terça-feira, 4 de março de 2008

SÓ RECONHECEMOS FAMÍLIAS HETERO

Pra quem não domina o inglês e quer entender o cartoon: "George Bush, o Papa, e outros conservadores explicam: o casamento é uma instituição sagrada... entre estranhos que fizeram sexo uma vez; entre pessoas bêbadas em Las Vegas; entre participantes de reality shows; entre celebridades à procura de mais publicidade; entre milionários idosos e jovens mulheres em forma; entre nossos líderes eleitos e seja lá por quem abandonarem suas esposas; entre gays reprimidos que se odeiam e mulheres sem simancol. Mas claramente não é uma instituição para casais do mesmo sexo que se amam e estão seriamente comprometidos". O casal gay então diz: "Bom, esse argumento dá o que pensar..." / "Mas estamos dispostos a ser tolerantes com a instituição do casamento".

Essas coisas me deprimem. Aconteceu na Flórida. Uma mulher de 39 anos, lésbica, estava de férias com sua parceira e os três filhos delas, quando teve um aneurisma cerebral. Foi levada ao hospital, inconsciente. Lá sua parceira (de um relacionamento estável de quase 18 anos) tentou relatar o estado de saúde da sua amada aos médicos, mas foi impedida. Falaram pra ela: “Este é um estado anti-gay e uma cidade anti-gay” (Miami!), e não lhe deram nenhuma atenção pelas próximas oito horas. Não deixaram que ela ou os filhos entrassem no quarto. Simplesmente não reconheceram sua família como “família”. Quando a mulher morreu, recusaram dar à parceira um atestado de óbito. Agora essa família está processando o hospital, lógico.

Pra mim, essa situação é tão absurda quanto se tivesse acontecido comigo. Eu e o maridão estamos juntos há quase 18 anos, mas só nos casamos legalmente ano passado, pra podermos vir pros EUA. Imagine que, durante o tempão que eu e ele só moramos juntos, eu tivesse tido uma doença ou um acidente e, lá no hospital, se recusassem a falar com ele por não ter um pedacinho de papel pra comprovar nossa união estável. Provavelmente isso não aconteceria, porque olhariam pra ele, homem, e pra mim, mulher, e veriam que está tudo dentro dos conformes. Mas uma situação revoltante dessas segue ocorrendo em montes de lugares no mundo que não dão o direito de um casal do mesmo sexo se casar. É por essas e outras que casais gays americanos pensam em se mudar pro Canadá. Lá eles não são tratados como cidadãos de segunda categoria.

21 comentários:

Liris Tribuzzi disse...

Esse povo tem mentalidade de ervilha? Que situação deprimente! Processo é pouco nesse caso. Deveria ser dado voz de prisão pra esses preconceituosos. Se bem que racismo ou homofobia nem de longe deve ser cogitado por lá, é tudo anti-deus e pronto!
E se for? Quem vai pro inferno é a pessoa e não ele. Será que por interagir com algum homossexual você mancha a sua vida perfeita sem pecados? Faça-me o favor!
(Revoltada mode on)

Juliana disse...

não tenho nem palavras pra expressar o que sinto a ler um absurdo desses. Sei que acontece, mas ainda parece inacreditável.

Suzana Elvas disse...

Isso me lembra tanto Hitler "esquecendo" que Jesus era judeu...

Quase todos os filósofos e estudiosos (como Arquimedes) antigos eram gays; Alan Turing, o inventor da computação moderna (haja visto o símbolo da Apple); grandes escritores, como Capote (pra ficar nos mais modernos e conhecidos) e atores, como Marlene Dietrich.

Mas todo mundo esquece tudo isso - até que Jesus era judeu.

lola aronovich disse...

Fico muito feliz em ver que eu nao sou a unica revoltada com uma situaçao dessas.

Andie disse...

Que eh revoltante eh, mas nao eh coisa exclusiva americana nao! O Brasil ainda eh muito mais homofobico que a maioria quer adimitir. Ano passado mesmo, eu estava em BH em julho e fui atender a parada gay que acontece todo ano a uns 10 anos (a terceira maior parada do Brasil). Ano passado, porem, a prefeitura arrumou mil desculpas de ultima hora, incluindo exigir que a parada fosse acompanhada por ao menos 100 medicos e enfermeiros, impedindo a galera de sair. No fim, depois de 6 horas de atraso, o publico foi autorizado a sair, mas os trios eletricos nao. A desculpa oficial foi que a parada era um locus de violencia -- apesar de nao haver nenhuma violencia documentada no movimento.
Infelizmente, a realidade atual eh essa. A gente tem mesmo eh que revoltar, e lutar pra mudar a situacao.

Lu disse...

Lolinha.
I loved your blog.
Just now I found time to explore it.
Miss u a lot.
Miss your sense of humor.
It was great to read you.
hugs
Lu

Vitor Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vitor Ferreira disse...

Semana passada, la no hotel que eu tava trabalhando no Hawaii, chegaram dois homens e antes de servi-los a minha gerente disse para eu nao deixa-los me tocar, porque eram gays... Na verdade eram pai e filho, mas ela supos que fossem gays por terem dado as maos em um momento... Can you believe it?

Juliana disse...

criei uma pérola meio forçada pro google ontem, mas qdo vim comentar pra te avisar, tava tão lento que não consegui. Olha os acessos de ontem pelo google e vê se tu descobre qual é o meu, pq nem lembro mais as palavras usadas. Nada de muito criativo, tudo com coisas que vc já havia citado antes, ou coisas que eu sabia que tinham no blog, não lembro.

Juliana disse...

E OMG!!! Pro comentário do Vitor. Mesmo se fosse um casal gay, NÃO DEIXAR TOCAR?? Pq, é contagioso?? tô contaminada então, ixi!!

