domingo, 6 de abril de 2008

CRÔNICAS JURÁSSICAS E AFUNDANTES

Mesmo os mais luxuosos transatlânticos afundam, não afundam?


Acho que tenho uns cinco leitores fiéis e jurássicos, que me lêem faz tempo, mas muita gente deve ser relativamente nova por aqui. O maridão sugeriu, e eu acatei, a idéia de uma recomendação semanal de alguma crítica (que eu prefiro chamar de crônica) antiga de cinema. O negócio é o seguinte: há mais de quinhentas críticas/crônicas no blog. A menos que você este
ja enrolando um monte pra escrever sua tese de doutorado, como algumas pessoas irresponsáveis andam fazendo (não vamos citar nomes), você não terá tempo de ler todos os textos. Claro que a busca dentro do blog tá funcionando bastante bem (você digita o nome do filme e pronto, surge o post, mas tem que ser com a acentuação correta), e sugiro que sempre que você veja uma produção de 2000 pra cá, dê uma lida na minha opinião. O que eu queria recomendar é uma crônica velhinha toda semana, seja porque eu achei alguma parte do texto engraçada ou minimamente analítica, seja porque o filme voltou à boca do povo por algum motivo. Geralmente eu sou muito cri-cri comigo mesma e com o que escrevi. Às vezes, raramente, sinto que acertei. Por exemplo, tava colocando fotos nos meus posts, só pro blog ficar mais bonitinho, e reli minha crônica sobre Poseidon. Gosto da piadinha que fiz sobre o sobrevivente suicida, do título, e da minha análise sobre o remake ser muito menos feminista que o original de 35 anos atrás. Ah, outra crônica que releio com certa frequência é uma que redigi sobre um filme sem nenhuma importância, Mata-me de Prazer, de 2002. Rio com minha referência à propaganda de desodorante. Bom, se quiser sugerir alguma coisa, é só falar. E pode apontar os piores textos também, se preferir. Sei bem que esses são mais fáceis de encontrar...

22 comentários:

Anônimo disse...

HAHAHAHHA Eu lembro da de Poseidon, é ótima mesmo, lembro principalmente da criança e de uma passagem estreita para alguem do filme antigo... vou ler novamente e comento.

Luciano disse...

Eu ja li todas as crônicas da Lola! Recomendo a de Carrie, minha favorita, choro de rir.

Luciano disse...

Na de Os Pássaros, do Hitchcock, a Lola fala como seria o filme se feito nos dias de hoje. Foi uma piada muito bem sacada!

lola aronovich disse...

Obrigada, Luciano! É, a crônica sobre Carrie ficou legalzinha mesmo. E é tudo verdade! Já a dos Pássaros eu nem me lembro... Eu gostava da seção que fizeram na minha comunidade do orkut, melhores tiradas da Lola. Porque era um monte de coisa que eu não tinha a menor idéia que escrevi!

Unknown disse...

Adoro a crônica do filme Chocolate onde vc ensina como degustar amostras gratis de chocolate.

Anônimo disse...

Com relação ao topico supracitado pela Lolinha, segue o link - http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=23801811&tid=2499556906973838280

lola aronovich disse...

Ah é, obrigada, Pedrinho. Ainda preciso escrever um post sobre minhas comunidades no orkut...
E Claudemir, é fácil escrever uma crítica sobre meu assunto preferido, chocolate!

lola aronovich disse...

AHHHHHH! Não acredito! O desnaturado do Pedro colocou uma enquete na comunidade do orkut duvidando da minha integridade só porque elogiei Awake! Contei pro maridão, e sabe o que ele disse? "Você deve estar se sentindo como a União Soviética quando começou a perder as repúblicas"! HHHHHAAAAHAHA!

Liris Tribuzzi disse...

Não sei quem é melhor nas tiradas: a Lola ou o maridão.
huahauhuahauhauhauhauhauhah

Ollie disse...

Eu adoro o seu humor, Lola. =)
Aquela parte do texto sobre "Mata-me de prazer" onde vc diz que se o maridão aparecesse pulando te convidando p/ um cooper, vc tentaria ganhar tempo enquanto a 'camisa de força e o advogado com toda a papelada do divórcio não chegassem' me fez rir alto aqui em casa.

lola aronovich disse...

Legal que vc gostou, Ollie! Rir é sempre bom.
Li, acho que o maridão é melhor que eu. Mas se eu não anotasse as tiradas dele é como se não existissem. Essa da União Soviética é bárbara! Não sei como ele inventa essas coisas.

Luciano disse...

