domingo, 3 de agosto de 2008

RESULTADO DA ENQUETE PRA MELHOR ADAPTAÇÃO DE SUPER

- Não precisa consertar muito não, que se melhorar estraga.

Houve uma reviravolta espetacular no último dia da pesquisa, ou eu que estava viajando e não acompanhei? Na sexta, dia de fechar a enquete, havia uns 112 votos, pelo que eu notei. Aí, nas últimas horas, este número subiu para 140. Um recorde absoluto nas minhas enquetezinhas, e fico muito feliz por isso, mas acontece que Cavaleiro das Trevas, que liderou a pesquisa inteira, desde o pontapé inicial, terminou empatado em primeiro lugar com Hellboy (2004), cada um com 25 votos, ou 17%. Então fiquei com duas dúvidas: 1) será que os hackers invadiram meu bloguinho e manipularam os resultados?, e 2) por que diabos os hackers seriam fãs de Hellboy? Mas taí, gente, e podem espernear – como que um já clássico como Cavaleiro é alcançado por um filme que eu nem vi, e com um herói vermelho bastante desconhecido?- O gosto dos hackers não é dos melhores, é?

Cavaleiro era o meu preferido na enquete, confesso, mas não só ele. Adoro Superman 1 (de 1978), o tataravô de todas as adaptações dos quadrinhos pras telas, e inclusive Superman 2 (1980), aquele um em que o homem de aço abdica dos seus superpoderes bem no momento em que três hiper vilões chegam pra dominar o mundo. Mas muitos dos meus leitores provavelmente nem haviam nascido na época. Fica a dica: vejam esses dois Superman, que são ótimos.Naquela época super-herói já voava?

Em segundo lugar na enquete ficou Homem Aranha 2, com 12%. Eu gosto muito desse filme, mas acho que prefiro o primeiro (apesar de não aceitar bem o vilão com a máscara que não se mexe). Se bem que até hoje só vi essa segunda parte uma vez, no cinema. Eu poderia me encantar mais se a visse de novo.

Em terceiro outro que só vi uma vez: V de Vingança. Esse filme me causou uma excelente impressão, e não entendo por que o pessoal parou de falar nele rapidinho. Eu também nem sabia se o incluía ou não na pesquisa, já que os protagonistas não são exatamente super-heróis (pensando bem, são terroristas!). Mas tudo bem, 7% votaram em V. Por que os hackers não fizeram V ficar em primeiro? Não teria mais a ver com eles que Hellboy? Sinistro.Homem cabeludo de máscara e mulher careca em terceiro.

Em quarto lugar, com 6%, o meu Superman, empatado com a opção “Nenhum: Eu não sei distinguir esses de Mulher-Gato”. Ah, pessoas da velha guarda, vocês bem que podiam ter escolhido o super mais antigo de todos, né? Na quinta colocação, três empates, cada um com 5%: X-Men, X-Men 2, e “Outro”. Eu não sou grande fã dos X-Men (pra ser delicada). Esse excesso de super-heróis sempre me faz perder o foco na história e ficar pensando: quem ganharia de quem? Se as facas Ginzu, que cortam qualquer coisa, tivessem que serrar as meias Vivarina, que resistem a tudo - até às garras da Mulher-Gato -, quem venceria? Essas elocubrações fazem com que eu nem preste atenção nas costeletas do Wolverine.- As meias Vivarina não podem com minhas garras de Freddy Krueger.

E eu não sei quais são os “outros” que o pessoal votou. Uma leitora me disse que foi o Sin City. Outra perguntou se Dick Tracy podia entrar na parada. Pois é, o problema é que nem os personagens de Sin, nem os de 300, embora fortões, são exatamente super-heróis. Quer dizer, este é o primeiro problema. O segundo é que esses filmecos entrariam na minha lista dos piores, não na dos melhores. Agora, Dick Tracy era muito legal, naqueles idos de 1990. Ou pelo menos muito colorido. Só que ele é um detetive. E, ainda que tenha sido interpretado pelo Casanova moderno do Warren Beatty, não é super. Mas é interessante: Dick certamente tem mais conexões com as adaptações arqueológicas, a la Superman, que com as de hoje.Chris Nolan, abra as asas sobre nós.

