domingo, 24 de outubro de 2010

TUCANOS FAZEM PAPEL RIDÍCULO

Ontem no final da noite algumas leitoras queridas no Twitter me enviaram a matéria com a manchete acima. Eu olhei e automaticamente li a manchete como “De capacete, jovens tucanos fazem papel de ridículo no Pacaembu”. Com abadás totalmente improvisados (ah, quem não tem roupinhas reproduzindo capas da Veja e da Folha, prontinhas pra usar?), cerca de mil manifestantes tucanos tomaram às ruas espontaneamente para apoiar aquele intrépido guerreiro, o Serra (alguém poderia avisá-los que qualquer alusão ao bolinhadepapelgate não pega bem pro PSDB, que ontem ganhou nova sigla no Twitter, Partido Sendo Derrubado por Bolinha?). Uma moça da FAAP (eu já estudei lá, argh!) disse, “Nós estamos a favor da democracia”. Eu gostei do verbo, estar. Não é “somos a favor da democracia”, porque democracia é um conceito muito relativo. Em Honduras, por exemplo, não estavam tão a favor da democracia assim. Se estivessem vivos em 1964, no Brasil, acho que ficariam do lado da “democracia militar” que impediu que elegessemos um presidente durante 25 anos.
Voltando à idade das trevas, na manifestação na praça do Pacaembu, a filha do Quércia disse que tucanos são bichos pacíficos que não tratam o concorrente como inimigo de morte. Primeiro, eu gosto da palavra, concorrente. É tão comercial, tão conivente com gente que não vê cidadãos, apenas consumidores... Segundo, sim, é óbvio que a influência tucana são os hippies. Por fora esses jovens brancos podem parecer patricinhas e mauricinhos, mas por dentro o coração é puro paz e amor, como ficou evidente nos cartazes que seguravam, “Queime uma bruxa no dia 31 de outubro” e “Vou te abortar Dilma”. Será que alguém podia avisá-los que, num momento em que todo mundo menos eles estão falando que a campanha do Serra anda medieval, esses jovens não deveriam fazer referências à Idade Média?
Perguntei pra Ramayana, uma amiga com quem estudei junto na UFSC, onde esses jovens hippies haviam conseguido aqueles capacetes que não combinam com eles, e ela respondeu: “do mestre de obras do papi, claro”. Pois é, será que a filha do Paulo Preto tava por lá? Mas Ramayana justificou a presença dos capacetes: são “para que ninguém diga que eles não têm nada na cabeça”. Também discutimos qual seria um título apropriado pra foto, “Eles não usam black tie” ou “A classe operária vai ao paraíso”. Ela preferiu “Eles eram muito cavalos”.
A mulher do Aloyiso Nunes discursou que o marido era a prova viva que as pesquisas mentem, mas acho que “prova viva” é força de expressão. Enquanto isso, um jovem Roberto Freire wannabe disse que o diferencial entre o Partido Sendo Derrubado por Bolinha e o PT é que no primeiro há militantes não-contratados, enquanto no segundo, Lolinha tá ficando rica com toda grana que tá recebendo por cada caminhada. “No PT, quem vai às manifestações é a gente aparelhada pelo Estado, ligadas aos sindicatos”, falou o jovem antenado. Essa é uma ótima explicação por que o PSDB não pode realizar comícios ou caminhadas: não tem sindicatos entre suas bases. Só se estivermos falando de Sindicato de Guarda-costas e Seguranças de Políticos Impopulares. Nesse partido, quem lidera carreata é um homem do povo, o FHC.
---Hoje, às 9 horas, aqui na minha querida Fortaleza (já me apossei!), teremos uma carreata menos popular, sem as presenças ilustres de gente identificada com o povão, como o nosso ex-presidente e o Tasso. É que será uma carreata pró-Dilma, sabe como é. Tire sua Mercedez, Porsches e Ferraris da garagem e venha balançar suas joias. Eu estarei lá, talvez você me reconheça pela tiara de diamantes. Não, serião, o mapinha tá aqui. Vamos comparecer, gente! Falta só uma semana pro grande dia!

25 comentários:

Anônimo disse...

Tiara de diamantes? Quem participar leva quantas barras de ouro para casa?

