domingo, 30 de março de 2008

DEVANEIOS SOBRE NÚMERO DE VISITAS E AUSÊNCIA DE COMENTÁRIOS

Já reclamei que me falta um parâmetro pra saber se o blog está sendo bem visitado ou não. Quando meus textos eram postados no Lost Art e (brevemente) no Antigravidade, eu não fazia a menor idéia do número de visitas. Portanto, agora fico sem saber se a média de 130, 140 visitas por dia tá legal. Parece uma boa média, só que o número não sobe. E, pra um blog novo com dois meses de idade, pode ser um bom número, mas eu não considero meu blog tão novo assim. Afinal, venho publicando coisas na internet desde outubro de 2000. Cadê os meus leitores(as)? Será que nunca tive muitos? Alguns devaneios passaram pela minha cabeça nos últimos dias:

- O maior número de visitas do blog foi 190, na segunda após o Oscar. Fiquei contente, até descobrir que o blog do New York Times sobre o assunto (agora desativado) recebeu 6 milhões de visitas naquele dia. Ok, ok, não tô me comparando com o NYT, mas é que um número assombroso desses põe em perspectiva a minha insignificância.

- E por que a frequência cai tanto nos finais de semana, principalmente aos sábados? Tantos leitores só têm internet no escritório? Dá vontade de nem publicar nada nesses dias.

- O Stuff White People Like, do qual já falei aqui, é um dos maiores fenômenos recentes da internet. Em dois meses de site recebeu 15 milhões de visitas. Cada post gera entre 170 e 700 comentários de leitores. Ninguém sabe quanto tempo o site vai durar, porque um tema desses pode se esgotar rapidinho. Mas o autor, um canadense de Toronto (aqui perto), vai publicar um livro em agosto, graças ao sucesso na internet. Ele tem dado algumas entrevistas. Numa delas, um repórter perguntou quanto ele já lucrou com o site. Resposta: 13 dólares! Um dólar pra cada milhão de visitas, em média. Não dá mesmo pra ganhar dinheiro com a internet?

- Um rapaz de um outro blog colocou um comentário no Stuff com o seu endereço. O número de visitas subiu muito só por causa disso (o rapaz disse que, em um ano e meio de blog, teve um total de 7 mil visitas, e geralmente nenhum comentário dos leitores nos posts). Eu tentei seguir seu conselho e fiz isso - pus um comentário do meu blog no Stuff. Tudo bem que já era o comentário número quinhentos e tanto, e como diz o Caetano, quem lê tanta notícia? Recebi três visitas de leitores de lá. Sei que é uma infantilidade, porque o pessoal que visita a gente e nunca mais volta (como os muitos que vêm pra cá via sites de busca) não acrescenta nada.

- Imagino que blogs médios e grandes em inglês quase sempre terão um número maior de visitas que seus equivalentes em português. Quero dizer, eu leio alguns (poucos) blogs escritos em inglês, mas duvido que haja muitos americanos lendo blogs em português...

- Um que costumo ver é o The Film Experience, que é bem fofinho. Saiu na revista/bíblia gay The Advocate (porque o blogueiro é gay) que o site tem 75 mil visitas por mês, o que dá umas 2,500 visitas diárias. Mas eu observei que os posts não geram tantos comentários, às vezes dez, às vezes trinta, com sorte. Então é mais ou menos esse o cálculo? Só um ou dois porcento dos leitores que passam pelo blog se dignam a deixar um comentário?!

- Aí eu li um post da Ollie no As Metamorfoses do Psiquê explicando que liquidou um blog que tinha sobre o Big Brother porque havia uma panelinha entre os blogs maiores com o mesmo tema. Isso eu não entendi direito, mas achei muito interessante sua observação sobre como fazer com que o blogueiro perca a vontade de escrever: “Quer matar um blog? Leia e nunca comente”. É realmente chato não ter feedback dos leitores. Dessa forma não há comunicação.

- Tô com um atraso de dois meses pra colocar links de outros blogs no meu. Agora que a Liris me ensinou a fazer enquetes, pôr lista de blogs pra visitar não deve ser difícil. Mas fico em dúvida sobre quais blogs incluir. Meu critério inicial será a frequência que o blogueiro escreve (pelo menos duas vezes por semana?) e relevância. O que você acha? Aceito sugestões. Sou completamente inexperiente nisso.

