segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

HOMENS BAIXINHOS, AS GORDAS DO MUNDO

A verdadeira Julia Child e seu marido em foto mandada para amigos

Pra minha geração, esta é a foto oficial de Charles e Diana, do casamento do século (passado) e tal. Vocês novinh@s ainda sabem quem foi Lady Di, né? E não que eu preste muita atenção nessas figuras reais (sou contra a monarquia, não vejo a menor necessidade em ter reis e rainhas), mas, na minha cabecinha, Charles é altíssimo, e Diana era bem mais baixa que ele ― por causa dessa foto, certo? Bom, eu perdi alguma coisa, porque aí embaixo, eis uma foto deles entrando pro casamento.
(E, só pra registrar, eu sempre, desde a minha adolescência, torci pra que Charles e Camilla Parker-Bowles ficasssem juntos, e preferia Fergie a Lady Di. Ok, eu não era muito popular, nota-se. E depois da trágica morte da princesa e sua eventual canonização, pega até mal revelar essas heresias em público).
Mas o assunto é outro. Vi Julie & Julia um dia desses e amei, entre vários motivos, porque ele mostra dois casais que se dão bem, em que o marido sempre apoia a mulher e nunca a contradiz (bom, o marido da blogueira Julie tem uma recaída no final, mas o da famosa apresentadora culinária Julia Childs é sempre perfeito. Inclusive, na vida real ele comparecia pra transar com ela todo dia, no almoço). Entendo que se o maridão adotar esse filme como seu de cabeceira e assisti-lo mais cem vezes, ele possa começar a compreender o que constitui um bom companheiro (não no sentido do filme do Scorsese). Opa, tô atirando pra todas as direções, mas lembrei, ao mencionar Os Bons Companheiros, que a explicação psicológica dada ao fato do personagem do Joe Pesci ser um psicopata é que ele é um baixinho invocado. Ele elevaria o grau de agressividade pra compensar a estatura. Será que isso é comum? Duvido! Bem, mas em Julie & Julia, a mestre-cuca e sua irmã conversam e chegam à conclusão que sairam de sua cidade natal, nos EUA, porque eram altas demais. Com quase 1,90, não arranjariam marido se ficassem lá, e ser solteira nos anos 40 era meio como ter lepra. O interessante é que as duas acabam se casando com homens beeem mais baixos que não dão a mínima pra isso.
E aí, por que essa fixação pra que o homem tenha que ser mais alto que a mulher? Obviamente é uma construção social, como tantas outras. O homem tem que ser maior para proteger a mulher (de quê? Dos leões? De outros homens?). Mulher tem que ser delicada e frágil. Sabe, essas características “naturais” que existem desde os homens das cavernas (a gente nunca diz pessoas das cavernas, notaram?), como os psicólogos evolucionistas não nos deixam esquecer.
Graças a essas ridículas convenções sociais moldadas na pré-história, a altura faz um homem baixinho sofrer quase tanto como uma mulher gorda sofre com o peso. Eu digo “quase” porque, por mais que a baixa estatura dificulte a vida do homem no mercado amoroso, vivemos num mundo em que os homens, ao contrário das mulheres, não são admirados apenas por sua aparência física. Além do mais, é ponto pacífico que altura é algo genético, que não dá pra mudar. Já peso, como sabemos, está estritamente ligado à falta de caráter e preguiça. Cof cof, pra quem não entendeu a ironia. (No caso das mulheres altas e magras, quem já leu uma entrevista de top model falando de sua adolescência já leu todas: elas são unânimes em apontar que, na escola, nenhum menino as achava bonitas, por elas serem magras e altas demais. Mas, numa passarela, onde o padrão é outro, modelo raramente é alta ou magra demais).
Como algumas de vocês sabem, em outra encarnação eu tive uma agência de casamento. Um dos meus clientes era um corretor de imóveis baixinho. Nada escandaloso; acho que ele media 1,60 m, a altura média de uma brasileira. Mas não era fácil apresentar uma mulher pra ele. Até as moças da sua altura ficavam com o pé atrás, por causa daquela história de salto alto.
Mas não entendo bem por que persiste essa tradição de que homem tem que ser mais alto que a parceira. Bom, não só mais alto, mas “mais tudo” em outros quesitos relacionados ao poder ― mais velho, mais rico, mais forte. Porém, penso que o mito do “mais alto” é o que segue mais enraizado. E aí chegamos ao dilema Tostines: fotos como a de Charles e Diana (em que Charles é fotografado pra parecer mais alto) fazem com que as pessoas vejam como importante a altura do homem, ou o fato das pessoas acharem importante a altura do homem faz com que farsas como as fotos de Charles e Diana sejam montadas?
As duas coisas, suponho. Não sei. Mas sei de um segredo: quando o casal tá deitado, a diferença de altura não incomoda nem um pouco.

62 comentários:

aiaiai disse...

É o que a gente cansa de falar e muitos não querem escutar: o machismo é ruim para os homens também!

olha que legal esse instituto de recife: homens defendendo a igualdade de gênero em alto estilo. Adorei http://www.papai.org.br/#

Lord Anderson disse...

Como alguem baixinho eu sei do que vc ta falando...

Sem contar que mesmo quando a garota em si não se importa, tem alguem p/ ficar "horrorizada" com ela.

