quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

BBB 10, OU ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

Angélica, ou Morango, saiu do BBB 10 com 55% dos votos. Dourado recebeu 38% e segue firme no programa. Assim caminha a humanidade.
Não estou torcendo por ninguém nesse programinha. Não há ninguém lá que eu goste mesmo. Mas se tem alguém que eu detesto, esse alguém é o Dourado. Por tudo que ele representa. O sujeito é machista, homofóbico, burro e, só por coincidência, claro, tem uma suástica tatuada no corpo. E querem me convencer que ele é boa gente e autêntico? Autêntico no quê, além de ser um autêntico machista e homofóbico?
Pedro Bial, outro asqueroso, e com um histórico de bater em mulher, leu que está havendo a fabricação de um preconceituoso. Ou seja, que Dourado não seria um preconceituoso, nós é que estamos fabricando essa imagem. Fabricando assim, do ar. Bial foi aquele que, noutro dia, disse ter medo de mulher. E, anteontem, recomendou à Fernanda que rebolasse junto com suas sisters, porque "o povo gosta". Mulher serve pra isso mesmo, né?
Num fórum, a torcida dourada chama Angélica de "Bigode" e "chupadera de aranha". Um comentarista escreve: "São 55 milhões de órgãos masculinos na sua nádega, Angélica! Bem-feito X9". Outros vociferam besteiras como essas: "Não tem o orgulho gay? O Dourado iniciou a Era do Orgulho Hetero!" e "Nós heterossexuais estamos virando minoria e por isso o Dourado vai ganhar. O mundo está dominado de gays, lésbicas, bi e sei lá o que... O povo adora minorias". É um pessoalzinho ignorante, que não faz ideia do que está dizendo, e que exige o direito de poder continuar sendo preconceituoso à vontade, sem essa ditadura do politicamente correto, que não permite que eles jorrem suas idiotices sem serem criticados. Eles se fazem de perseguidos para poderem continuar com suas eternas perseguições.
Não sei se dá pra acompanhar o número de asneiras que Dourado já disse nesta edição (não lembro do outro BBB em que ele esteve. Não lembro nem se vi o BBB 4). Ele disse que gays falando de sexo lhe tiravam o apetite. Que homem hétero não pega AIDS. Que, se Angélica fosse homem, lhe quebraria o nariz e bateria tanto nela que ela desmaiaria. A assessora de Dourado (sim, um homem que dá declarações como essas têm uma assessora de imprensa pra defendê-lo!) lançou uma nota explicando o comentário de Dourado sobre Angélica. Ela diz que o que Dourado realmente quis dizer foi "que provocações tipo a que Morango fez são do tipo que justificam agressão física no universo masculino... Por este motivo ele chama ela de covarde". Ah, bom! Quer dizer que agressões físicas de homens contra mulheres são perfeitamente justificadas, após "provocações" indevidas? Foi isso que eu entendi? A assessora ainda aproveita para agradecer à torcida de Dourado por "fazer uma campanha limpa e com dignidade". 55 milhões de órgãos masculinos em ação, pra frente Brasil, salve a seleção!
Se é que era realmente necessária uma culminação do machismo violento do Dourado, esta veio na noite de anteontem, naquela prova de "cortar cabeças". Dourado optou por decepar a cabeça de Maroca, não sem antes cortar-lhe o nariz e... "os peitinhos"! Cortar seios de mulheres, mesmo que simbolicamente, é coisa de psicopata. É justamente o que fazem os serial killers de mulheres, para demonstrarem sua misoginia: mutilam partes do corpo que são exclusivamente femininas, como a vagina, o útero, e os seios. Ah, é só uma brincadeirinha do representante-mór do orgulho hétero, dirão alguns! Pois é. Quantas pessoas você conhece que brincam e riem de "cortar peitinhos"? Estranho, eu jamais faria piadinha acerca de uma forma violenta e conhecida de expor o ódio contra mulheres. E vocês? Mas é até chato fazer qualquer análise um pouco menos rasa de um programa idiotizante como o BBB, porque logo aparecem aqueles que gritam "É só uma brincadeira! É só um programa de TV!". Que parece senha pra "Pare de falar mal do meu programa/do meu participante favorito" e "Deixe que eu continue tendo meus preconceitos que não são preconceitos. Preconceituoso é quem chama o Dourado de homofóbico, tadinho!".
Ontem mesmo, n
a vida real, ouvi um babaca dizer que é macho o suficiente pra quebrar a cara de um desafeto seu. Eu não me contive e perguntei: "Então você realmente associa a sua masculinidade à violência? E tem orgulho disso?". E o cara ficou até perplexo com a minha interrupção, primeiro porque quem é que estava lhe contestando? Uma mulher?! E segundo porque, ué, não é justamente isso que nossa sociedade ensina? Que machos batem e brigam e usam a violência física como parâmetro de sua masculinidade? Não há dúvida que é isso que ensinamos aos machinhos, desde que são meninos. Mas a questão é: queremos isso? Não daria pra definir masculinidade através de outros parâmetros? Jura que tem tanta gente comemorando a vitória (praticamente certa no programa) de um neandertal como o Dourado?
Mais um belo serviço que a Globo presta ao país.

83 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ná! disse...

Lola, é a primeira vez que visito o seu blog, mas ja adorei logo de cara, então estarei sempre por aqui.

Quanto ao "Dourado", faço minha as suas palavras.

Eu tenho um filho de 04 anos, outro dia ele estava chorando e alguém disse o seguinte: (Dú para de chorar, pois homem não chora).(oi?) Como assim homem não chora? na hora já respondi, pode chorar o quanto quiser, pois homem chora simmm, Deus me livre de criar um filho machista e preconceituoso.

Dai disse...

Oi, Lola, eu estava gostando da participação da Elenita, mas parei de ver BBB justamente por que me adoecia aturar a "convivência", via satélite, com tanta discriminação e preconceito -presenciar violações à integridade das pessoas é algo que não toleraria em minha vida cotidiana, assistir a ocorrência sistemática destas numa tela de TV, com a anuência e o aplauso de grande parte do público, francamente, é auto-mutilação para mim.
Dourados não existem em meu universo, por isso me dói dar de cara com alguém assim. No meu mundo uma pessoa que trata gays e lésbicas com asco é rejeitada, processada ou, pelo menos, convidada a se retirar. Mas, Brasil afora, pelo jeito, a sensação é diferente. O programa não é uma brincadeira, ele é real e é também a representação simbólica da opressão que as minorias sofrem em nossa sociedade. Saber que o primeiro BBB com um grupo de participantes assumidamente gay mobiliza milhões de pessoas que agem movidas pela crença de que seus orgãos sexuais são instrumentos de poder e punição contra as sexualidade não normativas é triste demais. Felizmente, as "guei" (forma carinhosa, censores, please, entendam) já estão acordando e se dando conta do absurdo que as declarações desse rapaz representam para a nossa vida em sociedade. Veja isto: http://www.blog.revistaarcoiris.com.br/2010/02/nota-de-repudio-da-abglt-marcelo.html.
Acho que a postura do Dourado deve ser repreendida publicamente, ele deve sair de lá - rico ou pobre - com alguns processos a responder, é o mínimo que podemos esperar.
Abraço, Lola e parabéns pelo texto.

Aline disse...