34 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro Fala Gente Fala...ou melhor...talvez o primeiro comentário em um blog em que não conheço o dono. Após meses "bisbilhotando" diariamente seu blog,sem elogiar ou criticar qualquer postagem,senti que hoje estaria sendo uma mal agradecida ignorando a sua vontade de conhecer as pessoas que reservam parte do dia para entrar no Escreva Lola Escreva. Te conheci através do namorado, que frequenta e comenta alguns de seus textos, sou Rayana, do centro do Brasil, próximo a capital federal, Goiânia...pra vc Lola...com carinho e mil desculpas!=]

kayê disse...

eu acompanhava no Lost Art desde 2006, se não me engano (:

Leo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leo disse...

Não sei se sou o mais indicado pra falar sobre isso, uma vez que meu blog deve ter umas 5 visitas semanais, sendo 4 minhas!
Mas eu sou uma pessoa que só faz um comentário quando está interessado e com paciencia. Não sou do tipo que visita vários blogs e comenta sempre, com uma cordialidade propagandista. Acho que isso é algo que ajuda muito a divulgar e conseguir adeptos. Mas nunca tive muito saco pra fazer isso. Ser blogueiro exige dedicação. E eu nem mesmo consigo 2 posts semanais. Por isso de vez em quando penso em cancelá-lo... mas no fundo também não me atrapalha em nada tê-lo lá.
Entrar no fim de semana também é incomum. Passo a semana inteira na internet, e quando chega no fim de semana, geralmente não tenho a menor vontade de me conectar.
Quanto aos blogs linkados, eu coloco todos os que gosto. É uma forma de eu mesmo acessá-los mais facilmente. Mas acho que é legal fazer uma seleção sim. Principalmente quanto a atualizações. É chato entrar num blog linkado que não é atualizado há um tempão.
Mas acho que você tá no caminho certo. Com posts variados e interessantes. Não se prenda nos números... ao menos não por enquanto...

Paula disse...

Olha Lola, a maior parte das pessoas não tem o hábito de comentar mesmo. Misto de falta de paciencia com não saber o que dizer. Visito teu blog sempre e acompanho o art lola há um tempão, mas quando se trata de entrar nesse "Fala Gente Fala" fico tímida. E bem, se forem 130 bons leitores que dá bola pro resto? ;)

DH disse...

Lola,vai mudar de servidor novamente? Não tá bom aqui no blogspot?

E outra, eu também sempre leio seu blog. Mas nunca comento.Nem sei porque. Já o acompanhava desde o lostart, e nunca me saiu dos favoritos.

Ah, seria legal se vc comentasse alguns filmes antigos. Tipo, como fez com LM, Singing....etc. Seria legal mesmo.

DH disse...

Ah! E só por curiosidade: qual a velocidade da sua internet, Lola? Em kilobytes, ou megabytes....???

Vc falou num psot anterior que baixa um filme em segundos!!?? Acho que entendi mal, hehe.

:)

Alexxs disse...

Eu acompanho suas cronicas desde a época do ANotícia, e passei a frequentar sempre o seu blog... porém, me falta tempo pra comentar sempre, e como vc faz vários posts por dia, fica mais difícil ainda. Muitas vezes acabo lendo e não comentando...

Anônimo disse...

Eu leio suas crônicas há mais ou menos uns dois anos. Não comentava no endereço antigo, pq não sabia onde ficava o espaço para escrever (sou meio burra com esse negócio de internet).

Ah, sim, obrigada pela referência. Qualquer dia desses, se eu estiver mais animada, explico melhor aquele lance da panelinha.

Sobre a lista, acho que um bom critério é linkar os blogs que você gosta e freqüenta com mais regularidade.

abraços,

lola aronovich disse...

