domingo, 28 de março de 2010

GATOS ARRASAM

Como estou absolutamente sem tempo, e tem quem sinta falta de atualizações diárias, apesar das visitas do bloguinho despencarem nos finais de semana, decidi publicar aos domingos algumas crônicas antigas sobre gatos, os bichos mais fofinhos do universo. Cat lovers, é pra vocês! (Mas confesso que ando morrendo de vontade de voltar a ter um cachorrinho. Quando a reforma em casa terminar, vou correr atrás de um - viralata, claro, que quem ama animais os adota, não os compra).

EU E MEU GATO

Eu tava deitada na cama com meu divino gatinho Calvin deitado em cima do meu peito, usando minha bochecha como travesseiro. Enquanto eu cantava umas musiquinhas pra ele (uma delas foi uma adaptação de “Menino do Rio” que começava com “Gatinho Querido”), o Calvin, crítico musical de bom gosto que é, fazia rum-rum. O maridão passou nessa hora e, tomado pelo ciúme, disse: “É por causa desses traumas que o Calvin se esfrega na perna da primeira pessoa que nos visita, implorando pra ser levado pra longe”. Inveja da oposição, lógico. Mas, provando que sou amplamente capaz de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, eu cantava, alisava o gatinho, e aproveitava pra fazer um check-up nele. Comecei contando os bigodes dele. O Cal é um gato amarelo listrado, com focinho e patas rosas e bigodes brancos (e pensar que antes dele eu não considerava lindo gato com focinho rosa). Não dá pra contar com precisão os bigodes de um gato, então o que ofereço aqui é uma estimativa. Acho que eram mais ou menos 25, uns 13 de cada lado. Ah, não estou falando dos outros bigodes que os gatos possuem no rosto, como os fiozinhos acima dos olhos. Sabe, os bigodes próximos ao focinho mesmo. O que mais chamou minha atenção é que, em um dos lados, havia dois solitários bigodes pretos. Fiquei pensando se o Calvin gostaria de tingi-los, já que eles destoam do resto. Será que os fios pretos têm alguma função secreta? Perguntei pro gatinho, mas ele pediu pra que eu pensasse menos e cantasse mais, ou pelo menos essa foi minha interpretação.
Se você não tem um gato, não sabe o que está perdendo. Eu entendo totalmente por que os egípcios idolatravam seus felinos. Gatos parecem que nasceram pra virar objetos de adoração. Tudo bem, claro que eles não são objetos, eles são bichinhos espertos e simpáticos com personalidade própria, mas sigo firme na minha convicção de que, se existe um animal perfeito no mundo, este é o gato. Compare um gatinho com um maridão. Aliás, não compare. Não tem comparação.

14 comentários:

Norma disse...

Eu tenho uma gata chamada Pedrita e ela tem 12 anos de idade, mas nem parece. Ela vem me chamar quando chega uma certa hora, para deitarmos no sofá para assistirmos filme. E, anos antes, tive um outro todo preto que tinha o hábito de, em dias de chuva,ir para o forro da casa do vizinho, que era altíssima, antiga. Depois, quando o sol saía, ele ficava miando querendo descer e eu tinha que subir lá e os bombeiros olhando para eu não cair, pois com eles o gato não saía do telhando(eu tiha que pegá-lo no colo)e sem eles, quem não subiria a escada altíssima era eu...rs
Adoro gatos, mas adoro meu cachorro tb...

Aline Schmitt disse...

Oi Lola! Acompanho seu blog há meses mas essa é a 1ª vez que comento, por pura timidez mesmo...

Tenho um gato amarelo, o Jimmy, mto parecido com o Calvin, e também fico curiosa com os pelinhos pretos dele. E adoro o focinho dele, é tão coberto de sardas que nem é rosa mais...

Gato é tudo de bom e é incrível a capacidade que eles tem de expressão. Tem um jeito que ele me olha, que eu identifico na hora que ele quer pular no meu colo (detalhe: comigo em pé! dai ele pula e eu seguro, é uma coisa super de confiança e ninguem se machuca)

Enfim, sou apaixonada por esses bichanos charmosos, carinhosos e seletivos

Anália disse...