Excelente post. Estava torcendo para esse ser ignóbil sair quando soube que ele estava no paredão. Infelizmente, hoje vi que não. Enfim, vou adicionar o link no twitter, ok?

jonas_cg disse...

Sabe Lola, a última vez que eu vi um episódio do BBB foi quando a Marisa Orth apresentava ele (ou seja, 10 anos atrás, na 1ª edição), depois parei de assistir ao programa, e parei de me importar pois ele nunca me deu interesse, nunca me acrescentou nada de útil...

Só que como nessa edição é diferente, tem uma chance de um ogro machista, preconceituoso, homofóbico, idiota (talvez até neo-nazista) ganhar o programa, aí eu acho que perderia minha fé na humanidade...

Sei lá, é muito triste saber que nossa sociedade se identifica com ele e acha que estamos vivendo numa ditadura gay, afinal, pra gente como ele, ditadura é quando as pessoas querem direitos iguais, querem respeito, democracia boa pra essa gentalha é aquela que gente escrota manda em todo mundo, odeia todo mundo e quer calar a boca de todo mundo que luta por um mundo mais justo...

Nossa, desculpa a raiva, mas eu queria que gente como ele sumisse da face da terra!

Jonas

Anônimo disse...

É só um programa de TV? Sim, realmente: é só um programa de TV.

Mas na minha opinião, o fato de ser 'só um programa de TV' não impede que seus participantes (ou os telespectadores)manifestem comportamentos que, na minha opinião, tão perversos e cruéis quanto aqueles que vemos no 'mundo real' (embora as pessoas tentem amenizar as barbaridades que são ditas só porque é um programa de TV).

Voces nem imaginam os absurdos que eu vi no twitter por parte da torcida do Dourado. Coisa do tipo:
'é isso que dá querer se faze de homem (sobre a angélica!)... fala o que quer (como se mulher não pudesse falar com homens de igual pra igual) e depois não dá pra levar umas porradas'. Isso partiu de uma pessoa que eu CONHEÇO e gosto. É triste. Fora os ataques à moça só porque ela não se submete a tortura que é depilar o buço. Como se isso tivesse influencia no seu caráter.

É revoltante. Agora, com a saída da Angélica, também não tem ninguém por quem eu realmente torça nesse programa. Me resta torcer contra o Dourado, apenas. Porque por mais que todos ali tenham defeitos e digam coisas com as quais em não me identifico, o Dourado tem o pior caráter ali: ele tem preconceito. E é um preconceito ativo, com orgulho. Abominável).

Ana Fiori disse...

OI, Lola. Eu confesso que estava acompanhando o BBB porque o volume de comentários no twitter me despertou a curiosidade, e depois porque me afeiçoei pela Elenita, a ruivinha que chamaram de doutora complexada e gorda. Quando ela saiu, não assisti mais, mas passei ontem o dia inteiro clicando no maldito site da Globo para votar no Dourado, odiando-me por dar ibope pra essa coisa, apenas porque me deixava doente a idéia de que ele teria uma votação baixa e a cabeça da Morango seria caçada.

Acho bem provável que ele ganhe o programa e sinceramente não acho mais que se mobilizar para votá-lo para fora seja eficaz. Deveria haver uma maneira legal de responsabilizar a Globo pelo que está acontecendo.

Thais Bueno disse...

CACETE LOLA!
Vc conseguiu expressar tudo o que penso!
Eu nem assisto esse programa, mas ouço tantos comentários e tantas coisas e fico ABISMADA das pessoas estarem a favor de um cara assim!


muito, muito lindo Brasil! -NÃO!!!!

A.J. disse...

Brilhante suas considerações sobre o Dourado. Clareza e coerência. Parabéns.

Anônimo disse...

Sinceramente?
O Dourado é um ogro? Sim.

Mas preconceituosas são as pessoas que resolveram fazer dele um porta-voz de sua ignorância. No episódio do 'asco no almoço' qualquer um perderia o apetite com o que estava sendo dito ali. Fossem sobre relações homo ou hetéro. Quem viu no payperview sabe que o nível da conversa era do tipo "tirei meu pênis e tinha m* nele"...
O que ele falou sobre a Aids foi de uma burrice colossal, mas nunca foi dita a frase "todos os gays tem aids" como cansam de propagar.
Quanto a ele ser machista não posso afirmar nada, mas nunca o vi sequer alterando a voz com nenhuma mulher na casa, nem mesmo a Morango quando brigaram. Já o Eliéser, por exemplo, já teve que ser segurado pra nao bater na Lia.
O que quero dizer é que se é pra odiar o Dourado, odeie-o pelos motivos certos (é um bruto, fala asneira, grosseirão, mal educado). Ou melhor, odeie as pessoas que viram na imagem do machão alguém que PODERIA condizer com seus preconceitos e decidiram torná-lo porta-voz do que ele não é.

Bete disse...

Oi Lola! Adoro seu blog, e passo por aqui quase que diariamente, pois sempre aprendo muito com vc!
Eu não assisto Big Brother, mas minha mãe e meu irmão são viciados, então vira e mexe conversamos sobre o programa.
Mas não acreditei quando me diseram que a Morango tinha saído. Pensei que ela poderia ficar mais tempo na casa... mas também fico abismada como o Dourado tá firme e forte... e minha mãe com "ódio" por isso, pois o detesta e fica horrorizada ao pensar nas grandes chances de ele poder ganhar o programa.
E isso me lembra quando teve a final da primeira edição de "A Fazenda" (que também não assistia), onde na época eu trabalhava num escritório de engenharia e um dos engenheiros disse indignado pelo Dado Dolabella ter ganhado e disse: "O público deu 1 milhão de reais pra um cara que bateu em duas mulheres e uma delas ainda era uma idosa... brasileiro é burro mesmo"
Concordei e concordo com ele, pois isso tá pra se repetir, pois se os politicamente incorretos são os merecedores, não sei porque o povo reclama que nesse país não há justiça!

Abraços! E sucesso aí na UFC!!
Bete.

~Camila V. disse...

Texto brilhante, parabéns!

Linkei-o no meu twitter, tudo bem?

Masegui disse...

Eu já disse aqui que não perco meu tempo vendo essa porcaria... tá, mas dou a mão à palmatória, andei assistindo alguma coisa (sórri, Gódi, sórri), principalmente quando teve paredão. Além de vocês falarem demais a respeito, aqui em casa o povo adora o BBB. E foi até bom, porque agora posso dar meus pitacos por aqui.

De bom o programa tem pouca coisa... "muié pelada", por exemplo (não posso negar, eu gosto). No mais é só uma turma de jovens tentando aparecer pro país inteiro e querendo mostrar que é melhor que os outros pra ganhar uma boa grana. Bem, isso é até tolerável... agora, tem cada tipinho que dá pena:

- A que parecia mais preparada, uma pós-graduada ou doutora, sei lá, o que deu pra perceber é que apesar do grau de instrução ela é muitas vezes um pé no saco;

- O tal do Dourado acha que ser grosseiro, machão e preconceituoso vai fazer com que o pinto dele funcione melhor que o meu;

- Tem um outro metido a bonitão (não lembro o nome) que acha que vai vencer por causa disso;

- Dá pra notar que uma das garotas, até muito bonita, tá namorando o tal bonitão meio que obrigada;

- O tal do Serginho é um idiota afetado que pensa que quanto mais ele parecer escroto, melhor.