Da mesma forma que alguns estranham quando um homem namora uma mulher mais alta...

É uma forma de manter a ideia de que no relacionamento tem que ter alguem que manda...

Isso acontece mesmo em relação a casais homo...o mais alto é visto como o "ativo".

Sobre a questão da raiv, de fato algumas pessoas tentam compensar a baixa estatura sendo mais assertivas...seja com o esteriotipo do baixinho invocado...ou (no meu caso) falando muito e sendo o bem-humorado do grupo.

Um post inesperado, mas bem legal :)

Diana disse...

"Quando os umbigo se encontra, não importa o que tem nas ponta" - dizia uma amiga minha (por sinal também chamada Lolita) parafraseando sua conclusão :)

Anônimo disse...

Lola,
Aqui neste joguinho divertido pra você saber que celebridades têm a sua altura dá como Charles e Diana tendo os mesmos 1,78m, o que parece ser o caso, quando a gente vê as fotos não-oficiais. Ela só usava saltos altos quando ia a solenidades desacompanhada ou então já no final, perto da separação, quando já não estava nem aí pra Casa de
Windsor... :)
abraço
Mônica
@madamemon

Anônimo disse...

rsrs uma grande bobagem isso de estatura... mas não sei, sempre gostei de caras mais altos. Não que eu os escolhesse pela estatura,mas sempre namorei cara alto e finalmente casei com um mais de 20cm mais alto que eu.
Na horizontal realmente não temos nenhuma diferença de estatura... rsrs mas se ele souber que minha ira repentina é para compensar minha estatura menor -se isso serve para mulheres tbm - ele se achará no direito de zombar dos meus reclames costumeiros =D
Bjs, Lola linda!

P. P. P. disse...

Até a roupa de Dilma incomoda,

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/sarna-pouca-e-bobagem-roupa-de-dilma-ameaca-moda-brasileira

Anônimo disse...

Freaking interesting: http://www.youtube.com/watch?v=3Ga9uX-2C50 3:05 pra frente

Bruno S disse...

Ainda assim nós baixinhos temos a vantagem de andar em ônibus e aviões com algum conforto.

Lord Anderson disse...

Prezado Bruno.

Sobre avião eu não sei, mas ônibus???

Poxa eu ao menos tenho uma dificuldade quando o ônibus ta cheio, pq é dificil alcançar a barra superior p/ segurar...e mais dificil ainda de dar o sinal.

Felizmente aqui na cidade que moro os novos onibus vem com botões mais acessiveis.

Bruno S disse...

Eu tava pensando em ônibus de viagem. Com poltronas marcadas e numeradas. Porém, sem espaço para joelhos de quem tiver mais de 1,70.

Em ônibus cheio também sofro.

Anônimo disse...

HUHUAHUAHUAHUA...ADOREI, esse blog! Vi propaganda no Facebook de uma amigona e TIVE que comentar!
E os baixinhos e carecas, então? Como proceder? A ditadura da beleza continua firme e forte, mas que e bem verdade que as mulheres aceitam muito mais as diferemças físicas dos homens que vice-versa, É VERDADE. Quantos casais de modelos e gordinhas vc encontrou na rua, hein? PENSE NISSO!

Bjão, Lola!

Álvaro disse...

Boa tarde, Lola. Tudo bem?
Encontrei uma citação de seu blog no twitter e achei muito interessante.

Quanto ao post, não sei se há uma ditadura da beleza feminina ou uma ditadura de um padrão escandinavo quase caricatural, sendo esse padrão consagrado pela santíssima trindade midiática magra/alta/loira.

Agora, quanto às relações amorosas, nós homens gostamos de mulheres bonitas e jamais nos apaixonamos (jamais) por uma mulher que não consideremos bonita. Esse é um defeito de fábrica nosso e, quem gosta de nós, deve se conformar com isso. A boa notícia é que nem todos se deixam hipnotizar por esse padrão estúpido imposto pela indústria do photoshop.

Parabéns pelo blog.

Pachi disse...

Isso me lembra de um anime que eu vi uma vez e é um dos que eu mais gosto: Lovely Complex. Conta a história de dois adolescentes que sofrem com esse padrão de mulher baixinha e frágil e homem alto e forte, e o melhor é acompanhar eles começando a pouco se lixar pra isso e serem felizes juntos.


Eu lembro de quando via aqueles guias de como desenhar mangá e sempre diziam pra desenhar o homem/ativo(a) mais alto que a mulher/passivo(a) porque se fizesse o contrário não ia aparentar que era um casal ¬¬!

Lógico que eu pouco ligava e fazia da maneira que achava melhor. Aliás, fico revoltada como isso fica tão cravado na mentalidade das pessoas e acabam achando que é regra!


Cresci escutando que por ser baixinha, tinha que amar salto e toda aquela palhaçada que me dava nos nervos. Mas com meus 17 anos 1,55m, me sinto muito melhor usando meu tênis All Star velho do que um daqueles saltos altos feitos de plástico.


Também existe a impressão de que se a pessoa for baixa, ela não consegue 'impor respeito'. Bem, sou baixa, tenho cara de criança e sou toda magricela, por isso adoro ver a cara de susto de certos seres quando veem que não sou nem 5% do que eles imaginaram por causa de um esteriótipo besta.



