domingo, 30 de agosto de 2009

PRA CIMA DE SÃO PAULO É TUDO IGUAL

Quinta no almoço, o maridão e eu fomos almoçar num restaurante por quilo que fica do lado do posto de gasolina onde abastecemos, não muito longe de casa (em Joinville). Custa 8 reais por pessoa, e é meio a única ocasião em que como carne. O maridão conhece bem o dono do lugar, porque, quando o Hamlet estava vivo, era comum ir lá pra recolher restos de comida que seriam jogados fora (como eu disse, meu cachorrinho era um freegan). Depois de um minutinho de conversa sem nenhum propósito, cutuquei o maridão e perguntei:
- Você não vai falar pra ele?
- Ah é. A gente vai se mudar pra Fortaleza!
E o dono do restaurante: - Fortaleza?... Isso é perto de Belo Horizonte?
Silêncio constrangedor. Explicamos que fica, tipo assim, beeem mais ao norte. E o sujeito, sem entusiasmo algum:
- Legal.
O melhor comentário foi o do maridão pra mim, ao sairmos do restaurante:
- Eu me senti falando com um americano.
Depois a gente faz troça com aquelas estatísticas que dizem que 25% dos americanos não conseguem localizar seu próprio país no mapa-múndi. Até parece que a gente tá num estágio muito mais avançado...
Quem diria, pessoal de Minas: vamos ser vizinhos!
UPDATE: A Barbara me mandou um mapa do "Brasil visto pelos paulistas" (clique para ampliá-lo). Acho que boa parte do que está lá confere... Principalmente SC vista como terra de "gostosas" (não tenho muita certeza sobre PR). É sinal do nosso racismo que SC, onde os brasileiros acham que todas as mulheres são loiras tipo a Vera Fischer, seja visto como um paraíso de mulher bonita.

28 comentários:

Leila Silva disse...

Que pena que não estou mais em Minas...rs
Isso mesmo, eu também penso da mesma forma quando vejo o pessoal criticando os americanos, os conhecimentos geográficos e culturais do brasileiro médio não são muito diferentes.

Parabéns pelo concurso.

Mônica disse...

Pois é como a gente diz aqui em Minas: Fortaleza é logo ali. Agora, experimenta o 'ali' de mineiro pra você ver uma coisa... :-)

Li em algum lugar que o problema hoje não é informação, é conhecimento. Pelo visto, é mesmo.

DH disse...

Haha, incrível isso. E olha que trata-se de uma grande cidade, conhecida e etc. Mas de Sergipe pra cá, é tudo um bloco só mesmo, pra um pessoal daí de baixo.

Ivana disse...

Loléte, agora tu imaginas, eu, de Belém do Pará, aqui no sul? Já ouvi cada barbaridade... Começa por gente que nem sabe que existe, passa por quem não sabe onde fica e termina em quem acha (os mais "ispertos") que o Pará é no Nordeste!!! Só falto arrancar meus cabelinhos com pinça!
Beijo!

Beolina disse...

sei bem como é. eu moro em sergipe e, visitando o rio, me perguntaram onde ficava essa CIDADE. pior é com a bahia, que para algumas pessoas se resume a salvador... hum. tem tbm o caso de um amigo que, no crachá de um congresso escreveu ARACAJU - SE e perguntaram: SE? vc é do ceará, cara?? que legal!

é. ¬¬

abraços!

Masegui disse...

A ingonorãncia é que istravanca o pogréssio...

Adriana Calábria disse...

Opsss!
De Minas não sei! Mas de Pernambuco a Lolinha vai ser vizinha, sim!

Beijão!

iaeeee disse...

muitos sergipanos aqui nos coments! vamo lá sergipeee!

então... o pior é que vcs do sul são muito bem tratados aqui...( em geral).

a gente sempre escuta coisas horríveis de preconceito sobre o sotaque, esse desleixe geográfico dos sulistas também é recorrente...

não tô muito afim de ser educado não, aos que pensam assim: fodam- se*!!!!


* ahhh e isso não é uma cidade sergipana!

kkkkk

Paloma Peruna disse...

