sexta-feira, 9 de abril de 2010

ANÚNCIOS LOCAIS, E MACHISTAS

Uma leitora querida, a Nanda, me mandou um email ultracarinhoso dizendo que o meu blog a ajudou a mudar o jeito que vê as situações do dia a dia, e, como prova, anexou um anúncio que circula em sua cidade, Porto Alegre. Agradeço muito se outras leitoras também quiserem enviar anúncios que consideram discriminatórios. Só pediria que vocês explicassem o que parece tão machista/racista/homofóbico etc, só pra poupar o meu trabalho, hi hi (não escrevo hehe nem que a vaca tussa).
Este anúncio específico diz “A sua namorada já veio com as configurações definidas. As do seu GetMax é você quem escolhe”. Bom, tirando o fato que essa empresa de computadores veja sua clientela como exclusivamente masculina, o anúncio aponta que mulher não tem jeito não. Tudo que queremos fazer na vida é comprar e, pra piorar, usando o cartão de crédito do namorado! Porque, lógico, um ser tão fútil como uma mulher não trabalha, não recebe seu próprio salário, e vive parasitando o pobre amado, um sofredor. Isso, de acordo com a mensagem publicitária, já está pré-configurado em nós: nossa missão da vida é falir o nosso macho. Não entendo nada de alianças (de que cor elas são, em que dedo ficam etc – eu não uso aliança, acho uma tradição das mais estúpidas, dessas que indicam posse), mas o chorão do anúncio usa uma. Ele é noivo da gastona? Outro detalhe (e tenho certeza, sem ironia, que ele não foi pensado pelas mentes brilhantes que criaram o anúncio) é a direção da tesoura que o sujeito segura. Ela vai direto pra entre as pernas da namorada. Por algum motivo fálico, consciente ou subconsciente, é comum publicitário apontar coisas pontudas e/ou espumantes pro meio de pernas (ou bocas) femininas.
Este email da Nanda veio a calhar, porque há dias estou querendo compartilhar com vocês dois péssimos anúncios que vi em Fortaleza. Problema um: não tenho foto deles. Problema dois: não lembro nem o produto vendido. Um eu vi na janela de um ônibus. Na foto, havia um cara em tamanho enorme, fazendo não sei o quê (ahn, está vago, eu sei). Até aí, normal. O chocante é que os diretores de arte colocaram uma imagem pequena de uma mulher falando num orelhão – e o orelhão ficava bem colado ao pênis do cara grandão! E realmente não sei o que tava sendo vendido, mas tenho certeza que não era algum serviço de telefonia. Na hora, virei pro maridão e perguntei: “What the duck?!”. Ele também não soube explicar o anúncio e lamentou que não estivéssemos com a câmera digital no momento.
Outro exemplo de anúncio machista foi um outdoor. Já passei por ele mais de uma vez (acho que vi o troço na Eduardo Girão). É apenas um outdoor em branco com letras pretas e garrafais (como devem ser as letras de um outdoor) dizendo algo como “Estou pronta para recebê-lo”. O que me chamou a atenção é que o “estou pronta” vem no feminino, e o “recebê-lo”, no masculino. Ou seja, um estereótipo das relações de gênero em poucas palavras. Mulher serve, homem é servido. E um jeito de sexualizar um produto que não tem nada de sensual. Acho que a mensagem era da empresa que vende os outdoors querendo que um produto seja vendido naquele espaço. Mas quando a gente vê um outdoor, a gente pensa em um outdoor, masculino, não numa empresa ou numa central de outdoor, feminino. Enfim, não encontrei nenhuma explicação pra relação entre o “pronta” e “recebê-lo”. Quer dizer, nenhuma além do machismo vigente. Faltou apenas uma imagem de uma mulher de pernas abertas pra ilustrar a mensagem.

49 comentários:

Dária disse...

Falando em propaganda machista, não gosto de um comercial de desodorante que sempre passa na TV. Acho que é REXONA.

As mulheres estão cavando um túnel no comercial, em pleno horário de expediente, e ninguem percebe... até aí a idéia só mostrar que com Rexona vc realmente não transpira e consegue fazer tudo (deve ser isso)

Só que o túnel liga ao...
SHOPPING!!! claro!
Mulheres fugindo do trabalho para ir as compras. Típico, tanto assossia a imagem da mulher à futilidade e consumismo, como a mals profissionais.

