domingo, 12 de agosto de 2012

A PARTIDA DE NIEMI

Ontem à noite, quando eu estava quase saindo pra comemorar os 22 anos com o maridão, recebi um email do Patrick, transtornado, perguntando se eu havia visto o último post da Niemi. Fui lá ver e comecei a chorar.
Lá, Niemi se despede, num post pré-agendado, dizendo que não está mais entre nós, e pedindo pra gente não chorar. O que é um pedido bastante inútil.
Niemi foi uma das comentaristas mais ativas e queridas que eu tive por aqui. Ela era tão assídua que era comum o pessoal perguntar “Vc é a Niemi que comenta no blog da Lola?”. Motivo de orgulho pra mim. 
Não sei quando ela começou a comentar, mas lembro que, em maio do ano passado, eu lhe pedi pra escrever um guest post sobre bissexualidade, que ela rapidamente atendeu. Ela disse ter ficado surpresa com meu convite, porque pensava que eu não levava suas opiniões a sério, já que tivemos (segundo ela; eu nem lembro) alguns desentendimentos em posts anteriores. O primeiro email que recebi dela já tem quase dois anos.
Niemi era jovem, cerca de vinte e poucos anos. Trabalhava com TI e era administradora de dados. Era uma finlandesa que morava há tempos em SP. Seu sobrenome, Hyyrynen, tinha não um, mas três ys. 
Combativa, valente, divertida, inteligente, seus comentários nunca passavam batidos. Tanto que ela atraiu a ira dos mascutrolls, que clonaram seu perfil e passaram a comentar por ela (esses comentários eram sempre deletados, pois na primeira linha já dava pra saber que não eram da Niemi). Quando ela iniciou seu outro blog, Bordados Feministas, alguns idiotas foram lá agredi-la. Não respeitaram nem sua doença. Atitude de psicopata mesmo, de gente sem nenhuma empatia. Sei que sua mãe pediu pra ela ficar longe da internet por um tempo, tamanho o nível de agressividade desses psicopatas.
No último natal, escrevi um post pensando nela, “Como se fala Feliz Natal em finlandês?”, porque ela já estava doente, com um cisto no intestino, e passou o natal, ano novo, e várias semanas, no hospital. Mas é aquela coisa: a gente nunca pensa que uma pessoa jovem vai realmente morrer. Lord Anderson estava inquieto, tanto que semana passada me enviou um tweet querendo saber se eu tinha notícias da Niemi. Respondi que eu tinha falado com ela em julho. Ela estava me ajudando um monte a usar o Intense Debate para moderar os comentários. Fez e me enviou uma apostila imensa, super detalhada. Quer dizer, mesmo sofrendo, teve a generosidade de pensar nos outros.
Em 9 de junho, ela me contou: “Eu estou um pouco sumida da internet, às vezes postando poucas bobagens no twitter, lendo alguma coisa ou outra, passo por reações adversas ao tratamento, meu oncologista está me matando, pedi para ele moderar o tratamento, estive mal. Mas trocarei de médico ou consultarei uma segunda opinião, espero que as coisas melhorem para todas nós.”
Um mês depois, 9 de julho, ela me disse algo que partiu meu coração. Foi a primeira vez que percebi que seu problema de saúde era seríssimo: “Quero muito comprar seu livro, mas imagino eu morrendo e o livro lá encostado com uma dedicatória sua pra mim, mórbido. Eu sei que é bobagem! Troquei de oncologista, estou fazendo um processo de recuperação e começarei o novo tratamento em breve, aplicação localizada na área do tumor, o outro onco tava detonando o meu sistema imunológico e o meu figado tava pagando o preço, trash. (Agora estou tomando além de remédios para tratar dos efeitos da quimio, tb para o fígado, que beleza).”
Eu respondi: “Putz, Ni, agora falando sério, fiquei triste em saber que vc ainda não está bem. Vc está pensando mesmo que pode morrer? Existe essa possibilidade antes que se passem 60 anos?”
Ela: “Pois é, eu estou melhor mas não 100%. Espero que a nova abordagem do tratamento surta efeito. Vamos ver...”
Eu: “Tá vendo como deus não existe, Ni? Vc aí com problemas de saúde e um monte de troll saltitante por aí!”
Ela: “Bom Lola, deus pode não existir mesmo, é tudo fatalidade, processos que acontecem aleatoriamente, no meu caso tirei o bilhete premiado... Mas bola pra frente.” 
Ontem enviei um email pra ela, pensando talvez que sua família (que mora na Finlândia) possa respondê-lo. Mas não temos porque duvidar de seu post. Infelizmente, é verdade sim. Uma pessoa tão jovem, tão cheia e vida, que a maioria de nós não conhecia pessoalmente mas admirava muito, morreu.
Fico com uma frase dela do seu último post: “Embora eu esteja partindo tão jovem, posso dizer sem sombra de dúvidas que fui uma grande viajante.” Sem sombra de dúvidas, Niemi, moça linda dos três ipsilones.

UPDATE: A família de Niemi deixou agora à noite esta mensagem no Twitter: Niemi Hyyrynen - 03/05/1986 - 10/08/2012 - Rovaniemi/São Paulo. Faleceu após sucumbir a uma Hepatite Fulminante, desenvolvida pelo tratamento do câncer. Infelizmente não resistiu ao transplante e o seu organismo rejeitou o novo órgão. Veio a falecer com uma grave infecção. A Família Hyyrynen agradece ao carinho de todos que demonstraram o seu pesar e compartilharam conosco essa dor. Nunca esqueceremos. Seu corpo foi cremado e as cinzas mortais aguardam liberação para viagem a Finlândia. Parte da família que residiu no Brasil se despede.
UPDATE em 24/8: Será que Niemi realmente morreu? Dúvidas...

282 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 282 de 282
lola aronovich disse...

Andrea, pelamor, né? Há alguma razão pra pensar que Layane, Tamires ou Gomucho sejam fakes da Niemi? Assim fica difícil... Cada pessoa que a gente pensa que trocou meia palavra com a Niemi (o que não se aplica a nenuma desses três nomes acima) vira suspeito e fake? Parece o mascutroll Fábio, o idiota, que vem enchendo a caixa de comentários (todos deletaods) me chamando de mentirosa e dizendo que a Niemi era um fake MEU. Bom, ele já disse joje que ELE é um fake meu, então tudo é possível numa mente perturbada...
Mas, falando sério, até agora não há nada que mostre que Layanne sequer conhecia a Niemi. Pra mim, a hipótese mais provável parece ser que Niemi pegou uma foto da Lay pra usar. Mas é estranho sim que essa Lay tenha voltado a tuitar (se é que podemos chamar 3 tuites de "voltar a tuitar") agora em agosto...
Mas, se querem mesmo que eu lance uma dúvida, lá vai: eu havia entendido errado os emails de uma comentarista assídua muito querida. Eu tinha entendido que ela havia visitado a Niemi no hospital. E não, ela não mora em SP, então ela não conheceu a Niemi pessoalmente.
Portanto, eu faço esta pergunta: alguém aqui já conheceu a Niemi (ou a pessoa que assinava por Niemi) pessoalmente?
Não que só isso já prove alguma coisa! Por exemplo, imagino que ninguém aqui conheça pessoalmente a minha querida Aiaiai, uma das comentaristas mais antigas daqui. Mas ela existe! Eu a conheço, ela já me visitou aqui em casa uma vez. E ela depositou dinheiro na conta de um amigo de Fortaleza para que ele comprasse e me desse chocolate no aniversário e na páscoa (BONS TEMPOS, Aiaiai!).
Enfim: não é porque ninguém conhece pessoalmente a pessoa que ela não existe!

Andrea disse...