Lola, vc acompanhou o caso da professora baiana que foi despedida em razão de um vídeo onde ela dança de uma forma, digamos, condenada moralmente? Daria uma excelente post! O video tá no youtube. Aqui em Salvador não se fala em outra coisa. Foi o assunto da semana em todos os lugares. Comenta aí! Bjo

Rafael disse...

Então tá... Poxa que ignorância, as pessoas não sabem onde fica BH, e Fortaleza... Meu Deus, é como dizer que catarinense, gaúcho e paranaense é tudo igual ¬¬ . Minas é diferente assim, como Santa Catarina, o Ceará, o Sergipe...

Tristeza isso

Mica disse...

O caso é que o Brasil é grande demais e tudo acima do Sudeste é quase como se fosse um outro país. Sem falar que tem Estado demais lá pra cima...eu embolo tudo (e para mim é quase como outro país mesmo, pois o mais longe que já fui foi o RJ. Para ir para o Norte ou Nordeste é quase tão caro e demorado quanto ir para o exterior).
Agora, achar que Fortaleza é em Minas (ou logo ali) já é forçar a barra.

Mica disse...

Mas também conheço muito gente que achar que SC, RS e PR são a mesma coisa. Odeio quando falo que sou de SC e dizem 'ah, vc é gaúcha?'. NÃO! NÃO SOU! (nada contra...AMO o Rio Grande do Sul, meu pai é gaúcho, mas eu sou Catarinense, poxa!).

Vitor Ferreira disse...

Melhor que a minha terra, que ou o pessoal nunca ouviu falar, ou so lembram do Collor ou do PC...

Somnia Carvalho disse...

HAHAHAHA Lola voces dois so me fazem rir!

e chorar... buááá...

que triste!

ao contrario aqui na suecia quando digo que sou de sumpaulo e tal, muita gente ja me disse: ah! sao paulo e agitada eu gostei mais do norte, amazonas, e das praias do nordeste... ou dizem amei o rio de janeiro blá blá...

mas eu to felicissima que voce vai morar perdiminas... os parentes de meus pais sao tudo mineiro! ah! e la que eles gostam de comer carne seca nao e? hihihihi

Anônimo disse...

eu moro em sp mas ja fui a fortaleza acho bem legal, adoro a bahia principalmente fortaleza

lola aronovich disse...

Oi, gente ótima! Achei incrível que o dono do restaurante tenha achado que Ceará e Minas sejam um do lado do outro, mas eu me embolo de vez em quando. Se me dessem um mapa do Brasil vazio para eu preencher com o nome de cada estado e capital, certamente cometeria uns erros. Ainda mais que na época em que eu aprendi isso na escola a gente ainda falava de territórios... O estado nordestino que eu menos conheço, mesmo de ouvir falar, é sem dúvida Sergipe (desculpa aí, Iaeee). Às vezes eu me pego pensando que Aracaju é um estado, não capital. Logicamente isso tudo vai mudar assim que eu pisar em Aracaju, mas por enquanto, se eu tiver que esquecer um dos 9 estados nordestinos, vai ser Sergipe. Sempre foi! Concordo, Vitor, que antes Alagoas era tão desconhecida quanto Sergipe, mas isso mudou com o Collor (e já faz tempo, 20 anos). Maceió hoje é muito mais famosa que Aracaju, não acha? Por favor, notem que isso não tem nada a ver com merecimento. Não estou dizendo que Sergipe “merece” ser esquecida! No fundo, vivemos num país em que os meios de comunicação de alcance nacional só falam de Rio e SP. Eu acho triste que a gente conheça tão pouco do nosso próprio país. É limitador! E não preciso nem dizer que os preconceituosos do sudeste (e do sul) que falam mal do nordeste falam sem conhecer!

Bárbara Reis disse...

Oi Lolinha,

eu vi seus comentários, obrigada! *-*

Pois é, eu invejo seu gato. HUUHAUAHUHA... mas eu amo o meu, de paixão, ele tbm é divino, maravilhoso, gordo, arteiro e nenem da mamãe. hahaha...

