domingo, 20 de julho de 2008

MEUS AMIGUINHOS NO ZÔO DE DETROIT

Fomos ao zoológico de Detroit semana passada, pela segunda e última vez. Foi tudo ótimo. Vi dois rinocerontes e agora tenho a impressão de saber tudo sobre eles. Vou compartilhar todo o meu vasto conhecimento com vocês: sabiam que eles têm dois chifres, um maior e outro menor, e que ambos são feitos do material parecido com as nossas unhas? Às vezes esses chifres caem, mas crescem novamente. Rinos são o segundo maior mamífero terrestre da Terra, só perdendo pro elefante (uma vez eu vi um Discovery Channel da vida em que eles falavam que elefantes eram os maiores mamíferos terrestres do mundo, e imediatamente perguntei pro maridão: “Maiores que as Lolinhas?”, e ele: “Você é mamífero?”). Rinos têm olhos pequenos e não enxergam muito bem, mas ouvem que é uma maravilha, por conta de suas orelhas giratórias. E o olfato também é um primor. São estritamente vegetarianos e são considerados “arquitetos de suas paisagens”, porque comem a vegetação em volta, e levam sementes pra outros lugares. Precisam de muitos banhos de lama pra se proteger das picadas dos insetos. O que eu adoro sobre os rinos é que eles parecem tão antigos. Devem ser da época dos dinossauros, ou quase.Daí fomos ao covil dos dois tigres mais ativos que já vi na vida. Porque felinos, em geral, bom, digamos que são conhecidos por dormir muito. Pra mim, esse é um exemplo de como a natureza é sábia. Imagina se leões, grandes, fortes e predadores do jeito que são, fossem ativos como esquilos? Não ia sobrar nada pra contar a história. Então a natureza fez de leões máquinas mortíferas... e os pôs pra dormir durante dois terços do dia. Do lado do covil dos tigres havia um leão e uma leoa – ambos no sétimo sono, claro. Mas os tigres estavam numa atividade febril. Não sei se haviam comido ou o quê. Eles pulavam e corriam. Havia uma espécie de barril que usavam pra brincar, como se fossem dois gatinhos. Aliás, são dois gatinhos. Impressionante como têm exatamente os mesmos movimentos dos gatos domésticos, só em tamanho menor. Portanto, pessoas problemáticas que dizem não gostar de gato, sejam coerentes. Não gostam de gatos, não podem gostar de tigres, leões e panteras. Porque um é o focinho do outro.Um dos tigres até entrou numa lagoinha. Nunca vi um tigre entrar na água. Okay, talvez nesse sentido eles não sejam idênticos ao meu gatinho Calvin, que não toma banho há sete anos.

Passamos também por um borboletário. É bonito, e há duas portas pra entrar e sair, com guardas do zôo. As duas nunca podem ficar abertas ao mesmo tempo, pra evitar que borboletas saiam. Elas são lindas e tal, mas vamos ser francos: não vamos a zoológico pra ver borboleta. Borboleta tem no meu jardim em Joinville, quando o Calvin tá dormindo. O que é o caso em dois terços do dia (vide “natureza é sábia”).Ai, as focas. Depois de aprender tudo sobre elas, odeio mais ainda quem usa casaco de foca. Como que pode? A carinha delas é tão parecida com a dos cachorrinhos. Lá no zôo de Detroit, dá pra ver as focas por cima e por baixo da água. Por baixo é melhor, já que elas passam a maior parte do tempo dentro da piscina. Ah, dá pra ficar o dia todo lá, vendo as foquinhas. É tão relaxante. Duas nadavam sempre juntas e formavam um casal. Conversei com uma guia que me disse que esse casal já passou da época reprodutiva faz tempo, mas ainda se ama muito – o que era visível. Uma foca em cativeiro vive trinta anos. Aquelas já estavam bem velhinhas e tinham catarata. Uma havia nascido em 1981, e a outra, em 1984. Mas ninguém avisou pra elas que estavam na reta final da vida. E, pelos movimentos e a felicidade, eu não diria nunca que elas estão pra bater as barbataninhas já já. Chuif. A guia me disse que não virão novas foquinhas, já que as regras pra reprodução de animais nos zoológicos, transferências e aquisições são muito rígidas.Havia uma outra foca que ficava mais solitária num cantinho e não se mexia tanto. Essa foi salva pelo zôo. Era lá de Michigan mesmo, e havia levado um tiro na cabeça. Estava cega. Alguém pode me explicar como o ser humano, tido como racional, faz uma maldade dessas?

Também vimos duas águias, típicos símbolos americanos. Elas estavam num lugar aberto, sem grades. Era um casal (águias formam par pra vida toda), e cada uma só tinha uma asa. Também haviam sido resgatadas pelo zôo. Muito lindas, elas podem viver 40 anos em cativeiro. E fazem um barulhão quando alguém (funcionário do zôo) invade seu território. Veja na foto como elas realmente adotam a mesma atitude de um casal humano antigo.