Lola, eu não fiz afirmações apenas suposições. Não fui agressiva e tive o cuidado de medir as palavras. Não faltei com respeito a ninguém e compartilho uma dúvida que diz respeito a todos que conviveram com Niemi. Se não pretendemos agredir nem mesmo a quem aparentemente enganou todo mundo por aqui, então não me agrida também e me trate com o mesmo respeito que venho lhe tratando. Não sou o Fábio, "mascutroll idiota" como você mencionou e como dona do blog você tem acesso ao meu IP e pode fazer a comparação.



lola aronovich disse...

Semana passada, quando eu estava bastante abalada com essas desconfiançcas, minha mãe -- que nenhum de vcs conhece pessoalmente eu acho, mas ela existe e assina por La Mamacita -- me mandou um email:

"Lolô, minha amada, eu não tenho dúvidas sobre a morte da Noemi. Nem sobre sua existência. Acontece que ela deixou sua senha e aquela mensagem para ser publicado depois da sua morte e deu confusão.
O moço Roberto Lima deve ser médico mesmo e se sentiu muito afetado pois no caso da Noemi parecem ter acontecido vários erros: um erro médico de diagnóstico, -ela no sabia no começo se o tumor era benigno ou maligno-, e um erro de tratamento. Ou talvez tenha sido descaso do médico mesmo, que não deu as informações necessárias. De qualquer maneira, é tudo possível.
Me parece que se a Noemi não queria falar muito da doença, ou se falava como falava contigo de morte é porque era uma pessoa atea, materialista e sem muitas ilusões sobre vida após a morte. A privacidade que ela buscou com seu nome deve ser respeitada: não importa como se chamava realmente. Ela, além da Noemi real, é uma persona. Construida ou não. Temos que aceitar isso. E guardar o que ela deixou nas nossas cabeças e nossos corações com muito carinho. Sem mágoas e sem desconfianças.
Eu te quero muito e sinto muito pelo que você está passando. Beijo da Mãe "

Acho que no momento minha mãe é a única que tem 100% de certeza que a Niemi morreu. Que ela existiu, não tenho dúvida. Mesmo que não fosse o nome real dela ou sua foto verdadeira, existia alguém que assinava como Niemi, ué. (E com certeza não era eu. Aliás, eu nunca fiz perfil fake. Nem sei fazer perfil. Só uso o meu, e assino tudo que digo e escrevo. A única vez que deixei comentários anônimos NA VIDA foi num blog americano sobre finanças pessoais. Pura paranoia, mas naquele blog todo mundo era anônimo e escrevia quanto ganhava e tal, e não quis me expor. Eu morava nos States na época).

lola aronovich disse...

Andrea, não entendi seu tom. Não acho que fui agressiva com vc. Não acho que vc seja o mascutroll idiota do Fábio, que tem um estilo analfabetístico único (tipo, alguém precisa se esforçar muito pra escrever mal daquele jeito. Se bem que todo troll escreve mal). Mas já desconfiei que vc é o Roberto Lima. E não tenho acesso ao seu IP. Quer dizer, talvez eu tenha, mas dá trabalho demais descobrir o IP de alguém pelo blogger. Todos vcs podem tentar, se quiserem. Instruções:
1) cliquem no numerinho que mede o número de visitas no blog (está embaixo da lista de blogs recomendados e acima das fotos dos seguidores).
2) vcs vão entrar no SiteMeter. Lá vcs têm acesso a todas as estatísticas do blog que eu tenho acessso. É bem legal, eu gosto.
3) na barra lateral esquerda, nos Recent Visitors, clique em Details. E aí boa sorte.

Eu já descobri IP de alguns trolls, mas faz tempo. Hoje que o blog muitas vezes tem 500 visitas por hora fica muito mais difícil.

(Se alguém souber de um jeito mais fácil de encontrar IP pelo blogger, me avisa. E também, o que a gente faz com o IP? Não dá pra bloquear nem nada!).

Andrea disse...

Lola, eu venho mantendo o mesmo tom equilibrado desde minha primeira postagem. Quem se exaltou e novamente está sendo agressiva ao insinuar que sou o Roberto é você. Se é para acusar, acho que você gosta de ser enganada e prefere agredir quem lhe abre os olhos. Mas como venho falando desde o começo, cada um tire suas próprias conclusões.

Eu não estou aqui para invadir seu espaço e não precisa se dar ao trabalho de me bloquear. Lia seu blog pois gostava de suas opiniões mas do momento que você mostrou esse desequilibrio por um questionamento tão banal, eu me retiro daqui sem pensar duas vezes. Suas opiniões deixaram de ter crédito para mim.

lola aronovich disse...

Andrea, eu já acho que desequilibrada é vc, por estar achando uma mera troca de comentários “agressiva e desaquilibrada”. Eu não insinuei que vc é o Roberto, eu disse que já desconfiei (no passado) que vc era o Roberto. O que me fez desconfiar é que vc, assim como ele, raramente (ou nunca?) comentavam no blog, e de repente estão assíduos nesta caixa de comentários referentes à morte de Niemi. Também não falei nada de bloquear ninguém. Pelo contrário, disse que não dá pra bloquear pelo blogger. Acho que vc nem leu meu comentário – que, aliás, não era direcionado apenas a vc, mas a qualquer um que queira tentar descobrir IP de algum usuário. Muita gente nem sabe que o SiteMeter existe, é coisa de blogueiro mesmo. E as opiniões de alguém não deixam de ter crédito pra mim só porque eu discordo da pessoa em algum ponto. Mas faça o que quiser, Andrea.

Lorena disse...

Lola, vc se incomoda se continuarmos investigando? Pergunto porque você era uma das pessoas mais próximas de Niemi aqui e sei que sentiu muito com sua morte.

Novamente, repito o que eu disse antes, continuo achando que Niemi, ou a pessoa por trás desse perfil, existiu e faleceu.

Anônimo disse...

Bom, pode ser coincidência, mas que estranho... estava lendo uns posts do blog antigo de Niemi, (Universo in Verso) intitulado Xeno, de 10.10.11 , e nos comentários ela foi perguntada pela sua história, que pelo comentário seguinte , respondeu bem...porém justo essa resposta ela apagou...isso já está virando uma novela! Mas pode ser que simplesmente ela não quis se expor e pronto.

lola aronovich disse...

Não, claro que não, Lorena, podem continuar investigando. Eu também quero entender melhor essa história porque, como todo mundo, não gosto de me sentir enganada. Ressaltando que ainda acho que Niemi morreu.
Hoje enviei um email para a pessoa que eu acho, ou melhor, uma comentarista acha, que pode ter sido com quem Niemi deixou a senha para escrever no blog. Pedi pra pessoa vir aqui e dizer algumas palavras. Mas não sei se é ela realmente com quem Niemi deixou a senha.
Gostaria de pedir às pessoas que tiveram contato com Niemi (principalmente se alguém teve contato pessoal, ao vivo) que se manifestem. Pra que ninguém precise ficar na dúvida ou criando teorias da conspiração...

Lorena disse...

Tá certo, Lola, obrigada por compreender!

Roberto Lima disse...

Bom, eu não ia mais postar por aqui, mas já que fui citado, vou esclarecer: eu não uso fakes, uso meu nome mesmo ( só que não por completo, seria muito constrangedor ter gente ligando para meu consultório ou aparecendo para fazer questionamentos sobre a Internet). É absurdo achar que a Andrea pudesse ser um fake meu. Achei muito bacana o fato de ela também se interessar por investigar esse caso, e foi ela quem achou o tal blog da Layanne. Agradeço à "Mamacita" pelo "Moço", mas eu já tenho netos, e é mais um motivo pelo qual eu fiquei muito chateado pelas atitudes agressivas em relação ao que eu escrevi.Na minha idade, eu não fico inventando histórias. E reafirmo: Ninguém morreu, tudo não passou de uma grande farsa. Não vou também ficar detalhando dados médicos, porque realmente não há propósito, acredita quem quer. Ressalto o fato de que pelo menos duas "amigas" do fake "Niemi" terem dito em seus perfis ou blogs que estavam estudando finlandês. E por que estudar finlandês? Nos anos 80, muitas jovens estudavam norueguês para poderem saber a língua do Morten Harket, o bonitão dda banda A-ha. Tive vários alunos que estudavam japonês para entenderem os mangás que eles gostavam. Talvez alguma banda finlandesa, sei lá. Mas provavelmente esse assunto da Finlândia tenha dado à pessoa que criou "Niemi" a ideia de uma personagem nascida nesse país.. .
Só o tempo vai esclarecer as coisas, mas reafirmo: ninguém morreu. essa é uma história que se repete na Internet.