Unknown disse...

Adorei sua acidez, Lola! Muito inteligente e... apropriadíssima. Um excelente exercício para nosso senso de ironia, e uma ótima resposta ao discurso hipócrita disseminado pelos tucanos, aliados e apoiadores.

Luciana Nepomuceno disse...

Tenho orgulho dessa minha Fortaleza, cheia de "ricos" manifestantes pró-Dilma e historicamente uma cidade que vota na esquerda. Quanto ao resto do texto, quase engasguei várias vezes, ora pela palhaçada impetrada pelo PSDB ora pela ironia pertinente do seu texto.

Liliane Gusmao disse...

Boa Caminhada Lola,
Muito bom o texto, esses jovens cheios de amor no coração conclamando paz com palavras doces foi a minha parte preferida! Queimar bruxas é tão do bem e da paz não é mesmo?!

Clara Gurgel disse...

Lola,estão tentando sabotar os "blogs sujos".Vários exibem a mensagem de que contém malware.O do Azenha, do PHA e do Rodrigo Vianna,dentre outros,foram atacados.Quem usa o Fire Fox ou o Google Chrome,é só ignorar o aviso e entrar normalmente.

Erika Barros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulecca disse...

Lola, moro pertinho de onde essa tucanada se reuniu. Por isso que eu disse que com algumas pessoas nem vale mais perder meu tempo discutindo, são todos "sem noção" igual aos jovens da reportagem. Melhor ir atrás daqueles que ainda conseguimos dialogar. Desses aí temos que rir, ter pena, sei lá, são patéticos.

Vivian S. disse...

Olha só, ganhei até um link no post da Lola hahaha né pra qualquer um não. Mas sério, fiquei chocada com a matéria do Terra/JB. Eu guardava grande estima pelo JB, principlamente pela fase difícil que ele se encontra, abdicando ao jornal impresso e tudo mais... só que foi demais essa pro meu coração.
Não falo nada desse pessoal que estuda Relações Internacionais na FAAP porque eu estudo a mesma coisa na UFF e os fóruns de debate com eles são o caos. Muita audácia se entitularem de "verdadeira sociedade civil organizada". Gramsci tá se revirando né. Eles defendem um modelo de encontro de estudante que você não vê em lugar nenhum, altamente elitista, inscrições a 300 reais, todo mundo de terninho desfilando as últimas tendências e, sempre, calados ouvindo alguém "mais importante". Mas isso é outro assunto, né. Talvez pra um Guest Post.

Mil beijos.

Natee12 disse...

Eu ri, juro que pansei, quando vi os jovens representantes dos mineiros do chile de capacete, que eram petistas infiltrados tirando onda do "atentado", quando li que eram do próprio partido pensei: que tiro no pé relembrar o mico da campanha!

Koppe disse...

Quem já precisou usar esse tipo de capacete sabe o quanto é incômodo. Pra gurizada de apartamento, deve fazer até ferida na cabeça se usar um dia inteiro. Esse povo aí, deve ser a primeira (e provavelmente única) vez que usaram.

Renata Lima disse...

Lola,
ontem aqui em MG teve o "Abraço da Contorno", em apoio à Dilma.
Eu, que não sou filiada, saí de Contagem, e foi para BH (são cidades diferentes!), e sem receber um tostão.
Pelo que pude ver, todos os que estavam lá também não receberam nada... como é que a cara desses demoninhos não queima quando falam certas coisa?
Estou ficando mais animada, mas ao mesmo tempo, mais ansiosa!!!
Abs

Renata

Unknown disse...

Pois Lola, o psdb é tão ridículo - assim como seu candidato - que mesmo as imagens melhoradas da globo mostram os comícios do serra_cabeça_oca bem vazios. Ontem eu assisti ao jn - masoquista, né? - e mostraram um comício em Pindamonhangaba, terra do alckimin, e que portanto deveria estar "bombando". Mas imagem, feita de PERTO, mostrava, JUUURO, umas 50 pessoas!

Hilário! Não sei se isso ou essa juventude busguesa paulista racista de merda, se achando muito politizada...

Ramayana Lira disse...

