domingo, 26 de outubro de 2008

FILMES BRITÂNICOS E APANHADOR

Venho aqui continuar o resgate dos meus textos jurássicos que se perderam quando o meu computador morreu, em 2000. Encontrei uma parte na internet, e aos poucos vou pondo-os aqui. Aproveitando a lista dos 500 melhores filmes divulgada pela revista Empire, coloco um texto meu de 99 sobre uma relação dos 100 melhores filmes britânicos de todos os tempos (quer dizer, até 99). Eu até queria fazer uma enquete sobre eles, mas desconfio que a boa parte dos meus leitores(as) não tenha visto a maioria. Sugestões para a enquete, please? Eu posso só pôr os mais conhecidos ou fazer uma pergunta do tipo "Qual desses você tem mais vontade de ver ou rever?". Dê uma conferida no artigo e na lista e veja se se anima a pegar alguns desses grandes clássicos em dvd. Alguns deles, inclusive, foram lembrados pela Empire. O Terceiro Homem, primeirão na relação de 99, ganhou a 21a posição na enquete recente.
Outro textinho meu que já tinha até colocado aqui (uma leitora dedicada inclusive o encontrou entre mais de mil posts e já comentou) é um sobre o romance do J. D. Salinger, O Apanhador no Campo de Centeio. Adoro esse livro. Ele já era um clássico antes, mas tornou-se conhecido a toda uma nova geração quando Mark Chapman matou John Lennon e declarou que seu livro de cabeceira era Apanhador (o livro não tem culpa, convenhamos). Não sei quando Chapter 27, o filme independente e pequeno que estreou ano passado nos EUA sobre o assassino (com Jared Leto no papel principal) chega ao Brasil, ou mesmo se chega. E sim, parece estranho ver a história de um carinha que só ficou famoso por ter atirado num gênio. Se fizerem um filme sobre a vida pregressa de Charles Manson antes de ordenar o massacre na casa do Polanski e da Sharon Tate, eu vou querer assistir? Ahn... Acho que sim. Talvez. Depende. Mas seria esquisito ler uma autobiografia desses monstros. Ao mesmo tempo, não dá pra fingir que eles não existiram.
P.S.: Uma ótima eleição pra vocês que moram nas cidades com segundo turno.

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá Lola!
Assisti ao filme Chapter 27 "anteontem!" na HBO! E gostei muito!
O filme nos enfia na cabeça do assassino de tal maneira que primeiro ele te faz sentir ódio de John e Depois do assassino! Ai no final vc sente um misto de dó e raiva... Dó por não terem ajudado o coitado antes e aiva por ele ter feito oq fez mesmo assim!
Acho que eu me enrolei na explicação... Então... EU gostei do filme!
Abrasssssss!

Margot disse...

catcher in the rye é TUDOOOOOOOO

qto aquele episódio, é um que tem o lançamento do livro da carrie, daí q a samantha faz o tal peeling. não sei a season, etc. mas acho q se der um google com essa info vc acha fácil. bjos!

Anônimo disse...

Mas nossa... como o gerard engordou pra fazer aquele filme!
Quase nem reconheci!

Unknown disse...

Chapter 27 chegou mês passado nas locadoras. Ainda não vi o filme mas tenho grande vontade de vê-lo.

lola aronovich disse...

Puxa, eu tô boiando totalmente! Quer dizer que o filme já tá passando na TV a cabo e já chegou às locadoras brasileiras?! Eu DUVIDO que eu sinta ódio do John. Só posso sentir ódio do assassino mesmo.


Mi, eu procurei o episódio no YouTube escrevendo assim “Sex and the City peeling Samantha”, e não apareceu nada que prestasse. Mas me conta o que acontece nesse episódio. A Samantha faz um peeling e o que dá errado?

lola aronovich disse...

Bobby, quem é Gerard? Ah, o Jared Leto! Ele é uma gracinha, né? Pois é, engordou um montão. Na realidade o Jared é lindo em qualquer tipo de corpo...


Clau, sempre vc pra me por a par das novidades... Eu tb tenho vontade de ver o filme.

Anônimo disse...

Lola, vc viu "Helter Skelter" ?
È de longe o filme mais macabro que já vi, sobre o assassinato da Sharon Tate.
Senmpre leio livros sobre assassinos, psicopatas, etc, por causa do serviço.
Já li os da Ilana Casoy, e vários outros sobre psicopatas.

beijos

Anônimo disse...

Ops... Errei o nome!

hehehe!


é que eu não lembrava ai eu chutei!

XD

Mals!

ps: Lola, tem um vídeo p vc no meu blog!

Anônimo disse...

Queria entender a obsessão dos americanos e do cinema recente americano por serial killers e genocidas! Eles são tratados como celebridades da nossa era! Calafrios!

Patty Kirsche disse...

O livro é excelente, mas o lugar dele no filme tem muito mais a ver com NY do que com John Lennon. O assassino começa a ver semelhanças com o livro ao longo da passagem pela cidade, mas matar o John foi besteira dele mesmo. Aliás, ao longo do filme a gente vê as pessoas tentando se aproximar dele, e ele fechado em seu mundo absurdo.

Eu assisti a esse filme porque eu assisti a todos os filmes em que o Jared apareceu. Além de ser um monumento em homenagem à beleza masculina, ele ainda se entrega completamente pra todos os papeis, é incrível. Pena que ele caiu muito no meu conceito, pois andou fazendo coisas no mínimo desagradáveis. Fez orgia com menina de 16 anos aqui no Brasil, e sei de fonte segura que ele curte bancar o estrangulador na cama. Que horror, né?