Anônimo disse...

melhor deixar isso de lado, pois a Niemi pode até estar nos lendo e comentando aqui....

Anônimo disse...

É muito mais fácil fazer o público acreditar em mentira que o inverso, pois há verdades que não inspiram confiança.

Anônimo disse...

Eu só sei que eu sou Eu.

Esse post virou um romance
policial. Parabéns aos detetives.
Vocês foram rápidos. É muito curioso que grandes conhecidos
e conhecidas, quer via blog, quer Orkut, FB, Twitter, nunca se tenham visto pela webcam, se falado ao telefone, se encontrado pessoalmente. Mesmo assim, a falsidade ideológica ainda é possível, lamentávelmente. A nossa querida 'finada' pediu que não chorássemos por ela, hehe. Mas ela conseguiu me deixar mais uma vez com muita raiva dos 'tratamentos' para o câncer que inúmeras vezes matam o paciente ao invés de 'tratar' o câncer, e infelizmente, nestes casos não é ficção não.

Para quem se interessar:

Só existe um tipo de medicina, e é o tipo que cura – parte 1

por Carlos Braghini Jr.
em 09/04/2012 às 1:53 | Artigos e ensaios, Ciência
86 COMENTÁRIOS


http://papodehomem.com.br/so-existe-um-tipo-de-medicina-parte-1/








Anônimo disse...

Roberto Lima, o tempo que você gastou escrevendo a mesma coisa que você já escreveu (várias vezes, aliás) seria o tempo que você gastaria explicando o que nos interessa e que você continua sem explicar: o porque do histórico médico da Niemi ser mentira.

Já entendemos que você acha que a Niemi não era finlandesa e tampouco morreu. Não precisa ficar repetindo, porque uma tese sem explicação não é um argumento.

Luci

Anônimo disse...

Eu, sinceramente, acho difícil nós descobrirmos a "verdade" sobre Niemi.
Se ela existe (da maneira como se apresentava aqui) seria a maneira mais fácil, basta alguém que a conheceu se identificar e explicar.

Se não existiu (como se apresentava) fica complicado, pois, como comprovar algo que não existe? Se for o caso (infelizmente) a pessoa que fez isso não irá aparecer. SE o nomde dela não é Niemi, podemos pensar que não encontramos nenhum registro médico etc etc, simplesmente porque não sabemos o nome verdadeiro. Neste caso, pode ser verdade que por não sabermos o nome não encontramos nada, ou, apesar de a pessoa não existir, sempre pensaremos que não encontramos porque "ainda" não sabemos do nome etc da pessoa..e esta busca ao inexistente seria inviável e sem fim.

Acho que são suposições, opiniões pessoais de toda esta história, mas saber a "verdade" (absoluta) acho difícil.

Também estou achando muito, mas muito louca toda esta história, surreal, mas, sei que tem sentimentos envolvidos etc. Por isso tb a vontade de saber.

Abraços
(vivi)

Lorena disse...

Roberto,

o problema do seu ponto de vista, pra mim, é você afiramr que a pessoa por trás do perfil Niemi não morreu, e dar certeza disso. Com os fatos que temos até agora, não há como ter certeza disso. Talvez você, enquanto médico, tenha mais informações do que nós, isso que disse no meu comentário passado. Você provavelmente sabe mais sobre a condição de saúde dela, porém não quer compartilhar essa informação. Ok, é seu direito. Mas sem as informações que você provavelmente tem, eu (e digo novamente por mim) não posso afirmar com certeza que alguém morreu ou não! As únicas informações concretas que nós temos, repetindo, são que Niemi Hyyrynem não é o nome de ninguém que existe no Brasil, ou fora do Brasil, e que aquela foto que ela usava não era dela. Não dá pra saber se a pessoa era finlandesa ou não. O fato dela se relacionar com outras pessoas que falam finlandês pode ser porque justamente esse ponto elas tinham em comum, não?? Se eu fosse morar na Finlândia, ia gostar de conhecer pessoas que falam português. Não dá pra saber se Niemi era um fake da Layanne ou não, apesar de que lendo todos os blogs e flogs da Layanne, que é uma pessoa real, vendo seu perfil no twitter e no orkut, o jeito como ela escreve, como se comporta, o que faz, não tem absolutamente NADA a ver com o jeito da Niemi. Um exemplo: no orkut da Layanne, tem um álbum de fotos do Crisma dela. Parece que ela se crismou para poder casar na igreja católica (sim, é preciso). Niemi era ateia, ou agnóstica, não sei, e era bem enfática em seus argumentos à respeito. Não consigo imaginar uma pessoa que segue uma fé e uma religião a ponto de se submeter aos sacramentos, fingindo ser ateia e com tantos argumentos interessantes, concretos, a respeito!
Outra coisa que me faz crer que Niemi e Layanne não são a mesma pessoa é justamente o uso da foto da pessoa real, no fake! Eu nunca vi um fake que usa a sua própria foto, mas faz questão de, em toda a internet, ser totalmente diferente da sua pessoa real. Isso não quer dizer que uma pessoa assim não exista. Só que, novamente, não me faz afirmar categoricamente nada: nem que são a mesma pessoa, nem que não são! Mas há indícios de que não sejam, mto mais fortes do que de que sejam.

Enfim, a única coisa qe não entendo nos seus argumentos é sua certeza absoluta. Porque até agora, não dá pra termos certeza absoluta de nada.

Anônimo disse...

No começo eu também achava que a Niemi apenas tinha roubado as fotos da Layanne sem que esta soubesse. E ainda acreditava que sua história era real (vida e morte). Até porque é ridículo criar um fake e inventar uma história tão grande com suas próprias fotos.

Mas depois de investigar, vi tantas coincidências entre as duas que uma pulga se instalou atrás da minha orelha.

O fato de o chá de panela da Layanne ser no dia do óbito da Niemi; o fato de seguirem o mesmo blog; o fato da Layanne parar de movimentar seu twitter na época do anúncio da doença da Niemi e voltar a movimentá-lo com sua morte; as contradições médicas; o fato de que eu mesma entrei em contato com a Layanne alertando-a de que suas fotos estavam sendo usadas e ela nem se dignou a responder (se eu soubesse que fizeram isso com minhas fotos, iria querer saber, mas estou dando mais um tempo pra ela).

Fora as outras pontas desta história maluca... Não sei como se pode entender que uma pessoa VISITOU outra no hospital sem que essa pessoa tenha dito isso.

Infelizmente estou começando a achar que são a mesma pessoa, as coincidências são muitas, desculpem...

Acho que a Niemi, que de fato tinha um conhecimento acima da média sobre a finlândia, simplesmente se cansou de nós, do fake, e talvez faça outro.

No fim das contas é uma boa notícia, não é? :)

Anônimo disse...

Enfim. Estou interessada em continuar investigando o caso. Esses fatos que citei e mais outros (como por exemplo o fato de que no perfil do orkut da layanne ter uma finlandesa como amiga também, que foi o que a andreia disse), só mostram que, cada vez, mais, ninguém precisa chorar a morte de ninguém, ou o sofrimento em vida.


Lorena disse...

