sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MINHA IMPRESSÃO: NIEMI VIVE

Ok, gente. Eu acho que a Niemi está viva. Cheguei a esta conclusão ontem de madrugada, quando uma comentarista querida disse que no flogão da Lay gótica há um link para o orkut da Layanne. Layanne é a moça que usa a mesma foto no perfil que Niemi usava. Não fui atrás de nada disso, não tenho os links, nem sei o que é flogão, não investiguei o orkut nem o blog de Layanne, mas, se era difícil crer que ela e Niemi fossem a mesma pessoa, por não terem nada em comum, agora, com essa conexão gótica, a ligação fica mais forte. (Atenção: Layanne me enviou um email e negou qualquer envolvimento). Mas a questão é que fui juntar alguns emails da Niemi pra enviar pra essa comentarista e, nessa curta compilação, fiquei com toda a impressão que Niemi vive.
Não vou resumir tudo o que aconteceu, porque nem era minha vontade fazer um post. Só estou fazendo porque há muita gente (como eu) bastante perturbada com essa história toda. Quem quiser pode ler os comentários (a partir de 15/8) no outro post, e ver como primeiro houve desconfianças acerca da doença e eventual morte de Niemi, depois concluiu-se que não existia uma Niemi com aquele nome, depois notou-se que a foto que Niemi usava pertencia a outra pessoa.
O que aconteceu, e eu ainda não havia contado pra ninguém fora essa comentarista, minha mãe, e o maridão (que não está nem um pouco interessado), é que, faz uma semana, recebi um email da Niemi. Calma, não era um email assinado por ela, mas um que veio do email dela, considerando desrespeitoso que duvidassem da sua morte. Estupefata, eu respondi o email na hora, querendo saber por que a pessoa (que não havia se identificado) estava se comunicando comigo por meio do endereço de uma pessoa morta! Ela respondeu: “Lola, desculpa mil perdões, sou a pessoa que ela confiou a senha eu ia te mandar do meu email particular mas acabei mandando do dela. vc por favor me perdoa?” Eu não falei nada mas achei o cúmulo: por que aquela pessoa (que eu nem sabia quem era) estaria usando o email de Niemi?
Só que ontem, depois de ver a certeza dessa comentarista de confiança, eu fui comparar os emails. Certo, eu deveria ter comparado antes, mas tenho essa mania de acreditar nas pessoas, e crer em pessoas agressivas que já chegam com pedras na mão é diferente de crer na comentarista de confiança, que havia se comunicado com ela (ninguém se manifestou dizendo ter conhecido Niemi pessoalmente).  
Analisando outros quatro emails que havia recebido da Niemi em meses recentes, vi que o estilo era o mesmo. Neste que alguém me enviou “sem querer”, uma semana depois de sua morte, e nos de meses anteriores, aparecia o “Lolíssima” (ela não é a única a me chamar assim, mas...), e, principalmente, uma forma estranha de pontuação, incluindo uma vírgula antes do parêntesis –- por exemplo: "lésbica, (lembra que te contei?)" e "deles, (atacando de psicóloga)”. Também passei a achar melodramático demais o “vc me perdoa?” vindo de alguém que tivesse meramente se enganado de email.
Ontem enviei um email para essa suposta pessoa (pelo email normal dela, não pelo de Niemi), que a comentarista de confiança desconfiava quem era, e também desconfiava que poderia ser outro fake de Niemi. Hoje essa pessoa me respondeu, dizendo que Niemi havia deixado a senha com ela porque sua mãe não entendia nada de internet... mas também usando a pontuação errada que eu havia notado nos outros emails.
Então é isso. Depois de todas essas suspeitas, digo que Niemi está viva. Não sei se ela é a Layanne, não sei se toda a história da Finlândia ou da doença era mentira. Por um lado estou muito feliz, lógico, porque não queria que ninguém morresse aos 26 anos. Por outro, sinto-me enganada sem entender porquê. Certo, Niemi sofreu perseguição e ameaças de trolls. Certo, talvez Layanne seja Niemi e, agora que está casando, ela queira começar sem sombras (não é: Layanne nega, e não temos motivos pra duvidar disso). Mas Niemi poderia ter anunciado que estaria deletando seu perfil pra sempre, em vez de dizer que morreu como a pessoa de verdade que todos acreditávamos que fosse. Tudo foi muito desnecessário. Ou pelo menos assim parece pra mim, que sou uma pessoa que se expõe totalmente na internet, que não tem segredos.
Não quero nenhuma caça às bruxas. Não me importo em saber sua identidade real. Niemi deve ter tido seus motivos pra fazer o que fez -– algo que, aliás, não é nada raro na internet (a partir de agora, só acredito na morte de alguém que só conheço pela internet após ver obituário). O que vale, pra mim, é que, com sua identidade de Niemi, ela foi importante pra muita gente. E espero me lembrar dela dessa maneira.

438 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 438   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

taxativa vem de taxa
tachativa vem de tacho

Anônimo disse...

nossa, como eu queria ter sido mais ativa aqui nos blogs nos últimos tempos.

a LisaAnaHD tem uma impressão muito mais abrangente de quem pode ser fake ou não. Ela tem sérias evidências, porque alguns implicavam com ela e sumiram, junto com niemi.

gostaria de ver se as opiniões da lisanahd batem com a do roberto lima.

Lorena disse...

Bom, viajei uns dias e só estou vendo esse post agora. E todos os comentários também. E vejo que já descobriram mais coisas do que eu imaginava que poderiam ser descobertas, quando estávamos naquela investigação lá nos comentários do outro post! Algumas coisas me surpreenderam pra caramba... Enfim, né. Quem é capaz de inventar uma vida inteira e uma morte, é capaz de qualquer coisa.

Oh, eu também mandei um email para a Layanne, fico feliz que ela tenha vindo esclarecer tudo aqui. Desde o início eu já achava que não eram a mesma pessoa e fico feliz de ver que realmente não eram.

Eu, como a Lola, sou do tipo "ingênua". Se alguém me diz algo, e eu não tenho motivo imediato para desconfiar, eu acredito. Por incrível que pareça, até o momento eu nunca tinha "quebrado a cara". Já fiz muita amizades virtuais que viraram amizades reais, e inclusive meu relacionamento atual começou pela internet. Por mais que eu soubesse que coisas assim aconteciam, nunca tinha sido vítmina ou visto de perto, como foi esse caso, em que vi o desenrolar da história. Bom pra gente abrir o olho, mesmo.

Bruno S disse...

"E juiz federal e outros 'dignatários' como foi sua experiência, isso ocorre pq no Brasil esses cargos sao por concurso e nao por idoneidade. Entao qq pé de chinelo amoral e imoral ou qq dono de Mercedez amora e imoral pode passar no concurso ainda cheirando a fraldas e dá no que dá o sistema judicial brasileiro."

Lisana, com opiniões como essa não precisa ser fake para implicar com o que fala.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Mariana, qdo Roberto Lima chegou aqui até me senti aliviada pois nao sendo eu a única com forte suspeita, me senti melhor para poder me comunicar com a Lola. Eu dei um toque no blog da Dayane no mesmo dia em que li o post da Lola. Fiquei melindrada com a dor de duas pessoas: Lola e Dayane, mesmo eu achando que tudo fôra armaçao, pra mim a dor delas estava sendo como se elas fossem amigas em pessoa da Niemi Hyyrynen.

Desculpa lá, Lola, eu insistir em que vc censurou vários comentários meus antes do Roberto Lima chegar aqui, mas em enviei links pra Lola com nomes de jogadores de futebol finlandês com nomes Niemi e Hyyrynen tanto jogadores femininos qto masculinos; comentei que seria fácil descobrir no crematório se o corpo da pessoa foi cremado naqule dia, comentei que já lidei em ir ao crematório buscar as cinzas e alguém e despachar para o exterior... tudo isso Lola nao publicou acho que pq ela ainda estava muito sensibilizada com a dor da perda. Fiquei p da vida por tudo isso acontecer num dia especial para Lola e Sílvio.

Enfim essa Niemi nunca me caiu bem qdo eu comentava aqui ano passado. Porém, nao sou dada a picuinha, a baixar o nível... isso pq gosto tanto de escrever tanto tanto que pra mim o que ponho no papel tem de ser bem feito sob todos os aspectos da civilidade.

Anônimo disse...

Gente! Que loucura isso, nem acredito. Venho sempre no blog da Lola, embora nunca comente. Conhecia a Niemi pelos comentários e já tinha lido o blog Bordados Feminista, gostava das postagens dela e fiquei muito sentida quando a lola anunciou a suposta morte. Agora isso... só estou comentando porque lembrei de algo que achei curioso acerca das postagens pos morten da Niemi no twitter: a palavra câncer com o ^ sobre o e, assim: cancêr. Há uma postagem no Blog dela em que ela escreve assim mais de uma vez. Notei isso por alto, mas de forma alguma liguei uma coisa à outra, nem na mais remota das hipóteses. Eu também jamais desconfiaria, não fossem todas essas questoes colocadas neste post e nos comentários. Bom, fiquei intrigada e resolvi compartilhar. Fico feliz que ninguem tenha morrido, mas muito assustada por perceber que alguem possa ter inventado isso e feito pessoas de verdade sofrer por puro... divertimento? Daiana.

Anônimo disse...

Lorena, de modo algum a gente vai deixar de fazer boa amizade virtual por conta do episódio Niemi Hyyrynen. Eu apenas acho que qdo comentaristas se desentendem aqui no blog, mesmo que Lola goste muito muito de uma das comentaristas, ela nao deveria interferir como ela me deu chega pralá por conta da Niemi e outras queridihas que sumiram do blog junto com Niemi. Ah tá bom, eu continuo gostanto da Lola do mesmo jeito, seja como for... Lola é real.

Tamires Ilves disse...

Tô atrasada (passei o fim de semana away) e acho que ninguém vai ler. Mas acho justo dar minha humilde contribuição ao "causo".

Comecei a seguir a Niemi no twitter em outubro do ano passado e ela me seguiu de volta. Conversamos um pouco por lá e o primeiro e-mail que tenho dela data de 01/11/2011 - era ela me pedindo opinião sobre um texto que ela queria publicar no Bordados Feminista. Trocamos mais alguns e-mails desta natureza e conversamos pelo gtalk algumas vezes nos dias 29 e 31 de dezembro. Passei o Ano Novo com ela no gtalk - ela me dissera que estava sozinha no hospital. Que dispensara a companhia da família porque não queria que o sobrinho tivesse que passar um Reveillon assim. Eu não achei certo uma pessoa completamente sozinha num hospital em pleno Ano Novo e fiquei conversando amenidades com ela.

Aí tem mais um e-mail de 01/02/2012 pedindo dica sobre um texto que ela queria publicar e perguntando da minha vida. Acabei esquecendo de responder porque estava realmente MUITO ocupada... Nossa, fiquei com tanto remorso por isso, chorei tanto por causa disso, quando apareceu a notícia da "morte" dela!

E, finalmente, ela me mandou mais um e-mail em 04/07, curto, pedindo pra eu mandar um oi. Eu respondi e me desculpei por não ter respondido aquela mensagem de fevereiro. A resposta dela foi um tanto seca e acabei não respondendo mais.

Eu estudei um pouquinho de finlandês com um professor nativo. Ele fala português quase sem sotaque e Niemi escrevia de um jeito que realmente parecia sair de uma cabeça criada em finlandês; sobre isso, aliás, ela me disse que era meio-a-meio, que o pai era brasileiro, foi à Finlândia para trabalhar na Nokia e conheceu a mãe dela lá. Acho que falamos disso porque eu questionei ela ter cabelo preto (perguntei se era tingido).
Pra mim as duas fotos podem não ser da mesma pessoa. A olhando pra baixo tem um nariz meio batatinha, ao passo que a outra parece ter um nariz mais afilado. A textura do cabelo difere um pouco, também, me parece.
Sem contar que as duas fotos são minúsculas no original (tipo, clicando na foto do twitter pra vê-la em tamanho real).

Tamires Ilves disse...

P.S.: O avatar no gmail - que antes era a foto da Layanne - agora é um desenho.

Roberto Lima disse...

Quem leu meus comentários anteriores sabe o motivo pelo qual eu sou cético e desconfiado em termos de perfis da Internet.Quase perder uma filha para um bandidão com perfil falso na Internet é algo que não desejo para ninguém. Assim, eu não costumo "deixar para lá" esse tipo de coisa .Mesmo que não pareça ser algo grave, essa moça enganou muitas pessoas, brincando com os sentimentos delas.Eu lembro de um post de Natal, bem tocante , escrito pela Lola, que estava preocupada com a saúde do fake Niemi, que com certeza estava rolando de rir na casa dela... Então, ainda há coisas que não estão bem esclarecidas , mas que ainda irão aparecer no momento adequado. Não dá para falar coisas sem ter provas suficientes. Mas boa parte da trama já foi descoberta, e isso é uma boa coisa.

Tamires Ilves disse...

P.P.S.:(Desculpa, esqueci disso e me pareceu pertinente comentar.)

Eu disse que gostaria de visitar a Niemi no hospital e ela foi evasiva e desconversou completamente.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno S disse...

Lisana,

"outras queridihas que sumiram do blog junto com Niemi"

agora fiquei curioso.

Quais eram?

Tamires Ilves disse...

@ Shey,

Não, ela nunca disse nada disso. Eu nunca perguntei nada porque nomes finlandeses podem mesmo ser bem esquisitos e eu não sou nenhuma insider de nomes de pessoas finlandesas. Sem contar que eu sou uma pessoa crédula demais; nunca me passaria pela cabeça que eu não estava falando com uma pessoa de verdade.

A ÚNICA coisa que estranhei é que a pessoa na foto não tem a menor cara de finlandesa - mas isso atribuí ao fato de "o pai ser brasileiro" - foi isso que ela me disse. Não toquei no assunto pra não parecer rude - já achei que tinha ido longe demais questionando como uma finlandesa teria cabelo preto natural daquele jeito.

Anônimo disse...

Roberto Lima tá coberto de razao e agora que sabemos ser uma mesma pessoa por trás de duas (in)distintas, Ginger e Niemi Hyyrynen, é bom que se aprumem na observaçao. Tenho uma lembrança anuviada dela ter dito que esse era realmente o nome dela, mas eu teria de dar uma busca antes de afirmar. Se eu der uma busca nos comments daqui do blog, posso mostrar-lhes que como Ginger o nivel baixa no rasteiro do rasteiro e, pelo e-mail recente que Lola recebeu, a falsidade para bajular é desmedida. Acautelai-vos.

Anônimo disse...

Lola, pelo e-mail que vc recebe dá pra identificar o número do IP e daí identificar o endereço desse IP. Se a pessoa levou o notebook para uma biblioteca para usar o wi-fi de lá, entao o endereço vai te levar até onde está geograficamente essa biblioteca. Se outro e-mail a pessoa enviou de outro local, vc terá outro IP e por aí vai. Se a pessoa usou o computador de uma Lan House é a mesma coisa. E tb existe um recurso que vc pode instalar no seu blog e cada vez que um visitante entra no blog, comentanto ou nao, mostra o nome da cidade e do estado, mesmo se for do exterior. Digamos que vc tenha instalado esse recurso no seu blog e lá apareça que entrou visitante de Paris, Texas. Paris é uma cidade no Estado do Texas nos EUA. A lista dos visitantes fica lá na página de abertura do blog pra todo mundo ver e se a mesma pessoa ficar entrando e saindo o mesmo se repete e até acusa o tempo em minutos. Uma vez entrei num blog assim e a pessoa comentou que achou minha casa com o recurso Google Earth e agora tinha meu endereço... se ela brincou ou falou a sério, isso nao sei... mas pra mim nada de mais que achem meu endereço e vejam minha casa... eu tenho o seu endereço e já vi sua casa... vc tem o meu e pode ver minha casa... aliás já vi dentro da sua casa, seu banheiro, seu quarto, sua cama, sua TV, o Sílvio jogado na cama dormindo sob as cobertas pq vc já postou tudo isso, rs... Mais real e verdadeira do que você, somente a morte de Steve Jobs... e se vc nao sacou quem sou eu, te puxo as orelhas.

Anônimo disse...

Lola, vc pode descobrir o endereço de onde veio e-mail enviado a vc. É abrir o e-mail e através de cada e-mail vc poderá localizar o IP e daí chegar ao endereço. Digamos que sejam três e-mails da mesma pessoa e vc acha o IP de cada um e cada um tenha um endereço diferente, seja como for vc vai conseguir obter o endereço geográfico de cada IP. Ou três pessoas totalmente diferentes tenham o mesmo IP… capisca? A pessoa pode mudar o IP digamos de sua casa, mas o endereço da casa permancece inalterado . Posso ter outro IP pq levei meu notebook pra usar o wifi da biblioteca, entao vc terá o IP da biblioteca e poderá rastrear o endereço geográfico da biblioteca.

Você tb pode instalar um recurso no seu blog que mostra de onde estão as pessoas que te visitam. A cada vez que entra uma visita, na página de abertura do blog aparece que entrou visitante de tal cidade, estado, país. E se a pessoa ficar entrando e saindo, isso aparece a cada entrada e saída, pois mostra o horário qdo a pessoa entra e qdo ela sai e o tempo que entrou e o tempo que saiu… por qto tempo ficou no blog.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Do cabelo dela ser escuro, a justificativa poderia estar na genética paterna, filho de uma mulher índia... eu nasci com cabelo escuro e meu irmao e minhas duas irmas nasceram loiros... meu avô ariano loiro olho azuis se casou com uma índia pura... entao o alibi estava montado pra justificar o cabelo escuro da falsa finlandesa.

Erres Errantes disse...

Fico feliz pela possibilidade de Niemi estar viva e de uma história tão triste não ter acontecido.
É possível que Niemi seja apenas um fake, o que é absolutamente comum na net. Realmente, a história da morte dela foi muito estranha. Se fosse verdade, o tal médico que a tratou primeiro deveria estar preso por ter acabado com seu fígado!
Percebi que muitos aqui ficaram chateados. Eu nunca tive qualquer contato com a Niemi, mas, de todo modo, não a julgo pelo que fez. Talvez ela não tivesse noção do nível de comoção que essa história alcançou no blog, talvez ela não soubesse o quanto era querida.
Mas por que ela usaria a foto de outra pessoa? Não poderia simplesmente usar um desenho ou uma figura qualquer como avatar?
Eu hein.

Anônimo disse...

Não rola uma certidão de óbito?

Anônimo disse...

Olha gente, se essa história de GANGUE DE FAKE se confirmar aqui, não será surpresa nenhuma.

Eu não estou acusando ninguém e já encontrei bastante gente legal aqui, mas é VERDADE MESMO que eu me afastei daqui pelo seguinte motivo: quando eu discordava da diretriz do blog (diretriz essa que nem sempre é ditada pela Lola) eu recebia um bilhão de comentários me questionando. Não questionando a minha opinião, mas eu mesma. Muitas vezes de forma grosseira e agressiva. Não vou me lembrar de nenhum episódio específico porque me afastei daqui faz tempo, mas já fui levemente e isoladamente acusada de troll. Não era essa a acusação mais comum, mas ERA MUITA GENTE discordando. E aconteceu com várias outras pessoas.

Eu nunca parei para verificar se eram ou não sempre os mesmos a me esculhambar, mas a LisaAnaHD parece que reparou isso.

Bom, se for verdade, se existe uma pessoa por trás de vários fakes enchendo o saco de leitores REAIS, imagino que é uma grande perda para o blog. Isso ensina que nem sempre é uma boa idéia nos cercarmos por gente que parece pensar exatamente igual a gente.

O que me irritava aqui é que a lola passou não a ter leitores, mas fãs. Fãs fanáticos, tipo os fãs de crepúsculo. Não podia criticar (criticar não é ser troll) que todos vinham na defesa dela (sem nem que ela pedisse. a lola costuma ser educada, embora devesse ter sido menos omissa em relação a esse comportamento doentio). Era sufocante.