Não consigo deixar de pensar que essa juventude PSDB gostaria mesmo era de tatuar VEJA e FOLHA em seus corpos sarados, marcar na pele seu pertencimento. Mas não pode, né. Dessacralizar o corpo assim é demais. Então fica esse simulacro de "homem-sanduíche", corpos à venda para quem ofertar mais conforto para os seus propósitos egoístas.
Um beijão, Lola! (Keep up the great job you're doing!)

Elaine Cris disse...

O capacete deve ser pra indicar que nada entra na cabeça deles e nem sai, rsrs... Na boa, quer votar no Serra, vai lá e vota, mas ficar dando ibope e querendo render essa história ridícula que ficou na cara o quanto foi armada, mais prejudica a imagem e a campanha do Serra e do PSDB que ajuda...

Palavras Vagabundas disse...

Lola,também sou ex-aluna da FAAP, ha muuuito tempo atrás, conheço bem o tipo! Sabe porque foi na praça do Pacaembu? mais perto de onde os carros estavam estacionados, andar muito cansa!!!!Pensei que os capacetes eram para não levarem bolinhas de papel na cabeça.
abs
Jussara

Nanci Iafelix disse...

Gente, política é uma loucura mesmo. Pra mim, não sei ainda qual é a opção certa. Acho que ao invés de barras de ouro, todos nós seremos gongados nesta eleição.

Sei lá.

Nathália. disse...

Texto deliciosamente ácido :-)

Natee12 disse...

Carreata é isso:

http://jc.uol.com.br/canal/eleicoes-2010/noticia/2010/10/24/frente-popular-atravessa-recife-arrastando-milhares-de-veiculos-prodilma-241284.php

Hoje em Recife!

Maria Clara M. disse...

Caramba! Se isto não for um texto intolerante e preconceituoso, juro que não sei mais o que é.
Quer dizer que se uma pessoa apoia e luta por um partido que não seja o PT necessariamente ela é um riquinho acéfalo?
Esperava mais de alguém que diz lutar contra todos os tipos de preconceito....

Tatiana disse...

Erato,

Aí é que você se engana e percebe-se que você não entendeu o contexto.

Lutar, defender, votar em outro candidato não é ser um riquinho acéfalo. O problema é qdo este candidato é o José Serra do PSDB, que representa tudo o que há de mais sujo e atrasado na política brasileira atualmente. Este sim é o problema.

Maria Clara M. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Clara M. disse...

Entendi o contexto sim, Tatiana.
O problema jaz justamente aí, posto que creio que o Serra é o candidato mais preparado para governar o país.
A grande diferença é que não desqualifico os eleitores que tem uma visão diferente da minha de forma tão preconceituosa e parcamente embasada. Comportamento que creio deveras reacionário.
Acho que a Lola só está chateada por descobrir que o PSDB, ao contrário do que ela prega, não vive só de cabos eleitorais (e sim, esse comentário foi declaradamente preconceituoso). hehe

Maria Clara M. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Clara M. disse...

E uma pergunta, por que o Serra representa tudo que há de mais sujo e atrasado na política brasileira?
Por que ele vai simplesmente fazer o que o Lula está fazendo, que é dar continuidade à política econômica estabelecida pelo antigo governo tucano, com a vantagem de tender a diminuir a maquina estatal?
Tatiana, um país onde um jovem sonha em se formar para prestar concurso público - não por amor a cargo, mas por desejar estabilidade financeira cumulada com pouco trabalho não vai bem das pernas (e sim, é isso mesmo. Sou recém formada em direito e posso atestar que raros colegas pensam em trabalhar no setor privado, a grande maioria sonha com as vantagens do serviço público, qualquer serviço. Não acho que alguém que queira qualquer emprego que pague bem sonhe verdadeiramente em trabalhar em prol do crescimento do Estado...).

Anônimo disse...

Isso que você fala até faz sentido pela sua perspectiva, mas pela perspectiva do Brasil que cresceu estupidamente esses últimos anos e que fez com que a parcela mais carente do país pudesse andar com as próprias pernas, é incoerente.
Votar no Serra, depois do sucesso e os avanços especificamente feitos pelo Lula é ser incoerente, IMO.