" o fato de que eu mesma entrei em contato com a Layanne alertando-a de que suas fotos estavam sendo usadas e ela nem se dignou a responder (se eu soubesse que fizeram isso com minhas fotos, iria querer saber, mas estou dando mais um tempo pra ela)."

Isso sim é realmente intrigante!

Se forem a mesma pessoa, só posso dizer que admiro o fato de uma pessoa conseguir criar duas personas TÃO diferentes uma da outra! Niemi é mto diferente de Layanne!

Ainda assim, não sabemos se isso é um fato.

Lorena disse...

Sobre a pessoa finlandesa do orkut da Layanne... entrei no perfil dessa pessoa e, sinceramente, ela não me parece ser finlandesa. Ela, como muitas outras pessoas faziam (será que ainda fazem?) na época do orkut, parece ter escolhido um país aleatório para colocar como local de origem. Nem o nome da menina é finlandês. Não me lembro agora qual era (e estou no trabalho, não tenho como acessar o orkut daqui), mas me lembro que notei isso, fui até as fotos, olhei por alto as comunidades.. Ela não parece finlandesa, não.

CLARO que todas essas referências à Finlândia nos deixam com a pulga atrás da orelha, mais ainda. Mas, novamente, não nos levam a um fato concreto, a não ser os que já sabemos.

Vou esperar essa Layanne responder à Mariana. Estou pensando em escrever para ela também.

Dayane disse...

Eu acbei de escrever para ela.
Acho que ela pode não ter escrito por estar em lua de mel.
Olha, eu não acho que ela e Niemi sejam as mesma pessoa, são de fato muito diferentes, em tudo. Mas já pensaram na possibilidade de Niemi ser meio "obcecada" por ela? No sentido de acompanhar sua vida e ir tomando decisões segundo ao que Layane ia fazendo? Por ex: Niemi soube q ela se casaria em 11 de agosto, então resolveu "morrer" nessa data.

Roberto Lima disse...

Bom, como a discussão está interessante, vou tentar colocar como foi que cheguei à conclusão de que a pessoa que criou o fake Niemi está viva:
Cenário 1: As fotos são mesmo da "Niemi", ou seja, foi a Layanne Lopes quem criou o perfil fake e colocou suas próprias fotos. Então, ela está viva, vai casar em breve, caso encerrado.
Cenário 2: As fotos não são da "Niemi". Então, ela roubou as fotos da Layanne ( mentira 1). Também apresentou um nome falso ( mentira 2). Também não é finlandesa ( mentira 3).A história médica é falsa ( mentira 4).Então, uma pessoa criou um perfil falso e jogou um monte de mentiras para a Lola e as pessoas deste blog.Está viva, e bem.
Cenário 3: Juridicamente falando: Várias pessoas já foram absolvidas do crime de "assassinato", porque o corpo da "vítima" não foi encontrado. Se não há prova da morte, a pessoa ou não morreu, ou está na situação do gato de Schröedinger.Além disso, mesmo na tal "carta de despedida", a pesssoa que criou o fake Niemi cita uma obra de ficção científica ( Ficção = ato falho. Freud explica).
Quanto à parte médica, como é que eu posso ter certeza da falsidade da "história médica" da Niemi? Já começa a partir da anamnese do caso. E também pelo fato de que eu trabalho em um centro de grande porte, que faz transplantes. E é mais do que óbvio que o ônus da prova tem que ser de quem afirma que ela morreu. E por que? Porque um hospital não vai fornecer um atestado de "não cirurgia" ou de "não transplante. O hospital atesta o que aconteceu. Não há registro nenhum de transplante em alguém como a "niemi". Se alguém tem a certeza , e isto só se consegue tendo o relatório da cirurgia, então que apresente aqui.
Lola, você diz que eu é que fui agressivo, mas você foi quem escreveu "Sim, Roberto, tem o nome do hospital, e eu não vou te passar o nome nem do hospital nem da comentarista assídua que visitou Niemi."em 16 de agosto, às 15:22h. Não, não tem o nome, porque essa pessoa não sofreu quimioterapia, nem cirurgia, nem transplante. E se existe alguma "comentarista assídua" que visitou a "Niemi", ela está faltando com a verdade, e está junto com o fake nessa história toda.

Roberto Lima disse...

Mais uma coisa: depois de um comentário sobre localizar o IP de alguém, lembrei que a Lola pode ir aos comentários do fake "Niemi" e, através do IP, identificar o provedor e o Estado de onde ela postava. Cada Estado tem um IP diferente, cada provedor idem. Se for de Goiás, não há mais o que procurar, foi a Layanne ou alguma das amigas dela ( pelo menos uma dela detestou a ideia do casamento da Layanne com o "Gomutcho").

Roberto Lima disse...

Vou aproveitar e fazer uma piada ( é piada, gente!)
A Lola escreveu: "Enfim: não é porque ninguém conhece pessoalmente a pessoa que ela não existe!"
Pois é, não é porque eu nunca vi Deus pessoalmente que Ele não existe!
:^D

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Roberto, a lola já falou que se enganou quando disse que tinha uma comentarista assídua que visitou a niemi.

Mas eu tinha esquecido que ela falou que sabia o nome do hospital. Respeito o direito de não falar nada, mas diante dessa confusão, acho de bom tom falar.

Eu não tinha porque desconfiar de nada nada nada nessa história, mas a partir do momento em que UMA mentira é descoberta, tudo pode ser igualmente mentiroso.

Anônimo disse...

E demorou pra verificarem a origem do IP da niemi.

Anônimo disse...

PS: olhando os amigos do facebook da layanne. Ela tem MUITOS amigos que trabalham na área de TI. muitos mesmo.

lola aronovich disse...

Mariana, não estou gostando nada dessas desconfianças em relação a mim. Hj vc já escreveu "Não sei como se pode entender que uma pessoa VISITOU outra no hospital sem que essa pessoa tenha dito isso."
Sério? Vc nunca entendeu nada errado na sua vida? Que bom. Comigo acontece bastante. Às vezes eu leio algo por cima, sem prestar atenção. No caso deste email, que na realidade foram vários, de uma comentarista que tem todo o meu respeito e admiração, ela falou de muitas coisas, da Niemi, de conversas com ela, do tratamento, de câncer, da dor que deve ser perder uma filha, etc. Isso tudo acho que no dia seguinte, ou no mesmo dia, em que ficamos sabendo da morte da Niemi. E eu, bem abalada, fiquei com a impressão que ela conheceu Niemi pessoalmente, que foi ao hospital. Ela, essa comentarista, está acompanhando esta caixa de comentários, e já trocamos outros emails. Num deles, quando perguntei a ela quando e em qual hospital, ela me esclareceu que mora em outro estado, e que só falou com ela pela internet.
Não gosto nem um pouco de ser chamada de mentirosa, Mariana. Até porque EU NÃO MINTO. Aliás, praticamente todas as vezes que eu me meto em encrencas é por não mentir, por só falar a (minha) verdade. Eu me confundo, eu erro, eu posso voltar atrás, mas mentir sabendo que estou mentindo, isso eu não faço há muitas décadas.
Sobre o IP, ontem eu expliquei como verificar isso. Mas acho que só tem o IP recente, dos últimos dias. O meu SiteMeter é aberto, o que quer dizer que qualquer pessoa pode ver (e pesquisar) o que eu vejo. Mas não é nada fácil. Não aparece o nome da pessoa. O blogspot não tem um sistema de identificar e/ou bloquear IP.

Anônimo disse...

Eu tambem entendi que alguem tinha visitado a Niemi no hospital. Lembro que a Lola falava nela sempre, como muito carinho, embora ela me parecesse bastante agressiva pra alguem debilitada por um transplante/quimio/cancer.

Anônimo disse...