Bem, isso foi um pouco do que percebi quando fiquei "perdendo o meu tempo" vendo essa porcaria. Agora podem começar a atirar pedras...

Shirley disse...

perfeito!!!!!
:B

Isabela disse...

Lola, brilante como sempre!
Eu estava ansiosa sobre o resultado e fique pasma quando soube. Vi isso e achei bem golpe baixo: http://4.bp.blogspot.com/_hW6N-N0kXPk/S4Mwuvb8S7I/AAAAAAAAAKs/4MO67zMTXNo/s1600-h/img006.jpg
Triste o país que debate no cotidiano tal futilidade. Tenho medo, até...
Beijos

Ana disse...

Ôxe.....Me deixou feliz de não estar vendo esse trem.

Já tava desgostosa por ver Lenita ali.....

Será que o Rajan tb tá?

Bjos

Luciano disse...

Parabéns pelo blog. É interessante você ler esse contraponto de quem assiste Big Brother e vê tudo acima de preconceitos, rótulos e opiniões de terceiros. Grande abraço.
Link: http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/existe-mesmo-a-tao-falada-homofobia-no-bbb10-20100223.html

Anônimo disse...

Eu não assisto TV desde 2002. O unico BBB que vi, o primeiro, aquele o Bam Bam ganhou foi até divertido, mas depois perdeu a graça.
Concordo com vc em muitos pontos, mas acho que muita coisa ali é ensaiada e combinada bem antes. exatamente pra por lenha na figueira, ( e publico em geral ama espetaculo de vaidade e histeria, né, convenhamos?).
Pedro Bial pra mim, é NOJENTO, é a unica coisaa que posso pensar de um cara, que como ele, ama semear discordia, ficar vendo o circo pegar fogo e dando risada dos palhaços que atuam no cirquinho que ele armou. Tenho NOJO de gente assim.Não fui mais ver o BBB 2 o os restantes tbem por causa desse ponto.
Eu sou contra exageros de qqer lado, seja do lado da minoria ou da maioria. Não gosto de parada gay, da mesma maneira que não gostaria de parada hetero. Vc é o que é, e não precisa sair num desfile pra auto afirmar sua opção sexual( seja ela qual for)...sua opção sexual é problema SEU( e de quem vai pra cama com vc, logico, rs) e NINGUEM TEM NADA A VER COM ISSO.
Qto a violencia, seja contra mulher, gay, idoso, criança, qqwer tipo, RESPULSIVO.Parabens pelo seu post, continuo sendo sua ~fa!

Anônimo disse...

Se o Dourado ameaça a Morango daquele jeito em rede nacional e é perdoado e exaltado como herói, tenho muito medo do que ele possa fazer fora da casa!
Parece até o Big Brother África 2, no qual um participante estuprou uma moça ao vivo e AINDA GANHOU O PROGRAMA!
http://www.thefirstpost.co.uk/9400,news-comment,news-politics,big-brother-horror-show-over-rape-allegations
Se bem que não precisamos ir muito longe, não é? O próprio Dado Dollabella ganhou a Fazenda da Record!
O que se passa na cabeça das pessoas que votam? Como elas podem aceitar atitudes como essas e, ainda por cima, escolher dar o prêmio a essas pessoas?

Elaine Cris disse...

Realmente diz muito sobre um país, o fato de em dos programas mais populares, mais vistos, colocarem alguns homossexuais, pessoas heterossexuais e ser justamente o único homossexual que demonstra abertamente ter problema com gays ser o grande candidato ao prêmio.

Elaine Cris disse...

aliás, corrigindo, o único heterossexual que demonstra abertamente ter um problema de aceitação com os gays.

Marissa Rangel-Biddle disse...

Otimo texto, Lola! Eu linkei seu post pro meu blog. Tu fica chateada? Nem pedi sua permissao..

Eu nao assisto o BBB e nao lembro de ter assistido quando morava no BR. Aqui eu acompanho as discussoes na net e vejo trechos do programa nos blogs. Fico com muito desanimo de ver a quantas andam a humanidade. Que tipo de gente vota num cara como o Dourado? So' aquela suastica nazista ja era pra deixa-lo fora de qualquer possibilidade de ganhar o premio oferecido pelo programa.

bjs

Priscila disse...

Lola, eu até tinha essa opinião sobre o Dourado.. mas acho que a gente tem que ver as coisas sob um prisma menos estático.

Lê aqui mais sobre isso. http://www.formspring.me/poalli/q/214352872

Haline disse...

Oi Lola, esse programa me cansou pacas. Ter uma torcida pro Dourado é realmente o fim de tudo. Fiz um post tb sobre isso http://halinices.blogspot.com/2010/02/da-resistencia-diversidade.html

Ana Flavia disse...

A popularidade de um programa nojento como o BB é de fazer chorar, Aff, que deservico a globo nos presta.

m. disse...

Respondendo ao anônimo: concordo com parte do que você diz. Dourado é acima de tudo um representante que os homofóbicos elegeram para si. Até porque ele não é o único preconceituoso da casa. Mas isso aconteceu gratuitamente? Não creio. Ele realmente fez declarações homofóbicas, e a de que hétero não pega aids é a mais grave delas (não venha com retóricas mal construídas: se hétero não pega aids, quem pega? zebras? Isso não equivale a dizer que todo gay tem aids, como querem alguns, mas equivale a dizer que todo mundo que tem aids é gay! Isso é menos preconceituoso?!)
Segundo, Dourado diz que não bate em mulher (é a idéia dele de cavalheirismo?) e não grita com mulher (isso ele disse para acusar Eliéser, quando foi conveniente, mas Dourado gritou com Lia, com Anamara...) e que Angélica só teve coragem de encará-lo por saber disso. Ora, o que resta a uma mulher fazer então quando pretende enfrentá-lo? Nada. Pelas regras do "suposto cavalheirismo" de Dourado (na verdade, um machismo old school muito mal disfarçado), só resta a uma mulher obedecer e submeter-se. O mundo para ele é um filme de ação onde no final as questões se resolvem no braço, sempre (num lugar assim, mulher não tem voz). E o problema não é só "bater em mulher" (ele diz, justamente, que não bate, em seu código de honra dos comandos em ação), mas bater em mulher, homem ou cachorro. O problema é achar que pode dizer que ESPANCARIA alguém por uma bobagem e todo mundo achar isso justo e normal. Isso, isoladamente, faz dele um troglodita. E quem melhor do que um troglodita para representar os machistas, misóginos e homofóbicos desse país, que chamam o cara de "mestre" e gritam "viva a homofobia"? A postura agressiva dele serve a essas pessoas, mesmo que outras pessoas da casa, gays inclusive, tenham também atitudes e colocações preconceituosas.
Compare-se, por exemplo, a reacão de Michel a uma brincadeira que Bial fez sobre ele e Dicesar e a reação de Dourado à mesma brincadeira. O primeiro riu, apertou a mão de Dicesar. O segundo fechou a cara, controlando-se como se estivesse recebendo o maior dos insultos. Dicesar é uma pessoa. Como será que ele se sentiu nos dois casos?
E, finalmente, uma última observação: ser amigo de um gay (Sérgio), como Dourado e seus fãs argumentam, não torna ninguém menos homofóbico. Até porque também existem gays homofóbicos (a maioria no armário)... Não me espanta, aliás, que Serginho seja o gay com mais "aceitação" nas votações, uma vez que ele é o gay estereotipado que todos conhecem das novelas, do zorra total e afins: um rapaz efeminado, estudante de moda (uma área eminentemente gay, para os preconceituosos), superficial, ambíguo, traiçoeiro, cuja identidade se resume exclusivamente a sua persona sexual (obedecendo ao senso comum de que os gays não pensam nem vivem outra coisa além do sexo, nem mesmo o afeto)...