Descobrir que a maioria desses defensores era, na verdade, uma só pessoa, é meio triste.

Anônimo disse...

LisaAnaHD,

sim, o álibi para cabelo escuro sendo finlandesa estava criado.

Mas fica a pergunta: por que diabos alguém, ao criar um fake de uma finlandesa, escolheria logo uma foto de uma garota morena? Evitaria muitas perguntas e desconfianças.

POR ISSO, por tanto tempo, eu acreditei sim que a foto da LAYANNE não foi escolhida aleatoriamente. Ou que a Layanne fosse a Niemi.

Bruno S disse...

Pessoal, não precisava de álibi para cabelos escuros.
Há etnias nos países nórdicos de pessoas com cabelos escuros. Acho até que em algum momento isso foi falado pelo personagem.

E continuo curioso pelos demais "fakes" que te atacavam Lisana. Fácil falar assim sem citar. Serve apenas para aumentar o clima de desconfiança na caixa de comentários.

Anônimo disse...

Lisanahd

Ariano,não! Pessoas brancas são caucasianas.

Não existe etnia Ariana, isso foi uma criação de Hitler.

Não sou troll, mas.... dá pra ver, por que algumas pessoas pegam no seu pé.

Anônimo disse...

Mariana 16:53 compactuo com sua opiniao... esse pessoal que vai além do gostar, do curtir, do prestigiar o blog da Lola e vira fanatismo estraga o espaço. E o ruim é que quem tem bom senso e nao entra nessa, começa a ser atacada. A pessoa por trás do perfil NH estava aqui com perfil diferente tb. Esses perfis vao conquistando o espaço e admiraçao de quase todos e expressam as mesmas características:

- comentam bastante sob uma forte e até mesmo exagerada admiraçao pela Lola;

- demonstram empatia por TODOS OS posts da Lola, todos, sempre;

- sao bem jovens;

- se voltam contra quem nao compactua com o que elas pensam;

- e Deus Docéu se a gente disser algo pra Lola, da Lola, que nao seja no esquema "vc é a maioral".

E essas pirralhas cativam muito a Lola pq essas pirralhas sabem conquistar o lado fraco da Lola, que é a caída por defender os fracos e oprimidos... e TODAS essas pessoas nao gostam de mim pq eu nao me deixo levar pelos engodos delas e nem me encanto com alguma meia dúzia de frases de efeito que elas escrevem. Se é algo que sei distinguir é:

- a diferença entre inteligênca e conhecimento sobre um determinado assunto;

- a diferença entre inteligência e falta de traquejo pra se expressar;

- a diferença entre inteligência e lorota bem articulada que nao passa de gargantice pra marcar presença e conquistar espaço.

TODAS TODAS as que me davam fora e as duas que quiseram me enxotar daqui eram da panelinha Niemi Hyyrynen (e agora sabemos que era a mesma pessoa por trás de Niemi, a Ginger) a ponto de uma vez Lola escrever aqui pra elas que eu nao estava prejudicando ninguém e que eu fazia comentários pertinentes e qdo me equivocava eu pedia desculpas e que eu mandava links legais. A partir daí se acomodaram, mas nao gostaram e ainda vinham alfinetadas aqui e ali, vez ou outra.

Me ocorreu que um blog que alcança tanto, poderia cair na descrença de pessoas idôneas por causa do grupo da pirralhice, mas eu nao sou íntima da Lola para chegar nela com minha suspeita.

Anônimo disse...

Ãnônimo, sorry, meu avô era alemao... entao citei ariano pra expressar a brancura característica hittleriana... e, sim, pegam no meu pé por uma coisa e por outra coisa tb... continue me lendo pra vc continuar me ensinando e me analisando... meu ego agradece...

Anônimo disse...

Bruno S., nao desvie a atençao do assunto NH fazendo de mim o centro da atençao. 1-2-3 continuo no Anônimo como o fiz por mais de meses e ninguém me amolava ou crio outro perfil e me expresso sob outro gênero literário.... rs...

Anônimo disse...

acabo de descobrir que tenho a ver com arianos em duas partes... meu avô alemao e minha avó índia nativa selvagem brasileira.

Ainda nos dias de hoje, os Arménios auto-designam-se como Aryaee, ou Arianos (com conotação racial de "sangue puro").[3]

O termo ariano era já utilizado na Língua Portuguesa, em 1601, para se referir ao grupo étnico. Em 1794, já se encontram documentos onde a palavra tem uma acepção valorativa, referindo-se a "nobres" ou "superiores" - de facto, o sânscrito ārya designava as três primeiras classes étnicas consideradas "veneráveis" ou "excelentes". Em 1847, é já usado no âmbito da linguística, identificando-se com o indo-europeu.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ariano

Anônimo disse...

caucasiano ou ariano a gente sabe o q a pessoa qr dizer - coitado vem de coito; esculhambar vem de culhoes; to make love na literatura em língua inglesa até o seculo 19 queria dizer flertar, galantear; to make love hoje é fazer amor.. enfim, Suassuna, por ser Ariano, nao sua, transpira.

Anônimo disse...

Não precisa, Bruno S. de fato não precisa.

Mas as pessoas, em geral, tem a idéia de que nórdicos são loiros. é um senso comum sim, mas é a idéia geral.

Ninguém ia questionar a loirice de uma finlandesa, mas a morenice sim. Lembro que muitos trolls questionava ela por isso.

E só por isso, depois que descobrimos que ela era um fake, que me perguntei porque ela teria escolhido a foto justo da layanne, morena. Conclui que não foi por acaso: ou ela era a própria layanne ou alguém obcecado por ela.

Anônimo disse...

GANGUE FAKE... isso faz todo sentido num blog que oferece bem dizer somente assuntos polêmicos específicos para atrair minorias e minoria é coisa da gente lidar com muito cuidado, toda cautela possível.

Pipoca disse...

Lisana HD,
falar ariano é foda, né?
soa bem racista.. quase nazista até...
E na boa, não acho você NADA parecida com a Lola.
E leio os seus comentários e acho que seu estilo de escrever nada tem a a ver com o da Lola.
Isso não quer dizer que eu ache que você seja troll, ou que você deva ser banida (longe de mim pensar isso!)
Agora, se pra você quem discorda do que você diz é "pirralho".. bem.. tá explicado o porque de tanta gente ser contra você nos comentários...

Anônimo disse...

Pipoca, obrigada por pipocar no meu comentário. Pois é, Hittler conseguiu dar outro sentido ao original termo ariano. E citar o substantivo troll, tb usado como adjetivo, ao referir-se a mim é uma característica das pirralhas... seja lá qdo dizem "nao acho que vc seja troll" ou "vc é troll" ou "nao sou troll, mas acho vc" ou algo que o valha... MAS, no seu caso, como eu gosto de pipoca, vc está bem comigo. Nada do que vc me diga sob esse nick vai mudar o que sinto e nem o que penso. Continue me lendo e opinando seja lá qual for sua opiniao, o que me vale é que vc esteja me lendo e opinando, aliás pipocando.

Acho horrível e deplorável o que Hittler fez e igualmente horrível e deplorável o que o governo de Getúlio Vargas fez "dando de presente ao governo ariano" Olga.

Ainda assim, entre as tantas religioes e filosofias que há, lembro vc que o budismo e o cristinianismo nos ensinam que somente através do perdao e da ausência de sentimentos negativos podemos encontrar a paz. Agora, nao sei como vc fica, pq como é possivel pipocar em paz?! Volte aqui e me conte.

Anônimo disse...

É, Pipoca, e pensar que um dos grandes intelectuais brasileiros se chama Ariano e é caucasiano.

Anônimo disse...

A LisAnaHD é uma incógnita deste blog.

Já levou vários "puxões de orelha" da Lola (lembro da bobagens que ela falou sobre obesidade, e todo mundo caiu nela, e atal da Niemi nem tava no blog), mas, a criatura não se toca. E ainda se acha no direito de chamar ostros de pirralha, é mole?

Anônimo disse...

vcs tratem de se concentrar no que interessa pq a pessoa que aparecia aqui como Niemi e Ginger e etc. continua aqui e bem acolhida.

Anônimo disse...

Pipoca, nao considero pirralho quem discorda dos meus comentários. Usei pirralhas e pirralhices de forma específica, dentro de um determinado contexto, mas se serviu para você, quem notou foi você mesma e obrigada por compartilhar. Qto ao seu "ariano é foda" lembre-se de que foda é para todo ser humano, nao somente ariano... mas eu fico com coito pq dá uns ares refinados... assim como dizer Palomitas de Maíz (pipoca em espanhol).

La Mamacita disse...

Está havendo problemas no blog por causa das pessoas que ficaram magoadas, sentidas, com o fake da Noemi. Algumas pessoas estão agressivas, outras estão repetitivas. Ninguém quer aceitar uma coisa que não entende, como a morte da Noemi. .
Até agora sabemos que Noemi é uma personagem inventada que morreu em começos de agosto. Foi criada como finlandesa, com uma irmã com a qual não se entendia muito e uma mãe dura e pouco carinhosa. O pai, o grande ausente, era brasileiro. A personagem era triste, carente, com relacionamentos amorosos esporádicos, bissexual, biafectiva, como ela disse em um post. Não parecia ter amigos no seu dia a dia. Noemi era confessadamente ateia, e nada sabemos de suas ideias políticas. Era feminista.
A doença foi muito mal criada : com desleixo. Faltou pesquisa e aprofundamento. O que resultou em perda de credibilidade.
Onde ela morava, quero dizer, em uma cidade grande? Em uma casa ou um apartamento? Que livros ela lia? Que comidas ela gostava?
Por que Noemi devia morrer? Para despertar pena? Para desaparecer para sempre?
Sem duvida, algumas coisas podem ser verdadeiras.
Mas que é uma personagem muito triste, muito solitária, sem muitas perspectivas de realização profissional, isso parece ser. E uma pessoa muito perturbada também.
Me parece que a pessoa real que criou a Noemi precisa de ajuda. Não me parece que esteja rindo. Talvez mais solitária que antes.
Algum tipo de psicoterapia poderia ser útil. La Mamacita

Anônimo disse...

Anônimo 21:14, no meu comentário no post de hoje, abordei sobre minha passagem pelos comments daquele outro post, ano passado, sobre obesidade e que Lola me deu um pito foi mais de uma vez e até pode ser que venha a me dar outros se eu melindrar alguém de quem ela gosta aqui no espaço. Mas a Lola sabe quem sou eu, o bem que eu a quero, e que eu discordo até bastante dela, mas ela sabe que aprecio o blog, mantenho boa postura na comuncaicaçao. Incógnita me agrada.

O pito da Lola no caso do post da obesidade foi pq eu contei de uma mulher de mais de 170 quilos etc. etc. e depois qdo eu mostrei que era verdade, que a mulher era minha mae, que ficou hospitalizada, daí Lola ficou como que com empatia e várias pessoas passaram a me compreender pq fiou claro que eu nao estava fazendo piada de mal gosto, foi isso. Nao te parece pior, muito pior, fazer como Niemi Hyyrynen-Ginger?

La Mamacita, en respeto a vos, por consideración al que escribiste arriba, ya no voy seguir hablando del tema Niemi y lo que sea a respeto. Prometo. Te queiro.

Tiago disse...

Nossa!!
Me envolvi tanto com essa história que qdo dei por mim passei umas duas horas lendo, quase como se lesse uma trama policial ou algo assim... mas que infelizmente de algum modo foi muito real.

Alias, é esse ponto que me assusta. A lembrança de que há alguém real por trás da Niemi. Me impressiona como alguém foi tão longe numa fantasia, numa realidade alternativa, inventando outra vida para si mesmo.

Pq, de certa forma, essa pessoa viveu a Niemi. Viveu, pois interagiu com outras pessoas como se realmente fosse ela. Cito a passagem da "garota-de-nick-finlandês" que passou o reveillon conversando com ela pelo gtalk. Mesmo que a pessoa não estivesse no hospital, tenho certeza que era a Niemi ali conversando, e não uma personagem, e não uma encenação.

E por fim, me impressiona ainda mais o triste destino que essa pessoa escolheu para si mesma...

Não conheci a Niemi, comento muito pouco no blog da Lola, mas me entristeci muito com a notícia de sua morte. E hoje me sinto ainda mais triste. Pois seja quem foi que viveu a Niemi, essa pessoa realmente existe, e me parece ser solitária, e essa morte me parece ser um grito de socorro.

Dana disse...

No tempo que o Orkut era uma coisa reputada e decente, eu era a dona de uma enorme e bastante ativa comunidade e nos 4 anos que mantive perfil lá vi coisas que até "deus" duvida:

- mulher curada de câncer, que na verdade tinha raspado os cabelos e tudo mais pra fazer terror psicológico para o ex-companheiro

- mulher grávida de filho "anencéfalo" que milagrosamente teve um filho com cérebro mas que morreu logo em seguida por erro médico - tudo mentira, ela nunca ficou grávida

- mulher que adotou criança, postou mil fotos do guri bebezinho e crescendo, depois descobriram que as fotos vinham do Flickr de uma mãe americana

(só mulher? sim, a comunidade era essencialmente feminina)

e a pior de todas. Uma menina pedindo ajuda pra fazer aborto, sabe-se lá como ela conseguiu os "meios" pra fazer o aborto, a família teria descoberto, o "pai" da garota entrou na comunidade e me mandou mil ameaças e quando eu falei "tudo bem, te dou meu endereço, meu perfil não é fake e o sr. pode me processar" tudo sumiu e a gente descobriu que a menina era um cara e a história toda, inventada.

Até fiquei feliz quando "roubaram" a comunidade de mim, sabe-se lá como, quando fiquei bem desgostosa com todas essas mentiras - só algumas, de um grande universo.

Você gasta um tempo da sua vida tentando ajudar pessoas, fazer contatos e gente completamente maluca monta um lindo teatro de empatia apenas tão somente para chamar a atenção, foda isso né?

Se o Orkut me serviu de alguma coisa foi justamente pra não acreditar em qualquer história triste que leio na internet.

Beatriz disse...

Acabei de ler toda a confusão agora. Estava afastada da internet por estar concluindo o mestrado e hj q fui terb um tempinho.

Sério, to chateada de verdade. Eu conversava com a Niemi via gtalk quase diariamente, fiquei muito triste com essa historia de morte, e agora, mesmo aliviada, to me sentindo bem sacaneada. Q droga viu. Fica a dica pra tomar mais cuidado com essas coisas.

Anônimo disse...

http://www.formspring.me/arlindohh é o endereço do arlindão viril, arlindohh significa arlindo "heil hitler".
entre eles costumam saudar o lawlyet/terramel/leonardo ribeiro com "heil leonardo " heil lawlyet" "heil terrinha".
os mascus pertencem a uma seita neo-nazi.

vivem dizendo "força e honra" isso veio de uma saudação nazi "Kraft und Ehre" existem até um grupo neo-nazi com esse nome http://www.tau.ac.il/Anti-Semitism/asw2000-1/germany.htm

usam o termo confrade com frequencia, é uma adaptação de camarada, termo muito usado por neo-nazis.
Inclusive o nome Mundo realista, MR faz alusão a "Modular Rifle".
http://modularrifle.com/ arma preferida pelo "clube masculinista de tiro da real".

o "realismo" ao qual eles pregam vem de "aryan realism" http://www.armchairgeneral.com/forums/showthread.php?t=121234
os mascus adoram a arte do 3o reich.



Mariangela disse...

Eu me sinto mais ou menos como o Tiago do comentário acima,li toda a trama ao longo dos dias e venho acompanhando como um romance policial,até troquei uma ideia a respeito com o meu marido que geralmente costuma ter um olhar interessante a respeito dos fatos da vida e ele me disse o que alguém já falou dias atrás,que alguns escritores já construíam outros autores com outros nomes(Fernando Pessoa), que Niemi tem requintes de sedução verbal incríveis por ter atraído tanta empatia,feito tantos "amigos" e conversado e se envolvido com outros tantos,que ela teria um talento incrível na arte de seduzir pelos argumentos e por aí vai.
Porém o que eu penso é que ao cabo e final,esta moça precisa mesmo de tratamento,e urgente,pois ela deixou muita gente realmente mal,e isto é vida real,ao contrário do que fazem os escritores,já entramos nas tramas literárias de antemão sabendo que vamos mergulhar no mundo da fantasia.E o que Niemi fez foi mergulhar com muitos no mundo da enganação. É uma personalidade um tanto deturpada,desviada,não sou da área médica mas adoraria ver a opinião de algum profissional que acompanhou a trama a este respeito.Fakes a gente ve diariamente,mas quase sempre inofensivos.O que Niemi fez existe sim na rede mas não se ve todo dia!!! E quando aparece é um deus nos acuda!!Eu mesma tenho um amigo fake no meu perfil do face há dois anos,converso,não sei se homem ou mulher e isto não me interessa,é um perfil que simplesmente ajuda quem precisa nos grupos que participamos com informações específicas e importantes,e isto para mim já basta.Não se deve confundir fakes com anonimos.Mas o caso desta moça Niemi creio que ultrapassa os limites todos do bom senso!!

Bruno S disse...

Lisana,

você que se fez centro das atenções.

Primeiro disse que já desconfiava há muito tempo (mas só afirmou depois que o fato já estava dado).

Depois disse que tinha um exército de fakes a te agredir. Acompanho esse blog há muito tempo e nunca reparei em algo do gênero. por isso fiquei curioso sobre quem seriam. Até porque quem os criou pode voltar a usá-los e não pretendo interagir com fakes (como já não faço com trolls ou anônimos).

De qualquer forma, tenho certeza de que não precisa ser fake para questionar o que escreve.

Muito interessante também que voltasse a comentar bastante depois do "falecimento" de sua "arqui inimiga". Andava bastante sumida e essa história de que comentava com anônimo tem cara de caô.

La Mamacita disse...

LisAnaHD,
obrigada pelo seu carinho. Sinto muito parecer que estava censurando. Não foi essa minha intenção. Por favor, não deixe de comentar como quiser.
La Mamacita

Tiago disse...

Então... chego a pensar se o que a Niemi queria eram seus "5 minutos de fama". Mas o estranho é que ela não precisava inventar essa história toda pra isso. Sua facilidade em dialogar, suas ideias e seu comportamento já eram suficientes para construir amizades e ter atenção.
Então acho que o buraco é mais embaixo. Não consigo parar de imaginar a pessoa que criou a personagem como uma figura triste, cuja auto confiança é tão baixa que precisou criar uma história para poder se expressar!! Ou, pior ainda, uma pessoa tão desapontada com a própria vida, que prefiriu construir uma vida alternativa como "plano de fuga".
Por isso, no final da história, estou realmente com pena dessa pesoa... Espero que ela reveja seus conceitos e perceba que não precisa disso para ser o que ela desejar ser!!

La Mamacita disse...

Para o anônimo ou anônima que escreveu :
"Ontem deixei aqui um comentário educado com a minha opinião sobre essa história toda. Não foi aprovado e fiquei sem entender, pra que censurar uma opinião entre tantas? Eu, hein. on MINHA IMPRESSÃO: NIEMI VIVE"

Desculpe. Foi deletado por error, junto aos tantos comentários que chegam anônimos, nem sempre lidos com o devido cuidado. La Mamacita.

Anônimo disse...

Concordo com você, Tiago. Vamos torcer para que a Noemi se recupere e consiga se aceitar como ela é.La Mamacita

Dayane disse...

Bom, coincidência ou não, eu tbm me afastei justamente nessa época que ocorreu tudo com a Niemi e misteriosamente (até eu notei isso), voltei um pouco tempo antes de sua morte. Não sou fake, antes fosse, já pensei em fazer um justamente pelo que a Mariana disse: pessoas agressivas, fanáticos pela Lola que levam tudo pro pessoal e já foram (e ainda vão) no meu blog me ofender). Me afastei por isso, pois passo tantas coisas na minha vida que achei bem desnecessário ser agredida por gente sem caráter e covarde.
Bem, foi só um esclarecimento.Há quem me conheceu daqui e hj tem meu Face e tudo.