Eu acho muito estranha essa obsessão em investigar a Niemi e saber se ela era real ainda. Mais bizarro ainda querer fazer isso depois da morte (ou suposta morte, já que vocês insistem tanto).
Será porque uma pessoa morta não pode se defender? Será para chamar atenção? Será que as pessoas esquecem que dizer "até logo o obrigado pelos peixes" é uma expressão comum para quem é fã do Guia do Mochileiros das Galáxias e está procurando pelo em ovo?
Enfim, essas e mais questões serão discutidas no próximo capítulo de Arquivo X.
:P
Sério, acho que não presenciava uma "investigação" dessas desde os tempos de orkut. Vocês tem contato com algum perito digital? Pq eu conheço um xD.

Lorena disse...

Shey,

eu me lembro dele ter dito isso, o problema é que Niemi falou pouco sobre a suposta doença dela. Ela escreveu um post, logo que "descobriu" a doença, dizendo que os médicos tinham achado um cisto no intestino dela, mas que depois, ao fazerem a biópsia, descobriram que era câncer. Ela disse nesse mesmo post que o tumor era benigno, mas deu a entender em posts e tweets subsequentes que os médicos erraram o diagnóstico.
Sim, diante de um diagnóstico de cisto, ou de tumor benigno, eu sei que não há necessidade de quimioterapia. Mas se os médicos erraram o primeiro diagnóstico e o tumor era maligno, até onde sei a quimioterapia é um dos tratamentos feitos. Mas posso estar errada, porque não sou médica. Porém, li num site do Dr. Drauzio Varella uma entrevsita com uma médica proctologista e ela descreve sintomas que Niemi dizia ter (amarelidão, por causa de anemia, e dores abdominais). A entrevista: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/cancer-de-intestino/

A wikipédia diz que o câncer pode afetar o fígado, se houver metástase: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ncer_colorretal

E, sim, o Roberto trouxe informações sobre câncer de colón supondo que era isso que Niemi tinha. Mas o que eu já frisei é que ela mesma nunca entrou em detalhes sobre o que tinha. Porém agora o Roberto trouxe uma informação que não tinha trazido antes (ou eu pulei essa informação, na minha lida dos comentários): ele trabalha numa grande central de transplantes e tem acesso a informações sobre transplantes ocorridos por trabalhar lá. E não há nenhum registro de transplante de fígado. Isso é um fato concreto, e é muito interessante saber! Se não há nenhuma moça na idade que ela dizia ter que sofreu transplante de fígado e veio a falecer nos últimos dias, aí temos duas hipóteses: ou ela não morreu de jeito nenhum, ou ela não morreu de transplante, câncer, ou qualquer coisa assim.

E sim, a cada vez que descobrimos um novo fato, mais me parece que Niemi não morreu (mesmo eu dizendo antes que acreditava que ela havia morrido... mas diante dos fatos, a gente muda de opinião, oras). Ainda assim, muita coisa solta ainda. Quero muito ver se a Layanne responde à Mariana ou à Dayane. Porque se essas duas personas forem a mesma pessoa, preciso tirar o chapéu pra ela! É uma artista e escreve personagens muito bem! rsrs

Roberto Lima disse...

Carolina,
Não dá para dizer que é obsessão, e sim curiosidade . Uma vez estabelecido que o perfil "Niemi" era fake, quem é que não tem a curiosidade de saber por que cargas d´água ela ( ou ele ) começou a postar no blog da Lola , e por que depois de algum tempo fingiu uma doença inexistente, para depois "morrer" ? Claro que pode ser simplesmente um caso como os outros que aconteceram antes na Internet, mais recentemente no Orkut, onde uma pessoa com muita vontade de chamar a atenção fez a mesma coisa. Se formos pesquisar no Google, veremos que "Niemi" conseguiu seu intento, pois o seu "post de despedida" multiplicou-se por dezenas de outros blogs, talvez mais de cem...

Lorena disse...

Oi Carolina,

olha, eu falo por mim. Eu não via a necessidade de haver uma investigaçã no início, quando ela começou. Pq sou do tipo de pessoa que acredito mesmo na veracidade do que me dizem, sou a tal "ingênua", mesmo, apesar de que sou sensível a mentiras se começo a conviver mais de perto com alguém - descubro rápido. Mas num primeiro momento e numa situação de pouca convivência, não temos como saber quem fala a verdade ou não. Eu acreditava em Niemi, na história toda e ok, como já disse aqui, ela foi alguém muito importante pra MUITOS, ajudou muita gente, sendo de verdade ou "de mentira".

Agora uma vez que as contradições foram surgindo... aí eu comecei a me interessar. Pq sou curiosa, mesmo. Agora, infelizmente, já fui picada pelo bichinho da curiosidade e vou querer saber no que dará a história, até o fim.

Se o seu amigo perito puder ajudar na investigação, a gente agradece! :P

PS: sobre a citação do Guia do Mochileiro das Galáxias, eu realmente não vi NADA de mais naquilo. Eu mesma uso aquela expressão, e tantas outras vindas da ficção científica, no cotidiano. Coisa de quem é meio-nerd.

Anônimo disse...

Carolina Paiva,

se você não sente curiosidade diante de um mistério, não julgue quem sinta.
Há inúmeras contradições na história e não vejo mal nenhum investigar. Muito menos acho que é falta de respeito. Falta de respeito é enganar pessoas e fazê-las chorar por uma morte irreal, que é o que parece ter acontecido.

Se não for isso, se eu e os que estão desconfiados estivermos errados, eu vou ser a primeira a pedir desculpas e me retratar.

Jamais vou inventar fatos para sustentar minha versão. Lola, não estou te acusando de ter feito isso. O fato é que você cometeu dois enganos em uma só frase e demorou bastante para esclarecer tudo. Acontece? sim, acontece. É esquisito? sim. eu acho esquisito. Mas tudo bem. Pelo menos agora essa parte não vai ficar martelando na minha cabeça, porque toda hora eu pensava "mas poxa, alguém VIU essa menina". Agora não tenho mais que me preocupar com isso. Não se sinta ofendida, não foi meu objetivo, sério. Meu objetivo é resolver essa história e só.



Anônimo disse...

Perito digital investiga casos de pedofilia na rede e outros crimes.
Dona Niemi não praticou crime algum alem de falsidade ideologica sem fins lucrativos, que saibamos. Nao obstante, assim como a Lola, ninguem gosta de ser enganado ad aeternum. Como disse o Diogo Mainardi um dia desses, o anonimato na rede tem que acabar. Mas pior que o anonimato e o roubo de identidade e falsidade ideologica.


Dayane disse...

Carolina, é que todos nos gostavamos muito da Niemi!Eu chorei bastante quando ela morreu, escrevi um post sobre, o Blogueiras feministas tbm, sofremos junto, torcemos junto...É muito ruim, de repente, descobrirmos que essa pessoa estava só "brincando" com a gente, com nossos sentimentos.
Quando a frase "Adeus e obrigada pelas peixes" Roberto, isso não é indício de nada, já que é uma frase cxonhecida e certamente ela já escreveu sabendo disso, foi um trocadilho.Isso não é pista nenhuma não.

Roberto Lima disse...

Vou colocar mais lenha na fogueira, ao afirmar que o que a Niemi fez pode ser considerado crime :

http://evertonmelo.com/blog/ter-perfil-fake-e-crime/

Em qual situação seria considerado crime? Se ela não for a Layanne Lopes, e roubou as fotos dela para criar o seu perfil fake. No link, há mais detalhes .Então, é melhor para a "Niemi" se ela for mesmo a Layanne.

Anônimo disse...

