quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A UM PASSO DA ETERNIDADE

Ah, como eu sou exagerada! Mas estou muito feliz. Fui agora cedinho à universidade para ver os resultados, e sim, eu passei pela prova escrita! Dos doze candidatos, só quatro foram aprovados. Pra passar, tinha que tirar no mínimo 7. Os três candidatos doutores passaram, mas um raspando, com 7,2. O professor de Roraima ficou em primeiro (merecidamente!), com 9,3. E euzinha que vos falo fui muito bem e fiquei com 9,1. O outro candidato, um mestre que é um fofo, tirou 8 (eu digo “um fofo” porque ele mentiu pra mim descaradamente: na terça, ao sair da prova escrita, ele disse que não sabia nada etc etc - toda aquela ladainha que deveria ser exclusividade minha. Aí quando eu ouvi a prova dele, eu sabia que ele iria passar, porque os textos estavam muito bons. Aliás, fiquei feliz porque previ os candidatos que passariam pra próxima etapa, sinal que estou antenada com a banca. Só que eu contei que mais dois passariam).
Ah, ontem no post eu falei da prova escrita, e teve um ou outro comentarista que esqueceu que neste concurso são três vagas. Então realmente estou pertinho de ser aprovada. Mas a próxima etapa, amanhã, é eliminatória. Se não tirar no mínimo 7, tá fora, mesmo que sobre vaga (e já ouvi falar bastante disso, não é lenda urbana). Se tirar 7, é só comemorar. Mesmo quem fique em quarto lugar, passando, está muito bem. Porque aprovação em concurso vale pontos no currículo Lattes e também porque, se um dos três não quiser a vaga, o quarto entra direto. Bom, eu acho que consigo tirar 7 numa aula de Literatura. Mesmo com o nervosismo e tal. Se eu não conseguir dar uma aula razoável na minha área, não mereço ser professora.
A presidente e a secretária do concurso são uns amores, muito queridas mesmo. Estão sendo muito generosas, nos deram dicas pra prova de amanhã, e se ofereceram pra “emprestar” alunos (porque a sessão é aberta ao público, então os alunos de graduação de Letras foram convidados para virem a prova e se comportarem como... alunos. Não deve ser difícil pra eles). Entre as dicas, uma foi pra evitar o uso de powerpoint. Infelizmente, ainda estamos num estágio tecnológico em que é muito comum alguma coisa dar errado. E, como o candidato tem menos de 10 minutos pra arrumar tudo, as chances de desastre são grandes. Quando isso acontece, a pessoa fica perdida, sem plano B (isso aconteceu comigo em La Plata, na Argentina, mas acabei improvisando e acho que ficou melhor do que se eu tivesse usado o computador). Portanto, elas sugeriram transparências. É meio antigo, mas quem nunca viu o cd não abrir na última hora, o computador não ligar, o programa não aceitar? Vamos lá, transparência na veia. (Será que eu tento fazer os dois? E, se não der pra usar powerpoint, eu uso as transparências?). Mas também tem um outro probleminha com o powerpoint: o candidato fica muito restrito a ele e acaba não tendo “domínio do espaço”. Não anda pela sala, não usa o quadro branco (felizmente não tem mais giz), sabe? Enfim, não sei. Eu fico meio perdida com transparências...
Ah, hoje foi assim: os quatro aprovados pra próxima prova pegaram um número de 1 a 4. O meu foi 4. Isso quer dizer que minha aula será amanhã às 11:30. Tem que ir ao departamento de Línguas Estrangeiras e perguntar onde será a prova, se alguém aqui de Fortaleza quiser ir. Claro, pode ver as outras provas, a partir das 8:30 (a minha é a última; não esqueça que é tudo em inglês). Eu tive que esperar três horas pra sortear o meu ponto. Eu só não queria que caísse o 11 ou o 12, porque já tinham aparecido na prova escrita. Mas é besteira. O que a gente prepara pra prova escrita é totalmente diferente do que deve ser preparado pra prova didática. Na escrita, a gente deve dar um apanhado mais geral do, sei lá, Lost Generation. Tem que falar do contexto histórico, dos principais nomes (J. J. Abrams), começar a analisar uma obra específica (no caso, a ilha de Lost, segundo o Nate). Não dá pra falar tudo isso em 45 minutos. Isso é material pra umas cinco aulas, no mínimo. Portanto, pra prova didática, tem que ser um recorte mesmo. E isso deve estar hiper bem explicadinho no plano de aula, que é entregue à banca antes do início da aula. Quem não entrega já sai com a nota menor.
Bom, eu estava torcendo pra que meu ponto sorteado fosse o 13 (Lost), 14 (Harlem Renaissance), ou 15 (Tennessee Williams e Eugene O'Neill), porque eu tava bolando um recortezinho interessante pra cada um. E adivinha qual caiu? O 14! Excelente! Vou falar do final aberto de um ótimo romance: Passing, da Nella Larsen. Algum dia eu escrevo sobre o livro aqui (é de 1929, sobre duas mulheres negras, americanas de classe média, que se “passam” por brancas). Opa, sem falar que o título do livro é quase uma mensagem subliminar pra banca. Só pensei nisso agora. Eu sou um gênio do mal!
Agora com licença, que vou ler e estudar um pouco, preparar o plano de aula, e falar com o espelho. Pelas próximas horas.
Queridas moças de Fortaleza, hoje não vai dar pra respirar, mas no final de semana estarei livre, se alguém quiser se reunir. Abração pra todas(os), e super obrigada pelo pensamento positivo. Por enquanto tá funcionando que é uma beleza!