Lola, te leio sempre. Obrigada pelo espaço e desculpe a prolixidade :-)

adélia disse...

Eu não suporto esse programa e geralmente não assisto, mas ainda assim ele conseguiu me incomodar demais. Na empresa onde trabalho o assunto do dia foi esse. Estou absurdamente incomodada com as brincadeiras imbecis envolvendo essa moça eliminada. Juro que não ouvi nada que se salvasse. Nem vou citar aqui os comentários porque não consigo mesmo. Passei o dia em silêncio praticamente chorando e a sensibilidade alheia não percebeu. Senti na pele o preconceito e me vi sem forças pra reagir. Muito mals mesmo. Ainda bem que li isto aqui.

Anônimo disse...

Em um programa ridiculo como o BBB, nada mais justo que ganhe o Dourado. Vai ser engraçado, por uma besteira destas, o programa, um monte de imbecil discutindo o carater do povo brasileiro por causa desta "eleição".

Eu me divirto. Em tempo, a Morango é tão homosexual quanto eu falo Javanes. Falou isto para fazer méwdia com os GLS.

Carina disse...

Anônimo, por que a Angélica não é homossexual? Só por que não é estereotipada? Como ela mesma disse, as pessoas são mais do que isso. A lésbica é uma mulher que gosta do mesmo sexo, não significa que pra isso ela precise se fantasiar de homem.

jonas_cg disse...

O comentário de m. merece um guest post hein?

Muito bem feito! :)

Carina disse...

Lola, também notei que há um simbolismo muito forte na atitude do Dourado de ter cortado o seio da Maroca na prova. Misoginia pura.

Pablito disse...

Lolets. Nao podia deixar de comentar. Nao me conformo com isso que esta aocntecendo.. esse monstro sendo adorado. Nao é a questao so da homofobia, mas algo muito maior... como ele virou heroi e acabou permitindo que as pessoas desabafem e se sintam no direito de falar essas asneiras todas. Ontem um amigo meu, gay, estava fazendo campanha aberta para eliminar a SAPATAO. Pode uma coisa dessas? Carater do mal, ruidade e burrice são contagiosas. Linguei seu post no facebook. vc continua o maximo! saudades.

Jayme Borges disse...

Adorei o texto e choquei com a opiniao... parabéns!

wagner disse...

Vocês não têm um livro pra ler, um filme pra assistir ou alguém pra curtir um bom papo ou uns beijinhos, não ?
Ficar discutindo e teorizando BBB depõe contra a inteligência de vocês !!!!

Júnior disse...

É tão nauseabundo ver a atuação de um ser inescrupuloso como esse Dourado que, sequer, vale bronze, que me impressiono - ainda, com a alienação da população diante de tanta ofensa. E mais, não digo em relação "somente" a homofobia desse 'cerumanu', mas sim e, principalmente, pela falta de princípios e valores, de educação e respeito. Porém, veiculado por onde é e apresentado por quem, não há como esperar nada além dessa 'descolaboração' para a evolução da sociedade.

Júnior disse...

E só pra constar Wagner, leio sim, mas/e justamente por ler, é que entro em discussões como essas que fazem parte do cotidiano da gente, ninguém tá isento quando, voluntariamente - ou não, esse tipo de programa tá passando em rede nacional, dentro da sala da gente, ou 'apenas' alimentando a 'agenda setting'.

Roberta disse...

Sinceramente,Lola,vc foi clara e objetiva no texto,resumiu bem o que está havendo.Esse negocio de "é só um programa de tv"não é desculpa nem justifica o que esta acontecendo com a opinião das pessoas sobre os gays.
Um gorila homofóbico e misógino esta marcando seu territorio,e o resto tá aplaudindo.
Parabéns Brasil,minha vontade de fugir pra Noruega só aumentou.

samya disse...

Lola, tudo bem?
Acho, e por favor, me corrija se eu estiver errada, que o dourado é uma construção da globo para a classe mediocre. Quem vota no dourado é contrario ao PNDH, quem vota no dourado vota contra Lula e Dilma. Não que o dourado não exista, alias pelos comentarios que tenho lido em jornais on line no Brasil, o dourado representa muita mais a população, ou pelo menos a classe média, do que eu ou você, mas acho que ele é a personagem que a globo utiliza para, no horario noturno, tentar "abrir os olhos do pais, para um programa que quer corromper a sociedade" e você sabe, direito a pessoas com uma diferente orientação sexual, direito às mulheres para que possam decidir sozinhas sobre um aborto, punir torturas cometidas neste pais em nome da ordem militar, tudo isso so "gera baderna". Daqui a pouco vão querer mandar filho de pobre pras universidades federais também!
Viajei demais?

Felipe Guimarães disse...

Lola, pela primeira vez, eu acho (uahuahau), concordo com palavra por palavra que você falou. Esse Dourado é ridículo! Apareceu no UOL, o pai dele falando que o filho dele estava sendo discriminado por ser heterossexual. Nessa hora eu pensei como você: WTF! O filho está sendo discriminado por ser homofóbico, isso sim!
Ah, quanto a suástica, a suástica foi criada há muito tempo por celtas e budistas, mas tenho certeza que a do Dourado seja alemã.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Gonçalves disse...

nunca fui um bbbzólogo. mas, dessa vez, achei tão promissor, sabe? pelos tipos, pelos personagens. agora, fica uma tristeza estranha em mim. uma espécie de desalento. há um ano eu tava todo pimpão, no dia 8 de março, fazendo palestra sobre a visão publicitária da mulher e explicando como era preconceituosa, e pela reação dos meninos eu quase ia me empolgado. depois fui falar de publicidade (geral), e me centrei em Doritos etc. e houve boas discussões, e eu feliz. agora, um banho de água fria, sabe? mas eu acredito que serviu para as coisas serem discutidas. antes, niguém nem falava e homofobia. agora, é pauta do dia a dia. é um começo, quem sabe. espero, né? beijo, Lola.

Iseedeadpeople disse...

Nem li tudo, Lola.

Vc pisou FEIO na bola.

As microssuásticas são MANJIS, estão inseridas dentro do contexto oriental da tatuagem dele.Não há nada de símbolo nazista nenhum, e isso só mostra total desconhecimento de cultura geral de quem critica. Por favor, lola, não quero parecer arrogante, mas eu e várias leitoras suas já explicamos mais de uma vez o que realmente representa a suástica. Repetindo as palavras da Jarid:


"Ele tem suásticas tatuadas, mas essas suásticas estão na saia de um samurai. E a suástica é um símbolo budista e hindu MUITO ANTES de ser adotada pelo nazismo. Inclusive as suásticas do Dourado estão em posição ORIGINAL, ou seja, na posição realmente religiosa.

Aqui na Índia tem suástica para todo lado, isso é da religião deles e Hitler que fez o favor de copiar e inverter a posição.

Ou seja, as suásticas do Dourado não o incriminam por nada."