Obs. Primeira vez que comento aqui >: Leio há um tempo, mas só agora tomei vergonha na cara e vim comentar >_< é porque de todos os padrões existentes, o de altura é o que mais me irrita.

Anônimo disse...

ahh, lola, que saudade estava de ler seu blog!

então. eu sou considerada alta, com 1,73 m de altura. meu namorado tem 1,70 m e isso é um problema pra ele, há três anos e meio, que é o tempo que estamos juntos.

Assim, eu não sou de usar salto, detesto, a não ser em ocasiões indispensáveis. por ex: mes passado, estávamos separados e fomos padrinhos de casamento juntos. como eu estava com raiva dele, meti no pé o maior salto do mundo e fui. ele odiou, claro, rs.
no dia a dia, sem salto, dá pra disfarçar, mas eu não ligo realmente pra isso. ele sim.

mas confesso que é mais confortável abraçar um cara mais alto do que aluguém da minha altura. mas não cheguei a ter tanta raiva assim a ponto de confessar isso pra ele, rs.

Jéssica disse...

Eu tenho uma queda por homens mais baixos que eu, todas as vezes que comentei isso com alguém me olharam com estranheza Oo

Imposição de um padrão de altura é algo realmente tolo...

Giovanni Gouveia disse...

Eita, Lola, senti-me homenageado com esse post...
Eu não conseguir crescer "tanto" quanto meu pai, que na reservista consta 1,70m, mas também não cresci tão pouco quanto minha mãe, de padrão romântico, com 1,50m, fiquei acima da média aritimétrica dessas duas referências. E fui campeão estadual de basquete estudantil, no segundo grau O_o
Cris é um pouquinho mais baixa que eu, mas com salto alto fico menor que ela, e os irmãos dela medem 1,85m e 1,98m (sinto-me anão, junto deles :D )
Fui o "baixinho invocado" até os 12 anos, aí a tendência aquariana "Harmony and understanding
Sympathy and trust abounding
No more falsehoods or derisions
Golden living dreams of visions
Mystic crystal revalation
And the mind's true liberation"
falou mais alto (ou baixo, hehehe)
Mas um amigo diz que baixinho é invocado pq o nariz fica mais perto da catinga :D

P.S. Aiaiai, um dos fundadores do Papai é ex professor meu de Antropologia, um texano gente boa chamado Russel Parry Scott

Eduardo Marques disse...

Interessante essa história do príncipe Charles e da princesa. Os dois têm a mesma altura! 1,78m. Olha só:

http://www.celebheights.com/s/Prince-Charles-623.html

http://www.celebheights.com/s/Princess-Diana-2355.html

Acho q exageraram um pouquinho nessas fotos ao aumentar a altura do príncipe. Tudo bem q tivessem aumentado alguns dedinhos, mas aí já é exagero. Acharam q iam enganar quem?

Elaine Cris disse...

Interessante esse assunto. Desde a adolescência sempre tive preferência por homens que eram do meu tamanho ou apenas um pouco mais altos e até hoje não gosto quando o cara é muito mais alto que eu e tenho que ficar entortando o pescoço pra olhar pra ele, rsrs... Minhas amigas, pelo contrário, sempre fizeram piadinhas comigo por causa disso.

Larissa disse...

eu nunca gostei de homens mais baixos ou do meu tamanho, mas não sei explicar direito por que. Juro que não sou preconceituosa. talvez um psicanalista diria que como meu pai morreu cedo eu sempre busquei uma figura masculina protetora (?)portanto alguém mais alto do que eu, ou mais forte. Já li também uns estudos dizendo que as mulheres (mesmo no século XXI) ainda buscam características nos seus parceiros pensando na reprodução e na proteção das crias e da família, fisicamente favorecidos para a luta, caça, etc. Acho uma bobagem, hj em dia segurança está num emprego estável, numa boa condição fananceira, numa boa saúde mental? Sei lá, qualquer coisa menos nas características físicas.

Letícia disse...

De vez em quando, em conversa com alguma amiga, a Fulana em questão solta: "não uso salto alto". Minhas entranhas começam ebulir de simpatia pela dita-cuja, e por alguns momentos eu tenho que conter minha vontade de abraçá-la... mas aí broxo. Pq, invariavelmente, a Fulana completa: "de salto, fico mais alta que o meu namorado/noivo/marido". Minha cara: ¬¬

Na boa, o mundo é muito contraditório! O padrão de beleza é ser alta e magra, então preste muita atenção pra não usar roupas que te "achatem"... mas, epa, nada de ser alta demais, a ponto de passar o bofe, hein? Use salto, salto é sexy e powerful... mas, EPA2, não use se for alta demais!

Mas, como disse a aiaiai, é óbvio que, nesse caso, o machismo não afeta só a felicidade das mulheres. Já ouvi muita garota falando que seria incapaz de namorar um rapaz mais baixo que ela...

Chicória disse...

Eu lembro tão bem de um folder antigo do Banco do Brasil com uma loirona alta e do lado seu marido baixinho, careca e de terno (tipo o casal Luciana Gimenez e o atual marido) e não acho essa cena assim tão rara (na verdade é um estereótipo também). Acho que o cara meio que 'prova' que tem outros atributos além da altura capazes de atrair uma mulher, apesar dos padrões.

Yohana disse...