Roberto Lima disse...

Minha opinião de profissional da área médica é que as pessoas que acham que a pessoa que criou o fake Niemi é "uma pessoa triste" e que "precisa se recuperar" estão erradas . Mamacita está errada novamente , porque antes tinha a certeza de que Niemi era uma pessoa real e havia morrido realmente. Na verdade, a pessoa que criou o fake Niemi é uma pessoa jovem e com muita imaginação. Já criou vários blogs, todos diferentes uns dos outros, e já participou de outros blogs e comunidades, aprimorando sua capacidade de elaborar perfis falsos e histórias convincentes.
Mas agora vamos mudar um pouquinho o foco e, em vez de Sherlock Holmes, vamos pensar um pouco em Hercule Pirot, como no "Assassinato no Blog Expresso" ...ou algo assim. Existem os "Fakes de apoio da Niemi", sem sombra de dúvida. Foram esses fakes que ajudaram a aumentar a credibilidade do fake , alguns apoiando e outros criticando com veemência. Elogios excessivos a uma "pessoa" que você não conhece são muito suspeitos. E críticas muito contundentes, porém com atitudes contraditórias, idem. Mas vamos começar a lista pelo "Lorde Anderson". Esse perfil se dizia amigo íntimo da Niemi, e quando houve a falsa notícia da morte e cremação, ele postou : "Não pode ser. É injusto demais.
A gente tinha planos. Ideias malucas.
Precisavamos de mais tempo. " Quem é que "faz planos" com quem nunca viu na vida? E mais: quando comecei a questionar a "doença" e a "morte" no fake Niemi, ele foi o único que não escreveu uma linha sequer. Um verdadeiro Lorde deveria ter vindo defendê-la com unhas e dentes...a menos que já soubesse e fosse conivente com a farsa. "Lord Anderson" também escreveu, ainda ANTES da "morte" ter sido questionada: "essas noticias não diminuem, mas nos ajudam a entender melhor oq houve.
rezo pela famila que enfrente esse momento dificil.
e acho que agora é levar ela nos nossos corações, sabendo que ela viveu sim e fez diferença nas nossas vidas. "..."Sabendo que ela viveu sim "??? Por que? Ele já sabia que alguém ia duvidar da existência dela?...no momento é só, o tempo é pouco, mas já há um pouco de material para vocês pensarem. Tem mais, alguns participantes do blog já sabem, porque troquei alguns e-mails...e já tem gente que sabe meu nome completo , não os suspeitos de serem fakes, claro.

Anônimo disse...

Como muitos aqui, eu leitora assídua há 2 anos, mas não comento, não sinto essa necessidade. Contudo, após ler tudo sobre essa história, não pude deixar de me envolver pelo mistério e suspense dela. E por conta desse envolvimento senti vontade de dividir com vocês( especialmente com a Mariana e o Roberto Lima) alguns dos meus questionamentos.
1. Quem são as comentaristas, citadas por Lola, no outro post que visitaram Niemi no hospital?
2. Onde estão os comentaristas freqüentes que demonstraram profunda tristeza pela morte fake e que não apareceram mais depois da descoberta da farsa? Como por exemplo, Lord Anderson?
3. Por que a foto da Layane foi escolhida para compor o personagem? Se ela sequer se enquadrava no perfil étnico do personagem?
4. Será que a pessoa responsável pela criação de toda a farsa continua por aqui?

P.S.: Meu interesse é puramente investigativo, não tenho nenhum vínculo emocional com essa história. Todavia, achei ela extremamente interessante.

Maria Teresa

Anônimo disse...

Maria Teresa, pelo menos a sua primeira pergunta eu sei responder :)

1. Quem são as comentaristas, citadas por Lola, no outro post que visitaram Niemi no hospital?

A Lola já esclareceu isso na caixa de comentários sobre a morte da Niemi: "eu havia entendido errado os emails de uma comentarista assídua muito querida. Eu tinha entendido que ela havia visitado a Niemi no hospital. E não, ela não mora em SP, então ela não conheceu a Niemi pessoalmente."

Até agora, ninguém se manifestou dizendo ter conhecido a Niemi pessoalmente.

Luci

Anônimo disse...

Dayanne,

eu não suspeito de que você seja fake. Você e o Bruno S, apesar da enorme proximidade com a Niemi (comentavam bastante no blog dela) não parecem nada com um fake.

Eu sou uma das pessoas que estive em contato com o Roberto Lima. Eu realmente estou convencida de que alguns aqui são fakes criados pela Niemi.

Não gostaria de citar nomes, ainda, mas compartilho das suspeitas do Roberto, inclusive em relação ao Lord Anderson, por N motivos além dos já citados pelo médico:

- ele não comprou o livro da lola. ok, eu também não comprei e nem por isso sou fake. Acontece que eu não sou próxima da dona do blog e nunca criei laços de amizade com ninguém aqui. Mesmo na época em que comentava bastante, nunca cheguei a ficar próxima de ninguém aqui, nem da Lola. O Lord já tinha um espaço cativo aqui, concordava muito com a Niemi e era do rol dos queridos que sempre diziam amém para os posts da Lola. A Lola chegou até a cobrar, em tom de brincadeira, que ele comprasse seu livro, e ele nem respondeu. Anda bastante sumido. Na verdade, eu não acho que o Lord Anderson seja um fake criado pela mesma pessoa que criou a Niemi, mas é alguém que sabia e participava da farsa. Além do mais, o comentário dele, embora tenha passado despercebido, é realmente esquisito. Ele tbm compartilha muitos gostos em comum com a Niemi. Muitos mesmo.

Eu SEI que posso estar entendendo tudo errado, estar com mania de perseguição e me achando a detetive, e que posso ser esculhambada aqui como o Roberto já foi. E sei que se estiver errada vou ser a primeira aqui a vir me desculpar com o Lord Anderson, que é uma pessoa com quem sempre simpatizei (muito educado no twitter, sempre respondia meu bom dia gratuitamente).

Há outros personagens daqui que eu e o roberto e outros, como a LisaAnaHD (não falei com ela, mais imagino isso) suspeitamos.

Por favor, não nos esculhambem. Lembrem que já fizeram isso com o roberto e no fim das contas ele estava certo né? Vamos ouvir.

Maria tereza:

1) A comentarista que a lola imaginou que tinha visitado a niemi no hospital era a liana. Na verdade, a lola se confundiu numa conversa. Ninguém na verdade visitou a niemi. E nem viu a cara dela.

2) Essa é uma pergunta que estou tentando responder ultimamente. Cadê? Por que sumiram? Isso é suspeito.

3) Essa foi a razão pela qual eu desconfiei da Layanne. Não tenho nada concreto para continuar desconfiando, porém.

4) Aposto que sim.






Anônimo disse...

Mariana e Lucy, obrigada pela atenção. Roberto, você tocou noa dos pontos que eu. Levantei(sumiço do Lord Anderson) sem nem ter lido meu comentário, de qualquer forma, obrigada também. Eu disse no outro comentário que não tinha sentimentos em relação a essa história, além da minha curiosidade investigativa. Mas na verdade eu fiquei um pouco triste com hipótese de alguns dos comentaristas mais assíduos e queridos pela Lola serem perfis falsos. Espero que isso não a afete, nem a deixe triste.
Maria Teresa

Anônimo disse...

Estou tb me sentindo num romance policial.
Menos mal agora que não há tristeza de mortes de pessoas queridas.
Eu não sei se devemos ficar buscando a identidade real da Niemi etc . Acho que ela deveria se tratar isso sim. Pois continuar comentando (como Marina por ex. ) aqui ja demonstra um tanto de ruindade,diversão (?), em minha opinião,diferentemente de achar que ela deve ter feito tudo isso por alguma razão . (qual a razão de estar aqui ainda mesmo de magoado pessoas?).
Entretanto, mesmo não me interessando quem é esta pessoa real, seria meio bizarro e triste pensar que estaríamos dialogando com outros fakes de Niemi.
Parece que - por mais que sei que o que conta são as ideias das pessoas- pode ser tudo uma opinião falsa e só diversao das pessoas..É um pouco decepcionante isso. Apesar de não querer ficar paranoica na internet, sabemos que neste caso, a pessoa continua aqui...;(
POis é, são os males do mundo virtual..
(ah, e tb concordo que fake é diferente de anônimo e tb diferente de troll.)

bjos
(Vivi)

Anônimo disse...



Parte primeira
Bruno S, fiquei afastada do blog por algum tempo sob o nick LisAnaHD, mas continuava comentando no anominato. Lola sabe quem eu sou, ela tem meu endereço, ela já recebeu material enviado por mim pelo correio mais de uma vez, tanto diretamente por mim como via Amazon. Provavelmente Lola tem meu telefone residencial, pois nao tenho celular e se Lola disser que nao tem meu telefone residencial e quiser o número isso acontecerá num piscar de olhos. Se eu soubesse que La Mamacita lê em francês ela já teria recebido livros meus... perguntei mais de uma vez, Lola nao me respondeu. Os livros estao aqui prontos para serem doados. É literatura do gosto de La Mamacita.

Eu dei por postar no anonimato por causa da pirralhice que um grupinho que por sinal achava Niemi o máximo, esse grupinho começou pra cima de mim e Lola me dava pito qdo eu dava uma entorta nas pirralhas. A Ginger foi uma que apareciai pra dizer que não estava comentando mas não poderia deixar de me dizer que isso isso isso e há outras com o mesmo perfil, comentando do mesmo modo e nenhuma veio aqui se manifestar pela morte nao morrida da falsa finlandesa. Praticamente nao tive contato com Niemi, pois logo que cheguei aqui ela levou uma boa de mim qdo ela se meteu comigo e Lola tomou o lado dela, a Ginger levou várias de mim e as miguxas dela idem. Se Niemi tivesse ficado aqui durante o tempo da doença dela, posso te dizer que eu teria levantado a lebre, porém lidar assim com gente querida da Lola, a Lola fica brava e defende a pessoa... ela o fez comigo. Sim, levei pitos e mais pitos da Lola... mas a Lola me disse que até La Mamacita, mae da Lola, gosta de mim... e agora durma com essa, Bruno S.

Qdo Niemi disse que estava com câncer e nao era maligno eu acreditei. Qdo ela disse da quimio braba, eu suspeitei. Mas nao tive como perguntar pq ela já nao aparecia aqui e qdo retornou, eu a cumprimentei, mas ela ficou na dela e logo depois sumiu de vez. Aliás, qdo eu li no blog que ela estava doente, eu escrevi pra Lola pq eu nao sabia quem tinha contato com quem fora do blog; eu sabia que Lola gostava da Niemi aqui nos comments, mas nem sabia que Niemi tinha feito guest post e se comunicava com a Lola lidando com TI ou algo pertinente. Eu nao peguei aqui a fase em alta da Niemi, entende?

Anônimo disse...

Parte segunda-feira
Bruno S, Qdo li aqui sobre a morte dela no post do dia 11 agora, fui ao blog dela e achei tudo estranho, apenas estranho e deixei um comentário no blog da Dayane como que dando-lhe meus pêsames pq Dayane estava emocionalmente estraçalhada. Meu comentário foi anônimo, mas isso nao quer dizer que foi de má fé, apenas para evitar a perseguiçao das pirralhas que sumiram daqui conforme Niemi foi se rareando aqui.

Do Lord Anderson eu andava desconfiada há algum tempo e isso pelas características que dr. Roberto Lima comenta... tanto é que se eu me comuniquei com LA foi pq ele vinha até mim, pois nunca fui com a personaldade dele, um cara muito legal, gordinho... uma característica pra agradar aqui no blog. Eu nao tenho o perfil de quem possa fazer parte dessas canalhices, primeiramente pq sou explícita no que falo e como exponho minhas ideias, meu pensar. Há pessoas aqui com as quais eu nao teria problema em trocar endereço residencial e uma é Lola (que tem meu endereço) outra teria sido Dri Caldeira que me deu o/um endereço para eu enviar-lhe uns livros de Oscar Wilde, mas ela enrolou tanto e tnto com o CEP que larguei pra lá. Outra pessoa com quem nao teria problema em dar meu endereço é Dayane, mas nunca foi o caso.

O que eu noto em blogs, é que as pessoas se comovem com umas estorietas tipo plot de Sabrina e Julia... fico boba como as pessoas se deixam levar qdo alguém conta qq balela tipo sou gorda e minha mae é a causa do meu sofrimento... fui bolinada pelo meu irmao e blablablá.. sofro pq tenho o cabelo escuro e todos em casa sao loiros... enfim, Bruno S, as pessoas gostam do melodramático e meus relatos carecem disso e por isso sou tida como a que nao sofre o suficiente para ter empatia por aquela pobre coitada, sou a bem de vida entao nao sofro pra pagar a prestaçao do carro ano 2000 e por aí vai para eu ser vista como "vc nao faz parte daqui".

A Niemi conquistou vcs nao pelo intelectual. Ela conquistou vcs pelo emocional, s vcs pensam que foi pelo intelectual. Nao foi. E eu sou dada a ser conquistada pelo intelectual e depois entra o emocional, mas o intelectual é sempre o que me norteia. Assim, por mais que eu queira bem a quem quer que seja, eu raciono e nao vou pelo emocional. Se vc me lê, já leu qdo abordei sobre inteligência. E do pouco que li vindo de Niemi, nao li nada através do que ela se destacasse intelectualmente para os meus critérios, mas critérios sao meus. E sou seletiva acima da média.

Tiago disse...

hummmm....
Entendo que essa história toda causou enorme comoção. Eu mesmo que não sou de comentar, acabei me sentindo compelido a opinar.
Na verdade, os sentimentos devem ter sido diversos: raiva por terem sido enganados, curiosidade para saber de onde veio a "niemi", enfim...
Porém, acho que isso não justifica o tom de caça às bruxas que os comentários vem tomando. Resumindo o que penso: o que importa se o tal Lord Anderson é um fake ou não? Alias, sim ele é um fake. Até onde me lembro seu Avatar é um desenho e dúvido que a rainha da Inglaterra o tenha condecorado com uma medalha...
O que me importa é que suas opiniões sempre foram interessantes, e mesmo qdo discordo dele, ainda assim ele sempre acrescenta algo de interessante à discussão, sempre de forma educada e nunca faltando ao respeito com ninguém. Além disso, o que mais importa?? E de toda forma, até onde eu sei, ele nunca expôs nada de sua vida pessoal nesse espaço.
A própria Niemi, a despeito da grande decepção de sua farsa, sempre temperou as discussões de forma interessante, concordando ou não com suas opiniões.
Em suma, pouco me importa quem é "real" ou quem é "fake". Pouco me importa quem sabia ou deixava de saber a realidade da Niemi. Acho que o importante é que esse espaço continue sempre aberto à discussões e opiniões diversas, sempre de forma construtiva e respeitosa, não importando se estamos conversando com a Lola, com o Tiago, com a Niemi, com o Lord ou com a Clarice Linspector.
Abraços!

Bruno S disse...

Mariana,

vocês falaram de outros personagens. Seria bom que fossem divulgados, ou pelo menos repassados à autora do blog. Embora não fique desconfiando de cada pessoa que escreve aqui, eu me sentiria mal de continuar a interagir com outros fakes já conhecidos.

Já ignoro opinião de anônimos e trolls. Seria coerente que eu ignorasse também outros personagens da mesma fonte que nos "ludibriou".

Sobre a pergunta 2 da "Maria Tereza", resolvi me dar ao trabalho de entrar nos perfis de vários comentaristas do dia da "despedida" e não pareceram fakes. Acho que essa insinuação solta não serve a ninguém. Comento bastante aqui, mas tem vários nomes que aparecem constantemente, mas não comentam sempre. E a depsedida de alguém que era querido aqui me parece um bom incentivo para quem estar sumido comentar.

Anônimo disse...

Para quem duvidou e ainda duvida do dr. Roberto Lima, eu acreditei nele desde qdo ele chegou aqui e acreditei por três motivos: 1. a maneira como ele abordou o assunto; 2. ele levantou suspeitas que eu já sentia e dei apenas um toque no blog da Dayanne na noite do dia 11; 3. eu já havia enviado comentários no anonimato que Lola censurou.

Mesmo que/se dr. Roberto Lima for/fosse um fake e alguém dissesse que já desconfiava, até agora ele nao deu um único indício de ser fake ou ser mal intencionado, enqto que nas conversas da Niemi vcs poderiam ter visto tanto furado, madre mia! E o Lord Anderson, idem!!! Antes do dr. Roberto Lima fazer o comentário aqui sobre LA, eu enviei um vídeo que tem a ver com Anderson e perguntei por onde anda o tal Lord que sumiu daqui desde a falsa morte morrida.

E, sim, sou da opiniao de que a pessoa por trás de Niemi continua aqui cativando a Lola, pois pra "se fazer aqui no blog" é preciso antes de tudo cativar a Lola. Eu nao cativei a Lola, mas tb nao sou uma pessoa de quem a Lola nao goste, de modo algum. Qdo eu digo que nao cativei, quero dizer que nao emocionei, é isso. Mas nao tenho intençao de emocionar as pessoas para alimentar meu ego ou para me fazer de queridinha... o desafio em conseguir ser notada por ser considerada antipática é bem mais ego-amaciante do que ser notada por ser infeliz e injustiçada.

Anônimo disse...

La Mamacita, continuei com os comentários pq entendi que seu comentário al cual le contesté hace una tantas y cuantas horas no eran censurando el tema.

Anônimo disse...

que a página de comentários fica bem mais agradável de ser lida sem aquela 'tchurma Niemi', isso lá nao resta dúvida... mas isso empeteia de novo e já estou notando indícios...

Anônimo disse...

eu venho aqui pra ler e nao pra buscar gente de quem eu possa gostar ou se alguém vai gostar de mim a ponto de me querer como amiga... gosto de ler algo que me leve a pesquisar sobre outros assuntos além daquelas poucas linhas que evntualmente eu possa ter lido num commment e para isso ESTE blog é excelente, digo para minha mente inquisitiva... Se a pessoa é fake ou nao, pouco se me dá... o que nao gosto é qdo alguém cria um tchurma que fica banalizando e vulgarizando a página de comments.

claro que se depois de algum tempo aqui eu e outra pessoa nos dermos conta de interesses em comum vou ficar contente se uma amizade nascer, mas para mim fica limitado se a pessoa nao lê em inglês e isso pq literatura é o que me liga ao outro e posso presentear somente com livros em inglês e vez ou outra em espanhol e francês...

Anônimo disse...

apenas para esclarecer, nao estou indo atrás de Layanne pq pra mim já bastou a prova de que Niemi foi uma farsa e que ela tb tinha seu time farsante e muita coisa que passei nas páginas de comment fcaram esclarecidas pra mim... e se ela nao tivesse feito a canalhice que fez com a tal morte, pra mim ela tanto fazia como tanto fez pois eu nunca fui objeto de sofrimento para o entretenimento dela... apenas fiquei chocada e muito desgostosa com o que ela fez com duas pessoas: Lola e Dayanne pq essas duas sao um caso em separado da galera geral daqui... essas duas sonham com um mundo melhor e acreditam que haverá um mundo melhor e se empenham por um mundo melhor.

Dayane disse...

Eu tbm não vejo mal em terem fakes aqui. O problema, a meu ver, não é a pessoa ser um fake, mas mexer assim com os sentimentos de td mundo, sabe.

Dayane disse...

Oi Mariana e LisAna,

Obrigada por crerem que sou real!rs.

Sim, LisAna me mandou um comentário na morte de Niemi ( eu estava muito, muito mal mesmo), mas não foi de forma nenhuma de má fé.

