domingo, 24 de agosto de 2008

RESULTADO DA ENQUETE: MODALIDADE PREFERIDA NAS OLIMPÍADAS

Minha enquete sobre as modalidades olímpicas preferidas pra se ver na TV não foi um sucesso. Teve apenas 96 votos (as duas últimas enquetes tiveram mais de 140). Mas ao menos desta vez não vou reclamar do resultado. A grande vencedora foi ginástica artística (que na minha época se chamava ginástica olímpica mesmo), com 28 votos, ou 29%. Ainda bem que a Band notou que o público gosta de ver essa modalidade, e não apenas quando tem brasileira competindo (a Globo segue com sua programação normal, embora compre os direitos de transmissão pra não deixar outras emissoras passarem. Alguém precisa lembrar a emissora que TV é concessão pública). Em segundo lugar, com 18%, vôlei de quadra. O jogo do feminino entre Brasil x EUA foi bárbaro. O do masculino, eu não vi. Era tarde (mas pelo menos a enquete serviu pra confirmar minha suspeita – vôlei de praia é um tédio só! Teve apenas um voto). Em terceiro lugar, com 12%, veio a categoria “Nenhuma: não vejo Olimpíadas”. Humpf! Vocês não sabem o que estão perdendo. Eu amo Olimpíadas e Copa do Mundo. Tanto que a minha hipótese é que os anos pares são mais interessantes que os ímpares. Mas fico feliz que as Olimpíadas tenham terminado porque elas são prejudiciais à saúde da minha tese de doutorado, e também porque a frequência do blog caiu muito nessas últimas duas semanas. Pelo jeito, todos os pará-quedistas que chegavam aqui procurando séquiço com pôneis se aposentam do Google durante esses eventos esportivos. O que é bom pra humanidade, mas ruim pro meu bloguinho.

Em quarto lugar, com 10% dos votos, natação. Eu gosto também. Em quinto, com 7%, ginástica rítmica (devo ter conseguido ver dois minutos). Em sexto, com 4%, futebol. E, convenhamos, o futebol feminino foi muito mais legal de ver que o masculino. Em sétimo, empatados com 3% cada, hipismo (não gosto – é de elite e não sei se o cavalo está feliz), judô (eu fiz quando pré-adolescente e cheguei à faixa, uhm, amarela? Qual é aquela depois da branca? Mas acho chato de assistir), e tênis de mesa (adoraria ver mais; a TV não passa).

Com 2%, atletismo e tênis. Minhas referências de tênis são da época da Monica Selles e Boris Becker, ou seja, faz tempo, né? E atletismo, bom, eu nunca mais pude ver sem rir uma prova de maratona depois da suíça que chegou acabada na Olimpíada de 84 e a TV Pirata colocou a imagem com a trilha sonora de Carruagens de Fogo. Tremenda sacanagem!

Com 1%, basquete (que não é chatérrimo apenas por eu ser a pior jogadora que já existiu – na escola, eu sempre era expulsa por faltas, e nem sabia que estava fazendo algo de errado!), levantamento de peso (deve ser piada), vela (alguém tava de bom humor), e vôlei de praia (mas tá cheio de humorista votando na enquete!). Boxe, ciclismo, remo, handebol e saltos ornamentais não fisgaram nem um votinho. Acho injusto no caso das duas últimas modalidades. Eu fui goleira de handebol durante toda a minha adolescência, e posso provar. Dói lembrar que eu já era considerada gorda naqueles tempos (veja foto).Agora vamos à nova enquete, uma pra escolher o melhor longa de animação da DreamWorks. Já elegemos o da Pixar. É a vez da concorrente. Algum dia promovo uma enquete sobre a Disney. Por enquanto, como sei que minha opinião é muito influente e que praticamente todas as enquetes são decididas levando meu gosto em conta, comunico que desenho animado realmente não é meu gênero favorito e que já escrevi sobre Shrek 1 e Shrek 3, Madagascar, Por Água Abaixo, e Wallace e Gromit – A Batalha dos Vegetais. E que Fuga das Galinhas continua sendo um trauma na vida da minha pobre mãe.