Vi o filme há pouco tb! Vc viu as entrevistas?? A Amy Adams e a Meryl Streep falam justamente sobre o casamento moderno que eles tinham... Quando a Julia achava que morreria solteirona, casou com um cara super bacana e tinham uma via sexual super legal e moderna p/ epóca.
Gostei muito!!

Kinna disse...

Bom, esse post me pegou de jeito. Primeiro, porque, por mais que eu seja contra qualquer tipo de preconceito (o que não significa que eu não os tenha, embora tente me livrar deles), a altura sempre foi um atributo que eu achei importante para escolher namorados. Eu não sei te explicar, então nesse quesito me considero preconceituosa e tenho vergonha disso, mas não consigo mudar. Se vejo um homem baixinho, não consigo achá-lo atraente mesmo. Nem o Bruno Gagliasso passa pelo meu crivo! Por mais que eu saiba que ele é realmente bonito, eu tenho minha resistência com a altura dele. É quase uma obssessão...rs. E seu post foi um soco no meu estômago, porque por mais que eu já soubesse que era escroto pensar assim, eu nunca tinha feito essa relação com gênero e machismo. Então fiquei com vergonha de mim mesma quando li o post.
Por fim, parabéns pelo texto, o que mais mexeu comigo nos últimos tempos.

Anônimo disse...

Lola,
A escravização da aparência não pára APENAS na escravidão de ter que ser ( e se manter) magra pra agradar. Conheço um monte de mulheres que mantém o cabelo comprido porque o namorado/marido gosta. Ela lá, doida pra cortar o cabelo mas com medo de desagradar o benhê.Em geral, gastam os tubos com salão só pra agradar o "amorzinho". Tudo pra que na hora da transa ele tenha uma crina pra puxar.

Vanessa disse...

Quanto a ironia sobre a altura, não sei se ela faz mais sentido, já que atualmente até a altura você consegue modificar(não muito, mas o suficiente), claro que é praticamente tão caro e doloroso quanto uma cirurgia plástica (talvez até mais doloroso pelo menos).

Bru Holmes disse...

Super me identifiquei com o post. Eu adoro guris mais baixos ou da minha altura, e algumas pessoas acham que sou louca, que gosto de anões(!!!).
Mas o que posso fazer?

Daiane disse...

Eu sempre preferi homens altos, mas isso nunca me impediu de namorar homens da mesma altura que eu ou até mais baixos. Acredito que a maioria dos homens com quem me relacionei eram da minha altura.

O engraçado é que na minha cabeça, eu queria namorar um rapaz mais alto para poder usar saltos e hj quase não uso, mesmo sendo casada com um homem alto (1,95cm).

Anônimo disse...

eu me sinto atraída por caras mais altos, não absurdamente mais altos, mas uns 10cm, pq eu já sou gordinha, um cara mais magro e mais baixo vai parecer o meu filho (!)

meu ex tinha 5cm a mais e eu era bem satisfeita com aquela altura, mas a magreza dele me incomodava mto!

pra falar a verdade eu tenho uma raivinha (irracional, eu sei) quando vejo uma baixinha (menos de 1.65) com um cara com mais de 1.70 rs

é pq a média de altura do brasileiro já é super baixa, quer dizer, tem muito mais homem baixo do que alto... aí vem as meninas que poderiam ficar com os baixinhos e pegam os altos!

Le Pelegrineti disse...

Essa questão está aos poucos sendo superada! O que é um pedaço d osso a mais ou a menos? Eu me identifiquei com a história pq tenho 1,75 e meu namorado 1,64. Tô com ele há 5 anos. Não uso salto, mas nunca fui d usar. No começo me incomodava chamar a atenção das pessoas na rua ou as críticas da família, mas agora já acostumei e nem enxergo mais se tem ou não olhares. Ele não liga nem um pouco,é seguro e se garante! A masculinidade dele não está nem um pco ligada a altura!Enfim,adoro qndo encontro casais como nós e o post foi um pouco isso!Um abço!

suzana disse...


Isso sobre a altura do homem é ridículo, tenho 1,83 namoro a 3 anos, e ele tem 1,69. adoroooo. uma vez alguém quis tirar um sarro, ele simplesmente respondeu, Agente escolhe a que gosta do tamanho que aguenta.
então vamos parar com essa ignorância de que o homem tem que ser mais alto, besteira.

Anônimo disse...

geeent... só agora vi este post. tenho quase 1,80 e AMO homens mais baixos. morro de tesão e acho muito poder que um cara baixinho me assuma (dá uma sensação de que eu sou poderosa, mas que ele tbem tem algum poder, já que as pessoas ficam num questionamento do que será que ele tem pra ficar comigo mesmo baixinho - o que é uma bobagem, mas me sinto parte de uma dupla poderosa). mesmo de salto. sim, amo salto e resolvi que foda-se quem não gostar de mulher muito alta, mas eu não vou deixar de ser feliz e usar o que eu bem entender (tenho certo fetichinho por sapatos e sou uma fã de designs perfeitos). pq a vida é uma só, gente. e eu sinceramente jamais deixaria de sair com um cara que me interessasse por altura. se fosse assim, teria tido só uns poucos parceiros a vida inteira, já que a média de tamanho dos caras na rua não é 1,90, né?

