domingo, 19 de julho de 2009

LEIAM E VOTEM - SEGUNDA EDIÇÃO DO CONCURSO DE BLOGUEIRAS

Oi, pessoal! Tá dada a largada para o segundo concurso de blogueiras. Começa hoje a votação, que se estenderá até a primeira semana de julho. Mas aproveitem e leiam tudo, ou quase tudo, hoje. É domingão, vocês têm tempo de sobra, e todos os textos são excelentes. O tema desta vez é abrangente, feminismo. Só. Aí vocês encontram mais uma prova de como o feminismo é múltiplo. Há textos sobre aborto, sobre gênero, sobre maternidade, sobre roupas e opressão, e sobre como a mídia vê a mulher, entre vários outros assuntos. Vocês indicaram os posts, e eles estão aí. Houve apenas um caso em que tive que recusar um texto, porque o considerei anti-feminista. Quer dizer, vocês vão ver que há posts concorrendo que têm dúvidas sobre o feminismo, mas são mais reflexivos. Felizmente, a Rê foi hiper compreensiva, não ficou de mal comigo, muito menos eu com ela, e prometeu participar das próximas edições do concurso, quando o tema for mais pertinente a algum post que ela escreve.
Ah, vocês, só pra me darem trabalho, indicaram mais de um post de alguns blogs. E aí eu tive que consultar aquelas blogueiras e pedir pra que elas escolhessem qual, entre os posts indicados, seria o concorrente. Please, se o post que você indicou não está na lista, entenda a situação. Foi a autora que preferiu um outro post (porque acho um meio mais democrático pedir pra blogueira escolher, do que eu escolher por ela).
Como vocês podem ver, desta vez há blogs consagrados no pedaço. Opa, não quero insinuar que os que participaram do outro concurso (o primeiro) não eram também blogs importantes e conhecidos. É só que desta vez eles são mais ainda. Por exemplo, só pra citar um, o Síndrome de Estocolmo, da Denise que eu tanto admiro, está concorrendo. O Síndrome tem média, eu acho, de duas mil visitas por dia (o dobro deste bloguinho humilde que vos fala). Isso o torna um gigante entre os blogs feministas. E é óbvio que um blog com tantas visitas, e tantos méritos, provavelmente terá mais votos no concurso que um blog com vinte visitas por dia. E entendo que isso intimide algumas blogueiras, que não sentem que seus blogs estão “à altura”, ou têm tanta “tradição” (odeio essa palavra). Desculpem, eu não vejo assim. Eu acharia uma honra (outra palavra que não gosto) estar na mesma lista de blogueiras mais experientes, que já conquistaram seu espaço e seu público. Lembrem-se que o objetivo aqui não é uma competição, e sim uma divulgação. Espero que esses concursos levem leitoras(es) da Denise a descobrir novos blogs. O que obviamente não quer dizer que essas leitoras irão abandonar o blog da Denise! Quase todo dia a gente descobre um blog novo de alguma blogueira talentosa. Tem espaço pra todo mundo. E nada como se inspirar em blogueiras que fazem isso há cinco anos (pra mais!). Talvez mais pra frente, quando o concurso ficar maior, a gente possa dividir a votação por categorias de blogs mais e menos populares (mas na maioria das vezes nem dá pra saber o número de visitas de cada blog).
Vamos aos posts concorrentes:

Aquilo ali é homem ou mulher?, da Barbara, sobre a vontade de rotular opções sexuais (Ou Bárbarie).
Até tu Machado?, da Ana, sobre a absolvição de Capitu (Cafofo da Ana).
Da frase que mais me irrita nessa vida, da Marjorie, sobre a clássica “homens e mulheres são diferentes” (Marjorie Rodrigues).
Depilar, da Deborah, sobre a obrigação deste ritual para a mulher (Aquela Deborah).
Do fardo de sísifo, da Aline, sobre as confissões da Maria Mariana (Até Aqui Tudo Bem).
Excomunhão é mais um mico da Igreja, da Denise, sobre o episódio do arquebispo do Recife e a menina de 9 anos (Síndrome de Estocolmo).
Feminista vegetariana, da Drix, sobre como ela mudou de ideia sobre as feministas (Café Velho).
Gravidez indesejada e aborto em caso de estupro, da Lu, sobre exatamente isso (É Bom pra Quem Gosta).
Instinto maternal?, da Malu, afirmando que não tem vontade de ter filhos (Demônio do Meio Dia).
Marianismo, da Princesa, sobre o femismo, não feminismo (Garrafa ao Mar).
Mayara, Obama e a imprensa ridícula, da Srta. Bia, sobre como a mídia reduz a mulher a uma parte do seu corpo (Groselha News).
Namorado ou companheiro, da Sheryda, sobre nomenclaturas (Sherviajando).
Olhando à nossa volta, da Baxt, sobre se as feministas veem pelo em ovo (Baxt).
Proibição da burca na França, da Amanda, sobre... isso mesmo (Petit Journal de la Porte Dorée).
Roupas também são uma forma de opressão, da Cynthia, sobre a proibição da burca na França (Cynthia Semiramis).
Sexismo e racismo: faces de uma mesma moeda, da Inali, sobre... bom, o título do post já diz (Experiência Diluída).
A Suécia e a questão do aborto, da Juliana, não apenas sobre como o aborto é legal na Suécia, mas como norueguesas vão pra lá pra abortar após saberem que o bebê será... menina (Na Terra dos Vikings).

Conto com vocês pra visitarem todos os 17 blogs concorrentes, lerem todos os 17 incríveis posts, e votarem no POST que mais gostaram, não no blog em si. Sei que é difícil separar. E sei muito bem como é difícil escolher entre tantos post ótimos, e tão diferentes entre si. Mas façam um esforcinho, sim?
E, claro, se puderem, por favor, divulguem o concurso. Podem colocar o selinho nos seus blogs. Quem fez o selo desta vez foi o Carlos (obrigada, Carlos!). E organizem outros concursos (aí talvez eu possa participar também). Vamos mostrar que mulheres também fazem blogs excepcionais.

16 comentários:

Mila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mila disse...

Lola, o texto que você teve que recusar é ridículo!!!
É muito discriminatório e é muito ignorante! É uma criatura sem nenhum conhecimento sobre a realidade ao redor que decidiu colocar a culpa dos problemas dela no feminismo (fora que metade dos problemas daos quais ela reclama foram originados pela discriminação contra as mulheres)!
Nossa, que texto horrível...

Anônimo disse...

Como da primeira vez, os posts são fantásticos. Fica difícil escolher um.
Leah

Anônimo disse...

Lola, ainda estou lendo os posts. Com calma. É domingo e eu só gosto de domingos quando estou de férias. Ando de mal com o trabalho. O meu trabalho somente, mas isso explico depois.

Tenho a semana toda para ler e seu blog está nos meus favoritos. É leitura matinal, como se fosse jornal.

Nunca gostei do termo feminista, só aqui comecei a ouvir essa palavra e não me arrepiar. Talvez eu seja sem nunca ter sabido.

Não tenho blog (mentira, eu tenho. É péssimo!), mas me farto com eles, me divirto, choro. Vivo a cata de novos. Votarei dessa vez. Beijos e boa noite de domingo.

Mila disse...

Tem muitos posts bons, acabei de ler todos agora e ainda não sei em qual votar! Vou escolher os melhores, releio uns trechos e voto! XD

Malu disse...

\o/
Estou novamente concorrendo! Adoro ver meu bloguinho ao lado de tantos blogs importantes. E olha que não me sinto diminuída porque apesar do pessoal escrever tão bem que me dá vergonha do blog, mesmo assim sei que tem espaço para todas. Quem tem talento, quem é esforçada e quem não tem talento nenhum mas persiste por causa dessa bendita vontade de escrever (no caso eu).
Dos posts indicados alguns eu já tinha lido, os outros vou ler mais tarde, na sexta, tudo de uma vez só.
ósculos

Christina Frenzel disse...

Muito texto bom!!!!

