sexta-feira, 5 de março de 2010

TOMEI POSSE E QUASE DEI AUTÓGRAFOS

Isso foi anteontem, mas ando tão, mas tão sem tempo que não deu nem pra escrever antes. Pois é, a posse foi quarta à tarde. Creio que 77 novos professores foram empossados, e eu fui uma delas, iêêê! Antes de ir pro auditório, todos nós fomos ouvir uma rápida palestra do pessoal do RH, e assinar uns papéis. Assim que me sentei, uma moça muito simpática me disse: “Você é a Lola, né? Sou sua fã! Reconheci você pela fotinho do seu blog”. Ah, que amor! O nome dela é Hilma, ela é da Paraíba, seu marido já é professor na UFC, e ela estava entrando na área de Engenharia. Depois fomos ao auditório. Conversei bastante com eles e também com o Michel, meu colega de concurso e agora de faculdade. Descobri que ele, como eu, passou por outras reencarnações antes de virar professor. No caso dele, ele até teve um restaurante self-service em Brasília. O Michel é tão velhinho quanto eu, e a gente contrastava bastante com o resto do pessoal, gente muito jovem mesmo. Li em algum lugar que um doutor brasileiro em universidade federal tem, em média, apenas 36 anos de idade. A turma lá não deixava a estatística mentir. O maridão e minha mãe chegaram pouco depois, e teve uma hora em que o maridão cochichou pra mim sobre um rapaz que foi chamado: “Esse aí enganou todo mundo”. O menino não parecia ter idade de prestar vestibular, quanto mais de ser professor!
A posse foi tranquila e bastante rápida. Eles vão chamando um por um, e a gente sobe ao palco, aperta a mão do reitor, ouve “Parabéns”, assina um documento, e recebe uma cópia do edital e do regimento (se é isso que se chama). Depois, o reitor fez um excelente discurso, em que falou sobre como é importante democratizar o acesso à universidade pública. Ele contou que, cinco anos atrás, com falta de verbas, não podia nem repor um professor que se aposentava. E que eles fizeram um projeto junto ao governo federal e abriram três novos campi, todos no interior do Ceará, um em Sobral, outro em Cariri, outro em Quixadá. E como isso era importante porque os jovens não precisavam deixar suas cidades e migrar para a capital para poder estudar numa instituição de qualidade. A maior parte dos professores empossados era mesmo praqueles campi. E como eles aumentaram o número de vagas por ano de 4400 para 6000. E como agora a UFC fazia parte do Enem. Enfim, ele frisou bem que somos servidores da educação, e que participamos dessa democratização do ensino superior. Ainda falta muito pra avançar, já que apenas 13% dos brasileiros entre 18 e 24 anos estão na faculdade e, desses, só um terço cursa universidade pública. Mas não há dúvida que o governo Lula tem feito um ótimo trabalho pra melhorar o quadro. Pra quem não acredita, sugiro perguntar a quem estudou em universidade pública durante os anos FHC. Ou, pior: quem se formou mestre ou doutor nos anos 90, e ficou esperando (sentado) um concurso.
Depois do discurso a cerimônia acabou e fomos embora (andando pra casa, claro: um luxo só!). Mas, como o aluno pra quem o maridão daria aula particular naquela noite cancelou (pois é, o maridão já tá com três alunos particulares, e não tem um mês que ele chegou), eu quis ir até uma padaria. A gente vai sempre à Romana, que fica no bairro de Fátima. Costumamos ir andando. Olhei no Google e vi que dá 2,2 km de onde moramos, só de ida, e mais 2,2 km de volta. Ok, não é perto, mas também não é loooonge. Só que o pessoal acha impressionante que a gente vá andando, e ainda considera um trajeto perigoso pra ser percorrido à noite. Ah, sei não... Detesto receber esses baldes de água fria. Muitos carinhas vão jogar xadrez na Romana, e a gente ainda aproveita pra comer. Não é barato, mas é bom. Resumindo, chegando lá depois da posse, não vi ninguém jogando. Em compensação, um rapaz lindo, de cabelos encaracolados pretos, olhava intensamente na nossa direção. E sabe quando você se vira pra trás pra ver se a pessoa tá olhando pra você mesmo, ou se tá olhando pra alguém atrás de você? Mas era definitivamente pra gente. Aliás, minto: pra mim! Ahn, eu adoria me gabar e dizer que acontece todo dia de um belo jovem me encarar sorrindo, mas acho que você não acreditaria. Aí ele pergunta: “Você é a Lola, né? Deixei um comentário no seu blog”. Ele, o Carlos, também havia sido empossado na mesma cerimônia. E é mais um da turma de Engenharia... Eu tinha achado o rosto familiar, mas sou péssima pra rostos (e nomes); pensei que de repente pudesse ser alguém do xadrez. Aí vem uma moça, linda também, ambos com idade pra serem meus tataranetos, e passa a conversar com a gente. O casal havia ido à Romana comemorar a posse com os pais (que eu não olhei direito, mas não duvido que são mais jovens que nós). Não lembro direito o que conversamos; sei que o maridão os convidou pra participar do bolão do Oscar. Acho que perdi a concentração uma hora olhando pro buffet.
Aí o que recebo ontem de manhã? Um email da Aline, essa garota fofa parceira do Carlos (o de cabelos encaracolados - vou ser respeituosa). Ela não só escreveu um post sobre o nosso encontro, como também mandou as fotos que havia tirado quando eu subi ao palco, durante a posse! (ainda bem, porque o maridão, mais uma vez, levou uma máquina sem pilha e não tirou foto alguma). Ah, é tão meigo ver essas pobres almas perdidas se comportando perto de mim como eu me comporto diante do Chico Buarque (eu pra ele: “Tudo o que sou hoje eu devo a você!”. Ele, no autógrafo: “Lola, eu te amo”)! Não, sério, é gostoso ter fãs, não vou negar. E não é por nada não, mas todos os meus fãs que conheci até hoje são lindos e inteligentes. Juro mesmo. Acho engraçado também que eles acreditem que eu esteja acostumada a ser reconhecida na rua e abordada por tietes todos os dias da minha vida. Como se eu tivesse que sair de casa usando óculos escuros e peruca pra disfarçar! Como se tivessem que formar um cordão de isolamento ao meu redor!
Mas tá vendo o que eu quero dizer sobre não ter medo de me expor? O que acontece mais, um belo rapaz de cabelos encaracolados me abrir um sorriso e começar um papo comigo, ou um troll jogar ovo podre em mim? A segunda opção nunca ocorreu. Quem não gosta de mim e me reconhece não vai vir falar comigo, simples assim. Não tenho mais por que responder à pergunta “Você que é a Lola?” com um “Depende...”.
Só posso encerrar dizendo “Obrigada, Brasil!”. E da próxima vez, nada de timidez: peça o meu autógrafo.