Em sexto lugar na enquete, com os mesmos 5% mas com um voto a menos, Batman Begins. Só não é tão bom quanto Cavaleiro porque não tem o Heath Ledger. Mas é impressionante como o Christopher Nolan conseguiu superar fácil, fácil os Batman do Tim Burton (dos outros é melhor nem falar).

Em sétimo lugar, três empates: Superman 2, Homem Aranha 1, e Homem de Ferro, todos com 3%. Ah, gente, pra mim é um insulto o Iron Man estar na mesma posição que esses dois outros. Eu até gostei e tal, mas vai comparar o ultra-bélico a serviço da paz com o Superman sem poderes?- Apesar do sovaco, sou mais o Homem de Aço que o Homem de Ferro.

Nas últimas colocações, três filmes que eu nem vi: O Corvo, com 1%, que pra mim só é famoso pelo filho do Bruce Lee ter morrido durante as filmagens, Blade (apenas 1 voto, ou 0%), que também é sobre inferno, então sabe-se lá porque os hackers preferem Hellboy, e Spawn. Este um leitor anônimo avisou que deveria estar na lista das piores adaptações. Mas eu não acreditei, porque realmente já ouvi muita gente (ahn... dois malucos) dizer que este sim é o bonzão. Tá, sabe quantos votos Spawn arrecadou na enquete? Nenhunzinho. Lanterna absoluta. Ninguém tem coração.- Tá, com esse layout ia ser duro mesmo conseguir um votinho.

Pelo que eu captei, foi mais fácil votar nessa pesquisa que na de pior adaptação de super. Porque naquela a concorrência era muito mais acirrada. Mas, olhando de perto, até que existem vários filmes decentes com super-heróis. Pena que nenhum desses bons supers seja negro (Blade teve um voto). Ou mulher.

Agora vamos à próxima enquete, já que aqui não tem folga: qual a melhor série dramática da TV americana dos últimos dez anos? Note que eu separei as concorrentes entre drama e comédia (a enquete pras cômicas fica pra depois). Mas como optar se algumas, como Desperate Housewives e Ally McBeal, apelidadas de comedy-drama ou dramedy, são dramáticas ou cômicas? Na dúvida, eu as pus nas cômicas. Não incluí as séries mais recentes porque, como elas ainda não devem ter saído em dvd nem estreado na TV a cabo brasileira, muita gente não viu (lá nos States eu vi e gostei bastante de Mad Men e Tell Me You Love Me, bem menos de Big Love, e vi uns pedaços de Dirty Sexy Money e Brothers and Sisters e The Entourage e não gostei nadinha). Ah, também deixei de fora os reality shows. Mas o principal na enquete é essa limitação de “últimos dez anos” porque não queria os idosos reclamando por não poderem votar em, sei lá, A Feiticeira, Terra de Gigantes, ou... Túnel do Tempo.

33 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei em dúvida entre Homem Aranha 2 e V de Vingança, acabei ficando com o segundo. Aliás, adoro sua crítica do filme, muito boa. Gostei de Cavaleiro, mas (sei que vão me apedrejar) ele esta sendo um pouquinho superestimado, na minha opinião. É ótimo, mas tem melhores.
Ainda não vi Homem de Ferro (e nem me atraio a ver) e nem os dois Super Homem (esses sim, agora mais ainda, eu quero ver), mas, só dessa listinha, os dois Homem Aranha e V viriam primeiro e só depois Cavaleiro.

Anônimo disse...

Você deveria mesmo dar uma outra olhada em homem aranha 2...E quando é que vão fazer logo a liga da justiça bolas...

lola aronovich disse...

Luciano, entendo sua posição. É perfeitamente possível discordar da maioria e não considerar Cavaleiro isso tudo. Vai do gosto de cada um. Mas vem cá, Hellboy empatado com Cavaleiro?! Isso pra mim é impressionante. Se Cavaleiro ficasse empatado com Superman, eu até entenderia.


Cavaca, vou dar uma outra olhada em breve, então. Liga da Justiça também traz super-heróis demais reunidos num só recinto, não?

Juliana disse...