BEijos

Talita Figueiredo disse...

O legal do concurso é que meu reader fica cheinho de coisa nova pra ler =)
Só o Síndorme de Estocolmo por algum motivo não quer abrir de jeito nenhum aqui... mais tarde eu tento de novo. Gostei da idéia de ter um tema desta vez, dá um parâmetro pra gente comparar os textos. Já votei. Abs!

Ana disse...

Oi Lola,
Obrigada por aceitar minha inscrição. Fico feliz de estar concorrendo, e mesmo que eu não ganhe, sou adepta da filosofia de que o que importa é competir.
Um abraço,
Ana

Serge Renine disse...

Fora do tópico:

Aronovich:

Eu nào estava te gozando, pelo seu desaparecimento dos cometários. Eu quero, realmente, saber a sua passagem preferida de CEM ANOS DE SOLIDÃO, do Gabriel Garcia Márquez, a propósito do seu post "A direita é engraçada, pero lo no sabe".

lola aronovich disse...

Serge, eu não entendi isso não, que EU tinha abandonado vcs na caixa de comentários, mas o oposto. Sábado meu bloguinho recebeu dois ou três comentários no total! Eu me senti abandonada. E em número de visitas tb foi baixo, se bem que sábado é sempre baixo. Acho que foram 800. Mas enfim, tenho algo vergonhoso pra confessar: ainda não li 100 Anos de Solidão. Não posso responder sua pergunta.


Pessoal, obrigada pelos comentários. Sei que os post do concurso estão excelentes e que é difícil escolher um só. Mas tentem!

Sheryda Lopes disse...

Estou muito feliz por estar concorrendo. Adoro saber que meu pequeno e humilde blog está divulgado num incrível como o seu. Tenho certeza que isso levará muitas visitas ao Sherviajando(tô pensando até em mexer no layout, tipo arrumar a casa p visitas, sabe?) e também a muitos outros espaços irados. Já estou lendo os posts e escolhendo em quem votar (além do meu, é lóóógico rs!)Bjos!

Raiza disse...

Oi Lola!Estou tão feliz de estar participando,é o primeiro concurso que meu blog participa.Nem acho que eu vá ganhar,mas só de participar e ganhar mais visitas e principalmente ser lida por outras feministas já é um prêmio e tanto.E Olha só,pedi pra uma amiga votar em mim e ela acabou lendo um outro post (o que é ótimo,já que ela não gosta do feminismo.Se não fosse o concurso ela nem teria lido o texto!Achei isso ótimo).Estou muito animada.òtima a idéia do concurso.Ahh,roubei o selinho XD

Somnia Carvalho disse...

Ai Lola queira tanto ser que nem oce! escreve nao importa se chove, neva, passa boi ou boiada! admiravel!

eu fiquei sem os links e tava super desorganizada. Perdi a inscricao para o concurso, mas estou lendo os posts e fico com o que a Marjorie disse no blog dela: se tivesse como votar em dois seria perfeito! um é suuuper dificil, mas vou tentando.

Acho que acaba sendo o post com o qual a gente se identifica ou gosta mais, porque eu nao consigo votar no melhor... quer dizer, sei que e chover no molhado dizer isso, mas melhor e toooom subjetivo.

Eu adoro quando o tema e polemico, mas nao o texto nao e so panfletagem! quando tem um jeito gostoso de ler por tras...

ate! e la vou eu tentar me atualizar nesse lola escreva lola!

Daniel disse...

Adorei os post (e blogs) do primeiro concurso. Querendo ver logo os próximos... Só que eu já tinha prometido que não ia nem entrar em blogs enquanto to viajando. Quebrar a promessa com o teu já é o suficiente... Assim que voltar pra casa leio todos os posts e vejo se consigo escolher um melhor (é difícil demais, podia ter como votar em todos)

Unknown disse...

Oi, Lola.
Achei os links para os textos xD
Eu li todos já e estou pensando em qual votar, estou indecisa com 6 =x
Sobre o poste que você descartou...ela sabia que era um concurso feminista?
Parabéns a todas que estão concorrendo.