Gosto de ir a zôos e adoro os animais. Não sei se há cidade americana média sem zoológico, e cada um deve ter verba maior que todos os parques de algum país pobre. É chocante, às vezes, visitar zôos brasileiros, argentinos e uruguaios, e ver pouco espaço, ou espaço descuidado, ou poucos funcionários, ou – o pior que pode acontecer – criança jogando pedra nos bichos. Imagino que isso seja impensável nos EUA. O que a gente faz com uma criança que joga pedrinhas num bicho preso? Mais que punir, tem que educar. O mesmo não se aplica a quem atira numa foca ou numa águia. Esse, por mim, podia virar ração de tigre, ou adubo pra matinho de rinoceronte.Já viu spa de tigre? Pois é, pra mim foi a primeira vez.

14 comentários:

Liris Tribuzzi disse...

Barbanatinhas?
Enfim, eu moro há umas duas quadras do zoo de Guarulhos, e te digo uma coisa: é chato! Pequeno, com jaulas pequenas e praticante só tem saqüi. Eita bichinho que fede.
Fui só uma vez no zoo de sampa, quando eu tinha uns 9 anos, e me lembro de que gostei. Fui uma vez no Simba Safari, mais ou menos com a mesma idade, e é bem mais legal, principalmente quando os bichos enfiam a cabeça dentro do carro. Na época, os leões e os tigras ficavam soltos, hoje eles ficam presos.

Ah! Pra você não dizer que é sempre a última a saber das coisas: a Dercy morreu.

Anônimo disse...

O de lisboa também é excelente. Tem show de golfinhos duas vezes por dia. E ser treinador deve ser o melhor trabalho da terra, imagina ser arremessado para o ar na ponta do nariz de um golfinho. Eles também tem um teleférico que passa por cima dos espaços de todos os animais...e ursos! E na praça de alimentação tem um macdonalds bem no meio de um lago (cheio de crocodilos). E lá tem também um cemitério para cães e gatos.

lola aronovich disse...

Então, Li, help! Focas não tem barbatanas? Tem nadadeiras?
Bom, zôo só com uma espécie de animal costuma ser chato. Tem um no Central Park, em NY, que não é grande coisa (mas esse não é o principal zoo da cidade). Lá em Joinville tem o Parque Zoo-Botânico que, apesar de não ter muitos animais, é uma ótima opção de lazer.
E o quequié, saguis são super fofinhos! Nem lembro se fedem.
Fiquei sabendo ontem da morte da Dercy, mas obrigada por avisar. 101 anos, né? Deve ser ótimo viver até essa idade, mas acho que ela já não se raciocinava direito faz tempo. Até hoje não engulo ela ter apoiado o Collor nas eleições de 89...

lola aronovich disse...

Cavaca, zôos europeus devem ser o máximo também. Imagino que todo zôo de país rico seja muito bom. É uma questão de investimento mesmo, e de prioridades. Quanto mais pobre o país, pior vai ser seu zôo, não tem jeito. Mas fazer umas campanhas pra ao menos conscientizar as crianças que jogar pedras nos bichinhos é um ato hediondo não deveria ser tão caro.
Não sei como me sinto em relação a show com animais. Já parece bem ruim que eles sejam observados durante tantas horas por dia, e ainda por cima têm que se exibir pra gente, com horário e tudo?! Mas já ouvi que golfinho até gosta de dar show, então realmente não sei.
Ursos também são lindos. No de Detroit tinha um urso polar e um urso típico da América do Norte, tipo Zé Colméia (que não é tão bonito). Mas eles estavam dormindo. Urso que deu show mesmo foi o polar de Chicago. Tem uma foto dele no post sobre o zôo de Chicago (dou link neste post sobre o zôo de Detroit).
Lanchonete no meio de um lago com crocodilos deve ser bem legal! Eu adoro crocodilos. Acho-os tão pré-históricos!

Anônimo disse...

Bom, o zoo é cheio de programas para conscientizar as pessoas e tem um dia que é só dele aqui em Lisboa, onde eles espalham pela cidade grandes animais de papelão, macacos pendurado nos postes e essas coisas. Acho que durante o show eles fazem revezamento entre os golfinhos, por tanto acabam fazendo um só por dia. E devem ter nascido em cativeiro. Esqueci de dizer que tem uma foca também que sobe para a pláteia e vai beijando todo mundo, enquanto 4 meninas vão fotografando para venderem a sua foto na saída. Também não gosto muito dos shows com animais, mas prefiro que seja um show num zoo (onde eles devem tratar muito bem dos bichinhos) do que num circo.

:-P disse...

Felino é tudo de bom, não importa o tamanho. :-)
Eu tenho cisma de zôo, confesso. Fui com meus pais - vc deve ter visto as fotos - mas meu lance mesmo é bicho solto, nem show de bicho eu curto mto não...tou sempre com aquilo na cabeça: pô, tão obrigando o bichim...sacanagem.