E Dourado não é nem nunca foi homofóbico nem machista! A Globo faz as edições do jeito que quer. Não mostraram o porquê dele estar furioso com a sapata, mostraram??? Ela fez cachorrada com ele, o Dimmy fez, todo mundo é traíra e o Dourado é que é homofóbico???

Menos, meu povo, menos.Chega de tanta histeria por NADA.

Anônimo disse...

A net aqui estava tão ruim que eu fiquei reclamando "mas nem o blog da Lola eu vou poder ler???". Rsrs, sem exageros gosto muuuito de ler o que escreves. E ainda fico lembrando de trechos que li o dia todo. :D
Sinceramente, acho uma estupidez este reality show. As vezes vejo sim, assumo, mas é com um desinteresse quase medonho.
Acho que li sobre essa tal tatuagem do dito cujo. Apesar de que a partir que Hitler utilizou a suastica para ilustrar sua ditadura, ela se tornou simbolo do nazismo e por isso "proibida", o desenho já era usado antes e acho ruim pensar na suastica APENAS como sinonimo de horror, por assim dizer. Não estou defendendo o participante, mas sei lá... não queria que a vissem apenas assim. Entende?
Mas, bah! Não interessa. Quanto a emissora Globo, fiquei sabendo coisa beem ruins dela e meu conceito que já era mediocre, quanto a programação e toda essa coisa que ela bota no ar, piorou.
Bem, até mais. Acho que verás ainda muitos comentários meus por aqui. :)

bibi move disse...

DUde, não vou comentar tudo, mas quero apenas te atentar para o seguinte: o Eliéser é moooito mais machista do que o dourado, mas não se discute, porque ele faz o tipo machista bocó- mas podes crer que ele representa bem mais intensamente o que há de pior. o dourado pelo menos tem uma certa inteligência e auto percepção mais aguçada, ainda que cheio de merdas.

Iseedeadpeople disse...

Vou copiar e colar um comentário q vi no Terra e achei muitopertinente. Será q sou homofóbica por isso tbm???

""Interessante algumas pessoas ficarem indignadas com o fato de uma determinada pessoa (no caso o Dourado) externar à todos, a sua opção sexual: hetero. Para mim a definição de “cada macaco no seu galho” é mais correta. Não tenho nenhum problema com a opção sexual de cada indivíduo. Não saio dando porrada em lésbicas ou homossexuais, porém não tenho interesse nenhum em participar de seus grupos. Isso é ser preconceituoso? A resposta é NÃO.
Assim como eu, uma multidão de pessoas não sentem atração por pessoas do mesmo sexo e isso é normal. Mas será que para ser considerado inteligente, atualizado ou bacana eu tenho que achar legal ser gay ou lésbica? Não sejamos hipócritas! Vamos ser autênticos, assim como o Dourado está sendo. Provavelmente, se ele não estivesse sendo autêntico, ele já estaria fora da casa."



Lola, o primeiro passo para o movimento GLBT ser respeitado é parar de achar que O MUNDO É GAY. Eu não tenho absolutamente nenhum preconceito, muitíssimo pelo contrário, sou totalmente a favor das diversidades, mas aí crucificar uma cara APENAS pq ele não se sente a vontade em ficar ao lado das bibas é demais. Vcs queriam o que??? Que ele soltasse a franga tbm, só pra mostrar que é "antenado'?

Cansei, viu.

E ele vai ganhar sim. E não é com blogueiro de merda oferecendo 50 mil reais e nem com campanha de gente complexada que vcs vão impedi-lo de ganhar.

Iseedeadpeople disse...

o Eliéser é moooito mais machista do que o dourado, mas não se discute, porque ele faz o tipo machista bocó- mas podes crer que ele representa bem mais intensamente o que há de pior. o dourado pelo menos tem uma certa inteligência e auto percepção mais aguçada, ainda que cheio de merdas.[2]

Concordo 100%. O Eliezer ficou todo ofendidinho pq a Cacau duvidou da masculinidade dele. E outra: o dia q a Cacau confessou q já havia beijado uma mulher numa festa, o mundo dele caiu.Parecia q a menina tinha cometido um crime. Ele a tachou como a maior das devassas, como uma grande decepção na vida dele (!) só pq ela trocou beijocas com uma mulher!!!!!

Fico passada como vcs não enxergam quem são os verdadeiros machistas do programa!!!

O Michel começou a apresentação do primeiro dia no BBB com a seguinte frase: "Adoro mulher pelada", e mostrando sua coleção de Playboy, como se fosse uma grande virtude. Sem falar q deu um corno na noiva em rede nacional e foi pra baixo do edredom com a ninfeta twiteira.

Vcs estão tão cegos de ódio pelo Dourado que não são capazes de analisar quem são os VERDADEIROS MACHISTAS daquela casa!!!!

Anônimo disse...

assisto o BBB por tabela, já que o computador fica na sala, mas ontem fui ver o que ia acontecer...

fiquei espantada já no começo quando teve uma vinhetinha, sei lá, era um desenho animado em que as pessoas do paredão estavam numa corrida de carros. daí eu percebi que o carro em que a moça (não lembro o nome dela) estava correndo tinha a forma de um sapato.
"oxi" eu pensei, né? demorou pra cair minha ficha. e eu fiquei lá pensando: "gente, alguém acha que isso é uma piadinha amistosa?"

pelo jeito sim né? grande parte do pessoal que percebeu deve ter dado risada, com certeza, já que grande parte do pessoal vê esse dourado como o messias do orgulho hétero.
eu hein. no mínimo.

Claudinha Paixão disse...

ACORDEEEEEEMMM!!!

O q a Rede Globo quer é isso:
mídia,audiência e como bem frisou um colunista no portal de notícias r7 foi a direção do programa q segmentou brothers e sisters em TRIBOS e c isso induzindo a todos q embarquem nessa viagem de fazer distinção entre homo e hetero.
O q se espera de um ser humano,é q ele seja digno,reto e honesto independentemente de questões de gênero.
Agora voltem p as suas vidas,q nós trabalhadores honestos jamais conseguiremos ganhar um milhão e meio assim despencando das hélices do helicóptero da Rede Globo.

Felipe Guimarães disse...

É, vi que as suásticas dele são de samurais. Neste caso, ele está livre (da suástca, é claro.).

Carina disse...

Também acho o Eliéser tão machista quanto o Dourado. Até pior. Não é ele quem não consegue discutir com qualquer mulher que seja sem berrar? E que só briga com mulher?
Mas apesar disso, não acho legal minimizar as atitudes do Dourado. O preconceito tem o mesmo peso pra quem quer que seja.

Carina disse...

Ah, e um programa dirigido por um cara que disse que taca ovo nas pessoas na rua porque "tem muita vagabunda em São Paulo" não pode ser muito instrutivo.

Layne disse...

vocês são minoria,conformem-se!
a voz de vocês não tem eco.Intriga da oposição não derrubará o campeão!
Dourado CAMPEÃO!!!

Anônimo disse...

Nossa, eu não sabia o que era uma suastica, mas acho que agora sei: é um desenho na de parte da tatuagem que parece o simbolo do nazismo?( desculpe a ignorancia, mas não sabia o nome desse termo, agora pesquisei na internet e vi que e isso mesmo). se for isso, mesmo, exsite mesmo um desenho de mandala budista que tem esse negocio( suastica) inserido no meio, mas o desenho inteiro não tem só a suastica. eu conheço quem tem uma tatuagem de mandala assim, e garanto que de nazista essa pessoa não tem NADA!! alias parece umas das pessoas mais desencanadas e tranquilas que ja conheci(rs), mas o desenho é de uma MANDALA E não so a suastica.
acho que não da mesmo pra dizer que alguem é isso ou aquilo só por causa de uma tatoo, mas se vc analisar a tatoo e a personalidade juntas( o que parece ser o caso desse rapaz- pois nem assisto o programa), pode fazer sentido o que vc diz... rs
beijos!!!