38 comentários:

Patrick disse...

Lola, eu adoro as imagens que você usa para ilustrar os seus textos, já de por si brilhantes. Parabéns pela posse!

Amanda disse...

Ai Lola, acho que sou bem capaz de pedir um autografo se te ver na rua... Você acredita que outro dia tava numa festa chata, com pessoas chatas e pensei "poxa, se a Lola e o maridão tivessem aqui, aposto que a gente estaria se divertindo muito!". Pq não pensei nos meus amigos de verdade? Acho que é coisa de fã mesmo! Ahahaha!

Bau disse...

LOLA, TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOO! Beijos!

Má disse...

hahahahha...Lola vc está famosa mesmo pelo Brasil inteiro hein!
Muito engraçada a sua descrição, e a vida dos famosos é duro hein.. :)

Parabéns tb pela posse!

Outra coisa,,, estes tempos conheci um professor de Cariri que está fazendo doutorado aqui e me disse que os professores daquela região são mesmo muitos novos, e que vale a pena investir por aí.
Achei super legal, e espero que continuem mesmo estas contratações!

Bjão!

Cristiano Contreiras disse...

Você não responde aos comentários deixados por aqui? Nem o email também?

Abraço.

Giovanni Gouveia disse...

Drª Profª Lola, agora o parabéns é definitivo!!!!
Eu não dizia que tudo ia se acertar (antes, ou durante a inscrição)?

Ah, se eu me encontrar com vocês vou tietar até vocês saírem correndo :)))

P.S. Já comprou o ar condicionado? ;)

marisss disse...

Oi Lola!!
Parabéns pela posse!!!!!
Fiquei emocionada lendo seu post, com certeza me incentiva muito mais a continuar estudando!!!
Sou leitora do seu blog há um tempo já, e adoooorooo a maneira como vc aborda os temas e também seu humor!!
Só agora resolvi comentar, e aproveitar pra dizer que se te ver na rua, com certeza pediria um autógrafo seu!!!!!