25 comentários:

Suzana Elvas disse...

"Eu gosto também. Em quinto, com 7%, ginástica artística (devo ter conseguido ver dois minutos)."

Não seria ginástica rítmica?
Bjs

Anônimo disse...

Gentes havia a Ginástica Olímpica e a Ginástica Rítmica.
Uiiiiiiiiii! que saudade!
Fui goleira de handebol tbm.
E cursei Ed. Física na UDESC.
UUUUUUUUiiiiiii Que tempo tão bom!!!
P.S.Na facul a Ginástica Olímpica
se subdividia em 2 disciplinas:
Ginástica de solo e de aparelhos.
Eu era the best hahahahahahaha

lola aronovich disse...

Obrigada, Su. Me avise sempre que vc notar um erro nos meus textos. Eu já tive talento pra isso. Fui revisora! Hoje, é essa decadência.


Fátima, eu fiz ginástica olímpica tb, não lembro com que idade. Imagino que muito novinha, sei lá, doze anos? Eu aprendi a fazer algumas coisinhas, mas na realidade MORRIA de medo de tudo. Da trave, das barras assimétricas, do salto sobre cavalo (eu tô confundindo os nomes?), até de treinar na cama elástica (eu achava que ia cair pra fora). Só não tinha medo no solo. Lá eu fiquei muito elástica, o que me ajudou depois, pro handebol. Hoje, se eu mexer as costas um pouquinho pra trás já não consigo mais andar. Triste! Eu queria poder dar cambalhota pra trás ainda! Quer dizer, não sei pra quê. Só queria.
Ah, só fui goleira de handebol porque eu não tinha habilidade pra ser atacante. Eu não tinha força nenhuma nas mãos, só nos pés. Com as mãos, só conseguia fazer gol se usasse as duas. E imagina jogadora de handebol usar as duas mãos... Então tentei ser goleira. Durante 4 anos! E eu até gostava, e hoje tenho certeza absoluta que todo o treinamento (intenso!) era pra perder o medo de levar bolada. Era mais psicológico do que físico!

Anônimo disse...

Estão corretos os nomes dos aparelhos Lola.
Hahahahaha eu tambem nos dias atuais se me virar
sùbitamente, não "desviro" hahaha.
Não dirijo carro se a direção não for hidráulica e não arrasto mais
os móveis, nem empurro o carro sozinha como fazia. Eu tinha uma força física,uma elasticidade para transpor barreiras na pista, para lançar dardos, saltar, nadar Meudeuso... era uma
índia perfeita e dançava bem,alem de tudo. E até a saude mental era boa hahahahahahaha.
Pôxa tô uma velhinha aposentada,
de cabelos brancos...
mas fui premiada como técnica de atletismo e diretora de teatro, e tudo isto na escola pública. Ah! bons tempos!Bj da Fatima.

Liris Tribuzzi disse...

Eu adoro ver a ginástica tanto artistica quanto ritmica, mas votei no vôlei (que me fez ficar o dia de hoje numa melancolia só). Votaria em handbal e saltos ornamentais se pudesse escolher mais de um. Se eu pudesse, veria todas as modalidades. Coisa de atleta frustrata mesmo. Tentei capoeira, ginástica olímpica (na época era esse o nome), volei e basquete, até me convencer de que eu só levava um jeitinho pra xadrez e olhe lá. Nunca tentei hand, mas o time da minha escola era o the best, e os jogadores, os mais bonitos da escola.

Liris Tribuzzi disse...

Ah! Não se esqueça que todo ano antes de olimpíadas tem o pan. Dá pra quebrar um galho com isso. O duro vai ser o ano que vem, morto que dá dô. Sem olimpíadas, copa do mundo ou pan...Praticamente um buraco negro.

Nita disse...

Olha só, eu era goleira no Cotuca também. Mas jogava melhor futebol. Eu votei em ginástica artística também, que eu amo. E fico impressionada toda vez que vejo porque eu nem consigo fazer o alongamento delas.
hsuaishauishauishauishaui

Mica disse...