Patty Martins disse...

sou viciada em Big Brother, mas esse BBB10 tá dando nojo. Não consigo entender lógica na torcida para o Dourado. Isso pra mim é apologia à violência e brutalidade, no mínimo.
Parei de ver BBB ontem com a saída da Morango.

Raquel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriela Martins disse...

Eu não vejo o BBB, mas por causa das polêmicas acabo acompanhando por tabela. E acho bem significativo que justamente no BBB da "diversidade sexual" um sujeito abertamente preconceituoso esteja cotado pra favorito.

É a maneira que o público geral, aquele que engole seco pra não falar mal de gay porque se sente obrigado a "aceitar", botar pra fora de uma vez tudo o que está sentindo. E querer calar o assunto: homofobia não existe, gays e lésbicas são cheios de mimimi e daqui a pouco vão querer que o mundo todo seja gay como eles.

Raquel disse...

Lola, já leio seu blog há um tempo, mas esse é meu primeiro comentário.

Concordo em parte com sua posição. Mas, sinceramente, também entendo a dificuldade de se julgar uma pessoa por seu caráter, quando tal julgamento pode ser rapidamente enquadrado como discrimanação a minorias...
O que quero dizer é que muitas vezes qualquer critica que se coloque sobre as atitudes de um gay, de um negro, etc são forçadamente rotuladas de preconceitos.
É como se o fato da pessoa pertencer a uma minoria anulasse uma cobrança que é natural das outras pessoas por uma postura ética, franca, humana.
Será que chamar uma lésbica de falsa, acusá-la de promover intrigas, é homofobia?
Sei que a homofobia, como a misogenia, o racismo, etc são na maioria das vezes mascarados.
No entanto devemos saber separar o joio do trigo.
Dorado é grosso, arrogante, desinformado, mas será que é homofóbico?

lily disse...

e não somos só nós os indignados

http://advocate.com/Arts_and_Entertainment/Entertainment_News/Homophobe_Favored_on_Big_Brother_Brazil/

Samantha Costa disse...

Concordo com você!
:)

Bela Campoi disse...

A primeira foto é o Pensador, do Rodin. Por onde anda o Daniel?

Rê Minami disse...

Lola, a Globo tem em sua grade muitos programas de entretenimento que, realmente, não acrescentam nada, apenas "nos" divertem.
Não obstante é uma emissora que, sendo a primeira em audiência e a maior do país e a quarta maior do mundo, se preocupa com a Educação e com o bem-estar social.
Ela tem uma área específica de Projetos Sociais e tal área vai muito além da produção do Criança Esperança.

Além disso, há o Sábado Educativo, que é uma programação a manhã de Sábado toda voltada para Educação, em que temos programas como Globo Ecologia, Ação Global e Globo Universidade. Você já ouviu falar do Globo Universidade? Você é uma profissional que tem muito o perfil desse programa. Eu entrei na Globo esse ano e estou atuando no setor do GU e posso te garantir que ele é encantador.
Deixo o link do site para que você e seus leitores conheçam um outro lado do império Global: http://www.globouniversidade.com.br

Quanto ao machismo e à falta de informação do Dourado, acho tudo um absurdo, mas fiquei ainda mais surpresa quando um colega meu de faculdade que tem dinheiro, faz cursos no exterior todos os anos, é poliglota, vem de uma família - que como ele mesmo faça - de berço e vive dizendo que não tem preconceitos, me disse outro dia que eu sou masculina pq eu sou racional, pq eu sou engraçada e pq eu consigo dialogar com ele. Ele disse que mulheres realmente femininas não dialogam, pois elas tem um papel passivo na discussão, elas não têm humor e elas são movidas pelos sentimentos.
Gente pequena tem no BBB, nas faculdades, em todo lugar.

olhodopombo disse...

Lola, acontece que este tal de Dourado(eu nem vejo TV que dira um programa deste tipo!), por tudo que voce escreveu, realmente é a caricatura de 99% dos homens deste pais, tanto os que se declaram, como este, como aqueles que so ficam na surdina esperando dar o bote.E a maioria das mulheres brasileiras são ridiculas porque sentem atração por um energumeno destes, que pela foto é ASQUEROSO, NOJENTO , IMBECIL, psicopata e tudo de palvra rum que existe nos dicionarios.Alem de ter uma suastica, que comprova realmente que todas as palvras nojenta sque existem fazem jus a ele.Que arda no inferno,,,,

Marjorie disse...

Quero morrer quando vem gente dizer: "ai, mas a suástica não foi invenção dos nazistas, era um símbolo celta, mimimi". Se achando *o* fodão por ter achado isso na wikipedia. Como se os nazistas não tivessem completamente ressignificado o negócio. Desculpa, querido, mas depois do nazismo, uma suástica nunca é somente umum desenhinho. Pelamor.

Enquanto, em outros países, você pode ser até preso por exibir uma suástica na camiseta ou algo assim, aqui temos em rede nacional um sujeito extremamente misógino e homofóbico com uma suástica tatuada. E o povo ainda se esforça para acreditar que não, uma suástica não tem nada a ver com a idelogia nazista num corpo de um cara desses, imagina.

Eu não vejo o BBB, não tenho estômago mesmo, mas o programa é um prato cheio para discutir um monte de coisas. E é bom que tenha gente com estômago e paciência para fazer essas análises, como a Mary W.

Sobre as manifestações explícitas de homofobia do Dourado, eu acho que isso reflete TANTO a falta de regulamentação da mídia brasileira. Tão necessária. E, pelo visto a gente nao vai avançar nisso nunca, porque essa imprensa familiar de merda chia diante da perspectiva de não ter mais plenos poderes. Falam em censura como se já não houvesse uma auto-censura por parte dos próprios jornalistas. Os movimentos sociais, o discurso de esquerda, ou é tornado invisível ou é ridicularizado. Não há pluralidade de vozes na nossa mídia, o que não é saudável para ninguém.

Mas enfim, divago (e muito!). Só queria dizer mesmo que gostaria muito de viver em um país em que já fosse mais do que senso comum que não, suástica não pode. Em que as pessoas entendessem que não, a mídia não pode denegrir a imagem das mulheres, negros e da comunidade GLBTT impunemente. Queria viver em um lugar onde as pessoas automaticamente se ofendessem com a suástica e tudo o que ela inevitavelmente passou a representar depois do nazismo -- em vez de tentar passar a mão
na cabeça do Dourado, caçando na wikipedia os antigos significados da suástica e fingindo que é possível eliminar deste símbolo o seu significado mais popular.

Enfim, dá muita preguiça do mundo mesmo.

Marjorie disse...

Sobre a Renata aí em cima: é outra coisa que me faz querer morrer, né. A pessoa que resolve PERSONIFICAR a empresa em que trabalha.

eu também trabalho na globo (mais especificamente, em sua editora de livros) e nem por isso vou ficar lambendo a empresa. Ela me paga para prestar um determinado serviço, eu presto. Mas nunca, jamais, em tempo algum eu vou abrir mão do meu senso crítico e deixar de criticar a empresa no que ela faz de ruim. Nunca mesmo. Ela paga meu salário mas não rouba minha dignidade. Nem minha individualidade.