47 comentários:

aiaiai disse...

Oba! Ta tudo dando certo, muito bom.
Já estou até antecipando o post que vc fará para agradecer a ajuda do Nate!

Cris disse...

ieeeba
já sei onde vão ser as minhas próximas férias!!! Em fortaleza na cada da Lola!
hahahahaha

Lola, mesmo sem te conhecer pessoalmente, torço muito por ti, acompanho o blog diariamente!

É de pessoas com a tua visão de mundo que a Academia precisa para alargar a visão de mundo dos estudantes.

Grande abraço

Anônimo disse...

Poxa menina que massa, caramba que massa, super legal a sua experiência, vc's se mudam pra Fortaleza então? Sim pq já dou como fato, né?

analia disse...

Parabéns! Parabéns! Tô super contente e continuo na torcida!
Bjs,
Anália

Patrick disse...

Boa sorte e sucesso na última etapa!

Unknown disse...

Parabéns, Lola! (tenho certeza que direi isso novamente daqui a alguns dias, com o resultado definitivo!).

Faço minhas as palavras da Cris: mesmo sem te conhecer pessoalmente, acompanho o blog e estou torcendo por vc. (E tbm pq sei como vida de concurseiro é sofrida!)

Beijo grande e boa sorte!

=)

Andie disse...

Parabens novamente, Lola! Esta pertinho mesmo, agora! Que emocao ;)
Boa sorte na aulinha amanha!

Ana disse...

Uhuuuu!! Lola, estou muito feliz, vc merece muito passar nesse concurso e tenho certeza que passará!!
Te admiro demais, adoro seus textos, entro aqui todo dia, mas sou meio preguiçosa pra comentar. Mas hoje não podia deixar de te parabenizar e dizer que vou torcer muito pela prova oral!! Beijos

Anônimo disse...

Vai Lola que é tua!

Drixz disse...

Que beleza, Lola!!!! Adorei! Vou ler o romance pq tenho certeza que depois da prova vc vai postar quase uma aula no blog. :) Acaba com eles, no bom sentido. Ou será q vai ser no mau?
Continuo na torcida

Daniel disse...

Parabéns pelos resultados até agora Lola ^^

Continuamos na torcida :)

m. disse...

lolinha, vai que é tua! =***

Paloma Peruna disse...

UAAUUU!!! PARABÉNS!!! Continuo torcendo! Bjoss

Maíra Teixeira disse...

Estou torcendo por vc Lola. Estudo Letras Português-Inglês, portanto vou ter Cadeira de Literatura da Língua Inglesa.
Se vc se cansar de fortaleza presta um concurso para a UFRGS pra dar aula para mim. (Hihihihihihih

Abs

Moisés disse...

Parabéns até aqui e boa sorte amanhã!!

Natália Guerreiro disse...

Parabéns e boa sorte. Se depender de toda esta torcida aqui, você já ganhou! :D

Tina Lopes disse...

EU JÁ SABIA!
Quando for de mudança não esquece de passar por aqui pra conhecer a Mimi.

(ok, vamos nos conter, então boa sorte de novo)

Anônimo disse...

Prossiga Lola com a sua serenidade e sabedoria!
Será muito bom ler crônicas suas inspiradas aí em Fortaleza.
Será muito bom sabê-la lecionando aí. Abraço da Fatima/Laguna

Unknown disse...

Lolinha querida
parabéns, menina....
eu sabia que vc iria conseguir. Amanhã´, na prova da banca, vc não tirará só 70, mas tirará outro 90. Eu tenho certeza disso. Estou muito feliz por vc Lolinha..
Um super abraço pra vc
Keep me up dated, ok?

Anônimo disse...