Oi, gente, obrigada pelos comentários, apresentações e primeiras palavras! Acabei de voltar do cinema agora (dois filmes mais duas horas de ônibus pra ir e voltar), por isso não respondi antes.
É isso, Rayana, é muito bom pro autor de um blog saber um pouco sobre a pessoa que nos lê. Quem é seu namorado? Ah, adoro Goiânia! Eu moraria aí na boa! Tem bastante sala de cinema?
Oi, Kayê, então tá me acompanhando há 2 anos?! E só agora tomou coragem de escrever?

lola aronovich disse...

Oi, Leo! Vc eu já conheço, mas é a primeira vez que vejo uma foto sua. Ahn, o que é isso na sua cabeça? Imitando estátua da liberdade? Eu gosto do seu blog e vou lá de vez em quando. Concordo que é chato visitar um blog que não é atualizado faz tempo. Pra falar a verdade, leio pouquíssimos blogs (e a maior parte é em inglês). Não é que eu não goste, adoro ler, e se deixar leio tudo e qualquer coisa (numa fase de enrolação uma vez passei algumas semanas lendo blogs de meninas promovendo bulimia e anorexia, as ProAnas, pra vc ter uma idéia!). É que eu realmente não tenho tempo. Preciso escrever minha tese de doutorado de qualquer jeito. Se não fizer isso, sabe o que acontece? Teria que devolver todo o dinheiro que o CNPq investiu em mim! Acho que sai uns 300 mil reais... (não sei, é o número que ouvi, com juros e correção monetária). Mais fácil acabar o doutorado, né? Mas pra isso preciso me disciplinar.

lola aronovich disse...

Oi, Paula! Não fique tímida, e sempre que quiser dizer qualquer coisa, comente! Nem que seja pra dizer "Não concordo com xxxx que vc escreveu", ou "Gostei do que vc disse", ou pra perguntar alguma coisa, pedir um esclarecimento, compartilhar com a gente a sua experiência pessoal, acrescentar algo que eu ou esqueci de dizer ou não pensei no assunto, mil coisas. Alguns blogs e sites tem tantos comentários que, mesmo quando o blogueiro tá quieto, ainda assim tem um monte de coisa legal pra ler (o stuff white people like é um exemplo clássico). Eu SEMPRE aprendo muito com os comentários que meus leitores deixam. O retorno é importantíssimo pra minha evolução.

lola aronovich disse...

Oi, Délio! Não, não vou mudar de servidor "novamente". Novamente? Este é o meu primeiro blog! Tô satisfeita com o blogspot. Só não gosto como o blogger muda a fonte e o tamanho das letras dos meus posts, mas quanto ao resto, tudo tranquilo. Só queria mais retorno dos leitores. E mais leitores, claro. Obrigada pela sugestão de escrever sobre filmes antigos. Vou fazer isso. Tô fazendo pouco a pouco agora que tô revendo montes de filmes pela Netflix. Aguarde. (ontem revi The Stepford Wives, o original. E adorei! Já viu?).
Ah, não, os filmes que demoram segundos pra baixar são os da netflix. Os que eu gravo, os mais rápidos, levam 30 minutos. Agora estou com 6 megabytes de velocidade. Falei sobre isso no post sobre centrais de atendimento.

lola aronovich disse...

Alex, vc comenta bastante. Também não precisa comentar TODOS os posts. De vez em quando tá bom! E sempre que quiser dizer qualquer coisa. Vc é um dos meus fãs mais antigos, pô!
Ollie, lá no Lost Art realmente não havia espaço pra comentar. Tinha o meu email, mas era raríssimo alguém mandar alguma coisa. Eu sempre recebia mais emails de leitores do jornal que do site. Aqui no blog o feedback dos leitores até que tá sendo ótimo, comparado ao que recebia no Lost e no Antigravidade. Mas gostaria que fosse maior. Explica o lance da panelinha, sim! E me adiciona lá no seu blog que eu te adiciono (JURO que logo terei os links) no meu. Gosto do seu blog.

Anônimo disse...

Então...fim de noite do domingo e voltei aos comentários...!só não posso ficar compulsiva em escrever aqui!=]
Goiânia é realmente muito bacana, cidade grande com um "arzinho" de interior.
Muitos cinemas eu não diria...o que é muito para você?Mas se acha bons filmes e salas confortáveis.