Beijos querida!!!

Iolanda disse...

Parabéns, Lola! Muitas alegrias na sua nova vida profissional!
Um abraço,
Iolanda.

Unknown disse...

Parabéns Lola pela posse,já passou da hora né!srrs

Marcela!

Leila Silva disse...

Parabéns professora!

Abraço

Fabiana disse...

Lola se eu te encontrasse na rua faria como uma beatlemaníaca: iria chorar, gritar, puxar os cabelos (meus). Yeah, yeah, yeah...

Estou muito feliz por vocês.

Masegui disse...

Dra. Lolinha,

Uêba! Parabéns!

Pronto, chega, agora vamos tratar das pendências:

- Aceite os conselhos de quem conhece Fortaleza e pare de andar à pé em locais supostamente perigosos;
- Resolva o problema da internet na sua casa;
- Atualize o "quem sou eu" do blog;
- Volte a responder os comentários;
- Chega de comemorar, hora de trabalhar, organize-se mulher!;
- Dê um beijo na Mamacita por mim;
- Mande, via correio, um autógrafo... do CM!

Jux disse...

Loláxima!!!
Que Orgulho!!!
PARABÉNS E SUCESSO!!!

olhodopombo disse...

Parabens Lola, e bem vinda de vez ao Nordeste....
o pai da Sofia, que é doutor em Fisica Nuxlear, pela USP, defendeu a tese dele aos 26 anos,em um assunto pra la de Marraquesh, e nós simples leigos não entendemos nada durante a apresentação, que lotou a sala da defesa... e tenho professores aqui na UFRB, que teem a mesma idade da minha filha Surya, gosto muito deles.....

Alessandra disse...

que belezinha de post. um clima tao bom com notícias boas e fotinho do chico, ai ai :)
finalmente empossada! parabéns!
e mais ainda por ter a coragem de jogar tudo para o alto em Joinville e partir de mala-cuia-e-gatos para Fortaleza mesmo sem ter certeza da nomeaçao na UFCE.
é isso aí. tem de se jogar de cabeça mesmo. :)

Luciana disse...

Nossa, acho que eu ficaria morrendo de vergonha de falar com vc e ser uma completa imbecil (claro, pq eu só ficaria rindo, hipnotizada, e não saberia o que dizer).

Outro dia eu tava comentando com uma amiga: "Sabe, se eu ganhasse na megasena, a Lola seria uma das pessoas com quem eu dividiria o dinheiro" hausdhauhs.

Você é muito querida.
Bjocas e parabéns pela posse.

Anônimo disse...

Oi, Lola!
Depois de décadas ausente aqui, vejo que acabas de ser empossada na UFCE. Parabéns! Sei como é difícil conseguir isso. Torço por tua felicidade.
Recebi uma historieta (uma piada, na verdade) e logo lembrei-me de ti. Espero acertar colocar o endereço aqui.
Um grande abraço. João/Floripa

Andrea disse...

Lola, simplesmente PARABÉNS!!! Você merece!!!

Anônimo disse...

Oi Lola,
PARABÉNS!
Temos certeza de que você fará muito sucesso na UFC e terá ainda mais fãs!
Beijos,
Adriana, Deniz, Henrique e Blue

aiaiai disse...

Que delícia de post. Fiquei aqui sorrindo, por ver que as coisas estão dando certo para vc e pelo humor cativante que vc sabe expressar em qualquer situação!

parabéns e obrigada, o brasil precisa muito de gente como você!

Anônimo disse...

Desculpa-me. Esqueci-me de colocar o endereço! http://www.aprendendoingles.com.br/
shtml/2009285.shtml
João

Roberta disse...

Se eu te reconhecese na rua ia te pedir um autografo,uma foto comigo e um beijo na bochecha :)

Beijo na bochecha Lola!

Anônimo disse...

Parabéns Lolete, se eu topar contigo pela vida, pode crer que peço um autógrafo! Concordo sobre o governo Lula e a educação, graças a ele me graduei. Quanto ao balde de água fria, já reparou que tem gente que desânima a gente? Por isso encare a vida do seu jeito.
Beijo e boas aulas.