Marissa Rangel-Biddle disse...

Marjorie, obrigada por lembrar da reisignificao da suastica. Eu nao conseguiria me expressar melhor. To lembrando aqui do tontinho do principe filho da Diana (o mais novo deles) que foi a uma festinha a fantasia vestindo uma roupa com a suastica costurada no braco. Rolou bafao internacional!!! E tem um lance sobre a letra H na Alemanha...tipos, eu li isso em algum lugar durante os jogos olimpicos la e talz..talvez alguem ai se lembre com mais precisao.

Otimo debate.

*Volta a 'brincar de blog', Marjorie!

Iseedeadpeople disse...

Mari Bidle:
Não queira comparar a fantasia de soldado nazista do príncipe , com microsuásticas(originais e NÃO INVERTIDAS) tatuadas num samurai. O contexto é totalmente diferente!!!É tão difícil perceber isso?

Sou budista e meu marido é hindu. Tenho vários quadros e estatuetas com a suástica desenhada. Isso me faz ser nazista??? Será q a gente não tem o direito de ter a nossa crença neste país???Ou vai aocntecer o mesmo q este fato lamentável q ocorreu no RJ:

http://emformol.blogspot.com/2010/02/suastica-e-burrice-do-brasileiro.html


Este debate me cansa.Dado o nível das pessoas que comentam aqui, eu pensava q vcs fossem mais cultos. Viva a liberdade de crença das pessoas!!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Iseedeadpeople disse...

Eu duvido q se a tatuagem do Dourado estivesse no corpo da Morango ou da Elenita, alguém acharia q elas são neonazistas.

Acho lamentável todo esse maniqueísmo q vcs fazem: é homem, branco, hetero e de classe média= não presta.

A propósito, torço pro Dourado,mas não sou eleitora de Serra (nem de Dilma). Sou mulher , feminista e nordestina.

Somos seres complexos e acho um absurdo vcs quererem "rotular" as pessoas de acordo com as coisas mais bestas do mundo. O feminismo não prega justamente a extinção de rótulos predeterminados??? Pq agora essa besteira de "gay ,mulher e galera de esquerda são do bem" e "homem e de direita são do mal"???

Quanta contradição!

Flávia Simas disse...

Quem fala em ressignificação de símbolos deveria dar uma passeada pelo Oriente. Pra ver que para uma GRANDE parte da humanidade (cerca de 2 bilhões de pessoas e isso é um número considerável de gente) a suástica NÃO tem ligação nenhuma com o nazismo.

E já que gostam de falar aí de wikipedia e tals, vamos dar uma olhada no que o site traz em inglês, para confirmarmos que a suástica não é crime na União Européia, que havia sim um plano de criminalizar o uso da Suástica mas o mesmo foi derrubado em 2007 justamente por conta da ação de ativistas hindus. O símbolo é deles, e eles lutaram (e lutam) pelo direito de usá-lo, por motivos religiosos, e isso merece respeito.

Em vários paises o uso da Suástica com denotação NAZISTA é proibido, mas isso não inclui o uso em símbolos orientais. Aliás, acabei de descobrir na wiki que o símbolo ainda é usado pelas forças aéreas da Finlândia. Taí, bora taxar os finlandeses de nazistas cretinos, né.

Ah, e antes que me falem que isso é coisa de Oriente e que vocês estão no Ocidente e mimimi, vamos lembrar que estamos vivendo em um tempo em que as pessoas se movem como nunca pelos mais diversos territórios nesse mundão aqui. Isso quer dizer que os Orientais não estão confinados ao Oriente, assim como os Ocidentais não estão com os pés fincados apenas no Ocidente. Daí vai fazer o quê? Guerra? Mais briga e sangue derramado pra proibir o símbolo dos outros?

Engraçado que ninguém tenta proibir a cruz, que foi usada para fazer tantas atrocidades por aí. Porque a cruz é um símbolo sagrado pra muita gente, né. Mas aqueles que acham que a suástica é um símbolo sagrado deveriam se envergonhar, não é mesmo? Acho interessante mesmo esse raciocínio.

Beth Blue disse...

Muito bem escrito este post, voltarai aqui com mais calma pra ler mais.

E este machismo do homem brasileiro me assusta e me entristece ao mesmo tempo. E nessas horas sinto um alívio enorme de morar aqui na Holanda. E de criar um menino aqui...a última coisa que quero neste mundo é criar um filho machista, preconceituoso e ignorante.

Eu mesma nunca assisti Big Brother mas sei que o formato do programa foi criado aqui na Holanda, que exportou para vários países do mundo (como o Brasil, onde o programa faz muito mais sucesso do que aqui).

Somnia Carvalho disse...

Lolinha, minha querida e admirada blogueira,

meu comentario talvez tambem nao acrescente nada a humanidade, incluindo porque esse seu post ja esta com 70 comentarios e vejo que o Big Brother desperta sim o interesse da humanidade...

entao sendo sincera do fundo do coracao, sem querer magoar, entende? eu odeio o big brother, so de saber do que se trata... odeio qualquer texto sobre... e nao tenho o menor saco para elocubrar, intelectualizar ou discutir o assunto...

de modosque esse e o primeiro post seu que eu passei direto, me recusei a ler, vim direto procomentario e nao quero ler o comentario dos outros...

isso tudo para dizer que esse e o tipo de sentimento que programas assim causam em mim... nao perco tempo com eles.

parei aqui no comentario porque voce e super demais e mesmo voce falando do big brother nao me causa interesse...

isso tambem e alguma doenca?

beijo!!!

Anônimo disse...

uma pergunta básica, a Rede Globo colocou homosexuais no programa para humilhar todos nós?

Anônimo disse...

EM nenhum momento eu disse que eliéser não é machista. Não gosto dele também. Ele grita se ofendeu quando duvidaram da masculinidade dele e não gostou quando a namorada disse que já beijou mulher. É ciumento e possessivo. Grita com a garota. Não sei como ela aguenta.

O Michel realmente traiu a namorada em rede nacional. Acho que ele pisou na bola feio, mas não quer dizer que ele seja machista. Muitas mulheres no programa já trairam seus namorados que ficaram de fora. E pelo visto (não boto minha mão no fogo por ninguém) ele não traiu só por pegação. Parece que ele tá gostando da mina mesmo. Enfim... Embora não torça pra ele, não o vejo como machista. COmo alguém disse lá em cima, olhem a reação dele sobre a brincadeira do bial sobre ele e o Dicesar...

Já o dourado, que eu também já sei que não é nazista, é homofóbico sim. Levantou da mesa dizendo que perdeu o apetite quando a galera tava falando de boate gay. Se zangou com a brincadeira sobre ele e o Dimmy, só porque o cara é gay. Ele deu várias demonstrações de homofobia e machismo (especialmente em relação a morango).

Enfim, se eliéser e michel não são dignos de ganhar o programa, o Dourado é muito menos ainda.
E tenho dito.

Patricia Daltro disse...

Lola,
o BBB morreu para mim na saida da Elenita. Depois de uma semana de bullyng de outros participantes, incluindo ai o mister Gold em cima dela, Lena saiu sem sequer ser cumprimentada pelo grupo dominante do programa.
Foi feio e baixo.