Sim, eu sei o que um perito digital faz (e eles agem não só em casos de pedofilia, mas na averiguação de outras condutas que, apesar de não serem tipificadas como crimes virtuais, são crimes, delitos civis, invasão de privacidade, etc).
Citei o trabalho deles porque esta investigação sobre a Niemi lembra muito o trabalho dos peritos, pois eles tem meios de rastrear fakes ou anônimos de forma profissional.
Meu professor de Perícia Digital (cadeira introdutória para estudantes de direito), Evandro Dalla Vecchia Pereira, infelizmente não tem tempo para investigar o "caso niemi", pois além de professor ele trabalha como perito.
E não, não estou aqui prestando essas informações para "me gabar", até porque a cadeira não formava peritos, apenas introduzia o modo de trabalho e o funcionamento das ferramentas; mas sim caso o Roberto Lima queira verificar a veracidade do que se fala aqui.

Anônimo disse...

Errata: evandro dElla vecchia pereira.

Anônimo disse...

Olha, o que eu não gosto nessa história é a arrogância do tal dotô, transformando essa investigação em algo maior do que realmente é.
O meu comentário foi dirigido a todos os que ridicularizam a quem acreditava que niemi era real, comparando com papai noel, etc.
Uma coisa é questionar, outra é se apresentar como o dono da razão e se achar melhor do que os outros só porque conseguiu ligar 2 + 2 (sobre a foto ser de outra pessoa e o nome não existir).
A partir dai, podemos traçar várias possibilidades (as pessoas não costumam ser tão previsíveis quando se trata de fakes), a do Roberto inclusive faz sentido, mas isso não é motivo para ele agir como esta agindo.
E o que eu acho mais estranho: por que tais questionamento não foram feitos quando Niemi estava "viva"? Acho bem suspeito que isso ocorra somente agora.

Anônimo disse...

a palavra Kissa em finlandês quer dizer Gato em português.

Anônimo disse...

Calma, gente.

ironia não é pecado. a própria niemi usava esse recurso, não há mal nisso moderadamente.

Sobre o questionamento do porquê a investigação ter começado depois da morte da niemi, eu não sei. nunca me passou pela cabeça pesquisar a vida de ninguém na net. nem aqui e nem em lugar nenhum.

mas como isso foi levantado e passou a fazer sentido ao longo das investigações, os motivos foram surgindo.

Se alguém tivesse tido a curiosidade de pegar a foto da niemi e fazer buscas enquanto ela estava viva, tudo seria esclarecido antes.

mas isso só foi feito depois de o roberto levantar suspeita sobre a causa da morte.

a andréia fez o basicão de fazer essa busca e foi quando todo mundo passou a dar credibilidade para essa história toda.

:)

Roberto Lima disse...

Carolina Paiva,

Lamento que você considere o fato de eu ter estudado muito e me formado em Medicina um sinal de "arrogância". A Lola é PhD e ninguém diz que ela é arrogante por causa disso . E ninguém aqui está "se achando" melhor que os outros. Na verdade, quem localizou as fotos da Layanne foi a Andrea , e eu dei uma aprofundada na pesquisa.Eu fiz o questionamento médico, e nessa área eu posso dizer que entendo muito mais do que a maioria das pessoas , é natural, pois eu já estou na área médica há quarenta anos.
O fato é que a farsa do fake "Niemi" foi descoberta, e isto diz alguma coisa sobre quem ainda insiste que a história dela é verdadeira.
Dei uma pesquisada aqui no blog , e houve alguns questionamentos sobre a Niemi, sim, como uma moça que disse que morava na Finlândia e acompanhava o blog estranhava o nome dela ( que, como se viu mais tarde, era um sobrenome )...mas eu só percebi os "furos" na história do fake Niemi com o post da Lola, que resumidamente contou a "História" dela.
Mais uma coisa, Carolina: eu gosto muito quando os meus pacientes humildes, do interior, me chamam de "dotô".

lola aronovich disse...

Gente, desconfiar da história e querer investigá-la é uma coisa. Agora, dizer que uma pessoa que pode estar morta (e que não tem como se defender) cometeu um crime é outra coisa, e bem diferente. Acho que tem muita gente rápida demais pra transformar suspeitas em verdades absolutas.
E, se eu não quisesse entender melhor essa história toda, teria trancado os comentários pra cá (quer dizer, nem sei se dá pra fazer isso), ou não teria aceitado mais comentários relacionados a este assunto, ou deletado o post (algo que eu nunca fiz com nenhum dos quase 2,700 posts do blog).
Outra coisa que gostaria de lembrar é que, embora a maior parte das pessoas conhecesse a Niemi pelos comentários deste blog, ela tinha blogs próprios, twitter, e se comunicava com bastante gente que não é leitora desde blog. Ou seja, ela não existia só pra gente. E mesmo que ela não tivesse esse nome ou esse rosto, alguém que assinava como Niemi certamente existia. A dúvida é se ela morreu, não se ela existiu.

Anônimo disse...

É verdade.

Eu só quero saber o desfecho disso e, mesmo se a conduta fosse tipificada como crime, acho que não tem ninguém aqui querendo julgar a niemi. Eu não quero.

A dúvida realmente é se ela morreu. Mas é também se ela era finlandesa e tudo mais relacionado a história de vida dela.

Anônimo disse...

Carolinapaiva.

Eu não vejo nenhum motivo de alguém ter pesquisado a vida da niemi antes.
A internet e seu anonimato tem muitas coisas boas.
Agora, mas se surge a possibilidade e suspeita de uma pessoa ter criado uma história, inventado uma doença, envolvido outros, ter feito amizades e publicar sobre sua própria morte e não ter morrido...ainda mais quando estes outros que foram tocados por esta história for vc, as pessoas que frequentam este blog....?
Não vejo como ficar indiferente com uma situação surreal assim...Como não querer saber..
Eu acho que não consigo ser assim, pelo menos ainda não.
(digo isto e sou apenas uma pessoa que acompanha o blog sempre , mas sem comentar sempre..imagina se fossse alguém mais próximo..)

Me lembro a 1 vez que li sobre estes casos no blog da Leticia, fiquei chocada de existir isso, li tudo sobre a história naquele dia assustada..

Bjos
(vivi)

Anônimo disse...

É muito facil descobrir que o nome da niemi é esquisito até pros finlandeses.

Eu digitei do facebook "niemi" e apareceram várias pessoas com esse SOBRENOME. Mas ngm tem niemi como primeiro nome.

Aconteceu o mesmo com o sobrenome hy...

Anônimo disse...

Roberto

Não te acho arrogante por ser médico, mas pela sua conduta aqui no blog e deixei isso bem claro em meu comentário. O "dotô" foi usado ironicamente sim, pois não gosto de quem vem botar banca de investigador ultra sagaz e ainda debochar dos outros.
Não tenho motivo para ser polida com quem se acha tanto só porque descobriu um fake.

lola aronovich disse...

"A Lola é PhD e ninguém diz que ela é arrogante por causa disso". ERRADO! Toda semana eu ouço algo nessas linhas. E já ouvi que só dizer que sou doutora (por exemplo, está na minha descrição, na página do blog) quer dizer que estou me considerando superior a quem não tem essa titulação. Existe anti-academicismo suficiente pra que muita gente veja pessoas com doutorado como pessoas automaticamente arrogantes. (sem falar no anti-qualquer-coisa-que-essa-lola-fala que se espalha pela internet...).

Aproveito pra avisar a todas as pessoas que enviam comentários anônimos que as chances desses comentários não serem aprovados são grandes. Primeiro porque tem muito mascutroll que não sai daqui e solta rojões sempre que um comentário deles passa pela moderação. Segundo porque, se o comentário é agressivo ou muito idiota, eu nem pisco em enviá-lo pra caixa de spam, se ele for anônimo. Já os assinados eu penso duas vezes. Digo isso porque tem muita gente querendo dar pitaco neste caso de dúvida sobre a morte da Niemi sem nem ter a coragem de assinar. Aí fica fácil.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu não sei mais o que pensar. estive navegando pelo twitter da Layanne e gente. ela é muito diferente da niemi.

muito.

ela não é a favor de agredir gays, mas acha que ser gay é errado.

ela votou no serra e detesta a dilma.

ela é envolvida com igreja e definitivamente não é bisexual.

enfim.

as coincidências que temos (datas, seguidores, fotos) me fazem pensar que são a mesma pessoa.


tudo isso que li agora me faz pensar que a Layanne criou a niemi para poder expressar tudo o que sentia e não podia falar com o perfil real. mas como disseram, pessoas que querem privacidade não agem assim. não inventam uma história de finlândia e morte; colocam uma foto da clarice lispector e pronto.


eu acho que a niemi existiu (claro), mas era brasileira e não morreu. talvez fosse ou não a niemi. acho que os sentimentos dela (ateísmo, política, sexualidade e o bom senso) eram reais. Mas só. Ela quis dar uma curtida no resto.