Oi, Lola!
Um casal de amigos meus foi viajar por um mês e me deixou encarregada de cuidar dos gatinhos deles... Eles voltam amanhã e eu estou super triste: como é que vou ficar sem ver os gatinhos todo dia???
Bjs,
Anália

Livia Luzete disse...

Lindo o Calvin!!! Será pq ele é a versão masculina da minha Nina Ivina?
Beijo e bom domingo!

Claudia disse...

Eu tenho um gato chamado Luiz Fernando Della Vega (tambem eh amarelo e foi adotado) que quando eu conto as estorias dele quase ninguem acredita. O bichano toma leite toda manha e tem que ser da Parmalat (outro leite ele nem passa perto). Ele sai toda sexta e sabado a noite. Foge de casa mesmo e soh reaparece de manha. As vezes nos feriados prolongados ele tambem "viaja", fica dias fora e reaparece. Numa noite de sabado nao tinha nada melhor para fazer e eu estava enrolada num roupao em frente a tv assistindo novela e ele passou por mim e me deu um olhar me reprovando e eu poderia jurar que ele disse o seguinte: "Sabado a noite e voce esta enrolada num roupao assistindo novela?! Eu vou eh pra balada!" Percebi que meu gato tem uma vida social mais agitada que a minha!!!

Denise Volpato disse...

Oi Lola!! Sempre leio vc falando de gatos, e semana passada encontrei um livrinho sobre eles bem interessante, comprei p te mandar!! como faço? beijinhos

lola aronovich disse...

Ha ha, Claudia, todo gato tem uma vida social mais intensa que a minha! Até meu gatinho Calvin, que no momento não está conseguindo sair de casa à noite (e vamos nos empenhar pra que continue assim).


Denise, obrigada por querer me mandar um livro. Faz o seguinte: Envia um email pra mim - lolaescreva@gmail.com -, que aí eu te mando meu endereço em Fortaleza, ok?
Isso vale também pras milhares de pessoas interessadas em me mandar ovos de páscoa! (não custa sonhar).

Gaúcho disse...

Não sei se tenho alguma coisa a acrescentar ao que já foi dito, então vou recomendar aqui uma história em quadrinhos que é praticamente obrigatória pra quem gosta de gatos, é a edição 18 de Sandman. Ela pode ser baixada aqui:

http://www.4shared.com/file/4363893/821e889f/sandman_18.html

Rachel L. Lambrecht disse...

Claudia
Adorei o nome do gatinho, haha. Era de alguma daquelas novelas da Thalia do SBT, né?
(Direto da montanha de informações desnecessárias e embaraçosas que minha mente armazena).

Andrea disse...

Lola! Pois só agora que caiu a ficha de que a Mia é amarela linda que nem o Calvin... ;) Muito descontraído seu relato, já imagino a cena da cantoria e do ron-ron! Tornei-me uma cat lover! rs! Já o ciúme do maridón, é no mínimo, hilário!!!

Abração, Andrea
http://segredosdaborboletadomar.blogspot.com/

Giovanni Gouveia disse...

De minha parte, trauma de felinos.

Eles lá, e eu aqui...

Claudia disse...

Rachel,
Voce sabe exatamente de onde veio o nome do Luiz Fernando! Nao me lembro o nome da novela, mas tinha um ator lindo que se chamava Luiz Fernando Della Vega. Na epoca da novela eu ganhei um gatinho e nao resisti em colocar este nome. Mas ele fugiu e quando eu adotei outro a falta de imaginacao estava muito grande entao ficou Luiz Fernando mesmo. Todos os veterinarios morrem de rir quando escutam o nome e o sobrenome do gato!

Olga Elis disse...

Dizem que os gatos, ao pressentirem sua morte, vão pra longe de casa pra que os donos não sintam tanto sua perda. Alguém confirma[interrogação]

Natália Santucci disse...

O seu é Calvin, o meu é Haroldo. Gatos são incríveis, talvez sejam mesmo sagrados. XD