Assisti hoje o filme Chocolate (gostei bastante da primeira metade), assim que terminei vim aqui ler a crônica da Lola. Escrevi Chocolate e não achei. Desisti(pra vcs verem como eu sou uma pessoa persistente). Por irônia o Claudemir fala da crônica desse filme. Ai eu coloco Johny Depp e nada. Até que eu coloquei Juliette Binoche e finalente achei. Engraçado é que a Lola realmente não fala do Depp na crônica, mas eu entendo, na minha opinião ele esta bem despensável.

Luciano disse...

Acabo de me lembrar da crônica de Olhos Famintos, que gostei muito(da crônica, não do filme).

lola aronovich disse...

Digitei Chocolate na busca do site e apareceram dezenas de posts! Ridículo! Eu nem sabia que falava sobre chocolate em Tropa de Elite... Mas finalmente encontrei, tá aqui, se mais alguém ficou curioso(a):
http://escrevalolaescreva.blogspot.
com/2007/11/meu-bem-voc-me-d-gua-na
-boca.html (tudo junto)
É, eu menciono bem pouco o Johnny Depp, mas ele é bem coadjuvante, né? Só vi o filme uma vez...
Olhos Famintos? Só lembro de falar da musiquinha! Mais nada! Ah não, o que mais me lembro é que escrevi que atores com 3 nomes raramente ficam famosos, e um leitor, revoltado, respondeu mandando uma lista cheia de atores com 3 nomes... e eu não tinha ouvido falar de praticamente nenhum! I rest my case, sabe?

Liris Tribuzzi disse...

Como eu gosto da maioria, lembro mais das que eu não gostei.

lola aronovich disse...

Então quais são, Li? Olha aí o suspense cruel!

Julio Cesar disse...

Sem pensar, eu nunca esqueço da crônica sobre Memórias de uma Gueixa e da última frase do Motoqueiro Fantasma. Aí se eu parar pra pensar, começo a lembrar de outras tiradas hilárias.

lola aronovich disse...

Julio, vc me fez reler a crônica sobre Memórias de uma Gueixa. É, a comparação com "mulatas do Sargentelli" ser feito com argentinas é bem legal. Sobre minha última frase pro Motoqueiro Fantasma, não acho grande coisa mesmo! Mas obrigada pela lembrança.

Liris Tribuzzi disse...

Duas que me vêm sempre em mente quando o assunto são suas crônicas que eu não gosto são: 'O Senhor dos Anéis' e 'X-Men - O Confronto Final'. São dois super blockbusters que eu amo, e ver a Lolinha falando mal deles me parte o coração... snif, snif...

Mas eu me racho de rir toda vez que leio a de '300'! (Movimento de câmera marido da gente foi a melhor!)

lola aronovich disse...

Tá, Li, é duro quando falam mal de algo que a gente gosta, mas admita que a crônica sobre Senhor dos Anéis tá divertida: "o Frodo é froda" é muito boa, e ligação com o Fritz e Frida de Joinville também... Não foi uma crítica sisuda jogando pedra num filme. Foi levinha, engraçada, e acho que isso incomodou os fãs mais ainda. Já a crônica de X-Men... nem lembro!

Anônimo disse...

"A Morte do Cinema".
Não é uma crônica.
É um ensaio.
E não vai afundar nunca.
(Leio de vez em quando)
.
.
E "Lembranças de Uma Crítica de Cinema a Cerca de Um Filme Ruim" eu considero uma espécie de 'onde tudo começou'. É a mais autobiográfica de todas, acho.

lola aronovich disse...

Ricardinho, eh, eu gosto da "Morte do Cinema" tambem, apesar de muitas das ideias de la terem sido tiradas do excelente livro do Peter Bisking, Easy Riders, Raging Bulls. Mas quanto a "Lembrancas de uma Critica", nao sei, muita gente acha esse texto muito pessoal, mas eh mais uma brincadeira. Juro que nunca pensei que comecei a me interessar por cinema, e muito menos que comecei a gostar de escrever sobre cinema, por ter "conhecido" (aos 8 ou 9 anos, eu nao me lembro de patavina) o Michael Sarne ou o Polanski. Adoro escrever desde que, bem, desde que aprendi a escrever, aos 7. E adoro cinema desde nao sei quando. O Elisio, um amigo meu, meu ex-patrao, acha que os 3 meses que trabalhei na locadora de video dele (meu primeiro emprego; e locadora do Paulo tambem, outro amigo ate hoje - eles eram socios) me influenciaram mais do que qualquer outra coisa, e talvez eu concorde. Bom, nao aqueles 3 meses em si, mas depois, durante um tempao, em que eu fazia capas de videos. Eles tinham muitos videos sem capa, por algum motivo (alguns videos eram piratas, mas nao todos). Eu fazia uma colagem e escrevia o texto e pronto, tava la uma capa. Algumas eles guardam ate hoje, de lembranca. Puxa, isso da um post. Preciso escrever sobre isso. Pena que nao me lembre de nada!