Anônimo disse...

Tiago,

a questão não é se é fake ou não. Claro que o Lord Anderson não é um Lord de verdade.

A questão levantada foi a possível existência de uma 'quadrilha' de fakes liderados pela mesma pessoa (ou por um grupo de pessoas bem menor do que a quantidade de fakes inventadas por eles).

Esse grupo de fakes, descrevidos brilhantemente pela LisaAnaHD, cuidaram logo de cativar a autora do blog sempre concordando com tudo o que era postado. Qualquer opinião divergente era taxada como troll etc etc. Eu me afastei daqui por isso.

Claro que muitas pessoas entravam na onda desses fakes e tbm debochavam dos que discordavam da lola, sem nem imaginar que os fakes estavam debochando delas e do fato de como se tornaram fantoches. Esse comportamento se contagiou aqui dentro.

Agora se você, tiago, não considera uma falta de respeito e caráter alguém inventar uma doença e comover várias pessoas, e nem considera errado que, se alguém sabia da farsa e não contou, nós não falamos a mesma língua.

Igualmente errado é movimentar a caixa de comentarios de um blog com opiniões idênticas e esculhambar outros que discordam. Eles AFASTARAM LEITORES REAIS DA LOLA. Isso é desonesto, isso é ser troll.

Bruno S,

Sobre os demais nomes, quem suspeitou antes foi o Roberto e de fato eu concordo com quase toda a lista dele. Acho que ele deve revelar quando tiver vontade.

Não se preocupe com interagir com trolls da niemi, porque eles deram uma sumida daqui.

Uma suspeita que é só minha é a tal de Blanca ou Branca. Ela criou o perfil por volta da mesma época do da niemi (fim de 2009. mesma época do Lord tbm) e no seu perfil diz que ela o criou basicamente para interagir aqui no blog da Lola. Ela não apareceu aqui eu acho, pode ser um fake esquecido ou só uma opinião errada minha.

La Mamacita disse...

Está havendo, sim, um início de caça às bruxas.
Se tem outros fakes, que importância tem isso? Os sentimentos que a Noemi real ou personagem provocou ficaram expostos e as pessoas estão sentidas por acreditar que foram enganadas. Bem. Já disse a minha grande ídola, a Shoujofan, “ não é pra ficar neurótico em relação aos amigos feitos na rede por conta disso.”
Calma, gente. Não vamos desconfiar de todo o mundo. Tá cheio de pessoas reais e bem intencionadas.
La Mamacita

Tiago disse...

Sim, também não achei nada legal a atitude da Niemi, alias, ninguém achou.
Apenas não estou gostando do clima de caça às bruxas que me parece estar surgindo.
Mas enfim, pra quem nunca tinha comentado (a não ser por uns dois comentários sobre cinema) já falei demais por aqui.
Pra mim, chega dessa história, até pq tem muito mais coisa interessante rolando no blog!!!

Beatriz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno S disse...

Pessoal se vocês tem certeza de outros fakes (do mesmo que criou Niemi) é bom informar. Não é legal entrar numa discussão com alguém que estará escrevendo com vários perfis ao mesmo tempo.

É bme diferente de um perfil sem maiores detalhes de alguém que queira debater sem se expor.

Usar vários perfis para dar força a algum argumento numa discussão é uma atitude tão covarde quanto fazer provocações como anônimo ou trollar um debate.

Continuo achando irresponsável lançar uma suspeita genérica e depois dizer que não vê diferença se é fake ou não.

Outro ponto interessante é lançar suspeitas de que um outro comentarista é fake (sei lá se é ou não) com base numa afirmação falsa.

"Antes do dr. Roberto Lima fazer o comentário aqui sobre LA, eu enviei um vídeo que tem a ver com Anderson e perguntei por onde anda o tal Lord que sumiu daqui desde a falsa morte morrida."

Tem um monte de comentários do cara após a suposta morte. Até hoje teve comentário.

Beatriz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno S disse...

Mariana,

a Blanca que você falou não era a que escreveu esse guest post não? Tinha outra?

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2012/02/guest-post-padrao-esse-moco-bipolar.html

Concordo que usar fakes para reverberar é uma trolagem, por isso fiquei tão incomodado com esse fato. Sempre evitei dialogar com qualquer sinal de trolagem.

E esse tipo de troll é até pior porque afeta a credibilidade da caixa de comentários do blog.

Lorena disse...

Mariana,

eu mandei um email pra você, ok?

La Mamacita,

eu confesso que agora ando com o pé atrás... Ainda tenho meus amigos virtuais, sim, como já disse, fiz muitos amigos dessa forma. Mas confesso que essa experiência me deixou mais alerta, sim. Eu sou muito crédula e percebi que isso não é bom. Confiar desconfiando, pelo menos num primeiro momento, antes de conhecer melhor uma pessoa, é o melhor a se fazer.

PS: a senhora está dando show na moderação dos comentários, parabéns. Imagino que seja muito difícil!!

Roberto Lima disse...

Novamente "La Mamacita" está enganada. Não há nenhuma "caça às bruxas". O fato é que uma pessoa criou um fake chamado "Niemi Hyyrynen" e enganou por um tempo considerável a grande maioria dos participantes dets blog. Uma análise retrospectiva mostrou que mais pessoas haviam desconfiado que ela era um fake, mas ninguém conseguiu ir adiante, talvez por pressão dos outros fakes de apoio presentes. O único objetivo da investigação que levou à descoberta de toda esta farsa que incluiu uma doença falsa e posteriormente uma morte falsa foi evitar que os participantes reais do blog ficassem pranteando, lamentando e homenageando alguém que, além de não ter morrido, ficou enganando deliberadamente as pessoas, por muito tempo, traindo a confiança e mesmo a "amizade" que estas pessoas achavam que havia. Então eu considero, sim, importante que os outros perfis fakes criados pela mesma pessoa que criou a "Niemi" sejam descobertos. "Niemi" está por aqui, lendo as postagens e ainda se deleitando com o fato de que algumas pessoas ainda acreditam, se não nela, em seus fakes.

Tiago disse...

Apenas para deixar claro: concordo que a atitude da Niemi foi extremamente desrespeitosa, e fico satisfeito que tenha sido desmascarada.
Porém, daí a sair apontando o dedo para esse ou aquele comentarista, hum, não sei... particularmente não me parece certo.
Sou leitor do blog há uns 2 anos, e não consigo enxergar a mesma suspeita de alguns qto a haver uma "gangue fake" trolando os outros por aqui.
Na verdade me parece sim que o nível dos comentários caiu um pouco em relação ao que era uns anos atras, mas atribuia isso ao aumento de popularidade do blog, a diminuição dos comentários da própria Lola e ao aumento do número de trolls/haters/mascus, etc, etc...
De toda forma, reafirmo o que disse antes: mais importante do que as identidades são as opiniões que cada um acrescenta a esse espaço!!
Abraço

Roberto Lima disse...

E tem, sim, mais gente na lista.
(suspense). Poirot sempre fazia um suspensezinho nos livros da Agatha Christie...:)

Anônimo disse...

caça às bruxas não; caça a verdade.



Tamires Ilves disse...

Galera...

Sejamos razoáveis. Mesmo que nós identifiquemos os fakes ligados ao personagem Niemi, o que poderíamos fazer? Pedir à Lola que não mais publicasse os comentários por eles assinados? A pessoa por trás do fake simplesmente criaria mais fakes sob novos nomes e assim a coisa continuaria. Creio que o melhor que podemos fazer é não dar mais tanta confiança a pessoas que conhecemos pela internet... Não sei. Há como impedir que se façam fakes pela internet?

Pensando um pouco mais sobre o assunto - e lendo os comentários mais recentes - eu gostaria de dizer uma coisa: como alguém (me desculpe por não ter guardado o nome) sabiamente pontuou, Niemi não era nenhum destaque intelectual. Escrevia sofrivelmente e não me lembro de ter visto saindo dali alguma ideia revolucionária ou inovadora. Não. Conforme apontado, ela nos ganhou a todos por vias emocionais - sendo divertida e vivaz. Adorava as fotos com legendas engraçadinhas no blog dela e o uso de expressões como "bucetadas viris na cara do patriarcado".
Ah! Acho que nós ignoramos um comentário importante, deixado por um(a) anônim@ na página 1. Uma pessoa que dizia namorar um finlandês (estou seriamente suspeitando ser minha amiga, namorada do meu professor de finlandês!). Eu fiquei aqui pensando que os comentários da Niemi a respeito da Finlândia me pareciam muito pertinentes à luz do que minha amiga me repassava do que era contado pelo namorado dela ou mesmo constatado por ela, que visitou duas vezes a Finlândia. O que me leva a crer que ela realmente poderia ser, assim como eu, uma brasileira que só pesquisou bastante sobre a Finlândia. Por outro lado, o modo como ela construía as frases me leva a crer que ela meio que pensava em finlandês. Estudando um tico de linguística na universidade eu li uns textos dizendo que o idioma em que a pessoa é criada influi no seu modo de perceber a realidade e se expressar (acho que foi no Kaspar Hauser Ou a Fabricação Da Realidade de Izidoro Blikstein). Acho até que a escolha sem cuidado do nome foi por saber que nós, brasileiros, não desconfiaríamos. Ou mesmo o tal "desejo inconsciente de ser pega". Vai ver até mesmo estar discutindo isto significa que ainda estamos em sua arapuca.

Enfim. Ainda não sei direito o que pensar disso tudo (o que deve ser perceptível pelo meu comentário sem pé nem cabeça). O fato é que estou ardendo de curiosidade de saber o que a Lola pensa disso tudo. Lola, por favor, se manifesta em algum momento?

Por favor, não esculhambem. E não pensem que sou um fake ou mesmo a real pessoa por trás de Niemi. Tenho rosto e meu nome dá umas boas 12 páginas de google.

Mariangela disse...

Na verdade estou muito curiosa de saber a opinião da Lola a respeito disto tudo.A coisa toda tomou um rumo absurdo.Se for mesmo assim penso que quiseram desestruturar e desestabilizar o blog dela.
Bom, como já deixei claro,apenas leio e raramente(quase nunca) comento mas este folhetim é mesmo irresistível.
E eu sou eu mesma,a Mariangela,creio que a Lola não vai lembrar mas uma única vez mandei um email a ela indicando um filme chamado "A fonte das mulheres"(La source des femmes) e agradeci por ela escrever um blog tão bom,disse que moro na Espanha,em Barcelona,mas por certo Lola deve receber tantos emails que o meu foi mais um e ela nem deve lembrar.
Bom,só para esclarecer que não sou fake de ninguém.
Acho que sou é besta,isto sim,por ser mais ou menos como ela e normalmente acreditar nas pessoas e confesso que to pasma pelo Lord,um comentarista tão assíduo e respeitoso mas também já notei que ele desapareceu do mapa.Que triste isso tudo..

Anônimo disse...

Engraçado, lendo os cometários fiquei a pensar, o que seria um fake?
O Tiago disse sobre o Lord Anderson "O que me importa é que suas opiniões sempre foram interessantes, e mesmo qdo discordo dele, ainda assim ele sempre acrescenta algo de interessante à discussão, sempre de forma educada e nunca faltando ao respeito com ninguém.'

Também concordo, mas neste caso seria fake? Eu não me chamo Vivi, mas minhas opiniões são minhas, não há mentira, tirando o nome. Não invento uma vida , muito menos tenho intenção de enganar ninguém, nem me divertir com esta enganação.

Mas então, o que seria um fake? Troll a Lola sempre comenta e neste blog ficou claro o que é.

Não sei, para mim, fake não seria quando a pessoa mente e tem a intenção de enganar o outro? Não seria isso? Fiquei refletindo.
Não vejo problema em nome inventado, agora depois deste caso, se eu pensar que a pessoa por detrás é tudo um mundo de invenções é meio bizarro...

bjos
(Vivi)


Beatriz disse...

Vivi, minha cabeça está aqui dando nó tb. Enfim, eu comento com meu primeiro nome real, antes tinha até uma foto de avatar e um perfil aberto do blogger (que tinha coisas de faculdade e trabalho), fechei numa época em q fiz a sonsa e discuti com uns trolls, e não quis me expor mais. Mas sei lá, se comentasse com o nome de Adriana por exemplo, ia ser eu, né?

Acho complicado mesmo o lance de inventar história. E posso garantir q a coisa foi MUITO dramática. Ela falava coisas de partir o coração. Demandava atenção, tempo. Eu fiquei um longo período offline, escondidinha, pq não tinha condições de lidar com o trabalho e com ela. E qdo ela morreu fiquei mal, pq me dei conta de q tinha muito carinho pela fragilidade dela, amor mesmo. Como a Lisana falou, fui totalmente pega pelo emocional. Acho q isso que me lesou, o emocional.

Anônimo disse...

Mesmo depois da farsa descoberta aparece gente aqui defendendo a niemi, tipo o Thiago que foi até lá no blog da Daiane bancar o advogado da falsa morta. Até aí tudo bem. Mas estranho pra valer é ainda ter quem venha querer convencer que o fake era finlandesa de verdade, falava e pensava em finlandês etc. Querem preservar pelo menos esse lado exotico da estória. Só cai na esparrela quem quer.

Anônimo disse...

Caramba gente, agora lendo os comentários melhor, pensei. Mas de onde vcs tiraram que o Lord Anderson é fake? Porque ele desapareceu? tô boiando..
Mas se ele (Lord) não se chama Lord Anderson, o que faz pensar e difinir a pessoa como fake?
Não entendi, se ele comentou hj mesmo como disseram, aparece moço!! rsrsrs..
Mas e daí?
óbvio que se for a Niemi, eu , mesmo com pessoas que "tem opiniões legais" desconfiaria.
Porque acho meio difícil a pessoa ter opinião legal e ser duas ao mesmo tempo...Meio que para mim, pensar que a pessoa realmente sente isso conta...e acho difícil uma pessoa ter duas personas..(ou não?)...
Loucura..

Bjos
(vivi)

Não dá Lola, a paranóia, mesmo a contra gosto já foi instalada.rsrs. Não é por querer ser paranóica, mas a situação (que não foi criada por nós) acabou se criando..acho que passa depois...rs.


Bjos de novo

(vivi)

Dayane disse...

Ô loco, anônimo! Investigando meu blog? Deixa o Thiago,oras!Ele comentou mais cm solidariedade que qualquer outra coisa!

Gente, e voltando, eu não vejo mal nenhyum em a pessoa ter um perfil fake, assinar com outro nome, por uma outra foto. O que importa, cm o Thiago disse, são os pensamentos , o que ela acresecnmtou e pronto! Até eu que chorei pra caramba não to levando essa história tão a sério! Acho chato sim, a invenção da morte, o roubo da foto alhiea, a invenção da Finlândia, mas acho que as idéias, os pensamentos, tudo da Niemi era sincero. Não me importa mais se ela era real ou não, um personagem ou não, mas o que ela representou pra mim no tempo que estava ativa, na amizade dela, ela só acrescentou, pelo menos pra mim. A propria Layane foi viver a vida dela e tal, vamos fazer o mesmo?
Tudo bem vcs quererem investigar tudo isso,entendo, só não acho legal começar a envolver um monte de gente, tornar isso de fato, uma caça as bruxas mesmo! Isso acontece a rodo na internet.
Bem, eu pelo menos não to mais ligando pra isso. Claro que ainda venho aqui ver o andamento, mas acho que vcs estão se preocupando por demasiado.

Anônimo disse...

Advinhem quem desativou o twitter e publicou recentemente um texto sobre psicopatas? A tal da Blanca!!!

Pipoca disse...

Lisanahd

Não adianta ficar se sentindo "perseguida" pelos fakes (que até agora, você apenas levantou suspeitas, é melhor você dar logo a cara pra bater e fazer a lista com os nomes e os motivos pelos quais eles são suspeitos).

Você e suas idéias são sempre as mais intrágaveis, daquelas que não descem nem com vinho!!!

Conforme-se,você é chata, "escorrega" nas opniões, e a própria Lola, sempre que pode te puxa as orelhas, e muitos outros leitores reais, também!


Anônimo disse...

Mariangela, a Lola é de se expor demais até. Acho que nesse assunto Niemi e afins (nem sabemos se a pessoa por trás do perfil é ELE ou ELA deveras), nao me parece sensato Lola dizer aqui a público o que ela pensa. O fato dela estar permitindo nossos comentários serem pubicados me parece suficiente, pois antes ela estava censurando a maioia dos meus comments alertando sobre a possível canalhice Niemi e digo canalhice pelo lance da doença e da morte, particularmente pela data escolhida em relaçao a Lola.

Qto a ficar com melindres se quem comenta aqui é ou nao fake, é preciso antes de mais nada esclarecerem o que é ser um fake. É a pessoa simplesmente dizer que se chama Luz Maria, médica, casada, qdo na verdade ELE, sim ele, se chama Diego Morales, é advogado, homossexual solteiro? Ou fake é quem dá o nome e profissao de verdade dizendo-se feminista mas na verdade é um masculinista apenas querendo ganhar a simpata aqui no espaço?

Se eu enviar um comentário sob outro nick sou fake por quê? Por que menti no nick ou porque com um nick digo uma coisa e com outro nick digo outra totalmente contradizente?

O que é certo é que quando cheguei aqui, ano passado, a página de comments era um fuzuê de malcriaçao e sarcasmo maldoso a mais nao poder. Com a saída de Niemi e seus respectivos perfis foi melhorando e melhorou muito. Mas, como já observei, basta uma mentalidade ralezinha chegar aqui fazendo um desafabo dentro dos padroes pra ser bem aceita de acordo com tais e tais posts e o perfil já vai ganhando espaço e vai contaminando como que querendo desbandar as pessoas sérias e manter o blog num estado de muitos comments cheios de impertinência... é como se essas pirralhas fossem o avesso do tal mascu, um avesso com o mesmo material 'in between'.

Anônimo disse...

@Daiane eu não investigo seu blog nem qq outro. Eu sou leitora do Eterea Essencia e achei estranho sim o post do Tiago.
Eu até concordaria com você em deixar pra lá e esquecer toda essa farsa. Mas do momento que existe a suspeita que niemi está por trás de outros fakes acho que é preciso ir atrás da verdade. Pelo menos para evitar ser enganado mais uma vez. Para quem mente sobre toda uma vida e uma morte não existe garantia que as opiniões expressadas e os laços que construiu sejam verdadeiros.

Anônimo disse...

Blanca começou com um perfil que dizia ela ser prostituta... depois mudou o perfil, me lembro bem disso... mas pensei que fosse um caso de alguém clonar o perfil e nem tomei em conta, mas observava bem os comments dela sem a abordar pq nunca gostei digamos do nível a la Ginger que Blanca sempre expressou.

Anônimo disse...

Qto a ter quem ainda defenda a imagem da Niemi, isso é da natureza humana. Lembram-se de Calabar da História do Brasil? Che Guevara e Cuba a Bolívia? Por mais que haja provas de que um foi heroi e outro foi um psicopata SEMPRE vai haver defesa e ataque para ambos. Nao se importem com que queira defender a imagem/perfil Niemi. Sou brasileira e nao sou dada a comer arroz com feijao e gosto de tudo que seja de origem argentina... o idioma, a garra do povo, a cultura, a música, a literatura, entao vcs vao dizer que devo ser marginalizada pq o prato nacional brasileiro é o arroz com feijao e o brasileiro é dado a nao gostar de argentino? Ora, ora... por mim tanto faz se aqui permanece quem ainda gosta e crê na Niemi desde que a pessoa nao mantenha o comportamento 'Niemi e suas pirralhices' ou algo que o valha q isso baixa o nível da página de comments do blog.