Gabi Loka disse...

nossa agora que vc apontou a questao da altura do casal real eu so fiquei imaginando ela achada pra bater fotos com ele - enquanto ele estaria num palanquinho rs. E o mais estranho que, como podemos perceber, nessa ultima foto eles exageraram! Ela esta quase no umbigo dele ahuahua Muito triste! Faltou um padrão na diferença dessa altura ae rssss

Anônimo disse...

eu namoro com um rapaz com 1,65 e eu tenho 1,69... para alem disso sou mais larga de estrutura e ele é mais estreito e os comentarios que oiço diariamente muitos deles vindos da minha familia deixam me de rastos ao ponto de por vezes andarmos mal porque a mae dele me estar constantemente a chamar gorda so pk sou alta e com curvas, mas se eu perder mais peso vou parecer uma anoretica, sera k esse padrao de beleza tem de prevalecer sempre ? ou eu posso simplesmente ser feliz com ele sem que me tenham de dizer k parece o meu filho, afinal de contas sao so uns meros 4cm... alguem me ajude

christiano disse...

NO FUNDO TODAS AS MULHERES ODEIAM HOMENS BAIXOS ! A CIENCIA DIZ ISSO FUNDAMENTALMENTE E NÃO TÊM COMO IR CONTRA TODA A TEORIA EVOLUCIONISTA.
O QUE ACONTECE É QUE APENAS UMA MINORIA, ENCHERGA QUALIDADES QUE SUPERAM ISSO E LIGAM O BOTAÃO - FODA-SE O MUNDO. REPITO : APENAS UMA MINORIA DELAS. AS EXTATISTICAS DE CASAIS COM HOMENS MAIS BAIXOS É DE 1/100 OU ATÉ MAIS..... E NÃO É OBRA DO ACASO - A FINAL, ACASO NO AMOR NÃP EXISTE. EXISTE ATRAÇÀO E PONTO FINAL.

QUEM DISSER O CONTRARIO ESTÁ AUTOMATICAMENTE MENTINDO DANDO UMA DE POLITICAMENTE CORRETO.

NÃO EXISTE ESSA DE "PREFERIR" HOMENS MAIS BAIXOS - ISSO INEXISTE.

APENAS ALGUMAS NÃO LIGAM MTO PRA ISSO - PROVAVEL,ENTE AS MAIS ENCALHADAS E MAIS FEIAS E AS MAIS VELHAS - ACIMA DOS 35 ANOS.

Hamanndah disse...

Como você é rídiculo, Christiano. Tomando todos por você!

Anônimo disse...

Reavivando o post!

Bom, eu sou uma mulher alta (1,78)e prefiro os mais altos que eu, por ser mais gostoso para andar abraçada e etc. E principalmente, porque no sexo, nem tudo se faz deitado. rss

Já namorei um cara baixinho (4anos), e evidentemente a altura não é um critério determinante. Mas podendo escolher, prefiro os mais altos.

Rafael disse...

Christiano, concordo plenamente com você. Falou tudo.
Não existe esse negócio de mulher preferir homem baixo. Dizer que existe mulher que gosta de homem baixo, é a mesma coisa de dizer que existe gente que prefere pessoas feias. Sendo que na verdade o que existe, é gente que aceita namorar uma pessoa feia, mas nunca que a feiura vai ser considerada um atrativo.
É a mesma coisa com a baixa estatura do homem. Tem mulher que aceita namorar um baixinho (talvez por não ter conseguido nada melhor, por dinheiro, não sei), mas isso não quer dizer que ela prefira homem baixinho.

Anônimo disse...

Tempos atrás fiquei com um rapaz mais baixo que eu, ele é bem inteligente e tal, mas isso me incomodava! Pegava naquelas mãos pequenas e achava estranho demais... Sei que isso é um "machismo meu" (como outros que, certamente e infelizmente, tenho). Não digo também que foi só por isso que não quis namorá-lo, afinal ele às vezes é meio "chato" e me irritava também. Acabei voltando com meu ex, que não é alto, mas é "grande" (ombros largos, gosto disso também)e bonito (o "baixinho" não é nem um pouco, acho que isso contou também). Enfim,infelizmente acabo me importando com as aparências.

Anônimo disse...

Tempos atrás fiquei com um rapaz mais baixo que eu, ele é bem inteligente e tal, mas isso me incomodava! Pegava naquelas mãos pequenas e achava estranho demais... Sei que isso é um "machismo meu" (como outros que, certamente e infelizmente, tenho). Não digo também que foi só por isso que não quis namorá-lo, afinal ele às vezes é meio "chato" e me irritava também. Acabei voltando com meu ex, que não é alto, mas é "grande" (ombros largos, gosto disso também)e bonito (o "baixinho" não é nem um pouco, acho que isso contou também). Enfim,infelizmente acabo me importando com as aparências.

SOMENTE MEU E TEU, AMOR disse...

Que besteira, hein?

D'brandão. disse...

Genial. Adorei a sua resposta!

Wagner disse...

Legal, tenho 1,50m e vejo esta discussão de fora deste mercado de atrações sexuais. Onde quem tem o poder de escolha é a mulher.

Me entristece mesmo ter 30 anos e nunca ter namorado por ser marginalizado pelo preconceito das mulheres. A margem vendo casais passeando e vendo aqui no ângulo da miséria como poderia ser legal ter conhecido várias mulheres, mas nem amigas tenho por causa do maldito preconceito.