Dária disse...

http://loja2.emporiumdinis.com.br/product_images/k/licor_frangelico2__51898.jpg

Outra coisa que não me agrada, esta caixa do licor Frangélico. A mulher deve estar aí de "tira-gosto"

Sabrina disse...

Eu não suporto a propaganda da bateria Moura com a Maria Fernanda Candido e o Emerson Fittipaldi. É tão ridículo. Ela faz um tipinho meio Marilyn Monroe, sabe, de 'oh, como sou bobinha, não consigo entender blá-blá-blá... '

Eu não consigo entender porque as mulheres ainda se propõem a tais papéis.

Amanda disse...

Se a gente fizer uma lista, ela vai ficar grande, viu? Aqui na França também tem muitos. Pra começar, todos os produtos de limpeza são apresentados pelas mulheres. So elas limpam, so elas passam, so elas lavam. E na França essa não é mais a realidade da maior parte das pessoas.

Quero indicar o post da Iara, que fala sobre as novelas no Manoel Carlos. Adorei e queria compartilhar: http://foifeitopraisso.blogspot.com/2010/04/manoel-carlos-o-misogino.html

Beijos!

Anônimo disse...

boa essa, Lola!
Vou ver se acho um anúncio dos anos 60 do Fusca pra você. Pra gente ver que pouca coisinha mudou de lá pra cá...
abraço
Mônica

Loy disse...

Sim!
Propaganda da Rexona, Dária! Eu ia falar dela, acho que já falei dela num comentário do seu blog, lola.
Inclusive, essa propaganda me irritou tanto que eu mandei um email pra Lever, reclamando, falando que a propaganda era um retrocesso absurdo... para não esquecer de mencionar a roupinha das trabalhadoras, todas em tons pastéis, cabelos presos, sem decote etc. Era uma tentativa tosca de não erotizar a mulher? (http://www.youtube.com/watch?v=vxfx8o6lQd4)Coroa a propaganda a musica When Johnny comes marching home, marcando a vitória feminina rumo ao shopping. De doer a alma, se ela existe.

Tem também a propaganda da escova dental da colgate, em que uma escova dental de qualidade inferior, de cerdas retas, com voz feminina, fica elogiando e se derretendo para a escova dental que está sendo vendida, que tem a voz masculina e pinta de herói ou de aventureiro (o spot é aberto com um mapa ao fundo, e a escova é vista usando uma luneta). A escovinha mulher, menos capaz, com voz de Debora Secco na propaganda de Lux está, coitada, presa num copinho, enquanto a outra pára em pé sozinha, veja só. Nem vou falar da coisa erótica da escova macho escovando a boca, e o comentario da escovinha menina logo depois "uau, você realmente alcança todos os lugares hein?"(http://www.colgatebrasil.com.br/app/videos/watch.asp?v=114)


Ah, a Amanda lembrou bem: produto de limpeza é vendido para mulheres. A propaganda de trocar a cestinha do vaso, em que um sonolento marido chama a esposa para fazer o serviço, e ela prontamente chega toda vestida com uma roupa especial para salva-lo (o que me ocorre: os homens acham legal isso de não saber fazer coisas úteis e higienicas na casa, eles são idiotas ou o que? gostam de morar na sujeira?). Por que que ele não falou "querida, vou trocar o refil?". Eita bicho inútil! (infelizmente não achei pra colocar aqui)

por fim, destaco as já citadas propagandas que a Debora SEcco (por ultimo porque, tudo bem, to chutando cachorro morto aqui) tem feito para o sabonete liquido da Lux, em que ela dá dicas como ter uma voz aveludada e falar um determinado numero de palavras por minuto, para ser mais sedutora para seu homem; ou como sentar num encontro, para deixa-lo mais confiante para toca-la http://www.youtube.com/watch?v=QcGvDW0xHHo

triste!

Loy disse...

mais sobre a Rexona: então, segundo se fala na musica tema da propaganda, a casa da mulher é o shopping? Li no Wiki que essa musica é da Guerra Civil Americana. Embrulhos!

Natty disse...

Comerciais machistas e detestáveis:

- Schin
http://www.youtube.com/watch?v=rCLpzlQsj8E&feature=related

- Fiat Doblo
http://www.youtube.com/watch?v=2pZY4g8YzRQ

Dária disse...

Loy, faz tempo que estava pensando no diabo da propaganda da Rexona, acho que vou até escrever um post tbm sobre ele no meu blog.


- Agora já que tocaram em produtos de limpeza, tem uma que pra provar que algum produto não arranha a louça a mulher deixa o marido lavando-a.