Bem, estou inteirada do cinema e da literatura finlandesa graças a esse hoax que Niemi Hyyrynen aprontou e o prank que ela aplicou. Já li sobre as bibliotecas finlandesas e na verdade eu conheci uma finlandesa casada com um brasileiro, passamos um Thanksgiving juntas há uns 4 anos mas nunca mais tivemos contato. Ela se divorciou e retornou a Finlândia.

Dayane disse...

Anônimo, desculpe se fui grossa, mas de fato, as visitas no meu blog tem aumentado com essa história tods (visitas sem nenhum comentário, bem investigação mesmo). Podem olhar, não me importo, mas sei lá, acho chato tbm "acusar" uns e outros sem provas. Quanto a Niemi,só posso lamentar, mas não podemos esquecer que soubemos coisas sobre ELA, não sobre os outros. Muita gente aqui é anônima para evitar exposição de mais, não pq são vários fakes de uma mesma pessoa.

Anônimo disse...

Pipoca, vc nao deixa de pipocar nos meus comments... já disse que nao estou aqui para ser gostada e qto a Lola me dar pito, isso é próprio de professora que se importa com o aluno... e o aluno ter mal comportamento é próprio de querer chamar a atençao da professora. Ambos se alimentam reciprocamente e, no caso, pipoca é tb alimento.

Bruno S disse...

Não entendi de que Blanca vocês estão falando.

Se é a do guest post que citei, posso garantir que estão errados na desconfiança.

No próprio post, uma comentarista fala sobre tê-la encontrado na Marcha das Vadias.

Se tinha outra pessoa comentando com mesmo nome aí já não sei.

Anônimo disse...

Oi Lorena.

Eu vi seu email e respondi. :)

Anônimo disse...

Ahhhh, mas estava na cara que a Blanca era um fake (e eu nem sabia no início dela) e ainda publica um texto de psicopata e desativa o perfil? logo hoje que colocamos o nome dela nessa discussão? gente, a niemi está por trás de muita gente.

Anônimo disse...

N-inguém consegue
I-nvestigar bem
E-nquanto muito
M-atraqueia fazendo
I-nvestigação!
-Roxy Carmichael

Anônimo disse...

Só pra esclarecer, era dessa que eu estava falando:
http://blancabooks.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

deixa ver se entendi direito:

existem 2 blancas.

uma real que inclusive publicou o texto de psicopatia (eu postei o penúltimo comentário sem ir verificar se era mesmo essa pessoa)

e a fake, que linkei acima.

e todos já sabiam que ela era fake, é isso?

lola aronovich disse...

LisAnaHD, deletei mesmo vários comentários anônimos, como faço diariamente. Acho que vocês não têm muita ideia de quantos coment.anônimos são enviados pra cá. E, como eu já disse várias vezes, 90% deles são de trolls. Minha vida seria muito mais fácil se eu simplesmente desativasse a possibilidade de coment.anônimos. Só que aí os 10% que comentam anonimamente porque não sabem fazer um perfil, ou porque querem contar alguma coisa séria sem serem identificados (aborto, estupro etc) ficariam de fora. Mas, pra acusar alguém de alguma coisa, o mínimo que a pessoa precisa é ter coragem de se identificar (mesmo que usando um pseudônimo). No seu caso, LisAnaHD, você sumiu durante semanas do blog. Imaginava que alguns comentários – aqueles cheios de links – fossem seus, mas eram anônimos, então não dava pra saber. E mesmo assim, aqueles sobre o sobrenome da Niemi ser de jogadora de futebol foram publicados.
Como eu já disse em outro coment.nesta mesma thread, coment.anônimo tem chance muuuuuuuito maior de ser deletado.
E eu SEMPRE dou minha opinião, nem que seja pra dizer que não tenho opinião formada sobre o assunto. Esta thread está cheia de coment.meus. Aliás, já escrevi dois posts sobre a “morte” da Niemi.

lola aronovich disse...

Ah gente, essa história já ficou ridícula faz tempo. Agora chegamos no nível “Todo mundo que discordou de mim era a Niemi”. Todo mundo que comenta aqui é fake da Niemi? Como disse o Bruno (que eu conheci no Rio, tem foto dele no blog), quando se faz alguns coment., não precisa ser fake da Niemi pra se irritar. LisAnaHD e Dri Caldeira muitas vezes fazem coment.que ou não estão muito à esquerda (tipo: admiração pelos bilionários) ou que são um tanto violentos (tipo: pedindo estupro e pena de morte como punição pra algum crime). E, convenhamos, o perfil dos leitores do meu blog é de gente mais à esquerda e totalmente a favor dos direitos humanos. (Claro, há muitos leitores que são o completo oposto desse perfil, mas esses, desde que comecei a moderar comentários, raramente têm coment.publicados). Então se você vai falar algo que vai contra a maré [do perfil de leitores], não só aqui mas em qualquer blog, é óbvio ululante que encontrará resistência. Mas, se vocês preferem se sentir melhor acreditando que, na realidade, era só uma pessoa com centenas de fakes que fazia oposição as suas ideias, fiquem à vontade. Só não acho muito realista.

lola aronovich disse...

Qual o fanatismo aqui? Tá cheio de críticas a mim neste espaço. Menos, é verdade, desde que comecei a moderar comentários, mas isso porque acho um absurdo que alguém venha criticar como anônimo. Quer criticar? Ponha o nome que eu publico (quer dizer, se não for troll conhecido. Esses eu não publico nada). Este é um espaço de discussão, de debate, e isso não falta por aqui. Duvido muito que haja outros blogs com tantas opiniões diversas como aqui.
Vamos deixar de mimimi, pessoal. LisAnaHD, seu coment.das 19:02 tá bastante patético, se me permite. Não vejo muita gente me idolatrando aqui não. Não mesmo. E se tem alguém que vive dizendo coisas como “vc é a maioral” pra mim É VC, não essas leitoras jovens que você critica e maldosamente chama de “pirralhas”. Não tem nada a ver o que você e a Mariana estão dizendo. Várias leitoras aqui se opõem a besteiras ditas, e eu também me oponho e várias vezes puxo as orelhas, embora raramente tenha tempo de comentar. Vcs estão tentando fazer crer que as leitoras se opõem quando eu sou criticada. LisAnaHD, você nunca me critica. Não é por esse motivo imaginário que elas se opõem a você, é pelo que você opina em várias ocasiões. E por que essas comentaristas seriam “fracas e oprimidas”?
Sabe o que tá parecendo isso aqui? Ciuminho besta. Ai, você gostava mais da Niemi do que de mim, e olha só como ela te enganou. Ai, agora você continua gostando mais de um fake da Niemi do que de mim. Gente, isso não é um concurso de popularidade. Eu gosto de muita gente que comenta aqui, mesmo as pessoas com quem não concordo tanto. E eu só não gosto de trolls e anônimos covardes. Tem um pessoalzinho que eu fico com o pé atrás, meio que esperando que a pessoa se revele um troll. Mas não falo nada, só penso. Querem um exemplo? O Sex Pistol, que depois virou Caracala, algo assim.

lola aronovich disse...

Agora tô lendo outro coment.seu, LisAnaHD, sobre “pra se fazer aqui no blog é preciso antes de tudo cativar a Lola”. O que quer dizer “se fazer aqui no blog”? Isso é tão absurdo, mon dieu. Sabe como uma pessoa fica “conhecida” (muitas aspas aqui) no blog? Por comentar muito. A Niemi fazia isso, e várias vezes me desentendi com ela. Tanto que, num dos primeiros e-mails que ela me mandou, ela disse que achava que eu não gostava dela. Mas ela também tinha blog, twitter, conversava com muita gente (inclusive gente que não gosta deste blog, ou pelo menos que nunca comenta aqui, sei lá), estava em outros grupos. Vc também é conhecida aqui no blog, LisAnaHD! Por comentar muito e por falar várias besteiras, entre as quais chamar quem vc não gosta de pirralhas. Arnold, Fabio, Dig Din, Oliveira, e sei lá quantos trolls já passaram por aqui, também são muito conhecidos aqui no blog. Eles “se fizeram” aqui no blog. Eles nem existem fora do blog! Vc acha, LisAnaHD, que eles me cativaram? Que eu gosto deles? (Felizmente, com a moderação de comentários, fica difícil um troll ter repercussão). Entende como você tá falando besteira?
E o que é emocionar? A Niemi me emocionou? Se alguma comentarista assídua dissesse que está no hospital no natal e reveillon, sim, sou bem capaz de citá-la num post. Se qualquer outra coment.assídua morresse, eu também ficaria triste. Não é exclusividade da Niemi. Claro que com isso eu ficarei com pé atrás em relação à morte de pessoas...

lola aronovich disse...

E já falei antes: vamos parar com a caça às bruxas. É absolutamente ridículo desconfiar de todo mundo. Tem muita gente que escreve com pseudônimo na internet. Isso não quer dizer que essas pessoas não existam. Não vou ficar caçando fake de Niemi na internet. O que eu queria descobrir sobre Niemi eu já descobri, e já compartilhei com vocês aqui. Pra mim, ela não morreu. O que não quer dizer que ela necessariamente não seja finlandesa, ou que não tenha passado natal e reveillon no hospital, ou que suas ideias eram aquelas mesmas. Niemi não enganou pessoas durante um tempão. Ela tinha uma postura bastante coerente nas suas opiniões. Ela enganou fingindo sua morte. É totalmente diferente. Acho que vocês estão muito preocupados com a identidade das pessoas. Sabe como sabemos de uma pessoa? Pelo que essa pessoa fala, por como que essa age, pelo que outros falam dela. O terceiro ponto é muito duvidoso, certo? Mas é assim: não conheço Roberto ou LisAnaHD ou Mariana. Conheço o que elas dizem apenas. E é só isso que me importa. E era só isso que me importava no caso de Niemi – até ela inventar que morreu. Se ela só tivesse deletado o twitter, seu blog, e parado de comentar aqui, ninguém estaria falando dela agora. No máximo um ou outro “Por onde estará a Niemi?”, antes que ela caísse no esquecimento.


Agradeço a minha mãe, La Mamacita, por moderar os comentários nesses dois últimos dias, enquanto eu estava em Campinas. ELA SOFRE, viu? Ela disse que é estressante, que tem troll que não acaba mais.

lola aronovich disse...

Ué, Roberto, se você vai passar a citar suas suspeitas sobre outros comentaristas que nem estão sob suspeita, que não morreram, que não cometeram absolutamente nenhum crime, vou deletar. Isso é ridículo. Por exemplo, você pergunta: “ Quem é que "faz planos" com quem nunca viu na vida? ”
Ahn, a sua filha? Ela não foi ver um cara que conheceu na internet? Vc tá brincando, né? Um monte de gente faz planos com gente que conhece pela internet. E antes, faziam planos com quem conheciam só por carta. Não é nenhuma novidade.
Falei com Lord Anderson por DM. Como eu o sigo no Twitter, e seguia a Niemi, volta e meia via os dois trocando mensagens. Eles pareciam muito amigos e tinham muitas coisas em comum. Portanto, eu sabia que uma das pessoas que mais sofreu com a “morte” de Niemi foi ele. E uma das pessoas está sofrendo mais com a enganação de Niemi é ele também, óbvio. Afinal, ele era amigo. Ele me contou que, toda vez que insistia em conhecê-la pessoalmente, ela desconversava. E dizia que depois da doença, eles se conheceriam. Eu entendo perfeitamente que ele prefira nem tocar mais no assunto. Se gente que só lia os coment.da Niemi neste blog se sentiu enganado, imaginem alguém que falava com ela diariamente, que se sentia amigo.
Não tenho a menor dúvida que Niemi continua lendo o blog, principalmente os deste post. Se vocês tivessem armado uma dessas, não acompanhariam tudo que falam de você? E creio sim que ela já comentou, ou já tentou comentar, anonimamente ou com um fake recém-criado, como aquele da Marina (que eu só desconfiei porque a mesma pessoa a rebateu antes que qualquer um dos dois fosse publicado). Mas não acho que Niemi seja outr@ comentarista assídua conhecid@ (tirando a Ginger, que não comenta aqui há séculos; eu nem me lembro dela), e nem que ela inventou um outro fake fixo pra comentar. Já vi gente dizendo que o Roberto seria fake dela! Não acredito não, ok?


Sobre a Blanca, faz tempo que ela não comenta aqui. Acho. Até parece que vou investigar se ela (que infelizmente nem lembro direito) era fake da Niemi...

Anônimo disse...

Nenhuma pista nova pelo visto. Que pena. Agora começo a pensar que talvez a pessoa responsável pelo perfil Niemi posso realmente ter ficado doente e acrescentou a sua personagem o sofrimento da doença real. Espero que não, pois seria terrível toda essa confusão em cima da história de alguém doente.
Ah! E só um esclarecimento (talvez eu esteja vestindo a carapuça à toa,mas...): eu não sou um fake troll que está aqui para fazer coro aos argumentos de alguém. Eu sou uma pessoa que fez dois comentários apenas neste post, apesar do meu nome real não ser Maria Tereza. Não tenho intenção de criar um perfil só para comentar aqui, nem dar minhas informações em um post que está discutindo sobre a falta de segurança das informações publicadas na internet. Nem por isso tenho má intenção, muito menos quero prejudicar alguém. Questionei a ausência de comentários do Lord Anderson sobre o assunto, porque achei estranho ele não se manifestar sendo um dos que me pareceu mais próximo da Niemi. Esperava, como mera observadora que sou, outra atitude dele. Como por exemplo, a da Dayane que pareceu muito próxima a Niemi e ficou ativa nos comentários sobre a farsa.
De resto, sou só uma pessoa muito curiosa que se viu envolvida por uma trama interessante.
Concordo com o que muitos disseram sobre ser normal existirem fakes. E concordo com os que disseram que há uma expressiva diferença entre usar um nome falso e criar um personagem completo envolvendo pessoas em um enredo trágico, isso pode ser considerado doentio de diversos pontos de vistas diferentes. Assim como é igualmente estranho criar vários perfis para reforçar um argumento.
Enfim, eu nem lembro se comentei nos "Fala Gente" da Lola alguma vez além dessas 3. Então, vou ficando por aqui e esperando que tudo se resolva bem e que minha curiosidade seja saciada algum dia. rsrs

P.S.: Lola, adoro seu blog, de verdade. Há alguns minutos estava lendo um post bem antigo seu em que você fala exatamente sobre uma dúvida que tem me corroído ultimamente. O fato de não comentar nunca aqui é só questão de gosto mesmo, prefiro postar os links dos textos que gosto no meu facebook e discutir com meus amigos da vida real. Na época da organização da Marcha das Vadias da minha cidade, inclusive, quase perdi 2 amigos usando a "tática Lola" de irritar mascus kkkkk Um beijo grande em todos!
Maria Tereza :)

@vbfri disse...

Gente, pra quem está falando que dá para ver o ip a partir do email: NÃO DÁ. Troquei emails com a Niemi e ela usava gmail (assim como eu, a Lola e a Beatriz). O gmail não mostra o ip quando é gmail-gmail.
Ponto pra Niemi.

@vbfri disse...

Em tempo: fui uma das pessoas que sofreu de verdade com a doença e morte da Niemi. Chorei de verdade, passei mal de verdade e fiz planos de verdade para conhecê-la. A Lola sabe meu nome completo e, no Google ele (meu nome) dá várias páginas de resultados de verdade (inclusive com endereço e telefone do meu trabalho).
Para mim essa história é difícil de verdade. Utilizo a internet quase todos os dias desde o segundo semestre de 1994 e nunca tinha passado por uma situação como essa.

Anônimo disse...

Lola, tudo bem?

Então. Sobre a "gangue fake". Realmente, eu não tenho provas sobre as minhas suspeitas. Eu me identifiquei com o comentário da LisaAnaHD que diz ter sido vítima de conspiração em outros tempos aqui.

Eu não fui exatamente vítima de conspiração, mas me lembro que qualquer opinião divergente, MUITA gente vinha contra de um jeito grosseiro (me atacando, muitas vezes. aquela ironia nojenta sabe?). Pode ser que eram várias pessoas como vocÊ disse? sim. Mas pode não ser tbm, diante das recentes descobertas. Eu, na época, simplesmente me afastei, não cuidei de decorar nomes ou fatos. Mas revendo tudo diante dos fatos atuais, dá pra suspeitar que era isso mesmo. ou não.

Eu troquei emails com o Bruno e confessei exatamente isso pra ele: pode ser que o lord seja um fake da niemi ou alguém que sabia da farsa, ou pode ser que ele seja alguém realmente do bem digno o bastante para se manter afastado disso tudo.

Por fim, não sei como vocês podem ainda defender a niemi com base nas idéias que ela defendeu. Ora, ela MENTIU pra vocês, inventou uma doença grave e uma morte. Isso é errado num grau muito alto.

Maria disse...

Hj tenho carro, se o cara não for babaca de se importar, vamos no meu mesmo, mas se eu não tiver de carro o cara TEM QUE TER um

palavras de Niemi em seu twitter

um pouco raro para uma feminista, né?

Roberto Lima disse...

Eu não vou citar nomes aqui, já que a Lola acha que existe uma "caça às bruxas". Não é o caso, mas realmente não adianta nada saber que uma pessoa criou o fake Niemi ( que não veio da Finlândia coisa nenhuma, que inventou uma doença que nunca existiu e que forjou morte, funeral e cremação também inexistentes), saber que ela propositadamente manipulou várias pessoas emocionalmente , e depois simplesmente "deixar para lá", como se nada houvesse acontecido. Existe um ditado que já foi atribuído a várias pessoas , que "você pode perdoar alguém, mas nunca esquecer o que essa pessoa fez " . Isto porque, se nada for feito, é um incentivo para que tudo aconteça de novo. Aliás, já está acontecendo.Só não percebe quem não quer.
Vejam o que alguém aqui escreveu :""Quando a lenda se torna fato, publique-se a lenda. Mesmo q ela tenha inventado uma persona, ou vivia uma personagem, havia uma mulher de carne e osso
por trás disso tudo. Mesmo q vc venha a comprovar o que vc suspeita, não vai mudar o que os amigos de Niemi sentiram por ela e como ela os fez sentir. " ERRADO. Essa "persona" manipulou e magoou muita gente, mentiu compulsivamente, então não tem que sentir "saudadinha" de um fake desse tipo.
Outra pessoa escreveu: ""Roberto infelizmente ja tive tres amigas com o mesmo tipo de cancer que a Niemi relatou, ja perdi duas delas,
e posso te dizer que nos dois casos embora fosse o mesmo tipo de cancer a doença se desenvolveu de maneiras bem diferentes entre elas,
a terceira amiga ao que parece se curou da doença, a primeira morreu um ano depois de diagnosticada, a segunda teve uma péssima sobrevida
de cinco anos até sua morte, e me lembro que no seu blog a Niemi postou sobre um sintoma que uma dessas amigas tb
teve, que foi o amarelecimento da pele, ela até dizia que não gostaria de conhecer um sobrinho que viria da Finlandia
pois não queria que a criança se assustasse com sua aparencia e emagrecimento. " ERRADO. Se tiveram "o mesmo tipo de câncer que a Niemi" , então não tiveram absolutamente nada. E não poderia haver uma mentira mais absurda, uma pessoa ter "três amigas com o mesmo tipo de câncer" ??? É exatamente o mesmo tipo de mentira que o fake "Niemi" tentou passar...

Roberto Lima disse...