Alias, esse BBB é o primeiro que afirmo, não estou me divertindo.
Tenho ânsias de vômito a cada sandice proferida pelo líder nas pesquisas, fiquei tão indignada e impotente, que resolvi parar de assistir.

É o que posso fazer, não compactuar
com a vitória de um ser homofobico, machista e ignorante!

Mas, o pior de tudo, Lola, é o que parte dessa torcida está fazendo no espaço conhecido como NETBBB - blogs, sites e afins que falam e comentam sobre Big Brother.

Para aqueles que não torcem pelo Mister Gold ou se colocam contra ele, chovem ameaças (reais) de agressões, ofensas, palavrões, etc, etc etc

A tal ponto, que três dos blogs que se opuseram contra essa falsa "hegemonia" optaram por retirar seu sistema de comentários até acabar o BBB.

E o mais grave de tudo, a Mari, do Cartas para o Bial, foi tão agredida e ameaçada durante o mutirão que organizou para tirar o Dourado, que resolveu se retirar da blogosfera!

Eu mesma tive que passa dois dias inteiros, dando block e denunciando alguns agressores em meu twitter nesse período!

Ah, e só para finalizar, que bom que você também enxergou que a "brincadeira" de mutilar a Anamara é tão repleto de significados doentios que chega a doer!

Quando eu vi ele fazendo isso, falei na hora pro marido, isso é psicopatia pura! Esse cara tem que se tratar com urgência e não ficar confinado e ser premiado com um cheque de 1 milhão e meio!

Desculpe a extensão do comentário, mas tô tão indignada que sinto vontade de gritar!

Karin disse...

Esclarecimentos:

1) A suástica: a questão é que, ok ok, a suástica do dourado está na posição correta, é o símbolo oriental portanto. O problema, minha gente, é que o Dourado é um "pacotinho" de coisas medonhas: ele é machista, homofóbico, violento, desreipeitoso. Aí quando vem esse negócio da suástica, é a cereja do bolo. A suástica em seu corpo pode estar na posição correta, mas o que acontece é que a conduta do Dourado nos força a ressignificá-la. A partir do momento em que ela está estampada na pele de um cara que simplesmente agrega todas as características que o movimento feminista e gay quer combater, ela já virou outra coisa para nós. Porque a gente passa a olhá-la com uma certa desconfiança.

2) Sobre os outros homens da casa: pois grifem a parte em que a torcida anti-dourado disse que a conduta de Eliéser e Michel era aceitável. Nós não achamos que é. A GRANDE QUESTÃO, minha gente, é que nem o Eliéser nem o Michel possuem uma torcida tão gigante e ferrenha quanto a do Dourado, que aplaude DE PÉ todas as suas atitudes escrotas. Nem o Eliéser nem o Michel ganhou o poder supremo, que foi votado pelo PÚBLICO, indicando toda a sua popularidade aqui fora.

Quando o Michel e o Eliéser forem tão exaltados quanto o Dourado, nós TAMBÉM vamos chiar, pois não aceitamos que uma pessoa com este tipo de conduta tenha um alto grau de aceitação.

3) Para Iseedeadpeople: não é maniqueísmo. Nunca dissemos homem hétero + branco = do mal ou então mulher + homossexual = do bem. Ninguém estava defendendo a Morango, nunca dissemos que ela e Dicesar são mártires numa cruzada contra a homofobia. Nós estamos é criticando as atitudes Dourado. Você é que está forçando uma polarização que nunca fizemos.

E se o debate aqui não é de alto nível, certamente é por sua causa, que chega aqui chamando aqueles que querem discutir a questão da suástica sob uma outra perspectiva de burros. É possível discordar sem ofender, prova disto são os comentários da Jarid. Não sabe brincar, não brinca.

Iseedeadpeople disse...

Karin:

Não existe outra perspectiva no caso da suástica. É oriental e ponto final.

Ainda me sinto indignada em não poder expressar minha religião publicamente (budista) pq serei chamada de nazista.Aliás, cadê a polícia pra vir aqui em casa confiscar meus quadros e estatuetas de Budha com a suástica?

Acho um desrespeito o que o mundo ocidental faz com os símbolos orientais. Um desrespeito total a uma cultura milenar, apenas pq um maluco inverteu o símbolo e o usou para fins lamentáveis.

olhodopombo disse...

Como se pode querer algo de uma população analfabeta, ignorante e acima de tudo massificada por armas tão poderosas como são as televisões?
Tudo isso que ocorre no BBB não quer dizer nada alem do que esta na cabeça das pessoas aqui de fora....

Rê Minami disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rê Minami disse...

Renata Minami: disse...
Marjorie: vc leu o que eu escrevi?
Se leu, acredito que não entendeu.
Não precisa escrever nada incluindo o meu nome com essa falta de respeito e supondo coisas sem me conhecer, ok?!
Minha dignidade não foi vendida, apenas trabalho em uma área da Globo que tem pouco destaque, mas que é muito valiosa para a sociedade.
Se vc não entendeu o que eu disse, lamento, mas confesso que achei o seu comentário um tanto ofensivo.
Releia meu comentário - se quiser - e veja que você está muito, mas muito mesmo equivocada em sua leitura e opinião.
Criticar sem entender não é um sinal de inteligência.

Iseedeadpeople disse...

Renata, nem se estresse.Aqui neste blog pra fazer sucesso tem que falar mal de homem branco hetero de classe média, da direita e da Globo.

Nunca há meio termo. Ou se é 8 ou 80. Se vc trabalha na Globo, automaticamente já será considerada "do mal".

Tbm achei preconceituoso e lamentável o comentário da Marjorie, e olhe que eu era leitora assídua de seu saudoso blog.

Unknown disse...

Perdi meu tempo lendo esse post. Péssima opinião. Discordo totalmente, no meu humilde ponto de vista, o Dourado é um cara verdadeiro, direto e esta lá para jogar, não a passeio. Discordo com ele em alguns pontos, mas na maioria apoio. Lógico que você não vai publicar meu comentário, por ser contra sua opinião, então, contradizendo seu texto, a preconceituosa será vc.

Chicória disse...

Eu não assisto big brother nem nada mas só um adendo sobre esse negócio da suástica na saia de um samurai tatuado: estive semana retrasada no templo budista Zu Lai em SP e vi várias imagens orientais com suásticas, então também acho que depende muito do contexto. Agora sobre a índole do cara não faço a mínima idéia.

Anônimo disse...

Gente, o que esperar de uma população que premia uma cara que bateu na namorada em público (Dado Dolabella)? Não é um paredão de BBB que vai ajustar caminhos e não é lendo um post que alguém que vota no dourado vai deixar de votar nele (infelizmente). É a educação, o exemplo no dia a dia, que vai realmente fazer a diferença. Mas isso leva tempo...

Se liguem que quem assiste BBB quer mais é ver o circo pegar fogo, custe o que custar. Querem entretenimento, e não educação. E se antes as arenas exibiam embates físicos extremos, carnificina e morte, hoje o que as telas exibem são barracos, torturas psicológicas extenuantes e violentas crises existenciais. Quanto tempo levou pra essa "evolução" acontecer?

Mas vejam bem, não há mal nenhum em se querer algum entretenimento. Mal há é em se achar que, só por ser entretenimento, ele nada causa.