Mulheres são as mais machistas, pois alimentam os machistas com amor e dedicação a eles.

Criam estigmas e preconceitos para uma parcela dos homens, marginalizando-os, deixando a oportunidade de conhecer alguém legal tão quanto um alto, forte e arrogante. Muitas visitam presos e mandam cartas a eles pela ilusão da proteção.

Abrir a mente faz bem. O homem inventou o romantismo e as mulheres acham bonitinho.

lola aronovich disse...

Wagner, entendo que vc sofra por ser baixinho, assim como muitas mulheres sofrem por ser gordas. Ainda assim, eu não vejo algumas mulheres gordas que de repente também são tímidas e podem nunca ter namorado com 30 anos culpando os homens. Tem muito homem baixinho simpático que tem uma vida social normal, assim como tá cheio de gordas no mesmo caso. O preconceito não é só das mulheres, é de todo mundo, é da sociedade que impõe um padrão único (como explico no meu post e não vou repetir aqui). Quando vc começa a falar de mulheres mandando cartas para presos (certamente todos os presos são alfas, altos e ricos), vc parece um mascu.
Alguma chance de vc não ter amigas ou namorar não por ser baixinho (que definitivamente atrapalha, não vou negar), mas por vc ser meio chato e ter uma opinião tão negativa das pessoas com quem vc gostaria de namorar?

brunoabc disse...

Eu sou baixinho e sei como é isso. E quando a gente tem que ouvir: "Dizem que o cara é maior gato, mas quando fui ver ele é baixinho". Depois verifico a altura da pessoa 1,75m. Eu tenho 1,61m. Sou gay e não sofro tanto com isso. Recebo paquera nas ruas e acabo não tendo tanto os problemas com isso. Acho que as mulheres gordas sofrem mais. Igual você disse, se o cara tem uma boa profissão, é destacado (mulheres ou gays) acabam relevando um pouco isso. Acho que homens desempregados sofrem mais no "mercado do amor".

christiano disse...

NO FUNDO TODAS AS MULHERES ODEIAM HOMENS BAIXOS ! A CIENCIA DIZ ISSO FUNDAMENTALMENTE E NÃO TÊM COMO IR CONTRA TODA A TEORIA EVOLUCIONISTA.
O QUE ACONTECE É QUE APENAS UMA MINORIA, ENCHERGA QUALIDADES QUE SUPERAM ISSO E LIGAM O BOTAÃO - FODA-SE O MUNDO. REPITO : APENAS UMA MINORIA DELAS. AS EXTATISTICAS DE CASAIS COM HOMENS MAIS BAIXOS É DE 1/100 OU ATÉ MAIS..... E NÃO É OBRA DO ACASO - A FINAL, ACASO NO AMOR NÃP EXISTE. EXISTE ATRAÇÀO E PONTO FINAL.

QUEM DISSER O CONTRARIO ESTÁ AUTOMATICAMENTE MENTINDO DANDO UMA DE POLITICAMENTE CORRETO.

NÃO EXISTE ESSA DE "PREFERIR" HOMENS MAIS BAIXOS - ISSO INEXISTE.

APENAS ALGUMAS NÃO LIGAM MTO PRA ISSO - PROVAVEL,ENTE AS MAIS ENCALHADAS E MAIS FEIAS E AS MAIS VELHAS - ACIMA DOS 35 ANOS.

Mércy Jampa disse...

oi gente gostei dessa materia entrem no meu gurpo do face: https://www.facebook.com/groups/754615431256426/
espero vcs Mércy

Pequenino disse...

Em uma conquista um homem de 1,80m de altura consegue atingir sua meta que é sair, conhecer, receber empatia de uma mulher em questão de minutos, quatro, dez, quinze minutos. Um homem abaixo de 1,60m leva meses travando uma batalha épica para receber um talvez ou um fora. Meses travando, pois sem a simpatia física de um alto é caso perdido e se for espontâneo e direto como o cafa alto sabe que não tem nenhuma chance.
Mulheres vamos pensar fora dessa caixinha machista criada pela sociedade patriarcal.
É por isso que existem os cafajestes que sempre são altos, vocês só querem eles, porém eles são poucos, logo eles sempre terão relacionamentos, sempre com quem sair aos finais de semana, ao fato de que pelo contrário um homem menor que 1,60m fica sem ninguém sempre, pois para vocês é melhor ficar sozinhas que com um objeto fisicamente defeituoso.
Aproveitem esses homens que vocês deixam no esquecimento, no limbo, no desprezo, eles são homens também, tão homens quanto um de 1,80m, possuem muito o que compartilhar. Saiam da caixinha machista que te colocaram. Libertem-se…
O machismo é ruim para os homens também, uma anomalia social que reprime e destroi!!!

Unknown disse...

Concordo com a análise do texto. Porém, no meu caso, não fico com homens baixinhos (mesmo eu sendo baixinha). Já fiquei com alguns baixinhos, mas não tinha atração e até eles perceberam, foi constrangedor. Os homens que me atraem são sempre altos e com ombros largos. Se não fosse isso, ficava com os baixinhos, até pq há mtos lindos e que ganham de mtos altos. Existe a questão da atração tbm. Obs.: tenho amigas que tem mais atração por homens baixinhos ou medianos e os preferem em relação aos altos.