Mais uma que foi postada aqui: ""Eu acho muito estranha essa obsessão em investigar a Niemi e saber se ela era real ainda.
Mais bizarro ainda querer fazer isso depois da morte (ou suposta morte, já que vocês insistem tanto).
Será porque uma pessoa morta não pode se defender? Será para chamar atenção? " Tentando desviar a atenção das pessoas...FOra os elogios rasgados: "É uma tristeza imensa saber que gente da qualidade da Niemi não esteja mais aqui, o mundo as vezes parece tão cheio de ignorância, atrazo, crueldade.
Gente como ela só espalhava inteligencia, alegria, bom humor, tantas e tantas vezes aqui nesse blog mesmo, dei gostosas risadas com a perspicacia, fina
ironia, as vezes até escrachos rasgados de humor que ela sabia fazer como poucos." Isto parece mais um auto-elogio, vindo de um dos fakes dele mesma.
Não tenho muito tempo livre, mas consegui pegar um dos posts do twitter da "Niemi": em um deles, ela dizia que havia acordado com a entrega da revista Veja ( ou
algo assim), depois de alguns posts ela escreveu "Mentira, eu não leio a Veja".Entre outros "deslizes". O que leva a crer que a ideia de que a pessoa que inventou a "Niemi" talvez não seja tão de esquerda assim.
Nos tempos do Orkut, eu cheguei a ser o administrador de uma comunidade de apoio ao Presidente Lula. Lá, haviam militantes de esquerda com vários perfis, e infiltrados de direita, também com vários perfis. Um dos "direitistas" tinha OITO perfis, e sempre que havia uma discussão, os "oito" tentavam derrubar os argumentos de quem havia postado algum item. Até que eu descobri que todas as fotos desses "oito" haviam sido roubadas do Flickr , de um clube estrangeiro. O problema é que havia militantes de esquerda que faziam a mesma coisa, e isso também não era correto...Para que participar de um blog como este, por exemplo, com vários perfis? Qual o objetivo?

Roberto Lima disse...

"It is a mark of prudence never to trust wholly in those things which have once deceived us". ~ Descartes
Uma boa sugestão, Lola...

Bruno S disse...

Roberto, quando você cita os comentários feitos não está fazendo muito diferente de dar os nomes, não acha?

De qualquer forma, se gastar dois minutos dá para ver que o perfil que assina um dos comentários tem blog onde aparecem fotos da autora com outras pessoas num evento público.

Anônimo disse...

roberto, sobre o amarelecimento dos olhos, como aconteceu com minha mãe, é devido à metástase no fígado, coisa que acontece em muitos casos de câncer de intestino.

sobre conhecer 3 pessoas com o mesmo tipo de câncer, bom, conheci minha mãe, minha tia e uma amiga da minha mãe antes de ela ter tido o câncer diagnosticado. e conheci um cara de uns 25 que teve que operar pra tirar pólipos. e, sendo médico, vc deveria saber que esse tipo tem se tornado cada vez mais frequente por questões de estilo de vida. conhecer 3 pessoas que tiveram vai passar a ser cada dia mais comum.

não precisa ir muito longe pra ver outros casos como os que eu conheço. digite câncer de intestino e ascite no google mesmo e vai ter muita coisa parecida com o que rolou com minha mãe.

e minha mãe foi cremada depois de uns 4 dias no máximo depois da morte.

sobre a idade dela e o erro de diagnóstico - concordo com vc. sobre o tal do transplante de fígado, tbem concordo. estranhíssimo. sobre outros aspectos de comportamento virtual esquisitos, tbem concordo.

Roberto Lima disse...

Esse é um dos problemas sérios que eu percebo. Tem gente que acha que para fazer um diagnóstico médico é só ir ao Google.Da mesma maneira que ninguém se torna engenheiro capaz de construir edifícios apenas lendo o Google, ou um piloto de avião comercial apenas lendo o Google,ninguém se torna médico apenas lendo o Google."Concordar" ou não comigo não faz nenhuma diferença. E ter um parente doente, ou a própria pessoa estar doente, não transforma essa pessoa em médico.
Para o "Bruno S." : postar uma foto de várias pessoas em um evento público não significa que a foto é dessa pessoa, é como o caso que eu citei onde o perfil fake tinha várias fotos , em casa, em reuniões...mas todas roubadas do Flickr, de álbuns de pessoas estrangeiras.

Anônimo disse...

roberto, e quem disse que eu me tornei médica? sobre o google, eu disse que nem precisava ir tão longe. era só ler outros casos. qdo uma pessoa diz que algo é impossível ou difícil, citar exemplos já quebra isso. e, como falei, é SUPER comum ter olhos amarelos exatamente porque a metástase no fígado é super comum.

eu não preciso saber nada de aviões pra ler notícias e estatísticas de quedas na internet.

vc chega aqui, cita as coisas, duvida de outras e é o todo-poderoso que não pode nem conversar? as pessoas concordam e discordam, sabia?

agora eu é que já acho estranho essa sua defesa ferrenha das suas ideias. credo. relaxa, dotô!

Bruno S disse...

Roberto,

você se deu ao trabalho de entrar no perfil das pessoas antes de copiar e colar os comentários "suspeitos"?

Talvez seja mais eficiente do que citar casos de personagens criados.

Roberto Lima disse...

Curiosíssimo foi alguém escrever sobre o fake "Niemi" que "o modo como ela construía as frases me leva a crer que ela meio que pensava em finlandês" PORÉM ela postou, antes disso : "Como eu expliquei num comentário no outro post (o Niemi Vive), nós conversamos um pouco e só."
Como é que alguém que apenas "conversou um pouco e é só" consegue saber se uma pessoa PENSA em finlandês ???

Sara disse...

O Robertinho larga de ser rídiculo coleguinha, vc ficou publicando meus comentários dando a entender que sou um fake da Niemi, ACORDA amigo, a Lola me conhece, tem meu endereço pois até me enviou um de seus livros com dedicatória.
Qual é sua??????
E tem mais seu PANACA, o caso que contei dessas TRES amigas que tiveram cancer nos intestinos, são reais sim, vc pelo jeito deve ser um médico de qualidade bem questionavel, afinal são histórias reais, embora as tres tivessem o mesmo tipo de cancer, a doença se desenvolveu totalmente diferente entre elas , e com resultados bem diferentes SIM, POSSO PROVAR CASO VC ESTEJA TÃO INTERESSADO.
E vê se se manca e desemcorpora esse irritante Sherlock que te baixou ok.

Sara disse...

rsssssssssssss seria cômico se não fosse trágico.
Querer me convencer q eu sou fake e não existo rrsssss

Anônimo disse...

Roberto Lima

Seria mais honesto da sua parte citar os nomes das pessoas, pois um dos comentários que você postou aí foi o meu.
Questionei sim seu tipo de abordagem, não para desviar o foco, mas porque tenho tanto direito de questionamento como qualquer outra pessoa.
E é bem conveniente apontar que os que te criticam são fakes da niemi.

Roberto Lima disse...

A ofensa é o recurso de quem não tem argumentos. Eu nunca baixei o nível dos meus comentários, e espero que as pessoas mantenham um nível mínimo de educação. Eu apenas estou questionando alguns comentários, DA MESMA MANEIRA que muita gente questionou os meus. Ou vocês podem questionar o que eu escrevo, e eu não posso questionar os de vocês? Direitos iguais, minha gente.
Para mim, usar palavras de baixo calão apenas depõe contra quem as escreveu.

Anônimo disse...

Roberto Lima

Não apenas questionando, mas expondo nomes de forma indireta para dizer que nós somos fakes da Niemi, e eu questiono isso no meu comentário, já que todos aqui podem e devem questionar tudo o que quiserem, não é mesmo? ;)
Enfim, continuo questionando essa sua postura de "eu sei de tudo e vocês estão todos errados" que você tem demonstrado aqui no blog. Não me intimido com suas listas, e não deixarei de te questionar se achar necessário. Esse blog não é o orkut.

Sara disse...

Robertinho vc acha mesmo que sugerir que eu sou um fake é sinal de profundo respeito ????
me poupa né.....
Adoro esse blog, sem contar que o acho de utilidade publica, pois é um espaço onde assuntos super importantes são abordados e esclarece muita gente.
O que aconteceu com a Niemi é um mistério, até acho relevante suas suposições, mas ja deu não é???
Não mudo uma virgula tudo o que falei sobre ela, e tudo o que falei foi baseado no que ela deixava escrito nos lugares onde eu tive ascesso.
Se tudo era mentira, fazer o que???
Não ha nada que EU possa fazer sobre isso.

Roberto Lima disse...

Carolina, você não me ofendeu , e sim outra pessoa ...pode questionar à vontade. Mas eu também tenho o direito de questionar, da mesma maneira que fui questionado no início de toda esta discussão. E, se você reler os meus posts, vai ver que a única pessoa que eu abertamente coloquei como provável participante do esquema da pessoa que criou o fake "Niemi" foi o Lord Anderson, mas a Lola disse que entrou em contato com ele e o que ocorreu foi que ele ficou muito chateado pelo fato da suposta amiga ser um perfil falso, que resolveu não postar mais neste tópico.Eu acho que uma boa discussão é saudável, mas sem jamais baixar o nível como uma certa pessoa fez.

Dayane disse...

Roberto, mil desculpas, mas está soando um tanto quanto bem estranho vc estar tão interessado nisso, nessa história toda e continuar pesquisando supostos fakes.Pq?Eu acho engraçado que a Lola é dona do Blog e ela parece "nao se importar" com isso, não entendo pq vc começou a levantar, primeiro sobre Niemi, depois sobre outros. E muito cuidado em acusar as pessoas, viu. A Sara/Denise mesmo conhece a Lola, a LisAna tbm. Certifique-se antes de dar indiretas.
Vc usa uns argumentos tbm muito superficiais. Ex: A garota diz que a pessoia parece pensar em filandes, mesmo nao fldo muito com ela. E daí? Ela tem noçãode finlandes e pode ser ateh por flr pouco com a NBiemi que ficou meio "enganada", sem sacar que ela fosse brasileira.Mesmo argumento bobo que vc usou com o Guia do mochileiro das Galáxias e com o Lord, pelo fato dele ter falado "fazíamos planos". Nd a ver.

Dayane disse...

E outra, a Sara não usou nenhuma palavra de baixo calão. Vc deu indiretas que ela era fake!Obviamente, que ela por saber da verdade (e pela sua pretensao), ficaria nervosa.

Roberto Lima disse...

Para a Sara: Por que é que você acha que eu lhe devo um "profundo respeito", se você não respeitou meus comentários em primeiro lugar ?É uma questão de reciprocidade.
Eu até estou mantendo contato via e-mail com outros participantes do blog, especialmente porque eles não vieram com agressões contra mim, quando eu questionei a veracidade do que ocorreu com o fake "Niemi" ( e que realmente era verdade).E não, o que aconteceu com a "Niemi" não é nenhum "mistério". Se havia algum, já foi esclarecido.

Roberto Lima disse...

Dayane, chamar uma pessoa de "PANACA" pra mim é algo de muito baixo nível.

lola aronovich disse...

Dá um tempo, Roberto. Concordo com a Dayane: pra que essa caça às bruxas, essa obsessão? Vc já levantou suspeitas absolutamente vazias de vários comentaristas assíduos aqui no blog. E fez isso diretamente e, pior, indiretamente também. Não tenho a menor vontade de desconfiar e muito menos de investigar cada pessoa. E é ridículo esse clima de terror que vc está tentando instalar aqui. A pessoa vai precisar provar a vc que existe antes de comentar, é isso? E todos os comentaristas passados também precisarão provar que, sei lá, Lord Anderson não é realmente o nome do Lord Anderson?
Vou começar a deletar essas paranoias. Se fuçar pseudônimos de pessoas na internet é tão importante pra vc e pra outros aqui, por que vc não abre um blog? Aí vc coloca todas as suas descobertas lá. E aproveita pra descobrir a identidade real de pessoas que realmente incitam e cometem crimes de ódio, como os mascus.

Anônimo disse...

Roberto Lima

Na sua conversa com o Bruno S, ele disse que uma das suspeitas que você apontou tinha blog próprio e fotos dela mesma no blog. Não sei de quem estavam falando, mas como um comentário meu foi citado por você e eu tenho um blog com fotos próprias, ficou subentendido que eu estava/estou na sua lista.
Não me incomodo em ser suspeita, mas sim a sua abordagem. Você não refutou meu comentário, apenas colocou a minha crítica solta ali, para desmoraliza-la, como se eu quiser "mudar os rumos" da investigação.
Em primeiro lugar, aquele comentário foi feito no início de tudo, onde ainda tinha muita gente achando que a Niemi era real.
Segundo, já vi esse tipo de coisa acontecer antes. Primeiro é uma caça aos fakes, depois é a semeação de discórdia e dizer que todo mundo que discorda é fake da mesma pessoa, só por ter discordado.
Uma coisa é achar que alguém é fake da niemi pela sua postura, outra é querer intimidar quem te questiona, e é isso o que você parece estar fazendo aqui.
Você repete o tempo todo que tem uma lista, que vai desmascarar todo mundo e que todos estão errados sobre tudo, e só você e os concordam com você estão certos.
Falo isso porque já vi acontecer antes.

Roberto Lima disse...

Tudo bem, Lola. Talvez fosse melhor vocês continuarem sendo enganados pela pessoa que criou o fake "Niemi". Lembrariam dela chorando,talvez até ficassem lembrando dela quando vissem alguma paisagem com neve... enquanto isso , ela estaria gargalhando pela facilidade com que ludibriou tanta gente. A verdade pode não ser legal, pode não ser bonita, pode até doer, mas é a verdade.

Anônimo disse...

roberto, eu até entendi no início essa coisa de querer mostrar que as pessoas sentiram uma morte que era uma farsa. isso é uma coisa.

mas, pra quem se diz tão ocupado, a coisa tá tomando rumos bem esquisitos. ninguém queria ser enganado. eu mesma fiquei triste de saber que uma pessoa relativamente jovem tinha sofrido tanto. fiquei puta pq mexeu em memórias recentes e dolorosas minhas.

mas, pronto. tá viva, ninguém morreu, tomaremos mais cuidado... o que vc quer além disso?

Bruno S disse...

Roberto,

você fez um tra balho legal em demonstrar que Niemi era um personagem, que não existiu. Parabéns.

Só que isso não te dá o direito de começar a fazer um monte de insinuações sobre outros comentaristas que seriam supostos personagens do mesmo criador de Niemi.

Muito menos o direito de querer que as pessoas sintam raiva ou ódio do personagem criado. Cada um reage como achar melhor.

E, sinceramente, chamar de panaca(alguém que disse que o outro não existia) é baixar o nível? Você anda sensível demais.

Anônimo disse...

Gente, vou dar mais um pitaco.

Assim que as suspeitas sobre a morte da niemi ser falsa se confirmaram, eu mesma realmente desconfiei daqueles que era MUITO próximos dela, a ponto de chorar e ficar mal e etc.

Pode ser algo meu, mas não me imagino ficando mal desse tanto por alguém que não conheci realmente, nunca vi, nunca quis me ver. POR ISSO desconfiei de toda aquela babação de ovo que o Roberto elencou acima.

Mas a partir do momento em que essas pessoas que adularam a Niemi voltam aqui para negar e PROVAR (a lola conhece; há fotos; etc), nao vou desconfiar mais. Relaxem e desculpem se acusei alguém que não tem nada de errado.

Mas LOLA e pessoas que estão com o discurso "não é nada tão importante". É sim, Lola. Você já deu muito mais bola para coisas menores que trolls faziam, já dedicou posts e mais posts para trolls que eram no máximo cômicamente idiotas, e nunca envolveram ou feriram o sentimento de ninguém.

Acho muito lamentável que vocês, e você lola, nem ao menos tenham se desculpado com o roberto, por que ele foi esculhambado no começo (até por mim) e acabou mostrando A MENTIRA que todos caímos.

Parece que vocês acham isso ruim, descobrir uma mentira...


Não faz sentido eu fazer um blog para discutir sobre fakes que comentam na Lola. Eu estou curiosa para saber quem são muito mais para mostrar que são fakes... Mas se voce está realmente incomodada com a nossa presença, eu me retiro e se algum dia descobrir algo importante sobre essa história, volto pra falar mesmo assim. :)

Sara disse...

Obrigada ai Dayane pela compreensão do que eu quiz transmitir.
Agora me desculpe se não é lisongeiro o que vou dizer sr Roberto Lima (esta melhor assim??)
mas me parece que o sr. tem serios problemas com compreensão de texto, em momento algum lhe exigi profundo respeito , nem teria porque, apenas queria que o sr entendesse que me senti ofendida e NÃO RESPEITADA, por ter MEUS textos transcritos pelo sr. aqui no blog, com a intenção de levantar suspeitas de que eu fosse um fake.
Sou mais manjada do que moedinha de $1,00 nesse espaço e achei um absurdo suas suspeitas, no principio até brinquei com o sr.mas depois que vi o que o sr. estava tentando fazer, achei que havia passado das medidas, e reagi de acordo.

Anônimo disse...

Mariana

Meus questionamento ao Roberto não tem a ver com o fato de ele ter descoberto uma mentira. O que eu questionei desde o início foi a postura dele, a abordagem. Pode ir lá no post "a partida de niemi" e conferir.
Não retiro nada do que eu disse (ok, retiro o que disse sobre ele ser um fake suspeito, pq esses achismos são um saco mesmo, mesmo que a postura da pessoa seja questionável), a única coisa que mudou é que agora sabemos que Niemi era um fake.

Nisia disse...

Olá!
Com licença...
Sou leitora, mas não comentarista.
Já passei por uma experiência antes, como essa, de ter alguém usando um "fake" para fazer coisas que queria ocultar, e que acabou me prejudicando indiretamente.
Demorei mais de seis meses caçando, até encontrar a pessoa de verdade. Demorei, mas consegui juntar elementos e indícios suficientes para ligar a pessoa fake à pessoa real.
É possível fazer isso. Dá trabalho, mas dá para fazer.
Todo mundo deixa rastro, de um jeito ou de outro.
Enganar e fazer os outros sofrerem, essa novela mexicana de doença, foi muito, muito feio.
Não criei nenhum vínculo emocional com essa moça Niemi. Mas isso não é uma brincadeira inocente, e confesso que estou bem aborrecida.

Anônimo disse...

Errata: meus questionamentos.

Também não vi falta de respeito por parte da Sara. Foi uma reação bem proporcional as indiretas do Roberto.
Não falo isso por ser uma bajuladora, já que tive desentendimentos com a Sara e até já fui bem grosseira com ela.

La Mamacita disse...

Acho que sei por que o Dr. Lima não gostou de mi: eu fiquei dizendo que a doença de Noemi foi mal pesquisada –pela Noemi- e que na criação da personagem tinha um erro de diagnostico e um erro de tratamento. Isso pra qualquer pessoa é um comentário que pode estar certo ou errado, mas só vai se sentir ofendido quem trabalha na área de saúde. Desculpe se este é o caso. Não vou dar mais pitaco.
Mas não é pelo que aconteceu com a Noemi que vou desconfiar das pessoas. Nada disso.
Agora que voltei a comentar vou contar que estou com muitas saudades dos amigos virtuais de antigamente. A Lolla Moon e seu belos gatos, sempre acompanho no seu blog. É um deslumbre visual. Adoro. E as fotos são da própria Lolla. A Suzana Elvas e suas filhotas também acompanho. Ela escreve como poucas pessoas conseguem. A Valeria Shoujofan, uma querida, aparece sempre, uma especialista em mangás. O Giovanni Gouveia que amo, com sua mulher e seu filhinho Danton também. O Vitor Ferreira aparece pouco mas sempre tenho noticias dele pelo blog dele. A Somnia, bela artista e bela pessoa. A Bau.
Mas quantas outras pessoas queridas estão sumidas: O Cavaco, o Massegui, a Tina Lopes e sua filhinha maravilhosa, a Ciça – e sua gata Mimi, a aranhosa-, a Kaka que foi no Kruger, a L Archilla, a Fátima da Laguna, a Samantha, a Marjorie que está na Europa falando magyar, né? E tantas outras pessoas que eu quero. E que agora de pronto não me lembro. Mas basta ler um comentário que volta logo o carinho.
Vamos enfrente, pessoal. Sem desconfianças, sem mágoas, sem rancores. A vida é bela e o blog da Lola é uma benção. Mesmo que eu seja suspeita pra falar porque sou, de fato,a mãe da moça, La Mamacita.