Anônimo disse...

isso é carência e deslumbramento de quem nunca teve blog. escreva e não pense no público. se for bom mais pessoas irão ler. simples assim. demora mesmo. e esses posts de busca do google não ajudam. é igual a publicar logs de acesso. só interessa para o dono. perdeu a graça. 130 visitantes por dia para um blog sobre um assunto principal está ótimo. A.

Anônimo disse...

Oi, Lola. Olha, o seu blog foi um achado fortuito em alguma lista de links. Desde então tenho visitado ele porque adoro seu carisma (me interesso por cinema também, mas o seu carisma é capital). Faço isso ocasionalmente. Mantenho-me a par de todos os seus posts. Até já quis comentar, mas não fiz: sou acanhado. Somente por ocasião desse seu último post é que estou aqui. E como diz o ditado, quando pinta um desejo, pinta um caminho, por isso resolvi comentar. Não é nada de especial, não. Apenas pra dar um "oi" mesmo, e agradecê-la pela boa leitura. Obrigado.

Anônimo disse...

Eu acompanho desde o Lost Art tbm, na verdade desde o jornal A noticia, até falei com você por email. Adoro o que você escreve, mais sempre tenho preguiça de comentar. Quanto as visitas talvez seja falta de divulgação, em sites tipo o blogblogs, ou outros do genero. O meu blog o máximo que teve foram 44 visitas, todas vindas das tags, ou do wordpress ou do blogblogs, ou das buscas do google. Tu podia tentar vincular teu blog, tipo o interney.
http://www.interney.net/blogs/
Boa sorte

lola aronovich disse...

Então, Rayana, vc tem uma idéia de quantas salas de cinema tem aí em Goiânia?
Anônimo A: é, é carência sim. Acho que a maior parte dos escritores têm essa carência de querer ser lido e querer saber o que seus leitores acham. Vc conhece muitos escritores que guardam seus manuscritos numa gaveta pra serem publicados post-mortem? Quem escreve quer ser lido, ué. Escrever (e todas as expressões artísticas) é uma forma de comunicação. Só que pra que essa comunicação exista é preciso no mínimo dois seres. Por isso, o escritor precisa pensar no leitor, não acha?
Sobre a coluna semanal (vem saindo todas as terças) que tenho sobre as pessoas que chegam aqui através dos sites de busca, tento fazer algo engraçadinho. Seleciono as buscas estranhas, e comento sobre elas. Acho bem diferente de publicar logs de acesso (seja lá o que for isso). E aqui vc se contradiz: diz que essa coluna só interessa ao dono (eu), e que não devo pensar no leitor. Ainda assim, como elas me interessam, devo continuar escrevendo-as, não? Mas não fale por todos os leitores. Tem quem gosta (a Liris disse que é a seção favorita do blog). Eu gosto de escrever essa coluna, ela gosta de ler... vou continuar, se vc não se incomodar.

lola aronovich disse...

Anônimo 2: obrigada pelos elogios. Que bom que vc gosta do que escrevo. Mas não se acanhe não. Comente!
Ana, acho que sou vinculada à maior parte desses que vc comentou. Mas acho que é preciso paciência mesmo, né? Só que com comentários dos leitores já existente fica bem mais fácil!

Ollie disse...

Lola, lógico que adiciono. É só esperar a próxima manutenção do meu profile (ando meio preguiçosa ultimamente), mas o seu blog já tá na minha lista de favoritos faz tempo. ;)
bjs,

lola aronovich disse...

A Liris comentou o assunto no meu orkut, mas vou responder aqui, pode, Li? Muito interessante isso que vc falou dos amigos lerem o blog e quase nunca comentarem. É verdade! Acho que alguns amigos leu aparecem aqui semanalmente, mas neca de comentários! Incluo na lista o maridão. Por que será? Só sei que depois de começar o blog meus emails, que sempre foram longos, diminuiram bastante. Eu falo tanta coisa pessoal aqui no blog que acaba ficando redundante escrever um email contando as mesmas coisas!
Sobre a frequência cair tanto aos sábados (aqui no blog varia entre 90 e 115 visitas por sábado), acho que é por muita gente não ter internet em casa, e também, como vc aponta, de não querer ver um computador pela frente no fim de semana. Mas vc acha que devo fazer como a maioria dos blogs e não postar nos fins de semana?
Obrigada por todo o feedback, Li!