Ah, sobre maltratar bicho: eu sempre digo uma coisa aos meus alunos. Arrumou namorado(a)? Repara como trata velho, bicho, criança e planta. Se maltratar, cai fora que é um ser do mal mesmo!

Bjos

Unknown disse...

Fui pra Santa Cruz, aqui no RS mesmo, essa semana. E visitei o zôo do Parque da Gruta. É bem pequenininho e anda mal cuidado. Mas quando vi os macaquinhos andando soltos pelo parque e um Bambi em miniatura lá dentro, quase morri de emoção. São tão simpáticos esses bichos, Lola! Adoraria visitar o teu zôo, aí :)
Beijinho!

Anônimo disse...

Lola conheço o Parque Zoobotânico de Joinville, é mesmo um lugar agradável para se passear.
Fui tambem naquele de Curitiba há uns quase 30 anos, acho que é o zoológico do Passeio público .No Parque da Redenção em POÁ tambem há uns bichos e até andei de pedalinho. Próximo a Canoas /RS há um bom zoológico , mas fazem mais de 30 anos ehehehe,e não lembro o nome do lugar, talvez Sapucaia. No Rio fui ao Jardim Botânico onde vi umas aves,credo fazem 40 anos eheheheh... A verdade é que nunca esqueci de dois rinocerontes, num desses lugares, que estavam dentro d'água, de bocas coladas, rodando lentamente seus imensos corpos,como dois ponteiro de relógio, tipo assim emperrados nas09:15 , girando estáticos, num beijo fenomenal... inesquecível.
SIM um casal de Rinos em beijo de língua!!! hahahahahahaha E fiquei ali uns 15 minutos e a dupla não se largou . Ki diliça né?
Fiquei pensando... meudeuso duas coisas imensas sem raciocínio, tão
fora dos padrões da beleza, da elegância e da ...babaquice humanas
e sabem que nada é melhor do que beijar mmmmmmuuuuuuiiittttooo com aquele beijo de bernúncia hahahaha.
Abraço da Fatima, uma rino disfarçada de bicho gente.

Nita disse...

Eu nunca fui muito fã de ir a zoológicos aqui no Brasil. Mas a única vez que fui em um (que fechou por sinal) que tinha um espaço bem grande para animais como tigres e leões me apaixonei.
Sou totalmente pró-animais como você.

Nita disse...

Sobre a enquete... dos poucos filmes de super-herói que estão ali e eu assisti, o pior deles é o Hulk, pelo menos foi o único que eu não consegui terminar de ver.

Ale Picoli disse...

Ai Lola, eu sou completamente louca por TIGRES NA ÁGUA. Tenho uma pastinha de fotos de tigres na água (alguns provavelmente do zôo de Detroit) só pra olhar quando estou chateada com alguma coisa. Meu mousepad antigo tinha um tigre correndo na água. AMO TIGRES NA ÁGUA. É quase um fetiche.
Considerando de onde os tigres vêm, é bem coerente eles irem pra água. Sempre lembro do Shere-khan no filme velho do Mogli, que coisa impressionante. Só não consigo lembrar se era tigre de verdade ou animação tosquinha.

lola aronovich disse...

Gente, só posso responder os comentários rapidinho...

Cavaca, pois é, a conscientização que muitos zoos fazem é fundamental. Mas eu preferia que não houvesse shows com animais nem em zoos e muito menos em circos.


Malena, eu tb preferiria bicho solto, mas não sei se nesse mundo de hoje é possível. Infelizmente... Todos os felinos são divinos! E concordo totalmente com isso que vc diz a seus alunos. Eu não consigo acreditar que alguém que não goste de animais seja uma pessoa realmente boa...

lola aronovich disse...

Ai, Bruna, macaquinho andando solto por parque é tudo! Eu sempre vejo pavões andando soltos por tudo que é parque. Não se preocupa que um dia vc vem aqui a Detroit e aproveita e vê o zoo!


Que linda anedota vc contou, Fá, a dos rinos se beijando! Pois é, amor não tem tamanho...

lola aronovich disse...

Nita, bom saber que vc é pró-animais como eu.
Desses filmes da enquete vc só viu Hulk? Se salvou de todos os outros? Sortuda!


Ale, bom, quase todas as vezes que vejo felinos em zoos eles estão dormindo, imóveis (com sorte, às vezes eles dão cambalhotas enquanto dormem, como fazem os gatinhos). É raro ver felino acordado! No zoo de Chicago havia um tigre bem agitado, andando de um lado pro outro, mas ele tava nervoso, não feliz e brincando como os tigres desta vez em Detroit. Por isso, nunca tinha visto um entrar na água. E desta vez foram dois. Havia uma cachoeirinha, e um dos tigres se molhou lá. E depois se sacudiu. Aquilo devia ter dado uma foto maravilhosa... Gostei do seu fetiche!