sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O SAGRADO MATRIMÔNIO SEGUNDO A BÍBLIA

Muita gente religiosa reclama que as mudanças dos novos tempos querem acabar com a família tradicional, esquecendo-se que, de fato, a família nuclear (pai, mãe, filhos) já não é mais maioria no Brasil. E mesmo assim continuamos de pé! Quer dizer, nem por isso a ira divina destruiu o planeta.
Essa gente também diz que, segundo o documento mais importante da nossa civilização -- a bíblia (porque, né, quem precisa de constituição quando se tem a bíblia?) -- define o casamento como uma ligação permanente entre um homem e uma mulher (parece que a ordem da frase é importante). Efésios 5:22-24 não deixa deus mentir: “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja".
A bíblia também não é muito afeita ao divórcio. Segundo Mateus 5:32, “Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.” Deus odeia o divórcio, mas há controvérsias na interpretação da bíblia se as pessoas podem se separar em outros casos além do adultério.
Certo. Então, recapitulando: casamento só entre homem e mulher. Num casamento quem manda é o homem. E é pra casar pra vida toda. Sem discussão! Porque tudo isso tá na bíblia, que é a palavra de deus, e eu sou obviamente uma herege por escrever tais palavras sem letra maiúscula.
Mas outro dia eu tava vendo um tumblr (ok, um tumblr ateu) que decidiu apontar como a bíblia vê o casamento. Vou tentar traduzir.
Homem + mulher (família nuclear) Gênesis 2:24
Mulheres subordinadas a seus maridos; proibida a união de cônjuges de fés diferentes; casamentos geralmente arranjados, sem amor romântico; noiva que não puder provar sua virgindade é apedrejada à morte (ah, os bons tempos!).
Homem + Viúva do irmão (casamento levirato) Gênesis 38:6-10
Viúva que não pariu um filho homem deve se casar com o cunhado; deve submeter-se sexualmente ao seu novo marido (pelo jeito foi daí que Nelson Rodrigues tirou todas as fantasias sexuais entre mulher e cunhado que expôs na Vida Como Ela É).
Homem + esposas + concubinas
Acho que dá pra reconhecer esses nomes bíblicos em inglês sem que eu precise traduzi-los.
Estuprador + sua vítima. Deuteronômio 22:28-29
Virgem que for estuprada deve se casar com o estuprador; estuprador deve pagar 50 siclos de prata ao pai da vítima por danificar propriedade (que bom que tem compensação!).
Homem + mulher + propriedade da mulher. Gênesis 16
Homem pode adquirir a propriedade da esposa, incluindo suas escravas.
Soldado homem + prisioneira de guerra. Números 31:1-18, Deuteronômio 21:11-14
Sob o comando de Moisés, os filhos de Israel devem matar todos os midianitas (homens, mulheres, crianças), exceto as moças virgens, que são espólio da guerra; esposas devem se submeter sexualmente a seus novos donos. A bíblia é bem clara nesse sentido: se você, soldado homem, após derrotar seus inimigos, vir "uma mulher formosa, e a cobiçares, e a quiseres tomar por mulher, então, a trarás para a tua casa, e ela raspará a cabeça, e cortará as suas unhas, e despirá a veste do seu cativeiro, e se assentará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro; e, depois, entrarás a ela, e tu serás seu marido, e ela, tua mulher" (entrarás a ela é isso que você está pensando).
Homem + mulher + mulher + mulher (poligamia)
Parece que o recordista foi aquele homem sábio, Salomão, que não só teve 300 concubinas, mas também 700 esposas. E, suponho, uma infinidade de filhos.
Escravo homem + escrava mulher. Êxodo 21:4.
O dono de escravos pode designar escravas mulheres para os seus escravos homens; escravas mulheres devem se submeter sexualmente a seus novos maridos. Na realidade, o que a bíblia diz é um pouquinho pior: "Se o dono do escravo lhe der uma mulher, e ela der à luz filhos e filhas, a mulher e os filhos serão do dono, e o escravo irá embora sozinho".
Realmente, o casamento segundo a bíblia era uma maravilha. Ah, mas dirão os religiosos, eram outros tempos... Eram mesmo. No passado, felizmente. Mas isso deve valer pra tudo que a bíblia via como sagrado no casamento. Não dá pra escolher só nossas partes favoritas e fingir que algumas coisas mudaram, e outras continuam gravadas em pedras pré-históricas.

205 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 205 de 205
Anônimo disse...

Se algo fosse sagrado não seria tão esculhambado desde a origem do homem na terra.
Deus não une nem serpara nada. Pois ele é espírito e nem está aí para esse troca troca de parceiro e desejo sexual humano.
Manipularam tudo na Bíblia e na História!

Graziela Santos disse...

Estou Perplexa e ao mesmo tempo Feliz por todas as críticas ao meu Deus e a sua palavra.

Realmente a Bíblia fora escrita por homens, mas inspirada por Deus, Imagine se haveria alguém com tanta imaginação para inventar um avião aproximadamente 765 anos a.C. (relatado em Isaías 60:8)
ou que a Terra é Redonda (relatado em Isaías 40:22) que Deus Tremendo né? mas mesmo assim sempre haverá dúvidas ou especulações quanto a sua existência.

Para Esclarecer qualquer Dúvida que ainda resta em João 13:34 Jesus nos da um novo mandamento para que "nos amemos", isso não aniquila os dez mandamento mas o sustenta, Pois quem ama o Próximo não deixa de honra pai e mãe, não cobiça o que é do outro, não mata, não rouba etc...

E para concluir mesmo que não acreditem em Deus, Jesus e no seu Amor saibam de algo...



Porque está escrito: " ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ".

Romanos 14:11


Deus vos abençoe!

Anônimo disse...

A fé é o firmme fundamento das coisas que não se vêem mas se esp eram e infelizmente a fé é individual ou seja se vc não ter fé nunca vai ter um fundamento o que e difícil pra vcs q se baseiam nos fundamentos cientificos

helena disse...

isso não era a lei de Deus e sim dos homens,esses casos dentre outros mostram a depravação da humanidade,por isso Cristo morreu na cruz,Deus fez varias alianças com a Humanidade,mas nenhuma conseguiram cumprir.



Unknown disse...

A igreja não abandona seus fiéis. Ela tem sim uma solução: A nulidade do casamento.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 205 de 205   Recentes› Mais recentes»