O que é salto ornamental? É aqueles na piscina? Se for, é uma modalidade que eu amo assistir (mas sabe como é, não paro para ver Olimpíadas, só se a tv estiver ligada e alguém estiver assistindo).

Eu sempre tive medo de ginástica artístiva (gostava mais do nome olímpica) mas fiz ginástica rítmica. Aaah...saudades do tempo de agilidade (6 anos de ballet, 2 de jazz...outras coisinhas mais...hoje encarquilhada). No esporte, o único que eu joguei mesmo foi basquete (no alto dos meus 1,62m). Dois anos pela escola. Eu gostava mesmo (mas sempre odiei assistir. Coisa chata!). Mas acho que é pq eu sempre morri de medo da bola. Nunca servi para esportes como voley, handebol, tenis de mesa e afins.
Eu também era boa na corrida e no salto em distância, o que me faz perguntar: pq deixei de me exercitar e virei sedentária? Senhor!!! Santa burrice!

Quanto à enquete...acho que só assisti três filmes dali(dois Shreks e mais um outro que não lembro agora qual é), então fica difícil para votar...

Kaká disse...

O voto do vôlei de praia não foi meu. :) Tem muita gente que acha chato, e com razão(tem muito menos movimento que o de quadra). Eu gosto porque entendo bem o jogo (que tem bastante diferença para a quadra),conheço os jogadores e sei das fofocas de bastidores.

Mas eu votei na Natação porque o Phelps só nas olímpiadas ou no mundial. :)

Teria votado em vários outros, os saltos ornamentais sincronizados eram lindos, os jamaicanos correndo, a seleção americana de basquete era um espetáculo a parte, a ginástica artística, o remo, etc.

Eu adoro esportes, as olimpíadas então, nem se fala. Eu fui para as olimpíadas de Sydney, como espectadora claro, e foi uma das melhores experiências que tive.

Vou passar essa semana com o vazio olímpico.

Ah, eu já pratiquei vários esportes, competia pela escola e pela universidade. Hoje eu só jogo tênis, corro e surfo quando quero nadar (passo mais tempo levando caldo do que em cima da prancha).

Giovanni Gouveia disse...

Eu acho que fui eu que disse "Vela", é que eu amo o mar...

lola aronovich disse...

Fátima, nunca tive/dirigi um carro com direção hidráulica. Já me disseram que é o máximo. É? Ai, bons tempos mesmo. Esse papo todo me deixa nostálgica.


Li, eu não sei se sou uma atleta frustrada, porque, por exemplo, nunca tive frustração de não ser uma grande jogadora de basquete (com 1,59 m, fica difícil), mas acho que sinto-me frustrada por nunca ter aprendido de verdade a jogar futebol. Futebol era o meu esporte favorito pra praticar (porque sempre tive pernas grossas e fortes – nenhuma força nos braços, toda força nas pernas), mas, na época, início e meados dos anos 80, era impensável mulher jogar futebol. Tentei entrar em algumas escolinhas, mas era só pra meninos. Ai, ai. Ainda preciso escrever um post sobre essa minha frustração. Xadrez é muito legal, né? A gente devia jogar uma partida online um dia.
Ah é, Li, tem o Pan! Mas a TV ignora bastante o Pan. Ano passado a gente só viu porque era no Rio!

lola aronovich disse...

Ah, é bom saber, Nita, que nem vc, que é uma menina, consegue fazer o alongamento das ginastas! Eu acho tão incrível o que elas fazem. É algo de outro mundo mesmo.


Mica, acho que salto ornamental é aquele de trampolim mesmo. A TV não passou nada disso este ano. Eu só vi uns 3 saltos de um brasileiro. Queria ver a competição inteira!
Eu também fiz Jazz, e gostava muito! Mas ano retrasado levei o maridão pra fazer dança de salão junto e... éramos o pior casal da classe. Era humilhante, até. E acho que o professor insistia muito na perfeição, e eu não tava interessada nisso. Só queria me exercitar e me divertir. Aí, quando veio a Copa do Mundo e algumas partidas coincidiram com o horário da aula (sábado à tarde), paramos de ir mesmo.
Ah, vota na enquete, vai. Se vc ficar esperando por uma enquete em que conhece TODOS os filmes/séries/whatever, não vai votar nunca. Ah, tô amando In Treatment. Já vi 21 episódios.

lola aronovich disse...