Anônimo disse...

Tenho 32 anos , tenho um rosto muito bonito segundo elas,tenho barriga sarada,e ainda ganho 12 mil reais por mês. Ja cansei de ver mulher que eu ficava com intuito de namorar, namorando com homem feio porem alto.E foda ser baixinho e como se te vissem com uma doença sem cura e assim que me sinto.

Anônimo disse...

Hahahahahahaha!

Unknown disse...

vc faz um comentário "ironico" em um argumento completamente válido e verdadeiro. A altura nós homens não podemos mudar, não tem como, agora GORDURA? face-me o favor, o homem baixo sofre muito mais por saber que nunca vai poder mudar a situação. Gordura é sim, tomar vergonha na cara e emagrecer, elas PODEM ser magras. Homens baixos NÂO PODEM ser altos. O que eu acho, é que gorda sofre mesmo porque quer dormir gorda e acordar no outro dia magrinha, sem fazer poha nenhuma, ela sofre pq mesmo sabendo que pode ser magra, nao tem determinação pra conseguir, mesmo sendo possivel.

Anônimo disse...

Acontece que a gordura é algo que se pode mudar (caso a mulher não tenha nenhum problema de saúde).A altura não.
Nunca me esqueço das palavras da minha mãe quando eu era adolescente:"teus primos podem sair mesmo sendo de menor porque eles são altos.Quando eles chegar à boate vão achar que são adultos. Não é o seu caso!"Era horrível. Cresci escutando isso da minha própria mãe. Hoje estou com 37 anos. Namorei só duas vezes,e com a consciência de que elas não gostavam de mim.Era só por conveniência. É um saco você ter que carregar isso é as pessoas dizerem que isso não existe,quando não estão respondendo em tom de deboche. Fico no aguardo da mulherada que comenta nesta página fazer mesma coisa. Afinal demagogia é isso aí.Pena que às vezes a gente aprende as coisas da pior forma posssivel.

Anônimo disse...

Ngm te deve nada fdp

Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Betty disse...

Estava lendo o blog da linda Lola Aronovich e ainda não tinha visto esta postagem. Eu sou extremamente apaixonada por um homem de estatura aproximadamente 1,60 - 1,62 m (não sei realmente, nunca perguntei), só sei que tenho 1,65 m e sou ligeiramente mais alta que ele! Eu o amo há 3 anos, mas não sou correspondida! Demorei para descobrir porque nós dois somos muito tímidos (ele mais que eu), então esperei um bom tempo alimentando esse sentimento e quando vi que não iríamos ter um relacionamento já era, digamos, tarde demais rsrs, já estava mais do que apaixonada. Apesar de a gente ter se flertado muito tempo (ou ser tudo da minha cabeça, vai saber rsrs), ele quando descobriu meus sentimentos ficou bem abalado (achei que ele já sabia), e ficou ainda mais tímido, nossa amizade estremeceu um pouco, e pra piorar ele mudou de cidade, então não deu tempo pra ajustar as coisas. Não consigo esquecê-lo, mas estamos distanciados agora, é melhor assim. Ele é o homem mais lindo, doce, inteligente, divertido e de bom coração que eu conheço, e não é tudo isso "apesar da altura", ele é lindo exatamente do jeito que ele é, eu não mudaria um milímetro nele, não mudaria nada... e eu sentirei isso por ele pelo resto da minha vida, mesmo não sendo recíproco... espero que ele ache uma pessoa (mulher, homem, que seja) que ache exatamente o mesmo, que creio que não será difícil porque ele é maravilhoso! E sim, sempre me amarrei por homens baixinhos, apesar de me interessar primeiro pela personalidade do que por atributos físicos (por exemplo, meu "tipo" físico é moreno, baixinho, magrelo, nerd, mas já namorei homens gordinhos, por exemplo, e tinha bastante atração física por eles sim, também acho lindo, não foi por "comodidade")... mas os baixinhos estilo mignon sempre foram os que fizeram meus olhos brilharem.... se eu me interessei, por exemplo, por uns 20 homens na vida (isso conta os paqueras, crushes, rolinhos e ex-namorados, to colocando tudo num mesmo pacote), uns 2 eram muito altos (>1,85 m), uns 6 de estatura mediana, e uns 12 eram aproximadamente da minha altura ou até menos! Então eu tenho preferência por homens baixos sim, e me sinto extremamente atraída (vocês não têm ideia)!!! Não venha com essa de que vocês são coitadinhos, vocês nunca sentirão um preconceito como as mulheres sentem quando estão fora do padrão! A sociedade tem que parar de confundir diversidade com defeito. Queridos homens baixos, tá cheio de mulher que ama vocês, toda panela tem sua tampa, todo mundo é atraente para alguém! O problema não é ser baixinho, é ser "recalcado", ter raiva das mulheres e reproduzir um comportamento machista e escroto (um homem desses, por mais que seja meu tipo físico, nunca irá me agradar).

Anônimo disse...

Uma mulher gorda pode emagrecer em questão de meses,se tornar gostosa e atrair muitos homens,enquanto o homem baixo...a verdade é que não existe mulher que gosta de homem baixo,são raríssimas as excessões,vocês pelo menos podem emagrecer e mudar essa realidade e nós não...estamos fadados a sofrer com essa padrão sem poder fazer absolutamente nada,essa é a diferença entrr as gordas e os baixos.