Lição nº 1: homem não sabe lavar louça, já que normalmente ele arranharia. Logo, trabalho exclusivo das mulheres.

Lição nº 2: se sua mulher, ainda assim, teve a audácia de te pedir para lavar... tente arranhar alguma coisa de proposito (no comercial o cara tenta não me lembro oq), pq afinal panelas e copos são só dela, não são seus. E ela deve ser irritada - punida - já que tomou uma atitude inadequada deixando o serviço doméstico para o cara.


Sobre a Débora Secco o que acho melhor mesmo é o próprio nome do sabonete: "Lux Degusta-me". Pelo comercial, o sabonete deve ser usado só por mulheres... porque afinal, somente elas podem ser "degustadas", os homens são os que comem! aff
- Mas tirando isto, confesso que até fiquei curiosa para saber como é um sabonete com cheiro de vinho rs

Carol S. disse...

Lola,
Veja o desfavor que algumas atrizes globais fazem ao gênero feminino:

"Estou vivendo como uma fêmea normal, que deseja engravidar", assume Juliana Paes

http://entretenimento.br.msn.com/famosos/noticias-artigo.aspx?cp-documentid=23832541

É revoltante. E o pior é que esse tipo de mulher serve como modelo para as demais.

Giovanni Gouveia disse...

Propagandas de cerveja...

Roberta disse...

Bota propaganda de cerveja nisso.
Nossa tem hora que publicitario é pior que terrorista.Aff

Jux disse...

A Marjorie Rodrigue até usava uma expressão pra esse tipo de propaganda escrotossaura:
ASSvertisement!

Não sei o que ensinam nos cursos de publicidade, mas que os resultados são podres, ah! isso são!

Unknown disse...

Aqui em Belo Horizonte circulou há alguns anos uma propaganda na traseira de ônibus que tinha o logo de uma faculdade (Asa de Brumadinho ou Universidade de Itaúna, não me lembro qual delas agora), uma modelo vestindo uma camiseta com o logotipo da universidade, e o seguinte:

"Venha estudar comigo!"
- Fulana de Tal, modelo, aluna da unversidade X

Ana Lu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Lu disse...

As do desodorante Axxe me embrulham o estômago.Todas são horrorosas e incrivelmente machistas.Um pequeno exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=YzSQtMhC_Xg
Não sei o que é mais patético,passar essa imagem das mulheres ou chamar os homens de idiotas dessa forma,que usando essa coisa malcheirosa eles ficarão mais atraentes pra nós.

Carina Prates disse...

ODEIO o novo comercial do Fiat Doblô.

Ao assistir o vídeo, preste atenção na frase do final: "uma coisa leva à outra, o Fiat Doblô leva a todas".

É de doer.

http://www.youtube.com/watch?v=2pZY4g8YzRQ

O novo comercial da Havaianas também: "Havaianas e Luiza Brunet, todo mundo usa". Que retrocesso uma coisa dessas.

Aline Schmitt disse...

É, esse comercial do Doblo me enoja... Reforça 2 estereótipos: que a mulher que pensa é chata E q loira não pensa, pq a morena pensante e chata é trocada pela loira...

Aline Schmitt disse...

Quanto ao AXE... Bom, é marca da Unilever, assim como Rexona e Dove e cada marca tem um discurso que busca agradar um público, por mais contraditórios que esses discursos sejam...

Já viram esse comercial de Dove que faz uma crítica à indústria da beleza?
http://www.youtube.com/watch?v=w_wIXAP8iAg&feature=PlayList&p=6B79611459866140&playnext_from=PL&playnext=1&index=1

Bom, alguém teve a idéia genial de simplesmemte trocar as imagens retiradas da indústria da beleza por imagens retiradas de comerciais do AXE... Seria hilário, se não fosse triste. De um lado a Unilever faz campanha pela auto estima e de outro deprecia a mulher...
http://www.youtube.com/watch?v=SwDEF-w4rJk

Ana Carla disse...

Esses dias estava vendo uma série na Record e no intervalo vi uma propaganda de whisky bem diferente. Tinha um negro(nuca vi um nesse tipo de comercial) e uma mulher sentada na mesa bebendo com os homens, vestida e sem fazer o papel de gostosona com pouca roupa.
Alguém já viu essa propaganda?

Márcia V Silva disse...

Pra mim a explicação parece simples, não se faz tv de qualidade nesse país, que dirá propaganda...

Jazz disse...

