sexta-feira, 25 de julho de 2008

EU QUERO ACREDITAR QUE O NEVOEIRO VAI ESTREAR UM DIA

- Qual o contrário de recepção calorosa?

Lamento dizer que esta não é uma semana de grandes estréias, nem no Brasil, nem nos EUA. Eu digo “lamento” porque, pros fãs da série Arquivo X, existe uma enorme expectativa cercando o lançamento do segundo longa, Arquivo X: Eu Quero Acreditar (cri-crítica de trailer aqui). Infelizmente, a expectativa é só deles. O grande público não parece estar prestando muita atenção. Espera-se que Arquivo X não provoque nem cócegas em Cavaleiro das Trevas, que já ultrapassou a marca dos 200 milhões de dólares nos EUA e certamente será o maior arrasa-quarteirão do ano, deixando no chinelo os dois outros filmes que fizeram mais de 300 mi na bilheteria americana, Homem de Ferro e Indiana Jones 4. É impressionante, mas Cavaleiro fez mais dinheiro em cinco dias que Batman Begins em cinco meses, em 2005. O sucesso é por causa do Heath Ledger. Cavaleiro é um ótimo filme, lógico, mas vem atraindo não apenas o espectador que adora blockbusters de ação, como também gente que quer ver a última atuação do Heath.

A outra grande estréia dos EUA é Step Brothers, com Will Ferrell e John C. Reilly. Trata-se de mais uma comédia da fábrica de produções Judd Apatow (Superbad, Ligeiramente Grávidos, o abominável Meu Nome é Drillbit Taylor). Não dá quase nenhuma vontade de assistir. Outro lançamento, bem mais limitado, é The Wackness, meio que comédia independente com o Ben Kingsley como um psicólogo que fuma maconha e faz amizade com um jovem traficante – tudo na Nova York de 1994, então é um filme de época, digamos. Eu pessoalmente não gostei nada de Wackness, que vi em sessão pra crítica, e se o filme algum dia estrear no Brasil ou sair em dvd, escreverei uma crônica. Pode apostar que o hype é todo em torno da Olivia Thirlby. Quem? Eu sei, eu sei. Ela é a melhor amiga da Juno naquela bobagem pró-vida que eu desprezei. Como em The Wackness ela aparece de biquini, os críticos (quase todos homens) prestaram atenção.

No Brasil chega às telas, além de Arquivo X, o romance nacional Era uma Vez, um caso de amor entre dois jovens de classes sociais distintas. A direção é do Breno Silveira, o mesmo de Dois Filhos de Francisco. Ah, e também Space Chimps: Micos no Espaço. (Bocejo) Este post tá dando sono em você também? Micos já estava passando aí em ritmo de pré-estréia, e tem lugar de destaque na minha lista de “nem que me paguem”. Uma estréia menor é Ao Entardecer (Evening), um drama com a Claire Danes (Romeu e Julieta) e Toni Collette (Pequena Miss Sunshine). É do ano passado, e ninguém deu bola. O Metacritic gostou mais ou menos, mais pra menos.

Ahá, mas eu tenho uma boa notícia pra animar o seu dia! O Nevoeiro tá com nova data de lançamento marcada no Brasil: desta vez, 29 de agosto. Será que agora vai? Já comentei que este é talvez o melhor filme de terror que eu vejo em, sei lá, dez anos? Oremos.

6 comentários:

Dgsantos disse...

Assisti "O Nevoeiro" baixado da net, mas acho que veria de novo no cinema. Até hoje fico arrepiado quando lembro daquele final, rsrsrs.
Lola, vc já assistiu "Tarantino's Mind"? É um curta com o Seu Jorge e o Selton Melo, bem interessante pra quem gosta do Taranta. Vale a pena dar uma olhada.

lola aronovich disse...

Daniel, já vi O Nevoeiro duas vezes no cinema e uma em vídeo. E se estrear no Brasil e passar em Joinville (duvido!), verei de novo. É um fimão.
Tarantino's Mind? Sim, vi faz um tempinho. Muito legal, ainda mais pra gente que é fã do Taranta...

Luciano disse...

Que noticia boaaa!!!!....
Meu deus, ganhei meu dia. To esperando esse filme desde que anunciaram a que iam grava-lo. Eu, sem querer, li o final do filme (diferente do final do conto do King, que eu ja li) e é de longe um dos finais mais marcantes que eu ja... li! Mas arrepiante deve ser na telona. Não vejo a hora! Tomara que chegue também Violência Gratuita. Eu vi o de 97 e adorei com todas as minhas forças. Lola, você ja viu A Professora de Piano e Caché? Ambos são do Michael Haneke.

lola aronovich disse...

Luciano, tomara que Nevoeiro não seja adiado mais uma vez. É impressionante, o filme passou faz quase um ano nos EUA! Por que tanta demora? Os estúdios passam rapidinho filmes ruins, e não passam O Nevoeiro?! Olha, Violência Gratuita, que também já foi adiado (tava previsto pra estrear no Brasil em maio), agora tá marcado pro dia 15 de agosto. Tomara! Sim, Lu, vi Cache e A Professora de Piano. Gosto muito do Haneke. Não que eu entenda tudo que ele quer dizer...

Mica disse...

Eu estou querendo ver O Nevoeiro há séculos. Faz tanto tempo, que eu nem lembrava mais do nome do filme, para vc ter uma idéia...

E, se nem Arquivo X estreou em Jlle ainda, imagina O Nevoeiro :-/
Minha esperança é que passe aqui em Floripa.

Juliana disse...

Deixa eu falar de Arquivo X, então. Fui ver ontem, não está passando em todos os cinemas, não tinha 10 cabeças no cinema e até os fãs devem se decepcionar. O filme em si não achei ruim. Seria um ótimo filme de suspense se não se chamasse Arquivo X e se os personagens principais fossem, sei lá, o John e a Sarah, não o Fox Mulder e a Dana Scully. De Arquivo X não tinha nada!!!