PS Saudades das sua crônicas de cinema, Lola.Sinto falta.

Anônimo disse...

No começo, eu até entendi a intenção do Roberto Lima em esclarecer essa história para os leitores do blog. Mas agora eu acho que ele perdeu a mão e ficou completamente obcecado com isso.
Pra falar a verdade, por mais que alguns tenham se afetado pessoalmente com o que aconteceu, ele está dando muito mais importância pra situação do que ela realmente merece. Aliás, não só ele, mas alguns outros tbm.
A Niemi não roubou nem matou ninguém. Só mentiu na internet, como milhões de pessoas já fizeram (eu inclusa) e/ou continuam fazendo.
Sim, eu sei que ela mexeu com o lado emocional de muita gente e gerou comoção, mas pelo amor de Deus, GET OVER IT. Se decepcionar e lidar com as mentiras alheias faz parte da vida. Se as pessoas inventam histórias o tempo todo no convívio social, olhando no teu olho, imagine na internet!
E visto que mentir é uma característica humana que jamais será controlada, o que as pessoas devem fazer é simplesmente serem mais criteriosas na hora de dar ouvidos ao que os outros dizem. Só isso.
Agora vamos parar com essa paranóia nos comentários ou daqui pra frente só pode comentar com RG e CPF pra não ser fake?

Anônimo disse...

"Sou mais manjada do que moedinha de $1,00 nesse espaço e achei um absurdo suas suspeitas"

Olha, Sara. A Niemi tbm era. E todo mundo tbm achou um absurdo as primeiras suspeitas.

Quero dizer que não estou desconfiando de você, mas nao por esses motivos que você apontou, porque não querem dizer nada. E sim porque pessoas te conhecem e tals.

Anônimo disse...

Oi Lola. Eu , em minha opinião, concordo com a Mariana no que ela diz que “Parece que vocês acham isso ruim, descobrir uma mentira...” Nem sei exatamente quem em específico, mas, nesta caixa de comentários isso às vezes deu impressão. Desculpe se vc não concordar com isso. Não gostei do tom taxativo do Roberto, tb acho que ele afirma coisas sem provar de forma arrogante, mesmo assim, deu às vezes impressão de que alguns ficaram mais irritados com ele ou a busca do que a situação. Também não acho que deve ter uma caça às bruxas (embora ache tb que a verdade e honestidade deveria sempre prevalecer).
Vc me ensinou uma coisa neste blog Lola, que, (mais ou menos assim que vc diz acho), o desfavor para o feminismo não é tal o tal corrente ou feminista, mas o machismo! E eu acho isso muito lindo, porém pensando neste caso- se me permitir um paralelo de raciocínio- ainda que podemos criticar o tom e determinada acusação do Roberto, ou alguém que levantou suspeitas nada a ver da morte de Niemi, não podemos esquecer q quem criou toda a situação foi uma pessoa que criou um fake chamada Niemi e magoou muita gente, não quem está investigando este fake. Desculpe se estiver totalmente viajando e errada, mas, para mim, pelo menos deu sim a impressão de que incomodou mais quem estava atrás da verdade do que a situação fake criada..(e sim, concordo que , nesta altura, talvez não tenha mais o que fazer..). Só pensei isso porque doeu muito a morte da Niemi para tantos e depois pareceu que “ah, não importa gente...”. Talvez seja o jeito de cada um, mas para mim, isto importaria bastante, principalmente se soubesse que a pessoa continua aqui fazendo isso..Beijos
(Vivi)

Dayane disse...

Mariana, não é isso. Foi bom todos tomarmos conhecimento sobre a história da Niemi. Mas o caso é aque ela foi UM perfil fake que usou de má fé. Não significa que todos os perfis fakes daqui façam o mesmo, que é o que o Roberto está insinuando.
Descobrimos, não descobrimos?Eu fiquei bem chateada com a história, mas a vida continua, gente!Não é questão de não querer saber a verdade, mas questão de deixar o barco andar!

T. disse...

Bom, vou dar alguns pitacos por aqui, já que o estranhamento que esse post me causou me levou a acompanhar a caixa de comentários aqui.

1- Li esse post e me senti absolutamente pedido, sem entender nada. Fui então ao post anterior e li o ponto em que começaram os questionamentos e o levantamento de indícios. A curiosidade falou mais alto e comecei a acompanhar a caixa de comentários por aqui também.

2- Há indícios suficientes de que a história inventada pela pessoa que assinava como Niemi é falsa. Aliás, indícios tão fortes que motivaram esse post, cujo título é "Minha impressão: Niemi vive".

3- É provável que a pessoa que assinava como Niemi esteja lendo esses comentários e posts. Mais do que isso, não sei supor.

4- Normal que, diante disso, haja um pequeno sobressalto sobre quem são fakes entre os comentadores ou, eventualmente, se haveria comentadores fakes criados pela mesma pessoa que assinava como Niemi.

5- Absolutamente normal que pessoas venham aqui dizer: eu não sou Fake, a Lola me conhece, embora eu prefira não revelar minha real identidade por trás do meu perfil aqui nessa caixa de comentários.

6- Ser apontado como possível fake, ou dizer que as suspeitas levantadas não têm fundamento fazem parte. Ou há problemas nisso?

6- É nonsense uma parte da discussão que se trava depois. Além disso, talvez o assunto tenha esgotado, não é? Diante do panorama que temos até agora, ainda há alguma coisa a se fazer?

8- Minha impressão sobre boa parte dessa discussão: Much ado about nothing.

t.

Tamires Ilves disse...

@ Roberto,

"Como é que alguém que apenas "conversou um pouco e é só" consegue saber se uma pessoa PENSA em finlandês ???"

Lendo-lhe os textos, naturalmente. Análise do discurso, já ouviu falar?

Eu não entendo por que isto que eu escrevi o incomodou e a um anônimo. Eu estava só tecendo suposições, baseada nos meus parcos conhecimentos de aluna de Comunicação Social e estudante de finlandês desde 2009. Inclusive, me parece que deixei claro que eu também tinha motivos para crer que a pessoa por trás da figura não era finlandesa. Entretanto, alguma ligação com a Finlândia provavelmente havia.

Lamento por colocar isto... mas o senhor me parece, pelo volume dos comentários assinados pelo senhor, ter bastante tempo livre para um médico.


Lola, obrigada por ter se manifestado. E La Mamacita, obrigada por cuidar da moderação.

lola aronovich disse...

Bom, gente, já estou cansada deste assunto. Este meu post, dizendo que eu acho que Niemi não morreu, já tem 5 dias, e o que surgiu de novo de lá pra cá? Nada. Mas muitas suspeitas foram e continuam sendo levantadas sobre outros comentaristas, sem nenhuma prova. E nem sabia que essas pessoas tinham feito algo errado e estavam sob suspeita. Não tem nada a ver com querer ou gostar de ser enganada. Ninguém gosta disso. Como eu já disse, fico feliz que uma jovem de 26 anos de fato não morreu, mas também fico feliz que chegamos à conclusão que fomos enganados. Não fico feliz de ter sido enganada! Mas de ter chegado a algum tipo de conclusão, o que em inglês de chama “closure”. Pra mim o caso acabou. Se vcs de algum modo descobrissem que um blog ou twitter ou orkut tal fosse da pessoa que assinava como Niemi, o que vcs fariam? Iriam lá xingar a pessoa? Porque eu não tenho nenhum interesse em fazer isso. Não estou dizendo que vou passar a mão na cabeça de uma pessoa que mentiu (pelo menos sobre sua morte, sobre todo o restou eu não sei) pra tanta gente, mas simplesmente não participo de linchamentos. Concordo com o que alguém, não lembro quem, disse vários comentários atrás: que existe diferença entre pseudônimo e fake. Fake é quem finge ser algo ou alguém que não é, como um mascu se passar por feminista (o que deve ser beeeem difícil com a inteligência limitada de um mascu, convenhamos). E vcs não fazem ideia de como tem gente que vive querendo trollar este blog. Um dos grupos é do BRChan, 4Chan, Raios que o Parta Chan, que é um grupo de anônimos que gosta de trollar sites e blogs somente pra gerar “lulz”, como eles chamam (é isso?). Eles me trollaram recentemente, e já tentaram de novo. E eles querem sangue, algo como eu brigando com o Olavo de Carvalho. O que quero dizer é que tem problemas mais importantes por aqui que a não morte da Niemi.

lola aronovich disse...

Mariana, eu já escrevi dois posts sobre isso, mais um montão de comentários. Acho incrível que tenha gente criticando o meu “silêncio” a respeito do assunto. É difícil, sabe? Se eu me calo e não respondo cada comentário, eu estou fugindo do assunto e não dando importância a ele. Se eu respondo, estou sendo grossa e armando barraco.


E mãe, agradeço se vc não citar pessoas que não comentam por aqui faz muito tempo. Algumas dessas pessoas que vc citou gastam, ou gastavam (não acompanho) muito tempo falando mal de mim. Todo mundo tem mil e um motivos pra parar de ler um blog, qualquer blog. E isso é muito comum num blog que já está caminhando pro seu quinto ano de existência. Mas fica parecendo que algumas pessoas não se contentam em só parar de ler o blog. Como o blog cresceu, e elas não, precisam falar mal. É uma coisa estranha. Eu também não leio mais blogs que lia há cinco anos, mas nem assim falo mal deles, ué. Melhor parar de falar, que só esse pedacinho já vai servir de fofoca prum montão de gente por uma semana.

Anônimo disse...

La Mamacita é muito fofa! *_*

Anônimo disse...

Já que estão citando Agatha Christie, nos livros dela o assassino é sempre quem menos se espera (eu pelo menos nunca descubro antes do fim kk) então nesse caso seria a Lola muahaha

E não sou troll não, pelo contrário, adoro esse espaço (apesar de que os trolls vem tanto aqui que devem gostar também) só estou querendo dar uma descontraída no pessoal, o clima tá meio tenso aqui.

Na verdade seguindo o estilo da Agatha, mais surpreendente seria a niemi existir e outro alguém ter forjado a morte dela por vingança. Já as pessoas da história (nós aqui) achariam que o dr roberto seria mais provável, por estar mexendo tanto nisso. Ou as moças que estão bem revoltadas. Ou eu, por não ter aparentemente nada a ver e mostrar despreocupação com tudo. Por isso que eu adoro essa escritora haha

Mas sério gente, por mais que eu esteja achando interessante, vamos seguir a vida, quem quiser fuçar, que o faça, só que sem tanta importância.

ps: mas se descobrir tem que contar pra nós, beleza?

Pirulito disse...

Pirulito
se a Lola deixar o dr. roberto postar o que descobrir..............

Anônimo disse...

Para quem acha que as idéias de Niemi eram sinceras, um tanto quanto estranho para quem defende o feminISMO:

"eu acho esse xiitismo um saco, alias, tudo que é fanatico. tudo que tem "ismo" é um saco, muito careta."
Da Niemi, em: http://sweetgirlbad.blogspot.com.br/2010/10/barbara-do-medaumespresso-falando-de.html

Anônimo disse...

Para quem acha que a pessoa é finlandesa, mais um ato falho:

"Tive pouco contato com o português durante a infância, tirando os livros do Paulo coelho (vc's o menosprezam aqui, mas lá ele tem estantes inteiras SÓ para os livros dele, ele é muito famoso e respeitado por lá).Eu lia em finlandes mesmo mas tinha curiosidade de saber uma palavra ou outra e perguntava pro meu pai,ele tb ouvia muita bossa nova e MPB eu gostava, ele traduzia algumas letras pra mim, lembro que a primeira letra que eu entendi msm foi "Lilás" do Djavan..rs mas não passava disso. Mesmo pq minha mãe tb não gostava muito de ouvir ele falando em portugues com um amigo dele que trabalhava com o trator de neve... ela não entendia nada, óbvio, e achava que eles tavam comentando dela sempre."
De Niemi em http://altusnefelibata.blogspot.com.br/2011/09/espera-de-um-milagre.html

Depois aqui, em um comentário, ela fala que a mãe ouvia um radialista brasileirO;
"Minha mãe escutava esse Antonio Carlos, ele é um retrogado, quando ele noticia uma matéria que fala de violencia (assalto, assassinato essas coisas) dá pra ver claramente que o discurso dele é de um reaça."
http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2011/09/leticia-e-os-machistas-ridiculos.html

Anônimo disse...

Por que quem desconfia que o Dr. Roberto Lima seja um fake não investiga? As informações que ele deu foram muitas ó:
- dois dos nomes reais dele são Roberto e Lima;
- é médico;
- trabalha em um hospital que faz transplantes( isso reduz bem os possíveis hospitais);
- no perfil dele diz que é de Curitiba( isso reduz ainda mais a pesquisa);
- ele, segundo as informações que deu( 40 de atuação como médico, netos, 20 anos de uso de internet) deve ter quase ou 60 anos.
Quem estiver disposto já tem muito material aí.
Quanto a Niemi, pensei uma coisa, a foto que ela usa no twitter não parece com a outra, que descobrimos que era da Layane. Os olhos são maiores, a sobrancelha mais arqueada, o rosto mais fino o nariz maior e mais magra(quem gosta de desenhar observe e diga o que acha das linhas das duas fotos). E essa do twitter pesquisada no Google imagens só aparece vinculada a própria Niemi. Algumas pessoas, já tive amiga que fez isso nos tempos do finado orkut, pegam fotos de outras pessoas que parecem com elas e colocam no perfil(no google imagens tem esse recurso, imagens semelhantes). A dessa minha amiga era um perfil de uma garota tão parecido com o dela que todo mundo achava que era ela mesma. Vai que a foto do twitter é da Nieme(ou seja lá que nome ela tiver) de verdade. Vai saber, né? Só mais uma hipótese maluca.
Maria Tereza

Agatha C. disse...

A Lola "falou" com o Lord Anderson após a notícia "da morte" da Niemi, esse "falou" é bater papo pela net ou ver realmente o rosto da pessoa e ouvir a voz via skype, saber onde a pessoa mora? Qual o problema em que Lola saiba no privado onde esse pessoal que não é fake mora?

Julia disse...

Eu não tenho o talento de alguns aqui pra pesquisar fake se não eu pesquisava o Dr Roberto. Já postei aqui minhas desconfianças sobre ele, já mudei de ideia, agora não sei o que pensar... Mas que o fake Niemi seria capaz de criar outro fake (com historia, profissão e tudo, não só um nome aleatório) pra movimentar a discussão sobre ela, eu não duvido nada. Eu também não vou começar a desconfiar das pessoas depois dessa história, eu já faço isso faz tempo. Desconfio de todo mundo até que me provem o contrário. Talvez por isso seja tão difícil me enganar.
Vou postar "anônima" por que não quero o fake fuçando o meu perfil, não tem nada nele, mas é bom não facilitar, né?

Anonimania disse...

Se o dr. Roberto Lima for um fake da fake Niemi, podem apostar que por trás do fake Niemi existe um homem.

Roberto Lima disse...

Eu havia decidido parar de postar, porque parece que, uma vez exposta a farsa da Niemi, muita gente acha que está tudo encerrado. Mais ou menos como o caso Cachoeira x Demóstenes: detonem o Demóstenes, mas deixem o resto da turma em paz.
O fato é que aqui, da mesma maneira que em vários outros lugares da Internet, há os chamados "fakes do bem" e os "fakes do mal", ou trolls, ou qualquer outro nome. Aqueles que se julgam "fakes do bem" não admitem qualquer questionamento a seu respeito, afinal são "do bem", não é mesmo?
O problema é que a qualquer momento um desses fakes pode começar com essas tramas de novela mexicana novamente, e muita gente vai cair de novo. Então, gente, aqui fica um conselho: se alguém aparecer com uma doença, peçam informações. Afinal vocês são "amigas ", não é mesmo? Uma pessoa que é amiga de verdade não vai ficar se esquivando a , pelo menos, uma visita no hospital, ou um telefonema...
Quanto à ideia de quem achou que eu pudesse ser um fake da Niemi...eu jamais erraria na parte médica .

Daniela disse...

Lola, tenho acompanhado toda essa história maluca. Me tocou muito isso tudo porque já fui vítima de um psicopata que conheci pela net e que, como a Niemi tinha um discurso totalmente coerente, era carismático, inteligente e enganou não só a mim mas minha família e amigos por muito tempo. Ninguém, nunca, desconfiou dele. Quando descobri tudo fiquei um tanto paranóica sim, queria desvendar aquela mente insana, saber as razões que o levaram a agir de tal forma. Passado algum tempo a ficha caiu e percebi que minhas energias deveriam ser gastas apenas em refazer a minha vida e seguir em frente, com disposição para continuar amando, vivendo intensamente e sendo aberta e verdadeira com as pessoas. Foi exatamente o que aconteceu e hoje estou mais feliz do que nunca, amando e sendo amada de verdade.

Bem, já nos vimos pessoalmente. Eu sou a primeira pessoa pra quem você deu autógrafo na Livraria da Vila. Te dei um material da ONG onde trabalhava e pedi para dividir a dedicatória com a minha amiga Ana Carolina (inclusive queria dizer que amei você ter colocado nossa foto em dois posts, ficou realmente muito boa, um abraço caloroso e espontâneo).

Nessa ocaisão falei com você do fato de eu ter parado de comentar aqui - embora continue leitora assídua - por ter esgotado completamente minha paciência com essa mala desocupada da LisAnaHD. Lembro que você, sempre tão elegante, me disse pra deixar de lado, continuar participando, e que apesar de muitas vezes tbm não concordar com as opiniões dela não achava que fosse má pessoa.

Bom, a bajuladora desequilibrada parece ter voltado com força total. O que é uma pena, porque o (bom) debate fica muito prejudicado. Tipos como ela são especialistas em tumultuar, e o pior é que acabam encontrando quem lhes dê ouvidos - essa intragável da Mariana, por exemplo.

Sejam fakes ou não, não importa. O fato é que os debates enriquecedores estão cada vez mais raros, o que é uma pena.

Em relação à Niemi, concordo totalmente com sua postura. Já sabemos o que devíamos saber, todo o resto agora serve apenas para satisfazer a sede de linchadores, paranóicos, tumultuadores, urubuzada, desocupados e fãs de Agatha Christie.

Anônimo disse...

Nossa, gente, agora estou muito preocupada mesmo, porque me chamaram de intragável, vou lá chorar e já volto.

Sherlock Holmes disse...

"The world is full of obvious things which nobody by any chance ever observes.You see, but you do not observe. The distinction is clear."

Anônimo disse...

Mariana, achar vc intragável mostra muito sobre a pessoa que diz te achar intragável basta reparar no mimimi que ela escreveu e ainda atacando outra pessoa que nem tem aparecido por aqui.

De outra abordagem, gente psicopata é má por natureza, mas consegue fazer se passar por boa, consegue conquistar a simpatia e confiança alheia com maestria e quando quer acabar com o relacionamento sabe machucar a mais não sangrar. Gente psicopata mantém seus relacionamentos somente como lhe satisfizer e pelo tempo que lhe for conveniente. E retorna quando lhe aprouver e sabe reconquistar quem tanto machucou e consegue o intento! Sempre? Quase sempre!!!

Cássia disse...

Há alguns anos, o leitor de um blog que eu tinha (e apaguei faz tempo) inventou um personagem para me conquistar. Foto roubada, nome falso, curso falso na faculdade, local falso de trabalho. Tudo pensado para me agradar. Chegamos a conversar por telefone e volta e meia ele soltava um "me perdoa?" Até o dia que ele me contou: eu conversava com o "original" e o "fake". Achava que eram dois rapazes diferentes. Eu me senti tão enganada, tão usada... Lembrei disso quando li os dois posts. Imaginei se realmente essa história da doença e da morte forem mentira. Não tem tamanho isso! Por mais que vocês digam "Ela teve os seus motivos", não vejo motivo para enganar tantas pessoas que se importam com você e te querem bem. A única coisa boa é que, se for mesmo mentira, ninguém morreu, tampouco sofreu tanto com uma doença. Para além disso, a questão é bem séria. E nem vou entrar na questão de mentir na internet porque é apenas extensão do que muita gente faz fora daqui. Mas isso é outro assunto que nem cabe discutir. Tomara que a verdade venha à tona, para pelo menos quem a adorava ter tranquilidade de saber o que realmente aconteceu.