Pequenino disse...

Você não tem ideia do que é ser homem de baixa-estatura mesmo. Compara o sofrimento de dois gêneros diferentes, como se a dor por ser discrimidado dependesse de gênero. As mulheres em sua maioria não aceitam relacionamento com homens baixinhos, menores de 1,60m. Elas isolam, ignoram, não dão oportunidade, chance e cortam quando percebem a intenção.
Você nos chama de recalcados e diz que não gostamos de mulheres, mas não se dá a chance de conhecer nossas histórias de constantes rejeições, de enfrentar o rígido e inflexível gosto feminino que nos isolam como se fossemos leprosos. Não tentam enxergar nossos valores, nossas qualidades e ponderar na hora da escolha. Assim simplesmente nos isolam. Isso não nos faz ter raiva de mulheres, nos faz ter raiva da vida, por ter nascido como vocês mesmo dizem defeituosos. Muitas vezes em abordagem mulheres me chamaram de defeituoso, de aberração, de coisa, de lixo por ter baixa-estatura. Não entendo onde na cabeça das mulheres possa haver inferioridade somente por um homem não ser alto. Isso é cultural em uma sociedade que preza a violência, a força física, a coerção e não o diálogo, os sentimentos, os valores em éticos que proporcionam uma relação saudável. Altura não quer dizer nada. Se você conhecesse a história dos baixinhos de verdade não nos julgaria como recalcados.

Gabriel disse...

Olá! Boa tarde!

Olha, meço 1,61 e me sinto muito constrangido e desconfortável como homem, todos, se não a grande maioria, são mais altos. Alguns amigos que no passado, época de adolescente e escola, eram menores do que eu, hoje são maiores.

Estudo em uma região movimentada e me sinto um pouco envergonhado quando estou lá.

Para mim, definitivamente não dá para viver assim, é muito penoso e angustiante. A estatura é um aspecto fundamental e essencial da beleza masculina, e quando um homem não possui isso, a situação fica um pouco complicada. Medir menos de 1,80 para um homem é difícil demais.

Aos que passam pelo mesmo, reflitam: será que vale a pena viver assim?

Penso que, desde quando não pedimos para nascer, não temos que aceitar, menos ainda nos conformar com certas situações da vida, ainda mais se forem muito angustiantes.

Esta é a minha opinião. Desculpe-me caso fui um pouco inconveniente.

Pequenino disse...

A vida não é legal mesmo quando se sofre rejeição pelo sexo oposto. Não tem nem comparação entre os baixinhos e as mulheres gordas, elas são infinitamente mais aceitas entre os homens, por mais que se diga o contrário elas são preferência de grande parcela dos homens. Agora nós baixinhos somos desprezados pelas mulheres como se fossemos incapazes de amar, de proteger, de realizar sexualmente. Elas nos taxam de inferiores e não dão oportunidade nem de conhecer se somos tão ruins assim. São anuladas por ideias machistas que as proprias mulheres reproduzem, assim não se permitem aproximação.
Não existe nada pior do que não existir para as mulheres, ter a sexualidade anulada por conta de centímetros a menos frustra, pois elas apagam todas as outras qualidades que temos e só enxergam que somos pequenos e inferiores.
Não acredito que somos inferiores como elas pensam, estudo e trabalho, acredito em causas humanitárias, trato as mulheres com respeito em meu dia-a-dia, procuro não alimentar misoginia apesar do desprezo que elas sentem por mim. Elas tem o direito de escolher com quem querem ficar e é nossa obrigação respeitar. Não é isso que questiono aqui. Questiono que podiam nos olhar com mais diversidade e enxergar qualidades em homens de baixa-estatura. Assim, poderiam ver que não somos lixo, incapazes, inferiores aos homens altos e que podemos sim fazê-las felizes da mesma forma que um homem alto. Por favor não nos discriminem mais.

Unknown disse...

Grande merda de vantagem

Unknown disse...

Sou mulher e doida com um baixinho que conheço, além dele não ser bonito e bem mais velho.

Anônimo disse...

Eu tenho 1 e 67 , nunca mais me relacionei com ninguém há uns 12 anos por aí, minhas namoradas sempre foram uns 2 cms mais altas, agora eu n tenho certeza mas me acham bonito e com uma personalidade ok , porque mesmo n me relacionando , tipo já tô com 31 anos eu percebo quando alguém tem uma queda por mim, atraio muito homem , mulheres eu noto também mas elas é muito sutil , e nesses apps de relacionamentos ninguém vê a altura neh aí várias curtidas também, eu acho que sim a altura importa porque se eu fosse 10 cm s mais alto nossa eu tinha beijado muito mais, mas no final esperam só a beleza da cara e que tenha um emprego bom , eu só tenho a cara mesmo kk e sim só percebi que sou baixo mesmo ano passado até porque os adolescentes de hj tão vindo altos, mas se for falar de homem eles gostam de beleza altura n importa para eles agora as mulheres 3u percebo muito casal de homem feio gordo com mulhe bonita n sei oq eles tem mas enfim, também já fiquei com mulheres de 1 e 80 , essa questão da altura só serve para exército, pra se relacionar com alguém e só ,n me atrapalha em mais nada na vida , porém sim me causa um desconforto mas aí é ter que aceitar...