber onde as li. É o seguinte: o público sabe que o leão é muito mais poderoso que o domador. O domador sabe. Só o leão que não sabe.
Já passou da hora de nós, leões e leoas, nos rebelarmos contra o domador. 

14 comentários:

@dddrocha disse...

Aê Lola, ótima notícia sobre a abertura do encontro em BH! Com certeza consigo ir e estarei lá pra te assistir!
Tô feliz, hehehe!!!

Anônimo disse...

Oi Lola! Estou tentando contato via email, comentarios no blog, mas ninguem do MML de BH me responde sobre como fazer a inscricao para o evento.

Marussia de Andrade Guedes disse...

O post de hoje e o anterior falam de associações entre os seres humanos e outras espécies. Faltou, no post anterior, salientar o papel da mulher de animal domado e/ou domesticado que, mesmo aprisionado ou encoleirado abana o rabinho para o seu dono. Acho mais producente analisar o motivo pelo qual as mulheres se comportam assim mas , em geral, as feministas só apontam o dedo para os homens e vêem as mulheres como seres perfeitos.
E quem acha que eu estou errada tente negar que se, ainda hoje, a sociedade é machista é porque o machismo é, pelo menos aparentemente, vantajoso para o homem, ou seja, não faltam mulheres abanando o rabinho para eles .

Mariana Dias disse...

lola,
vc viu essa matéria nojenta?
http://oglobo.globo.com/rio/voce-muito-bonita-10012199#ixzz2fLRWoeea

como era de se esperar não tem espaço para comentar no site... mas eu escrevi um comentário antes de perceber isso heheh... achei então que o melhor seria compartilhar com vc


sobre o texto..
o começo deu uma raiva danada, pq o cara fala de um jeito paternalista, infantilizando as "meninas". sabe, não é uma questão de meninas... como se fosse uma birrinha... uma questão menor... e na verdade é um elemento de uma estrutura muito maior, mais complexa... é uma expressão de todo o sistema que está por trás...
então o primeiro parágrafo me estressou mto, mas juro que tentei ler o resto com o coração aberto....
hahaha "moça, vc é muito bonita, sabia" kkkkk
em que planeta as cantadas são assim???
cantadas não se confundem com gentileza, apesar de muita gente tentar misturar as duas coisas para reforçar a nossa frescura
o cara ta falando que a mulher que ouve linda deve se sentir lisonjeada... hoje esse cara que eu te falei só falou duas coisas "vc é linda" e "mulher linda tem que andar sorrindo".... eu deveria ficar lisonjeada, mas olha, o tom a voz, o jeito de falar, a agressividade... sério... não tem nada de agradável
"acontece meninas, que ..." velho, o cara acha mesmo que ele está em posição de dizer para aquelas mulheres que responderam a pesquisa e que tem essa vivência (e que provavelmente não são feministas, então não tiveram suas respostas enviesadas por ideologia) o que elas devem pensar e como elas devem agir... é muita loucura
e aí a situação hipotética tem uma mulher que trabalhou o dia inteiro e vai cuidar o jantar para alegrar o marido hahah.... sério? o cara nem disfarça...
"Meninas, se vocês tiverem dúvida quanto a isso, não se acanhem e podem falar para mim, tá? Os homens adoram." vomitei, apenas

Luiz Prata disse...

Sobre o texto "Você é muito bonita" citado pela Mariana, a Olívia Portela escreveu uma resposta no Facebook: https://www.facebook.com/piazzanewyorkcatcher/posts/592558580786384

Leandro disse...

Olha, pra falar a verdade, eu destesto estes espetáculos, e achei muito bem-feito. Maltratar os animais à toa só para um especulo idiota, eu sou contra. Mas não dá pra comparar um espetáculo idiota com algo vital que é a alimentação. Nós somos carnívoros e desde os primórdios, comemos carne. Até hoje, há tribos de caçador-coletor (como os pigmeus africanos) que comem carne. E até os animais comem carne.

Maurileni Moreira (Maura) disse...

EU QUERO UM LIVRO SEU. SOU SIMPLESMENTE APAIXONADA POR SUA ESCRITA... E PRETENDO UM DIA CONHECÊ-LA PESSOALMENTE. SOU ESTUDANTE DE TEATRO E DANÇA E TRABALHO COM A COMPANHIA PONTO, ONDE EM NOSSAS OBRAS TRATAMOS SOBRE O FEMININO. NESTA SEXTA AGORA, 27, IREMOS NOS APRESENTAR COM CRIAS. CLÃ DAS CICATRIZES, AS 19H. É AQUI NA AVENIDA DA UNIVERSIDADE, 2642.

ENFIM.

COMO FAÇO PRA ADQUIRIR? QUANTO CUSTA? QUERO DEDICATÓRIA TB, APESAR DE NÃO NOS CONHECERMOS...

essa é a nossa fanpage:
https://www.facebook.com/pages/Companhia-PONTOdan%C3%A7a-teatro/337406789671166?fref=ts

Elaine Cris disse...

Linda essa frase do final. Nunca tinha ouvido. Muito legal!
Tô tentando me localizar pra ver se consigo te encontrar nessa abertura em Bh.
Abçs e boa semana.

lola aronovich disse...

Querida Maura, se vc é de Fortaleza fica muito mais fácil comprar o livro! A gente só precisa marcar um dia na UFC. Mas esta semana tá impossível, por causa da viagem... Uma correria só!

Renata disse...

A resposta da Olivia pro texto "Você é muito bonita" foi o máximo! Ídola =]

WICKED WOMAN disse...

Oi Lola, eu moro em BH e quero muito participar do evento como havia comentado antes, mas ninguém do Movimento Mulheres em luta responde os meus e-mails sobre como me inscrever e se posso participar apenas da abertura, já que trabalho nos fins de semana. Vc tem algum outro contato que possa passar pra gente? Bjo

Paula disse...

Oi Lola e demais seguidoras do blog!!
Sou do MML em Fortaleza e estamos preparando a nossa delegação para o I Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta - MML que será em BH em Minas Gerais nos dias 4, 5 e 6 de outubro.
Aqui faremos uma plenária dia 28 de setembro na sede do sindicato da construção civil (rua Agapito dos santos, 480. Centro). Quem quiser informações e for de Fortaleza, pode aparecer lá!
Mais informações, como fazer inscrição e etc pode clicar neste link http://www.mulheresemluta.blogspot.com.br/2013/08/tudo-sobre-o-1-encontro-nacional-do-mml.html
Outras dúvidas vocês podem colocar aqui que vou respondendo na medida que for acompanhando o blog!
Espero encontrá-las no nosso encontro!
Paula

Luciana disse...

Lolinha! Fico muito feliz que tenha gostado do livro =]
Boa sorte com as palestras e sucesso!
Abraços _____o_____

Fernanda disse...

Lolita!!!! Quero te ver aqui em BH! Sera que você vai estar com aquela bata que eu AMO? Ou uma outra tão linda quanto? Tomara! Hihihi!!!
A gente vai poder comprar um livro? E te dar um abraço? E te dar chocolate? E te dar um beijo? E conversar com você????

Hehehehe, como você, eu sou um pouco voraz.