segunda-feira, 28 de junho de 2010

A VÍRGULA MUDA TUDO

Usei duas frases que li recentemente para dar aulas de redação e lembrar meus alunos da importância da vírgula. A primeira foi uma que uma leitora deste bloguinho (desculpe, não lembro quem foi, e nem em que post, mas agradeço de montão) deixou: “Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro a sua procura”. Dependendo de onde a gente põe a vírgula, se após o tem ou a mulher, muda o sentido. A outra frase foi ainda mais drástica, e é em inglês: “F***ing A Dude”. A expressão F***ing A significa algo ótimo, e dude quer dizer cara. Com a vírgula, portanto, fica “Ótimo, cara”. Sem a vírgula? “Fazendo sexo com um cara”. Em termos um pouco mais chulos. Muito f***ing A (em compensação, juro que tentei encontrar uma imagem para essa expressão no Google Images. Em vão. Só aparece pornografia).

19 comentários:

Umrae disse...

Eu coleciono frases desse tipo.
Estas são legais também:

http://www.almacarioca.net/a-pontuacao-faz-toda-diferenca-sonia-quartin/

http://recantodasletras.uol.com.br/redacoes/2055415

Marissa Rangel-Biddle disse...

O uso correto da virgula eh o meu grande problema! Aff...

Amanda disse...

A cedilha tbm faz diferença. Dizem que um cara morreu à toa quando um rei esqueceu a cedinha na sentença dele: Levem-no à força!

L. Archilla disse...

por isso q me irrita gente q não usa pontuação no msn! pior ainda quando não usam interrogação no final de pergunta e querem que a gente adivinhe se estão afirmando, exclamando ou perguntando. dependendo do caso, dá bloqueio.

caso.me.esqueçam disse...

uma amiga achava que a musica "its rainning man" era "its rainning, man!" mas acho que aih eh menos grave que o caso da forca.

Umrae disse...

Acento também é problema, apesar de tanta gente achar que não, que é desnecessário e blá, blá, blá. Só que acento faz diferença entre palavras de classes gramaticais diferentes com escrita similar, ou de palavras com significado diferente. A falta deles é suficiente para tornar um texto confuso sim.
Mas convencer as pessoas a pelo menos tentar escrever segundo as regras é complicadíssimo, porque todo mundo tem preguiça. Já cometemos um monte de erros por não conseguirmos encontrar as palavras adequadas para nos expressarmos. Pelo menos os que podem ser resolvidos com o conhecimento de regras simples deveríamos tentar evitar.
Depois chegam aqueles manuais ou instruções no trabalho que ninguém decifra de tão confuso que está o texto...

Gisela Lacerda disse...

Essa frase do "homem não sei o quê" é bem engraçada. Muda tudo.
;-0

Lola, e claro que é tarefa quase impossível encontrar imagens digamos, mais amenas, mais eróticas e menos profanas no Sr. Google. De resto, meu professor dizia: não consegue usar vírgula perfeitamente? Ainda está inseguro? Use períodos e ponto-final mesmo.

É bem difícil usar sem errar nadinha. Eu acho. E tive 5 períodos de Português a faculdade, mais o que ainda continuo estudando atualmente.

Gisela Lacerda disse...

Umrae, esse site não é o que mostra a linda Pista Claudio Coutinho?? Ai que saudade.. Menina, estamos falando em pontuação.. Há muito tempo não visito o "alma carioca". ;-)

Umrae disse...

Gisela, para ser bem honesta, eu nem sabia que tinha. XD Eu tenho o link guardado aqui em um arquivão de word em que eu guardo todas as coisas engraçadas/interessantes que eu vejo que tem a ver com língua portuguesa (eu copio a parte que me interessa e guardo o link para lembrar onde foi que eu achei), normalmente para usar em alguma aula. Como eu procuro essas coisas por assunto, às vezes guardo o resultado e nem reparo muito no que tem no resto do site.
Agora eu fui procurar e tem sim. Eu não conheço o lugar (nunca estive no Rio), mas pelas fotos é lindo mesmo. Depois eu vou dar até uma olhada no site com mais calma.

Tanize disse...

Que orgulho ver um comentário meu aqui (totalmente copiado de um email - hehe)!

Mas Lola, você já viu esses videos? http://oglobo.globo.com/blogs/cinema/posts/2010/06/28/o-brasileiro-por-tras-de-kubrick-scorsese-tarantino-coen-301902.asp

Eu achei que você pudesse gostar... Eu, na minha paixão e total desconhecimento técnico de cinema, amei!

Gisela Lacerda disse...

E eu nem sabia que tinha artigos e que eles falavam desses assuntos. ;-))

Flávia disse...

Lola, vc já viu esse vídeo "F word"?

http://www.youtube.com/watch?v=CCcCzj_yRtk

Bjos

Carla Mazaro disse...

Lola, vc lê pensamentos!!
eu comentei hj mesmo com um amigo q eu precisava aprender a usar virgula. Só tenho certeza se usa antes ou depois de nomes, tipo
Oi virgula Lola...
Depois desse incentivo vou até ler os artigos que meu amigo indicou

Carla Mazaro disse...

ah meu deus!! regras demais

Quem quiser:
http://www.lpeu.com.br/a/Regras-que-norteiam-o-uso-da-v%C3%ADrgula.html

Anônimo disse...

Sem contar aquela clássica comunidade do orkut:

"Paixão: comer, meus amigos"

;)

bjo

Babi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Babi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Babi disse...

Pra vocês se distrairem mais um pouco, pontuem a seguinte frase:

UM FAZENDEIRO TEM UM BEZERRO E A MAE DO FAZENDEIRO É TAMBÉM O PAI DO BEZERRO

(tive que excluir o mesmo comentario antes, porque a divisao de linhas entregava a pausa da frase...rs)

Umrae disse...

UM FAZENDEIRO TEM UM BEZERRO E A MAE. DO FAZENDEIRO É TAMBÉM O PAI DO BEZERRO.