Daniel Miyagi disse...

Nossa, to sem poder acessar a internet temporariamente, fiquei alguns dias sem visitar sites e blogs que gosto, como esse por exemplo e nossa, vc variou bem de assuntos nao? Depois do festival facam suas apostas agora ate virou comentarista sobre questões heteros/gls . Parabéns
Acho que ate no meio do mes ficarei assim ter que acessar uma vez por semana numa lan japonesa. Abraco Lola, ah vc viu que a Hilary ainda esta no pareo?

lola aronovich disse...

Andie, claro que o Brasil segue homofóbico, mas acho que tem diminuído um pouco. Pelo menos uma última pesquisa mostrou um maior número de aceitação (nao lembro os dados). Além disso, o governo Lula tem se mexido muito mais que qualquer outro nesse sentido. Mas quanto às paradas gays, a discussão muitas vezes é outra. Em SP, a parada gay ocorre na mesma semana que uma parada muito maior dos evangélicos. A parada gay consegue muito mais destaque na mídia... Eu tenho que ir! To sendo expulsa pelo maridão!

lola aronovich disse...

Lu, que bom que vc finalmente veio me visitar! Apareça mais vezes.
Vitor, o que vc conta é realmente absurdo. É aquela concepção que gays saem agarrando todo homem que vêem pela frente. Se os homens, heteros ou gays, fossem tão descontrolados assim, mulher não poderia chegar perto de um homem hetero sem que ele pusesse as mãos nela.
Ju, nao encontrei no "referrals" o seu google search absurdo. Faz de novo!
Dan, espero que vc volte a ter acesso a internet logo! Sobre a mudança de assuntos, nao é que eu mudei. Escrever sobre preconceitos sempre foi um dos meus interesses. E essa semana tá meio parada em matéria de cinema. E o Oscar já passou. Mas tô falando mais de política que de questões LBGT, não? Eu tento variar.

Anônimo disse...

Lola parabéns por tratar do tema homofobia e contar situações que trouxeram - e trazem - tanto sofrimento a tantas pessoas. E tudo por puro preconceito - de uma sociedade hipócrita e desumana como a nossa.
Abraço da Fatima - de Laguna/SC.

Anônimo disse...

Eu fico completamente irritado, revoltado e triste com isso! É tanta idiotice e burrice que me faz acreditar por segundos que um certo Capitão Nascimento deveria fazer oque faz com bandidos com ati-gays e preconceituosos. Mas daí a raiva passa, e vem a dúvida. Qual o porque disso?
Eu já passei por momentos constrangedores e também por momentos agradáveis. Já fui fazer meu cartão de uma magazine grande e deixaram colocar meu namorado como dependente e como "cônjugue". Mas já tive também que me mudar de sala de aula por motivos de "disciplina", porque estudava com ele.
É triste ver um retrocesso em alguns lados e um grande avanço em outros.
Como dizia o Ross, de Friends...
"Isso me faz entender o porque da evolução ser só uma teoria!"

lola aronovich disse...

Anteontem mesmo vi um documentario brilhante, "For the Bible Tells Me So" (vou escrever sobre ele). Numa altura do filme algum diz que homofobia e misoginia andam juntos. O odio aos gays eh o odio as mulheres. Eh odiar um homem que fica "efeminado", porque nessa sociedade nada pior do que ser mulher. Como um homem pode "abrir mao" do seu privilegio nato? Eu tinha me esquecido desse argumento muito interessante.
E Fatima, o doc tambem dizia que a cada 5 horas um adolescente gay se suicida, por ser tao rejeitado pela propria familia e comunidade. Ou seja, o preconceito eh desumano mesmo! O sofrimento eh real. Mas vcs me enchem de esperanca, sabem? Serio, aqui ta cheio de gente que nao eh gay revoltada com a homofobia! Nao eh otimo isso?

Isa disse...

Nem fala, isso dá raiva em qualquer um!
Bom, eu digo isso porque cresci numa família com a mente muito aberta, onde alguns parentes são homossexuais. Isso deu um novo ponto de vista para as crianças que cresceram (como eu, meus primos, meus irmãos...)vendo como é normal os relacionamentos do mesmo sexo, ou ainda, com ambos os sexos.
Às vezes eu até esqueço que ainda tem gente que não aceita...

Mas isso vai mudar, né?

Beijos!!

Juliana disse...

"Eh odiar um homem que fica "efeminado", porque nessa sociedade nada pior do que ser mulher. Como um homem pode "abrir mao" do seu privilegio nato? Eu tinha me esquecido desse argumento muito interessante."

Achei super interessante esse comentário, Lola, mas essa idéia tem um furo. Se fosse este o caso, as lésbicas mas masculinizadas seriam socialmente aceitas, já que elas estariam "abrindo mão" da sua condição "infeliz" de mulher.

lola aronovich disse...

Nananananina, Ju! O que, vc acha que querer eh poder?! Que eh so uma mulher querer ser homem e pronto? Nao eh assim que as coisas funcionam. Uma mulher nunca sera aceita como homem, por mais masculinizada que seja (e a sociedade condena essas mulheres por tentarem). Um membro do grupo forte (homens) pode ir pro grupo fraco (mulheres), mas um membro do grupo fraco (mulheres) nao pode ir pro grupo forte (homens). Acho que eh assim que o raciocinio funciona...

Juliana disse...

é, faz sentido.

Experiência Diluída disse...

tou meio perdida com suas atualizações. Ms seus textos sãO ótimos. Não sabIA que acontecia esse tipo de atitude por parte dos hospitais. É terrivel. Que mundo é esse em que amar é um crime?