Liris Tribuzzi disse...

Não faça isso!!! Escreva todo dia!!!
Já fico p*** da vida pelos outros blogs e sites de humor (não necessariamente incluo o seu aqui porque tem uns assuntos cabulosos de vez em quando) tirarem folga aos fim de semana. E enquanto eu for uma desocupada, eu lerei todo dia.

Julio Cesar disse...

Eu fui apresentado ao Lost Art em 2006 mas lá juro que não sabia como entrar em contato. Tinha o seu email no final da página mas será que você gostava de receber o feedback dos leitores? Então preferi nunca arriscar. Aí em 2007 vi a comunidade no orkut e aqui no blog sou igual ao seu esquilo que some e reaparece. Mas só nos comentários porque entro diariamente.

lola aronovich disse...

Li, espero que vc continue me lendo mesmo quando for uma super ocupada!...
Julio, concordo contigo, tem muito site que nao parece convidar o leitor a deixar comentarios. Imagino que blog receba mais comentarios que sites, ou nao? Mas eh estranho. No Antigravidade, que era (acho que ainda eh) um blog, era facil comentar. Mas havia pouquissimos coment., nao so na minha coluna mas em todas! E eh como eu ja disse, antes deste blog, eu costumava receber muito mais feedback dos meus leitores de jornal que da internet (o que eh bizarro, porque na internet eh so clicar. No jornal tem que copiar o email, digita-lo no computador...). Sabe um dos maiores retornos que recebi da minha coluna no Lost Art? Nao foi por causa de Senhor dos Aneis (isso foi atraves do jornal tb). Foi porque falei, na critica de Guerra dos Mundos, que eu havia lido o livro, e se quisessem eu explicava o final, era so escrever. Ate hoje recebo emails pedindo explicacoes. E claro que hoje minha reacao eh: "O que eh Guerra dos Mundos?"

Julio Cesar disse...

Pra falar a verdade, eu achava difícil comentar no Antigravidade porque todos os comentários ficavam juntos. Não é como aqui que cada post tem seus comentários. Como o alcance dos seus textos no jornal atinge um número maior de pessoas, deve ser por isso que recebia mais feedback por causa dele.

"Ate hoje recebo emails pedindo explicacoes. E claro que hoje minha reacao eh: O que eh Guerra dos Mundos?" Huauhauha
Lembrei agora que há tempos atrás, eu encontrei por acaso num fórum de Senhor dos Anéis o link para o seu texto sobre o filme. "Leiam o que esta mulher escreveu..." Só pedradas na Lolinha.

lola aronovich disse...

É, eu achava um grande erro deixar todos os comentários juntos. Até falei pro dono do Antigravidade, e ele disse que iria arrumar. Não sei como tá agora...
Sobre o Senhor dos Anéis, de fato, os fãs colocaram o meu texto do jornal, ou um link pra ele, num fórum e mandaram todos reclamar. Como é uma seita, recebi mais de 100 emails. Mas a verdade é que uns 20% eram de aprovação, coisa do tipo "Não tive coragem de dizer o que realmente achei do filme". Eu respondi os primeiros 80, juro! Depois cansei, porque eles eram meio repetitivos. Mas foi uma experiência... interessante. Alguém cunhou a expressão perfeita: "seu nome tá na boca do sapo"!

Anônimo disse...

Será que alguem ainda chega até os comentarios desse post ?
HEHEHE Espero que ao menos a Lola então...

Eu visito bastante, até comento razoalvemente, sou fan da Lola e tenho grande admiração tanta que heauhaeuea mtos amigos tornaram-se addicted nela too, até que conversando com a Maira, resolvemos criar uma comu para Lola depois de mto buscar "escreva lola escreva" no orkut e nada achar, teve um e-mail até que eu perguntei a Lolinha se ela já tinha, hahaha um dia eu preciso colar esses e-mails aqui. Mas sim não me desviando, aí de repente surge um ser na comunidade dizendo ser a Lola :O, a comunidade tinha sido criada mas eu nem tinha mandado e-mail para ela nem nada informando, eu já comecei falando para ela "ah mais pagação.... um prazer ter vc aqui entre nos mortais HUEAHEU. ", nada diferente de hoje né ? hahah

Estava vendo aqui, infelizmente eu não tenho os primeiros e-mails que eu mandei para vc Lolinha, elogiando e vc respondeu educadamente me lembro que achei massa hahaha a resposta nem demorou :D.