Anônimo disse...

a Mariana, intragável??? caramba, assim fica difícil.

ZH disse...

faz alguns anos, no chat do Terra, e me dei conta d q meu nick era neutro somente qdo a moça c/ qm eu teclava entrou no privado pra me dizer q nunca havia conhecido um homem assim inteligente e sensível e ela queria trocar e-mail comigo, gelei !! sou mulher e a moça me tomou por um rapaz, desconversei pra não deixá-la s/ graça. uma moça querida no chat e muito boa de papo, de nick Marta ou Martha e tinha um blog "Tudo o que é sórdido se desmancha no ar" (isso tem de 6 anos pra mais). eu poderia ter criado uma conta de e-mail fake e continuar c/ o contato. a moça estava na casa dos 30, professora de segundo grau, altamente politizada, o pessoal do chat gostava bastante dela, bem poderia fazer parte daqui do blog. tb fiquei s/ jeito d dizer q sou mulher pra não constrangê-la pq eu a estava consolando da filhadaputice q um cara tinha aprontado com ela ou c/ alguém do bem-querer dela. se ela soubesse q sou mulher e viesse me cantar, então eu continuaria curtindo a conversa pq ninguém estaria enganando ninguém.

tenho facilidade p/ me comunicar usando um tratamento neutro e isso desenvolvi pq em sala de chat se a mulher é inteligente e intelectualizada e passa a ter algum destaque, outras mulheres a tomam por metida e começa a guerra de nervos, mas se pensam q é um cara daí acham legal. os caras qdo acham outro cara inteligente tudo bem. se sacam q é mulher, passam pra cantada. relacionamento é difícil pra caramba. por isso muita gente prefere viver só e não apenas morar só, mas viver isoladamente. colega d trabalho não passa d colega d trabalho. nem amizade c/ vizinho. mas é óbvio q o ser humano é um bicho social e s/ o contato c/ outros para a maioria fica difícil viver.

Selena disse...

Que lindo!!! A LisAnaHD vindo se defender e defender a "intragável" Mariana. kkkk

Levou "pito" da Lola denovo, e deve tá com vergonha de aparecer.kkkk

E, Mariana, na boa.... você deveria ir chorar no quartinho, mesmo. Só assim, o blog voltaria a normalidade.

OX disse...

Esse dr. Roberto é tão esquisito!!! Disse nos primeiros comentários, que era leitor, mas comentava pouco ou algo assim....

Deve ser uma pessoa muito ativa, inteligente, médico (trabalha em um hospital que realiza transplantes). Portanto, uma pessoa ocupadissíma. Então, por que essa obssessão toda, por um fake na internet? Tá se aposentando? Por que anda muito "ocioso", viu?

Às vezes, penso que ele é a própria Niemi, tentando reviver, a qualquer custo. Algo, tipo: "fale mal, mas falem de mim."

Por que essa insistência no assunto, não me parece normal, não!

Enfim... parece que alguns aqui andam assistindo muita série policial, pra ficarem tão paranóicos.

Selena disse...

Fui má, mas é assim que me divirto.

Selena disse...

* de novo

Anônimo disse...

Se a sua diversão é ser "má" em um blog, atacando desconhecidos em plena sexta feira a noite, sua vida anda pobre de emoções, Selena.

Roberto Lima disse...

Eu realmente sou muito ocupado. Mas o dia tem 24 horas, e escrever um comentário em um blog toma dois ou três minutos. Uma pesquisa em um mecanismo de web search ( não o Google, que é muito fraquinho) demora segundos. Então, em dez minutos dá para fazer muita coisa. Como eu disse, eu dava uma lida no blog da Lola há algum tempo ( acho que desde o post da amamentação) e comentava de vez em quando. E essa história médica cheia de erros me chamou a atenção.Foi assim que descobri o fake que se passava por "Niemi" .E não há obsessão nenhuma. Quem insiste em tentar "reverter" a história e fazer a fake "Niemi" parecer simpática é que está obcecada, porque sua trama foi descoberta.Eu até já tinha encerrado minha participação aqui, mas sempre tem um fake da Niemi tentando fazer a história dela ser "verdade".

Sara disse...

Roberto espero q vc tenha se convencido de q não sou "mais um fake da Niemi".
Mas agora falando sério, se vc tem uma vida produtiva e normal, chegou a hora de esquecer dessa história toda.
Parece q vc não leu todos os comentários, mas muitas pessoas te agradeceram por vc ter sido tão perspicaz, inclusive eu depois do choque inicial, afinal a Niemi era , sim, muito querida.
Eu como muitas outras pessoas aqui , ja tiramos desse episódio tudo o q se poderia tirar, porque vc não faz o mesmo?
Sera q o que vc esta procurando é uma vingança da pessoa q usava o nome de Niemi??
Bom se é isso vc tem alguns que postaram aqui, que tb tem esse desejo, mas a maioria como eu sentiu até um certo alivio por vc ter feito as descobertas que fez, afinal uma morte é muito pior do que qualquer orgulho ferido, ou desapontamento ok?
Parece q de todos os comentaristas aqui desse blog, vc foi o mais afetado, e as coisas que vc tem postado estão beirando a paranoia.
Sei q vc não tem muita simpatia por mim, e não por esses ultimos acontecimentos, ja ha muito tempo atras vc manifestou uma vez seu desagrado com minhas ideias, mas nem lembro mais sobre q assunto foi, e nem respondi a vc, pq considero que vc tem pleno direito de pensar a sua maneira e bem diferente de mim.
Mas apesar dessas besteiras não lhe quero mal, cuide-se melhor, e esquece essa historia infeliz.

Anônimo disse...

Dr. Roberto, fakes da Niemi não vão acabar até Niemi reaparecer sob outro fake que tome a atenção do pessoal e ela se firme como comentarista assídua novamente.

Sinceramente disse...

Agradecimento expressa humildade, humildade em reconhecimento pelo outro. O outro pode ser uma pessoa ou pode ser uma entidade por trás da qual há pessoas, porém anônimas; o outro pode ser Deus, entidade infinita, porém não crido por todos; o outro pode ser o Universo, infinito em si mesmo.

Expressar humildade nem sempre é fácil. Lembro-me de quando li um dos livros da série Joshua, de Joseph F. Girzone. Josua, personagem central do livro, tem o caráter acima de todo mal; tem o caráter que Deus intentou para o ser humando, quando da sua criação. Ainda assim, no contexto do livro, Joshua é a mais comum das criaturas, a mais simples e singela, a mais sábia e a que menos demonstra letras. Humildade é o que o livro ensina e humildade é o que mais precisamos aprender.

Aprender a humildade ensinada no livro de Provérbios, do Velho Testamento; a humildade em nem sempre dizer tudo o que pensamos sobre um determinado assunto e, menos ainda, pior ainda, ser um desafio ao que pensam e sentem outras pessoas quando esse pensar e esse sentir alheio estiverem isentos de fazer o mal.

No assunto do post, humildade é entendermos quem sente falta da Noemi e nutre bons sentimentos pela Noemi. Humildade também é não se aborrecer com dr. Roberto e deixá-lo prosseguir com sua busca. Como médico e como pai, dr. Roberto apresentou argumentos suficientemente fortes para ter motivos em averiguar a fundo quem esteve e ainda está por trás de Niemi. Dr. Roberto chegou aqui demonstrando boa intenção e até mesmo entendendo o apreço que o pessoal do blog expressa por Niemi. Portanto, humildade cabe a mim, a você, a nós. Agradeçamos ao blog que nos permite um espaço em comum e respeitemo-nos mutuamente.

Igualmente disse...

Realmente, aqui, por onde se critica tanto o errado que acontece lá fora, existem pessoas que tratam umas a outras com tanta grosseria! Os ânimos se alteram e a pessoa não pensa em nada a não ser em dar o troco no preço em que ela mesma avalia a ofensa que lhe feriu o ego. Não devemos humilhar ninguém e menos ainda em público. Talvez fosse bom lembrar a todos que boas maneiras são a manifestação do respeito e consideraçao que temos pelos outros.

Anônimo disse...

Selena, não vou me rebaixar ao seu nível, mas fica a curiosidade. De que modos minha participação nesse post afeta a ~~normalidade do blog? que eu saiba a lola continua postando diariamente e vários leitores comentando. Nada mudou.

Quem afetou a normalidade aqui foi a pessoa por trás da Niemi, que inventou toda essa história. Vamos, por favor, parar com a tentiva de inverter as coisas por aqui... Isso é vergonhoso (ainda mais vindo de alguém que assina com um nome que não tem a menor chance de sabermos se é verdadeiro. se quer atacar alguém que mostra a cara e o nome real, primeiro aja da mesma forma).

S. disse...

Olha, eu sou uma lurker deste blog há alguns anos e lembro de ver a Niemi comentando aqui. Achei triste quando vi a notícia da sua dita morte mesmo sem conhece-la, mais pelo fato da idade etc. Só por isso mesmo, ninguém gosta de ler sobre alguém com vinte e poucos anos ter morrido de câncer.

Resolvi parar e ler os comentários deste post hoje (tempo sobrando). Drama e especulações à parte, alguém postar com um perfil fake é coisa bem comum, acontece todo dia, nada de extraordinario. O chato é se ver que alguém pegou a foto de outra pessoa sem o consentimento dela e, na hora de parar de escrever, resolver matar o personagem ao invés de sumir e pronto. Desnecessário isso, e toda e qualquer mensagem positiva passada por essa pessoa acaba meio que manchada por esse jeito de dar um fim ao seu personagem.

Acho que a melhor coisa que a gente faz é tratar os seus amigos virtuais com respeito, não precisa se ter medo de se abrir e fazer amizades, mas também não levar muito a sério tudo o que se lê a menos que você tenha evidência de que o que aquela pessoa está te dizendo é baseado em algo real. Eu, pelo menos, não considero ninguém efetivamente um amigo mais chegado sem ter visto a pessoa pelo menos vídeo (via skype, por exemplo) ou ter número de telefone, fotos (no plural e diversas), qualquer coisa mais concreta.

Só resolvi comentar por ter visto algumas pessoas demonstrando esse choque por terem se apegado a alguém "que não existe" (bem, existe, mas não se representou de forma completamente honesta) e com medo de fazer amizades virtuais por conta disso. Não acho que há motivo pra ninguém ficar com pé atrás, ou com medo de ser enganada... É só ter a mesma prudência de não se apegar a alguém sem conhecer direito do mesmo jeito que nós somos cautelosos com os desconhecidos offline.

Marajá disse...

Mariana, essa selena vai ser faz parte do esquema niemi.

/oo\ disse...

Niemi vive e viverá para sempre porque ela continua na extensão de todo o amor que ela deixou em páginas virtuais. Lutem o quanto quiserem para destruir a imagem dela e será uma luta inócua para os que a amaram e ainda a amam. Ela entendia o ser humano como bem poucos conseguem entender e até mesmo o que a geografia desempenha na formação do ser humano, ela tomava em conta antes de se pronunciar sobre alguém que parecesse uma pessoa difícil. Uma vez, me disse Niemi, que nunca moraria em Brasília. O homem destruiu o cerrado para torná-lo mais árido do que algum dia a natureza conseguiu fazer daquela região. As pesssoas, em Brasília, não conseguem sua plenitude porque vivem numa cidade contra o ser humano, me disse Niemi.

Anônimo disse...

Claro que ela entendia o ser humano. Enganou boa parte dos que a conheceram por muito tempo. Usou esse conhecimento para ferí-los, machucá-los.

A falta que ela vai fazer é menor que o mal que ela causou.

Roberto Lima disse...

O fake Niemi não amava ninguém; pelo contrário, o que ela espalhou foram mentiras sobre mentiras, decepções e muitas lágrimas que foram derramadas sem motivo algum. Pessoas que confiaram nesse perfil falso e que certamente ficaram indignadas com a total falta de escrúpulos que essa pessoa apresentou. Uma conduta totalmente anti-ética neste e em outros blogs, associada à falsidade ideológica. Não "viverá para sempre" porque jamais viveu realmente. A máscara caiu; cada frase postada em qualquer um de seus blogs, cada palavra escrita nos blogs da Lola e de outras pessoas que ela enganou, permanecerão como prova do quanto uma pessoa pode ser falsa , fria, calculista e inescrupulosa a ponto de forjar uma falsa doença e uma "morte" , apenas para gargalhar enquanto as outras se condoíam e vertiam lágrimas sinceras. A farsa foi descoberta, e esse perfil fake de nome errado ficará na lembrança de todos como alguém a ser lembrado apenas para que não caiam novamente em uma história macabra desse tipo.

/oo\ disse...

Querida Niemi,
Todos os dias, até quando se descubra sua verdeira identidade, estarei aqui para preservar sua memória. Você vive através de Layanne, a verdadeira moça cuja foto te fez conhecida no mundo virtual. Todos dias, até quando se descubra sua verdadeira identidade, postarei algum pensamento de amor e solidariedade em sua memória, querida Niemi.

Roberto Lima disse...

Pois é, /oo\, então reze:
"
Salve, Santa Niemi,que estais na Finlândia
Livrai-nos do maléfico Dr. Roberto, que espôs sua magnificente farsa.
A vós bradamos os degredados de Rovaniemi.
A vós suspiramos, gemendo e chorando
neste vale de lágrimas,suspiros, ais e tais.
Eia, pois, fake maravilhosa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai-nos ó peninsular perfil,
benditas palavras , doces mentiras,
Ó doente, ó transplantada ,
Ó doce sempre hepatítica e cremada fake Niemi!"


Tem dó, né?

Julia disse...

Ih, meu pai do céu. Será que é a própria Niemi que está postando com o nick dos dois petinhos( /oo\)?
O que significa isso gente? --> /oo\

A criatura endoidou de vez.

Julia disse...

Ih, agora só pode postar com o perfil do google, Lola?
Dois peitinhos não vai mais postar então.. Que chato. Vamos rezar por ela/ele.

lola aronovich disse...

Ju, não é só gente com conta do Google que pode comentar. Na opção de SETTINGS, pra decidir como um blog quer seus comentários, uma das perguntas é WHO CAN COMMENT? Aí as opções são as seguintes, da maior liberdade pra menor:
Anyone – includes anonymous users
Registered user – includes openID
User with Google Accounts
Only members of this blog
Geralmente eu seleciono a primeira (qualquer um, incluindo anônimos), mas quase sempre os comentários anônimos são tão inúteis e/ou covardes que estou pensando seriamente em rever isso. Daí eu seleciono o segundo que, como vc pode ver, não diz que é só gente com conta no Google que pode comentar.
E gente, vcs não cansaram desse assunto da Niemi não?

Anônimo disse...

hhhhhhhhahahahaha rindo do roberto lima poeta!

Anônimo disse...

PS: 'mamilos polêmicos'. A niemi adorava isso.
você é a niemi, né?

Lord Anderson disse...

Caramba, só agora vendo que mencionaram meu nome um monte de vezes aqui.

Bem, não sei como provar que não sou fake, meu nome é mesmo Anderson, mas não sou Lord , como alguns talvez tenham advinhado.

Sobre a acusação do Roberto, não eu não sabia que a historia da Niemi era falsa. Nunca imaginei que alguem faria algo assim, pra mim não faz o menor sentido inventar sobre a doença e a morte.

Mas novamente não sei que tipo de prova poderia ser apresentada a esse respeito.

Agora Lisa:

" pois nunca fui com a personaldade dele, um cara muito legal, gordinho... uma característica pra agradar aqui no blog"


desculpe, mas serio isso? vc não vai com a minha cara pq eu sou legal e gordo? se eu fosse chato e me descreve-se como magro então tudo bem???

confesso que não entendi.

Lord Anderson disse...

Mariana

Bem, eu tenho twitter, tenho face, tenho gmail (que alias sempre esteve aqui no meu perfil no Blogger), tenho skipe e webcam, tb posso passar numero de RG e CPF se vcs quiserem.

Não que isso vá provar muita coisa.

Sim, eu tinha muitos gostos em comum com a Niemi, foi exatamente por isso que ficamos amigos, nos falavamos muitos fora do blog.

Mas não sabia que a historia era falsa.

Tenho um imenso respeito pela Lola para fazer algo tão baixo e cruel.

Não só pela Lola, outros amigos vieram me dar apoio quando souberam da morte dela. Como a Valeria Shoujofan, que eu conheço a anos, bem antes de vir comentar aqui no blog. ah, ela tem fotos minhas, telefone e endereço.

Ela se mostrou solidaria e seria uma tremenda canalhice minha abusar assim da amizade de alguem.

quanto as suas suspeitas, bem, eu não comprei o livro da Lola, por um motivo simples: grana curta. é chato dizer mas acontece.

sobre eu dizer amen pra Lola, primeiro que não é verdade, eu ja discordei dela antes, mas no geral estou sim de acordo com oq ela escreve, afinal é um dos motivos pra frequentar o blog.

Seria estranho vir aqui se eu não gosta-se do que ela escreve.

meu skipe é lord_anderson1, como ja postei aqui uma vez, inclusive participo de uma lista nele com outros leitores que são fãs de Doctor Who, quem quiser me ver na cam só add, mas ja aviso que imagens sensuais só a noite, rs.

Oração disse...

Depois de ler a oração do dr. Roberto Lima, penso cá comigo se até Roque Santeiro foi milagreiro, por que não o será Niemi? Vamos ver o que /oo\ tem a dizer do meu comentário.

Ju disse...

que cara rasteiro é esse que ainda não conseguiu juntar 30 reais pra comprar o livro?!! se toca, meu.

aiaiai disse...

Lord, quanta elegância! Parabéns.

pessoal da caça aos fakes, um esclarecimento:

meu nome verdadeiro NÃO É aiaiai, tá?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Dayane disse...

Mariana não é intragável, não seiu pq disseram isso o.O!Ela está sendo muito educada desde o início e está apenas querendo desvendar td o mistério.
Na boa gente, eu acho que não há nada mais pra ser descoberto. Achpo mesmo que vcs estão sendo meio "bobos" de ainda estarem insistindo nessa história.

Anônimo disse...

Lord Anderson,

eu realmente achei que você, sendo próximo da Niemi, poderia saber de algo.

Você há de convir que a história é toda muito estranha e que era realmente improvável a gente acreditar que todo esse tempo NINGUÉM tinha sequer visto a niemi. Eu esperava sim que os mais próximos, os mais comovidos, tivessem não alguma prova de sua existência, porque seria ridículo solicitar isso pra alguém, mas seria impossível não perceber que alguém próximo estava evitando se mostrar. vocês que eram amigos dela não se perguntaram porque tanto mistério? eu teria me perguntado, POR ISSO ACHEI ESTRANHO SIM.

Achei estranho também o seu sumiço dos comentários assim que começaram as suspeitas, mas também reconheci que eram motivos muito frágeis e que seria a primeira a pedir desculpas se eu estivesse enganada, como de fato estou: então, Lord. Me desculpe. Obrigada por também ser muito educado como sempre vi que era no twitter.

Dayanne, obrigada :)

AIAIAI, obrigada pela dica também. Não desconfiamos de você, mas é realmente ridículo você usar ironia com quem desvendou a farsa e não proferir uma palavra de repúdio a quem armou tudo isso: a pessoa por trás da Niemi. Mas não quero pautar seu comentário, é só minha opinião.



Angel disse...

Se voltar contra a Mariana é um absurdo!

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 438   Recentes› Mais recentes»