Não votei na dos supers, mas já votei nas séries. Votei no Arquivo X, mas também poderia ter votado em "outras" porque as minhas preferidas são Friends, Seinfeld e Scrubs. Mas ali da lista também tem outras que adoro. Gosto CSI, House, gostava de Barrados no Baile, Smallville, gostei muito da primeira temporada de Heroes e de My Name is Earl, curti bastante Buffy também, adorava a Sabrina aprendiz de feiticeira, nunca vi Lost (ooohh!!) e tem 2 novas séries que gosto muito também: Eli Stone e Dirty Sexy Money. Adoro também Law and Order SVU e Law and Order CI... ixi, pra falar de série dá pra ficar o dia inteiro aqui falando...

Anônimo disse...

Não vi Hellboy, mas, independente de ser ou não melhor do que Cavaleiro (eu duvido) é meio impossivel mesmo ficarem empatados. Tem um site, CinePlayers, que você da a nota para o filme que quiser (lá tem uma lista de vários filmes, acho que a maioria dos filmes ja feitos) e eles fazem uma média e um top 200 com as melhores notas. Antes da estréia de Cavaleiro, os que me lembro de estarem bem no começo eram Poderoso Chefão, Laranja Mecânca, O Iluminado, Psicose e outros mais. Bem, não faz tanto tempo que Cavaleiro estreiou e ele esta em segundo lugar. Pode? Eu não me conformo. De todos os filmes, poucas semanas aberto para dar notas e esta em segundo lugar?

lola aronovich disse...

Ju, vc parece o Silvinho, vulgo maridão. A primeira coisa que ele fez foi reclamar da ausência de Columbo na enquete. Expliquei que é só dos últimos dez anos. Aí ele queria Monk. Expliquei que eram só séries dramáticas. As séries que vc comentou, Scrubs, Seinfeld e Friends, estão todas prontinhas pra serem colocadas na enquete sobre a melhor série CÔMICA (assim como My Name is Earl). No começo ia colocar tudo na mesma enquete, mas ficou imensa, daí decidi separar. E é também mais justo. Como comparar, sei lá, Six Feet Under e The Office? Ambas são sensacionais, a meu ver, mas são hiper diferentes! (e deveria haver uma categoria separada só pras séries mais sci-fi, sabe? Arquivo X, Gallactica, etc inclusive CSI...). Mas por que a senhorita não votou na enquete dos supers? Ah, vi que vc odiou Arquivo X, o filme.

lola aronovich disse...

Luciano, em todas essas pesquisas e blogs em que os leitores dão nota têm muita influência do hype. O filme tá fresquinho da memória, todo mundo falando bem, a nota vai ser alta (ou, se todo mundo estiver falando mal, é possível que puxe a nota do leitor/eleitor indeciso pra baixo). Mas no caso de Cavaleiro é mais que hype. Havia uma enorme expectativa em relação ao filme, e ele atendeu e até superou essas expectativas. Claro que vai demorar pra ele entrar no panteão de clássicos como Poderoso Chefão, Laranja Mecânica etc, mas, no seu gênero (filme de ação), Cavaleiro já é um clássico. É considerado por muita, muita gente o melhor filme com super-heróis já feito. E olha que esse é um sub-gênero prolífico dos filmes de ação...

Anônimo disse...

Achei que Hellboy ia ficar em segundo O_o, foi uma surpresa essa...
Mas sim, hahahaha essa de series agora esta parecendo um combate Pedro Vs Maira e Lolinha...
Lost VS A sete palmos .
Por favor né hahaha Lost humilha.

Cade Dexter ? My Name is Earl ? Two and a half man ?

Lolinha aproveita a deixa e veja Hellboy.. abr

Unknown disse...

Acabei votando em Homem-Aranha 2 pois ainda estava meio embriagado pelo Cavaleiro das Trevas.
Pra melhor série drama meu voto vai para A Sete Palmos. Acho que vou ter difilcudades pra votar em melhor série cômica. Vai ter 30 Rock? Weeds? Vai ser uma escolha dificil.

lola aronovich disse...