L. Archilla disse...

Lolinha, vc é tããão querida, que a única coisa que me deixa triste em parar de escrever no blog é q logo logo vc vai tirar o link do seu. ah, e adorei o "Nossa, acho que eu ficaria morrendo de vergonha de falar com vc e ser uma completa imbecil (claro, pq eu só ficaria rindo, hipnotizada, e não saberia o que dizer)" da Luciana. eu conheço meu ídolo há mais de 10 anos e ainda travo de vez em quando... hahahahahahaa

Alba Almeida disse...

Lola, querida.
Aqui estou, morrendo de inveja da Aline. Acho que vou ficar boba qdo te encontrar. Outra coisa, comigo vai rolar fotos e autógrafos...
Felicidades!!!!
Beijos e bom final de semana

Ághata disse...

Huhauahuahuahuahuahuahauhauhauhauhuah
XD
Ai, que legal, Lola!!!

Phaby disse...

lola

em primeiro lugar, parabéns pela posse. daqui uns dois meses estarei nessa vida de concursos...
o que me impressiona mais quando falam mal do lula é que ele, junto com o josé de alencar, sendo que nenhum dos dois têm o ensino fundamental completo, criaram 12 universidades, além da melhora absurda nas já existentes. nunca vi tanta bolsa de pós-graduação e dinheiro pra pesquisa como nesse governo. meu orientador chegou à ufrgs na época do collor, ele disse que foi um horror, mas que o fhc (por sinal, um doutor) não ficou muito atrás, sucateou as universidades o quanto pôde. é por essas e outras que vou votar em quem vai continuar essa política, ou seja, dilma!!!

beijão

ps: mostrei teu blog pras minhas irmãs e agoras elas tb são tuas fãs!!!

Phaby disse...

ato falho: josé de alencar é o escritor, josé alencar é o vice... uiuiuiuiuiuiu

Elaine Cris disse...

Lola,
fico muito, muito feliz, quando leio que tá dando tudo certo pra vc.
Mesmo não te conhecendo, o seu exemplo acaba me dando muita força. Ainda tô no último ano do curso de Letras da UFMG e sonho em dar aula em uma universidade federal (na UFMG de preferência, rsrs). Dar aula pra criança ou adolescente não é minha praia, nem animei a tentar, apesar de admirar quem tem essa disposição (minha supermãe, por exemplo). Ainda tenho um longo caminho de mestrado, doutorado (e também quero encontrar um maridão bem legal, rs) e lendo seu blog me dá ainda mais ânimo e força pra seguir esse caminho.

Bjão Lola!!! Felicidades!!!

Liliana disse...

Puxa Lola ,que sorte tem seus futuros alunos ai em Fortaleza!
Acho que se eu um dia me encontrasse "ao vivo" com voce , ia sacar meu bloquinho de autografos na hora hshshsshh

Ana Flavia disse...

Parabéns!
Eu também iria Tietar se te encontrasse.
Ah, como o Patrick, eu também me amarro nas imagens dos posts.

Beijo, td de bom.

Ana Flavia disse...

Ah, esqueci de dizer que eu tambem sou louca pelo Chico. Fui geraao ilarie tb, mas passou logo e o descobri cedo.

Livia Luzete disse...

Ahahahah. Eu vou pedir autógrafo sim!!! Me aguarde, breve te acharei pela UFC e te convidarei para uma água de coco ou água com gás.PARABÉNS!!! (ô parto difícil)

Beijokas.

Teresa Silva disse...

Parabéns Lola!

Auxiliadora Vasconcelos disse...

Lola saiba que estou muito triste, pois acabei de finalizar meu mestrado em sociologia na UFC. Isso significa que reduzi as probabilidades de nos encontrarmos ali pelo CH. Mas eu vou encontrá-la e vou gritar estericamente, descabelar-me toda vai ser um troço.
KKKKKKKK!
Parabéns, querida.

Anônimo disse...

E eu... sou militante e soube que há a possibilidade de a Bienal de Arte e Cultura da UNE ser no Ceará no próximo ano! Advinha a primeira coisa que me ocorreu (antes mesmo de: Ceará = praia!! ehhh!!)? eu pensei: aiiii, quem sabe não dou de cara com a Lola lá por aquelas bandas? rs

Um beijo!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

prof lola
nao sabia q vc era tão famosa assim!
Vou pedir um autógrafo na próxima aula rsrs!!!