Oi Lola,
super congrats!!! Sei que nunca comentei aqui, mas esta é uma ocasião super especial! Falei com o Silvio de manhã e ele me contou todas as ótimas novidades. Não que eu tenha ficado surpresa com o resultado, mas fico super feliz que a sua inteligência e capacidade estejam sendo reconhecidas 'a nivel federal'!
Big hug and positive vibes all the way from california for your test tomorrow, from your sis, consu!

Lila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lila disse...

O coment acima era meu e apaguei pq postei com outra conta do google.
Nossa, parabéns Lola!
Desejo muita sorte pra vc e q vc vença mais esta etapa e realize seu sonho.
Muita calma nessa hora :)
Fique tranquila q vc dará uma ótima aula e será aprovada.

Bárbara Reis disse...

AEEEEEEEEEEEEE!!!!

Deu até um orgulhinho, por ser sua leitora assidua!!! *-*

Parabéns!!!! \o/

Tô super feliz por você! :D

Você é uma inspiração... hahahah...

Beijo, beijo!

PS: Eu ia te desejar mais boa sorte, mas você arrasa! :]

Juliana disse...

Rolando de rir aqui com "Lost Generation" e J.J. Abrams... eu já tinha lido qdo vcs falaram disso antes, mas agora ficou mais engraçado...

AMEI você falar de um livro com o nome "Passing"! Estamos todos por aqui torcendo muito para ver isso acontecendo mesmo!

Parabéns pelo notão da prova escrita e muuuuuuuito boa sorte na aula!

astrocat disse...

Lola, eu to acompanhando a história e torcendo. Parabéns por ter passado na primeira fase! Depois vai lá no meu blog que tem um post pra você. Beijo.

Anônimo disse...

Aí Lola!!!!! Parabéns! Já sabíamos que você tiraria uma nota maravilhosa. Agora continuamos na torcida para amanhã. Ligarei para o Silvio para saber das novidades.
Sucesso, calma e boa sorte!!!
Beijos, Adri, Deniz e Henrique

Mônica disse...

Parabéns, Lola, pelo sucesso até aqui! Lembre-se de que você só precisa de UMA vaga - a sua! :-)

Boa sorte na prova, a gente fica aqui de dedinhos cruzados.
bj

Roberta L. disse...

PARABÉNS, LOLA! Tõ aqui na torcida por você!

(Ok, eu nunca postei aqui e você não faz a mínima idéia de quem eu seja, mas eu acho que conta.)

Raquel (NY) disse...

Lola, parabens, que legal!
Voce e fera mesmo!
Continuo com os dedos cruzados para o sucesso final.
Beijos
Raquel

Unknown disse...

Parabééns!! Vai dar certo! Vai dar certo! Vai dar certo! Vai dar certo! Vai dar certo! Vai dar certo! Vai dar certo! Vai dar certo! Vai dar certo! Vai dar certo! Vai dar certo!
Pensamento positivo!
:*

Patricia Ariel disse...

êêêêê Lola!!!! PARABÉNS!!
tô aqui torcendo muito por você,viu?
você vai passar sim, certeza absoluta!!!
(engraçado que quando olhei para a capa de "Passing", assim à primeira vista, ser ler o resto do post, imaginei que fosse mesmo uma alusão à prova, hehe)
sorte e luz!

alessandra disse...

:)

La Mamacita disse...

Amada Lolô, que maravilha como está indo todo. Ontem de noite meu PC não abriu, o
desalmado, e acabei dormindo. Mas hoje de madrugada os deuses voltaram aqui, até parou de chover, imagino os deuses aos postos lá em Fortaleza. Amada, rezo pra você estar tranqüila, calma, e conseguir usar direitinho os aparelhos, pronta pra usar bem seu pique e sua sabiduria. Vai dar, filhinha. Vai Lolô que o tema é bárbaro, justo você, você falando de identidade, raça, gênero. Ai, ai, ai, tema não poderia pedir melhos. Aqui os gatos estão de prontidão, mandando todas as magias de gato, e a mãe, o Silvinho e até a Cielito, viu, todos, junto com toda a torcida do blog. Amore, vai calma que você consegue. Te amo e te amo. La Mamacita impressionada.

Patrícia disse...

Lola,
Good vibes, há há há, para vc, viu moça!
Tomara que vc passe e goste de morar em Fortaleza. Fico feliz pelos alunos da universidade que terão uma professora excentente, tenho certeza que vc vai estimular o pensamento crítico. Se eu que apenas leio o blog, já estou começando a pensar diferente, fico imaginado seus alunos.
Por favor se um dia tiver prova para UnB, venha fazer, ok!
beijos e força em la perucón
Pati

Bel disse...

Uhuuuu!!!

Tá quase lá, ou melhor, já tá lá!!!

Eu fiquei doida pra assistir sua aula... mas, sacomé, de Ilhéus a Fortaleza é um tiquinho longe... deixa pras férias, que lá em Fortaleza eu vou assistir uma aula tua e testar meu inglês!