Pedrinho, Hellboy tava em segundo lugar durante a enquete? Eu só via o Aranha 2 em segundo... Bom, obviamente pra melhor série tô torcendo por Six Feet Under. Tomara que arrase com Lost! Fala pra Maira vir votar, que aqui every vote is sacred, parafraseando o Monty Python. Ué, My Name is Earl e Two and a Half Men são séries cômicas. Ficam pra próxima enquete. Dexter poderia entrar nessa das dramáticas, e eu quase a incluí, mas achei que não fosse tão conhecida ou prestigiada. Mas vota em "Outros" e coloca Dexter, pra dividir os votos do Lost... Ai, Hellboy?! Que falta de vontade! Acabei não vendo Hellboy 2 no cinema. E nem Viagem ao Centro da Terra. Vi uns vinte minutos e decidi que é um crime não ver esse filme em 3-D!


Clau, vai ter 30 Rock, Weeds, e várias outras. Ninguém disse que a vida é fácil, rapaz. Aliás, quem quiser sugerir alguma série cômica que eu possa ter esquecido (acho que incluí as mais importantes, mas nunca se sabe).

Kaká disse...

Poxa Lola, essa enquete das séries dramáticas tá difícil de votar....Eu sou fã de Lost, adorei Six Feet Under (acho o Peter Krause lindo!)chorei muito naquele final, Os Sopranos é simplesmente genial, o House é fantástico e me diverte, adoro ele.

Eu adoro todos os CSIs (mentira, odeio o de Miami), e devia ter uma enquete só para as policiais.

Eu adororava o Arquivo X, mas confesso que gosto mais de Lost.

Heroes foi legalzinho no primeiro ano, mas perdeu a linha no segundo. 'Alias' era ok, achava os disfarces da Sydney Bristow muito legais. Grey's é legal e ER já deu, desisti depois que o médico croata foi embora.

Eu acho que Smallville (assistia, mas desisti), Buffy (gostava), Barrados no Baile (ahhh a minha adolescencia) e Dawson's são séries teen. E das séries teen dramáticas a melhor desses últimos anos é Friday Night Lights.

Eu nunca vi The Wire, Battlestar e Deadwood (mas essa eu vou pegar em dvd semana que vem).

Eu só senti falta do Dexter nessa lista. É o meu serial killer favorito.

Eu ia apelar para o unidunitê, mas eu sou fã do Sawyer (tenho até o bonequinho dele aqui na estante), meu voto é de Lost.

Masegui disse...

Eu votei em Superman, ainda não ví o Cavaleiro e vai demorar (os 3 cinemas da minha terra fecharam há mais de 20 anos).

Nesta votei em Lost porque meus filhos enchem o saco pra eu ver, deve ser boa...

Faça uma enquete das antigas para eu votar em National Kid, Perdidos no Espaço e Viagem ao Fundo do Mar...

Juliana disse...

puts, eu percebi que não tinha nenhuma comédia,mas eu total não li o "dramática" ali. Cômica vai ser INJUSTO de votar, mas Scrubs é a do coração, não tem jeito.

Liris Tribuzzi disse...

Complicado a enquete das séries. Principalmente pra quem não tem tv a cabo. Mas mesmo assim estou em dúvida entre duas: CSI e House.

lola aronovich disse...

Kaká, então, eu não tenho paciência com essas séries de hospitais. Pra mim são todas parecidas. E CSI o maridão assistiu tanto que eu não aguento mais. Lá nos States tinha um canal que passava a série acho que 24 horas por dia. Pelo menos era essa a impressão. Insuportável, porque é muito fórmula. É sempre a mesma coisa, só mudam os crimes. E o desenvolvimento dos personagens é nulo. E isso que estou falando da CSI Vegas, que é muuuuuito melhor que a de Miami.
Esse Friday Night Light eu já ouvi bastante coisa positiva, mas sempre me afastei ao saber que o pano de fundo é futebol americano. Não incluí na enquete porque ele é meio recente demais.
Ah, quando vir Deadwood repare no Timothy Olyphant. Sei que é difícil porque todos usam bigode. Eu os confundo. Mas o Timothy é marido de uma amiga minha de escola! (foi só por isso que eu vi alguns episódios da série. Até gostei).
Dexter eu vi um ou dois episódios e não me convenceu muito. Mas mesmo que eu tivesse adorado, o canal que passava não fazia parte do meu pacote.