Anônimo disse...

eu vou tirar minha conclusão se a layanne me responder.

se ela me ignorar, vou ter certeza que ela é a niemi.

se ela responder surpresa, aí a niemi roubou as fotos da mina, e voltaremos a estaca zero (mas eu ainda vou achar que ninguém morreu, pelos pareceres do google e do roberto lima).

Anônimo disse...

Quantas histórias ouvidas, quantas ainda serão contadas... Quanta história misturada!
Brunna Talita

Lorena disse...

Mariana,

justamente, a Layanne, que é uma pessoa real, é totalmente diferente da Niemi. Eu também li muita coisa dela (li um trabalho dela de sociologia que era sobre a ligação do brasileiro com Deus! WTF??) e pelo seu posicionamento sobre quase tudo, eu acredito que ela não é Niemi. Como eu já disse, se forem a mesma pessoa, essa menina é uma artista, pq conseguiu criar um personagem que é o exato oposto dela e com muita veracidade.

Eu também enviei um email para Layanne, mas estou aqui com uma dúvida: pra qual email vocês mandaram? Pro email que aparece no perfil do blog "eu tô óotima"?? Como esse blog não é atualizado há tempos, fiquei me perguntando se esse é o email atual dela... Mas no outro blog, o do casamento, não consegui achar uma forma de visualizar o perfil.

Anônimo disse...

eu mandei por mensagem no facebook. :)

Anônimo disse...

sei lá gente.. rsrs vai ver a layanne é tipo o fernando pessoa. seus heterônimos não tinham nada a ver com ele.. :)

Liana hc disse...

Gente, a comentarista que a Lola achou que conhecia a Niemi pessoalmente e que sabia do hospital sou eu. Eu conversava um bocado com a Niemi, então ficou a impressão de que a gente se conhecia pessoalmente, o que não era o caso. Foi um mal entendido, nada mais.

É uma pena tudo isso, a Niemi era querida aqui e em outros blogs. A personagem morreu, independente da autora estar viva ou não. Porque eu gostava dela, e em consonância com meu lado Pollyana, eu só gostaria de olhar nos olhos e perguntar qual o motivo disso tudo. E no final nem seria uma questão de obter respostas, mas de lidar com as expectativas, a confiança. De qualquer forma, vida que segue...

Anônimo disse...

Mariana, se vc não e´amiga da pessoa no facebook, a msg vai p uma caixa denominada OUTROS, q mta gente n conhece ( e é bem escondidinha msm)...pode ser q Layanne nao tenha visto nenhuma tentativa de contato até agora...

Anônimo disse...

Niemi é o nome que vou sugerir para a sobrinha da minha amiga que vai nascer daqui a três meses.

Anônimo disse...

Alguém sabe quem é Lisa Niemi? Pesquisem!

Anônimo disse...

Lisa Niemi
Ela é piloto e foi quem pilotava o avião que levava o marido ao hospital para o tratamento de câncer antes da morte dele.... Oh My GOD!!!

Lorena disse...

Anônimo,

eu já sabia quem era Lisa Niemi. E não vejo ligação alguma com a "nossa" Niemi, a não ser o nome, mesmo.

Liana,

sinto muito. =/
Eu não conheci Niemi, nós só trocamos palavras aqui pelo blog mesmo. Mas conheço comentaristas que eram muito próxim@s dela, e para essas pessoas tenho certeza que essas informações todas descobertas devem ser evidências muito tristes. Eu gostaria muito que a pessoa por trás do perfil, caso ainda esteja viva, pudesse assumir seu erro. Nem que fosse apenas para a Lola e para os mais próximos, sabe... Não precisava vir aqui e contar para todo mundo. Só para aquelas pessoas de quem ela se dizia amiga, com quem conversava fora daqui, a quem ajudava, pra quem dava conselhos... Enfim. Essa persona, esse personagem, ajudou muita gente aqui, criou vínculos... E se a pessoa por trás dele ainda está viva, o mínimo que ela poderia fazer era se desculpar a quem se entriesteceu de verdade com sua pseudo morte.

Anônimo disse...

aaaaaaaahh sério? eu não sabia que ia para essa pasta de 'outros'.

Mas de qualquer modo, eu falei com ela no twitter também.

Depois que eu falei com ela, ela ainda não movimentou nenhuma das suas contas (acho que desde o dia 20).

Fico com receio de publicar algo no perfil dela (nem sei se as configurações dela permitem). mas de qualquer modo, não sei se faria isso, vai que eu tou entregando a menina...

Anônimo disse...

bom, a LAYANNE atualizou seu status no facebook e não me respondeu nenhuma das duas mensagens que deixei lá, muito menos respondeu meu tweet.

Eu expliquei toda a história para ela mas ela nem ligou. Eu só posso concluir que ela É a niemi, ou pelo menos já estava a par dessa história.

Tirem suas conclusões e não chorem.

Anônimo disse...

Layanne publicou no blog dela o endereço de como chegar até a casa da sogra para a festa que tem a ver com o casamento dela e achei muito estranho isso, como se ela convidasse o mundo virtual todo!!! qq criminoso e qq larápio pode chegar lá, é isso??? Niemi se escondendo tanto e Layanne se mostrando tanto. Cada lado de uma mesma moeda?

Anônimo disse...

eu tb estranhei o que o ultimo anonimo comentou. Nao sei se mora em uma cidade violenta mas eu não me arriscaria dando endereço em blog. Outro ponto que me deixou em duvida foi um tweet da Layane "Há séculos não posto aqui, estou abandonando minha coisas..." em 23 de dezembro, na epoca que começou a estoria da doença. Pode ser que naquela epoca ela tenha se tocado que chegou a hora de acabar com a brincadeira e viver a propria vida. Até pela proximidade do casamento. O gosto por gatos que ela também tem em comum com Niemi, o goticismo tb me soam familiares. Mesmo assim pode ser que a Layane não tenha de fato nada a ver com essa mentira.

Anônimo disse...

Sim, como alguém lá em cima disse, que Niemi Hyyrynen era um fake agora ninguém mais tem dúvida e mesmo se alguém ainda insistia em acreditar na farsa acho que o link do crematório que Carol trouxe bastou pra eliminar qq dúvida em contrário. MAS há alguém por trás dessa farsa toda e aí está o X do problema, pois essa pessoa pode agora assumir ou já ter assumido outro fake, melhor trabalhado, e continuar aqui, na boa. E a pessoa central a ser conquistada continuará sendo a Lola pq duvido que será encontrado outro blog com tanta muniçao pra atiçar uma personalidade assim como a de quem encenou por trás de Niemi Hyyrynen.

Anônimo disse...

Lorena disse...
Anônimo, eu já sabia quem era Lisa Niemi. E não vejo ligação alguma com a "nossa" Niemi, a não ser o nome, mesmo.

Lorena, descanse a mente num relax manero ou melhor minero... rs... foi aludindo a um câncer real com um câncer fake; uma Niemi real com uma Niemi fake...

Tamires Ilves disse...

PUUUTZ só agora vi meu ~nick~ aparecer aqui!

