terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

CRÍTICA: INDOMÁVEIS / Indomável era Jesse James

Como sou muito fã do Christian Bale, e como a maior parte dos críticos amou Os Indomáveis (tradução genérica pra 3:10 to Yuma), pensei que eu talvez gostaria. Gostei só até a metade do western. Depois fica uma besteira sem fim, com todos os clichês do gênero – alvos que só os protagonistas acertam, homens mudando de personalidade, filhinhos descobrindo as qualidades do pai. Não engoli nem por um minuto o Russell Crowe como um bandidão do velho Oeste, e não entendi como o pé que falta ao personagem do Christian só o atrapalha na primeira cena (depois parece que o pé cresce). E também, se o ponto todo do filme é o Christian colocar o Russell no trem que o levará de um fim de mundo pra um outro chamado Yuma, e se o bando do Russell fará tudo para detê-lo, poderiam ter poupado um tempo imenso e evitado derramamento de sangue se tivessem combinado no começo o que ocorre no fim. Mas gostei do vilão misterioso do Ben Foster, apesar d'ele ser um atirador de primeira durante o filme inteiro, e depois errar todas quando mais se precisa dele. Há quem diga que este é o melhor western desde Imperdoáveis. Ahn, pra mim não é nem o melhor de 2007. Eu fico com O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, que traz um roteiro mais inteligente, sem tantas mudanças de humor, e que permite uma visão mais íntima e verdadeira de seus personagens. No final de Indomáveis os que sobrevivem ficam muito... Domáveis.Gostaria de fazer trocadilhos com o título original e dizer “Hmm, yummy!” sobre o Christian, mas odeio homem barbudo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não vi Jesse James vou tentar assistir nesse fds alguns oscarizaveis para ver se abre minha mente para esse bolão, comentarei a respeito da indecisão das categorias no outro post, mas voltando ao tema desse post, o Christian Bale é um dos melhores atores na minha opinião, o coitado se entrega de corpo e alma e não é reconhecido, deve ser o mais desprezado pela academia hahaha qualquer atorzinho que fizesse oq ele fez em O operario (The Machnist) de ficar tão magro que vc acha que ele vai quebrar para logo depois fazer batman e depois O Sobrevivente (Rescue Dawn) emagrecendo de novo, ah e depois a continuação de batman, hahaha ele merece um oscar por tanta força de vontade de emagrecer e engordar :P. Quem ainda não assistiu O Operario, assista pq é excelente, Lolinha ja viu ?
Quanto ao Os INdomaveis, tomei um susto quando me deparei no metro de SP com um cartaz gigante "O filme mais esperado do ano", que campanha né, faroeste é um genero meio morto hoje em dia, é um filme excelente, eu temia que fosse parado, mas eu gostei mto do filme, como a Lola firmou aí tem esses clichezinhos e tal, mas é um filme legal que me fez parar e pensar "Onde estão os filmes com final feliz?" hahaha foi uma semana que eu tinha encarado varios filmes e a maioria com finais cabulosos...

lola aronovich disse...

Vi O Operário recentemente e gostei bastante. Não amei nem nada, mas gostei. E o Christian tá assustador de tão magro. Eu já tinha visto fotos, mas vê-lo no filme é diferente. Não vi Rescue Down, tô pensando em ver, mas parece ser mais um sobre o Vietnã. Cansei. O Christian é um ator excepcional. Ele me ganhou com Psicopata Americano, em que está perfeito. Sobre Indomaveis, tinha monte de gente querendo que entrasse na disputa do Oscar pra melhor filme! Bom, acho melhor que Juno, no doubt, mas falta profundidade. É um bom filme de ação, só isso.