Mario Sergio, não acredito que vc vai votar em Lost sem ver! Vote em Six Feet Under. Eu vi e também digo que é ótima.
Vc tá na maior sintonia com o maridão, hein? Hoje mesmo ele lamentou a falta de National Kid na pesquisa das melhores adaptações de supers. Tem gente que estacionou no tempo...

lola aronovich disse...

Ju, eu só incluí Scrubs na enquete das melhores séries cômicas (que já tá prontinha) por sua causa. Os dois ou três episódios que vi achei bonitinhos, mas a melhor série cômica dos últimos dez anos?! Não, né?


Li, eu também não tenho TV a cabo. Nos seis meses que tive TV a cabo nos EUA vi um monte de coisa, mas em geral eu vejo em DVD mesmo.
Ah, agora notei que esqueci aquela uma com o Anthony Michael Hall, Dead Zone (A Hora da Zona Morta?). Pelo jeito ninguém sentiu falta...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Nossa, eu não tinha reparado na pizza debaixo do suvaco do Christopher Reeve.
rs.

Juliana disse...

Pode até não ser a melhor, mas terá o meu voto =) É um tipo de humor muito peculiar, não tem muita gente que gosta mais ou menos, as pessoas que acompanham costumam amar

lola aronovich disse...

Nem eu, Ollie. Será que é real? Ou foi sacanagem de algum photoshopeador?


Ju, gostei mais da série após descobrir que o carinha (ator principal) é o mesmo de Garden State. É isso, né? Garden State? Uns anos atrás eu saberia o nome da mãe do carinha, hoje mal me lembro que é Zach alguma coisa... Vc também vai ficar assim, esclerosada!

Juliana disse...

haha, já estou, minha memória piorou muito com a perda da necessidade de saber coisas como telefones (agendas eletronicas) e computador. Mas sim, é Garden State e o nome dele é Zach Braff =)

Suzana Elvas disse...

"The West Wing" tem os diálogos mais brilhantes de todos os tempos, e por isso eu acho a melhor série dramática da última década. Sobreviver a sete temporadas amparando-se em diálogos e atuações brilhantes (sem enredos mirabolantes, efeitos especiais, adrenalina tipo "24" ou mistérios do sobrenatural) é uma coisa rara hoje em dia. E, principalmente, fazer sucesso no Brasil como fez mostrando uma realidade tão distante para nós como é o sistema político/eleitoral dos Estados Unidos.

"The West Wing" na cabeça (e ainda hoje lamento a morte prematura do mesmo Aaron Sorkin "Studio 60 on the Sunset Strip", com diálogos absolutamente magistrais).

Bjs

Leo disse...

Tenho motivos para acreditar na hipótese do Hacker fanático!
No dia que a enquete terminava, eu entrei aqui e Cavaleiro tava uns 4 votos na frente. No mesmo dia, a tarde, tinha mudado isso! Não é possível que tanta gente goste de um filme que quase ninguém viu.
Enfim, descartando esse, hehe, concordo com a enquete! Pra mim fica exatamente assim: Cavaleiro, Homem aranha 2, e V de Vingança. Três grandes filmes.
Homem aranha 1 também é ótimo. Mas acho que o 2 foi uma história mais amadurecida. Bem bacana.
Quanto a nova enquete, sem a menor dúvida: Roma. Gosto de várias das séries que aí estão, mas Roma é sensacional!

:-P disse...

Série de comédia eu gosto de The Big Bang Theory. Tb gosto de Desperate Housewives. Cold Case tb é bom. DR. Who tb é legal.

E toooodas de assombrações: Supernatural, Ghost Whisperer, as da BBC...Uhhh, gosto mto!

Anônimo disse...

Chris Nolan RULEZZZZ!!!
Eu também adoro o Superman I, com o Chris Reeves, mesmo com os efeitos especiais paupérrimos e a produção, hoje, fraquinha, eu continuo gostando muito dele.
Também não entendi essa reviravolta do 'Hellboy', mas, enfim...
Beijos

Masegui disse...

"Mario Sergio, não acredito que vc vai votar em Lost sem ver! Vote em Six Feet Under."

Ah se eu soubesse do que se trata...

" Vc tá na maior sintonia com o maridão, hein?..."

Somos do tempo de Rin-tim-tim e do Vigilante Rodoviário...