Kaká, obrigada pelo esclarecimento. Pensei que fosse seu! É, não sei se vôlei de praia é assim TÃO chato como eu penso. Às vezes também acho o de quadra bem chatinho. Depende do time. Brasil e Cuba nunca é chato! Puxa, vc foi pra Sydney? Que bárbaro! E aí, os ingressos pra ver cada modalidade são caríssimos, não? E hoje vc “só” corre e joga tênis e surfa? Só?!
E frescobol, não devia virar esporte olímpico?


Então tá bom, Gio. É uma boa explicação. Acho que, de esportes no mar, nessas Olimpíadas, só vi um pedacinho da final de natação no mar. Foi bem emocionante.

Anônimo disse...

Ora ora Lolinha!
Não fique nostálgica pois quando a gente fica bem velhinha ainda restam algumas coisas inusitadas
e talvez muito gratificantes a fazer. Aqui mesmo no seu blog li algo como: "séquiço com pôneis"
Huaaaaaaauuuuahhhhhh!
Deve ser o máximo esse barato!
Só preciso encontrar um manual tipo assim "kama-sutra dos equinos"
hehehehehehehe
Bj da Fatima - a big horse!

Liris Tribuzzi disse...

A Tv Globo ignora bastante o pan, mas a band costuma passa sim. Lembro me de ter visto um bom número de provas do de Santo Domingo e do de Winnipeg.
Xadrez é super divertido. Sempre achei a maior injunstiça do mundo não ter nas Olimpíadas, e nem damas. Quando eu comentei isso com a minha irmã, que também jogava comigo, ela logo questionou o tédio que seria uma transmissão de um jogo desses. Até concordo, e acho que seria tão chato quanto ver uma prova de maratona inteira. Ah! Você tem o pluggin de xadrez no Orkut? Dá pra jogar por lá.

Kaká disse...

Lola, eu cheguei em Sydney, já no meio da primeira semana, sem um ingresso na mão. Lá eu consegui comprar quarta de final do volei masculino, a final do futebol feminino, e a semifinal do vôlei de praia. Paguei,pelos três,um total de 310AUD(260USD), a final e semifinal sempre custa mais, todos em lugares ótimos para ver. É caro, mas foi menos do que eu pensava e valeu muito a pena.

Eu queria ter visto tênis e a natação, mas esses esgotaram rapidinho(a natação estava em plena era Thorpe, os australianos compraram tudo). Tinha cambista, e tinha um black market de ingressos, mas eu não confio, preferi a segurança dos postos oficiais.

Para entrar no parque olímpico(onde ficava o estádio, a piscina e alguns outros) tinha que ter ingresso para os eventos lá, e nenhum desses que eu fui era lá. Eu dei uma volta pela Australia e quando voltei a Sydney estava nas paraolímpiadas. Aí o ingresso custava só 10AUD para qualquer evento no parque olímpico. Eu comprei um para o tênis paraolimpico e fui conhecer o parque.

Tem esportes que são gratuitos como a vela (que era na baía lindissima de Sydney), o triatlon, a maratona. E eles colocaram telões na cidade inteira, então dava para sentar num parque com a torcida e ver a natação, a final do basquete, a final do handebol, etc.

No encerramento eu fui para um parque que tem a vista para a Opera e a ponte. Eles colocaram 3 telões no parque (lotado) que passavam a festa dentro do estádio, mas os fogos foram na ponte. Foi a queima de fogos mais bonita que eu já vi na vida.

lola aronovich disse...

Kama sutra dos esquilinhos deve ser o máximo, Fátima! Ah, eu vi um monte de esquilinhos nos EUA, e acho que só vi um par nas preliminares (que era ficar pulando um em cima do outro e dando cambalhotas juntos, em alta velocidade, de fazer inveja às ginastas olímpicas!).