Parabéns pela notona e que Deus continue te abençoando.

Xêrooo

Giovanni Gouveia disse...

Antes que o blogger me sacaneie:

Dra. LOLINHA, agora vamos ser (quase) vizinhos (12 horas de ônibus, 50 min. de avião)...

Agora é só se preparar pra não ter mais inverno, e o resto é beleza ;)

Não sabes como ficamos felizes aqui.

Só fiquei "triste" pq você não vai dar aula sobre a Ilha de Lost :))))

Christina Frenzel disse...

Ó levantando aqui a plaquinha de 'eu já sabiaaaa' rssss, parabéns!

Boa sorte amanhã, dê notícias!

Beijos,
Chris

Patricia Scarpin disse...

Oba, que bom saber que você começou com o pé direito, querida! Parabéns e boa sorte na próxima etapa.

Fiquei curiosa sobre o livrinho, também.

Unknown disse...

Como todos aqui, estou muito feliz por vc, Lola.
Abraço e boa sorte!

Anônimo disse...

Aee Parabéns! Você merece!!
Arrasa na proxima etapa!
Rosângela

Ana Luiza disse...

PARABÉÉÉÉNS LOLA! Vc passou nessa primeira etapa e com direito a louros! 9,1? Excelente nota.

Meu pai passou no concurso da UFBA com nota total de 9,3 e minha mãe com 7,5. Os dois disseram que é bem difícil passar num concurso como o da Federal e eu imagino que seja mesmo.

Fico muito feliz por vc!!! Estou torcendo de dedos cruzados! Vai dar tudo certo!

:*

Anônimo disse...

Parabéns Lola!!!Sabia que aquilo tudo de "não tenho chances" era só charminho!!Mas eu sou assim como vc. Prefiro ir sm esperança e volar vitoriiosa que ir me achando e voltar de mãos abanando.

Sei que talvez vc nem leias os comentários hj mas em todos os casos, eu prepararia a apresentação com power point e as transparências usaria só em caso de fatalidaes. Dá pra usar o PP e o quadro negro, que hj é branco, sim.

Meu orientador da USP, apesar de engeneheiro, era super into técnicas de apresentação. Ele dava uma matéria obrigatória pra mestrandos e doutorandos da USP de Sanca sobre isso. Ele se empolgou tanto que começou a dar cursos pra fora e temn até um dvd lançado.

Agora que vc vai ser profe, dá uma olhada no dvd dele (José Carlos A. Cintra, Técnicas de apresentação de seminário). Eu posso tentar copiar o que eu ganhei dele e te mandar depois. Eu, como orientada dele, aprendi tanto que toda vez que assito palestras quase tenho infartos. Pq aprendi muito com ele, como usar de todos os recursos e nunca na vida assiti uma apresentação como as que ele faz. Nas minhas defesas, ele era meu coach, me fazia apresentar pra ale e ia me corrigindo, dando ideias, etc. Tipo diretor de teatro mesmo!!

Parodiando os outros, eu tb tenho quase a sensação de que te conehcó pessoalmente. Muito boa sorte pra vc e tb já sei onde passar férias da próxima vez que for ao Brasil: estirada na praia em Fortaleza!!!!!!

bjo

Débora disse...

Parabéns!
Você vai conseguir passar.
Todos juntos torcendo por você.

Túlio disse...

Como posso ficar tão feliz por alguém que nem conheço, só leio o blog?

Bom, foi mais ou menos isso que me perguntei quando soube que vc passou e que o ponto sorteado foi de seu agrado.

Tô torcendo demais por vc, Lola! O mundo precisa de professores como vc, que, além de saberem o conteúdo, têm a capacidade de ensinar/ajudar as pessoas a evoluírem (vide o quanto seus textos me felizeram crescer).

Parabéns.

Felipe Hautequestt disse...

Ai, meu deus! Ai, meu deus! Tô ansioso: posta logo como foi a apresentação oral de hoje, Lola!!!

Acho que nunca estive tanto na torcida por alguém que só conheço pela internet, hehehe. x)

E, geente, sem comentários sua nota, néam??? Arrasô!!

Luma Perrete disse...

Você vai passar, Lola! =D

Professor também pode pedir transferência pra outras instituições federais depois de um tempo? Porque a minha prima passou no concurso pra psicóloga no CEFET de Manaus e depois de dois anos ela pediu transferência, voltou para para o Rio de Janeiro e agora está trabalhando na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Se puder também é legal porque aí você vai poder morar onde você quiser =D

Anônimo disse...

YAY! \o/ Eu já sabia, Galvão!

Sabia que vc iria bem. Boa sorte na aula. Tô torcendo por vc aqui. Bjo!