Quanto à propaganda do Doblo... sinceramente nada mais me surpreende vindo da Fiat. Depois dos anúncios impressos nojentos do Punto T-Jet (http://louconaopublicitario.blogspot.com/2009/03/novo-punto-t-jet-nao-e-turbo-e.html) e daquela propaganda do Stilo BlackMotion, estou começando a associar a Fiat com misoginia. Conheço mulheres que deixaram de comprar carros da marca por causa destas campanhas, e acho que, realmente, boicote é a única possibilidade.

aiaiai disse...

Lola, olha que lindo isso
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u718629.shtml

Precisamos começar a falar mais abertamente da necessidade de legalizar o casamento entre homosexuais.
É off topic total, eu sei, mas, sei que vc concorda comigo. Passou a fase de apoiar. Agora temos que exigir.

sobre o post, cara, tem muita propaganda machista...é uma área que dá nojo mesmo.

Carol Morais disse...

Xiiii, tirando as de cerveja....muitas muitas muitas!

Olha, aqui em Fortaleza,teve uma época que teve uma propaganda da marca de roupas Via Direta que foi até proibida de circular de tão ruim que era. Mas, só deixaram de circular porque tinha imagens de "bundas" de mulher descobertas, isso mesmo!

O fato é que, na propaganda, a mulher está usando uma calça jeans BEM APERTADINHA e o PADRE, na Igreja, fica só olhando para a bunda dela.
Ridiculo!

O pior são as nos outdoors! Gente, eu não vou nem comentar cada uma, por que nem vai dar. VEJAM com seus próprios olhos!!!!
Quem quiser, entra no site e coloca para ver as propagandas de 1993 até 2005, que é quando começam as propagandas absurdas!!!

O site: http://www.viadireta.com.br/via2007/nossa_historia.php?ano=2005#publicidade

Algumas machistas e sem graça, que fazem da mulher objeto sexual!
http://www.viadireta.com.br/via2007/Admin/publicidade/pub_04Jun09-084633P_06%20Promocao%20Preco%20baixo.jpg

http://www.viadireta.com.br/via2007/Admin/publicidade/pub_04Jun09-082920P_02%20Todo%20Mundo%20e%20Filho%20da%20Mae.jpg

http://www.viadireta.com.br/via2007/Admin/publicidade/pub_04Jun09-083548P_07%20Natal%20Nao%20Da%20Para%20Passar%20em%20Branco.jpg

Essa é podre: (excesso de álcool, erro de alvo)
http://www.viadireta.com.br/via2007/Admin/publicidade/pub_04Jun09-083720P_07%20Excesso%20de%20Alcool.jpg

"as gatas vestem, os gatos babam"
http://www.viadireta.com.br/via2007/Admin/publicidade/pub_04Jun09-084152P_09%20As%20Gatas%20Vestem%20Os%20Gatos%20Babam.jpg

"vê se presta atenção no transito"
http://www.viadireta.com.br/via2007/Admin/publicidade/pub_04Jun09-083906P_01%20Ve%20Se%20Presta%20Atencao%20no%20Transito.jpg

"ofertas enxutissimas: http://www.viadireta.com.br/via2007/Admin/publicidade/pub_04Jun09-084330P_01%20Ofertas%20Enxutissimas.jpg

"dom divino da amamentação" (é, não estou vendo nenhum bebê amamentando)
http://www.viadireta.com.br/via2007/Admin/publicidade/pub_04Jun09-084410P_03%20Divino%20Dom%20da%20Amamentacao.jpg

"amor que fica" (sim, aí tem que aparecer a mulher, claro, de bunda pra foto)
http://www.viadireta.com.br/via2007/Admin/publicidade/pub_04Jun09-084550P_03%20Amor%20que%20fica.jpg

cris comenta tudo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris disse...

E o que vcs me dizem daquele comercial da havaianas que saiu do ar, pq uma senhora de idade dizia q a neta tinha de arrumar um rapaz como o Cauã Reymond, e ai a mocinha dizia q devia ser difícil ser casada com um artista, e a simpatica senhora respondia: "quem falou em casamento? Estou falando de sexo"...
É brincadeira, né?

Camarada Vermelho disse...

Lolinha , olha esse video , estou chocado !

http://www.youtube.com/watch?v=a1fgpvVuvE4&feature=popular

Anônimo disse...

E essa aqui?

http://www.youtube.com/watch?v=3oYEzA-YkvU

Duas mulheres que não conseguem definir se um produto é base ou protetor...Mas não se preocupem, pois um homem resolve a questão. Afinal mulher não sabe de nada, né? E homem sabe de tudo...