~

Pois é... eu fiquei muito indgnada com aquele artigo no jornal, espero que isso mude... as pessoas gostam de complicar a vida dos outros, impressionante.

~

Eu recebi um e-mail, que mostra o mapa do Brasil na visão de um paulista. Vou ver se acho aqui, e vou encaminhar para você. hahahaha... é bem engraçado. E como você já morou aqui. Vai entender.

Beijão, Lola! :D

Bárbara Reis disse...

eu mandaria se eu soubesse qual é o seu e-mail HAHAHAHAHA

luci disse...

lola, eu sou paraibana. você pode imaginar que a paraiba não é la um dos estados mais importantes (economicamente falando) do brasil. e, por ser um estado realmente pobre, as pessoas ignoram totalmente nossa existência (na verdade, uma coisa não deveria levar a outra, mas...), e não falo somente dos sulistas.

uma amiga foi morar na bahia e perguntaram a ela, na escola, se na PB ela comia casca de arvore e se morava em CAVERNA! nossa! esse povo que vê jornal nacional demais, sabe...

bem, mas é isso, depois a gente, "paraiba", é que é ignorante. ;)

Unknown disse...

Só agora estou a par das coisas todas. beijos e simbora pra riba do Brasil!

Isis disse...

Sou do Rio mas moro em Aracaju-SE. Quando minha mãe me comunicou que iríamos no mudar pra cá eu não fazia a mínima idéia de que Sergipe existia... Mas na época eu era criança e meu mundo era meu bairro, então okay :P mas nem meus parentes sabiam onde era nem que existia e eles já eram crescidos o suficiente pra saber

Suzana Elvas disse...

Oi, Lola;
E esse mapa, você conhece?

Bárbara Reis disse...

:D

me senti importante depois do Update!...


huahuhuahuhuhua...



... pronto passou.


HAHAHAHA
:***

Andrea disse...

Bah! É essa mesma a visão do pessoal. Quando morava lá em Rondônia (a terra do "só mato") cansei de ouvir piadinhas quando vinha de férias aqui pro sul. Esse final de semana tive que ser educadinha com a intolerância de um amigo que ao saber que morei em rondônia me perguntou se tínhamos agua, luz e telefone por lá. Affffff!

Giovanni Gouveia disse...

Bem, toda a margem direita (de quem entra) do Rio São Francisco já foi Pernambuco (comarca de São Francisco), portanto parte de Minas já foi Pernambuco, Pernambuco é vizinho do Ceará, logo o erro foi "apenas histórico"...

iaeeee disse...

Aracaju, estado? kkkkkkkkkkkk ( meu Deus!)


tá desculpada sim... Não vou ser hipócrita de dizer que também não confundo cidades e capitais ( alô Rondônia e Roraima), Sergipe é famosinho pelo forró, por alguns nomes ( racistas) da literatura... Agora dizem que Aracaju é a capital nordestina da qualidade de vida (hehe), ah e pra minha vergonha total o tal de calcinha preta é daqui ( credo!)


Os aracajuanos em geral odeiam a própria cidade por ser pequena e tal... sofremos até preconceito de nordestino para nordestinos...( o baihanos falam que Sergipe é o quintal da Bahia).

Eu gosto daqui... mas dá uma sensação de que o mundo é maior, mas nada justifica a discriminação, né?


ps.: já que vai morar no Ceará, vai ficar mais fácil de finalmente conhecer Aracaju a capital do estado Sergipe. kkkkkkk

Ana Júlia disse...

As gostosas nesse caso do mapa, são as paranaenses, não as catarinenses, acho que SC ficou meio perdida na definição do infeliz que classificou as regiões. Há quem ache que isso é um elogio para nós, porém existe as que não se sentem bem sendo rotuladas de forma a entender que mulheres não podem ser bonitas e inteligentes.

Thais Bueno disse...

http://www.youtube.com/watch?v=_iazx5DXt30

é por isso q eu amo esse vídeo.


dou risadas sempre que vejo, e retrara muito, muito bem sobre essa coisa de 'aqui ser só mato"


HAHA