Vamo lá:
Conforme alguém que se dispôs a olhar mais longamente ao assunto percebeu, meu nome é Tamires, sou do interior e estudo em São Paulo no momento. Estou muito viva e sem intenções de morrer. Tenho Facebook e um twitter que não uso mais, conforme apontado. E assim como todos aqui, eu pranteei a falsa morte de Niemi. E estou me sentindo feita de palhaça no momento.
Eu curto bandas finlandesas e uma vez achei uma chance de estudar finlandês com um professor nativo. Como gostava de finlandês eu inventei um nickname no referido idioma. Em alusão a um filme chamado "Musta kissa, valkoinen kissa" (Gato preto, gato branco). Não sei nada sobre o filme mas curti a dualidade. Sei lá.

Como eu expliquei num comentário no outro post (o Niemi Vive), nós conversamos um pouco e só. Qualquer um que entenda um pouco de estilística ou linguística (sei lá) vai perceber que quem vos escreve, Tamires/Valkoinen Kissa, NÃO é Niemi.
Lamento muito que minha ideia bobinha de ter um nick em finlandês, concebido há quase 3 anos, tenha parecido uma perturbadora coincidência a alguém aqui.

E já que estou aqui: Lola, adoro seu blog e admiro muito seu trabalho. Obrigada.

Julia disse...

"Como eu expliquei num comentário no outro post (o Niemi Vive), nós conversamos um pouco e só."


Não foi vc quem disse que passou o reveillon conversando com ela no Gtalk?? Ou estou me atrapalhando?

/oo\ disse...

Para mim, a Niemi foi como um anjo qdo eu me sentia no fim na linha, sempre prestativa, paciente, educada, inteligente, me disse que na Finlândia passou por um teste para saber qual era o QI dela e chegou a 125 e eu acredito pq ela tinha um cabedal de conhecimentos inigualável entre as pessoas que já conheci, até mesmo professores universitários concordavam comigo qdo eu conversava com um ou outro sobre minha amiga virtual finlandesa. E a retórica que ela tinha me deixava admirada e era fluente em inglês, até traduziu um material da faculdade que eu precisei com urgência. Ela me animou a me inscrever para o mestrado em Literatura Medieval, mas fiquei na dúvida se isso vai mesmo ajudar na minha carreira como professora e ainda estou por decidir que rumo tomar profissionalmente. Trocamos e-mails por mais de meses, falamos no Gtalk algumas vezes, sempre de madrugada e até hoje minhas madrugadas têm algo diferente das madrugadas de antes da Niemi, volta e meia perco o sono por tudo que li e ainda leio sobre ela ser uma farsa, gente que suspeita dela ser o fake de um cara machista colhendo material das feministas via e-mail para escrever um livro. Contei muita coisa confidencial para ela em e-mail e algumas vezes me sinto angustiada com a possibilidade de ainda ler meus segredos em algum livro ou algum blog cujo autor a gente desconheça. Sou bissexual e ela também e fizemos planos para uma semana juntas num hotel fazenda. Quando eu soube da doença dela, fiquei deprê e ela mesma me consolou. A morte dela, verdade ou mentira, levou junto um pedaço de mim, acho que o melhor pedaço de mim se foi naquele forno incinerador. Ela me chamava de Cosette e isso me animou a ler Os Miseráveis que levei quatro meses e ainda assim pq ela me cobrava a leitura, mas era de um jeito doce e motivador. Vocês sabiam que a fruta preferida da Niemi era o nosso ABACAXI? Disse que na Europa é uma fruta exótica e muito cara e aqui no Brasil ela queria ver a árvore do abacaxi e foi uma decepção saber que o abacaxi nasce de uma planta pequena que dá uma única fruta pq na cabeça dela o abacaxizeiro era uma árvore alta e frondosa, maravilhosa com abacaxis pendurados. Para mim, Niemi foi a tábua da salvação. E se não fosse o sofrimento coletivo que descobri entre os que a estimaram, eu teria sucumbido. Ela gostava demais do Lord Anderson. Tanto amor naquele coraçãozinho que eu pensei um dia ouviria as batidas. E se ela voltar, vai ser alegria e mais alegria. Perdoo. Mil vezes perdoo. Parece piada alguém citou nos comentários a dançarina Lisa Niemi e eu tenho um DVD dela dançando com o Patrick, outro belo que se foi tragicamente, até comentei com Niemi sobre o DVD, mas ela desconversou e, agora, com a mente clara, me pergunto se ela desconversou por causa do sobrenome Niemi que ela usava como nome. Seja lá como for, a Niemi vai ficar entre nós por muito tempo, até voltar e se redimir diante dos que ela escolher para confidenciar pq sem o twitter dela ficou difícil. /oo\

Anônimo disse...

Putz, ainda tem gente idolatrando um fake. Só falta canonizarem a Niemi. Enquanto houver otário vai existir malandro, acordem para a realidade gente. Quanto melodrama e choradeira gastos com alguem que não morreu coisa nenhuma, so enganou a todos. Me assusta o carisma desses psicopatas, como são venerados mesmo depois que se revelam uma farsa. Um perigo.

/OO\ disse...

/OO\
Um grande alívio ter a certeza de que NINGUÉM sabe quem está por trás da verdadeira pessoa que se identificava como Niemi pq assim NINGUÉM poderá fazer NADA contra ela. NADA /OO\ NUNCA /oo\ JAMAIS /oo\ Ela me falou algumas vezes de um livro de título MELANCIA, outra fruta exótica para ela, mas nunca fui atrás do livro e agora vou comprar e ler. Ela tb me falou de outro livro que qdo ela leu ainda não tinha sido traduzido para o português, mas já faz uns meses que foi traduzido - Em Busca de Zoe - é a história de duas irmãs e pra mim Niemi ficou como a irmã que nunca tive, pois sou filha única de pais divorciados desde os meus 12 anos. Acho maravilhoso a Lola deixar esse espaço para falarmos da Niemi e vou fazer todo o esforço possível para desbancar quem quer manchar a linda memória que temos da Niemi. A tarde está bonita e qdo o sol baixar um pouco vou me deitar debaixo de alguma árvore, olhar para o céu azul, imaginar Noemi sendo transportada por uma nuvem levada suavemente pela brisa /OO\

Anônimo disse...

Esse negócio que vc fumou é forte hein, Nie... digo, /oo\

Nie/oo\ disse...

Meu corpo é isento de química alucinante.


Nada consumo que possa alterar meu nítido funcionamento cerebral.

* * * * * * *

Para quem espera, existe a volta.

Muit@s se foram e voltaram trazendo o seu melhor.

http://www.youtube.com/watch?v=nIqeOYDR7A8&feature=related

Anônimo disse...

Moça dos /oo\ eu compreendo que esteja triste. Quer desabafar? Me passe seu email que posso tentar dar um apoio. Fique bem.

Gyngery disse...

Essa moça que forjou a própria morte se parece com Roque Santeiro, um cara que morreu mas voltou, tinha morrido coisa nenhuma.
http://www.youtube.com/watch?v=gtrB6bInQSg&feature=related

Roberto Lima disse...

Olha aí o fake "Niemi" querendo reverter as coisas e fazer parecer que ela, em vez de uma farsante , era uma santa, e que era mesmo de outro país .Coisa nenhuma, esse fake é do Brasil mesmo,e de santa não tinha nada. E mais: /oo\ : "Ninguém" sabe quem era a pessoa que se passou por "Niemi"? Já sabemos sim, não só eu como outras pessoas .

Gil broder disse...

Foi uma grande perca

By Aweay

Gil broder disse...

Mas são umas dissimuladas mesmo né?
Alguem disse que tinha asco de gente que comemorava ou perguntava se ela ja tinha morrido

Mas a próppria lola chegou a mandar troll se matar

Só é feio do lado de lá?¬¬

Dois pesos e duas medidas é o lema das feministas

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 282 de 282   Recentes› Mais recentes»