sábado, 30 de novembro de 2002

O DOCE SABOR DAS FRAMBOESAS

Um dia antes da lista das indicações do Oscar, saiu a das Framboesas de Ouro, os populares Razzies, concedidas às piores produções do ano. Confesso que fiquei decepcionada com ela, por não ter visto quase nenhum dos filmes. Pensava que houvesse assistido a todas as bombas de 2001, mas não. Sempre há galinhas-mortas a me surpreender. Então, num esforço descomunal de preparação para este artigo, fui até a locadora e tentei alugar as películas nomeadas. Elas não existem. Acho que é por isso que os Razzies já não atraem a mesma atenção. Mas vou passar a lista pra que você tire suas próprias conclusões. Uma comédia acéfala chamada “Fora de Casa!”, veículo (só se for carro bomba) pro humorista Tom Green, recebeu oito indicações. “Alta Velocidade”, com o Stallone passando-se por piloto de corrida, tem sete. Assim como “Glitter”, primeiro (e último?) filme da popstar Mariah Carrey. “Pearl Harbor” está no páreo, e “Graceland”, com Kevin Costner, idem. Perdão, antes que eu receba email dizendo que algumas destas tragédias podem, sim, ser encontradas na locadora mais próxima, confesso que loquei “Alta Velocidade”. Viu o sacrifício que faço pelos meus leitores?

As Framboesas de Ouro comemoram 22 anos de tradição em apontar os piores. Não é uma associação de críticos, já que os Razzies são engraçados, e os críticos não têm graça. Hoje os Razzies contam com uns 500 membros que, numa noite de março, distribuirão os prêmios aos vencedores. Estes agraciados nunca aparecem mesmo, ô pessoalzinho ingrato. O problema é que os votantes adquiriram vícios ao longo do tempo. Eles têm seus preferidos. Por exemplo, o Stalla coleciona 29 nomeações em duas décadas. Foi eleito por eles como o pior ator do século. Uhm, pior que o Schwarzza? É difícil decidir. Só predileção pra explicar por que vivem incluindo John Travolta e Keanu Reeves. O Ben Affleck tudo bem, que ele merece. Madonna é outra queridinha desta academia: se ela dá um espirro, ganha uma indicação. Ano passado, como ela não fez nada, outra cantora virou favoritíssima na categoria pior atriz: Mariah. Tá com 93% dos votos. Não perde mais. O restante só enfeita a lista – Penelope Cruz, pelo conjunto da obra em 2001 (“Vanilla Sky”, “Profissão de Risco” e “Capitão Corelli”); Angelina Jolie (“Tomb Raider”); Jennifer Lopez e Charlize Theron.

A gente pode ver o senso de humor dos Razzies em categorias como “pior dupla”. No ano passado tinha o Schwarzza interpretando o papel principal e o coadjuvante em “Sexto Dia”, já que havia dois dele na tela. Foi uma experiência traumática pra você também? Desta vez, o mais cotado é “Tom Green e qualquer animal que ele abusa em ‘Fora de Casa’”. Aparentemente, há zoofilia no pedaço. Outro indicado pra pior dupla foi Ben, O Aflito e a moça que faz seu par romântico em “Pearl Harbor” OU Ben e seu coleguinha de guerra no mesmo filme, tanto faz. Pelo jeito, o Ben é o Cigano Igor deles. Quer mais uma gracinha das Framboesas? Pra pior dupla, ainda foi lembrado o decote da Mariah e o que se insinua por baixo dele, só pra esculhambar.

Os Razzies também oferecem um troféu pra pior refilmagem. Com a falta de criatividade de Hollywood, nunca faltam candidatos. Tem “Planeta dos Macacos”, “Jurassic Park 3”, “Pearl Harbor” (ou, como a atendente do cinema insistia em pronunciar, Pié), e “Doce Novembro”. O quinto nome fica por conta de “Crocodilo Dundee em Los Angeles”. Você sabia que esta desgraça existia? Eu não. E tenho quase certeza que poderia continuar vivendo numa boa sem saber.

Bom, se um dos seus filmes de cabeceira está nesta lista, e você fica furioso com esta gentalha que detesta arrasa-quarteirões como “Pié” e “Planeta dos Macacos”, calma. Em 1980, adivinha quem as Framboesas nomearam pra pior filme? “O Iluminado”, hoje um clássico absoluto do terror. Talvez um dia “Alta Velocidade” entre pra história do cinema. Nunca se sabe. Se até um épico meia-boca (“Senhor dos Anéis”) quebra o recorde de indicações pro Oscar, tudo pode acontecer.

Um comentário:

Gueibs ManoMona disse...

Só vim fazer um adendo (e olha que eu odeio essa palavra. é uma coisa que eu sei quando usar, mas não sei o que é. é como aquelas expressões em inglês que você não consegue traduzir, sabe?).

Li e assisti também (eu acho) que a Sandra Bullock quando ganhou o Oscar uma dia depois de ganhar o Framboesa. Claro que você deve saber disso, mas achei legal revirar mais um post do fundo do baú daqui.

E o melhor é que ela foi receber o framboesa com um carrinho cheio de cópias do filma para distribuir e como uma lista pedindo que as pessoas sugerissem maneiras melhores de fazer cada cena. Um luxo! ...de simpatia. (desculpe o trocadilho).