O último que eu ainda tenho é de 2005, ou seja nem tem tanto tempo assim.



Abr

lola aronovich disse...

"Aí de repente surge um ser na comunidade dizendo ser a Lola"! "Um ser" é a senhora sua mãe! E tem gente que ainda se diz minha fã... Ha ha, vou escrever um blog sobre minhas duas comunidades no orkut. Boa idéia!
Não me lembro da nossa primeira troca de emails, Pedrinho. Mas eu tenho todos os emails de 2001 pra cá (só perdi TODOS os anteriores quando meu computador morreu). Ó, não vou responder todo seu comentário super carinhoso porque vou escrever um post sobre isso, tá? Mas eu sempre leio todos os comentários, e acho que muita gente os lê também. Só nos posts mais antigos que fica difícil. Se algum dia alguém escrever algo num post antigo (tipo, com mais de uma semana), avise num post recente "escrevi um comentario em tal lugar". E se alguém sentir que eu não respondi o comentário, avise, porque a probabilidade é que não o li. Tento responder todos! Por enquanto é fácil. Aproveite, porque se algum dia meu blog chegar a ter 100 comentários por post, não vai ter essa folga não! Eu vou estar muito ocupada distribuindo autógrafos!

Leonardo Bernardes disse...

Olá Lola,

Bem, a monografia não me permite ler seus texto senão com dias de atraso.

140-150 usuários é uma boa faixa. A única maneira de incrementá-la é dialogando com outros blogs, linkando eles e sendo linkada. Assim aumenta sua exposição no google e portanto mais para-quedista te descobrem e porventura passam a acessar seu blog. Ou usuário regulares desses outros blogs passam a frequentar o seu. É um processo quase sempre gradativo e lento, mas me parece o único possível.

Você costuma acompanhar algum outro blog sobre cinema? Quer sugestões, se for o caso?

Abraços

Leonardo Bernardes disse...

"E por que a frequência cai tanto nos finais de semana, principalmente aos sábados? Tantos leitores só têm internet no escritório? Dá vontade de nem publicar nada nesses dias."

Sabe o que é curioso, Lola, quem acompanha esse fluxo desde o tempo da internet discada viu ele se inverter. Não há o aprisionamento nos períodos de ligações mais baratas e a internet que era antes uma diversão rara nos finais de semana e madrugada, virou um passatempo dos dias de semana, dos minutos ociosos entre um e outro trabalho, e o "mundo real" voltou a ser uma opção.

lola aronovich disse...

Leo, quisera eu ser como vc e só chegar perto do blog depois de cumprir minha agenda acadêmica...
É, todo mundo me diz que aumentar as visitas do blog é uma coisa gradual. Talvez o meu enfoque que esteja errado, porque não consigo ver algo que faço desde 2000 como uma coisa nova! Paciência... Sim, aceito sugestões de outros blogs. Pode mandar. Infelizmente, não sobra tempo pra ler muita coisa na internet, mas eu tento.
E sobre fim de semana cair a frequência... Atualmente isso é comum com todos os blogs, não?

Dii disse...

Lola, Brasileiro é Brasileiro sem querer ser pessimista, uma vez li uma reportagem falando sobre quantos livros um brasileiro lê durante o ano inteiro, e a quantidade era mínima, se para ler já é um trabalho quem dirá escrever algo...Talvez seja isso que diferencie a educação do Brasil.
Mas fiquei compadecida com o seu post e tive que dizer algo sobre o assunto, ou nem tanto sobre o assunto.

Beijos Diana

lola aronovich disse...

Obrigada pela solidariedade, Di! É uma explicação válida para o baixo número de comentários. Mas lembre-se que em blogs de outros países os comentários também correspondem a uma porcentagem pequena dos leitores (eu acho). Abração!