Li, transmissão de xadrez não pode ser mais monótona que vôlei de praia! Não, sério, acho que deviam transmitir partidas de xadrez relâmpago e rápido. Essas partidas de 5 minutos não têm NADA de chato! São fascinantes, não acha?


Puxa, que maravilha, Kaká. Parece que vc aproveitou bem as Olimpíadas e a cidade! Quanto custou a viagem inteira, no total? (se vc puder dizer).

Kaká disse...

Oi Lola, posso dizer sim. Eu passei 9 semanas viajando entre Australia e Nova Zelandia. O mais caro foi a passagem que na época custou 1300USD. Eu fiquei em albergues pela Australia, em casa de amigos em Melbourne, e num hotel em Auckland (eu já tinha cansado dos albergues). Durante as olimpiadas o preço do albergue era dobrado.

Ao todo, com os albergues, comida (e eu não economizo nessa), diversão (e eu ia no pub todo dia),transporte, compras, passeios, mergulho, bungee jump, olímpiadas, passagem de avião interna, passagem de ônibus, etc, eu gastei por volta de 3500USD. E ainda voltei com dinheiro.

lola aronovich disse...

Pô, Kaká, 3500 dólares por 9 semanas na Austrália bem nas Olimpíadas?! Parece muito, muito barato! Incrível vc ter conseguido isso. E 1300 pela passagem (ida e volta?!) não parece nada caro não. Ainda mais em altíssima temporada. Assim dá até vontade de viajar.

Liris Tribuzzi disse...

Se é pra transmitir, que transmitam australianas. Muito bom de jogar e assistir.

Anônimo disse...

Ei, não seria ruim eleger o melhor filme dos estudios Ghibli tambem.

lola aronovich disse...

Li, tem gente que não acha que australianas é xadrez. E se uma partida normal já seria difícil pra um leigo acompanhar (imagina, alguém que não sabe mexer as peças), imagina uma de australiana! Australiana é um bom exercício, mas só. Eu canso (e sempre perco).


Ferdinando, o que são esses estúdios Ghibli? Perdoe a minha ignorância!

Anônimo disse...

Sem problema Lola, tu não conhece pelo nome, mas e se eu disser que este é o estudio onde trabalha Hayao Miyazaki?
Foi este estudio que produziu "A Viagem de Chihiro" e "O Castelo Animado" , além de vários outros menos conhecidos no Ocidente, mas igualmente bons : Serviço de entregas da Kiki , Porco Rosso, Totoro, Princesa Mononoke ( que aliás é o meu favorito ), Tumulo de Vagalumes ... . É um estudio relativamente pequeno , mas na minha opinião são os melhores do mundo em animação.

lola aronovich disse...

Ferdinando, obrigada pela informação. O problema é que de todos esses que vc citou eu só vi A Viagem de Chihiro. E acho que a maior parte dos meus leitores tb. Talvez eu possa fazer uma enquete do tipo "Qual o melhor estúdio pra animação no mundo?", e aí incluo esse, como alguns dos filmes entre parênteses. Mas, mesmo assim, vai ganhar a Pixar fácil, só por ser mais famosa. O que eu tava pensando era fazer uma enqute com filmes de animação internacionais (fora de Hollywood) que passaram no circuito comercial, tipo Viagem de Chihiro, Persépolis, As Bicicletas de Belleville, e outras (aliás, aceito sugestões).

Anônimo disse...

Pensando bem, essa tua idéia é melhor mesmo, e quanto a sugestões para a lista: conhece "Ghost in the shell" ( o fantasma do futuro ) e Akira ? Se tu achar que eles foram populares o suficiente, são boas opções. AH, e pode valer a pena listar "Cassiopeia", só para ter algo brasileiro.
E se tiver a oportunidade assista outros filmes do Ghibli, acho que tu vai gostar da maioria deles, mesmo os que são mais infantis não são tão bobinhos. E um detalhe interessante é que a maioria das protagonistas são mulheres/meninas.