Cumé, já está em casa?

lu disse...

ah, assisti cavaleiro das trevas agora e estou UAU. filmaço! que roteiro! muito muito bom! é o primeiro filme que explora de verdade a maior riqueza da personagem do batman, que é seu lado "negro". estou apaixonada pelo Christian Bale! e acabei de descobrir que a madrasta dele é a Gloria Steinem!! UAU mil vezes.

Dgsantos disse...

Difícil entender Hellboy empatado com Cavaleiro... gosto é gosto.
Sobre a série, fiquei dividio novamente, dessa vez entre Lost e House.
Votei no House pelo Hugh Laurie.

lola aronovich disse...

Ju, espera até chegar a minha idade pra ver o que é memória ruim... Eu não me conformo! Até os 35 anos, por aí, minha memória era bem privilegiada. Isso tudo acabou. (e temo que vai piorar mais ainda).


Su, nem o seu entusiasmo por West Wing me fez ver alguns episódios da série. Esqueci completamente dela quando estive nos EUA. Imagino que dava pra pegar na internet ou na netflix, mas esqueci mesmo! E por algum motivo não passava na TV quando eu tinha TV. Mas vamos ver se eu me animo. A locadora aqui perto de casa deve ter. E adoro diálogos inteligentes! Só não gosto de obras com presidentes americanos...

lola aronovich disse...

Leo, é, a colocação de Hellboy foi suspeita... Roma eu vi alguns episódios (sem dúvida a primeira temporada inteira, e parte da segunda), e gostei bastante. Bem sex and violence, né? Mas teve algum momento que perdi o interesse. Achei que ficava meio repetitivo. Ou se não foi a overdose da TV a cabo americana. A gente ficou sem vontade de ver Sopranos e tudo que tinha em abundância.


Malena, Big Bang Theory? Nem conheço essa série! Vou ter que incluí-la nas séries cômicas por sua causa. Ah, Cold Case é bonitinho, até pensei em colocá-la aqui, mas é difícil conorrer a melhor de qualquer coisa. Dr. Who eu nunca vi, mas sei que tem gente que cultua. Só não a incluí porque ela é britânica, não americana. Certo? Posso estar enganada...

lola aronovich disse...

AHHH! Perdi o que escrevi! Recomendo que todo mundo copie o comentário antes de publicá-lo. Salva um tempão.
Então, o que eu dizia, Chris, é que faz muitos anos que não vejo Superman. Agora deu vontade. Nunca haverá um Superman como o Christopher Reeves...


Mario Sergio, eu fiz a maior descrição de Six Feet Under (A Sete Palmos). Pegue a primeira temporada na sua locadora (deve ter). E aguente firme, que vai melhorando cada vez mais. Provavelmente a 3a e 4a são as melhores. Bom, é sobre uma família que tem uma casa funerária. Cada episódio começa com uma morte, geralmente bastante bizarra. Mas é sobre muito mais que isso. Todos os personagens são bem trabalhados, até os coadjuvantes. Eu acho o máximo, e pretendo comprar a série em dvd um dia. E se isso tudo não te diz nada, aqui vai a palavra mágica: o maridão também adora! Deve ser a série favorita dele depois de... Rim Tim Tim!
Estou em casa, mais ou menos. Agora estou. Ontem passei o dia todo em Floripa.

lola aronovich disse...

Lu, Cavaleiro é UAU mesmo, né? Eu também adorei, e tô com vontade de ver de novo. Adoro o Christian Bale! Vc já viu Psicopata Americano? Como ele tá bem! Já tinha ouvido falar que ele tem a Gloria Steinem de madrasta. Ele não deve ser uma pessoa fácil (não por causa da Gloria!), mas é um tremendo de um ator.


Daniel, pelo jeito vc não é o único dividido entre House e Lost. As duas estão bem empatadas. E o meu Six Feet Under ficou pra trás! Ah, não vejo graça em House. Mas não tenho apreço por séries "médicas".

:-P disse...

AAAHHH, MAGOEI MUITO COM A SENHORA! :-D
The Big Bang Theory É O MÁXIMO - tá, pelo menos pra mim. Experimenta, é mto bom!

A música de entrada é do Barenaked Ladies! :-)

E sim, Dr. Who é UK. :-)

Beijocas