Unknown disse...

Comerciais machistas é fácil de achar, difícil é achar bons comerciais - infelizmente.Já que alguém comentou sobre a unilever e a incoerencia de propaganda entre este dois produtos, não só pela propaganda , mas eu ando evitando a unilever devido a questão do desmatamento relacionado ao uso do óleo de palma: http://www.youtube.com/watch?v=odI7pQFyjso&feature=related

Camarada Vermelho disse...

ei Lolinha comente a aparição bizarra do Guilherme de Pádua no Programa do Ratinho.

Gaúcho disse...

Boicote é uma boa idéia, e com carros tem uma forma melhor ainda: entrar em contato com a empresa fingindo estar interessad em comprar, fazer algumas perguntas, perguntar preço e condições de pagamento... e depois cancelar, dizendo que não compra nada daquela empresa enquanto fizerem comerciais com essas características. Se muita gente fizer isso, vai chamar atenção de quem toma as decisões por lá.

Anônimo disse...

Cara,

eu odeio muito as propagandas de eletrodomésticos. tem uma com um slogan de matar. é o seguinte: mabe, a marca da multimulher! quem faz a propaganda é a malu mader (e olha as atrizes aí - supostas referências - contribuindo com o machismo e com tudo o que é reacionário).

É irritante como eles veiculam de modo extremamente naturalizante a ideia de que cozinha é incumbência da mulher e ponto final!

outro dia vi um comercial em que a Adriana Esteves está à beira do fogão, cozinhando e cercada de panelas, e chega o Vladimir Brichta (seja lá como se escreve) perguntando o que ela preparou pro rango... péssimo!

Essa que a Loy comentou da troca do refil é um horror. Sempre me dá um ódio sem fim ouvir aquele marido infantilizado, de pijama e aparentemente retardado gritar: querida, hora de trocar o refil! ¬¬

Anônimo disse...

Tem um que vi a tempos atrás. Foi um dos mais bizarros e, se não me engano, tinha o seguinte enredo: uma moça consegue abrir um pote (sei lá de quê) com tranquilidade mas, ela que não é boba nem nada e faz de tudo pra agradar seu macho, o fecha novamente e o leva para ele, pedindo que abra-o para ela, a coitadinha! Ou seja, vc pode até reconhecer a independência feminina frente aos homens, mas, oras, se for esperta, irá ocultar tal independência e bancará a mulher indefesa que NECESSITA ser protegida e auxiliada em tudo pelo seu parceiro. Até porque o objetivo disso tudo é o mais nobre de todos: o de mantê-lo feliz, sentindo-se o macho onipotente, protetor de SUA mulher.

Triste, né?

Mais triste ainda é que esse comercial encerrava com um slogan do tipo: seja inteligente sem deixar de ser mulher (!!!)

Infelizmente, não me lembro mais de qual produto era, e nem encontrei registros.

Ps: Lola, seus posts estão diminuindo de tamanho. Poxa, gosto deles beeeem grandões! rs

Anônimo disse...

Carol,

essa loja, via direta, chegou há alguns anos aqui na minha cidade, na Bahia. Lembro que seus outdoors despertara-me imediatamente a atenção. Só dá exploração da imagem e do corpo da mulher! Só isso, mais nada!!

Isabela disse...

Luz, a propaganda que vc se refere era da revista Cláudia! Eu me lembro e fiquei horrorizada.
Progaganda só reforça os esteriótipos: não se pode esperar outra coisa mesmo, infelizmente.

Oliveira disse...

Se mulher pensasse estariam aqui num bolg de uma doutora, como a própria se apresenta, falando destas bobagens de propaganda que só servem para vender produtos, quanto o Rio está sofrendo uma hecatombe e o Lula está insuflando seu partido (PT) de bandidos desrespeitar a justiça, coisa que ele gostaria de poder fazer a revelia de tudo?

Conseguem pesar nisso?

Se é pra ficar neste blog, fingindo-se de inteligentes e falando sobre estas leviandades comprem um revista Cláudia, Nova, Amiga etc, e vão fofocar num salão de cabeleireiro

Desabafos e Amenidades disse...

Nossa, Oliveira, o que você está fazendo aqui então? Perdendo tempo como nós? Aliás, vc acha que só porque lemos e comentamos em um blog a nossa vida gira em torno disso (de ler e comentar em blogs)? Ahhh, pelamor, né? Por que não vai vc ler uma dessas revistas mencionadas, ou catar coquinho, se preferir, ou melhor, vai lá fazer a sua contribuição para a galera do Rio, porque a minha eu já fiz – e ainda deu tempo de ler o blog!

Ass.: Srta. X

Oliveira disse...

Eu não estou falando que todas as mulheres são burras, mas que não pensam corretamente.

É fácil criar uma analogia para comparação, pois os dois programas estão na GNT: um de homens e outro de mulheres. Observem que nos dois casos os grupos têm bastante liberdade de pauta

Comparem os programas Saia Justa e Manhattan Connection.

Assistam e vejam o que acontece.

Vivien Morgato : disse...

(off topic, pero no mucho)

Usei um texto seu em sala de aula: um seu e um da Baxt.;0)

Depois conto o resultado.

Marie disse...

Oliveiraaaa... vc voltou! Que legal, pois o que seria de um blog com tantas mulheres inteligentes sem um babaca como vc pra provar o quanto essas mulheres estão certas em não se acharem inferiores aos homens. Parabéns, vc conseguiu se superar na cretinice mais uma vez. Continue assim... reforçando as nossas convicções de que não dá pra aceitar o que os homens como vc falam, pq além de ser sem fundamento só tem um objetivo: ridicularizar as mulheres que pensam. Uhuuu... no fundo, essa tua fixação em diminuir as mulheres deve ser inveja.

Loy disse...

Não acredito! "seja inteligente sem deixar de ser mulher" é uma das piores coisas que eu já ouvi!

Vanessa disse...

Ví aqui em fortal a placa de uma loja que vende roupas para médicos... Achei o nome da loja meio infeliz: Domínio Branco!! rsrs Pelo menos tinha uma foto de uma médica, branca e um médico negro.

Adwilhans disse...

hahaha, esse post está hilário! Claro que as propagandas, face a seu objetivo primário - vender - adotam como ferramenta o exagero e o clichê. Ok, há propagandas inteligentes e engajadas, mas são francamente minoria. O que normalmente se vê é exatamente a exposição ao ridículo e a agressão crua a grupos que não se enquadram no conceito de "normal", dentre os quais, mulheres que não compram compulsivamente. Aliás, enfatizar e estimular o consumismo vai na exata direção pretendido pelos publicitários...
Aproveito para fazer uma correção: não vi, ao contrário do que consta no comentário da druantia89, machismo na propaganda das Havaianas - afinal, a Luíza Brunet não aceita o "slogan" ridículo proposto pelo vendedor, e o colega deste o critica pela burrice!

Anônimo disse...

oi. lola

conheci seu blog há pouco tempo, e estou gostando muito dos seus textos. os comentários dos leitores também, são muito bons, exceção é claro, aos desse tal "oliveira" são tão surreais, que parecem vindo de um personagem que vc criou para dar uma "animada" nos demais comentários...rss - estou brincando, mas se o blog fosse meu, não os publicaria.

bjs

elizabeth

Anônimo disse...

O blog português "não compreendo as mulheres" possui um marcador chamado "a mulher na publicidade" em que o autor reúne propagandas (a maioria de origem europeia) de cunho machista e faz críticas a respeito. Gosto muito do blog, se a Lola não conhece creio que vale a pena visitar, inclusive dar uma olhada nas propagandas reunidas lá:

http://naocompreendoasmulheres.blogspot.com/search/label/a%20mulher%20na%20publicidade

Beijo!

Bruna Sodré disse...

Olá,
buscando sobre outras pessoas que possivelmente estão tomando alguma atitude sobre um outdoor machista exposto aqui no DF, acabei encontrando seu post. Parabéns pela atitude!

Segue um post no meu blog sobre isso que vale a pena divulgar..
http://aliena-a-acao.blogspot.com/

Abs!
Bruna

Fabiane Lima disse...

Olá, Lola!

Fiz algo parecido com um cartaz que circulou nos ônibus curitibanos esse ano (e que foi reaproveitado do ano passado). Dá uma olhada: https://twitter.com/#!/fabianelima/media/slideshow?url=pic.twitter.com%2FqdMNup8u

Nathalia ॐ disse...

Enviei por e-mail um anúncio que saiu no facebook divulgado pela agência BLACK em "homenagem" ao dia do ginecologista...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151297232356468&set=a.10150986829321468.493086.705311467&type=1&theater

bateria moura disse...

Eu tava procurando exatamente isso, obrigada